• Nenhum resultado encontrado

OFERTA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM JALES-SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OFERTA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM JALES-SP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

OFERTA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM JALES-SP

Wolace P. Belão

1

, Adriana de S. Colombo

2

1Discente do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo – Fatec Jales, wolacejales@gmail.com

2Docente, Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo – Fatec Jales, adriana.colombo@fatec.sp.gov.br

RESUMO

A pesquisa teve o objetivo de levantar a oferta de alimentos ou produtos orgânicos nas principais redes varejistas de Jales-SP, comparando seu preço com o dos produtos convencionais. A pesquisa também identificou a origem dos produtos orgânicos e avaliou as estratégias promocionais e de marketing para os produtos orgânicos. Também foi comparado o preço do produto orgânico comercializado em Jales com outros similares comercializados pela internet (e-commerce). Os dados foram captados no primeiro semestre de 2017, por meio de um levantamento dos produtos orgânicos certificados encontrados nos principais supermercados do município, comparando essas informações com dados levantados por outra pesquisa, realizada em 2012. Os dados encontrados apontam que os orgânicos são mais caros em relação aos convencionais e a quantidade ofertada nos supermercados de Jales aumentou em comparação ao ano de 2012. Não existem estratégias de marketing para promover orgânicos e também não há produtos de procedência regional sendo comercializados. Os produtos encontrados na internet são mais baratos em relação aos oferecidos nos supermercados de Jales.

Palavras-Chave: Alimentos orgânicos. Supermercados. Venda de orgânicos. Preço dos orgânicos.

ABSTRACT

The aim of this paper was to raise the offering of food or organic products in the main retail chains of Jales-SP, comparing its price with the conventional products. The survey also identified the origin of the organic products and assessed the promotional and marketing strategies for organic products. The price of the organic product traded in Jales was also compared with other similar products marketed through the internet (e-commerce). The data were collected in the first half of 2017, through a survey of certified organic products found in the main supermarkets of the city, comparing this information with data raised by another survey conducted in 2012. The found data indicate that organic products are more expensive than conventional ones and the quantity of these products offered in supermarkets in Jales increased compared to 2012. There are no marketing strategies to promote organic and there aren’t either products of regional origin being marketed. The found products on the internet are cheaper than those offered in supermarkets in Jales.

Key words: Organic food. Supermarkets. Sale of organic. Price of organic.

1. INTRODUÇÃO

No Brasil a produção orgânica é regida com base na lei 10.831, de 23 de dezembro de

2003, cujo artigo primeiro define o sistema orgânico como todo aquele em que se adotam

técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos

disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a

sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização

da dependência de energia não renovável, empregando, sempre que possível, métodos

(2)

culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente (BRASIL, 2003).

De acordo com Penteado (2000), a agricultura orgânica visa à qualidade de vida com a ausência do uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos que podem causar desequilíbrios ou que podem ser agressivos à saúde e ao meio ambiente.

Todo produto para ser considerado orgânico necessita ser certificado. Estabeleceu-se que os sistemas de garantia da qualidade dos produtos ou alimentos orgânicos seriam legitimados internacionalmente pela certificação (OLIVEIRA, 2014).

Benevenutti, Benevenutti e Bittencourt (2014) apontam para uma tendência de aumento da comercialização de produtos orgânicos nos supermercados, tanto em variedade quanto em quantidade. Os autores afirmam ainda que essa situação sinaliza aos produtores locais uma nova oportunidade de mercado. Na pesquisa que realizaram em supermercados de Joinville- SC, verificaram que existe espaço para a comercialização de produtos orgânicos nos supermercados, porque há uma maior variedade de produtos e uma exposição em local específico, apoiada por ações de marketing diferenciadas.

A partir disso, a presente pesquisa tem o objetivo de verificar a oferta de alimentos ou produtos orgânicos nas principais redes varejistas de Jales-SP. Especificamente, pretende-se relacionar todos os produtos orgânicos disponíveis nos supermercados de Jales-SP, comparar o seu preço com o dos produtos convencionais, identificar sua origem e avaliar as estratégias promocionais e de marketing para os produtos orgânicos. Também será comparado o preço do produto orgânico comercializado em Jales com outros similares comercializados pela internet (e-commerce).

