• Nenhum resultado encontrado

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA (EAD)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA (EAD)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA (EAD)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS MATRIZ CURRICULAR 2018.1

BRUSQUE (SC)

(2)

SUMÁRIO

1ª FASE ... 3

01 – GESTÃO DE NEGÓCIOS ... 3

02 – ESTATÍSTICA ... 3

03 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ... 3

04 – FINANÇAS DE CURTO PRAZO ... 3

05 – MATEMÁTICA FINANCEIRA ... 3

2ª FASE ... 4

06 – CULTURA E DIVERSIDADE... 4

07 – TESOURARIA ... 4

08 – CONTABILIDADE ... 4

09 – CUSTOS EMPRESARIAIS ... 4

10 – CONTROLADORIA ... 4

11 – ANÁLISE DE INVESTIMENTOS ... 5

3ª FASE ... 5

12 – RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ... 5

13 – ECONOMIA ... 5

14 – ANÁLISE DO CAPITAL E INVESTIMENTO ... 5

15 – GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO ... 5

16 – FINANÇAS INTERNACIONAIS E CÂMBIO ... 6

17 – JOGOS DE EMPRESAS I ... 6

4ª FASE ... 6

18 – EMPREENDEDORISMO ... 6

19 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ... 6

20 – GESTÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ... 6

21 – JOGOS DE EMPRESAS II ... 7

DISCIPLINAS ELETIVAS ... 7

01 – COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ... 7

02 – LIDERANÇA E COACHING ... 7

03 – MARKETING ... 7

04 – FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO ... 7

DISCIPLINA OPTATIVA ... 8

01 – LIBRAS ... 8

(3)

1ª FASE

01 – GESTÃO DE NEGÓCIOS Carga Horária: 72h

EMENTA

Introdução à Administração. Escolas da Administração. Administração e suas perspectivas e Funções Básicas da Administração.

02 – ESTATÍSTICA Carga Horária: 72h EMENTA

Fases do método estatístico. Dados brutos e derivados. Medidas de tendência central, separatrizes, medidas de dispersão. Probabilidade. Distribuições discretas e contínuas. Amostras e populações. Testes de hipóteses. Aplicação computacional para soluções estatísticas.

03 – METODOLOGIA CIENTÍFICA Carga Horária: 36h

EMENTA

Universidade. Método Científico. Produção Acadêmica.

04 – FINANÇAS DE CURTO PRAZO Carga Horária: 72h

EMENTA

Capital de giro. Ponto de equilíbrio. Lote econômico de compra e alavancagem financeira. Controle e planejamento financeiro.

05 – MATEMÁTICA FINANCEIRA Carga Horária: 72h

EMENTA

Capitalização simples. Capitalização composta. Série de pagamentos (anuidades). Depreciação. Empréstimos e amortizações. Análise de investimentos.

(4)

2ª FASE

06 – CULTURA E DIVERSIDADE Carga Horária: 36h

EMENTA

Cultura. Relações étnico-raciais. Direitos humanos. História e cultura afro- brasileira, africana e indígena. Relações de gênero. A integração da pessoa com deficiência na sociedade.

07 – TESOURARIA Carga Horária: 72h EMENTA

Operações de tesouraria – aplicações financeiras, empréstimos de curto e longo prazo. Folha de pagamentos – rendimentos, deduções e encargos patronais:

cálculos e contabilizações.

08 – CONTABILIDADE Carga Horária: 72h EMENTA

Noções preliminares sobre contabilidade. Constituição e Formação do Patrimônio. Plano de Contas: classificação e função das contas. Escrituração Contábil. Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado.

09 – CUSTOS EMPRESARIAIS Carga Horária: 72h

EMENTA

Natureza da contabilidade de custos e conceitos básicos. Sistemas e métodos de custeio. Gestão estratégica de custos – controle e decisão.

10 – CONTROLADORIA Carga Horária: 72h EMENTA

Processo de gestão. Controladoria: a controladoria como órgão administrativo e ramo do conhecimento. Accountability. Sistemas de informação contábeis.

Sistema de Custeio ABC.

(5)

11 – ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Carga Horária: 72h

EMENTA:

Critérios e indicadores de análise. Estrutura e análise de capital. Avaliação e financiamentos de projetos e empresas. Decisões sobre alternativas.

3ª FASE

12 – RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carga Horária: 36h

EMENTA

Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável. As organizações e a responsabilidade socioambiental. Ferramentas de gestão ambiental.

13 – ECONOMIA Carga Horária: 72h EMENTA

Conceitos de Economia; Mercados e Preços; Demanda e Oferta; Teoria da Firma; Estruturas de Mercado. Sistema financeiro nacional. Noções de Macroeconomia. Economia Digital e e-Business.

14 – ANÁLISE DO CAPITAL E INVESTIMENTO Carga Horária: 72h

EMENTA

O processo das decisões de investimento. Análise de valor. Risco e retorno.

Estrutura do custo de capital das empresas. Avaliação das alternativas de investimento. Modelos de decisão econômica.

15 – GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO Carga Horária: 72h

EMENTA

Estrutura e Análise das Demonstrações financeiras; Administração do Capital de Giro. Fontes de financiamento de curto prazo e longo prazo. Fontes de financiamento. Alavancagem Operacional e Financeira. Orçamento empresarial.

(6)

16 – FINANÇAS INTERNACIONAIS E CÂMBIO Carga Horária: 72h

EMENTA

Sistema financeiro internacional. Taxas de câmbio e regimes cambiais. Crises cambiais. Conceito de PPP. Mercados futuros de câmbio. Estratégias de hedge cambial. Mercado de capitais internacionais. Mercado de commodities.

Derivativos internacionais. Operações de swap cambial, de juros e de crédito.

17 – JOGOS DE EMPRESAS I Carga Horária: 72h

EMENTA

Jogos empresariais avançados. Ambiente de simulação empresarial. Relatórios gerenciais aplicados na simulação. Casos de Gestão.

4ª FASE

18 – EMPREENDEDORISMO Carga Horária: 72h

EMENTA

Introdução ao Empreendedorismo: conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. Plano de negócios.

19 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Carga Horária: 72h

EMENTA

Administração estratégica. Evolução do Pensamento Estratégico. Análise de Cenários. Processo de Planejamento Estratégico. Formulação de Estratégias.

20 – GESTÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Carga Horária: 72h

EMENTA:

Conceitos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Gestão do conhecimento e inovação. Processos de criatividade na geração de novos produtos e serviços.

Difusão e Transferência de tecnologia. Propriedade Intelectual. Estratégia

(7)

21 – JOGOS DE EMPRESAS II Carga Horária: 108h

EMENTA

Jogos empresariais avançados. Ambiente de simulação empresarial. Relatórios gerenciais aplicados na simulação. Casos de Gestão.

DISCIPLINAS ELETIVAS

01 – COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Carga Horária: 72h

EMENTA

As funções e o processo da comunicação. Comunicação Interpessoal e organizacional. Canais e barreiras da comunicação. Conceito e características do endomarketing. Endomarketing, recursos humanos e marketing. Objetivos e atividades do endomarketing. Endomarketing, cultura e clima organizacional.

02 – LIDERANÇA E COACHING Carga Horária: 72h

EMENTA

Liderança Estratégica, Comunicação na Liderança, Cultura Organizacional, Tipo e Fundamentos de Comunicação, Estilos de Liderança, Coaching e liderança, Problemas de comunicação organizacional, Governança e comunicação.

03 – MARKETING Carga Horária: 72h EMENTA

Estudo dos conceitos de marketing. O papel do marketing nas organizações e na sociedade. Análise do comportamento do consumidor. Estudo da segmentação do mercado. Composto de produto. Composto de preços.

Composto de distribuição e Composto de Comunicação integrada. Marketing digital.

04 – FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Carga Horária: 72h

EMENTA

(8)

Fundamentos de contabilidade e custos para formação de preços nas operações de importação e exportação nos mais diversos tipos de empresas brasileiras de acordo com as leis e tributos no Brasil.

DISCIPLINA OPTATIVA

01 – LIBRAS Carga Horária: 36h EMENTA

Introdução à Língua de Sinais e a educação para pessoas surdas nas dimensões básicas do saber, do fazer e do ser. A educação inclusiva como espaço interdisciplinar nos discursos sobre diversidade e identidade. Os efeitos no cotidiano escolar e nas práticas pedagógicas, construídas na Educação Básica.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

(NOME COMPLETO), nacionalidade, estado civil, profissão, portador(a) da carteira de identidade RG n.º (número de RG), inscrito(a) no CPF sob n.º (número de CPF),

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas