• Nenhum resultado encontrado

Informática Parte 12 Prof. Márcio Hunecke

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informática Parte 12 Prof. Márcio Hunecke"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Escriturário

Informática – Parte 12

Prof. Márcio Hunecke

(2)
(3)

Informática

JAVA (SE 8 E EE 7)

Java é uma linguagem de programação interpretada orientada a objetos desenvolvida na déca-da de 90 por uma equipe de programadores chefiadéca-da por James Gosling, na empresa Sun Mi-crosystems. Diferente das linguagens de programação convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é interpretado por uma máquina virtual (Java Virtual Machine, mais conhecida pela sua abreviação JVM).

Atualmente o Oracle Java é dividido em quatro plataformas (ou edições):

Java Micro Edition – para desenvolvimento de software para um dispositivo de propósito espe-cífico, ou dispositivo móvel (smartphone).

JavaFX – é uma plataforma de software multimídia desenvolvida pela Oracle baseada em Java para a criação e disponibilização de Aplicação Rica para Internet que pode ser executada em vários dispositivos diferentes.

Java Standard Edition – é uma ferramenta de desenvolvimento para a plataforma Java. Ela con-tém todo o ambiente necessário para a criação e execução de aplicações Java, incluindo a má-quina virtual Java (JVM), o compilador Java, as APIs do Java e outras ferramentas utilitárias para uma melhor funcionalidade.

Java Enterprise Edition – é uma plataforma de programação para servidores na linguagem de pro-gramação Java. A plataforma fornece uma API e um ambiente de tempo de execução para o de-senvolvimento e execução de softwares corporativos, incluindo serviços de rede e web, e outras aplicações de rede de larga escala, multicamadas, escaláveis, confiáveis e seguras. Java EE esten-de a Java Platform, Standard Edition (Java SE), fornecendo uma API para mapeamento objeto-re-lacional, arquiteturas multicamada e distribuídas e web-services. A plataforma incorpora um de-senho amplamente baseado em componentes modulares rodando em um servidor de aplicação. Softwares para Java EE são primeiramente desenvolvidos na linguagem de programação Java. A plataforma enfatiza a convenção sobre configuração e anotações para configuração.

Requisitos para criar um programa em Java

1) Baixar e instalar o JDK (Java Development Kit) que contém o JRE (Java Runtime Environ-ment que é a JVM – Java Virtual Machine) e os componentes de desenvolviEnviron-mento (bibliote-cas e compilador).

2) Ajustar PATH do Windows para rodar os comandos diretamente no prompt de comando sem usar os caminhos completos.

3) Digitar código fonte (microcódigo) no Bloco de Notas gerando um arquivo com a extensão Java, incluindo os comandos abaixo e digitando o código entre as chaves.

(4)

www.acasadoconcurseiro.com.br 4

4) Compilar o arquivo texto (teste.java) usando o compilador “javac.exe”. Será gerado o Byte-Code, que é arquivo para ser executado (teste.class).

5) Rodar o programa (ByteCode) usando “java.exe”. A execução usa a JVM. Os novos compo-nentes criados para execução são colocados em uma área de memória do JVM chamada

Heap. Os componentes padrões necessários para execução são colocados em outra área de

memória, chamado Perm.

Esquema de programação Java

O Java é uma linguagem de programação multiplataforma, pois os programas gerados podem ser executados em diversas plataformas, como computadores Windows, Linux, MacOS e até em dispositivos móveis como telefone celulares entre outros.

Particularidades da programação Java

• Todo programa deve ter pelo menos uma classe, chamada main. Pode ter outras classes, mas não é obrigatório. Essa verificação é realizada pela JVM, e não pelo compilador.

• O Java é Case Sensitive (diferencia letras maiúsculas e minúsculas).

• As classes podem ser do tipo public (todas as outras classes podem usar) ou private (so-mente a própria classe pode usar).

• Variáveis precisam ser declaradas (ex.: String endereço, int idade)

• Principais tipos de variáveis: Int (números inteiros), String (texto), Double (números intei-ros ou não inteiintei-ros) e Boolean (true ou false).

• Operadores de comparação: < (menor), > (maior), <= (menor ou igual), >= (maior ou igual), == (igual), != (diferente).

(5)

Banco do Brasil - TI (Escriturário) – Informática – Márcio Henecke

• Para gerar uma quebra de linha em um texto apresentado na tela é utilizado: \n

• Um dos comandos utilizado para “controle de fluxo” é o IF ELSE. O comando IF avalia uma condição, se a condição resultar Verdadeiro executa o que está após a condição (THEN), se for falso, executa o que está depois do ELSE.

Programa em Java utilizando o comando IF ELSE

(6)

www.acasadoconcurseiro.com.br 6

Características e Componentes do Java EE

• Ambiente independente da plataforma – a solução Java EE pode ser utilizada em qualquer plataforma.

• Voltado para desenvolvimento empresarial, pois simplifica o desenvolvimento e diminui a necessidade de programação, com componentes reutilizáveis.

• Principais componentes e APIs da plataforma Java EE

JDBC (Java Database Connectivity), utilizado no acesso a bancos de dados;

Servlets são utilizados para o desenvolvimento de aplicações Web com conteúdo dinâ-mico. Ele contém uma API que abstrai e disponibiliza os recursos do servidor Web de maneira simplificada para o programador.

JSP (Java Server Pages) uma especialização do servlet que permite que conteúdo dinâ-mico seja facilmente desenvolvido.

JTA (Java Transaction API) é uma API que padroniza o tratamento de transações dentro de uma aplicação Java.

EJBs (Enterprise Java Beans), utilizados no desenvolvimento de componentes de sof-tware. Eles permitem que o programador se concentre nas necessidades do negócio do cliente, enquanto questões de infraestrutura, segurança, disponibilidade e escalabi-lidade são responsabiescalabi-lidades do servidor de aplicações.

JCA (Java Connector Architecture) é uma API que padroniza a ligação a aplicações lega-das.

JPA (Java Persistence API) é uma API que padroniza o acesso a banco de dados através de mapeamento Objeto/Relacional dos Enterprise Java Beans.

JMS (Java Message Service) é uma API para middleware orientado a mensagens. Atra-vés dela é possível realizar a comunicação de forma assíncrona entre duas ou mais apli-cações.

JSF (JavaServer Faces) é uma especificação Java para a construção de interfaces de usu-ário baseadas em componentes para aplicações web.

• Permite criação de aplicações no modelo de quatro camadas: Client (browser ou executá-vel), Web Container (servidor web), EJB Container (regras de negócio) e Database (banco de dados). Cada camada pode ser dividida em várias subcamadas na arquitetura da aplica-ção, mas a especificação J2EE estabelece que o software rodando na máquina do cliente está na camada cliente, páginas servidas por um servidor web como o Tomcat está na ca-mada web, componentes de negócio rodando em um servidor de aplicações como o JBoss estão na camada de negócio e, finalmente, que o banco de dados e sistemas externos es-tão na camada de dados.

(7)
(8)
(9)

Questões

1. (2011 – CESGRANRIO – Transpetro – Analista de Sistemas Júnior)

Muito utilizada para desenvolvimento de aplicativos Web, a tecnologia Java tem como principal característica gerar aplicações que rodam em qualquer dispositivo que tenha acesso a Internet, utilizando, entre outros recursos, o software

a) JBC (Java Bytecode Console) b) JDB (Java Developer Builder) c) MS (Java Management Server) d) JAC (Java Application Controler) e) JVM (Java Virtual Machine)

2. (2008 – CESGRANRIO – CAPES – Analista de Sistemas)

Em que porção da JVM (Java Virtual Machine) são armazenados objetos instanciados em um programa JAVA? a) Heap b) GUnit c) Stack Pool d) Dump Buffer e) Text Segment

3. (2013 – CESGRANRIO – BNDES – Profissional Básico – Análise de Sistemas – Suporte)

O modelo de programação Java Enterprise Edition é baseado em containers, que fornecem to-dos os serviços necessários para a aplicação corporativa. Em consequência,

a) uma página JSP é compilada pelo Container toda vez que é acessada por um usuário, assim como servlets.

b) a camada cliente roda os componentes Web da arquitetura Java EE, como Java Server Pa-ges e Servlets.

c) o desenvolvedor pode escrever menos código, diminuindo o tempo de desenvolvimento, os riscos de projeto e os problemas de manutenção.

d) as aplicações corporativas do modelo Java EE podem ser vistas como um modelo de camada única composto de classes especializadas da classe javaServerFaces.

e) os Servlets passam a ser classes dependentes da classe javaServerFaces, podendo ser usa-das em aplicações JEE5.

4. (2018 – UECE-CEV – DETRAN-CE – Analista de Trânsito e Transporte – Tecnologia da Informa-ção)

Assinale a opção que corresponde a um servidor de aplicação J2EE. a) WebSphere

b) Eclipse c) JavaVMWare

(10)

www.acasadoconcurseiro.com.br 10

d) www2EE

5. (2018 – FCC – DPE-AM – Analista em Gestão Especializado de Defensoria – Analista de Sistema)

Em projetos Java EE corporativos baseados em arquitetura cliente-servidor, geralmente executam-se no executam-servidor de aplicação códigos

a) Bootstrap. b) XML. c) EJB. d) JavaScript. e) jQuery.

6. (2017 – IBFC – EMBASA – Analista de Tecnologia da Informação (Desenvolvimento)

Java Virtual Machine (Máquina Virtual Java) é um programa que carrega e executa os aplicati-vos Java, convertendo:

a) os bytecodes em código executável de máquina b) os microcódigos em código executável de máquina c) os códigos encriptados em bytecodes

d) os microcódigos em códigos encriptados

7. (2018 – CESPE – STM – Técnico Judiciário – Programação de Sistemas)

Julgue o item que se segue, relativo a Java SE. O código Java a seguir, após ser executado, resul-tará na apresentação do seguinte trecho: Java SE.

( ) Certo   ( ) Errado

8. (2017 – IBFC – TJ-PE – Analista Judiciário – Analista de Sistemas)

Adquiriu-se a última versão do Java Platform, Enterprise Edition. Nessa última versão do Java EE temos containers e API’s tais como:

1. JTA (Java Transaction API). 2. JSF (JavaServer Faces).

(11)

Banco do Brasil - TI (Escriturário) – Informática – Márcio Hencke

3. JDBC (Java Database Connectivity). 4. JPA (Java Persistence API).

a) da relação apresentada somente são aplicados o 1, 2 e 3 b) da relação apresentada somente são aplicados o 1, 2 e 4 c) da relação apresentada somente são aplicados o 2, 3 e 4 d) da relação apresentada somente são aplicados o 1, 3 e 4 e) da relação apresentada todos podem ser aplicados

9. (2018 – CESPE – STM – Técnico Judiciário – Programação de Sistemas)

Julgue o item que se segue, relativo a Java SE. Os membros de uma classe definidos como PUBLIC não podem ser acessados ou usados por nenhuma outra classe.

( ) Certo   ( ) Errado

10. (2017 – Quadrix – CFO-DF – Analista de Desenvolvimento de Sistema de Informação)

A partir do código acima, escrito na linguagem de implementação Java, julgue o próximo item. O método com a assinatura public static void main (String[] args){ } é responsável por caracte-rizar a classe como uma aplicação que a Máquina Virtual Java (JVM) deverá interpretar no mo-mento da execução do programa.

( ) Certo   ( ) Errado

11. (2018 – CESPE – CGM de João Pessoa – PB – Auditor Municipal de Controle Interno – Desenvol-vimento de Sistemas )

Acerca de padrões de projeto, JSE e JME, julgue o item a seguir. A JSE é bastante utilizada no desenvolvimento web, especialmente em aplicações que utilizam HTTP; a JEE, por sua vez, é voltada para a criação de interface desktop com o uso de Swing e similares.

(12)

www.acasadoconcurseiro.com.br 12

12. (2018 – CESPE – CGM de João Pessoa – PB – Auditor Municipal de Controle Interno – Desenvolvimento de Sistemas)

Acerca de padrões de projeto, JSE e JME, julgue o item a seguir. A JME oferece um ambiente robusto e flexível para aplicativos executados em dispositivos móveis e integrados cuja capacidade de memória, de vídeo e de processamento são limitados, tais como set-top boxes e reprodutores de discos blu-ray.

( ) Certo   ( ) Errado

13. (2017 – FCC – ARTESP – Especialista em Regulação de Transporte I – Tecnologia da Informação) Na arquitetura da JVM existe a JVM Memory que contém uma área de memória que armazena os objetos criados pela aplicação por meio do operador new ou qualquer outro método que crie um objeto. Essa área de memória é chamada de

a) stack frame. b) method area. c) heap.

d) perm. e) native stack.

14. (2017 – Quadrix – SEDF – Professor – Informática)

A respeito dos tipos de dados estruturados, das funções e dos procedimentos, das estruturas de controle de fluxo e da arquitetura J2EE, julgue o item a seguir. Os comandos de decisão, como, por exemplo, os comandos IF THEN ELSE, não são considerados como comandos de controle de fluxo pelo fato de utilizarem operadores aritméticos.

( ) Certo   ( ) Errado

15. (2011 – CESGRANRIO – Petrobras – Analista de Sistemas Júnior – Infra-Estrutura)

No contexto da programação na plataforma Java EE, as tecnologias Servlets, JSP e EJB estão disponíveis.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I – EJB fornece ao programador Java EE os seguintes tipos fundamentais: Entity Beans, Session Beans e Message Driven Beans.

II – JPA é parte integrante da especificação EJB e serve para definir as interfaces de acesso local e/ou remoto de um componente EJB.

III – Um servidor de aplicações Java EE oferece vários recursos ao desenvolvedor como pool de conexão, controle de transação, segurança e gerenciamento de recursos.

IV – Uma diferença entre as tecnologias Servlets e JSP é que, ao contrário da segunda, a primeira permite o armazenamento do estado da aplicação em variáveis de sessão.

São corretas APENAS as afirmativas a) I e II

(13)

Banco do Brasil - TI (Escriturário) – Informática – Márcio Hencke

c) II e III d) II e IV e) III e IV

16. (2010 – CESGRANRIO – IBGE – Analista de Sistemas)

A figura abaixo apresenta uma típica arquitetura utilizada para disponibilizar sites na Internet. Sobre essa arquitetura foram feitas as afirmativas a seguir.

I – Drivers JDBC são utilizados pelas páginas HTML no Servidor Web para ter acesso a compo-nentes CORBA no servidor de aplicações.

II – Se o nível de processamento aumentar, um novo servidor de aplicações pode ser colocado em uma estrutura de cluster para responder aos pedidos do servidor Web, caso em que a repli-cação de sessão, presente em alguns servidores de aplirepli-cação, garante que um servidor assuma as funções de um servidor com problemas sem que o usuário perceba o ocorrido.

III – Como uma boa prática na implementação de soluções J2EE, a lógica de negócio é imple-mentada em classes que rodam no contêiner do servidor de aplicações, permitindo, também, que lógicas de negócio sejam implementadas por meio de procedimentos armazenados no banco de dados, caso seja necessário.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) a) I.

b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

17. (2018 – CESPE – STJ – Técnico Judiciário – Desenvolvimento de Sistemas)

Julgue o item que se segue, a respeito de EJB, Clean Code, desenvolvimento orientado a testes, lógica de programação e paradigmas de programação. Ao escrever um código em Java, uma prática correta é delegar a um método específico a responsabilidade pela solução de determi-nado problema, o que traz facilidade na manutenção do programa.

( ) Certo   ( ) Errado

18. (2018 – CONSULPLAN – Câmara de Belo Horizonte – MG – Analista de Tecnologia da Informa-ção – Desenvolvimento de Sistema)

Sobre a linguagem Java, em relação à entrada/saída e operadores, assinale a alternativa INCOR-RETA.

a) As condições em instruções if podem ser formadas utilizando-se os operadores de igualda-de (== e !=) e relacionais (>, <, >= e <=).

b) Uma instrução if começa com a palavra-chave if, seguida por uma condição entre parênte-ses, e espera uma instrução no seu corpo.

c) Uma barra (/) em uma string é um caractere de escape. O Java o combina com o próximo caractere para formar uma sequência de escape. A sequência de escape /n representa o caractere de nova linha.

(14)

www.acasadoconcurseiro.com.br 14

d) Variáveis do tipo char representam caracteres individuais, como uma letra maiúscula (por exemplo, A), um dígito (por exemplo, 7), um caractere especial (por exemplo, * ou %), ou uma sequência de escape (por exemplo, tab, \t).

19. (2018 – CESPE – STM – Técnico Judiciário – Programação de Sistemas)

Julgue o item que se segue, relativo a Java SE. Os membros de uma classe definidos como PUBLIC não podem ser acessados ou usados por nenhuma outra classe.

( ) Certo   ( ) Errado

20. (2018 – CESPE – CGM de João Pessoa – PB – Auditor Municipal de Controle Interno – Desenvolvimento de Sistemas)

Acerca de padrões de projeto, JSE e JME, julgue o item a seguir. A JSE é bastante utilizada no desenvolvimento web, especialmente em aplicações que utilizam HTTP; a JEE, por sua vez, é voltada para a criação de interface desktop com o uso de Swing e similares.

( ) Certo   ( ) Errado

21. (2015 – CESPE – TJ-DFT – Analista Judiciário – Analista de Sistemas)

A linguagem Java, amplamente utilizada em programação web, permite que o desenvolvedor seja independente de fornecedores de software, uma vez que Java é um software livre. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo. À plataforma Java EE (Java Enterprise Edition), que é uma extensão da plataforma Java SE (Java Standard Edition), foram adicionadas, entre outras funcionalidades, bibliotecas para implementação de software Java distribuído, tolerante a falhas e multicamada.

( ) Certo   ( ) Errado

Gabarito: 1. E 2. A 3. C 4. A 5. C 6. A 7. Certo 8. E 9. Errado 10. Certo 11. Errado 12. Certo 13. C 14.Errado

Referências

Documentos relacionados

A Representational State Transfer (REST), em português Transferência de Estado Representacio- nal, é um estilo de arquitetura que define um conjunto de restrições e

O framework adapta e estende o HTML tradicional para uma melhor experiência com conteúdo dinâmico, com a ligação direta e bidirecional dos dados (two-way data-binding) que

Em acordo com Westerveld (2003) que sustenta que a pesquisa em sucesso do projeto mostra que é impossível gerar uma lista de critérios de sucesso universal, que seja

Os objetivos de um sistema de banco de dados são o de isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (promover a abstração de dados) e promo- ver a independência dos

25. Uma tabela na primeira forma normal não pode apresentar campos multivalorados. Uma tabela na primeira forma normal pode apresentar tabelas aninhadas. Uma tabela na segunda

O Modelo Entidade Relacionamento (também chamado Modelo ER, ou simplesmente MER), como o nome sugere, é um modelo conceitual utilizado na Engenharia de Software para des- crever

1) O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos ou XP”) ou por agentes autônomos de investimento que

Estar apto e planejar e executar pequenos projetos, investigando questões relacionadas a problemas do cotidiano do aluno que afetam e a vida da comunidade;