2. METODOLOGIA

O estudo tem como área de abrangência o município de Jales, localizado na região noroeste do Estado de São Paulo. O município possui área territorial de 368 mil km

2

, com cerca de 49 mil habitantes (IBGE, 2016). É centro de região, possuindo agropecuária relevante, com destaque para a viticultura, citricultura e bovinocultura leiteira. O comércio local recebe compradores de diversos pequenos municípios da região.

Foram pesquisados os três principais supermercados do município, sendo um da Rede Proença de Supermercados e outros dois da Rede Sakashita de Supermercados. São os três supermercados de maior fluxo de clientes do município.

A captação dos dados primários da pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017, pelo levantamento dos produtos orgânicos certificados encontrados nos principais supermercados do município, comparando essas informações com dados levantados por pesquisa realizada por Silva e Colombo em 2012 no município de Jales-SP, pela Fatec Jales.

Algumas pessoas envolvidas no processo de comercialização dos orgânicos, como gerentes dos supermercados e funcionários, também foram abordados na pesquisa, de forma a enriquecer o trabalho.

Foi realizado um levantamento da quantidade de produtos orgânicos à disposição dos consumidores nas redes varejistas do município, de forma a obter informações sobre o tipo de produto, bem como sua origem, certificadora, marca e preço. Foi realizada uma observação do marketing sobre eles, fazendo-se uma análise sobre a forma como esses são expostos ou apresentados aos clientes nos supermercados.

Também foi feita uma comparação entre o orgânico e convencional quanto aos preços

encontrados nos supermercados pesquisados com os preços dos mercados eletrônicos de

(3)

produtos orgânicos (loja on-line). Essas lojas digitais foram selecionadas de modo aleatório e não estão localizadas na região pesquisada.

3. REVISÃO DE LITERATURA

Para a implementação dos alimentos orgânicos no supermercado, é preciso o uso de canais de comercialização fazendo a ligação direta entre produtor e consumidor. No Brasil, a partir de 1995, os alimentos orgânicos passaram a ser comercializados nos supermercados (BUAINAIN; BATALHA, 2007).

Penteado (2000) mostra os métodos de comercialização de orgânicos e a comercialização domiciliar, as feiras, quitandas, supermercados, atacadistas dos Ceasas e empresas especializadas na comercialização desses orgânicos para o mercado interno e externo.

Willer e Yussefi (2007 apud CESAR et al., 2008) descrevem que no Brasil os supermercados são os principais canais de distribuição dos alimentos orgânicos, com 45% das vendas desses produtos. Outros pontos de venda são as feiras livres (26%) e as lojas especializadas (16%). A maioria das vendas são de frutas, legumes e verduras frescas.

De acordo com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento – IPD (2011), a venda de produtos orgânicos nas redes de supermercados chega a expressiva cifra de 77%. Esse número ainda está abaixo de países como México (85%) e Argentina (80%). Existe uma estreita relação entre a comercialização de produtos orgânicos e os supermercados, sendo estes responsáveis pelo aumento das vendas e a maior inter-relação entre consumidores e orgânicos.

O aumento da oferta de tais produtos nas grandes redes varejistas, que inclusive mantêm suas marcas próprias, tende a ser positivo para o desenvolvimento permanente de alimentos orgânicos, em longo prazo, atraindo a atenção dos consumidores, podendo estimular o interesse de todas as classes sociais (IPD, 2011).

Uma grande dificuldade para o produtor de orgânicos ao colocar o seu produto para ser comercializado em um super e hipermercados deve-se ao estabelecimento prévio da produção de produtos orgânicos de acordo com o que pretende-se comercializar. Dessa forma, impõe ao produtor o que ele deverá plantar, e, muitas vezes, caso a quantidade disponível para comercialização não seja totalmente vendida, o restante fica a cargo do produtor, resultando em um prejuízo significativo, já que o produto não mais estará em condições para nova comercialização (GRAZIANO et al., 2008).

Em pesquisa realizada com consumidores de produtos orgânicos, evidenciou-se que boa parte desse público (31,7%) tomou conhecimento acerca de alimentos agroecológicos nas feiras municipais, o que indica que esse canal de comercialização representa um importante referencial para a divulgação dos produtos e um espaço privilegiado para a educação dos consumidores quanto aos benefícios proporcionados por eles (ZAMBERLAN et al., 2008).

O marketing é a área da gestão do agronegócio que vincula o produtor ao mercado. É o processo pelo qual são feitos o planejamento e a execução de preços, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços, com a finalidade de satisfazer a metas individuais ou organizacionais (CHURCHILL; PETER, 2000).

