• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO CBH PIRACICABA MG 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO CBH PIRACICABA MG 2011"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

RELATÓRIO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO CBH PIRACICABA – MG – 2011

MÊS - JANEIRO 2011

- Iniciamos mobilização das oficinas de capacitação em gestão publica de Recursos Hídricos e projetos diversos.

- Oficina de Capacitação em Antonio Dias, Mariana, João Monlevade, Dom Silvério. Mobilização em 23 municípios com reuniões nas Câmaras Municipais e Prefeitos.

- Atualizamos cadastro de contatos, endereços de parceiros e Emissoras Comunitárias, foi distribuído spot de rádio nas entrevistas.

- Reuniões de apoio a organização das Defesas Civil do Médio Rio Piracicaba. E Bombeiros Civil de João Monlevade.

MÊS - FEVEREIRO 2011

- Reunião 45ª Reunião Ordinária do CBH Piracicaba - 09/02/2011 Local: Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG -

Pauta: Item 1 - Aprovação da ata da 6ª Reunião Extraordinária do CBH Piracicaba; Item 2 - Discussão sobre a minuta do edital de seleção da agência da bacia do rio Doce e afluentes; Item 3 - Discussão sobre os valores e os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos na bacia do rio Piracicaba; Item 4 - Referendo da DN nº 10/2009, de aprovação do PIRH-Doce e do PARH-Piracicaba.

Reunião conjunta Câmara Técnica Institucional e Legal - CTIL e da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança - CTOC – 02/02/2011 – Pauta: Eleição do Presidente da CTIL;

aprovação da ata da reunião conjunta CTIL/CTOC de 16/9/2010; status da aderência ao cronograma de implementação da cobrança; discussão sobre a minuta do edital de seleção da agência da bacia do rio Doce e afluentes; discussão sobre os valores e os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos.

Câmara Técnica do Plano Diretor de Recursos Hídricos – CTPD – 01/02/2011 – Pauta: Aprovação da ata da reunião anterior (18/agosto/2010); revisão das competências da CTPD (alteração da DN nº 07/2007); continuidade da discussão sobre as ações propostas no PARH-Piracicaba e no PIRH (análise do Quadro 36, pág. 84, PARH); discussão sobre o referendo da DN nº 10/2009, de aprovação do PIRH e do PARH-Piracicaba.

- Oficina de Capacitação em Jaguaraçu, Catas Altas, Nova Era, Alvinópolis. Tema da Oficina : Tema da Oficina: Organização e Gestão do Comitê de bacia Hidrográfica.

MÊS - MARÇO 2011

Reunião conjunta da Câmara Técnica do Plano Diretor de Recursos Hídricos - CTPD e da Câmara Técnica de Análise de Projetos – CTAP– 28/03/2011– Pauta: Aprovação da ata da reunião anterior da CTPD, realizada em 01/02/2011; análise da proposta de deliberação de criação da Câmara Técnica de Planejamento e Projetos – CTPP, com base na fusão das competências da CTPD e da CTAP; continuidade das discussões sobre as ações propostas no PIRH Doce e no PARH Piracicaba.

Reunião conjunta Câmara Técnica Institucional e Legal - CTIL e da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança - CTOC – 29/03/2011 – Pauta: Aprovação da Ata da reunião anterior;

análise da minuta da deliberação sobre mecanismos e valores de cobrança da área de abrangência do CBH Piracicaba; análise da minuta do edital para escolha da agência de Bacia;

assuntos gerais.

- Oficina de Capacitação em Timóteo, Santa Barbara, S.D.Prata, Rio Piracicaba. Tema da Oficina: Finanças/Editais/Legislação

(2)

2

MÊS - ABRIL 2011

46ª Reunião Ordinária do CBH Piracicaba - 14/04/2011 Local: Amepi - Pauta Item 1 - Aprovação da ata da 45ª Reunião Ordinária do CBH Piracicaba-MG;Item 2 - Discussão sobre a minuta do edital de seleção da entidade equiparada para desempenhar as funções de agência da bacia do rio Piracicaba-MG; Item 3 - Discussão sobre a DN CBH Piracicaba-MG que estabelece os mecanismos e sugere os valores de cobrança pelo uso de recursos hídricos na bacia do rio Piracicaba-MG, Item 4 – Discussão sobre a proposta de Deliberação CBH Doce nº 29, de 31 de março de 2011, que institui a Câmara Técnica de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

- Curso em Governador Valadares com ANA – Discussão do Plano Diretor

- Oficina de Capacitação em Coronel Fabriciano, Bela Vista, Mariana, Alvinópolis, Sem Peixe. Tema da Oficina: Convênios/Diagnósticos/modelos de projetos MÊS - MAIO 2011

Reunião da Câmara Técnica Institucional e Legal – CTIL– 31/05/2011 – Pauta: Análise da proposta de criação da Câmara Técnica de Planejamento e Projetos – CTPP, encaminhada em conjunto pela CTPD e CTAP; avaliação das competências estabelecidas para a Câmara Técnica de Integração – CTI – do CBH Doce (Deliberação CBH Doce nº 29/2011); elaboração de proposta de moção que recomenda a concessão de outorga para a finalidade de abastecimento público com vazões escalonadas no tempo;análise do estabelecido no Parágrafo único, art.

1º, da Deliberação nº 05/2005, referente à composição da CTIL.

