• Nenhum resultado encontrado

Maisa Clari Farias Barbalho de Mendonça Valdir Alves de Mendonça Jônnata Fernandes de Oliveira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Maisa Clari Farias Barbalho de Mendonça Valdir Alves de Mendonça Jônnata Fernandes de Oliveira"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Secretariado de Estado da Educação e Cultura - SEEC

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEG

Departamento de Pesquisa

Campus Universitário BR-110, KM-46 - Costa e Silva – Fone: (084) 3315-2180 - Ramal 52180 CEP: 59600-970 - e-mail: pibic@uern.br

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA - PIBIC

TÍTULO DO PROJETo Estrutura populacional da Curimatã Prochilodus brevis Steindachner, 1875 (Pisces: Characidae, Prochilodontidae) na lagoa de Apodi, RN.

COORDENADOR Maisa Clari Farias Barbalho de Mendonça Co-ORIENTADOR (Opcional Valdir Alves de Mendonça

ORIENTANDO Jônnata Fernandes de Oliveira RENOVAÇÃO DE PROJETO

* SIM NÃO

1. RESUMO DO PROJETO (até 2000 caracteres com espaço)

A espécie Prochilodus brevis é um peixe de importante função na cadeia trófica, sendo seus ovos, larvas, alevinos e adultos importante fonte alimentar de muitas espécies de peixes predadores e de numerosas espécies de aves aquáticas, além de apresentar interesse econômico pela utilização na pesca comercial, artesanal ou de subsistência. Portanto, este estudo tem o objetivo de fornecer informações acerca da estrutura populacional da espécie Prochilodus brevis (Steindachner, 1875) afim de ampliar o conhecimento sobre a biologia da mesma. Serão coletados exemplares, com auxílio de diversos petrechos de pesca, durante o período de agosto de 2009 a julho de 2010 na lagoa de Apodi/RN. Para cada indivíduo serão obtidos o comprimentos total (Ct), peso total (Pt), peso eviscerado (Pevisc), avaliado o sexo e observado o estágio de maturação gonadal. A análise de dados busca determinar a estrutura populacional em comprimento para ambos os sexos; a distribuição populacional por classe de peso total para todos os indivíduos. Serão obtidas as relações peso/Comprimento para fêmeas e machos. A proporção sexual será estabelecida e avaliada através do teste x2. O conhecimento dos aspectos populacionais de peixes é de fundamental importância no estabelecimento de medidas preventivas e compensatórias para a conservação da ictiofauna.

Palavras chave: Prochilodus brevis – Curimatã - estrutura populacional – proporção sexual.

2. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA (até 7000 caracteres com espaço)

Decisões sobre a liberação ou interdição de área, período e equipamento de pesca e de manejamento de populações como a manipulação da comunidade (redução direta de algumas espécies, repovoamento, etc), do habitat e planejamento de empreendimentos que provoquem alterações no ambiente aquático, carecem de informações biológicas básicas (AGOSTINHO, 1985). Na biologia pesqueira deve-se levar em conta a unidade de estoque na qual os grupos animais estão inseridos, sendo que a atuação seletiva da pesca implica geralmente no desequilíbrio.

Desta forma, quanto mais conhecimento se dispuser sobre os padrões biológicos das espécies num determinado ambiente, mesmo as espécies aparentemente inexpressivas para a pesca, mais seguras serão as previsões sobre o impacto ambiental da atividade pesqueira (COELHO et al , 1985).

O peixe utilizado neste trabalho pertence à família Prochilondontide (que significa família que possui dentes (diminutos) na frente), característica marcante; é a espécie Prochilodus brevis (antiga P. cearensis), conhecido vulgarmente na região nordeste do Brasil, como curimatã comum. Apresenta corpo fusiforme e comprido, com escamas relativamente grandes e hábito alimentar detritívoro, consumindo matéria orgânica

(2)

depositada no fundo dos açudes e viveiros (FONTENELE, 1981). Esta característica permite usá-los em policultivo, junto a espécies que se alimentam de frutas, sementes e organismos aquáticos de pequeno porte. Segundo Fontenele (1982), a curimatã ocupa lugar de destaque pela precocidade, prolificidade, regime alimentar e principalmente pela grande aceitação que tem merecido por parte dos habitantes da região nordeste.

Baseado nas informações acima, o objetivo deste estudo é fornecer informações sobre a estrutura populacional da espécie Prochilodus brevis a fim de aumentar o nível de informações já existentes sobre as características biológicas das várias espécies que compõem a região nordeste do Brasil, como base para uma compreensão mais abrangente das diversas interações de caráter bioecológico destas comunidades.

* Em caso de renovação de projeto, o coordenador deverá explicitar as razões para tal, justificando com os dados preliminares.

3. OBJETIVOS (até 2200 caracteres com espaço)

Objetivo Geral:

Avaliar aspectos populacionais da espécie Prochilodus brevis Steindachner, 1875 (Pisces:

Characidae, Prochilodontidae) na lagoa de Apodi, RN, visando ampliar os conhecimentos acerca da biologia da mesma.

Objetivos específicos:

- Determinar a distribuição por classes de peso e de comprimento da especie;

- Estabelecer a relação peso x comprimento, para machos e fêmeas, para todo período;

- Verificar a Proporção sexual (Sex-ratio), da população estudada;

- Avaliar o Fator de Condição da espécie.

4. METODOLOGIA (até 4000 caracteres com espaço)

a) Área de Estudo:

A área de estudo situa-se na lagoa de Apodi, que faz parte da Bacia do rio Mossoró/Apodi, sendo a segunda maior bacia hidrográfica do estado, com uma área de 14.271 km², o que corresponde a 27% do nosso território estadual (Fig. 01).

Figura 01 – Lagoa de Apodi, RN.

Neste ambiente ocorre uma fauna íctica diversificada, que são importantes tanto para o equilíbrio ambiental, como também para a pesca de subsistência das famílias ribeirinhas. Dentre as espécies que se destacam podem ser encontradas piabas (caracídeos), Crenicichla sp (jacundás), Geophagus sp (carás), Prochilodus sp (curimatãs), Hoplias sp. (Traíra), Parauchenipterus galeatus (Cangati), Hipostomus sp (Cas- cudo), Tripotheus sp. (piaus). Prochilodus brevis pertence à ordem Characiformes, originada das bacias nordestinas principalmente as cearenses, sendo atualmente disseminadas por todo o Nordeste e parte do Sudeste (DOURADO, 1981).

(3)

b) Metodologia:

Serão coletados exemplares de Prochilodus brevis em amostragens mensais no período de agosto de 2009 a julho de 2010, utilizando diversos petrechos de pesca, como tarrafas, redes de espera e vara de pescar. Após a captura, os exemplares serão acondicionados em sacos plástico, colocados em caixas de isopor com gelo e transportados para o laboratório de ictiologia da UERN. Em laboratório, serão submetidos a biometria dos seguintes caracteres morfométricos: Comprimento total (Lt), Comprimento furcal (Lf);

obtidos o Peso total (Wt) e o Peso eviscerado (Wevisc.). A sexagem será realizada através da visualização da gônada dos organismos, obedecendo os critérios estabelecidos por Vazzoler (1996).

Figura 02 – Material de estudo: Prochilodus brevis, da lagoa de Apodi, RN.

c) Análise de dados:

A determinação da estrutura da população em comprimento será baseada na distribuição das freqüências relativas das classes de comprimento total, por sexos separados, mensal.

A relação peso total/comprimento total será estabelecida para sexos agrupados e separados, e obtida através da distribuição dos pontos empíricos médios das variáveis de peso total (Wt)e de comprimento total (Lt), considerando o comprimento total como variável independente e o peso total como a variável dependente, de modo que se estabeleça a expressão matemática que melhor se ajuste aos dados da relação entre as duas variáveis envolvidas.

A tendência dos pontos deve demonstrar uma relação do tipo: Wt= .Lt, onde Wt = peso total médio dos indivíduos no instante t; Lt = comprimento total médio dos indivíduos no instante t;  = Fator de condição,  = constante relacionada com a forma de crescimento (SANTOS, 1978).

Em seguida será estabelecida, através do método dos mínimos quadrados, a transformação logarítmica dos dados empíricos, para corroborar que ocorreu relação linear entre essas duas variáveis, transformadas através da expressão: ln Wt = ln  +  ln Lt

Será estimado o coeficiente de correlação linear de Pearson (r) para verificar a aderência dos pontos empíricos à reta; sendo aplicado o teste “t” aos parâmetros da regressão linear, entre machos e fêmea, com a finalidade de verificar se existe diferença significativa ao nível de 95%( = 0,05).

A proporção entre os sexos será determinada através da distribuição das freqüências de ocorrência dos mesmos, para cada mês; Será aplicado o teste do “qui-quadrado” (x2) entre os sexos, para a detecção de diferenças significativas, segundo Vazzoler (1996).

5. RESULTADOS E APLICAÇÕES ESPERADAS (até 4000 caracteres com espaço)

Os principais produtos e impactos esperados do projeto serão:

A partir do conhecimento da estrutura populacional da espécie espera-se, a médio e longo prazo, que os resultados obtidos venham a subsidiar políticas de conservação, baseadas em delimitações de áre- as prioritárias, manejo sustentável e exploração racional dos estoques pesqueiros.

Produção de publicações como: artigos científicos, apresentações de trabalhos em eventos de âmbito regional/nacional, internacional, etc.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (até 3000 caracteres com espaço)

(4)

AGOSTINHO, A. A. Estrutura da população, idade, crescimento e reprodução de Rhinelepsis aspera (AGASSIZ, 1829) (Osteichtyies, Loricariidae) do rio Paranapanema, Paraná. Brasil. São Carlos.

Universidade Federal de São Carlos. Tese de Doutoramento, 229 p.1985.

COELHO, J. A. P. et al. Relação peso/comprimento e tamanho de início de primeira maturação gonadal para a Scianidae Stellifer rastriffer (JORDAN, 1889), no litoral do estado de São Paulo. Bolm. Inst. Pesca, São Paulo, v.12, n. 2, p. 99-107, julho.1985.

Dourado, O.F. Principais peixes e crustáceos dos açudes controlados pelo DNOCS. Fortaleza, Convênio SUDENE/DNOCS. 40p. 1981.

FONTENELE, O., 1982, Contribuição para o conhecimento da biologia da Curimatã pacu, Prochilodus argenteus Spix in Spix & Agassiz (Pisces: Characidae, Prochilodontinae). Coletânea de Trabalhos Técnicos.

Pesca e Piscicultura. Ministério do Interior. DNOCS. p. 215-231.

FONTENELE, O., 1981, Curimatã nos açudes nordestinos (Prochilodus argenteus). Coletânea de Trabalhos Técnicos. Pesca e Piscicultura. Ministério do Interior. DNOCS. p. 227 – 284.

SANTOS, E. P. Dinâmica da população aplicada à pesca e piscicultura. HUCITEC, Ed. USP, São Paulo, 129p. 1978.

VAZZOLER, A. E. A. M., Biologia da reprodução de peixes teleósteos: teoria e prática. Maringá.

EDUEM; EDUEM; São Paulo: SBI, 169p. 1996.

7. ORÇAMENTO

RUBRICAS/DISCRIMINAÇÃO

Material de Consumo Quantidade Valor Individual R$ Valor Total

R$

Pepal ofício 2 (75grs) – 500fls. 4 15,97 63,88

Cartucho colorido - HP 3 63,90 191,7

Cartucho Preto - HP 3 49,00 147,00

Paquímetro digital 150mm 2 89,00 178,00

Pen Drive 8GB 1 68,00 68,00

CD R-W (Regravável) 5 3,90 19,5

Máscara cirúrgica tripla, com tiras brancas (cx. C/ 50 unid.) 2 8,90 17,80

Luva de procedimentos, cx. C/ 50 pares. 2 28,50 57,00

Saco Polipropileno Transparente (20X30) 1kg 14,90 14,90

Caixa de isopor de 21 lts. 1 13,50 13,50

Papel vegetal 90/95g 210x297mm (cx. C/ 100 unid) 1 20,95 20,95

Pasta plástica 5 7,10 35,5

Lápis preto nº.2 (cx. C/ 12 unid.) 1 4,80 4,80

Caneta esferográfica (cx. C/ 12 unid.) 1 8,80 8,80

Álcool etílico absoluto 10 4,99 49,90

Papel toalha 20 2,50 50,00

Total de Material de Consumo 941,23 Serviço de Terceiros Pessoa Física Quantidade Valor Unitário R$ Valor Total

R$

Total de Serviço de Terceiros Pessoa Física

Serviço de Terceiros Pessoa Jurídica Quantidade Valor Unitário R$ Valor Total R$

Confecção de Banner 3 60,00 180,00

Total de Serviço de Terceiros Pessoa Jurídica 180,00

Passagens/Trecho Quantidade Valor Unitário R$ Valor Total R$

(5)

Passagens – Total

Diárias Quantidade Valor Unitário R$ Valor Total R$

Diárias para pesquisa 2 187, 83 375,66

Diárias - Total 375,66 Bolsa de iniciação científica Quantidade Valor Unitário R$ Valor Total R$

Bolsa de Iniciação Científica –PIBIC/CNPq 1 300,00 3.600,00

Bolsa de Iniciação Científica - Total 3.600,00 VALOR TOTAL DO PROJETO 5.096,89

8. TERMO DE COMPROMISSO DO SOLICITANTE

Declaro, para fins de direito, conhecer as normas gerais fixadas pelo presente edital, pelo CNPq e pela UERN para a concessão de Bolsas de Iniciação Científica.

Mossoró, 25 de Maio de 2009.

Assinatura do(a) Coordenador(a)

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,