• Nenhum resultado encontrado

Boletim Boletim informativo informativo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim Boletim informativo informativo"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)Boletim informativo. N. 23. Sala de Situação COVID-19 da Universidade do Extremo Sul Catarinense REGISTRE AQUI A SUA DÚVIDA:. 12 DE AGOSTO DE 2020.

(2) Sumário. Matriz de Risco...................................................................................................................................1 Atividades da Sala de Situação............................................................................................2 Disseminação de Fake News e seus efeitos na Saúde Pública...................3 Diálogos com a comunidade acadêmica....................................................................6 Boletim Epidemiológico: Panorama da COVID-19 na região Sul..............7 SOS Unesc Covid-19 e Acolher Unesc Covid-19.......................................................9 Realização...........................................................................................................................................10.

(3) 1. Matriz de Risco. Segundo informações do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) a REGIÃO CARBONÍFERA está classificada novamente em situação GRAVÍSSIMA.. Região Carbonífera. Para determinar os níveis de risco das regiões, considera-se a combinação de 8 indicadores em 4 dimensões de prioridade de atuação local: 1. Isolamento social; 2. Investigação, testagem e isolamento de casos; 3. Reorganização de fluxos assistenciais; 4. Ampliação de leitos. O monitoramento do risco potencial das regiões ocorre semanalmente, e a classificação é divulgada nas quartas-feiras. Fonte: http://www.coronavirus.sc.gov.br/gestao-da-saude/.

(4) 2. Atividades da Sala de Situação A Sala de Situação continua acompanhando as atividades desenvolvidas pelo campus da Universidade. Visitas às Clinicas Integradas, cantinas e blocos R1, R2 e administrativo, para verificação de funcionamento dos protocolos de prevenção da Covid-19; Desenvolvimento de protocolo sobre o uso de EPIs dos professores para o próximo semestre; Produção textual e entrevistas para o boletim informativo; Orientação sobre a importância do distanciamento social e sobre os cuidados de prevenção ao coronavírus aos usuários da Farmácia Solidária e da Farmácia Escola; Orientações para os estabelecimentos com venda e consumo de alimentos na Unesc.. Profissionais aferindo a temperatura nas Clínicas Integradas. Distanciamento social na sala de espera da Farmácia Solidária. Distanciamento social na sala de espera da Farmácia Escola. Medidas adotadas do protocolo de biossegurança.

(5) 3. Disseminação de Fake News e seus efeitos na Saúde Pública As histórias inventadas e as notícias falsas não são uma novidade para a sociedade. Há relatos históricos de disseminação desse tipo de notícia com finalidade de prejudicar a imagem de pessoas públicas desde o século XVI, quando surgiu na Itália a estátua “Pasquino”. Aos pés dessa estátua eram colados folhetos com textos satirizando diversos personagens públicos, como por exemplo, o Papa. Mas esse hábito de compartilhar informações falsas se perpetua ao longo dos anos e pode ter diversas finalidades: fazer com que o indivíduo se sinta incluído em um grupo social, prejudicar ou favorecer uma certa pessoa, entre outras.. O surgimento e popularização das redes sociais potencializou a propagação de informações falsas que ficaram popularmente conhecidas como “Fake News”. O problema das notícias falsas acendeu a luz amarela nos últimos anos após exercer impacto direto na política e, mais especificamente, nas disputas eleitorais. Mas além disso, essas notícias começaram a interferir em outros campos, como por exemplo, educação, economia e saúde. Um exemplo nítido do impacto dessas Fake News no campo da saúde, é a redução da cobertura vacinal de crianças com a primeira dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), que caiu de 91,12% para 57,66% no Brasil..

(6) 4 Ainda falando sobre os aspectos de saúde, as Fake News interferem na construção e estabelecimento da. verdade, distorcendo a realidade e a informação direta dos acontecimentos. Elas impedem que os cidadãos acessem seu direito pleno à verdade dos fatos, nos colocando, muitas vezes, em risco. Exemplo disso são informações distorcidas sobre a Pandemia do coronavírus e seus impactos na saúde da população, que desde seu início tem interferido no combate ao vírus, dificultando ações e orientações em saúde e muitas vezes causando medo e ansiedade na população.. Algumas Fake News ficaram muito populares durante a pandemia, mas já foram desmentidas, como por exemplo: Vacina da gripe aumenta risco de adoecer por coronavírus; Chá de limão com bicarbonato quente cura coronavírus; Ministro da Saúde pede para compartilhar áudio com informações do coronavírus.. Como o campo de disseminação de informações é vasto, podemos nos atentar à veracidade das notícias, checando as fontes, buscando outras informações sobre o mesmo assunto. Em relação as informações sobre o coronavirus, é importante conferir por meio de sites confiáveis..

