• Nenhum resultado encontrado

Questão 13. Questão 14. Questão 15. alternativa B. alternativa D. As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 13. Questão 14. Questão 15. alternativa B. alternativa D. As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente,"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Com relação às equações que descrevem dois importantes processos biológicos

I. 12H O2 +6CO2 → C H O6 12 6+6O2+6H O2 II. C H O6 12 6+6O2 6H O2 +6CO2

Pode-se afirmar que

a) I ocorre nos cloroplastos, apenas em célu-las vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais.

b) I ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais, e II ocorre nos clo-roplastos, apenas em células vegetais. c) I ocorre nas mitocôndrias, apenas em célu-las animais, e II ocorre nos cloropcélu-lastos, ape-nas em células vegetais.

d) I ocorre nos cloroplastos, apenas em célu-las vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais. e) I ocorre nos cloroplastos e mitocôndrias, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais.

alternativa D

A equação I representa a fotossíntese e ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais. A equação II representa a respiração celular e ocor-re nas mitocôndrias em células vegetais e animais.

No esquema estão representadas etapas, nu-meradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.

tadas no esquema, estão corretamente lista-das em:

a) absorção de aminoácidos, síntese protéica e exportação de proteínas; retículo endoplas-mático, lisossomo e mitocôndria.

b) fagocitose de macromoléculas, digestão ce-lular e egestão de resíduos; retículo endoplas-mático, complexo de Golgi e lisossomo. c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplas-tos e vacúolos.

d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôn-drias e vacúolos.

e) fagocitose de macromoléculas, digestão ce-lular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

alternativa B

A etapa 1 corresponde à fagocitose de macromo-léculas, a etapa 2, à digestão celular, e a etapa 3, à egestão de resíduos. As organelas envolvidas são o retículo endoplasmático, que sintetiza as enzimas, e o complexo golgiense que produz os lisossomos. Estes, por sua vez, digerem o material fagocitado.

Obs.: normalmente utiliza-se o termo pinocitose para ingestão de macromoléculas.

O mexilhão dourado, Limnoperna fortunei, é uma espécie exótica originária da Ásia, que chegou ao Brasil junto com a água de lastro de navios. Trata-se de um molusco do mesmo grupo das ostras, que se alimenta de partícu-las em suspensão filtradas da água e que vem causando impactos na comunidade de bentos. Considerando o texto, analise as três afirma-ções seguintes.

I. Uma comunidade de bentos refere-se a um conjunto de espécies que se movimentam ativa ou passivamente em um ambiente aquático. II. O mexilhão apresenta rádula, que é uma estrutura dotada de pequenos dentes de qui-tina, para sua alimentação.

Questão 13

Questão 14

(2)

III. Esta espécie é um molusco que apresenta concha formada por duas valvas.

Com relação às afirmações, estão corretas: a) I, apenas. c) III, apenas. e) II e III, apenas. b) II, apenas. d) I e II, apenas. alternativa C

I. Incorreta: uma comunidade de bentos refere-se a um conjunto de espécies fixas no solo de ambiente aquático, ou que se movimentam muito lentamente. II. Incorreta: a rádula aparece em moluscos gas-trópodes e cefalópodes, principalmente.

III. Correta.

O esquema seguinte representa a produção de compostos nitrogenados a partir do meta-bolismo de um composto orgânico em diferen-tes grupos animais.

Os números de 1 a 4 podem, nessa ordem, ser corretamente substituídos por

a) proteínas, amônia, mamíferos, ácido úrico. b) carboidratos, ácido úrico, mamíferos, amô-nia.

c) carboidratos, amônia, répteis, ácido úrico. d) proteínas, ácido úrico, invertebrados aquá-ticos, amônia.

e) lipídios, amônia, invertebrados terrestres, ácido úrico.

alternativa A

A seqüência correta da linha metabólica citada no texto é:

Ao longo da história humana, uma das prin-cipais doenças sexualmente transmissíveis (DST) tem sido a sífilis. Atualmente,

milha-res de novos casos/ano são registrados em muitos países. Sobre as DST, foram apresen-tadas as afirmações seguintes.

I. A sífilis é uma doença causada por uma bactéria.

II. Uma mãe portadora de sífilis pode trans-mitir a doença ao feto durante a gravidez. III. Além da sífilis e da AIDS, gonorréia e úl-cera de Bauru (ou leishmaniose) são DST que também ocorrem no Brasil.

Estão corretas as afirmações: a) I, apenas. c) I e II, apenas. e) I, II e III. b) II, apenas. d) I e III, apenas. alternativa C I. Correta. II. Correta.

III. Incorreta. A úlcera de Bauru (ou leishmaniose) não é doença sexualmente transmissível (DST), mas uma doença infecciosa, causada por um pro-tozoário (Leishmania sp.) e transmitida por um mosquito(Phlebotomus sp.).

O gráfico apresenta resultados de uma pes-quisa sobre o consumo de drogas, realizada com 943 jovens estudantes de um grande mu-nicípio do Estado de São Paulo.

(Folha de S.Paulo, 1º.06.2004.) Dentre as drogas relacionadas, há uma que tem sido detectada em alguns atletas que participam de competições esportivas e utili-zada por jovens ou adolescentes que cultuam o chamado “corpo sarado”. Trata-se

Questão 16

Questão 17

(3)

a) do ecstasy, pois melhora o desempenho nas práticas esportivas, embora provoque ansie-dade.

b) do anabolizante que, na forma de esterói-des, aumenta a massa muscular, sem provo-car sérios problemas ou danos à saúde. c) do anabolizante que, na forma de esterói-des, aumenta a massa muscular mas pode causar esterilidade, impotência e doenças cardíacas.

d) do ecstasy, pois aumenta a massa muscu-lar, embora provoque depressão.

e) da cocaína, pois acelera a circulação e, con-seqüentemente, as contrações musculares, embora provoque sérios efeitos colaterais.

alternativa C

Trata-se do anabolizante que, na forma de este-róides, aumenta a massa muscular, devido ao in-cremento da síntese protéica nas células muscu-lares. Porém, pode causar esterilidade, impotên-cia e doenças cardíacas. Um preço alto para um ambicionado perfil estético a curto prazo.

O quadro apresenta, na linha principal, dife-rentes ecossistemas e, nas linhas numeradas de 1 a 5, estruturas adaptativas presentes em diferentes espécies vegetais.

ECOSSIS-TEMA MANGUE-ZAIS LAGOS CERRA-DO CAATIN-GA 1 Raízes pro-fundas; Espinhos Pneuma-tóforos Espinhos; Caules tortuosos Pneumató-foros 2 Raízes-es-cora; Glândulas de sal Aerênqui-ma Pneuma-tóforos Raízes-esco-ra; Glându-las de sal 3 Pneumató-foros; Aerênqui-ma Raízes-es-cora Raízes-es-cora; Aerênqui-ma Glândulas de sal 4 Espinhos; Pneumató-foros Glându-las de sal Espinhos; Raízes profundas Aerênqui-ma 5 Raízes-es-cora; Pneumató-foros Aerênqui-ma Caules tortuosos Espinhos

A linha que relaciona corretamente as estru-turas adaptativas ao ecossistema onde as mesmas são mais freqüentemente encontra-das nas plantas é

a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

alternativa E A relação correta é:

manguezais: raízes-escora e pneumatóforos (raízes respiratórias);

lagos: aerênquima (parênquima que armazena ar) em folhas flutuantes;

cerrado: caules tortuosos com grossas cama-das de súber;

caatinga: espinhos (folhas modificadas para di-minuir a transpiração).

Considere a rede alimentar

Sabe-se que, quando a espécie f é retirada ex-perimentalmente, a população da espécie d apresenta um declínio acentuado. Isso indica que a relação interespecífica que provavel-mente existe entre as espécies d e e, na au-sência de f, é a) parasitismo. c) predação. e) protocooperação. b) competição. d) mutualismo. alternativa B

A provável relação interespecífica que existe en-tre as espéciesdee, na ausência def, é a com-petição.

Um jornal de grande circulação comentou o alto faturamento em dólares de uma empresa que está exportando ovos de uma traça,

para-Questão 19

Questão 20

(4)

sitados por minúsculas vespas especializadas em atacar a broca de cana, a lagarta-cartucho do milho e pragas do tomateiro. Esses ovos vão para os EUA, Suíça, França, Holanda, Portugal, Espanha e Dinamarca, para serem usados para a reprodução das vespas. A em-presa também vende casulos de outra peque-na vespa que, liberada, vai colocar seus ovos e destruir lagartas que são pragas em lavouras.

(O Estado de S.Paulo, 17.09.2003.) Pelo texto, pode-se afirmar que a reportagem refere-se

a) ao controle de pragas na agricultura pela produção de insetos estéreis.

b) à produção de polinizadores a serem utili-zados para a inseminação das plantas. c) à produção de genes específicos para a uti-lização de técnicas de engenharia genética aplicadas à agricultura.

d) à produção de larvas de insetos a serem utilizadas como predadores de folhas ataca-das por doenças.

e) à utilização das técnicas do controle bioló-gico no combate a pragas agrícolas.

alternativa E

O texto do jornal refere-se à utilização de técnicas de controle biológico no combate a pragas agríco-las.

Considere as seguintes formas de herança: I. Na planta boca-de-leão, há indivíduos ho-mozigotos, cujo genótipo (C CV V) define cor vermelha nas flores. Indivíduos homozigotos com genótipos (C CB B) apresentam flores brancas. Os heterozigotos resultantes do cru-zamento entre essas duas linhagens (C CV B) apresentam flores de cor rosa.

II. Em humanos, indivíduos com genótipos I IA Aou I iA apresentam tipo sangüíneo A e os com genótipos I IB B ou I iB apresentam tipo sangüíneo B. Os alelos IA e IBsão, portanto, dominantes com relação ao alelo i. Por outro lado, o genótipo I IA B determina tipo sangüí-neo AB.

III. A calvície é determinada por um alelo au-tossômico. Homens com genótipo C C1 1

(homo-zigotos) ou C C1 2 (heterozigotos) são calvos, enquanto mulheres C C1 1 são calvas e C C1 2 são normais. Tanto homens quanto mulheres C C2 2são normais.

I, II e III são, respectivamente, exemplos de a) dominância incompleta, co-dominância e expressão gênica influenciada pelo sexo. b) dominância incompleta, pleiotropia e pene-trância incompleta.

c) co-dominância, epistasia e pleiotropia. d) epistasia, co-dominância e dominância in-completa.

e) herança poligênica, dominância incompleta e expressão gênica influenciada pelo sexo.

alternativa A I. dominância incompleta.

II. co-dominância.

III. expressão gênica influenciada pelo sexo.

Uma vez que não temos evidência por obser-vação direta de eventos relacionados à ori-gem da vida, o estudo científico desses fenô-menos difere do estudo de muitos outros eventos biológicos. Em relação a estudos so-bre a origem da vida, apresentam-se as afir-mações seguintes.

I. Uma vez que esses processos ocorreram há bilhões de anos, não há possibilidade de reali-zação de experimentos, mesmo em situações simuladas, que possam contribuir para o en-tendimento desses processos.

II. Os trabalhos desenvolvidos por Oparin e Stanley Miller ofereceram pistas para os cien-tistas na construção de hipóteses plausíveis quanto à origem da vida.

III. As observações de Oparin sobre coacerva-dos ofereceram indícios sobre um processo que constituiu-se, provavelmente, em um dos primeiros passos para a origem da vida, qual seja, o isolamento de macromoléculas do meio circundante.

Em relação a estas afirmações, podemos indi-car como corretas:

a) I, apenas. c) I e II, apenas. e) I, II e III. b) II, apenas. d) II e III, apenas.

Questão 22

Questão 23

(5)

alternativa D

I. Incorreta. Os itens II e III contradizem esta afir-mação.

II. Correta. III. Correta.

Pesquisadores que estudavam a população de uma espécie de ave que se alimenta de se-mentes, habitante de uma ilha, mediram o comprimento dos bicos de cem indivíduos. A figura representa a distribuição de freqüên-cia de indivíduos em cada classe de compri-mento de bicos.

Após uma seca prolongada, a maioria das plan-tas da ilha que produziam sementes pequenas morreu, predominando na área plantas com se-mentes grandes. Sucessivas gerações de aves foram submetidas a essa condição.

Considerando que há uma relação direta en-tre o tamanho dos bicos e o tamanho das se-mentes que as aves conseguem quebrar e co-mer, foram elaborados três gráficos para

re-presentar a tendência esperada, após algu-mas gerações, na distribuição de freqüência de comprimento de bicos na população.

Assinale a alternativa que indica o gráfico que melhor representa a tendência esperada e o nome que se dá ao processo responsável por essa mudança na freqüência.

a) Gráfico 3; seleção natural. b) Gráfico 1; isolamento reprodutivo. c) Gráfico 2; isolamento geográfico. d) Gráfico 3; isolamento reprodutivo. e) Gráfico 1; seleção natural.

alternativa A

O gráfico que melhor representa a tendência es-perada é o gráfico 3. O processo responsável pela mudança de freqüência é a seleção natural. Obs.: os gráficos não apresentam numeração no texto. Chega-se à resposta correta por dedução.

Questão 24

Referências

Documentos relacionados

Java EE esten- de a Java Platform, Standard Edition (Java SE), fornecendo uma API para mapeamento objeto-re- lacional, arquiteturas multicamada e distribuídas e web-services.

O argumento de Russell contra as teorias da coerência, explicado mais longamente, seria então o seguinte: a noção de coerência deriva da noção lógica de consistência,

Caa- tinga Pneu- mató- foros Raízes- escora; Glândulas de sal Glândulas de sal Aerên- quima Espinhos Cerrado Espinhos; Caules tortuosos Pneumá- tóforos Raízes- escora; Aerên-

Contabilizando os dados coletados pelo QFF, sem considerar ainda nenhum contexto, a variante mais utilizada é a alveolar, corroborando com os dados de Cruz (2004) no

Assim, para levar a pedra preta até o canto superior esquerdo do tabuleiro, com o menor número de movimentos possível, Joãozinho deve andar com a pedra preta sete casas para cima

• Caso a presente proposta não mereça acolhimento, propõe-se que, no mínimo, seja estipulado – à semelhança do que já se encontra previsto na presente Proposta

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores: 2002; 2015 e 2019 Diniz-Pereira (2016) afirma que, em resposta à nova regulamentação da LDBEN, que delegou às

“Quanto mais tempo passamos on-line e quanto mais rápido passamos de uma informação para a outra, mais dinheiro as empresas de internet fazem”, avalia.“Essas empresas estão