A administração de marketing ocorre com o objetivo de que compradores e vendedores satisfaçam suas metas ao concretizarem transações, independentemente do setor da economia em que a oferta de produtos esteja inserida (GRAZIANO et al., 2008).

A preocupação com a saúde é um dos pontos em destaque apontados por consumidores

de orgânicos. A percepção que possuem dos alimentos agroecológicos pode estar relacionada

a um estímulo interno, como a necessidade de preservar a saúde. O trabalho de marketing fica

facilitado ao encontrar uma característica comum entre consumidores de um nicho de

mercado, pois, em uma atividade promocional, provavelmente se lembrarão de produtos que

(4)

reforçam seus estímulos aos sentimentos e crenças pré-concebidas (ZAMBERLAN;

BÜTTENBENDER; SPAREMBERGER, 2006).

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Foram identificados 24 produtos diferentes, distribuídos nos três locais pesquisados. Em um dos supermercados, foram encontrados 22 produtos orgânicos disponíveis para os clientes, enquanto nos outros dois supermercados, apenas três.

Esses produtos comercializados em Jales têm diversas procedências. Há produto importado da Colômbia e Chile, como o azeite, e produtos provenientes de Setãozinho-SP, Curitiba-PR, Itirapina-SP, Flores da Cunha-RS e Osasco-SP.

Entre as duas certificadoras identificadas nos rótulos dos produtos, prevalece o IBD, seguida pela Ecocert.

As marcas dos produtos variam conforme os diferentes segmentos de produtos. Entre elas estão: Native, Mãe Terra, Toca, Jasmine, Aliança, Nova Olivia, Andorinha, Tio João e União.

Os produtos disponíveis para os clientes são, além do azeite, o açúcar cristal, açúcar mascavo, açúcar demerara, arroz integral e existem ainda os sucos de manga, laranja, tangerina, goiaba e de uva. Também foram encontrados diversos cookies integrais nos sabores: castanha do Pará e coco; frutas vermelhas; banana, cacau e castanha do Pará diet.

Outros produtos, como chia semente, farinha de trigo integral, macarrão instantâneo, macarrão ave maria e húmus orgânico também foram encontrados nesta pesquisa.

Fazendo uma análise comparativa do preço do produto orgânico com o convencional

ofertado nos supermercados pesquisados, verifica-se que o primeiro é mais caro, conforme

tabela 1.

(5)

Tabela 1: Relação dos produtos orgânicos comercializados nos supermercados de Jales-SP e sua respectiva unidade de comercialização, preço e preço do produto convencional similar.

Produto Unidade Preço do orgânico (R$)

Preço do convencional

(R$)

Azeite extra virgem 500ml R$ 42,90 R$ 24,99

Azeite de oliva 500 ml R$ 27,98 R$ 19,90

Açúcar cristal 1 Kg R$ 4,59 R$ 2,40

Açúcar mascavo 500 g R$ 8,79 R$ 5,98

Açúcar cristal 5 Kg R$ 15,98 R$ 11,98

Açúcar demerara 1 kg R$ 4,99 R$ 4,19

Arroz integral 1Kg R$ 7,99 R$ 3,69

Suco de manga 200 ml R$ 3,98 R$ 1,64

Suco de laranja 200 ml R$ 3,89 R$ 1,64

Suco de laranja 280 ml R$ 6,99 R$ 2,29

Suco de tangerina 280 ml R$ 6,99 R$ 2,29

Suco de goiaba 280 ml R$ 6,99 R$ 2,29

Suco de manga 280 ml R$ 6,99 R$ 2,29

Suco de laranja integral 980 ml R$ 16,95 R$ 6,08

Suco de manga 980 ml R$ 16,95 R$ 6,08

Suco de tangerina 980 ml R$ 16,95 R$ 6,08

Suco de uva 1L R$ 16,98 R$ 9,99

Chia semente 100 g R$ 7,98 R$ 2,59

Cookie integral – cast. do Pará e coco 120g R$ 5,35 R$ 3,06 Cookie integral - frutas vermelhas 120g R$ 5,35 R$ 3,06 Cookie integral - banana e cacau 120g R$ 5,35 R$ 3,06 Cookie integral - castanha do Pará diet 120 g R$ 5,35 R$ 3,67