(7) 5. Algumas dicas a seguir podem ajudar a identificar se uma informação é falsa ou não:. 1. Geralmente uma mesma notícia é publicada em diversos veículos de informação diferentes. Desconfie quando ela for veiculada em apenas um site; 2. Notícias sobre medicamentos, vacinas protocolos de tratamento serão sempre noticiadas por mídias relacionadas a saúde como: Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde ou Anvisa; 3. Ao receber uma informação via WhatsApp, Facebook ou Instagram, confira o link de origem e procure por outros sites que tenham publicado a mesma informação; 4. A respeito de áudios, vídeos e fotos encaminhados por redes socais sempre desconfie e procure pela fonte das informações;. Sugerimos alguns de nossa confiança para que você possa buscar informações e quem sabe desmistificar alguns equívocos que ocorrem perto de você e das pessoas que você convive:. www.saude.gov.br. www.saude.sc.gov.br. www.portal.fiocruz.br. Você pode encontrar mais dicas aqui: Informações seguras sobre a. www.saude.gov.br/fakenews. pandemia de Covid-19 Autores:. Ana Claudia Rodrigues Candido - Residente Maurício Lopes - Residente Luiza Lessa - Tutora Fontes: Jornal Correio do Povo: Brasil tem surto de sarampo e revive febre amarela durante a pandemia. Delmazo, C., & Valente, J. C. L. (2018). Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, 18(32), 155-169. https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_11.

(8) 6. Diálogos com a comunidade acadêmica Confira o relato de alguns colaboradores da nossa Unesc.. “Eu acho incrível, por que antes de voltar para o trabalho, eu não estava tomando tantos cuidados como agora, até por que aqui a gente tem acesso a materiais que eu não tinha em casa, como a máscara N95, luva. A UNESC oferece um suporte e um cuidado que a gente não vê em outros lugares da cidade, eu me sinto em um espaço privilegiado.”. Giovana Vito Mondardo - Dentista do Centro Especializado em Reabilitação. “Inicialmente senti bastante medo, mas percebi que aqui estão sendo tomadas todas as medidas possíveis de segurança. Utilizamos todos os EPIs, temos também os acrílicos que nos protegem nos atendimentos, assim como as máscaras e álcool gel. Eu me sinto segura de vir trabalhar aqui.”. Aline de Queiroz Mendes - Acadêmica do curso de Enfermagem e Colaboradora UNESC.

(9) 7. Boletim epidemiológico: Panorama da COVID-19 na região Sul Acompanhe a evolução dos casos de COVID-19 no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina:. Acesse: covid.unesc.net.

(10) 8. Média móvel dos três estados:. Média móvel é um estimador que ajuda a identificar a tendência dos dados, nos casos acima foi utilizada a média móvel aritmética com intervalo de 7 dias (os elementos são somados e divididos por 7).. Acesse: covid.unesc.net.

(11) 9. SOS Unesc Covid-19. A Unesc possui um sistema de teletriagem referenciada para suspeitas de coronavírus. São 72 residentes da área da saúde, 14 professores da área da saúde e 24 professores médicos à disposição no programa. Os atendimentos ocorrem todos os dias das 08h às 20h. Entre em contato: (48) 99183-8663. Acolher Unesc Covid-19 A Unesc possui um sistema de teleatendimento de saúde mental em tempos de Covid-19. O programa conta com psicológos residentes à disposição para atendimento pontuais à população. Os atendimentos ocorrem todos os dias das 08h às 20h. Entre em contato: (48) 99644-1887.

(12) 10. Realização Luciane Bisognin Ceretta Rafael Amaral Cristiane Damiani Tomasi Paula Zugno Lisiane Tuon Vanessa Iribarrem Avena Miranda Fernanda de Oliveira Meller Antônio Augusto Schäfer Lucas Helal Silvio Ávila Zoraide Rocha Bruna Giassi Wessler Ana Maria Volpato Dipaula Minotto Luiza Lessa Micaela Rabelo Quadra Carla Damasio Martins Cássia Fortuna Ângela Feltrin Júlia Steiner Pugen Natália Duarte Maurício Lopes Vanessa Pereira Corrêa Marceli Velho Nazário Ana Claudia Rodrigues Equipe Sala de Situação.

(13)

Referências

Documentos relacionados

Cardiologia: fludesoxiglicose (18 F) é utilizada para identificação do miocárdio ventricular esquerdo com metabolismo residual de glicose e perda reversível da função sistólica

A fim de evitar a hiperfixação do marcador nos músculos, é aconselhável que os doentes evitem uma actividade física intensa antes do exame e que permaneçam em repouso entre

Possui uma arruela tubular de EPDM com alta pureza e resistência aos raios U.V, alojada na cavidade DUH da cabeça 5/16”.. Além disso, conta com o exclusivo revestimento

Nos Diálogos de Confúcio (Lunyu), está escrito que os discípulos de Zixia perguntaram a Zizhang sobre as relações sociais. Ambos os trechos mostram que o exercício da

Sugere-se a utilização de outros sensores presentes no RoboDeck, como a câmera do robô, para auxílio tanto na construção e aperfeiçoamento do mapa quanto em um sistema

Rua Brasilândia, S/n, Jardim Nova Bremen, Guarulhos, SP Fone – 2456

As Instituições de Saúde, essencialmente as públicas, são organismos hipercomplexos, com uma gestão verticalizada e pouco participativa. Neste contexto a PNH tem sido a

Em relação ao índice de massa corpórea no final da gestação, as adolescentes que termina- ram a gravidez desnutridas tiveram maior núme- ro de recém-nascidos de baixo