• Nenhum resultado encontrado

ETHICS: AN OVERVIEW ON PERIODIC ITEMS OF INFORMATION SCIENCE IN THE PORTAL OF CAPES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "ETHICS: AN OVERVIEW ON PERIODIC ITEMS OF INFORMATION SCIENCE IN THE PORTAL OF CAPES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIENANCIB) ISSN 2177-3688

GT 5 – Política e Economia da Informação

Pôster

ÉTICA: UM PANORAMA EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS DA

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, NO PORTAL DA CAPES

1

ETHICS: AN OVERVIEW ON PERIODIC ITEMS OF INFORMATION

SCIENCE IN THE PORTAL OF CAPES

Silvana Maria de Jesus Vetter, IBICT/UFRJ silvana.vetter@yahoo.com.br

Gisele Camargo Monteiro, IBICT/UFRJ gisele.cmonteiro@gmail.com

Resumo: Estudo descritivo a respeito de ética e informação. Objetiva apresentar um panorama da produção científica sobre ética e informação, em periódicos da Ciência da Informação (CI), no Brasil, indexados no Portal da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Intenciona responder à questão: Como a “Ética” vem sendo abordada nos artigos de periódicos da área da CI, no Brasil? Traz discussões em torno de ética, informação e produção do conhecimento. Adota como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, a pesquisa empírica e a pesquisa documental. Constata que a ética, em suas diversas facetas, tem sido alvo de estudos em Ciência da Informação, mas possui muitos aspectos que ainda precisam ser pesquisados. Finaliza com algumas considerações, visando contribuir para a Ética e a Informação tão requeridas pela sociedade, que vivencia problemas éticos fundamentais e complexidades, em dimensões locais, regionais e globais.

Palavras-chave: Ética na Informação. Produção Científica. Ciência da Informação.

Abstract: Descriptive study on ethics and information. Aims to present an overview of scientific literature on ethics and information in journals of Information Science (CI) in Brazil indexed in the Portal of Higher Education Personnel Improvement Commission (CAPES). Intends to answer the question: How does the "Ethics" is being addressed in journal articles of the IC area in Brazil? Brings discussions about ethics, information and knowledge production. Adopts as methodological course to bibliographic research, empirical research and documentary research. Notes that ethics in its various facets, has been the subject of studies in Information Science, but has many aspects that still need to

1 O conteúdo textual deste artigo, os nomes e e-mails foram extraídos dos metadados informados e são de total

(2)

be searched. It concludes with considerations in order to contribute to the Ethics and Information as required by society, which experiences fundamental ethical problems and complexities in local, regional and global dimensions.

Keywords: Ethics in information. Scientific Production. Information Science.

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem por objetivo apresentar um panorama da produção científica sobre ética e informação, em revistas científicas da Ciência da Informação (CI), indexadas no Portal da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi concebido na disciplina Ética e Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e visa responder à questão: Como a “Ética” vem sendo abordada nos artigos de periódicos da área da CI, no Brasil?

Trazemos discussões em torno de ética, informação e produção do conhecimento. Apresentamos o percurso metodológico e os resultados obtidos. Tecemos algumas considerações, por crermos que esta pesquisa possa contribuir de forma significativa para a Ética e a Informação tão requeridas pela sociedade, uma vez que, como explica Floridi (2001), temos vivenciando problemas éticos fundamentais e complexidades, em dimensões locais, regionais e globais, que evidenciam a necessidade de ampliação da presente temática nas agendas de pesquisas da CI.

2 ÉTICA, INFORMAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: uma relação necessária

O conceito “Ética da Informação” (EI), como afirma Capurro (2005), remonta à década de 1970, quando o computador começou a ser usado no campo da informação científica, trazendo à tona questões sobre armazenamento e acesso ao conteúdo dos documentos técnico-científicos e às suas representações em bases de dados bibliográficas. Nos anos 1990, o conceito se expandiu, sendo usado pela Ética da Computação. Atualmente, ele abarca questões de digitalização, envolvendo fatores da reconstrução de todos os fenômenos possíveis, relacionados às ações humanas, concebidos nos códigos 0 e 1, como informação digital, e problemas éticos referentes ao intercâmbio, à combinação, ao uso e à comunicação da informação no meio digital.

(3)

social, direitos autorais, uso justo, coleta e desenvolvimento da informação, Ética do Computador e Ciberética, dando ênfase à confiabilidade dos softwares, inteligência artificial, criminalidade em informática e e-commerce. Também passaram a integrar o rol de assuntos abordados na EI temas como: Bioinformação e Bioética, nos campos da biologia e da medicina, e Ética na Informação Empresarial, enfatizando o impacto do fornecimento de bens e serviços na vida das pessoas.

Todas essas taxionomias contribuíram para que a EI se tornasse uma expressão global com caráter interdisciplinar e metadisciplinar. Hoje, como afirma Capurro (2009; 2005), a sua grande preocupação é a questão da Ética Digital e como lidar com o impacto das tecnologias de informação e comunicação (TIC) digitais na sociedade e no meio ambiente em geral.

A que se destina a EI? A partir das conclusões da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS, 2003) citadas por CAPURRO (2009), a EI deve ser usada para garantir a construção de uma informação inclusiva e orientada ao desenvolvimento das pessoas e das comunidades, para que elas possam criar, utilizar e compartilhar informação e conhecimento que as façam crescer e desenvolver o ambiente onde vivem. A EI deve favorecer o aproveitamento do potencial tecnológico da informação e da comunicação, visando contribuir com a erradicação da fome, da pobreza, das desigualdades sociais (gênero, étnico-raciais, classes); enfim, promover a inclusão e o empoderamento das pessoas, por meio de informação e conhecimento que viabilizem o exercício de seus direitos e de sua cidadania. Bielby (2014) defende a necessidade de uma EI, em um nível básico, mas diz que a natureza e uso da informação, através de tecnologias virais, e a interação das pessoas com ela, está à beira de superar a capacidade de seus usuários compreendê-la e controlá-la, devido à saturação em relação a todas as informações criadas.

Froehlich (2014) cita Robert Hauptaman (1992) como o primeiro a usar o termo Information Ethics, destacando-se principalmente por ter apresentado os desafios éticos em Biblioteconomia: privacidade; acesso à informação; equilíbrio em desenvolvimento de coleções; direito autoral; uso do código de ética; problemas de usuários. Com o contexto das TIC, esta área passou a incluir temas como ética em serviço de referência. Também cita Bárbara Kostrewski e Charles Oppenheim (1980), os quais escreveram o artigo “Ética na Ciência da Informação”, trazendo questões relativas à confiabilidade das informações.

(4)

Gerenciamento de Informações” de Richard Mason, Florence Mason e Mary Culnan, abordando Ética em Computação e Gerenciamento de Sistema de Informação e, a obra de Marta Smith “Information Ethics”, tratando de Profissionalismo e Ética em um Sistema de Informação. Para ele, essas obras se destacam quanto às questões éticas dos serviços de biblioteca e informação.

3 PERCURSO METODOLÓGICO

Estudo descritivo, cujas etapas envolvem pesquisa bibliográfica, baseada principalmente em Capurro (2009), Floridi (2001) e Bielby (2014); pesquisa empírica, com levantamento em ambiente online, no Portal da CAPES, para a busca de artigos que tratam de Ética e informação, publicados em periódicos brasileiros da CI; pesquisa documental, a partir da análise desses periódicos e seus respectivos artigos; apresentação dos resultados através de gráficos. A seleção das revistas foi feita com base na classificação Qualis da CAPES para periódicos científicos. Qualis A1: Informação & Sociedade: estudos (INF&SOC*); Perspectivas em Ciência da Informação (PCI*); Transinformação (TRANS*). Qualis B1:

Biblionline (BIBON*); Ciência da Informação (CI); INCID: Revista de Ciência da

Informação e Documentação; Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação

(RDBCI); Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (RICI); Datagramazero

(DTZ); Em Questão (EQ*); Encontros Bibli (EBIB*); Informação & Informação (INF&INF);

LIINC em Revista; Perspectivas em Gestão e Conhecimento (PG&C*); Ponto de Acesso (PA*) e Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD). Todas elas foram avaliadas na área das Ciências Sociais Aplicadas I. Revistas com Qualis A2 não foram identificadas, logo, não integram este estudo. Para melhor demonstrar os dados usamos as siglas seguidas de asterisco (*), mas, elas não estão nas revistas.

(5)

menção ao termo no título. Realizamos leitura e análise dos títulos, resumos, palavras-chave e termos indexados dos artigos para sabermos como a Ética foi abordada e percebemos discrepância entre título, palavras-chave e a indexação feita pelo periódico. Por isso, elaboramos uma classificação própria, com termos representativos de Ética e informação para cada artigo.

4 RESULTADOS

Aqui apresentamos o quantitativo de artigos por periódico (Gráfico 1) e traçamos um panorama das diferentes abordagens dadas à Ética nos artigos analisados.

Gráfico 1 – Distribuição dos artigos contendo o termo “Ética” por revistas da CI, indexadas no Portal da CAPES - 2000 a 2014

Fonte: Autoria própria, elaborado com base em dados coletados no Portal de Periódicos CAPES jul./2015

(6)

que contribuem para uma demanda por novas posturas profissionais, em que as habilidades e competências sejam múltiplas e promovam novas práticas.

Os artigos que trataram de Competência Informacional apresentaram a Ética como dimensão essencial para o aprofundamento e caracterização de perspectivas educacionais e também conceituais e filosóficas da Competência Informacional, voltada principalmente para o uso e aplicabilidade de tecnologias digitais. Em relação à temática Tecnologia, os discursos focaram nos sistemas de informação e princípios éticos que o bibliotecário e outros profissionais da informação devem apresentar, quando da aplicabilidade da inteligência competitiva.

Embora os artigos científicos (Gráfico 2) sejam o foco deste estudo, durante as buscas também encontramos resumos de dissertação (11), resumo de tese (1), editorial (3), resenha (2), vídeo (1) ponto de vista (1) e entrevista (1), nos periódicos pesquisados, mostrando que estes apresentam certa flexibilidade, quanto ao tipo de documento que publicam. O destaque ficou para o periódico EBIB, com 13 ocorrências distribuídas entre 9 resumos de dissertação, 2 editoriais e 2 resenhas de livro, seguido da revista INF&SOC, com 1 dissertação, 1 vídeo e 1 entrevista, totalizando 3 ocorrências. As revistas TRANS, RICI, PCI e INF&INF tiveram apenas 1 ocorrência, cada uma. Os demais periódicos apresentaram apenas artigos. A quantidade de resumos de dissertação presente nas revistas revela que o tema “Ética”, embora de modo tímido, vem sendo abordado em Programas de Pós-Graduação em CI no Brasil. Apesar disso, a divulgação de teses e dissertações ainda é baixa e, mesmo que tais programas tenham meios próprios de divulgação, entendemos que o periódico, por ser um veículo de divulgação de pesquisas com grande visibilidade, poderia ter uma seção dedicada a esses trabalhos. As demais publicações encontradas demonstram que a Ética vem ganhando espaço nos discursos da CI.

Gráfico 2 – Distribuição dos artigos com a temática “Ética” recuperados no Portal de Periódicos CAPES, por ano (2000 a 2014)

(7)

No início dos anos 2000, o tema Ética praticamente não foi abordado, tendo disparado em 2005, com 8 artigos publicados. Apesar da ligeira queda em 2006 e 2007, no período de 2008 a 2009 atingiu o ápice da produção, somando 18 artigos e manteve-se uma certa linearidade nos anos seguintes. Percebemos que pouco a pouco, a Ética vem conquistando e mantendo seu espaço como tema de pesquisas da CI. Em relação à produtividade por região, no Brasil, de certo modo, houve equilíbrio na publicação de artigos sobre Ética nas regiões Sul (23), Sudeste (20) e Nordeste (18), sendo que o Sudeste e o Sul concentram o maior número de Instituições de Ensino Superior (IES) do país, que também detêm a maioria dos Programas de Pós-Graduação em CI (PPGCI), geralmente responsáveis por grande parte dos periódicos pesquisados. Porém, o Estado da Paraíba (Região Nordeste) foi o que apresentou o maior número de publicações (15), embora representado por uma única instituição. Isso mostra que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem se preocupado com as questões Éticas ligadas à informação, pois, abriu espaço, para a publicação de artigos com tal tema, em seus periódicos. A Região Centro-Oeste praticamente não apresentou estudos dessa temática e a Região Norte não teve periódicos na área da CI.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

(8)

REFERÊNCIAS

BIELBY, Jared. Information ethics: origins and evolutions. 2014. Disponível em:

<

https://www.linkedin.com/today/post/article/20140625225908-299816747-informationethics-i-origins-and-evolutions >. Acesso em: maio 2015.

CAPURRO, R. Ética de la información: un intento de ubicación. Códice: Revista de la Facultad de Sistemas de Información y Documentación, v. 1, n. 2, p. 87-95, 2005 Traducción de un artículo en alemán publicado en la International Review of Information Ethics (1/2004).

______. Digital Ethics. In: GLOBAL FORUM ON CIVILIZATION AND PEACE, 1., 2009, Seoul, Korea. Electronics’ Proceedings…Seoul, Korea 2009. p. 207-216. Disponível em:

<http://www.capurro.de/korea.html>. Acesso em: jun. 2015.

FLORIDI, Luciano. Information Ethics: an environmental approach to the digital divide. Philosophy the Contemporary World, v. 9, n. 1, spring-summer, 2001. Disponível em:

<http://www.philosophyofinformation.net/publications/pdf/ieeadd.pdf > . Acesso em jul.

2015.

FROEHLICH, Thomas. A brief history of information ethics. 2014. Disponível em:

Imagem

Gráfico 1 – Distribuição dos artigos contendo o termo “Ética” por  revistas da CI, indexadas no Portal da CAPES - 2000 a 2014
Gráfico 2 – Distribuição dos artigos com a temática “Ética” recuperados no Portal de Periódicos  CAPES, por ano (2000 a 2014)

Referências

Documentos relacionados

Constatou-se que h ouve crescimento no número de produções sobre essa temática, sendo a área das Ci- ências Exatas e da Terra a mais sensibilizada pelo assunto

The probability of attending school four our group of interest in this region increased by 6.5 percentage points after the expansion of the Bolsa Família program in 2007 and

ABSTRACT This study aims to present partial results on the research project Tecnologia da Informação em Biblioteca Digital e Sistemas Abertos – Estudos de Usuário da Informação

A metodologia da pesquisa escolhida foi uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo baseada na pesquisa documental e bibliográfica, dispondo ainda da aplicação

Destaca-se a interface de informação gerada em física principalmente entre os seguintes atores: o Portal Capes, a Web of Science e os produtos e serviços de informação da CDI

Nos periódicos de qualis A1 foram encontrados um, nos de qualis B1, dois artigos e nos de qualis B2, nenhum artigo.. Em relação ao conteúdo constatou-se o seguinte: a) notou-se

A first overview about the evolution of pollination modes in the light of the current phylogenetic hypotheses within the order indicated that ancestral Poales were animal