• Nenhum resultado encontrado

A DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: UMA REFLEXÃO PARA A PRÁTICA ASSISTENCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: UMA REFLEXÃO PARA A PRÁTICA ASSISTENCIAL"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

2020; (10) N.55 • saúdecoletiva 3032

editorial

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: UMA REFLEXÃO PARA A PRÁTICA ASSISTENCIAL

Andréia Luciana dos Santos Silva

Enfermeira da Atenção Básica do município de São Paulo. Especialista em Saúde Coletiva (UNIFESP). Especialista em Saúde da Família (UNIFESP/SANTA CASA).

As doenças crônicas não transmissí- veis (DCNT) são multifatoriais e tendem ser de longa duração. Den- tre elas estão as doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças respiratórias crô- nicas e transtornos mentais, são patologias que resultam da combinação de fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e com- portamentais. Trata-se de um conjunto de doenças que comprometem a qualidade de vida dos doentes por possibilitar sequelas, além de causar forte impacto social e altos custos ao sistema de saúde.

Dados da Organização Mundial Saú- de (OMS) mostram que 70% da popu- lação mundial morre em decorrência das DCNT, sendo a maior representatividade de países de média e baixa renda. As po- pulações mais pobres são mais vulneráveis por maior exposição aos riscos (inatividade física, tabagismo, uso prejudicial do álcool e dietas não saudáveis) além do menor acesso aos serviços de saúde e as práticas de pro- moção da saúde e prevenção de doenças.

No Brasil, as DCNTs correspondem a 72% das causas de morte. Além disso, dados da Pesquisa Nacional de Saúde — PNS (2013) mostram que mais de 45% da população adulta— 54 milhões de indiví- duos — relata pelo menos uma DCNT.

A evidência das DCNTs reflete alguns efeitos negativos do processo de globaliza- ção, da urbanização rápida, da vida sedentá-

ria e da alimentação com alto teor calórico, além do consumo do tabaco e do álcool.

Tais fatores de risco comportamentais im- pactam nos principais fatores de risco me- tabólicos, como excesso de peso/obesidade, pressão arterial elevada, aumento da glicose sanguínea, lipídios e colesterol, possíveis de resultar em diabetes, doenças cardiovascu- lares, acidente vascular encefálico (AVE) e câncer, entre outras enfermidades.

No ano de 2011 líderes mundiais discu- tem sobre o impacto das DCNTs e definem ações para seu enfrentamento na Assembleia da Organização Nações Unidas (ONU).

Em 2013, a Assembleia Mundial da Saúde define um quadro abrangente de monito- ramento global com 25 indicadores e nove metas voluntárias globais para 2025, além de aprovar o Plano de Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis 2013-2020.

Dentre os indicadores a serem monito- rados tem-se a redução da mortalidade por DCNT em 25%, a redução dos fatores de risco (tabaco, álcool, sal, inatividade física) e o acesso a medicamentos, o acesso à as- sistência (consultas médicas, cuidados na atenção primária, acesso a medicamentos, testes de laboratório, prática clínica).

O enfrentamento dos fatores de risco para o desenvolvimento das DCNTs torna- -se essencial para o controle a longo prazo do número de doentes e para o planejamen- to e otimização do uso de equipamentos e

manejo de vagas no sistema de saúde.

A reorganização das práticas na Aten- ção Primária a Saúde (APS) é uma das principais metas no Brasil para o controle das DCNTs. Neste contexto de promo- ção da saúde e prevenção de doenças, as práticas da APS veem de encontro com a instrumentalização dos usuários dos ser- viços para mudanças de comportamentos, além de incentivar o autocuidado.

A elaboração de Políticas Públicas tor- na-se essencial para o fortalecimento de hábitos saudáveis e facilitadora de novos comportamentos. A exemplo temos a sig- nificativa redução do tabagismo no Brasil nos últimos 30 anos, após a proibição do fumo em determinados locais e, principal- mente, a veiculação de propagandas. O controle das DCNT evidencia a necessi- dade de novos comportamentos individu- ais e coletivos, mas também, a construção Políticas Públicas que contemplem as mu- danças da sociedade moderna, fortalecen- do o Sistema Único de Saúde (SUS) ofere- tando atendimento de qualidade.

Finalizo trazendo a reflexão os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), que retrata importante transição demográfica e epidemiológica do país oscilando de um quadro de mortalidade infantil decorren- te, principalmente de desnutrição, a uma realidade de obesidade, sedentarismo e altas taxas de mortalidade por DCNT.

Referências

Documentos relacionados

107 Sostenes Dias de Oliveira Junior IA AC+PPI DEFERIDA. 108 Tacio Rosseto Chagas IA AC+PPI

Segundo a distribuição espacial da taxa de mortalidade pelas principais DCNT, destacam-se as doenças do aparelho circulatório, pois 98,4% dos municípios cearenses registraram

O crescimento econômico das nações que formariam o núcleo de potências no século XIX não apenas impunha à Inglaterra um déficit comercial, reflexo do avanço

Essa dimensão é composta pelos conceitos que permitem refletir sobre a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas sociais que se relacionam com as

Tratam os autos de repetição de indébito, aviada pela Sociedade Civil Imobiliária Ltda. e outro em face do Município de Belo Horizonte, julgada procedente, com a condenação do

A Declaração de Brazzaville sobre doenças não transmissíveis (DNTs), que tem o nome da capital da República do Congo, onde o documento foi aprovado na Consulta Ministerial

Algumas vezes é necessário aplicarmos várias vezes a Regra até eliminarmos a indetermi- nação, como no exemplo a seguir..

universo, cidade, energia e biodiversidade, distribuídos em cinco pavilhões temáticos. O Museu recebe a visita de estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior