• Nenhum resultado encontrado

Regras do Programa Hackathon BandTec

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regras do Programa Hackathon BandTec"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Regras do Programa Hackathon BandTec

Do programa:

O Programa Hackathon BandTec, idealizado, organizado e promovido pela BandTec é uma experiência em que os alunos têm por objetivo desenvolver um aplicativo para celular, utilizando ferramenta adequada ao contexto educacional dos participantes e metodologia de desenvolvimento academicamente difundida, visando resolver um problema que faz parte do dia a dia deles. O intuito é fomentar o uso da criatividade, motivando a solução de um problema através da tecnologia com uma visão integrada de aplicabilidade.

Dos participantes:

O evento é exclusivo para os alunos do último ano do ensino médio e do ensino técnico das seguintes ETECs:

Etec Abdias do Nascimento Etec Guaianazes

Etec Parque da Juventude Etec Guaracy Silveira

Está vedada a participação de alunos que não estejam no 3º ano do ensino médio ou que não estejam fazendo cursos técnicos nas unidades citadas. Ao término das inscrições, uma lista com o nome e CPF dos alunos será enviada ao Centro Paula Souza para checagem da elegibilidade dos participantes.

Todos os alunos deverão se inscrever no site da BandTec com grupos de no mínimo 5 e no máximo 6 integrantes.

Existe um volume máximo de 10 grupos por ETEC, desta forma, os primeiros dez grupos que se cadastrarem no site estarão automaticamente inscritos no programa. Caso haja desistência de algum grupo, não haverá substituição por novo grupo.

Dos entregáveis do programa:

Todos os grupos terão os mesmos artefatos a serem entregues na mesma data limite.

Todos os grupos deverão entregar:

1. Questionário respondido com as informações solicitadas sobre a solução desenvolvida:

a. Quem é o cliente, usuário do aplicativo? Desenvolva uma persona com informações de um usuário padrão.

b. Por que o aplicativo é útil para o usuário?

c. Quais problemas o aplicativo resolve?

(2)

d. Como podemos medir o sucesso do aplicativo?

e. Quais as principais ameaças para que o sucesso seja alcançado?

f. Existe algum produto similar ou que resolve os mesmos problemas? Se sim, detalhar e mostrar como o produto é melhor que a concorrência

O questionário deverá ser respondido em documento do MS Word e salvo em PDF.

2. Mapa do problema: Um diagrama que mostra os passos do usuário e as interações dele com outros agentes para que o mesmo execute uma ação (o problema que está sendo resolvido). Este mapa deve conter no mínimo 10 passos (etapas) e no máximo 15;

O mapa deverá ser feito em PowerPoint e salvo em PDF ou manuscrito e digitalizado. No caso dos trabalhos manuscritos, é de responsabilidade dos participantes que a imagem tenha a qualidade necessária para que banca examinadora possa avaliar o trabalho.

3. Storyboards intermediários: O grupo deverá entregar um sketch (esboço) por integrante com no mínimo 03 e no máximo 04 quadros com as possíveis soluções. Ao lado de cada quadro, deverá constar uma breve explicação sobre o mesmo.

Os storyboards intermediários deverão ser feitos à mão e digitalizados.

4. Storyboard final: O grupo deverá criar um storyboard com no mínimo 10 e no máximo 16 quadros compreendendo a solução final que será desenvolvida. Este storyboard não pode conter legendas, apenas desenhos e informações escritas quando necessário dentro dos quadros.

O storyborard final deverá ser feito à mão e digitalizado.

5. Protótipo: É um aplicativo de celular criado na ferramenta App Inventor (http://appinventor.mit.edu/explore/). Não serão aceitos protótipos produzidos em outra plataforma que não a indicada.

Caso haja alguma dificuldade técnica de acesso ao aplicativo (por problema na plataforma, por exemplo), um representante da banca examinadora entrará em contato com um representante do grupo, devendo este regularizar o acesso em até 2 horas após o contato inicial.