Farinha de trigo integral 1Kg R$ 12,98 R$ 7,49

Macarrão instantâneo Caseirito italiano 77g R$ 4,75 R$ 0,73 Macarrão instantâneo Caseirito funghi 77 g R$ 4,75 R$ 0,73 Macarrão ave maria integral 200 g R$ 3,69 R$ 1,48

Húmus orgânico 1,5 kg R$ 5,49 R$ 3,68

O macarrão instantâneo orgânico de 77g (Caseirito italiano e Caseirito funghi) é R$

4,02 mais caro que o convencional, isso equivale a uma diferença de 84,60%. Ele é o produto que apresenta maior diferença de preço entre o orgânico e o convencional. A chia semente, embalagem de 100g, é o produto que apresenta a segunda maior diferença entre o orgânico e o convencional, sendo R$ 5,39 mais caro, correspondendo a 67,54%. Os sucos integrais orgânicos, com embalagem de 280ml, dos sabores laranja, tangerina, goiaba e manga são R$

4,70 mais caros que os seus convencionais, com uma diferença de 67, 23%.

Os alimentos orgânicos que apresentam a menor diferença de preço em relação ao seu

similar convencional são: o açúcar demerara, de 1kg, que tem R$ 0,80 de diferença,

representando 16,03%; açúcar cristal, saco de 5kg, com diferença de R$4,00, o que equivale a

25,03%; azeite de oliva, de 500ml, com diferença de R$8,08, equivalendo a 28,88% de

diferença.

(6)

Tabela 2: Relação dos produtos orgânicos encontrados nos supermercados de Jales-SP em 2017 e os encontrados em 2012, conforme Silva e Colombo (2012).

Pesquisa realizada em 2017 Pesquisa realizada em 2012

Azeite extravirgem Azeite de Oliva extravirgem

Azeite de oliva Chá verde

Açúcar cristal Açúcar cristal

Açúcar mascavo Açúcar mascavo

Açúcar cristal Açúcar demerara

Açúcar demerara Arroz

Arroz integral Arroz integral

Suco de manga Bebida de arroz

Suco de laranja Linhaça dourada

Suco de laranja Linhaça dourada em grãos

Suco de tangerina Linhaça dourada estabilizada

Suco de goiaba Linhaça dourada farinha estabilizada

Suco de manga Quinoa real

Suco de laranja integral Quinoa em flocos

Suco de manga Quinoa real em grãos

Suco de tangerina Quinoa real em grãos mista

Suco de uva Quinoa real mista

Chia semente Amaranto em flocos

Cookie integral - castanha do Pará e coco Cookies integrais Cookie integral - frutas vermelhas Soja em grãos Cookie integral - banana e cacau Soja descascada e partida Cookie integral – Castanha do Pará diet

Farinha de trigo integral

Macarrão instantâneo Caseirito italiano Macarrão instantâneo Caseirito funghi Macarrão ave maria integral

Húmus orgânico

Nos supermercados pesquisados, não foi observada nenhuma diferença na disposição dos produtos orgânicos nas prateleiras em comparação com os demais produtos comercializados. Não existe seção específica para eles e nenhuma estratégia de divulgação.

De forma geral, eles estão misturados com os demais produtos convencionais, conforme

figura 1.

(7)

Figura 1: Disposição dos Orgânicos nas Prateleiras – Farinha de Trigo Integral Orgânica

Silva e Colombo (2012) afirmam que a disposição dos produtos orgânicos nas prateleiras dos supermercados em Jales é a mesma utilizada para os produtos naturais e dietéticos, não existindo nenhum marketing específico para eles. Em 2017, houve a mesma constatação.

Comparando o preço do produto orgânico encontrado nos supermercados pesquisados

com os mesmos produtos ofertados pela internet, por meio do e-commerce, verificou-se que

alguns produtos, como arroz integral, macarrão instantâneo Caseirito funghi, cookies integrais

castanha do Pará diet e azeite extravirgem, apresentaram preços menores nos supermercados

de Jales, sendo respectivamente 65,76%, 79,30%, 83,59% e 87,73% do preço encontrado na

internet. Por outro lado, o suco de laranja integral, a farinha de trigo, o açúcar demerara e o

suco de tangerina foram superiores nos supermercados comparados ao preço da internet,

sendo 136,80%, 118,11%, 116,59% e 111,59%, respectivamente. Os preços de todos os

produtos encontrados no mercado eletrônico estão disponíveis na tabela 3.

(8)

Tabela 3: Comparação do preço do produto orgânico comercializado nos supermercados de Jales com o comercializado em lojas virtuais e a diferença percentual entre esses valores.

Produto

Preço no supermercado

em Jales

Preço no mercado eletrônico

- internet

Diferença (%) do valor comercializado

em Jales em relação ao e- commerce

Azeite extravirgem R$ 42,90 R$ 48,90 87,73

Azeite de oliva R$ 27,98 R$ 30,90 90,55

Açúcar cristal R$ 4,59 R$ 5,19 88,44

Açúcar mascavo R$ 8,79 R$ 8,29 106,03

Açúcar cristal R$ 15,98 R$ 17,50 91,31

Açúcar demerara R$ 4,99 R$ 4,28 116,59

Arroz integral R$ 7,99 R$ 12,15 65,76

Suco de manga R$ 3,98 R$ 3,95 100,76

Suco de laranja R$ 3,89 R$ 3,70 105,14

Suco de laranja R$ 6,99 R$ 6,29 111,13

Suco de tangerina R$ 6,99 R$ 6,28 111,31

Suco de goiaba R$ 6,99 R$ 6,99 100,00

Suco de manga R$ 6,99 R$ 6,55 106,72

Suco de laranja integral R$ 16,95 R$ 2,39 136,80

Suco de manga R$ 16,95 R$ 18,40 92,12

Suco de tangerina R$ 16,95 R$ 15,19 111,59

Suco de uva R$ 16,98 R$ 18,85 90,08

Cookies integrais castanha do Pará e coco R$ 5,35 R$ 4,99 107,21 Cookies integrais frutas vermelhas R$ 5,35 R$ 4,99 107,21 Cookies integrais banana e cacau R$ 5,35 R$ 4,99 107,21 Cookies integrais -castanha do Pará diet R$ 5,35 R$ 6,40 83,59

Farinha de trigo integral R$ 12,98 R$ 10,99 118,11

Macarrão instantaneo Caseirito italiano R$ 4,75 R$ 5,40 87,96 Macarrão instantaneo Caseirito funghi R$ 4,75 R$ 5,99 79,30

Macarrão ave maria integral R$ 3,69 R$ 3,99 92,48

Em 14 dos 25 produtos encontrados na internet, o preço foi menor para o produto adquirido via e-commerce, quando comparado à compra na loja física, em Jales.

Um ponto a ser considerado é que os preços dos produtos orgânicos são distorcidos.

Zamberlan, Büttenbender e Sparemberger (2006), em estudo sobre comportamento do consumidor de produtos orgânicos, apontam que, quando o consumidor adquire produtos agroecológicos em supermercados, é verificado que a diferença entre o preço recebido pelo produtor e o preço praticado nesse canal de comercialização varia de 100 a 300%, enquanto que o produtor agroecológico recebe em média pelo produto 20 a 30% a mais do que pelos produtos convencionais. Uma alternativa para essa situação é a aquisição de produtos orgânicos em feiras, diretamente com o produtor.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O preço do produto orgânico é superior ao do produto convencional. A quantidade de

produtos orgânicos ofertados nos supermercados de Jales aumentou em comparação ao ano de

(9)

2012. Antes da realização desta pesquisa, um dos supermercados ainda oferecia produtos como frutas, verduras e legumes orgânicos certificados, mas as vendas foram suspensas.

Mesmo havendo produtores de orgânicos em Jales e região, não existe produto de procedência regional comercializado nos supermercados de Jales.

Não existem estratégias para promover ou destaca-los, o que pode estar interferindo na preferência do consumidor.

Conclui-se que, de maneira geral, os produtos encontrados na internet são mais baratos em relação aos oferecidos nos supermercados de Jales. É claro que deve ser levado em consideração o preço do frete e o tempo em que o produto demora para chegar ao cliente.

REFERÊNCIAS

BENEVENUTTI, V.; BENEVENUTTI, D. N. C.; BITTENCOURT, E.. Comercialização de Produtos Orgânicos em Supermercados na Cidade de Joinville-SC. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 5., 2014, Belo Horizonte/mg. V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Belo Horizonte/mg: Ibeas – Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais, 2014. p. 1 - 5. Disponível em:

<http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2014/XI-019.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017.

BRASIL. Lei Nº 10.831/03 - Dispoe sobre a Agricultura Orgânica e dá outras providências.

Brasilia-DF. 2003.

BUAINAIN, A. M.; BATALHA, M. O.. Cadeia produtiva de produtos orgânicos.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Política Agrícola, Instituto Iberamericano de Cooperação para a Agricultura. Brasília, 2007.

CÉSAR, A. S.; BATALHA, M. O.; PIMENTA, M. L.. A certificação orgânica como fator estratégico na governança das transações no mercado de alimentos. Organizações Rurais &

Agroindustriais, Lavras, v.10, n.3, p.376-386, 2008.

CHURCHIL, G., PETER, J. P.. Marketing Criando Valor para o Cliente. São Paulo:

Saraiva, 2000.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Org.). IBGE Cidades. Disponível em:

<http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=352480&search=sao- paulo|jales>. Acesso em: 19 abr. 2017.

Inteligência de Promoção do Desenvolvimento – IPD. O Mercado Brasileiro de Produtos Orgânicos. Curitiba, 2011.

GRAZIANO, G. O.; PIZZINATTO, N. K.; SACOMANO NETO, M.; GRAZIANO, I. O..

Sistemas de Distribuição e Comercialização dos Produtos Orgânicos: Um Estudo

Exploratório. In: 46ºCONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL, 2008, Rio Branco - Ac. Anais... . Rio Branco - Ac: Sober, 2008. p. 1 - 15. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/9/441.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2017.

OLIVEIRA, P. S.. Canais de Comercialização de Orgânicos: Desafios e Alternativas de

Agricultores Familiares do Leste Paulista. Dissertação. Universidade Federal de São Carlos

– Centro de Ciências Agrárias, 91p. 2014.

(10)

PENTEADO, S. R.. Introdução à agricultura orgânica: normas e técnicas de cultivo.

Campinas: Editora Grafimagem, 2000.

SILVA, C. R.; COLOMBO, A. S.. A Oferta de Produtos Orgânicos nos Supermercados de Jales- SP. In: IV SINTAGRO - SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO, 4., 2012, Mogi das Cruzes-SP. Anais do IV SINTAGRO. Mogi das Cruzes-sp: Anais do Iv Sintagro, 2012. p. 1 - 10.

ZAMBERLAN, L.; SPAREMBERGER, A.; BÜTTENBENDER, P. L.; WAGNER, P.;

DAHMER, I. T.. O Marketing de Produtos Orgânicos: Um Estudo Exploratório a Partir da Opinião do Consumidor. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2008, Rio de Janeiro-RJ. XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável. Rio de Janeiro-RJ: Enegep, 2008. p. 1 - 14. Disponível em:

<http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_tn_stp_073_523_11047.pdf>. Acesso em:

19 abr. 2017.

ZAMBERLAN, L.; BÜTTENBENDER, P. L.; SPAREMBERGER, A.. O Comportamento do Consumidor de Produtos Orgânicos e seus Impactos nas Estratégias de Marketing. In: 30°

ENCONTRO DA ANPAD, 30., 2006, Salvador-ba. Anais... . Salvador-ba: Anpad, 2006. p. 1 - 15. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-gctd-

2027.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2017.

Referências

Documentos relacionados

Através da abordagem para seres humanos, temos formas (classes!) para representar datas e horas, datas sem hora, horas sem data, offsets e time zones.. Datas e Horas locais (sem

Palmeira-mulambo: Família: Palmae; Nome científico: Caryota urens Linn; Origem: Índia e Malásia; Característica: Árvore de porte alto 12-20 m de altura. Pente de Macaco:

As conclusões foram de o uso combinado do agrupamento pelo dendrograma seguido pela análise gráfica GGE Biplot mostram-se importantes e eficientes; as melhores

Estamos num momento crítico da história da Terra, numa época em que a humanidade tem de escolher o seu futuro. Para avançar, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica

Curso de Capacitação em Alimentos Orgânicos: agroindústrias, mercados e políticas públicas Consumo de alimentos orgânicos e cadeias curtas. Ministrante: Valéria Dias e

 Foram realizadas 4 coletas de folhas, nas datas das aplicações foliares, anterior à aplicação dos tratamentos, foram coletadas 5 folhas de cada lado de

19.2 A Pontuação Final (PF) de cada candidato não eliminado no concurso para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para fim de classificação final,

Optou-se pela técnica de coleta de dados do tipo survey, de caráter descritivo com utilização de questionário estruturado aplicado convenientemente nos consumidores. A