• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 97. De 10/09/2015 à 17/09/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 97. De 10/09/2015 à 17/09/2015"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 97 De 10/09/2015 à 17/09/2015

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

A QUESTÃO DOS REFUGIADOS

Em uma reunião em Paris, cerca de 60 países se juntaram para debater medidas para facilitar o regresso dos refugiados. Incentivaram também que os governos regionais tragam as minorias para a política e procurem garantir que não haja impunidade para os crimes contra humanidade. A França afirmou que seria um erro a Europa abrigar todos os refugiados perseguidos pelo Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque. O chanceler francês, Laurent Fabius, chegou a afirmar que se todos os refugiados fossem para Europa, o EI ganharia o jogo. François Hollande, Presidente francês disse que iria as forças francesas começarão a realizar voos de reconhecimento sobre a Síria visando ataques contra o EI.

Fonte: FRANCE: Taking all refugees would be victory for ISIS. Reuters, Paris, p.9, 9 set 2015.

ENCONTRO SOBRE A CRISE ENTRE VENEZUELA E COLÔMBIA GERA RESULTADOS

(2)

A Ministra de Relações Exteriores da Colômbia e da Venezuela se reuniram em Quito, no Equador, para tratar da crise de fronteira entre os dois países. O Ministro das Relações Exteriores do Equador também estava presente na reunião e afirmou que o encontro seria o início do diálogo entre os países para discutir questões sensíveis. Após o encontro, uma reunião entre os dois presidentes foi marcada e será realizada em Quito.

Fonte: CANCILLERES se reunieron en Quito tras crisis fronteriza. El Colombiano, p.7, 13 set 2015 e http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/presidentes-da-venezuela-e-da-colombia-se-reunirao- em-quito,bd0e15efc79bb854d032a61bd7a25ec7xn40e8eb.html.

ÁSIA/LESTE EUROPEU

RÚSSIA CONSTRÓI BASE NA FRONTEIRA COM UCRÂNIA E APÓIA O REGIME SÍRIO DE ASSAD

A Rússia se prepara para construir uma grande base militar na fronteira com a Ucrânia.

Quando pronta, a base poderá abrigar milhares de soldados e munição. A notícia saiu na mesma semana em que Vladimir Putin saudou o cessar-fogo no leste da Ucrânia. O Ministro das Relações Exteriores russo clamou para que as potências ocidentais ajudem a armar o exército sírio, que combate o Estado Islâmico (EI) sob o regime de Assad. A declaração não foi vista com bons olhos pelos Estados Unidos. A Rússia espera que suas ações na luta contra o EI devolva um pouco de sua popularidade no Ocidente, em queda após a anexação da Crimeia.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0RE24I20150914, http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0R92KG20150909, RUSSIA’S Putin welcomes Ukraine ceasefire. The Jakarta Post, 13 Set. 2015, OBAMA warns Russia on Syria moves. The Nation, p.2, 13 Set. 2015 e RUSSIAN Help Assad defeat ISIS: Envoy urges nations to support Syrian military with arms. Northwest Arkansas Democratic-Gazette, p.10A, 12 Set. 2015.

JAPONESES PROTESTAM CONTRA PROPOSTA DE ENVIAR SOLDADOS AO EXTERIOR

(3)

45 mil manifestantes, segundo os organizadores, se reuniram em Tóquio contra a política do Primeiro-Ministro Shinzo Abe, que tenta aprovar leis que permitam ao Japão enviar tropas para combater no exterior pela primeira vez desde a II Guerra Mundial. O governo espera ter as leis aprovadas antes do recesso parlamentar no dia 27 de setembro.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0RE23W20150914.

DRONES AMERICANOS MATAM MEMBROS DO TALIBÃ PAQUISTANÊS

Uma nave não tripulada do exército americano matou ao menos 15 militantes do braço paquistanês do Talibã, o Tehreek-e-Taliban (TTP), no distrito de Gomal, região insurgente do Paquistão com forte presença do grupo. Os mortos teriam participado de um atentado a uma escola em Peshawar em 2014.

Fonte: US Drone Strike Kills 15 Pakistani Taliban in Afghanistan. Pakistan Today. Islamabad, p. 1. 12 set 2015.

ORIENTE MÉDIO

CONFLITO NA SÍRIA: ASSAD NÃO VAI SAIR “SOB PRESSÃO”

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, disse em uma entrevista para a televisão russa que ele não vai deixar o cargo sob pressão externa, fazendo alusão de que não deixará o governo sem o consentimento do povo sírio. Assad foi reeleito em 2014, com 88,7%

dos votos, entretanto a eleição ocorreu em meio à guerra civil e somente em áreas controladas pelo governo.

Fonte: http://www.bbc.com/news/world-middle-east-34268120

O ESTADO ISLÂMICO

(4)

Jihadistas do EI raptaram 230 pessoas, dentre as quais cerca de 60 são cristãos, de uma cidade central síria capturada pelos extremistas. Os militantes invadiram a cidade densamente povoada de Qaryatain, que fica no meio de um triângulo formado pelas cidades de Homs, Palmyra e Damasco. No leste do Iraque, pelo menos 58 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas em duas explosões reivindicadas pelo Estado Islâmico. O governo russo enviou carros de combate e artilharia para Síria para combater o Estado Islâmico, o que preocupa lideranças norte-americanas, pois essa pode ser uma forma de aumentar o poder das forças de Assad. Em decorrência disso, a Rússia propôs uma conversa com Estados Unidos a fim de esclarecer as suas intenções com o envio de auxílio a região. Jatos estadunidense realizaram ataques contra o EI.

Segundo o Departamento de Defesa, foram 22 alvos no Iraque e três na Síria, com objetivo de destruir unidades táticas, carros de combate e sistemas anti-artilharia do grupo. Nenhuma baixa foi registrada.

Fontes: http://www.theguardian.com/world/2015/sep/16/russia-proposes-meeting-us-syria-isis;

http://www.timesofisrael.com/coalition-forces-hit-22-islamic-state-targets-in-iraq-3-in-syria/; MOURE, Bassem. Estado Islâmico sequestra cristãos na Síria. Austin American-Statesman, Beirut, p.01, 8 ago 2015 e BOMBARDEAMENTOS do Estado Islâmico deixam 58 mortos, muitos feridos. The Columbus Dispatch, p.09, 11 ago 2015

CONFLITO NO IÊMEN: PRIMEIRO MINISTRO RETORNA DO EXÍLIO NA ARÁBIA

O Primeiro-Ministro do Iêmen, Khaled Bahah e outros ministros retornaram ao país após meses de exílio na Arábia Saudita. O Primeiro-Ministro e o Presidente, Hadi, fugiram em março, após o grupo huti tomar controle de grande parte do país. Segundo o governo do Iêmen, a volta deles só foi possível depois que a coalizão liderada pela Arábia Saudita, com o apoio de Irã, expulsou os rebeldes da capital Sanaa. Soldados leais ao Presidente exilado haviam retomado base aérea Al Anad - um dos maiores centros militares do Iêmen - e depois avançaram para tomar a capital provincial de Huta. A reconquista de Al Anad foi um grande impulso estratégico na defesa da cidade de Aden, que foi o último refúgio do governo exilado do Iêmen antes de fugir para a vizinha Arábia Saudita. O líder dos hutis disse que está aberto a uma solução política

(5)

para o conflito, mas o governo exilado disse que só negociaria depois da retirada dos rebeldes de todo o território que haviam conquistado.

Fontes: http://www.bbc.com/news/world-middle-east-34271712; http://www.timesofisrael.com/in- yemen-emirati-troops-push-toward-houthi-held-capital/ e CONSOLIDAÇÃO. The National - News, p.01, 6 ago 2015

POLICIAIS TURCOS MORTOS

O conflito que acontece no sul do país já dura semanas e não mostra sinais de que a violência irá diminuir. Desta vez três policiais turcos foram mortos por militantes curdos do Partido dos Trabalhadores Curdos, em dois ataques diferentes. Além disso, em um desses ataques realizado em uma estrada, outros cinco policiais ficaram feridos.

Fonte: http://www.timesofisrael.com/three-turkish-police-killed-by-pkk/

CONVOCAÇÃO AO ATAQUE

Ayman al-Zawahiri, líder da Al Qaeda, em uma nova mensagem disse que jovens islâmicos devem se concentrar em atacar países do ocidente, especialmente os Estados Unidos. Afirmou ainda que grupos islâmicos devem se unir e trabalhar juntos nesse novo objetivo. Ele, todavia, nega o califado do Estado Islâmico.

Fonte: http://www.timesofisrael.com/al-qaeda-leader-calls-for-lone-wolf- attacks-against-west/

JUSTIÇA DO KUWAIT JULGA ACUSADOS DE ATACAR MESQUITA

A justiça do Kuwait sentenciou sete pessoas a morte por provocarem explosão em uma mesquita em junho desse ano. Outras oito pessoas foram condenadas a sentenças de dois a quinze anos de prisão, enquanto outros quatorze acusados foram absolvidos. Não obstante, o governo do Kuwait adquiriu vinte e oito aviões Thypoon da Itália. O país se tornou o terceiro da região do Golfo a fazer negócios com o projeto Eurofighter.

(6)

Fontes: http://www.arabnews.com/featured/news/807021 e http://www.arabnews.com/middle- east/news/805406

ÁFRICA

ATAQUES DO BOKO HARAM CONTINUAM NA NIGÉRIA E EM CAMARÕES

Ocorreram dois ataques com bomba na Nigéria. O primeiro aconteceu em uma escola localizada num acampamento para pessoas deslocadas internamente, as quais fugiram do grupo extremista Boko Haram, no estado de Adamawa. O segundo foi realizado por uma mulher-bomba em uma estação de ônibus, no mesmo dia e horário do anterior, no mesmo estado. Não houve reivindicação das ações e em ambas houve mortos e feridos.

Outros dois ataques à bomba ocorreram na cidade de Kolofata, em Camarões, matando ao menos nove pessoas e deixando outras feridas. O local dos ataques era próximo a um bairro latino. Suspeita-se que o grupo Boko Haram seja o autor da ação. Afirma-se também que o Exército conseguiu repelir um ataque do grupo na cidade de Bargam e matou doze militantes.

Fontes: DATTI, Sani. Bombs at camp, bus station kill at least 12 in northeast Nigeria. Gulf News. Dubai, p. 29-29. 13 set. 2015. e reuters.com/article/2015/09/13/us-nigeria-violence-cameroon- idUSKCN0RD0FH20150913

ACORDO DE PAZ NO SUDÃO DO SUL AINDA CAUSA DÚVIDAS

No Sudão do Sul, os rebeldes ratificaram o acordo de paz já assinado pelo Presidente, Salva Kiir, e o líder deles, Riek Machar. O Parlamento do país também ratificou o acordo, de forma unânime. Tanto os rebeldes quanto o governo não confiam muito na implementação do Acordo e já se acusaram de violações do cessar-fogo. Ainda assim, Kiir incitou a população sul sudanesa a se unir para a sua implementação e pediu para que todos trabalhem juntos durante o período transitório até as eleições em 2018. Os Estados Unidos havia pedido para que a ONU aplicasse novas sanções a um integrante

(7)

de alta patente do Exército e a um membro da rebelião no Sudão do Sul, devido às falhas no cumprimento do acordo. Rússia e Angola bloquearam tal pedido, justificando que isso poderia agravar a situação. Em julho, o Conselho de Segurança da ONU já tinha aprovado sanções a seis comandantes, três de cada parte do conflito. O Secretário- Geral da ONU convidou Kiir e Machar para irem à Nova York em um encontro para reforçar o acordo de paz, mas não há sinais que indiquem a ida do Presidente.

Fontes: MILITANTS ratify fragile peace deal in s. Sudan. Arab News. Jidá, p. 8-8. 12 set. 2015;

reuters.com/article/2015/09/15/us-southsudan-security-idUSKCN0RF1GO20150915 e g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/russia-e-angola-bloqueiam-pedido-dos-eua-para-punir-sudao-do- sul.html

ASSASSINATO DE POLICIAS INDICA SURGIMENTO DE NOVO GRUPO ARMADO NO MALI

Dois policiais foram mortos em uma emboscada, realizada por homens não identificados, enquanto faziam guarda em um posto policial na região central do Mali.

O ataque é o mais recente depois de uma série deles na área e parece ser de autoria de um novo grupo armado denominado “Frente de Libertação de Massina”. A ação foi realizada ainda que os líderes do grupo tenham sido presos na mesma semana.

Fonte: reuters.com/article/2015/09/12/us-mali-violence-idUSKCN0RC0QS20150912

PRESIDENTE, PRIMEIRO-MINISTRO E MINISTROS SÃO SEQUESTRADOS POR GUARDA PRESIDENCIAL EM BURKINA FASO

O Presidente interino Michel Kafando, o Primeiro Ministro Isaac Zida e outros dois ou três ministros foram sequestrados pela própria guarda presidencial, que ainda não fez qualquer reivindicação, em Burkina Faso. Já havia sido proposta a dissolução da guarda pela Comissão de Reconciliação e Reformas. As eleições do país estão marcadas, mas há possibilidade de muitas fraudes, uma vez que já foram apreendidos milhares de cartões falsos de eleitor. O presidente do Conselho Nacional de Transição e do parlamento interino Cherif Sy, declarou que a "nação está em perigo". Foi pedido aos

(8)

cidadãos que se manifestassem em frente ao Palácio Presidencial contra o golpe de estado que estaria ocorrendo.

Fonte: portugues.rfi.fr/africa/20150916-presidente-e-primeiro-ministro-burkinabes-rsequestrados-por- militares

CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS É ALVO DE ATAQUE NO BURUNDI

O chefe das Forças Armadas, general Prime Niyongabo, foi alvo de um ataque e ficou ferido. Outras sete pessoas foram mortas no ocorrido, incluindo quatro de seus seguranças. Dois membros do exército que realizaram o ataque foram mortos e um terceiro foi preso. Cabe ressaltar que outras figuras importantes no país foram assassinadas recentemente.

Fonte: portugues.rfi.fr/mundo/20150911-chefe-do-estado-maior-do-Burundi-ferido-em-atentado

ONU

CONFIRMADO ALEGAÇÕES DE ABUSO SEXUAL NA ÁFRICA CENTRAL

Desde que a ONU assumiu a missão de paz na República Centro Africana, houve 63 alegações de falta de conduta por parte de membros da operação de paz, sendo 15 delas envolvendo abuso sexual. Uma das alegações de abuso foi confirmada, e o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou uma série de mudanças que visam o fim desse problema.

Fonte: Sex abuse allegation in Central Africa confirmed. Gulf News, p. 29, 13 set. 2015.

ONU CONVOCA TRIBUNAL ESPECIAL PARA JULGAR CRIMES DE GUERRA NO SRI LANKA

(9)

As forças governamentais do Sri Lanka e os rebeldes dos Tigres Tamis aparentam ter cometido crimes de guerra, incluindo assassinatos em massa de civis, durante o longo conflito e devem ser julgados por um tribunal especial com juízes internacionais, de acordo com as Nações Unidas. “O governo do Sri Lanka irá garantir diálogo e amplas consultas com todas as partes interessadas (...) em colocar em prática mecanismos e medidas que facilitem o direito ao saber, direito à justiça e a reparação do dano, garantindo a sua não repetição, com o objetivo de alcançar a reconciliação e a paz duradoura", de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

Fontes: http://www.reuters.com/article/2015/09/16/us-sri-lanka-warcrimes-un- idUSKCN0RG0Z920150916; http://www.reuters.com/article/2015/09/16/us-sri-lanka-warcrimes-un- reaction-idUSKCN0RG17920150916

NOVAS DISPUTAS EM JERUSALÉM PODEM INTENSIFICAR VIOLÊNCIA NA REGIÃO

Em novo pronunciamento, o coordenador especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para Processos de Paz no Oriente Médio, Nikolay Mladenov, afirmou que as ações por parte dos extremistas no Oriente Médio podem inflamar a violência na região da Cidade Antiga de Jerusalém. Um novo conflito teria começado no final do mês de agosto, quando o governo de Israel proibiu o acesso na área da mesquita de Al-Aqsa por parte de grupos muçulmanos e judeus considerados extremistas. Buscando evitar maiores problemas, o Conselho de Segurança da ONU pediu aos líderes locais que também garantam a contenção e respeito pela santidade na área.

Fonte: http://nacoesunidas.org/confrontos-na-cidade-antiga-de-jerusalem-podem-inflamar-violencia-na- regiao-alerta-onu/

Referências

Documentos relacionados

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter

18.1 O(s) produto(s) deverá(ao) ser entregue(s) rigorosamente dentro das especificações estabelecidas neste Edital e seus Anexos, sendo que a inobservância desta condição

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...