6. Mapa de Melhoria: Um documento em MS-Word ou PowerPoint contendo uma relação de pelo menos 05 melhorias que são possíveis após colhido o feedback dos usuários.

7. Vídeo: Os grupos deverão gravar um vídeo de no mínimo 03 e no máximo 05 minutos.

Neste, deverá ser apresentado um resumo do aplicativo construído (para quem é, que problema resolve, etc) e uma demonstração do aplicativo funcionando. Não serão aceitos vídeos fora da duração estabelecida, se isso ocorrer a nota do entregável será zero.

(3)

Caso o grupo entregue o conjunto de artefatos incompleto de artefatos e não a totalidade, o mesmo será penalizado na avaliação da comissão julgadora, no entanto, o mínimo a ser considerado para não haver desclassificação é o vídeo e o protótipo do aplicativo.

A banca examinadora irá avaliar todos os itens em uma planilha padrão, seguindo o mesmo critério para todos os grupos, gerando desta forma uma nota consolidada para cada grupo. Os grupos classificados para a etapa final do programa, serão as três melhores notas por ETEC, não havendo competição entre as escolas.

A banca examinadora será composta por profissionais da Faculdade BandTec, empresas parceiras da BandTec (que patrocinam turmas no projeto Geração Futura), representante da BRASSCOM, cabendo ao Centro Paula Souza e BandTec convidar outros representantes que possam avaliar os trabalhos. Os integrantes da banca examinadora terão seus nomes divulgados para os alunos.

Do critério de avaliação

Os seguintes critérios serão utilizados para avaliação de todos os artefatos:

 Clareza: Neste critério será avaliado a capacidade de comunicar a ideia de forma clara e concisa, não restando dúvidas aos integrantes da banca examinadora a mensagem do artefato.

 Aderência à metodologia: Será avaliado se os entregáveis estão de acordo com o treinamento, premissas e restrições estabelecidas neste documento e na metodologia que foi aplicada em treinamento para os alunos.

 Criatividade: Capacidade de pensar fora do comum e surpreender a banca, com ideias inovadoras ou até mesmo método de apresentação da ideia

 Design: Será avaliado a qualidade visual dos entregáveis.

 Aplicabilidade: Se o aplicativo pode ser utilizado em uma situação do dia a dia e se esta usabilidade está refletida nos artefatos criados.

Das notas

As notas estão em uma escala de um (1) a cinco (5), com a seguinte representação:

Escala Nota

Excelente 5

Muito bom 4

Bom 3

Ok 2

Abaixo das expectativas 1

(4)

Ao final, serão somados os pontos de todos os artefatos para cada um dos critérios estabelecidos.

Desta forma, a nota máxima que um trabalho pode receber é 150 pontos.

Dos finalistas:

Os três grupos por ETEC com maior nota serão classificados para a última etapa do programa. A comunicação será feita via telefone para os integrantes do grupo e o resultado de todo o processo será enviado via e-mail para todos os grupos.

Não serão divulgadas as notas dos grupos nem a ordem da colocação de cada uma das três equipes finalistas, apenas quais são os grupos classificados para a final.

Da final:

No último dia do programa, as equipes deverão comparecer pessoalmente no Digital Building da BandTec com todos os participantes. Caso haja falta de um ou mais participantes a equipe terá desconto na nota, havendo um limite mínimo de faltas de até 03 pessoas por equipe.

No dia, as equipes deverão criar uma apresentação para a banca examinadora. Esta apresentação pode ser feita via PowerPoint, vídeo, representação gráfica, ficando à cargo das mesmas a definição da melhor estratégia, visando vender a solução em uma apresentação pessoal à banca.

Fica vetada a participação de pessoas que não fazem parte da equipe.

Os critérios e escalas serão os mesmos utilizados na avaliação dos artefatos, porém irão ter como foco somente a apresentação do dia. Ao final do dia, a banca examinadora decidirá quais são os cinco primeiros colocados. A pontuação máxima possível é de 25 pontos.

Caso haja empate entre grupos, o critério de desempate será a nota da etapa anterior (a soma da nota da apresentação com a nota anterior). Caso ainda haja empate, o critério passa a ser o grupo com maior número de notas número 5 durante todo o processo.

Dos prêmios:

Primeiro Lugar: O grupo com a maior nota ganha uma visita ao Youtube Space no Rio de Janeiro.

Esta viagem está prevista para acontecer em janeiro de 2018 e conta com os seguintes custos cobertos:

 Deslocamento da casa até o aeroporto e vice-e-versa

 Passagem aérea São Paulo (aeroporto de Congonhas ou Guarulhos) x Rio de Janeiro (Santos Dummont)

 Deslocamento na cidade do Rio de Janeiro para as atividades planejadas

 01 diária de hotel (não incluso consumo de frigobar)

 04 refeições com bebidas não alcóolicas inclusas (dois almoços, um jantar e café da manhã) A data da viagem será definida no início do mês de dezembro de 2017 e comunicada via e-mail para os ganhadores para que os mesmos possam se programar. Caso, por algum motivo, algum membro

(5)

da equipe não puder participar, não há possibilidade de alterar a data ou ir sozinho em outro momento. O prêmio é pessoal e intransferível.

Durante o Programa Hackathon BandTec, dois professores por ETEC atuarão como tutores das equipes das suas escolas. O principal papel dos mesmos é auxiliar as equipes na criação dos artefatos e ser o ponto de contato entre os estudantes e a BandTec.

O tutor da equipe vencedora do primeiro prêmio, acompanhará a equipe vencedora na viagem ao Rio de Janeiro.

Segundo Lugar: O grupo com a segunda maior nota terá seus participantes premiados com um gadget para cada um no valor de aproximadamente 600 reais.

Terceiro Lugar: Dois ingressos de cinema e um jantar para duas pessoas (com duas bebidas não alcoólicas inclusas). A peça será no Teatro Gazeta (a definir em Dezembro) e o restaurante será o Ráscal Alameda Santos – opção buffet livre.

Quarto Lugar: Entrada no programa Geração Futura da Faculdade BandTec sem a necessidade de passar pelo vestibular do processo seletivo tradicional, apenas na avaliação comportamental com a equipe responsável pelo processo seletivo (etapa classificatória e não eliminatória).

Quinto Lugar: Entrada no programa Geração Futura da Faculdade BandTec sem a necessidade de passar pelo vestibular do processo seletivo tradicional, apenas na avaliação comportamental com a equipe responsável pelo processo seletivo (etapa classificatória e não eliminatória).

Os primeiros cinco colocados ganharão um uma placa de reconhecimento pelo resultado alcançado.

Todos os grupos finalistas ganharão um certificado de participação.

Além do quarto e do quinto lugar, para os primeiros três grupos premiados, os componentes também terão entrada no programa Geração Futura da Faculdade BandTec sem a necessidade de passar no processo seletivo tradicional, apenas por uma avaliação comportamental (etapa classificatória e não eliminatória), garantindo uma vaga para a turma que inicia no primeiro semestre de 2018. Este acesso garantido é referente somente para este semestre, não podendo ser utilizado para outros cursos ou outras datas de entrada.

Os participantes que não forem premiados e que quiserem participar do processo seletivo padrão do Projeto Geração Futura poderão assim o fazer através de inscrição online na webpage da Faculdade, sem nenhum prejuízo ou benefício por ter participado deste processo.

Referências

Documentos relacionados

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

A forma como se estruturou a equipe de trabalho do Programa de Intervenção Pedagógica – PIP, no início e ao longo do programa, nos interessa para que possamos

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

 Há certa resistência ou falta de conhecimento dos professores e da própria escola a respeito do Programa com o intuito de utilizá-lo como instrumento que

No que tange à composição da equipe atual do PAPSE, formada por 6 (seis) técnicos, na visão da G1, esse número é insuficiente, dada à demanda de servidores, tanto

A acção do assistente social não se fundamenta em intuições ou suposições sobre a leitura e diagnóstico do problema em análise /estudo, suporta-se no método que orienta