• Nenhum resultado encontrado

Ouvidor. 15 de Abril de 2017 Nº Espetáculos falam do amor de Jesus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ouvidor. 15 de Abril de 2017 Nº Espetáculos falam do amor de Jesus"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Ouvidor

Ano 27

15 de Abril de 2017 • Nº 1120

www.jornalouvidor.com.br

Jornal

Boa Páscoa!!!

Município pode perder

um milhão de reais

A Educação de Santa Isabel pode perder um milhão de reais, por erros cometidos em prestações de

contas feitas em 2005. O caso foi revelado esta semana pela Prefeita Fábia Porto, em entrevista

exclusiva ao Jornal Ouvidor pelos 100 dias de seu governo. Leia mais na pág. 07

Prefeitura descumpre Lei de Transparência

A Secretaria de Educação de Santa Isabel se recusa a responder os questionamentos feitos através do Sistema Eletrônico do Serviço de In-formações ao Cidadão (e-sic). O pedido foi feito no dia 10/03 e deve-ria, segundo a Lei Federal de Acesso Livre à Informação - No 12.527, ter sido respondido em até 20 dias, mas até momento não há respostas.

Perigo na Praça

Moradores de Arujá reclamam dos riscos de frequentar a Praça da Juventude no Bairro Mi-rante. Um córrego transborda com frequência a ameaça o lar de algumas famílias. Leia mais na página 10.

PÁSCOA: A Igreja Casa de

Oração Encontro com Deus irá distribuir neste domingo de Páscoa, ovos de chocolate para as crianças da comunida-de, a partir das 8h na Rua Im-peratriz Tereza Cristina, Nº58. Compareçam.

PREVIDÊNCIA: O deputado

federal Roberto de Lucena, es-tará no dia 20/04, às 19 h, na Câmara Municipal de Arujá para participar de um debate sobre “Reforma da Previdên-cia. R. Rodrigues Alves, 51 - Jardim Albino Neves, Arujá.

BINGO I: Amanhã, 16/04,

Comunidade São Benedito--Samambaia realiza “Ação entre amigos” no Salão Paro-quial de Santa Isabel, a partir das 15h.

BINGO II: “Ação entre

ami-gos” na sede do “Viola Doura-da”, rua Brasília, Nº185, Mon-te Serrat em Santa Isabel, no dia 21/04 às 14h.

BINGO III: Domingo, 16/04,

a partir das 19h, Lions Clube de Santa Isabel promove “Ação entre amigos” na rua São Pe-dro, 85, centro, Santa Isabel.

SESSÃO PIPOCA:

Secreta-ria da Cultura de Santa Isabel promove exibição de filmes antigos a partir de segunda--feira, 17/04, aos alunos da rede pública, na antiga Biblio-teca, Datas e horários devem ser agendados.

EXPOSIÇÃO: Secretaria da

Cultura de Santa Isabel pro-move a exposição “Ances-tral” com o artista plástico Francisco Machado, entre os dias 14 à 22/04, das 10 às 16 h na Sala Santa Isabel, na av. Manoel Ferraz de Campos Sales, 65 - Centro.

A Paixão de Cristo emocionou fieis em Igaratá e Santa Isabel. Na noite de ontem, o público se reuniu no centro das duas cidades para prestigiar o espetáculo que há anos atrai uma multidão. Leia mais na pág. 16

(2)

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 15 de Abril de 2017

No pé do ouvido!

ARUJÁ

SANEAMENTO - Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de

Vasconcelos foram as únicas cidades do Alto Tietê beneficiadas com o projeto para o desenvolvimento dos Planos Municipais de Saneamento Básico. Para cada município o plano contemplará as necessidades locais, podendo abranger três áreas: Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário; Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos, e Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas. O planejamento leva em conta a projeção do crescimento populacional de cada município nos próximos 20 anos.

DE OLHO – O vereador de Arujá, Rogério da

Pada-ria solicitou na semana passada, via requerimento, a autorização de uso de recursos de áudio, vídeo e ima-gens no embasamento de proposituras do legislativo. A expectativa é de que as imagens valham mais que mil palavras.

LÍDER – Aparentemente o Líder do prefeito de

Aru-já, José Luiz Monteiro, na Câmara Municipal era mesmo o vereador Paraíba Car. O tempo verbal está correto, ERA, pois a saída do secretário de Assuntos Jurídicos Ricardo Moscovich fez o vereador mudar o tom da conversa.

LÍDER 2 – Até então os requerimentos de Paraíba

pré-anunciavam ações do Executivo. Na semana pas-sada, Paraíba solicitou cópias da relação de contri-buintes que pagam impostos por estimativa e dos ta-xistas cadastrados em Arujá.

PERTURBAÇÃO - Paulinho Maiolino está disposto

a lutar contra a perturbação do sossego, pediu ao Pre-feito informações do que ele está fazendo com rela-ção aos bailes Pancadões e Funks que acontecem em Avenidas e Ruas do Parque Rodrigo Barreto.

HORA CERTA – Os vereadores de Arujá

aprova-ram o projeto proposto pelo parlamentar Rogério da Padaria que obriga as Unidades Básicas de Saúde a manter fixado o horário de funcionamento para agen-damento de consultas e exames das 8h às 17h de se-gunda à sexta-feira exceto feriados.

LIBERADO – Os vereadores de Arujá também

libe-raram a Prefeitura a fazer convênio com entidades prestadoras de serviço educativo que, através do pa-gamento de até 1/3 do salário mínimo, ofereçam va-gas aos estudantes que aguardam na fila de espera das creches municipais. O Projeto do vereador Rogério da Padaria é inspirado em ideias já propostas pelo le-gislativo no ano passado.

DEVEDORES – De olho na dívida, os vereadores

le-vantarem uma lista contendo o nome dos 500 princi-pais devedores de impostos do município. Eles recla-mam que entre os mal pagadores encontra-se um secretário municipal que há anos recebe salário do

po-der público arujaense. Tem parlamentar defendendo que o Secretário tenha desconto direto em seu holerite das dívidas que acumula com Arujá, ou trabalhe de graça.

DEVEDORES 2 – Se a Prefeitura recebesse hoje os

mais de 200 milhões de reais dos devedores, poderia construir um hospital, ou construir mais de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Ou ainda construir escolas públicas que acabariam com a atual demanda reprimida do município. A falta de pagamento de im-postos gera um prejuízo na qualidade de vida de todos os moradores das cidades.

AMBIENTE – Os vereadores ficaram surpresos com a

denúncia de crime ambiental, feita pelo colega Renato Caroba que conseguiu chegar no local do suposto aten-tado contra a natureza, bem na hora em que a máquina da prefeitura estava trabalhando.

AMBIENTE 2 - A Prefeitura garante que não há

cri-me. Mas a população agora questiona por que o verea-dor Caroba não deu andamento à investigação parla-mentar de denúncia de crime ambiental, em relação as obras do Fórum.

IGARATÁ

PEDÁGIO - Em Janeiro deste ano, em uma reunião

en-tre o Prefeito de Igaratá e o Presidente da Rota das Ban-deiras, foi solicitada a isenção de tarifa de pedágio para todos os moradores de Igaratá afetados pela instalação da praça de pedágio no km 26 da Rodovia D. Pedro I, situação que se arrasta desde o ano de 2.009.

PEDÁGIO 2- O próprio presidente da Rota das

Ban-deiras se surpreendeu com a informação passada pelo Prefeito, de que aproximadamente um terço da popula foi afetada pela instalação do pedágio. Diante da reivin-dicação do Prefeito, a própria concessionária fez um levantamento do impacto do pedágio e entendeu que no km 26, 11 famílias vivem encravadas, tendo que pagar pedágio para entrar e sair de casa e sem acesso às rotas alternativas.

PEDÁGIO 3 - O que se é de admirar neste caso, não é

o fato destas famílias terem direito à isenção do paga-mento do pedágio, mas sim ter demorado oito anos para terem acesso a seus direitos. Só não tiveram a isenção antes, mesmo estando em condições especialmente mais críticas que os demais, porque as autoridades quem olharam por eles, antes.

TAMBÉM QUERO - Lógico, que para os demais

mo-radores afetados pelo pedágio ainda há uma grande luta pela frente porque estão fora dos critérios legais. Nesse caso outras soluções precisam ser pensadas e colocadas em prática, mas pelo menos o primeiro passo foi dado.

TAMBÉM QUERO 2 - A Rota das Bandeiras

enten-deu que o caso destas famílias era especial e deixou de cobrar o pedágio, mas nas redes sociais, por incrível que pareça, alguns, com profunda falta de bom senso, criticaram a solução do caso dizendo que foi “privilégio para poucos”.

INVEJA - Carimbar a solução buscada para pessoas

que tiveram o direito de ir e vir cerceado, tendo que

pagar para entrar e sair de casa por longos oito anos, “de privilégio” é daqueles absurdos de doer!

INVEJA 2 - Foi diante de tantas asneiras e

pensa-mentos medíocres como esses, que o renomado es-critor e filósofo italiano Umberto Eco, afirmou que as redes sociais dão o direito à palavra a uma “le-gião de imbecis” que antes falavam apenas “em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade”.

IMBECIS - O grande escritor falecido no ano

passa-do continua: “normalmente, eles “os imbecis’, eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel”. Segundo Um-berto Eco, a TV já havia colocado o “idiota da aldeia” em um patamar no qual ele se sentia superior. “O dra-ma da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”.

CAMPANHA – Empresas sérias estão adotando e

di-vulgando um guia de como avaliar se a notícia posta-da na internet é verposta-dadeira ou falsa. Veja as dez dicas para identificar notícias falsas no site do: www.jorna-louvidor.com.br

LIBERADO - O Igaratá Social Clube cumpriu as

exi-gências do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sani-tária e já recebeu o seu alvará municipal de funciona-mento, estando liberado desde a última quarta-feira para seus associados e visitantes, podendo utilizar da piscina mediante a apresentação do exame médico e todas as demais instalações.

SANTA ISABEL

A PREFEITA – Não é de hoje que o clima na câmara

de Santa Isabel é de camaradagem entre os aliados. Mas atualmente o tratamento especial que dedicam a ex-prefeita Ângela Sanches chama atenção. Para os parlamentares, na gestão dela Santa Isabel era mesmo o Paraíso da Grande São Paulo.

G15 – Depois dos 100 dias de governo, os vereadores

resolveram ser mais agressivos em seus discursos, quem usou a tribuna dedicou o tempo para enxovalhar a atual administração, ou criticar duramente. Tem aliado que fez questão de dizer: “Eu apoio o governo Fábia, mas não sou propriedade dela”.

DANÇA – Aliás, após os 100 dias começa a dança

das cadeiras. As secretarias que devem mudar de comando são: Gabinete, Governo, Cultura, Planeja-mento e Trânsito. Tem vereador que garante que vai recuperar o cargo da esposa já nesta primeira leva de alterações.

GASTOS – O presidente da Câmara Alencar

Galbiat-ti soltou um alerta esta semana, pediu para a prefeita prestar mais atenção nas suas contas, pois ele acha que, do modo como ela tem concedido gratificações, pode fechar 2017 no vermelho.

À TOA - Na falta de ocupação tem gente se

debru-çando a fazer julgamentos precipitados no facebook. Melhor conferir as informações a ter que responder na justiça por falar demais.

(3)

Jornal Ouvidor - Sábado/ 15 de Abril de 2017 3

Região Metropolitana do

Vale dá os Primeiros Passos

Prefeitos se reúnem e elegem

presidente do Conselho de

Desenvolvimento com a

mis-são de tirar o projeto

do papel

O prefeito de Igaratá, Dr. Celso Palau, participou na segunda-feira passada da primeira reunião do Conselho de Desen-volvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Criada por lei em 2012 a RM do Vale nunca passou de projeto. Em 2016, do orçamento de R$2,6 milhões apenas R$895.564,00 foram gastos.

Os 19 prefeitos dos 39 municípios que compõem a Metrópole do Vale elegeram o prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidon (PSDB) como o presidente do Conselho de Desenvolvimento que terá como missão atrair investimentos e difun-dir o conceito regional, valorizando uma das mais ricas e diversificadas do país.

Para o Prefeito Celso Palau a criação do Conselho vem em boa hora e do jeito que Igaratá precisa. – O conselho definiu que terá o turismo e a segurança como temas

prioritários para o desenvolvi-mento da metrópole, exatamen-te as metas que exatamen-temos em nossa administração para os próximos anos através da implantação de mecanismos de divulgação de nossos recursos ambientais e da adoção de políticas de comuni-cação e segurança, explica.

Palau conta que vem bus-cando junto a empresas e den-tro do próprio governo do Esta-do e federal, recursos para implantar a internet gratuita na praça 30 de Dezembro e a atua-lização do sistemas de câmeras de monitoramento na cidade. –

Na primeira etapa queremos atender o nú-cleo urbano e vamos ampliando na medi-da em que obtivermos recursos. Na viagem a Brasília tivemos a oportunidade de conversar com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, onde pleiteamos o pro-grama “Cidade Inteligente”, que destina recursos para implantação de cidades como a que idealizamos para Igaratá, mo-delo de segurança e desenvolvimento

através do turismo.

- Tenho certeza, concluiu o Prefeito de Igaratá, que a conjunção de tantas oportu-nidades vai permitir que realizemos o nosso projeto de fazer de nossa cidade uma “Cidade Modelo”, especialmente se pudermos contar o a ajuda de deputados federais e estaduais, como Sérgio Reis e Roberto de Lucena que já nos escolheram para receber suas emendas parlamentares.

“Você é o

Repórter”

Envie sua foto e/ou denúncia pelo Whatsapp do Jornal Ouvidor: (11) 98904-6228

Galho de árvore sinaliza bueiro no Novo Éden - Moradores do Bairro Jd. Novo Éden, em Santa Isabel, usaram um galho de árvore para sinalizar o problema com uma tampa de bueiro que fica bem em frente a pré-escola do bairro.

De acordo com o morador Denis Pa-lheiro que enviou a imagem ao WhatsApp do Jornal Ouvidor a Sabesp colocou uma tampa de bueiro no local, após inúmeras reclamações dos moradores feitas através da rede social, porém o objeto não cobre totalmente o bueiro e para evitar que al-guém caia no local os moradores coloca-ram um galho de árvore: “Toda vez que alguém passa sobre a tampa ela se desloca, alguém pode afundar o pé e até quebrar a perna é preciso rever isso”, diz.

A Sabesp informou que enviará uma equipe ao local na próxima semana, para analisar o problema e tomar as medidas necessárias.

(4)

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 15 de Abril de 2017

Atenção

redobrada

Uma bomba atômica foi plantada, essa se-mana, no meio de Brasília. Os depoimentos dos chefões da maior empreiteira brasileira

evidenciaram como funcionou (e ainda funciona) a “cimentocra-cia”, termo criado pelo Professor Marco Antonio Villa para indi-car a falsa democracia em que vivemos, consubstanciada em conluios e conchavos entre os detentores do grande capital (prin-cipalmente o cartel de empreiteiras, outrora chamados de “cam-peões nacionais”) e todos os escalões da política nacional, que movimentou bilhões de reais para propinas, caixas 2 e outras fi-nalidades espúrias.

Preocupa-me, entretanto, o fato de que essa iminente heca-tombe possa motivar a união de toda a classe política para frear a necessária reinvenção de nosso país. Explico: pela primeira vez em nossa história, denúncias de corrupção atingem indis-tintamente membros de praticamente todos os partidos e ver-tentes ideológicas exisver-tentes no Brasil, o que significa dizer que é imperioso para uma esmagadora maioria da classe política (senão toda ela) que as investigações decorrentes da operação Lava Jato sejam deixadas para as calendas gregas ou mesmo freadas, a qualquer custo.

Em resumo, é possível (e já se tem notícias de articulações nesse sentido), que partidos antes antagonistas, como PT e PSDB, por exemplo, unam-se para se salvarem de um terrível fim que já aparece em seus retrovisores. Paralelamente à investi-gação que vem desbaratando o maior esquema de corrupção da história da humanidade, pode estar caminhando o maior golpe à democracia da curta e trôpega história brasileira, onde políticos de incontáveis legendas, chafurdados até o pescoço na lama da corrupção, unem-se para se safarem da consequência de seus cri-mes, em detrimento dos interesses de toda uma sociedade que os elegeu e clama por justiça e um mínimo de ética e honestidade no trato da coisa pública.

Se for essa a situação, estaremos diante de uma batalha absur-da, tendo de um lado a população brasileira, cansada dos des-mandos dos governantes do presente e do passado, e de outro toda a classe política, lançando mão de todo o necessário para se safar (ao menos no plano terrestre) da punição dos crimes come-tidos, em vez de atender aos legítimos e urgentes interesses da-queles que os elegeram.

Nessa queda de braço, lembremo-nos do que nos ensina o ar-tigo 1º de nossa constituição, segundo a qual “todo o poder ema-na do povo”. Cabe a nós, como foi com o impeachment de Dilma Rousseff, impor nossa vontade e fazer as mudanças necessárias. 513 deputados e 81 senadores não são mais poderosos que du-zentas milhões de vozes.

Matheus Valério Barbosa

Advogado

EDSON APARECIDO DE FREITAS, 46 anos natural desta

cidade

JOSE MARIA DE MIRANDA,

79 anos natural desta cidade

SALVADOR CARUSO FI-LHO, 81 anos natural de São

Pau-lo – SP

LICINDO RIBEIRO DE OLI-VEIRA, 74 anos natural de

Vitó-ria da Conquista – BA

ANTONIO RODRIGUES DE OLIVEIRA, 67 anos natural

des-ta cidade

EDITAL DE PROCLAMAS

Sinara Ieda Pizza, Oficial Designada. Registrador do Registro Civil das Pessoas Naturais do distrito sede do município e

co-marca de Santa Isabel, Estado de São Paulo, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

FABIANO NOVAIS DA SILVA e EDNA MARIA DA SILVA, ambos brasileiros, ele solteiro, natural de Santa Cruz

da Vitoria – BA, filho de Antenor Antonio da Silva e de De-janira dos Santos Novais, ela divorciada, natural de Mogi das Cruzes – SP, filha de José Antonio da Silva e de Eva Apare-cida Mendes da Silva, residentes e domiciliados à Rua Vicen-tino Ferreira Porto nº164 Bairro – Vila Nova

FABRICIO DE JESUS PEDROSO e SABRINA DE ALMEIDA CAMILO, ambos brasileiros, solteiros, ele

natural desta cidade, filho de Mario Pedroso e de Augusta De Jesus, residente e domiciliado à Rua Andorinha nº227 Bairro – Vila Gumercindo, ela natural de São Paulo – SP, filha de Jorge Camilo e Maria Estela de Almeida Camilo residente e domiciliada à Rua Padre Leonedas da Silva nº723 Bairro – Cruzeiro

MARCUS VINICIUS PRESTES FONSECA e JOSIANE MENDES DE OLIVEIRA, ambos brasileiros, solteiros, ele

natural desta cidade, filho de Donizete Andrade Fonseca e de Elaine Cristina Prestes Fonseca residente e domiciliado à Rua Mario Mendes De Camargo nº497 Bairro – Parque São Bene-dito, ela natural desta cidade, filha de Celso Rodrigues de Oliveira e de Valdete Aparecida Mendes de Oliveira residen-te e domiciliada à Rua Augusto Correia Leiresiden-te nº204 Bairro – Vila Guilherme

MAICON CAIQUE TEIXEIRA NEVES e PRISCILA APARECIDA GRIGÓRIO, ambos brasileiros, solteiros, ele

natural de Mairiporã – SP, filho de Nivaldo Dias Neves e de Silvana Aparecida Teixeira residente e domiciliado à Rua Re-publica de Portugal nº126 Bairro – Jardim Portugal, ela natu-ral desta cidade, filha de Sidney Grigório e de Lourdes

Apa-recida de Oliveira Grigório residente e domiciliada à Rua Primeiro de Maio nº130 Bairro – Brotas

DIEGO VILELA DA SILVA e ALINE FERNANDES RO-DRIGUES, ambos brasileiros, ele divorciado, natural de São

Paulo – SP, filho de João Vilela da Silva Filho e de Neli dos Santos Vilela da silva, ela solteira, natural desta cidade, filha de Claudia Rodrigues, residentes e domiciliados à Estrada do San-tíssimo Sacramento nº2516 Bairro – Jardim Novo Eden

RUDÁ BENVENISTE MONTEIRO e MARCELA TSUTSUI DIAS CAMARGO, ambos brasileiros, solteiros,

ele natural de Altamira – PA, filho de Aroni Maciel Monteiro e de Elizabeth Benveniste Monetiro, ela natural de Arujá – SP, filha de Itiberê Marcelo Dias Camargo e de Márcia Yaoko Tsutsui Camargo, residentes e domiciliados à Rua Castro Al-ves nº187 Bairro – Lanifício

DANIEL RAMOS VIEIRA e VIVIANE DE MATOS,

am-bos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Rogério Vieira e Maria Cristina Ramos Vieira, residente e domiciliado à Rua José Bueno nº918 Bairro – Jardim Eldora-do, ela natural desta cidade, filha de Adauto de Matos e de Leonice Maria de Matos, residente e domiciliada à Estrada de Igaratá Km 69,5 Bairro - Vista Alegre

JOSE BENEDITO DE ALMEIDA e SUELEN BARBO-SA BARBO-SANTOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural

des-ta cidade, filho de Sebastião Clementino de Almeida e de Luiza Caraça de almeida, residente e domiciliado à Rua Agenor Rocha Araujo nº392 Bairro – Vista Verde, ela na-tural de Arujá – SP, filha de Odair dos Santos e de Isabel Barbosa Santos, residente e domiciliada à Rua Peroba nº75 Bairro – Jardim Japão

Anuncie

no

Ouvidor

(5)

Jornal Ouvidor - Sábado/ 15 de Abril de 2017 5

Inaugurada e fechada

Pais reclamam a falta de

aces-so a quadra poliesportiva da

escola, inaugurada há meses,

mas continua fechada

Alunos da EMEF Oscar Ferreira de Godoy, em Santa Isabel, ainda são obriga-dos a fazer Educação Física no espaço li-mitado do hall (sic) de entrada da unidade escolar. A quadra poliesportiva, localiza-da a 15 passos do portão localiza-da EMEF, foi inaugurada em dezembro do ano passado, mas até hoje não foi liberada para as ativi-dades pedagógicas.

De acordo com os pais e

responsá-veis pelos estudantes, na quadra falta iluminação, bebedouros, limpeza e acesso por dentro da escola. Para eles, é um absurdo a falta de acesso a quadra e lastimam que as crianças não podem desfrutar do espaço que é delas e que foi reivindicado pela população.

“O mato da quadra está alto e há inva-sões constantes de usuários de entorpecen-tes e casais libidinosos. Os professores e funcionários não tem estacionamento, mas o vizinho da escola guarda o seu veículo particular dentro da área da quadra”, recla-ma um Pai, que prefere não se identificar.

Até o fechamento desta edição a sectaria de educação de Santa Isabel não re-tornou os contatos feitos pela reportagem.

Érica Alcântara alcantara@jornalouvidor.com.br Érica Alcântara alcantara@jornalouvidor.com.br

Prefeita corre

atrás do prejuízo

Secretaria de Estado anuncia

desânimo em repassar

recursos à Santa Isabel

Na segunda-feira, 03/04, a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto esteve pessoal-mente na Secretaria de Estado da Agricul-tura. Para surpresa da Chefe do Executivo, foi informada que o Estado vem perdendo o interesse em repassar recursos ao muni-cípio, depois que a administração isabelen-se, em 2016, desistiu de R$350 mil desti-nados a manutenção das estradas rurais.

Fábia conta que esteve na Secretaria do Estado para protocolar um pedido para o Programa Melhor Caminho. “Descobri que temos R$350 mil, de recurso prove-niente do projeto de micro bacias que a gestão no ano passado não quis. Estamos tentando recuperar, mas eles estão desani-mados”, revela.

De acordo com Fábia, para evitar este problema montou uma equipe de projetos e mantém a Neli de Souza na coordenação dos convênios. “Não adianta mandar

pe-dido e simplesmente abandoná-lo, se não sair daqui para ver o andamento corre-se o risco de perder recurso”, diz.

A secretária de Planejamento e de Agricultura de 2016, a arquiteta Sandra Igarasi, diz que a informação passada pela Prefeita Fábia não procede. “Foram en-viadas todas as documentações necessá-rias e solicitadas pelo Estado. Tudo devi-damente protocolado. Inclusive anuências e licenças dos proprietários e o processo se encontra na secretaria”, finaliza.

(6)

6 Jornal Ouvidor - Sábado / 15 de Abril de 2017

Abusadores de

nós mesmos

Quando alguém “ama” demais, ou melhor dizendo, quando alguém ama a ponto de não se amar, já não é amor. É um pedido de socorro que a pessoa jamais irá pedir. E aí, quando nos depa-ramos com situações tão degradantes, achamos que entendemos a dor do outro, sem compreen-dermos sequer a nossa. Ao invés de estencompreen-dermos uma mão, apontamos os dedos. Talvez por de-sencargo de consciência, cada um escreve seu textão, culpa da maneira que pode a sociedade, julga as decisões alheias, abrindo todas as feri-das sem ter agulha e linha para fechá-las.

Gritando assim, sentimos que fizemos nossa parte. Ficamos satisfei-tos. Mas a menina chora, desespera-se, e no final do dia, ela está nova-mente com ele. Quando colocamos a culpa em um conceito, como o machismo, tornamos tudo mais fácil para todos, pois depositamos a responsabilidade de uma ação injustificável em cima de uma ideia. E uma ideia, já diriam os filósofos, não poderá jamais ser combatida.

É assim que o senhor que passa a mão em sua colega de trabalho justi-fica seu ato: ele cresceu em uma sociedade machista, suas ações são fruto dela. Não cortamos o mal pela raiz. Um escritor francês mencionou certa vez que, antes de atacar um abuso, devemos pensar se é possível destruir seus alicerces. E onde estão as colunas de sustentação desse problema?

As pessoas estão cada vez mais doentes e não conseguem construir relações. Relacionamentos abusivos existem às pencas, e não é exclusiva-mente uma questão de gênero. Aliás, esse é um ponto que merece aten-ção: vejo muitos homens que sofrem abusos em seus relacionamentos, principalmente psicológicos. Mas nem em sonho eles se abrirão sobre isso. Não poder sair com amigos, ser podado em suas relações sociais e ser constantemente atacado com desconfiança pela parceira é uma vergo-nha grande demais para ser assumida, um atestado de fraqueza.

Aceitar a declaração insensata de que “todo homem é um estuprador em potencial” é concordar que toda mulher é uma vítima em potencial. Não sou. Não somos. Nosso protagonismo vai muito além desse papel degradante.

Quando os deuses da Grécia Antiga vislumbraram a possibilidade do homem descobrir o grande potencial que existia em si, pensaram em variados locais para esconderem esse poder. As montanhas, lagos, ma-res, o cume mais alto da terra e até a Lua foram sugeridos. Mas eles sabiam que de alguma forma, o homem conseguiria encontrar essa grande e poderosa dádiva, onde quer que fosse. Então, eles a esconde-ram no local mais improvável: dentro do próprio homem, para que so-mente os que tivessem a humildade e sabedoria de olhar para si pudes-sem desfrutar. Esse é o tipo de tesouro que guardamos dentro de nós, e, porque não explorá-lo?

Para se envolver com alguém, você precisa estar pronto. Não estou falando de uma aparência estética mais atraente, de um carro do ano, ou de algumas viagens e programas culturais para exibir. É estar pronto por dentro, ter saúde mental. E jamais sentir que precisa de completude, pois esse é um espaço que somente você poderá preencher. Não espere que alguém faça isso por você. A maior e melhor queda que existe é cair em si, e é esta que nos traz mais medo também. Mas não há problema. Os donos de si podem tirar a coragem da mochila, sempre é tempo de amar de verdade. E quando você conhecer o amor real, não vai querer olhar para trás.

Camila Britto

Graduanda em Psicologia e Palestrante

Os cem dias de Palau

Prefeito de Igaratá diz que maior desafio é “despartirizar” o serviço público

Em uma entrevista ao Jornal Ouvidor, através do facebook, o prefeito de Igaratá Dr. Celso Palau contou que se dedicou grande parte dos três pri-meiros meses de sua admi-nistração a demonstrar que a gestão pública não deve ter partido político.

- É uma mudança de cultura que tem de ser im-plantada, pois ela evita a paralisação. Tradicional-mente quando há a mudan-ça de governo o pessoal da gestão que deixa a admi-nistração retorna a suas funções originais se ocupa-vam cargos de confiança enquanto outros, aqueles que en-tram, ainda não tem conhecimento suficiente para que a Prefeitura continue a sua rotina, explica o prefeito no vídeo que pode ser as-sistido no Youtube do Jornal Ou-vidor (https://goo.gl/otsQrC).

Palau falou ainda do transtorno provocado pela mudança da Cre-che Municipal do centro da cidade para Jardim Rosa Helena, para um prédio recém inaugurado que teve de receber adaptações para funcio-nar. - Entre as adaptações nem to-das estão concluíto-das. O berçário, por exemplo, ainda tem demanda reprimida, explicou o Prefeito que aproveitou para contar que as obras de interligação acrescenta-ram mais de 240 famílias na cida-de, impactando a escola, a creche e a saúde.

- De certa forma esse aumento de demanda era esperado e tive-mos de inscrever mais de 300 crianças na rede municipal, pro-vocando falta de professores e au-xiliares. Ainda estamos com algu-mas salas sem professores, o que nos obriga a contratação de tem-porários e eventuais. Palau acres-centou que até o final desse ano pretende abrir o projeto piloto da escola em tempo integral, ofere-cendo melhores oportunidades para professores e estudantes.

No quesito educação o Prefeito explicou o mal entendido provo-cado pela contratação de professo-res eventuais ao se aproveitar a lista do processo seletivo realiza-do nesse ano para a contratação de professores temporários. – Muita gente confundiu a seleção para a contratação temporária com a con-tração eventual.A contratação temporária ficou restrita aos pro-fessores que obtiveram no mínimo 40% de acerto na prova realizada,

sendo que o processo teve apenas essa destinação. O que se fez foi, por questão de economia, o apro-veitamento da classificação da-queles professores que participa-ram do concurso seletivo, desta vez para a contratação que ocor-re quando um professor falta. É um tipo de trabalho que não esta-belece vínculo ou contrato com a administração.

Ao falar da saúde Palau dis-correu sobre a mudança do Posto de Saúde para o prédio da antiga creche no centro da cidade, per-mitindo que a Sabesp inicie as reformas do atual PS, ao lado da Prefeitura. Segundo ele em trinta dias as adaptações do prédio esta-rão concluídas.

Consultado sobre a sua visita a Brasília, Palau contou que apro-veitou para agradecer aos deputa-dos Sérgio Reis e Roberto de Lu-cena cujas emendas parlamentares já foram creditadas à prefeitura: R$590.000,00 de Sérgio Reis para a aquisição de equipamentos para a nova unidade de saúde e R$89.000,00 do Lucena, para a compra de medicamentos.

Palau falou ainda dos proble-mas que enfrentou com as chuvas de janeiro e fevereiro especial-mente com relação às estradas vi-cinais que estão sendo utilizadas pelo consórcio encarregado da construção da rede de interligação das represas do Jaguari ao Atibai-nha. – Chamamos a responsabili-dade da Sabesp para o cumpri-mento do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e interdi-tamos a área que está sendo utili-zada para o descarte de material retirado da obra para que atendes-sem a população.

- Tivemos também de notifi-car a Elektro que descumpriu a

liminar que a obriga a re-alizar a manutenção da rede de iluminação públi-ca da cidade. Nossa atitu-de poatitu-de ter sido um pou-co exagerada, mas sabemos que se não for-mos firmes em nossos propósitos vão ficar retar-dando e nunca seremos tratados com o respeito que o cidadão merece.

Questionado sobre o atraso na emissão dos car-nês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urba-no), Palau confirmou que o contribuinte terá um prazo menor para quitar o imposto e explicou que a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alterou as normas de emissão de carnês, o que o levou a questionar o valores cobrados pela Caixa Econômica Federal (R$6,00 por lâmina). – No final será uma economia para Prefeitura de mais de R$ 300.000,00, pois a mesma Caixa Econômica reduziu a co-brança para R$2,62 por folha.

O internauta Adalberto Mar-tins de Castro Jr. quis saber a res-peito do convênio com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizado Rural) que, segundo ele foi perdi-do por Igaratá. Palau esclareceu que nunca houve convênio com o Senar e que, jamais foi procurado por alguém da instituição preten-dendo firmar convênio com a pre-feitura: Se isso tivesse acontecido certamente nós o teríamos feito, disse o Prefeito.

Finalizando Palau contou que está em negociação com a Rota das Bandeiras visando a isenção do pedágio para os moradores dos bairros que exigem o uso da Rodo-via D. Pedro I para o ir e vir à cida-de. – Eles não tinham conheci-mento da dimensão que um terço da população está isolada pelo pe-dágio. Agora já sabem e estamos juntos desenvolvendo uma solu-ção, concluiu.

(7)

Jornal Ouvidor - Sábado/ 15 de Abril de 2017 7

Érica Alcântara

alcantara@jornalouvidor.com.br

Bruno Martins

bruno@jornalouvidor.com.br

Arte: Shiva Castro

Santa Isabel quer imunizar

12 mil pessoas contra a gripe H1N1

De acordo com a

secretaria de Saúde,

não há casos positivos

da gripe Influenza A

(H1N1) em Santa

Isa-bel. Campanha contra

a gripe começa já na

próxima segunda-feira

e vai até maio

Começa na próxima segunda--feira, 17/04, a campanha nacional de vacinação contra a gripe Influen-za A (H1N1). Santa Isabel já rece-beu as doses da vacina do Ministé-rio da Saúde (MS) e espera imunizar 12 mil pessoas que estão no grupo de risco. No ano passado uma idosa morreu na cidade em decorrência da doença.

O MS preconiza como grupo de risco idosos acima de 60 anos, grá-vidas em qualquer período gesta-cional, crianças de seis meses a 4

anos, trabalhadores da área da saú-de, professores e os portadores de doenças crônicas. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Estela Santana 12 mil pessoas em Santa Isabel estão neste grupo de risco: “A nossa meta é imunizar 90% desta população. No ano pas-sado, não alcançamos a cobertura vacinal adequada nas gestantes e é importante que as mulheres cons-cientizem-se de que a vacina é im-portante para ela e principalmente para o bebê, pois evita internações e complicações que podem acarre-tar um óbito”, explica. A cobertura vacinal em 2016, foi de 89,5%.

A campanha que começa na se-gunda-feira, 17, se estende até o próximo mês e encerra oficialmente em, 26/05. A Secretaria fará no sá-bado, 13/05, o dia D da campanha e durante todo o dia haverá um posto móvel de vacinação na Praça Fer-nando Lopes: “Durante a campanha também serão oferecidas a vacina contra a difteria e o tétano (dT) para os idosos ainda não vacinados, ou com esquema vacinal incompleto e

a vacina contra o pneumococo 23-valente, para os grupos de risco elevado”, ressalta Estela.

O que é a Influenza

É uma infecção viral, que pode ser transmitida diretamente, atra-vés de partículas suspensas no ar que tenham sido expelidas de uma pessoa já contaminada, ou indire-tamente após contato da pessoa não contaminadas em superfícies onde há o agente infeccioso. A doença está frequentemente asso-ciada a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e pode le-var ao óbito.

De acordo com a secretaria Es-tadual de Saúde, neste ano, até o mês de março, foram notificados 121 casos de SRAG no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus In-fluenza, deste total, 59 relacionados ao A (H3N2) e um total de 14 óbi-tos, sendo 7 relacionados a H3N2.

Mais informações sobre o dia de vacinação para cada grupo de risco pode ser obtida na secretaria Muni-cipal de Saúde, através do telefone (11) 4656-4444.

100 dias de governo revelam desafios

para o futuro e o ônus do passado

Santa Isabel pode

per-der um milhão. Prefeita

Fábia Porto descobre

falhas na prestação de

contas da secretaria de

Educação que podem

obrigar o município

a devolver quase um

milhão de reais

Em visita ao Ministério da Edu-cação a Prefeita de Santa Isabel, Fá-bia Porto, descobriu que a secretaria de Educação corre o risco de ter to-dos os recursos bloqueato-dos, perden-do acesso ao dinheiro destinaperden-do ao pagamento de funcionários, aquisi-ção de merenda e a compra de mate-rial pedagógico e até de limpeza. “Se não tivéssemos identificado o problema, só descobriríamos quan-do não houvesse mais direito a re-curso, seria o caos na cidade afetan-do diretamente a vida de mais de 6.300 estudantes”, revelou a Prefei-ta, durante a entrevista de 100 dias, concedida ao vivo para o Jornal Ou-vidor, na segunda-feira, 10/04.

Fábia contou que um erro come-tido em 2005, numa prestação de contas junto ao Fundo Nacional de

Desenvolvimento da Educação (FNDE), fez com que a quantia de R$300 mil se acumulasse com juros numa dívida de aproximadamente um milhão de reais, que deverá ser paga ainda este ano, sem direito a parcelamento.

“Por isso eu sempre falo da res-ponsabilidade dos gestores em acompanhar de perto a administra-ção dos convênios. Vamos recorrer ao Ministério Público Federal e abrir um processo contra os gesto-res anteriogesto-res para manter o recurso no FNDE, se não ele será cortado de imediato”, disse a Prefeita com notória preocupação.

Neste primeiros 100 dias de go-verno, Fábia já precisou assinar o acordo de devolução de R$50.000,00 para o PNAC (Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania) por falta de prestação de contas da admi-nistração anterior.

Apesar das descobertas estarre-cedoras, para Fábia a Saúde tem sido um de seus principais desafios, neste início de governo. A fila de espera para o atendimento das es-pecialidades fez com que ela bus-casse parcerias e o contato com uni-versidades e entidades filantrópicas está se transformando em uma pro-gramação de mutirões de cuidados com a saúde. “Já tivemos o nosso primeiro mutirão da saúde bucal,

com 65 cirurgias realizadas através do voluntariado de uma equipe competente”, ressaltou.

Fábia reformou o ônibus de atendimento odontológico que es-tava parado há três anos e meio, para levar pelo menos um dentista e um clínico geral nos bairros fora do Centro.

Além disso, promoverá proces-so seletivo para contratação de di-versas especialidades, como: urolo-gista, dentista, fisioterapeuta, angiologista, neurologistas infantil e adulto, entre outros. “Minha meta é acabar com as filas de espera até dezembro. No aniversário da cida-de entregaremos cida-de presente para Santa Isabel um Pronto Socorro In-fantil”, disse.

Das 24 ambulâncias, Fábia re-cebeu a Saúde com apenas nove em funcionamento. A maioria dos car-ros tem mais de 400 mil quilôme-tros rodados, por isso a Prefeita contou que já solicitou novas am-bulâncias a Casa Civil e ao Minis-tério da Saúde. “E negociamos a devolução da base de referência do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para Guaru-lhos”, disse.

Para a Cultura, a Prefeita reve-lou que uma empresa está interes-sada em montar uma sala de cinema no município e propõe uma troca,

em que o prefeitura concede o imó-vel do antigo cinema Yara, adquiri-do pela Secretaria de Educação na ocasião em que Fábia era secretaria da pasta, e recebe um imóvel para a criação do teatro municipal.

Além disso, na semana passada, em sua visita a Brasília ela conquis-tou dois milhões de reais com a se-nadora Marta Suplicy para a cons-trução de um CEU – Centro Educacional Unificado, voltado para a pratica de atividades artísti-cas e esportivas.

Fábia também comemora a con-quista de quatro milhões e meio de reais, fruto de emenda parlamentar do Deputado Federal Roberto de

Lucena, para a reforma do Ginásio Municipal de Esportes. “Teremos ampliação, com direito a constru-ção de uma piscina olímpica e salas dedicadas a dança, capoeira e de-mais atividades”, revelou.

Sobre o relacionamento com a Câmara, Fábia é enfática: “A união dos três poderes é importante para o avanço, existe muito respeito, mas o debate democrático não significa dei-xar o outro mandar. Sou uma pessoa democrática, mas a decisão final é minha e continuará sendo minha até o final do meu mandato”, disse.

Assista a entrevista completa com a prefeita Fábia Porto no you-tube do Jornal Ouvidor.

(8)
(9)
(10)

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 15 de Abril de 2017

Foto: Érica Alcântara

Érica Alcântara

alcantara@jornalouvidor.com.br

Perigo na Praça

da Juventude

“Até cavalo já caiu no

córrego”, dizem os

mo-radores que temem por

suas casas

Inaugurada em agosto de 2016, a Praça da Juventude “Dênis Cordeiro dos Santos” em Arujá ainda oferece riscos aos frequentadores. É o que dizem os vizinhos da área de lazer, os moradores da Rua Serra do Itapeti, no Bairro Mirante.

Entre a Praça e os fundos de algumas moradias existe um córrego que recebe a água captada pela rede pluvial da área de lazer. “Moramos aqui há mais de dez anos, o volume da água era intenso em dias de chuva, mas aumentou no ano passado. Um dos moradores perdeu tudo que tinha numa enxurrada e abandonou a casa que hoje não passa de escom-bros cercados pela prefeitura”, conta Maria Kátia Angélica dos Santos Gomes, 47.

Como não existe grade de proteção entre a praça e o

cór-Os moradores, vizinhos à Praça da Juventude de Arujá, temem os riscos de enchente do córrego que os separam da área de lazer.

rego, Kátia conta que é co-mum bolas de futebol e até os animais, como cães, gatos e cavalos que circulam por ali, caírem no curso d’água. “O desnível do terreno confunde a vista da pessoa, qualquer criança está sujeita a cair no córrego que, atualmente, transborda com frequência”, reclama Kátia.

A idosa Maurina Angélica dos Santos, 75, mãe de Kátia, revela que o muro do quintal e o banheiro de sua casa des-moronaram na última enxur-rada. Mas o terreno da sua área está gradativamente re-baixando e os muros das ca-sas vizinhas apresentam ra-chaduras de mais de 2cm de largura. “A gente dorme com medo”, conta Maurina, acres-centando: “O meu terreno está legalizado, pedimos aju-da para a prefeitura que nos orientou fazer um muro de ar-rimo, mas como faremos se eles ainda não arrumaram os tubos quebrados da rede pú-blica?”, questiona.

Kátia destaca que há anos reclama com a prefeitura a

falta de manutenção no córre-go, mas até o momento não obteve retorno. “A água é suja, atrai muitos ratos, que por sua vez atraem cobras, a somatória disso resulta na ex-posição de nossas crianças aos perigos provocados pela falta de cuidado da municipa-lidade”, finaliza.

A Secretaria Municipal de Obras esclarece que os servi-ços necessários vêm sendo re-alizados no local, respeitando os procedimentos regidos pela legislação. Um exemplo disso foi a conclusão da Praça da Juventude “Denis Cordeiro dos Santos”, que recebeu o

investimento de R$1.778.709,35 e exigiu uma

série de obras de infraestrutu-ra no entorno do local. “Con-tudo, os trabalhos continua-rão a ser executados no córrego”, destaca.

A Secretaria Municipal de Habitação informa que o local não foi mapeado como área de risco pelo Instituto de Pesqui-sas Tecnológicas (IPT) e não há registro de invasões no lo-cal, os lotes estão legalizados.

TAXA NÃO ILUMINA

RUAS DE ARUJÁ

Novamente é assunto em Arujá a abusiva cobrança da taxa de ilumina-ção pública diante da completa escu-ridão que se verifica em muitas ruas da cidade. A CIP (Contribuição de Iluminação Pública) vai gerar R$ 4.850.000,00 de receita aos cofres públicos em 2017, conforme consta da Lei Orçamentária Anual e ainda

assim, inexplicavelmente, não há prognóstico de que haja uma iluminação pública adequada nas ruas do município.

A“taxa de iluminação” foi criada em 2014 justamente para custear os serviços de iluminação das vias públicas, mas em Arujá a cobrança da “taxa” se tornou um novo imposto disfarçado que, na verdade, objetiva somente au-mentar as receitas da Prefeitura, que não respeita a efetiva finalidade da cobrança.

O fato é que hoje a população paga a contribuição de ilu-minação e tem uma iluilu-minação pública precária, completa-mente inadequada. Apesar do compromisso assumido pela Elektro e pela Prefeitura de realizar os reparos, Arujá conti-nua às escuras em praticamente todos os bairros da cidade.

Existem ruas inteiras sem luz trazendo grande inseguran-ça para toda população. Há notícias de bairros com mais de metade de suas ruas sem luz, o que evidentemente tem gera-do aumento da criminalidade.

O assunto tem sido alvo de debate nas redes sociais e in-clusive na Câmara Municipal, todos queixando-se do jogo de empurra entre a Prefeitura e a Elektro. Parece-nos que o di-nheiro para executar as obras necessárias não falta.

Já escrevemos, em artigos anteriores, que a cobrança da CIP é justamente para dar suporte aos custos do município com a manutenção da rede de iluminação pública. Emais, além desses recursos financeiros a Prefeitura também co-bra o IPTU, que uma das funções também é custear os chamados equipamentos públicos, dentre eles, a Rede de Iluminação da cidade.

É passada a hora da administração pública de Arujá posi-cionar-se à respeito. Já que não existe iluminação pública adequada, talvez fosse o caso da Prefeitura revogar a cobran-ça da taxa de iluminação pública.

Dr. Luis Camargo

(11)

Jornal Ouvidor - Sábado/ 15 de Abril de 2017 11

Bruno Martins

bruno@jornalouvidor.com.br

Trânsito quer rever Lei

Decreto que proíbe descarga

e carga de materiais no centro

de Santa Isabel nos horários

comerciais será revisto e

pra-zos serão estendidos

Para aqueles que são motoristas, é pro-vável que um dia você já tenha sido obri-gado a reduzir a velocidade de seu veículo enquanto em alguma loja do centro de Santa Isabel era feita a descarga ou carga de mercadorias. Mesmo que o Decreto Nº 4.301, de 27 de novembro de 2009, proíba essas atividades nas vias da região cen-tral, principalmente nos horários de pico, a lei é diariamente desrespeitada na cida-de. Para acabar com isso, a Secretaria Municipal de Trânsito quer rever exigên-cias e aumentar fiscalização.

O Decreto Nº 4.301 proíbe, das 8h30 até às 18h, a descarga e carga de materiais nas ruas no entorno das avenidas Verea-dor Sebastião Claudiano, República,

Ma-noel Ferraz de Campos Salles, João Pio Ferraz e Coronel Bertoldo. A fiscalização que garante o cumprimento da Lei com-pete à secretaria de Trânsito e a Polícia Militar, no entanto, a própria Secretaria informa que a sinalização é deficitária e a falta dela em algumas áreas permite o constante descumprimento da Lei.

Responsável pela secretaria de Trânsi-to, Edilaine da Silva Malaquias, diz que já estuda mudanças no Decreto, uma delas é alterar os horários de proibição: “Vamos adequar à lei para facilitar a vida dos mo-toristas e atender as necessidades dos co-merciantes, pois sabemos que muitas das mercadorias chegam de lugares distantes e, por isso, são entregues fora do prazo determinado”, ressalta. Edilaine diz que as mudanças poderão ocorrer dentro dos próximos meses, mas adianta que uma das possibilidades é mudar o horário de proibição de carga e descarga para ser das 10h até às 20h.

Refeita as alterações o Trânsito fará ainda a colocação de novas placas de

si-Pesquisa da ACISI mostra

preferência no horário do comércio

nalização nas ruas da região central: “Co-locando mais placas em pontos estratégi-cos conseguiremos reforçar a proibição, aumentar nossa fiscalização e consequen-temente fazer as autuações”, diz o diretor da Pasta, Fernando Nunes de Oliveira.

A Secretária de Trânsito diz que pretende se reunir com os representan-tes da Associação Comercial e Indus-trial de Santa Isabel (ACISI), para pro-por as novas alterações e ouvir as sugestões do comércio.

Regulamentar o horário de

funcionamento e de carga e

descarga das mercadorias

in-fluencia a emissão de alvarás

e afeta diretamente o trânsito

no Centro da cidade

Uma pesquisa realizada pela Associa-ção Comercial e Industrial de Santa Isabel (ACISI) comprova que o horário de fun-cionamento do comércio na cidade está, guardadas as especificidades de cada ramo da atividade, de acordo com a maio-ria dos comerciantes.

- O problema está basicamente na re-gulação do horário de carga e descarga, registra o presidente da instituição que re-presenta cerca de 200 estabelecimentos comerciais da cidade, o jornalista Roberto

Drumond. – A maioria dos entrevistados reconhece a importância de regulamentar o horário de carga e descarga das merca-dorias, mas não há consenso, explica acrescentando que todos rejeitam a ideia de se promover o abastecimento do co-mércio no horário noturno: - Se levarmos em consideração a opinião dos comer-ciantes do ramo de confecções, o horário adequado é das 8h às 14 h; mas outras ati-vidades já requerem horários mais esten-didos, até às 19 h.

A pesquisa, feita pela internet e por apli-cação direta de questionários, ouviu 45 co-merciantes da área central da cidade, regis-trando o horário de funcionamento nos dias úteis, sábados, domingos e feriados. A maioria dos estabelecimentos apontou o ho-rário de 9h às 19h como ideal para os dias úteis e sábados e das 9h às 14h nos

domin-gos e feriados, ressalvando o fato de que uma parte dos comerciantes terem preferido o não funcionamento do comércio nessas datas. – O que se observa é que muitos esta-belecimentos abrem nessas datas em razão da concorrência: sabendo que seus concor-rentes abrem, decidem trabalhar.

O objetivo da pesquisa feita pela ACI-SI foi responder aos questionamentos da Prefeitura no que se refere a custos relati-vos a alvarás, fiscalização e também bus-car uma definição com relação aos mo-mentos de carga e descarga de mercadorias no centro. A importância dessa última questão afeta diretamente o trânsito no perímetro principal da cidade.

Se depender do resultado da pesquisa a Prefeitura deverá lançar valores diferencia-dos para o funcionamento do comércio no centro. Lojas de artigos diversos que

atual-mente trabalham no período de 8h às 20h terão melhores condições, o mesmo deve ocorrer com padarias que abrem por volta das 5h fechando em torno de 21h. Após esse horário é natural que seja necessária a adoção de um novo tipo de alvará, como já ocorre na cobrança de bares, restaurantes e similares cujo funcionamento avança pela noite e madrugada.

