• Nenhum resultado encontrado

gota ALARME DE INCÊNDIO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "gota ALARME DE INCÊNDIO."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DETECTOR DE INCÊNDIO

SENSOR ÓPTICO DE FUMAÇA 2 e 4 FIOS

gota

ALARME DE INCÊNDIO.

YISF2&4

Relevo para alinhamento e encaixe na base.

(2)

Apresentação:

O detector de fumaça YISF, da Yota, baseiam-se em duplo sistema de detecção de nebulosidade, sendo um por bloqueio e outro por reflexão (efeito tyndall), convertendo tecnologia em sensibilidade mais confiabilidade, com baixo custo.

O modelo YISF2&4 pode operar tanto em sistemas autônomos, onde alimentação e disparo ocorrem em terminais distinto (4 fios), quanto em laço, categorias A e B, onde o disparo é comunicada à central pelo aumento significativo na carga imposta pelo sensor (2 fios), 680 ohms. Detecção:

A detecção por bloqueio ocorre quando uma quantidade suficiente de fumaça escura adentra à câmara, obstruindo a luz originada em emissor alinhado com receptor, diminuindo a intensidade luminosa que chega a esse segundo.

Na detecção por reflexão, emissor e receptor encontram-se desalinhados, não ocorrendo transmissão direta de luminosidade. A detecção ocorre quando partículas de fumaça clara em quantidade suficiente adentram à câmera, provocando a reflexão da luz originada no emissor, iluminando o receptor.

(3)

Funcionamento:

Ao ser alimentado o detector de fumaça, há um retardo de 6 s para que o sistema sensor seja estabilizado e entre em regime de detecção.

Em regime de detecção, a cada 3 s ocorre uma piscada no LED e uma medição em cada sensor. Havendo variação significativa entre medições será sinalizado disparo de alarme.

Testes:

Para teste rápido, pressione o botão de teste por 3 s que, sendo constatado o bom funcionamento dos componentes, ocorrerá disparo de alarme.

Para teste de campo utilizar fumaça real produzida por queima de papel ou insenso ou pela aplicação de “spray“ de fumaça. Temos uma versão imune a vapor d´água, que só deve ser testado com fumaça de queima, não apresentando sensibilidade a “spray” de teste.

Disparo de alarme:

O LED será mantido aceso, apagando a cada 3 s para sinalizar o estado: se foi disparado pelo botão de teste, piscará indicando o bom funcionamento dos sensores. Se o disparo ocorreu por alarme as piscadas indicam que sensor disparou. 1 piscada para detecção por reflexão e 2 por bloqueio.

(4)

Disparo – 2 fios / sem “jumper”:

Além da sinalização pelo LED, ocorrerá um acréscimo de carga entre os terminais positivo e negativo da alimentação do detector (terminais 2 e 4) - sensor a 2 fios, para instalação em laço, classes A e B.

Para retornar ao modo de detecção (normal), para reiniciar, retire e recoloque a alimentação.

Disparo – 4 fios / com “jumper” NF:

O disparo também será caracterizado por contato mecânico entre os terminais 1 e 3 (ver diagrama) – sensor a 4 fios, para instalação em centrais de alarme para proteção patrimonial.

Se o “jumper” não estiver inserido, o contato permanecerá aberto enquanto em regime de detecção, passando para constantemente fechado no disparo.

Se o “jumper” estiver inserido na posição “NF”, o contato permanecerá fechado em regime de detecção, passando ao estado aberto no disparo. Estando o “jumper” inserido, em 30 s haverá limpeza de qualquer sinal de disparo; auto-reset.

(5)

Instalação e uso:

De acordo com a ABNT, um sistema de prevenção de incêndio deverá contar com um conjunto de sensores de fumaça e/ou térmicos, por ambiente. Estes segundos, em situações em que a temperatura tenda a se elevar sem a emissão de fumaça. A norma prevê um mínimo de 1 sensor de fumaça para cada área de 81 m². Isto equivale a teremos de instalar sensores de modo a que cubram a área total, tal que os mais próximos das paredes não fiquem a distâncias superiores a 4,5 m destas e que, entre si, não estejam a mais de 9 m (ver croqui a baixo).

4,5 m

9 m

9 m 4,5 m

(6)

- Modo de instalação: Terminais da base: 2 e 4 entrada com alimentação e retorno de laço; 1 e 3 contacto seco.

Características elétricas:

Faixa de alimentação: 9 a 30 Vdc Consumo em detecção: < 1 mA

Consumo em disparo: 20 mA em 12 Vdc 40 mA em 24 Vdc Capacidade entre os terminais 1 e 3: 500 mA

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Ideal para garantir que a capacidade de aquecimento é mantida mesmo em temperaturas muito baixas. Esta linha é capaz de manter a capacidade de aquecimento da bomba de calor até

ThyssenKrupp Steel, Duisburg/ Alemanha Preparação da carga, AF1 e 2 Schwelgern Unidade de britagem e peneiramento interligado aos pátios de homogeneização e plantas de

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O ORDENADOR DE DESPESAS Waldeli dos Santos Rosa, Prefeito Municipal, homologo, o resultado da modalidade acima especificada, objetivando Contratação de empresa para realizar serviços