Reunião da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC– 31/05/2011 – Pauta: Análise dos Processos de outorga nº5337/2010, 5338/2010 e 5341/2010 (Vale S.A.) - Oficina de Capacitação em Ipatinga, Bom Jesus do Amparo, Dionísio, Goiabal. Tema da Oficina: Projeto Fhidro/captação de recursos:

- Oficina de Capacitação em Timóteo, São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova Era, Rio Piracicaba. Tema da Oficina: Oficina de projetos, Cadastro SINCOV

- Reunião Secretários de Meio Ambiente de Rio Piracicaba, Catas Altas, Mariana, Bela Vista de Minas, Nova Era e São Gonçalo do Rio Abaixo. Foi discutida a necessidade das Prefeituras investirem nas Secretarias de Meio Ambiente e no Saneamento básico. Foi apresentado palestra sobre o Plano Diretor do CBH Piracicaba e suas prioridades.

- Criamos Associação do Bombeiro Civil e Brigadista Voluntário em São Gonçalo do Rio Abaixo para atuar na Bacia do Rio Piracicaba na prevenção de incêndio florestal, no plantio de mudas de arvores nativas e na prevenção de enchentes.

MÊS – JUNHO 2011

Reunião da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC – 29/06/2011 – Pauta: Análise do Processo de outorga nº 14102/2009 (Anglo Gold Ashanti).

47ª Reunião Ordinária CBH Piracicaba - 14/06/2011- Local: Auditório da Prefeitura de João Monlevade - Pauta Item 1 - Aprovação da ata da 46ª Reunião Ordinária do CBH Piracicaba-MG; Item 2 – Apresentação e debate sobre a minuta do contrato de gestão a ser firmado entre o IGAM e a futura entidade equiparada à agência da bacia do rio Doce – Sérgio Leal (IGAM); Item 3 – Deliberação sobre a proposta de DN de criação da Câmara Técnica de Planejamento e Projetos – CTPP; Item 4 – Deliberação sobre as propostas de alteração das DNs CBH Piracicaba-MG nº 05/2005 e nº 06/2006; Item 5 – Deliberação sobre a proposta de moção que recomenda a realização de estudos com vistas a concessão de outorga para a finalidade de abastecimento público com vazões escalonadas no tempo; Item 6 – Devolutivas das oficinas realizadas constantes no Plano de Capacitação do CBH.

MÊS - JULHO 2011

(3)

3

Reunião conjunta dos Comitês do Piranga, Piracicaba e Santo Antônio com suas câmaras técnicas CTIL/CTOC para discussão do Contrato de Gestão, que será assinado pelo IGAM com a entidade equiparada às funções de agência da Bacia do Rio Doce – 21/07/2011 – Local: FUNCESI, Itabira/MG.

Formado Grupo de Estudo sobre o Plano Diretor e estudo para elaboração do Plano das Micro bacias e do saneamento Rural e Urbano – Coordenação Caetano e apoio Universidade de Viçosa.

MÊS - AGOSTO 2011

Reunião da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC – 17/08/2011 – Pauta: Análise dos processos de outorga nº 000081/2011 (Anglo Gold Ashanti Córrego do Sítio Mineração S/A) e nº 005713/2010 (Mineração Serra do Oeste LTDA).

Reunião da Câmara Técnica Institucional e Legal – CTIL -17/08/2011 - 1 - Aprovação da ata da reunião anterior; apresentação do Relato da Comissão de Julgamento sobre o processo de seleção da entidade que irá desempenhar as funções de agência da bacia hidrográfica do rio Doce e afluentes mineiros, a partir do Edital Conjunto nº 001/2011 – Sérgio Leal (IGAM);

elaboração da proposta de deliberação para a indicação da entidade que irá desempenhar as funções de agência da bacia hidrográfica do rio Piracicaba; apresentação da minuta do Contrato de Gestão a ser celebrado entre a entidade que irá desempenhar as funções de agência da bacia hidrográfica do rio Piracicaba e o IGAM – Sérgio Leal (IGAM); elaboração da proposta de deliberação que aprova a minuta do Contrato de Gestão; elaboração de proposta de composição para a Câmara Técnica de Planejamento e Projetos – CTPP.

7ª Reunião Extraordinária do CBH Piracicaba – 23/08/2011 - Local: AMEPI- Item 1 -Aprovação da ata da 47ª Reunião Ordinária do CBH Piracicaba-MG; Item 2 - Apresentação da minuta do Contrato de Gestão a ser celebrado entre a entidade que irá desempenhar as funções de agência da bacia hidrográfica do rio Piracicaba e o IGAM – Sérgio Leal (IGAM); Item 3 – Deliberação sobre a proposta de DN CBH Piracicaba que aprova a minuta do Contrato de Gestão; Item 4 –Deliberação sobre a proposta de composição da Câmara Técnica de

Planejamento e Projetos – CTPP.

48ª Reunião Ordinária do CBH Piracicaba - 23/08/2011- Local: AMEPI - Pauta: equiparação da entidade Ibio (Instituto Bioatlântica) às funções de Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.

MÊS - SETEMBRO 2011

Reunião da Câmara Técnica de Planejamento e Projetos – CTPP – 22/09/2011 – Pauta: Eleição do Presidente e do Relator; discussão do programa de trabalho da CTPP; análise do Edital FHIDRO 2011; assuntos gerais.

- Reunião CBH Piracicaba Com Prefeitos da AMEPI sobre o Plano Diretor e a Agencia de cobrança. Foi apresentado toda a metodologia da discussão da cobrança com ANA e IGAM MÊS - OUTUBRO 2011

- Encaminhado oficio Funasa pedindo a doação de um veiculo para auxiliar no apoio da elaboração dos Planos Muncipais de Sanemaewnto de 21 municípios.

- Reuniões com Funasa, Sepla, Sedru, Igam sobre planejamento para 2012 de oficinas de qualificação.

- Oficina de Qualificação de Projetos para o Fhidro em São Gonçalo do Rio Abaixo.

MÊS – NOVEMBRO 2011

Reunião da Câmara Técnica de Planejamento e Projetos – CTPP – 18/11/2011 – Pauta: Aprovação da ata da 1ª reunião da CTPP ; análise dos projetos a serem apresentados para o FHIDRO 2011;

(4)

4

49ª Reunião Ordinária CBH Piracicaba. - 22/11/2011 - Local: SAAE de Itabira/MG -Pauta: Item 1 - Aprovação das atas da 48ª Reunião Ordinária e da 7ª Reunião Extraordinária;

Item 2 – Apresentação sobre o enquadramento pelo Profº Doutor do Dpto. de Engenharia Ambiental da UFES e Coordenador do LabGEST (Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional) - Edmilson Teixeira. Tema: PARTICIPAÇÃO DO CBH PIRACICABA NO PROJETO “ENQUADRAMENTO E DESENVOLVIMENTO NA BACIA DO RIO DOCE”; Item 3 – Deliberação sobre os projetos direcionados ao FHIDRO e apresentados para aprovação do CBH Piracicaba-MG; Item 4 – Decisão sobre encaminhamentos para proposta de alteração do Regimento Interno – José Eduardo Guerra; Item 5 – Aprovação da inscrição do DER – Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, como representante do Poder Público Estadual.

MÊS - DEZEMBRO 2011

Fechamos o ano com nosso Plano de Trabalho executado até onde foi possível. Como parte da nossa estratégia é a mobilização, ficamos sem os recursos necessários para dar continuidade. Em dezembro estava programado um encontro com Secretários de Meio Ambiente e CODEMAS para socializar as informações geradas pelo Grupo de Estudo sobre Planejamento das Micro Bacias, Saneamento Rural e o Plano Municipal de Saneamento a ser elaborado em 2012 em parceria com Funasa, CBH, Sedru, Seplan, Igam, IEF, Emater e Prefeituras. Nossa prestação de contas dos recursos estão em dia e pronto para ser encaminhado para o IGAM, habilitando nosso Comitê receber os 150 mil para executar as atividades das reuniões em 2012. Aguardamos os recursos para Janeiro de 2012. A programação é começar a mobilização em Janeiro se tiver recursos. Atualizamos cadastro.

ANEXOS:

Resumo das atividades do CBH Piracicaba 2010 – 2011 Palestra nas Audiências Publicas

1) 10 anos de CBH Piracicaba

a. Articulação dos segmentos sem políticas publica definidas em 1996

b. Preconceitos, desmistificar a desinformação sobre o déficit ambiental da bacia

c. Mobilização dos segmentos e das Prefeituras e Câmaras de Vereadores, usuários e ONGs.

2) Plano de Trabalho da nossa Gestão de 2009 a 2012

a. Recentemente foram apresentados os relatórios e a prestação de contas, planilhas , balancetes ao IGAM, estamos rigorosamente em dia com nosso Plano de ação supervisionado pelo IGAM. (ou seja e de praxe do comitê, sem deixar de ter autonomia, caminhar junto com o IGAM e a ANA.

b. A principal ação foi a mobilização dos segmentos e principalmente das Prefeituras e suas secretarias de Meio Ambiente para participarem dos processos de discussão do Plano Diretor, da cobrança e da escolha da agencia

c. A articulação entre os segmentos e a escolha da coordenação do comitê, fazendo com que funcione como um colegiado, onde todos são consultados. E levando em consideração 10 anos de caminhada, já existe uma maturidade no relacionamento dos segmentos (A qualidade técnica de nossas câmaras técnicas nos tranquiliza e mostra maturidade nas decisões que são sempre respaldadas pelo IGAM)

3) Foram realizadas 21 oficinas de capacitação entre 23 municípios sobre gestão publica de como funciona o comitê as articulações regionais e a troca e experiência entre os secretários e ambientaçlistas.

4) Oficinas do Fhidro - Ano passado realizamos conjuntamente com o IGAM em Barão de cocais oficinas de elaboração de projetos para o fundo FIHDRO. E este ano esta sendo realizada em São Gonçalo do Rio Abaixo - oficina com a presença de 23 municípios e três comitês (Piranga, Santo Antonio e Piracicaba)

5) Articulação entre os Comitês de Bacia

a. Comitês do Piranga, Manhuaçu, Caratinga, Piracicaba, Suaçui, Santo Antonio e o Doce.

b. Reuniões entre as câmaras técnicas do Piracicaba e do Santo Antonio já estão acontecendo.

(5)

5

c. O Piracicaba vem tentando apoiar as reuniões dos Comitês de Bacia 6) Plano Diretor PARH

a. Plano do Doce e o Plano Piracicaba em parceria com a Empresa Executora, Comitês, IGAM, IEMA, ANA

b. Licitação em 2008, cursos de capacitação, 15 reuniões do grupo de acompanhamento Técnico, depois da instalação foram realizada 30 Audiências Públicas em 3 etapas, 8 reuniões dos órgãos gestores com o Consórcio Executor, 1 seminário focando as cheias, 3 reuniões técnicas sobre enquadramento, 15 reuniões do Grupo de Trabalho, além das reuniões plenárias ordinária e extraordinárias que foram realizadas até p fechamento do Plano.

- A primeira etapa foi focado o Diagnóstico (A bacia que temos) - A segunda etapa o Prognóstico (A visão de futuro da bacia do Doce).

- A terceira etapa Os Planos de Ações (Metas, programas e ações para atingir os objetivos almejados pela bacia) PIRH.

- Principais produtos gerados pelo Plano

- Relatório Diagnóstico da Bacia dom Rio Doce

- Prognóstico quanto aos Recursos Hídricos da Bacia e Planejamento Considerados.

- Relatório de Metas do Plano de Recursos Hídricos (66 metas de Gestão) - Diretrizes para implementação dos Instrumentos de Gestão

- Proposta de Arranjo Institucional da Gestão dos recursos Hídricos na Bacia do Rio Doce - Plano Integrado de Recursos Hídricos da bacia Hidrográfica do Rio Doce Relatório Final - Plano de Ações de Recursos Hídricos das bacias Afluentes (PARHS MG/Espírito Santo)

Todas estas ações culminaram no Pacto para a Gestão Integrada das águas da Bacia do Rio Doce 7) O Processo de Cobrança

a. Primeira oficina de articulação da cobrança envolvendo todos os segmentos em setembro de 2009 em Governador Valadares;

b. Segunda oficina em Novembro de 2009 – Ipatinga;

c. Terceira oficina em Maio de 2010 – Ipatinga;

d. Quarta oficina conjuntamente como Grupo de Trabalho em Agosto de 2010 – Ouro Preto;

e. Quinta oficina em Colatina no Espírito Santo;

f. E uma sexta e ultima reunião do Grupo de Trabalho em Aimorés no Espírito Santo 8) Agência de cobrança das Águas

a. Apoio Técnico para todos os comitês – Ainda veremos a logística da Agência para atender 6 Comitês de Bacia no estado de MG e 4 no estado do Espírito Santo b. Executar conjuntamente com os Comitês de Bacia o Programa de Investimentos

i. Arrecadação do Rio Doce – 15 milhões por ano 1. Piracicaba – 4.640,000 Milhões por ano 2. Piranga – 2.800,000 Milhões por ano 3. Santo Antonio – 1.513,000 milhões por ano

Há varias projeções e cenários de arrecadação com a cobrança que devem ser analisados entre a Agencia e o Comitê. O principal problema da Bacia é o saneamento básico, 57% da poluição do nosso rio vêm do esgoto urbano e rural.

9) Temos hoje um Plano Diretor que acreditamos ser perfeito, basta executá-lo, basta ter vontade política, pois faltam vários parceiros nesta caminhada. FUNASA, EMATER, SEDRU, IEF, IGAM, COPAM, ANA, IGAM, SAE, DAE, COPASA, PREFEITURAS E SOCIEDADE CIVIL.

(6)

6 Relatório das Oficinas de Capacitação do CBH Piracicaba – MG - 2011

CIDADES OFICINAS CONTEÚDO PROGRÁMATICO DATA

Mariana Organização e

Gestão

Apresentação da Proposta de Capacitação em Projetos

Gestão Democrática dos recursos Hídricos

Estrutura e Organização (Regimento Interno, Leis, Normas Técnicas)

Planejamento Estratégico

Comunicação e Mobilização Estabelecer regras de trabalho e estudo

26 JAN 2011

Catas Altas Finanças/Editais/

Legislação

Finanças Municipais

Legislação Aplicada

Conceitos

Diagnósticos

Modelos de Projetos

Documentação das Prefeituras e ONGs

Modelos de estatutos

23 FEV

Santa

Bárbara Convênios/Diagnósticos/

modelos de projetos

Onde estão os recursos para os municípios

SICONV – sistema de Convênios

Plano de Trabalho Para Elaborar Projetos

Plano Municipal de saneamento Básico

23 MAR Barão

De Cocais Projeto Fidro/captação de recursos: Projetos Prioritários

Editais, relatórios

Projeto diversos meio ambiente e saneamento

Ministério da Cidade e outros fundos

13 ABR

Bom Jesus do Amparo Plano Diretor do Rio Doce e do Piracicaba Plano Diretor do Rio Doce

Plano Diretor Rio Piracicaba 11 MAI

São Gonçalo do Rio Plenária (01) Troca de Experiência entre os Grupos de Trabalho

25 MAI

AMEPI Plenária Geral Apresentação de Projetos pelos Grupos 01 JUN

CIDADES OFICINAS CONTEÚDO PROGRÁMATICO DATA

João

Monlevade Organização e

Gestão

Gestão Democrática dos recursos Hídricos

Estrutura e Organização (Regimento Interno, Leis, Normas Técnicas)

Planejamento Estratégico

Comunicação e Mobilização

Estabelecer regras de trabalho e estudo

27 JAN

Nova Era

Finanças/Editais/

Legislação

Finanças Municipais

Legislação Aplicada

Conceitos

Diagnósticos

Modelos de Projetos

Documentação das Prefeituras e ONGs

Modelos de estatutos

24 FEV

São Domingos do Prata Convênios/Diagnósticos/

modelos de projetos Onde estão os recursos para os municípios

SICONV – sistema de Convênios

Plano de Trabalho Para Elaborar Projetos

24 MAR

(7)

7

Plano Municipal de saneamento Básico Bela Vista de Minas Projeto Fidro/captação de recursos: Projetos Prioritários

Editais, relatórios

Projeto diversos meio ambiente e saneamento

Ministério da Cidade e outros fundos

14 ABR

Dionísio Plano Diretor do Rio Doce e do Piracicaba Plano Diretor do Rio Doce

Plano Diretor Rio Piracicaba

12 MAI

Nova Era Plenária (01) Troca de Experiência entre os Grupos de Trabalho 26 MAI

CIDADES OFICINAS CONTEÚDO PROGRÁMATICO DATA

Dom

Silvério Organização e

Gestão

Gestão Democrática dos recursos Hídricos

Estrutura e Organização (Regimento Interno, Leis, Normas Técnicas)

Planejamento Estratégico

Comunicação e Mobilização

Estabelecer regras de trabalho e estudo

28 JAN

Alvinópolis Finanças/Editais/

Legislação

Finanças Municipais

Legislação Aplicada

Conceitos

Diagnósticos

Modelos de Projetos

Documentação das Prefeituras e ONGs

25 FEV

Rio

Piracicaba Convênios/Diagnósticos/

modelos de projetos

Onde estão os recursos para os municípios

SICONV – sistema de Convênios

Plano de Trabalho Para Elaborar Projetos

Plano Municipal de saneamento Básico

25 MAR

Sem

Peixe Projeto Fidro/captação de recursos: Projetos Prioritários

Editais, relatórios

Projetos diversos meio ambiente e saneamento

Ministério da Cidade e outros fundos

15 ABR

São José do Goiabal Plano Diretor do Rio Doce e do Piracicaba Plano Diretor do Rio Doce

Plano Diretor Rio Piracicaba

13 MAI

Rio Piracicaba Plenária (01) Troca de Experiência entre os Grupos de Trabalho 27 MAI

AMEPI Plenária Geral Apresentação de Projetos pelos Grupos 01 JUN

CIDADES OFICINAS CONTEÚDO PROGRÁMATICO DATA

Antônio

Dias Organização e

Gestão

Gestão Democrática dos recursos Hídricos

Estrutura e Organização (Regimento Interno, Leis, Normas Técnicas)

Planejamento Estratégico

Comunicação e Mobilização

Estabelecer regras de trabalho e estudo

29 JAN

Jaguaraçu Finanças/Editais/

Legislação

Finanças Municipais

Legislação Aplicada

Conceitos

Diagnósticos

Modelos de Projetos

Documentação das Prefeituras e ONGs

Modelos de estatutos

26 FEV

Timóteo

Convênios/Diagnósticos/

modelos de projetos

Onde estão os recursos para os municípios

SICONV – sistema de Convênios

Plano de Trabalho Para Elaborar Projetos

Plano Municipal de saneamento Básico

26 MAR

(8)

8

Coronel Fabriciano Projeto Fhidro/captação de recursos: Projetos Prioritários

Editais, relatórios

Projeto diversos meio ambiente e saneamento

Ministério da Cidade e outros fundos

16 ABR

Ipatinga Plano Diretor do Rio Doce e do Piracicaba Plano Diretor do Rio Doce

Plano Diretor Rio Piracicaba

14 MAI

Timóteo Plenária (01) Troca de Experiência entre os Grupos de Trabalho 28 MAI

João Monlevade Plenária Geral Apresentação de Projetos pelos Grupos 01 JUN

Iusifith Chafith Felipe

Presidente Comitê de Bacia do Rio Piracicaba – MG

Proposta do Grupo de Estudo sobre Saneamento Básico dentro das diretrizes do Plano Diretor Coordenação: Caetano (Estudo em andamento)

PROJETO DE UNIVERSALIZAÇAO DO SANEAMENTO NA BACIA DO RIO PIRACICABA - MG

Plano Municipal de Saneamento 1. Cada Município faz o seu PMS

2. Os municípios de uma mesma sub-bacia terão seus planos integrados

3. Elaboração de um programa de saneamento das sub-bacias da BHR Piracicaba Indicadores de sucesso:

1. Melhoria da qualidade da água (redução dos índices de DBO) 2. Redução de doenças de veiculação hídrica.

Roteiro

1. Apresentação do Plano de Saneamento das sub-bacias de BH do Rio Piracicaba co Comitê 2. Avaliação e adequação do plano pelo Comitê da bacia

3. Plano de Mobilização e Divulgação.

Metodologia

(9)

9

1. Assim como a bacia hidrográfica é uma unidade de planejamento e gestão, os planos municipais de saneamento da UPGBH do Rio Piracicaba, DO2, devem ser elaborados por cada município e integrados tomando como unidade de planejamento e gestão as sub-bacias hidrográficas;

2. Os municípios devem elaborar separadamente seus PMS utilizando dos recursos disponíveis preferencialmente segundo o modelo da FUNASA;

3. A execução desses planos deve ser feita de forma coletiva, visando não apenas o município, mas todos os municípios da mesma sub-bacia. Dessa forma o PMS amplia seu horizonte de município para a bacia, reduzem os custos e melhoram a eficiência de execução.

4. Orientado e integrado pelo Comitê da bacia os planos municipais integrados e agregados a outros relacionados, como a preservação da qualidade da água, proteção de nascentes e combate a erosão, se tornarão um plano de revitalização da sub-bacia em questão.

Objetivo do plano do Comitê:

Induzir, coordenar e orientar a elaboração e execução de um Plano de Revitalização das sub-bacias da BH do rio Piracicaba, integrando os planos municipais de saneamento, os de melhoria da qualidade da água e de combate à erosão, de tal forma a obter resultados concretos, duradouros e sustentáveis de correção e prevenção.

Relatório de Execução do Plano de Trabalho do CBH – Piracicaba – MG - 2010 - 2014

Ação prevista Descrição das Atividades Considerações Relatório de Metas Previsão

Elaboração material informativo, educativo do CBH

Piracicaba

Foram confeccionados 3000 folders sobre comitê, 5000 folders sobre coleta seletiva

- Foram feitos vários folders em parceria com as Prefeituras e Entidades. Serão rodados ainda cartazes, folders, out door fixo e com eletrônico

- Esta pendente cartilha sobre saneamento;

- Folder sobre queimadas

Parcialmente concluído Será impresso mais 5.000 folder em parceria com AMEPI Plano de Mobilização

junto as Prefeituras e Conselheiros na Bacia do Piracicaba

Foram deslocado mais de 45 mil quilômetros entre os municípios da bacia

- Aluguel de um veiculo e combustível foram necessário para uma mobilização eficiente

- Para mobilização eficiente é necessário a disponibilidade de um veiculo e combustível

Em Execução

Previsão até final gestão 2014 Oficinas de qualificação em

gestão e Políticas Públicas em 23 municípios

Realizada 18 oficinas com material do IGAM sobre gestão de recursos hídricos

- Oficinas foram mobilizadas em 5 grupos de cidades totalizando 21 cidades e 18 oficinas

- Foram abordados vários temas de acordo com a programação de capacitação

Em Execução, falta concluir a etapa das oficinas de Elaboração do Plano Municipal de

Saneamento/FUNASA Oficinas de Projetos do Fhidro

com coordenação do IGAM Oficinas em 6 etapas 3 presencial e 3 a distância com a coordenação do IGAM

- Foram articulado reuniões das Bacias do Rio Piranga, Rio Piracicaba e Rio Santo Antonio

- A segunda Oficina já esta programada para o dia do mês de

Em Execução, estamos na etapa das oficinas do Fhidro

coordenadas pelo IGAM/Adesgra Realização das Reuniões

Plenárias do CBH (1 por mês)

Realizadas 13 reuniões plenárias do CBH, incluindo, cerimonial, mobilização, prestação de serviços de sonorização e projeção, almoço, coffe-break

- Fotografias e vídeos foram realizados em comemoração dos 10 anos CBH Piracicaba.

- Está estimado mais XX reuniões Plenárias

- Foram realizadas XX reuniões Ordinárias e XX

Extraordinárias no período do Convenio.

Em Execução, previsão de xx reuniões até o final de 2011

Apoio a realização das Reuniões das Câmaras Técnicas do CBH

(1 por mês)

Foram realizadas XX Reuniões das Câmaras Técnicas e esta sendo pensado a junção entre as CTIL e CTOC.

- Ainda não foi necessária a contratação de uma Consultoria Técnica para atender as Câmaras Técnicas

- Esta como meta a assessoria

Técnica de um ambientalista. Em Execução

Curso de Gerenciamento de convênios com equipe do CBH

Piracicaba e SISEMA

Equipe do CBH Piracicaba participou do curso de

gerenciamento de Convênios que

- Curso realizado em Belo

Horizonte no IGAM - Foram enviados 3 representantes do CBH Piracicaba para o curso dias 24

Concluído

(10)

10

foi Ministrado pela SISEMA e 25 de agosto de 2010

Viabilizar deslocamento, alimentação e hospedagem dos

Conselheiros em eventos e reuniões

Viabilizar as viagens dos Conselheiros nos municípios da bacia, bem como representações do CBH Piracicaba no eventos, fórum mineiro, eventos nacionais.

Através deste convenio o CBH Piracicaba se fez representar nas varias reuniões do GTAI Doce, Fórum Mineiro de Comitês, ENCOB São Lourenço, Encontro Nacional em Fortaleza.

- Foram pagas as despesas de vários deslocamentos e alimentação dos Conselheiros que apresentaram notas de ressarcimento.

Em Execução, o CBH Piracicaba vem adotando o critério de custear conforme apresentação das notas fiscais as despesas da sociedade civil

Comemoração dos 10 anos do

CBH Piracicaba na AMEPI Foram dado certificado de 10 anos de serviços prestados junto ao CBH Piracicaba aos ex conselheiros e atuais conselheiros

- Foi oferecido um coquetel, após apresentação de um vídeo sobre a trajetória do CBH Piracicaba.

Foram feitas várias entrevistas nas emissoras de rádio e várias entrevistas nos jornais salientando os 10 anos do CBH

Concluído

Propiciar a estrutura e manutenção da secretaria Executiva do CBH Piracicaba

Viabilizar a estruturação e manutenção do escritório do CBH Piracicaba, contemplando as despesas com água, luz, telefone, materiais de consumo de escritório, aluguel de veiculo e combustível

O Comitê estruturou a sala de sua administração construindo uma bancada e estante para arquivar os documentos do CBH.

Adquiriu equipamentos respeitando o limite acordado entre as partes CBH/AMEPI

O CBH Piracicaba mantém um veiculo locado e suas despesas com combustível para r maior mobilidade e acesso aos municípios , alem de auxiliar na administração do CBH e na mobilização

Em Execução

Realizar concurso de Redação, Desenho e Fotografia com Superintendência Regional de

Ensino de Nova Era

Foram feitas reuniões com a Superintendência de Ensino de Nova Era para elaborarmos uma cartilha e um livro didático

- Serão realizados três concursos com a participação das Escolas Municipais e Estaduais: 1) Redação. 2) Fotografia. 3) Desenho para Pré escolar

- Vamos editar uma cartilha direcionada aos alunos e um livro didático da bacia com os Professores. A SER será responsável pela campanha

Em Execução com

Superintendência Regional de Ensino de Nova Era

Promover Seminário antecedendo as Reuniões Plenárias do CBH Piracicaba

com temas que motivem os Conselheiros

Antes das reuniões Plenárias ordinárias o CBH vem articulando um seminário para aproximar os Conselheiros e os secretários de meio ambiente das Prefeituras.

- Vamos relacionar os temas a serem sugeridos para as próximas reuniões plenárias - Apresentação do Plano de Prevenção de Incêndio Florestal do entorno do Parque Estadual do Rio Doce pela Acelor

Como estamos realizando muitas oficinas de qualificação as atividades que antecedem as reuniões ordinárias não estão sendo realizadas, mas para setembro palestra Presidente Fundação Acesita

Aguardando execução quando programada

Setembro esta programada palestra na AMEPI com Prefeitos e Conselheiros

Promover Audiências Publica junto as Câmara de Vereadores

para falar sobre o Plano Diretor, Cobrança e Agência.

Foram realizadas no ano de 2010 e 2011 audiências publicas, em João Monlevade, Rio Piracicaba, Catas Altas, Nova Era, Timóteo, Jaguaraçu, Antonio Dias e Itabira, SGRAbaixo

- As audiências realizadas foram para apresentar sobre os 10 anos do CBH, alem de falar da cobrança e do Plano Diretor que foi aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Respaldar as políticas publicas com audiências publicas que levem o debate a sociedade civil e ao poder publico

Em Execução

Promover Audiências Publica junto as Câmara de Vereadores

para falar sobre Saneamento Rural e Urbano

Serão articuladas reuniões com as câmaras de Vereadores para falarmos da necessidade de elaborarmos o Plano Municipal de Saneamento básico

- Serão articuladas as audiências publicas junto as Câmaras de Vereadores para realização do Plano Municipal de Saneamento Básico

Conscientizar a população e as autoridades da necessidade de elaborar o Plano Municipal de Saneamento

A Executar

Visitar as Empresas que serão cobradas a partir do cadastro

(1044 Empresas)

Foram realizadas visitas na Cenibra, Usiminas, Acellor, empreiteiras, hidrelétricas

- Foram visitas várias empresas

de grande porte As visitas constataram que as empresas se reorganizaram e construíram todas as exigências que a lei determina

Concluída a visitas nas empresas

Em Execução Visitar todas as Usinas de

Reciclagem e aterros de lixo e promover um seminário da

bacia

Foram visitas as Usinas de reciclagem de Jaguaraçu, São Domingos do Prata, Consorcio Rio Piracicaba, Raul Soares

Foi constatado que as Usinas de Reciclagem é um lixão

organizados com um curto prazo de vida

Seminário com as Prefeituras sobre usinas de reciclagem coordenadas pela Universidade de Viçosa

Parcialmente concluído, há outras visitas programadas, esta sendo organizado um seminário Promover seminário com

Secretário de Meio Ambiente e Esta sendo articulado para final

do ano Outubro ou Novembro, seminário para auxiliar os

secretários de Meio Ambiente na Promover a integração e o

intercambio entre os Falta Executar, esta sendo articulado entre 21

(11)

11

Codemas da Bacia do Rio

Piracicaba seminário articulando os secretário de Meio Ambiente e CODEMAS

captação de recursos e na elaboração de seus Planos Diretor e de saneamento

secretários e CODEMAS da

bacia do Rio Piracicaba municipios Promover Oficinas

Para os Conselheiros e Interessados sobre a cobrança

Foram realizadas várias oficinas em parceria com o IGAM e ANA, Ouro Preto, Valadares, etc.

Fizemos várias palestras em Prefeituras e Câmaras de Vereadores

Estivemos a presença do Professor Benito Marangoni que nos ajudou a discutir a cobrança com as empresas Usiminas, Unileste, Acellor de João Monlevade

Foi realizada oficina para os Conselheiros e interessados sobre o processo da cobrança

Executado parcialmente

Implantação de um novo Layout do site do CBH com Fórum de

debate e agenda

Foi realizado convite a várias empresas para apresentarem proposta de reformulação do lay out do site CBH Piracicaba.

Foi selecionado empresa que apresentou mais criatividade e novas ferramentas no site, adicionar portal de informação

Site mais acessível para os visitantes com uma nova visualização e de fácil navegação

Esta sendo executado

Contratar Equipe técnica de uma Secretaria e um auxiliar administrativo para ajudar na mobilização dos segmentos do

Comitê

Com a saída da secretaria Anismara houve necessidade de treinar e contratar uma secretária e um auxiliar de serviços gerais devido ao crescimento das reuniões para discussão do Plano Diretor e da cobrança

- Foram contratados Silvania Guerra, Tecnólogo em meio ambiente, Kennedy Domingues, técnico auxiliar administrativo.

E foi firmado um convênio com a AMEPI e Prefeitura SGRA cedendo um funcionário Helder Morcati

Ambos contratados vem atuando de forma exemplar na mobilização dos conselheiros e na administração das atribuições do CBH Piracicaba.

O Elder fico responsável pela prestação de contas e auxiliar como motorista

Esta sendo executado

Contratar free-lance um jornalista para auxiliar nas

revisões dos textos e na campanha radiofônica

Viabilizar a contratação de forma de prestação de serviços (free- lance) de um jornalista para projetos pontuais (cerimonial, texto folders, revisão de textos)

- Foi contratada uma jornalista para auxiliar nas comemorações dos 10 anos do CNBH Piracicaba Chamada de currículos para contratação de jornalista para atividades de final do ano.

Será contratado um jornalista para revisão dos textos do novo lay out do site, folder da campanha de saneamento e campanha radiofônica

Esta sendo executado

Campanha com out door eletrônico em Mariana e João

Monlevade

Foi realizado convite a várias empresas para apresentarem proposta de reformular lay out do site

- Foi selecionado empresa que

apresentou mais criatividade Será veiculado nos meses de outubro, novembro e dezembro Implantação campanha com

out door sobre cobrança, sobre saneamento, e sobre o Plano

Diretor na bacia

Foi realizado convite a várias empresas para apresentarem proposta de reformular lay out do site

- Foi selecionado empresa que

apresentou mais criatividade Será impresso e colocado em 5 pontos distintos out dor falando do saneamento, 10 anos CBH, Lixo:Coleta Seletiva, Plano Diretor e Cobrança

Previsão de execução em Outubro, Novembro e Dezembro de 2011

Impressão de folder educativo sobre: Queimada, saneamento,

Lixo, cobrança

Foi realizado convite publico junto as gráficas da região sobre elaboração e impressão de folder educativos sobre: Lixo,

Saneamento, cobrança

- Os folders serão confeccionados em parceria com as Prefeituras e Escolas Municipais e Estaduais

Previsão de impressão: 5000 folder sobre queimada – 2000 folder sobre coleta seletiva – 3000 folder sobre Voluntariado e brigadas de Incêndio

Em Execução a programação de impressão dos folders

Buscar mídia espontânea e alternativa entre emissoras comunitárias, distribuir Spot

educativos

Foram feito cadastros de 18 Rádios Comunitárias e 6 Rádios Comerciais onde foram realizadas entrevistas, debates, spots de chamadas para reuniões e audiências publica.

- Entrevista nas emissoras de SGRA, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Timóteo, Ipatinga, Antonio Dias, Jaguaraçu, Goiabal, Dom Silvério, Alvinópolis, Nova Era, João Monlevade

Estamos contratando um jornalista para articular semanalmente entrevistas e informações sobre as ações do CBH Piracicaba

Em Execução

Contratação de Serviços Contábeis de pessoa jurídica para assessorar a gestão deste

Viabilizar a contratação de serviços contábeis de pessoa jurídica para gerenciar este

Foi escolhida uma empresa de contabilidade em comum acordo com a AMEPI, para facilitar na

Empresa de contabilidade de João Monlevade já atuando na contabilidade do CBH e da

Em Execução

(12)

12

convênio convênio prestação de contas junto ao

IGAM AMEPI

Contratação de serviços de

Assessoria jurídica Foi contratado um advogado de forma free lance para acionar Rômulo C(Ex-secretario e rever GPS e recurso)

Lamentavelmente o ex- secretario do CBH deviou recursos do projeto Cadastro Piracicaba

- Estamos acionando na justiça e pedindo a devolução do GPS e equipamentos

Em Execução

Para 2012 Janeiro Mobilização para o Plano

Diretor Para 2012 Fevereiro Mobilização para as Audiências

Publica da Coleta Seletiva de Lixo

Para 2012 Março Mobilização para oficinas de

Gestão e Políticas Públicas Para 2012 Abril Mobilização para o Plano Municipal de Saneamento

Para 2012 Maio Mobilização para Oficinas

Equipamentos:

- Foram doados, depois de um ano alugado, um computador e um Lep Top.

- Foi solicitado a FUNASA a doação de uma camionete 4x4 – Em fase de tramitação na FUNASA.

- Foi feito armários e mesas de reuniões no escritório do CBH na AMEPI.

Reuniões:

- Foram realizadas Reuniões Plenárias

- Foram realizadas Reuniões de Câmaras Técnicas - Foram realizados Almoços e café da manha - Foram deslocados 60 mil quilômetros na bacia -Fora realizadas viagens

Iusifith Chafith Felipe Presidente do CBH Piracicaba

Referências

Documentos relacionados

7.1.1. O resultado oficial preliminar dos candidatos inscritos, por curso/polo, opção de vaga e pontuação obtida estará disponível no site www.iftm.edu.br/ingresso

Isto é evidenciado na comparação entre as duas margens ao norte do sistema estrutural Platô de São Paulo, Elevação do Rio Grande e Cordilheira de Walvis, com a ocorrência de

Coordenadores de Colegiados de Cursos de Pós-Graduação; Marcella Guimarães Assis, 23. representante dos Coordenadores de Extensão; Cândido Celso Coimbra e Mário Fernando

Harryson Júnio Lessa Gonçalves solicita apoio do departamento quanto a liberação da servidora Elisângela Medeiros Melo de Lima para acompanhar e auxiliar na viagem para

Assunto: Proposta de divisão de espaços para o novo prédio do Departamento de Ciências Humanas,.. para avaliação do Conselho e posterior apresentação em Assembléia

Conceitos de Epidemiologia para o estudo das viroses (IMW-029): Todas as aulas serão no formato síncrono através da plataforma google met.. As aulas práticas

Paralelamente, Watanabe recebe da sede central da IMM a responsabili- dade de divulgação da doutrina pelo norte, nordeste e centro-oeste do Brasil,.. Pelos estados do Rio de Janeiro

A possibilidade de a quota indisponível chegar frequentemente a dois terços de um patrimonio ficticiamente alargado do de cuius (abrangeando o donatum, composto por bens que já