• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO-FAE Estado de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO-FAE Estado de São Paulo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO-FAE

Estado de São Paulo

ASSISTENTE SOCIAL CONCURSO PÚBLICO

02/2017

NÃO ABRA ESTE CADERNO DE QUESTÕES ANTES QUE LHE PEÇAM.

AGUARDE AUTORIZAÇÃO PARA INICIAR A PROVA.

 Desligue o celular e outros aparelhos.

 Este Caderno de Questões contém 30 (trinta) questões da Prova do seu Cargo. Verifique se este caderno corresponde a sua opção de inscrição.

 Procure responder as questões na ordem em que elas aparecem no Caderno de Questões.

Responda todas as questões.

 Os candidatos poderão levar consigo o caderno de questões restando 30 (trinta) minutos para o término da prova.

 Você deve assinar a Folha de Respostas. Confira todos os seus dados e assine no campo indicado para assinatura.

A não assinatura por parte do candidato na Folha de Respostas resultará na eliminação automática do mesmo.

 Para preenchimento da Folha de Respostas, utilize caneta esferográfica azul ou preta.

 Você deve assinalar na Folha de Respostas somente uma letra (alternativa) para cada questão.

 Preencha na Folha de Respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra escolhida conforme o exemplo:

 É vedado qualquer tipo de consulta e/ou comunicação durante a Prova.

 A prova terá duração de 2 horas.

O tempo mínimo de permanência na sala é de 1 hora.

 Os três últimos candidatos sairão simultaneamente da sala. Havendo insistência por parte do candidato em sair da sala, este será considerado desistente do Concurso Público.

 Deixe sobre a carteira apenas RG, Caneta, Lápis e Borracha.

 Qualquer dúvida, fale exclusivamente com o fiscal de sala.

BOA PROVA !

REALIZAÇÃO

(2)

ASSISTENTE SOCIAL UNIFAE

ʭ CONHECIMENTOS GERAIS

CONHECIMENTO UNIVERSAL ¿ ?

01

Desde o sorteio de grupos, no final de 2017, a seleção brasileira de futebol sabe quais equipes enfrentará na primeira fase da próxima Copa do Mundo de Futebol.

Incluso entre os maiores acontecimentos culturais do mundo, o evento teve em sua última edição cerca de 3,6 bilhões de espectadores. Onde acontecerá a Copa do Mundo de Futebol de 2018?

(A) Arábia Saudita (B) EUA

(C) Rússia (D) Índia

02

Bancos e poupadores aguardam, há quase 30 anos, uma decisão da justiça em relação aos prejuízos causados pelos planos econômicos Collor 1 e Collor 2. Porém, o desfecho dos processos de indenização por perdas finalmente parece se aproximar, após reuniões feitas pela Advocacia Geral da União, em dezembro, a fim de selar os acordos. Por que os planos econômicos ficaram conhecidos como Collor 1 e Collor 2?

(A) À época dos planos, o Presidente da República era Fernando Collor de Mello.

(B) Pedro Collor, irmão do ex-presidente Collor, organizou os planos durante sua participação no Ministério da Fazenda.

(C) Trata-se de acrônimo dos planos elaborados para Colaboração de Liquidez Ordinária.

(D) Os planos econômicos foram criados por Fernando Collor quando ele era Ministro da Economia do presidente José Sarney.

03

A estarrecedora notícia sobre o comércio de escravos na Líbia foi amplamente difundida em novembro de 2017 e revoltou a comunidade internacional. Embora o crime seja denunciado há tempos por ONGs que atuam no país, sua prática se intensificou nos últimos anos devido à associação de fatores como a instabilidade política provocada pelo assassinato do ex-ditador Muammar Kadafi e o aumento do número de imigrantes negros que lá chegam com o sonho de alcançar o continente europeu, a partir da capital. Qual a capital da Líbia?

(A) Alepo (B) Rabat (C) Trípoli (D) Dacar

LÍNGUA PORTUGUESA ¿ ?

Texto para as questões 04 e 05.

A novidade

Gilberto Gil / Bi Ribeiro / Herbert Vianna / João Barone

1 A novidade veio dar à praia 2 Na qualidade rara de sereia

3 Metade, o busto de uma deusa maia 4 Metade, um grande rabo de baleia

5 A novidade era o máximo 6 Do paradoxo estendido na areia 7 Alguns a desejar seus beijos de deusa 8 Outros a desejar seu rabo pra ceia

9 Ó, mundo tão desigual 10 Tudo é tão desigual

11 Ó, de um lado este carnaval 12 Do outro a fome total

13 E a novidade que seria um sonho 14 O milagre risonho da sereia 15 Virava um pesadelo tão medonho 16 Ali naquela praia, ali na areia

17 A novidade era a guerra

18 Entre o feliz poeta e o esfomeado 19 Estraçalhando uma sereia bonita 20 Despedaçando o sonho pra cada lado

21 Ó, mundo tão desigual 22 Tudo é tão desigual 23 Ó, de um lado este carnaval 24 Do outro a fome total

FONTE: http://www.gilbertogil.com.br/sec_disco_info.php?id=377&letra

04

Nos versos 3 e 4, a vírgula é usada para marcar a elipse de um verbo facilmente identificável pelo contexto. Trata- se da forma verbal:

(A) Era (B) Estava (C) Tinha (D) Existia

05

Considerando o verso 13, a forma verbal seria, no futuro do pretérito, justifica-se, pois:

(A) Constrói a ideia de que a novidade se tornara efetivamente um sonho, simbolizando as esperanças reais da sociedade, e, em seguida, transformou-se em sofrimento, revelando sua real face.

(B) Estabelece, em seu uso literal, algo que apenas se realiza no plano da hipótese, mas não no plano da realidade, fazendo com que qualquer possibilidade de realização seja anulada.

(C) Cria a certeza de que, exatamente por ser forma verbal no futuro, haverá a realização plena da construção da esperança.

(D) Faz com que o leitor se sinta próximo da cena descrita, uma vez que a projeção para o futuro o conduz o preenchimento da expectativa de realização social.

Texto para as questões de 06 a 10.

[...]

O tempo vivido não é tempo real: algumas vezes pode ser mais rápido; algumas vezes, mais lento. As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, seja por causa da precipitação da crise de um sistema de poder que parecia muito sólido e, aliás, ambicionava representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscitam em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos. Sentimo-nos por vezes à beira do abismo e a catástrofe impende. Nós nos salvaremos?

Como nos salvaremos? Quem nos salvará?

Estranhamente, essa sensação de estar acossados pelos acontecimentos em relação ao futuro contrasta com a sensação oposta do alongamento e refreamento do tempo passado, em relação ao qual a origem do homem remonta cada vez mais para trás.

Quanto mais a nossa memória afunda em um

passado remoto que continua a se alongar, mais a nossa

imaginação se inflama com a ideia de uma corrida

sempre mais rápida em direção ao fim. É um pouco o

estado de espírito do velho, que conheço bem: para ele,

o passado é tudo; o futuro, nada. Teríamos pouco motivo

(3)

ASSISTENTE SOCIAL UNIFAE

para ficar alegres se não fosse pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo, pois se projeta nos tempos longos, como todo ideal, cujo advento não pode ser objeto de uma revisão, como eu dizia no início, mas depende de um presságio.

Hoje podemos apenas apostar em uma visão da história para a qual é possível dizer que a racionalidade não mora mais aqui — como está distante o tempo em que Hegel ensinava aos seus discípulos em Berlim que a razão governa tudo! Que a história conduza ao reino dos direitos do homem e não ao reino do Grande Irmão, pode ser somente o objeto de um compromisso.

É verdade que apostar é uma coisa e vencer é outra. Mas também é verdade que em aposta o faz porque tem confiança na vitória. É claro, não basta confiança para vencer. Mas se não se tem a menor confiança, a partida está perdida antes de começar.

Depois, se me perguntassem o que é necessário para se ter confiança, eu voltaria às palavras de Kant, citadas no início: conceitos justos, uma grande experiência e, sobretudo, muito boa vontade.

Norberto Bobbio – A era dos direitos

FONTE:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/297730/mod_resource/content/0/norberto- bobbio-a-era-dos-direitos.pdf

06

No 1º parágrafo, em “As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, seja por causa da precipitação da crise de um sistema de poder que parecia muito sólido e, aliás, ambicionava representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscitam em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos”, se pluralizássemos apenas o termo em destaque – sistemas -, teríamos, respeitadas as convenções da gramática normativa:

(A) As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, seja por causa da precipitação da crise de sistemas de poder que parecia muito sólido e, aliás, ambicionava representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscita em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos.

(B) As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, seja por causa da precipitação da crise de sistemas de poderes que parecia muito sólido e, aliás, ambicionavam representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscita em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos.

(C) As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, seja por causa da precipitação da crise de sistemas de poder que pareciam muito sólidos e, aliás, ambicionavam representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscitam em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos.

(D) As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, sejam por causa da precipitação das crises de sistemas de poder que parecia muito sólido e, aliás, ambicionavam representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscita em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos.

07

Em “Sentimo-nos por vezes à beira do abismo e a catástrofe impende”, no 1º parágrafo, o termo em destaque poderia ser substituído, sem alteração de sentido do texto original, por:

(A) Se desvanece (B) É vedada (C) É iminente (D) Distancia-se

08

Na passagem do 2º parágrafo “Teríamos pouco motivo para ficar alegres se não fosse pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo”, se a forma verbal em destaque fosse transposta para o futuro do presente, mantendo-se a correta relação entre os tempos e modos verbais, teríamos:

(A) Teremos pouco motivo para ficar alegres se não fosse pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo.

(B) Teremos pouco motivo para ficar alegres se não ser pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo.

(C) Teremos pouco motivo para ficar alegres se não for pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo.

(D) Teremos pouco motivo para ficar alegres se não fora pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo.

09

Para o autor, no segundo parágrafo:

(A) O velho acredita no futuro, porque nutre esperanças fundadas nos direitos do homem.

(B) A valorização dos direitos do homem faz com que as pessoas se sintam mais velhas, frágeis e inseguras em relação à sociedade em que vivem.

(C) Pensar no tempo que passa é, para os mais velhos, acreditar em um grande ideal.

(D) O ideal dos direitos dos homens, por ser um grande ideal, traz alguma felicidade, pois é capaz de ampliar o horizonte em busca de algo a ser atingido.

10

No último parágrafo, em “Depois, se me perguntassem o que é necessário para se ter confiança, eu voltaria às palavras de Kant, citadas no início: conceitos justos, uma grande experiência e, sobretudo, muito boa vontade”, o termo em destaque estabelece ideia de:

(A) Finalidade (B) Causa (C) Condição (D) Oposição

MATEMÁTICA ¿ ?

11

Na sala de aula, cinco amigos estão sentados lado a lado na primeira fileira. Larissa não está ao lado de Carlos, mas está ao lado de Fernando, que também está ao lado de Roberta. Se Mateus também não está sentado ao lado de Carlos, quem está ao lado de Mateus?

(A) Fernando (B) Roberta (C) Larissa (D) Ninguém

12

Analise a composição lógica da proposição seguinte e responda.

Se as leis forem cumpridas, certamente haverá justiça.

(4)

ASSISTENTE SOCIAL UNIFAE

Qual alternativa apresenta proposição logicamente correspondente?

(A) Ou se vive em harmonia ou se faz a guerra.

(B) A paz promove a felicidade e a felicidade é fundamento da paz.

(C) O jogo terminará desde que a chuva não aumente.

(D) Conforme estabelecido pela legislação, Marisa abriu sua própria empresa.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ¿ ?

13

Após o movimento de popularização da internet, uma das grandes preocupações atuais é com a segurança dos dados intercambiados pela rede. Dessa forma, parte significativa de sites e domínios provedores de conteúdo têm adotado, como medida protetiva à informação, o protocolo HTTP adicionado de uma camada de segurança, a qual permite que dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada. Qual a versão segura do protocolo HTTP?

(A) Secure Web (B) https (C) xml (D) ftp

14

O Microsoft Word 2013 está entre os editores de texto mais populares e utilizados. Dentre os ótimos recursos que disponibiliza, encontra-se uma sessão voltada para o gerenciamento de comentários e anotações de revisão.

Qual procedimento básico para adicionar um comentário ao texto no Word?

(A) Clicar com o botão direito do mouse sobre o texto e selecionar a opção “Habilitar comentário e revisão”.

(B) Selecionar o texto a comentar, clicar no menu

“Referências” e, em seguida, selecionar a opção

“Inserir nota de rodapé”.

(C) Selecionar o texto a comentar, clicar no menu

“Correspondências” e, em seguida, selecionar a opção “Comentários”.

(D) Clicar no menu “Revisão” e, em seguida, selecionar a opção “Novo comentário”.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO ¿ ?

15

A partir dos anos 90, as políticas públicas passaram a adotar como foco de ação o fortalecimento da família, descobrindo e desenvolvendo potencialidades individuais e coletivas, com o objetivo de que o núcleo familiar se responsabilize pelo que o Estado vem se desresponsabilizando. A Assistência Social segue este modelo nas seguintes regulamentações:

(A) Constituição Federal, LOS e PNAS.

(B) PNAS, Lei de Regulamentação da Profissão e SUS.

(C) LOAS, PNAS e SUAS.

(D) Código de Ética, LOAS e SUAS.

16

Examine as afirmações abaixo sobre a prática profissional do assistente social no Brasil, ao longo da história.

I - O assistente social, em sua prática profissional, interfere, em diversos graus de intensidade, na vida das pessoas com quem trabalha, invadindo de certa forma sua privacidade.

II - O assistente social atua no campo social a partir de aspectos particulares da situação

de vida da classe trabalhadora, relativos à saúde, moradia, relações familiares, infraestrutura urbana, educação etc.

III - O assistente social, através da prática direta junto aos setores populares, dispõe de condições potencialmente privilegiadas de apreender a variedade das expressões da vida cotidiana, por meio de um contato estreito e permanente com a população.

IV - O assistente social, no exercício de suas atividades vinculadas a organismos institucionais estatais, paraestatais ou privados, dedica-se ao planejamento, operacionalização e viabilização de serviços sociais por eles programados para a população.

(A) Apenas uma afirmação está correta.

(B) Apenas duas afirmações estão corretas.

(C) Apenas três afirmações estão corretas.

(D) Todas as afirmações estão corretas.

17

São instrumentais do Serviço Social:

(A) os grupos, o Código de Ética, a PNAS e a LOAS.

(B) a entrevista, a discussão de caso, a visita domiciliar e a observação social.

(C) o trabalho com famílias, a proteção social básica e os relatórios.

(D) a justiça social, a equidade, a autonomia e a emancipação.

18

No âmbito das pesquisas e teorizações em Assistência Social, o que é um Estudo Social?

(A) Um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos socioeconômicos, familiares e culturais.

(B) Uma prática profissional, investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto ao indivíduo em seu próprio meio social ou familiar.

(C) Um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional.

(D) Um instrumental técnico-operativo que permite realizar uma escuta qualificada e estabelecer uma relação dialógica intencional com o usuário, através da qual se busca conhecer a realidade social, econômica, cultural e política onde ele está inserido e que incide direta ou indiretamente sobre as suas demandas.

19

Em relação à pratica profissional, atualmente, qual um dos maiores desafios do Assistente Social?

(A) Trabalhar 30 horas semanais, de acordo com o previsto na lei nº 12317/2010.

(B) Encontrar emprego que ofereça remuneração suficiente para a subsistência.

(C) Desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.

(D) Ser respeitado em sua prática profissional.

20

De acordo com reflexões da professora e pesquisadora

Marilda Iamamoto “O Serviço Social é considerado como

(5)

ASSISTENTE SOCIAL UNIFAE

uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social uma manifestação de seu trabalho, inscrito no âmbito da produção e da reprodução da vida social”.

Nesta perspectiva, pode-se afirmar que são áreas de atuação do assistente social:

(A) As políticas de assistência social, saúde e a previdência social.

(B) As empresas públicas e privadas e a área sociojurídica.

(C) Os movimentos sociais, o terceiro setor e o ensino e a pesquisa em Serviço Social.

(D) Todas as alternativas anteriores.

21

A seguridade social consiste em um conjunto de políticas com a finalidade de amparar e assistir o cidadão e a sua família em situações de vulnerabilidade como a velhice, a doença e o desemprego. Quais são os três pilares que compõem a seguridade social no Brasil?

(A) Habitação, Educação e Assistência Social.

(B) Saúde, Previdência Social e Educação.

(C) Previdência Social, Assistência Social e Saúde.

(D) Educação, Saúde e Habitação.

22

Os eixos estruturantes do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) são:

(A) A matricialidade sociofamiliar, a descentralização político-administrativa e a territorialização.

(B) O financiamento, o monitoramento e avaliação.

(C) O planejamento estratégico, o controle social e a territorialização.

(D) O foco na família, a vulnerabilidade social e o monitoramento.

23

São elementos constitutivos do projeto ético-político do Serviço Social:

(A) A ética, a política e o legado profissional.

(B) A autonomia, a justiça social e o acesso aos direitos sociais.

(C) A explicitação de princípios e valores ético-políticos, a matriz teórico-metodológica em que a profissão se ancora, a crítica radical à ordem social vigente e as lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria.

(D) O pluralismo, a práxis e a dimensão ético-política da profissão.

24

As agências reguladoras da saúde, ANS (Agência Nacional de Saúde) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foram criadas a partir do ano 2000, e tem como objetivo:

(A) A formulação de políticas públicas de saúde, o acompanhamento e o monitoramento das mesmas.

(B) O oferecimento de serviços de saúde de alta complexidade, objetivando o atendimento de moléstias específicas e sua não propagação na população.

(C) O levantamento de dados sobre as questões de saúde em nosso país e a formulação de políticas específicas de atendimento.

(D) A fiscalização, a regulamentação e o controle de produtos e serviços de saúde de interesse público.

25

O trabalho com grupos é um instrumental fundamental na prática cotidiana do assistente social, pois possibilita a intervenção em diversas situações de conflito e na organização de pessoas. Além disso, o que mais o trabalho com grupos possibilita?

(A) A realização de dinâmicas de grupo, que proporcionam um trabalho superficial, sem aprofundamento e possibilidade de reflexão.

(B) Promover o acesso a serviços, programas, projetos e benefícios, fortalecer os vínculos sociais e comunitários e promover o trabalho socioeducativo numa concepção de ação-reflexão, reflexão-ação.

(C) A transformação das necessidades individuais em problemas sociais próprios daquele indivíduo ou família, participante da atividade coletiva.

(D) A abordagem individual de seus participantes, sem a realização de ações socioeducativas coletivas que objetive a transformação da realidade e a emancipação dos sujeitos.

26

Quanto à formulação do projeto de intervenção profissional e seus aspectos teóricos e metodológicos, assinale a opção correta.

(A) O projeto de trabalho do assistente social não necessita ser escrito e seguir um modelo de organização. Para o profissional, ter em mente o que irá trabalhar e seus objetivos e metas, é suficiente.

(B) O projeto de trabalho do assistente social deve conter: identificação, delimitação do tema, justificativa do objeto da ação, objetivos gerais e específicos, público alvo e resultados a serem alcançados.

(C) Os princípios ético-políticos da profissão do assistente social devem ser colocados em segundo plano frente ao projeto institucional dos empregadores.

(D) O assistente social deve considerar somente as demandas institucionais, não sendo necessário levar em conta as questões referentes à profissão.

27

Estão entre os princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social:

(A) A defesa intransigente dos direitos humanos; o posicionamento em favor da equidade e justiça social; o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito e o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual.

(B) O reconhecimento da liberdade como valor ético central; a emancipação; o incentivo a autonomia dos cidadãos e a censura.

(C) A universalidade de acesso aos bens e serviços; a não articulação com os movimentos de outras categorias profissionais; o exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar e a opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.

(D) A ampliação e consolidação da cidadania; a defesa do aprofundamento da democracia; o desrespeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas e o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito.

28

De acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão (nº 8662/93), é objetivo dos CRESS e do CFESS:

(A) Disciplinar e defender o exercício da profissão de assistente social em todo o território nacional.

(B) Não representar, em juízo e fora dele, os interesses gerais e individuais dos assistentes sociais.

(C) Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.

(D) Treinar, avaliar e supervisionar estagiários de

Serviço Social.

(6)

ASSISTENTE SOCIAL UNIFAE

29

Segundo a Lei Orgânica da Saúde (nº 8080/90), a saúde

“é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. Sendo assim, o dever do Estado em garantir a saúde, consiste:

(A) No oferecimento de serviços de saúde, que atendam as necessidades emergenciais da população, mediante contribuição prévia.

(B) Na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

(C) No atendimento de situações específicas de agravo à saúde, tanto rotineiras quanto urgentes, através dos Postos de Saúde da Família (PSF), Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais referenciados.

(D) Na assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização das ações assistenciais e das atividades preventivas, somente pelas políticas de Assistência Social e de Previdência Social.

30

A Resolução do CFESS nº 557/2009, dispõe sobre “a emissão de pareceres, laudos e opiniões técnicas conjuntas entre o assistente social e outros profissionais. Ela incentiva o profissional de Serviço Social a, sempre que possível, integrar equipes multiprofissionais e realizar o trabalho interdisciplinarmente”. Além disso, a referida resolução afirma que:

(A) Ao atuar em equipes multiprofissionais, o assistente social não deverá respeitar as normas e limites legais, técnicos e normativos das outras profissões.

(B) O assistente social deverá emitir sua opinião técnica sobre tudo que achar necessário, inclusive sobre matéria específica de outros profissionais que estiverem atuando na mesma equipe.

(C) O entendimento ou opinião técnica do assistente social sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ ou equipe multiprofissional, deve destacar a sua área de conhecimento separadamente, delimitar o âmbito de sua atuação, seu objeto, instrumentos utilizados, análise social e outros componentes que devem estar contemplados na opinião técnica.

(D) Qualquer profissional de qualquer área pode emitir sua opinião técnica sobre matéria específica do Serviço Social.

___________

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve por objetivo dar continuidade ao projeto para desenvolvimento de um sistema de 8 canais de circuitos de transmissão e recepção de ondas ultrassônicas

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Para que o estudo seja possível, houve um levantamento bibliográfico sobre o cenário do sistema produtivo da saúde no Brasil, tendo em vista a proteção

"classes descentralizadas" com o objetivo de fundamentar proposta de normatização para responder aos requerimentos de autorização para funcionamento de cursos a

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de