• Nenhum resultado encontrado

Lista de Exercícios de Funções

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de Exercícios de Funções"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Lista de Exercícios de Funções

1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera e calcula o seu volume (Volume = 4/3PIR3).

2. Faça um procedimento que recebe por parâmetro o raio de uma esfera e calcula e imprima a sua área(Área = 4PIR2).

3. Escreva uma função que recebe as 3 notas de um aluno por parâmetro e uma letra. Se a letra for A a função calcula a média aritmética das notas do aluno, se for P, a sua média ponderada (pesos: 5, 3 e 2) e se for H, a sua média harmônica. A média calculada deverá ser impressa pela função.

4. Faça uma função que recebe a idade de um nadador por parâmetro e retorna a categoria desse nadador de acordo com a tabela abaixo:

Idade Categoria

5 a 7 anos Infantil A

8 a 10 anos Infantil B

11-13 anos Juvenil A

14-17 anos Juvenil B

Maiores de 18 anos (inclusive) Adulto

5. Faça uma função que recebe um valor inteiro por parâmetro e verifica se o valor é positivo ou negativo. A função deve retornar um valor booleano (ou seja, 0 caso não seja e 1 em caso afirmativo).

6. Faça uma função que recebe um valor inteiro por parâmetro e verifica se o valor é par ou ímpar. A função deve retornar um valor booleano (idem).

7. Faça uma função que recebe, por parâmetro, um valor N e calcula e imprima a taboada de 1 até N. Mostre a tabuada na forma:

1 x N = N 2 x N = 2N ...

N x N = N2

8. Escreva uma função que recebe por parâmetro um valor inteiro e positivo N e retorna o valor de S.

S = 1 + 1/2+ 1/3 + 1/4+ 1/5 + 1/N.

9. Escreva uma função que receba por parâmetro um valor inteiro positivo N. A função deverá ler uma string (variável local, interna) que corresponderá ao nome do usuário e imprimirá esse nome por N vezes seguidas na tela.

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: ALGORITMOS

PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO

(2)

10. Escreva uma função que leia os valores n1 e n2 e imprima o intervalo fechado entre esses dois valores. Exemplo: se os valores lidos forem 5 e 2, a saída deverá ser 5 4 3 2.

11. Escreva uma função que leia os valores n1, n2 e x, e imprima os múltiplos de x que pertencem ao intervalo fechado entre n1 e n2, em ordem crescente. Exemplo: se os valores lidos forem n1=1, n2=7 e x=3, a saída deverá ser 3 6 .

12. Escreva uma função que retorna o número de inteiros ímpares que existem entre n1 e n2 (inclusive ambos, se for o caso). A função deve funcionar inclusive se o valor de n2 for menor que n1.

13. Escreva uma função que imprime todos os divisores de um número inteiro passado por parâmetro.

14. Escreva uma função que leia uma sequência de valores e calcule a média aritmética dos valores lidos, a quantidade de valores positivos, a quantidade de valores negativos e o percentual de valores negativos e positivos. Mostre os resultados. O número que encerrará a leitura será zero. A função deve retornar a quantidade de números lidos.

15. Escreva uma função que retorna o número de inteiros ímpares que existem entre n1 e n2 (inclusive ambos, se for o caso). A função deve funcionar inclusive se o valor de n2 for menor que n1.

16. A prefeitura de uma cidade fez uma pesquisa entre os seus habitantes, coletando dados sobre o salário e número de filhos. Faça uma função que leia esses dados para um número não determinado de pessoas (esse número passado por parâmetro) e retorne a média de salário da população, a média do número de filhos, o maior salário e o percentual de pessoas com salário até R$350,00.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos em primeira instância pela coorde- nação do Prêmio Morena de Criação Publicitária e, em segunda instância, pelo

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

função recursiva, mais recursos de memória são necessários para executar o programa, o que pode torná-lo lento ou. computacionalmente

 Caminho simples que contém todas as arestas do grafo (e,. consequentemente, todos os