- No momento em que o país atravessa uma crise como a atual é necessário que o comércio se adapte e se reinvente para re-duzir custos. Funcionar sem um regra-mento acaba sendo oneroso para o empre-endedor e para a administração pública. Para o comerciante representa horas ex-tras ou novos turnos de funcionários e, para a administração uma maior atuação dos fiscais, incluindo-se ai também as ho-ras extho-ras, opina o Presidente da ACISI.

(12)

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 15 de Abril de 2017

***PASSEIO... Para quem ainda não pensou onde passar o feriado prolongado de Tiradentes, a dica é o Festival de Cerve-jas Artesanais que acontece todo ano em Atibaia, interior de São Paulo, que fica bem pertinho da capital Paulista, região de

Campinas e Vale do Paraíba. O Expresso Bier Fest chega a sua quarta edição e será realizado entre os dias 21 a 23 de abril,

na Estação Atibaia e é um evento para toda família com atrações para os pequeninos no espaço kids montando especialmente para eles. *Nesta edição as novidades serão as degustações do chopp da Rock na Teia, uma Web Radio, que deu origem a

marca da sua cerveja “móvel”, o BeerTruck com seis torneiras que saem geladíssimos chopps artesanais: Pilsen, Weiss, IPA,

Apa, Stout e Witbier. A marca que é de Jundiaí tem um estilo próprio todo Rock in Roll de ser. Outras marcas que estreiam nesta edição do festival são a Extremosa da cidade de Extrema, Sul de Minas; Kalevala de Pinhalzinho e Blondine de Itupeva.

*Claro que, a premiada Cervejaria Bragantina não poderia faltar e estará apresentando sua Red IPA que recebeu a medalha prata como a melhor Double Red Ale do Brasil, no V Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau. A Bragantina Red IPA é uma cerveja de alta fermentação, cor vermelha, corpo médio e boa espuma. O aroma remete a intensas notas cítricas e de frutas

tropicais como manga e maracujá. O sabor é cítrico e resinoso com um amargor pronunciado em harmonia com cinco diferen-tes tipos de maldiferen-tes. Nela são utilizadas variedades de lúpulos americanos extremamente aromáticos que trazem uma complexa e rica mistura de aroma e sabor. EXPRESSO BIER FEST - de 21 a 23 de abril de 2017 - Local: Estação Atibaia - Avenida

Jerônimo de Camargo, 6308 - Atibaia - SP, 12944-000 – Informações: www.expressobierfest.com.br

***HOMENAGEM.... Em decorrência do 27º Aniversário do Jornal Ouvidor, o Rotary Clube de Santa Isabel Centenário,

presta esta singela homenagem a este importante veículo de comunicação que, através de sua contribuição para o desenvolvimento social, recebe do Rotary Internacional o título de A Empresa Cidadã do

município de Santa Isabel. A reunião foi na noite de quarta-feira, no salão anexo do Becco da Pizza...

***CANTORIA... E na noite de terça-feira, o Parabéns a Você!, foi para Maria Donizete Queluz,

amiga de longa data e hoje frente à pasta da Secretaria Municipal de Educação, celebrou a data junto a seus familiares e amigos. E teve muita música com Waguinho Lins. Flashes:

*A noite foi de tríplice Parabéns: Doni e os irmãos e cunhados, Reginaldo Camargo e Cristina Camargo Baptista... *Com os chefes do Executivo, a Prefeita Fábia Porto e o vice Carlos Chinchila...

***CAFÉ... O local ficou cheio de aconchego! Luizete Alves já está recebendo

seus amigos e clientes para conhecerem e provarem as delicias preparadas. O

Café La Visage fica na Diogo Batista Nunes, 178; nos flashes, Luizete com Maria do Carmo Ferreira, a filha Gabriela Camargo e Mariane Lobo...

*A intercambista paraguaia, Rosário Raquel Rotela Céspedes, da cidade de Oviedo, no Paraguai, falou sobre seu país, sua cidade e seus ideais; foi recebida para estágio e troca de experiências profissionais com o casal

Drs.Márcio e Fabiana Pinho...

***EM FAMÍLIA...

Assim foi o Parabéns de João Manoel Pinto,

o João Cabral, em flash com sua amada Ana,

e seus filhos Daniel, Fábio e Ana Paula,

além das netinhas...

**MUSICAL... Neste sábado, na Choperia Portal quem canta é Vinícius...

**CHECK-IN...*Alberto e Maira Souza

encantaram-se com a capital argentina e seguiram mais uma vez para Buenos Aires... *Júlio e Solange Camargo

esbaldam--se pelo mar azul de Curaçao, no Caribe... *Audrey Flores e os

filhos João e Maria-na, nos brindam com

os belos cenários lisboetas... *Já,

Maria Otilia Bueno

e seu filho Edgar,

encantam-se com as paisagens lusitanas da Cidade do Porto e Vila Nova de Gaia... **RESPEITO E ATENÇÃO...

O carinho e admiração pela família remontam-se os anos! Sempre no convívio social, tivemos o prazer e privilégio de

partilhar momentos importantes e marcantes da vida, que, mesmo diante de um mero detalhe, nos preocupa, sim! E é por isso, já estarmos por mais de vinte anos... E foi assim que

Ismênia Lobo celebrou seus 60 anos junto de seus familiares

e amigos, com uma festa cheia de alegria, emoção, cores, música e o jantar esmerado servido pelo Buffet MJ Festas...

**PARABÉNS... Aos amigos que festejam nova idade: Osmar Vidotto; Samara Pedroso Cubas; Osni Silva; Ieda Moreira; Juninho Vieira; Monique K. Cardoso; Maria Carmo

Barbosa Murta; Lu Girotto; a Drª Cleuza Andrade; Nirlando Almeida; Aldaleia de Moraes Paula; Noel Emerick; Laís Gema Baltar; Madalena Ferreira; Wani Saes; Ademar Rodri-gues; Aline Gema; Renan Lopes; Jorge Singh; Mara Cardoso;

Marco Antônio Neves; Robertha Maia; AntonioBocchi Jr.; Rochele Queluz Camargo; Vera Helena; Bruno Henrique Be-raldo; Renata Costa Vieira;

Ângela Larini Correia; Emilene Correia; Dr. Fa-bricio Werneck; Henrique

Lima; Rebeca Carvalho; Yara Regina Gassi; Floren-tino Manoel; Sonia Berbel e

a sobrinha Camila Talácio,

FELICIDADES...

(13)

Jornal Ouvidor - Sábado/ 15 de Abril de 2017 13

ACISI faz parceria de estágio

com o Instituto Talentos

A Associação Comercial e Industrial de Santa Isabel (ACISI) firmou convênio de parceria com o Instituto Talentos, or-ganização sem fins lucrativos que atua nacionalmente no desenvolvimento e ge-renciamento de Programas de Estágio, Programas de Aprendizagem e Programas de Pessoas com Deficiência (PCD).

O convênio permite que a ACISI seja a operadora desses programas em Santa Isabel e Igaratá, proporcionando mais agi-lidade e comodidade aos empresários e estudantes da região, que contarão com o atendimento completo realizado nas ins-talações da Associação Comercial.

Na terça-feira, 04/04, a diretora execu-tiva do Instituto, Priscila Mercado, conce-deu uma entrevista à Net TV Ouvidor ex-plicando o funcionamento do programa de estágio. Antes, entretanto, ela expôs que a instituição que representa trabalha com dois programas além do estágio.

O Aprendiz de Talento, baseado na lei 10.097/2000, propicia a geração de renda, dando ao jovem a oportunidade de trans-formar a sua realidade social por meio do

Objetivo da parceria é gerar

mais oportunidades aos

jo-vens talentos da região

trabalho. Outro programa é o Talento Efi-ciente que permite às empresas mais cons-cientes do seu papel social e legal, compre-ender e praticar a inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) como uma ação que pode transpor as barreiras do preconceito, construindo sua sustentabilidade com base na valorização e respeito às diferenças

in-dividuais. (Lei 8.213/1991). Ambos pro-gramas cumprem cotas determinadas por lei para a empresas, em função do número de empregados.

A entrevista de Priscila ao Ouvidor concentrou-se no programa de estágio, já disponível em Santa Isabel através da ACISI. Nesse, os serviços prestados aos

estudantes são totalmente gratuitos e a parceria com a Associação Comercial prevê, ainda, redução no valor pago pelas empresas para administração dos contra-tos junto ao Instituto Talencontra-tos. O descon-to é válido para descon-todos os associados da ACISI, desde empresas privadas até pro-fissionais liberais.

Com a implantação do Programa de Es-tágio (Lei 11.788/2008), é possível contra-tar estudantes a partir de 16 anos para atu-arem em atividades compatíveis com sua área de formação, sem vínculo empregatí-cio e, consequentemente, sem encargos sociais e trabalhistas. Se por um lado o es-tágio beneficia o empresário que aceita o estagiário, por outro facilita a profissionali-zação, dando a chance ao estudante de aplicar na prática os conhecimentos teóri-cos obtidos no ambiente escolar, e permite à empresa desenvolver novos talentos com os custos bem reduzidos.

Assista a entrevista no canal Youtube do Jornal Ouvidor.

Mais detalhes sobre os benefícios da parceria podem ser obtidos junto à ACISI pelo telefone (12) 4656-2669 ou Rua Imperatriz Tereza Cristina, 62, Santa Isabel.

Bruno Martins

bruno@jornalouvidor.com.br

Foto: Bruno Martins

Câmara aberta

Câmara de Santa Isabel convida os candidatos

a deputado federal e estadual, nas eleições do

próximo ano, para apresentarem seus projetos

de governo aos isabelenses

Visando as eleições de 2018, em que a população escolherá além do Presidente da República, Governador, Senador e Depu-tados Estaduais e Federais, a Câmara Municipal de Santa Isabel abrirá o seu espaço para que os deputados apresentem suas pro-postas de governo a população.

O projeto que é de autoria do presidente do Legislativo isabe-lense, Alencar Galbiatti visa trazer primeiramente os deputados que nos últimos quatro anos mais trabalharam por Santa Isabel, enviando emendas e que colocaram o município em destaque nos projetos do Estado e da União: “A gente precisa ser justo e mos-trar para a população o quanto o político, que será convidado a vir a esta casa, ajudou nossa cidade”, diz.

As apresentações acontecem a partir deste ano e segundo Alencar, o primeiro deputado a confirmar presença é Roberto de Lucena (PV): “Roberto soube da nossa proposta e já se manifes-tou, quer ser o primeiro a vir ainda este ano”, disse.

Alencar declara que o objetivo da Câmara é deixar as apre-sentações democráticas e que o legislativo não tomará partido a fim de não interferir na escolha da população: “Os eleitores terão o seu momento de escolha, mas é importante que o voto seja

depositado numa pessoa que eles poderão cobrar mais tarde, não vote em políticos que nunca pisaram em Santa Isabel, só porque é um famoso ou algo do tipo, mas sim pelo que fizeram e farão por nossa cidade”, finaliza.

Projeto é de autoria do vereador e presidente da Câmara de Santa Isabel, Alencar Galbiatti.

“Você é o

Repórter”

Envie sua foto e/ou denúncia pelo Whatsapp do Jornal Ouvidor: (11) 98904-6228

Mato esconde perigo no Eldorado -

Sérgio é morador do Bairro Jd. Eldorado em Santa Isabel e através do WhatsApp do Jor-nal Ouvidor enviou fotos de um trecho da Rua Ilário Dassiê para mostrar sua indigna-ção com os buracos que surgiram na via: “Não recebemos manutenção há meses e o mato que cresce na rua tampa os enormes buracos que há nela e isso pode machucar alguém. Na prefeitura consta que ela é asfal-tada, mas cadê o asfalto?”, questiona.

A assessoria de imprensa informou que encaminhará a reclamação a secretaria de Serviços para que ela tome as devidas pro-vidências.

(14)

14 Jornal Ouvidor - Sábado / 15 de Abril de 2017

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDOR

Bruno Martins bruno@jornalouvidor.com.br ALUGA-SE CASA 3 Cômodos no centro R$700,00 97509-2431 VENDO CASA

2 dorms, sl, coz, quintal e garagem Bº Pq Sta Tereza R$210mil 4657-8499

VENDE-SE TERRENO

Vista Verde Pq Sta Tereza ótima topo-grafia, doc ok, R$60mil 98527-3759

VENDO CASA

Nova, Bº Centro Sta Isabel 6 cômodos garagem com espaço p/ expandir, es-critura ok tratar c/ Ilson 97367-1247

VENDE-SE

Casa c/ piscina Bº Pouso Alegre R$180mil ac carro tratar c/ Wilson 98498-3307

VENDO TERRENO

300m² no começo do eldorado perto do pátio de carro doc ok R$120mil 97340-4531

VENDO CASA

Jacareí, precisa de acabamento ma-terial comprado próx ao centro 2km R$100mil 4657-8499

ALUGO CASA

2 Cômodos grandes, área grande R$400,00 R Nagazaki nº71 Bº Vl Gui-lherme 97430-7013 4656-8373

VENDE-SE

Ter. 200m² casa 4 com gar, Rod. Ar-thur Mateus km1 casa 1-A, nº1736, R$170mil 99818-3203

VENDO CHÁCARA

C 1.100mts toda cercada c/ poço e um rio no fundo ac 50% de ent e parcelo o restante R$75mil 9970-66394

VENDO OU TROCO

Chácara c/ 12mil m², casa 5, com nas-cente Pedra Branca km 4,5 R$160mil 99818-3203

ALUGA-SE

Temporada casa em Caraguá p/ 10 pessoas c/ ar condici, tratar 99685-8415

CONSÓRCIO

Imóvel contemplado R$357mil quero R$36mil e transfiro a dívida fone 11 98304-5848

VENDO CASAS

No cond Country Club c/ 13 dorm, 1 suíte, sl de tv, sl de jantar, sl de visi-ta, cozinha e wc, a segunda 2 dorm, sl, coz, cobertura e terraço de 56mts ac terreno chac e casa c/ pagamento R$950mil 97229-0391 98044-6774

ALUGO SALÃO

P/ fins comerciais 200m² c/ estaciona-mento Vl. Osiris R$3mil 94174-4625

ALUGO CASA

Centro c/ 5 dorm, 2 suítes R$2.500,00 garag p/ 2 autos 99790-9488

VENDO TERRENO

400m² Bº Monte Negro km8 à 100m do asfalto R$32mil, doc ok 96403-3077/ 94026-8946

VENDO TERRENO

1500m² c/ platô, poço Recanto Alpina R$90mil 4657-4714 99554-4603

Refis é aprovado na Câmara

Contribuintes poderão

rene-gociar suas dívidas com o

município e terem descontos

de até 100%

Em sessão extraordinária a Câmara Municipal de Santa Isabel aprovou na tar-de tar-de quarta-feira, 12/04, o programa tar-de Recuperação Fiscal (Refis), que visa aju-dar moradores que estejam inadimplentes com impostos municipais a quitarem suas dívidas. Atualmente município tem a rec-ceber entorno de R$ 22 milhões.

A prefeita Fábia Porto encaminhou o projeto à Câmara no final do mês passado e, na sessão da semana passada definiram deliberar sobre ele, em reunião extraordi-nária nesta semana. Na quarta-feira passa-da a extraordinária iniciou com mais de 30 minutos de atraso e teve a presença dos vereadores Marquinhos Pelican, Reinaldo Nunes, Ti Nagate, Gabriel da Água, Paulo Berto, Clebão do Posto, Jairo Furini, Van Negavan e Ângela Sanches o projeto foi avaliado e aprovado pela unanimidade.

O Refis visa promover a regularização dos créditos tributários devidos ao muni-cípio por pessoas físicas e jurídicas, de

débitos feitos até 31 de dezembro de 2016. De acordo com o secretário Muni-cipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sidorco, a dívida ati-va do município está entorno de R$22 mi-lhões e com este refinanciamento a Prefei-tura espera arrecadar cerca de 20% da dívida: “Em um cenário otimista, 20% é o nosso objetivo, mas se alcançarmos 15% já seria um percentual muito bom”, disse. O advogado Dr. Matheus Valério ex-plica que o Refis, além de permitir a nego-ciação da dívida concede a anistia de 100% dos juros e multas para os paga-mentos feitos à vista e de até 95% para

dívidas parceladas em até seis vezes: “Os contribuintes que estejam com os Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) atra-sados, por exemplo, podem aproveitar o Refis para parcelar, ou quitá-lo e é impor-tante que isso seja feito, pois pode acarre-tar até a perda do imóvel através da justi-ça”, explica. A prefeitura ressalta que o valor das parcelas não deverão ser inferir a R$50,00 para pessoas físicas e R$100,00 para empresas.

O contribuinte poderá aderir ao Refis a partir de junho até o início de novembro deste ano. Mais informações através do telefone (11) 4656-1000.

Referências

Documentos relacionados

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Para o atestado número 16 (IP São Paulo Sistema Gestão Empresarial S.A.), não foi encontrado o valor da receita da empresa mesmo tendo sido diligenciada com busca de

do prazo de abertura do procedimento concursal, o qual se fixa em 15 dias úteis após publicação deste Aviso. Pode um/a candidato/a, com fundamento na impossibilidade ou

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá