• Nenhum resultado encontrado

INTRODUÇÃO. Winston Churchill

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "INTRODUÇÃO. Winston Churchill"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GUERRA FRIA

Entre 7 e 9 de Maio de 1945 terminava, na Europa, a II Guerra Mundial.

As comemorações do final da guerra e a rendição incondicional da Alemanha Nazi comemorou-se por toda a Europa, a guerra mais sangrenta da Humanidade chegara ao fim.

No Pacífico ainda tivemos de esperar até 2 de Setembro, e ver o horror do lançamento das bombas atómicas americanas em Hiroxima e Nagasáqui, no Japão, sobre populações

indefesas, que obrigariam o Japão, já derrotado, a render-se.

No meio de tanta euforia delineava-se já um futuro igualmente incerto, sombrio e perigoso:

a GUERRA FRIA.

(2)

INTRODUÇÃO

Com o final da II Guerra Mundial, a Europa perdeu a sua influência política, enquanto os EUA e a URSS, que tinham sido aliados durante a guerra, saíram das Conferências de Ialta (fevereiro de 1945) e Potsdam (julho/agosto de 1945)

reforçados, mas com posições e visões diferentes no plano político internacional. Passaram a funcionar como dois blocos antagónicos: um capitalista (EUA) e outro comunista (URSS).

Caraterizando o novo mundo saído da II Guerra Mundial, Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, proferiu um famoso discurso, em que usou a expressão "iron curtain", ou "cortina de ferro". O termo foi usado para definir a divisão da Europa em duas partes, Oriental e Ocidental.

Enquanto a primeira estava sob controle da União Soviética, a segunda era zona de influência dos Estados Unidos. O período relacionado esta divisão política e económica é chamado de Guerra Fria e durou até 1991 com a extinção da URSS.

Winston Churchill O facto do território norte-americano ter escapado aos efeitos de

um conflito que se desenrolou na Europa, possibilitou que os EUA emergissem como a maior potência industrial, comercial e militar no período do pós-guerra.

No pós-guerra a URSS confrontou-se com dois problemas: por um lado a urgência em restabelecer a economia, bastante prejudicada pela guerra e, por outro, a necessidade de afirmação da doutrina socialista, sobretudo nas zonas que tinham ficado sob a sua influência.

Estas divergências entre norte-americanos e soviéticos vão acentuar-se e agravar-se, colocando o mundo sob um equilíbrio muito instável, onde a ameaça de uma nova guerra devastadora era constante.

(3)

O DESENROLAR DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DURANTE A GUERRA FRIA

Aos avanços de um dos blocos, o outro respondia de igual modo, colocando o Mundo sob um equilíbrio instável e uma ameaça de guerra constante.

Em 1947 o presidente norte-americano Harry Truman, chamou a Europa a participar no Plano Marshall. Este plano visava a recuperação económica, o auxílio financeiro e a estabilidade política dos países que a ele aderissem.

Graças a este plano possibilitou a recuperação económica dos países europeus que a ele aderiram e reforçou a influência norte-americana sobre esses

mesmos países.

Em resposta aos avanços dos EUA a URSS criou, no mesmo ano, o Kominform, este organismo tinha como função ser o centro de controlo internacional do movimento comunista, facilitando a influência soviética e uniformizando a ação comunista, em especial nos países do leste da Europa. Este organismo viria a ser extinto em 1956.

Com a criação do Kominform acentua-se a divisão entre os dois blocos antagonistas dando-se início, em definitivo, à guerra fria.

Em 1949 a URSS, em resposta ao Plano Marshall norte-americano, criou o Comecon, cujo objetivo era recuperar a economia soviética, bem como a dos países sobre a sua influência.

Plano Marshall

Comecon

(4)

O alargamento das áreas de influência dos dois blocos colocou o Mundo à beira de um novo conflito mundial. Neste contexto, foram celebradas alianças com vista ao reforço militar de cada um dos blocos.

Os EUA criaram em 1949 a Organização do Tratado do Atlântico Norte, NATO, e a URSS respondeu criando, em 1955, o Pacto de Varsóvia.

A situação, já de sim tensa entre as duas superpotências, agrava-se quando, em 1949, a URSS faz o seu primeiro teste de uma bomba atómica, os EUA deixaram de ser os donos exclusivos dessa

tecnologia e o mundo tremeu novamente.

Entretanto ao longo dos anos seguintes vão verificar- se vários conflitos que

colocam ainda mais em perigo a paz mundial.

Verifica-se um

recrudescimento da

espionagem entre os dois países, usando as respetivas agências a CIA (norte-

americana) e a KGB (soviética).

1.ª Bomba Atómica Soviética - 1949

(5)

ALGUNS ACONTECIMENTOS DA GUERRA FRIA QUE AMEAÇARAM FORTEMENTE A PAZ MUNDIAL

Apesar de se chamar Guerra Fria a esta fase da História Mundial (1947 – 1991), a verdade é que durante este período aconteceram vários conflitos que, para sorte da Humanidade, nunca envolveram diretamente as duas superpotências, mas sim países, ou regiões, das respetivas áreas de influência.

CRONOLOGIA

1945 Divisão da Alemanha em quatro zonas, cada uma sob administração da França, Reino Unido, EUA e URSS, com vista a desmilitarizar e desnazificar a Alemanha 1947 Início da Guerra Fria

1948 Bloqueio a Berlim Ocidental (URSS)

1949 Fundação da RFA, pró-ocidental e, meses depois da RDA, pró-oriental

1950 Guerra da Coreia (EUA) 1959 Revolução Cubana

1961 Início da construção do Muro de Berlim (URSS) 1962 Crise dos Mísseis de Cuba (EUA)

1964 Intervenção direta dos EUA na Guerra do Vietname

1979 Guerra do Afeganistão (URSS) 1989 Destruição do Muro de Berlim 1990 Reunificação da Alemanha

1991 Fim da Guerra Fria com a extinção da URSS e a criação da Federação Russa

CURIOSIDADE SOBRE A GUERRA DO VIETNAME (1959-1975):

Vietname do Norte: que era governado porHo Chi Minh, tinha capital em Hanói e era aliado da União Soviética.

•Vietname do Sul: que era governado porNgo Diem Dinh, sua capital era Saigão e era aliado dos Estados Unidos.

Queda do Muro de Berlim (1989, inicia o fim da Guerra Fria)

(6)

IMAGENS

DA GUERRA

FRIA

(7)

Referências

Documentos relacionados

Disto decorre que cada entidade sindical minimamente representativa deverá, num futuro próximo, escolher, em primeiro lugar, um dado mix de serviços,sejam de de natureza

Endópodo triarticulado nas pernas 2 e 3, e biarticulado na perna 4; fileiras de espinhos nas margens distal e externa de cada artículo; endópodo-1 muito reduzido, sem cerda

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A maior parte dos isolados testados (81%) mostrou resistência ao Tiofanato metílico a uma concentração de 490 ppm, correspondente a recomendação comercial (Tabela 4).. 1 -

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A rota ecoturística Maricá-Saquarema tem o potencial de ser uma alternativa viável para o incremento do setor turístico regional, bem como favorecer a promoção

Para solicitar a identificação funcional, os aposentados devem se dirigir ao setor de gestão de pesso- as da unidade mais próxima da sua casa para preencher a FIA (Ficha

Caso seja verificado que o número de votantes não corresponde ao número de cédulas oficiais, e esta diferença resulte, comprovadamente, de fraude, a urna será lacrada e será