• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura Municipal de Simonésia/MG CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura Municipal de Simonésia/MG CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

A mãe ideal (só que não)

Basta uma mulher contar que está grávida para que apareça um exército de palpiteiros. Conselhos e dicas a respeito da gravidez, do parto e dos cuidados com o bebê pipocam de todos os cantos.

O parto deve ser natural, de preferência em casa; a amamentação, exclusiva até pelo menos o sexto mês, em livre demanda (o bebê mama quando desejar). Os conselhos ainda tratam da maneira correta de carregar a criança, como fazê-la dormir a noite toda e alimentá-la sem agrotóxicos e alimentos industrializados.

A maioria está bem-intencionada, acredita que se sua receita funcionou para si, será, portanto, útil a todas as outras mães. E os conselhos vêm de todo o lado: da mãe, das irmãs, das amigas, da vizinha. A mulher, despreparada e ainda sem dominar o universo que acabou de adentrar, ouve tudo com atenção, como se seguisse uma receita em que a perda de um único ingrediente pudesse estragar completamente o resultado final.

Então chega a hora tão aguardada. E aí a mulher se depara com a realidade que cedo ou tarde cai como um meteoro na cabeça de qualquer mãe: nem tudo sai como o esperado.

O parto não foi bem como ela imaginou, a amamentação não corre às mil maravilhas, a criança não para de chorar, nenhuma receita para acabar com a cólica do bebê funciona, e a mãe se vê, muitas vezes, impelida a pedir ajuda, a ir em busca de informações. Porque, com a internet e todos os mil movimentos existentes, receitas não faltam.

A pressão pela perfeição atinge as mulheres em outras fases da vida, mas em nenhuma outra é tão cruel quanto no início da maternidade. É nesse momento em que a mulher está desprotegida, em que se sente responsável por outro ser que a cobrança pode ser mais implacável.

A intenção inicial pode não ter sido essa, mas cada vez que uma regra é adotada como geral, aquelas que não a seguem se sentem, no mínimo, incompetentes. Afinal, que mãe não quer acertar e fazer tudo o que pode pelo bem-estar e saúde do filho?

Acontece que regras e dogmas podem ser bastante aprisionadores e opressivos, tornando a mulher insatisfeita e insegura. Desnorteada, ela deixa de ouvir a pessoa mais importante nesse momento: ela mesma.

A verdade é que não existe uma receita a ser seguida. A maternidade é uma busca quase solitária, que envolve a mãe e o bebê. Cada mulher precisa buscar e encontrar seu caminho. Dicas podem ser bem-vindas, desde que dadas com sensibilidade e não com a intenção de ensinar.

Dá para ser boa mãe sem ser perfeita. Não é fácil, mas é possível. Mesmo para quem, como eu, não segue a cartilha da mãe ideal.

(Mariana Fusco Varella. Publicado em 29/01/2015. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/para-as-mulheres/a-mae-ideal-so-que-nao/#content. Acesso em: 19/05/2016.)

01

De acordo com as informações textuais, infere-se que

A) durante a gravidez, a maternidade exige paciência, confiança e calma. B) amor, carinho e proteção são ingredientes essenciais na criação de um filho. C) a mulher deve comparar seu filho com outras crianças na primeira vez que é mãe.

D) o medo de ser considerada como uma mãe ruim é grande e a culpa fica sempre presente.

02

Segundo o texto é correto afirmar que A) toda mãe é maternal.

B) ser mãe não é tão simples.

C) a maior responsabilidade de uma mãe é a excelência. D) a mãe deve compreender que educar é criar o filho para si.

03

Assinale o par de frases em que as palavras sublinhadas são substantivo e pronome, respectivamente: A) “Basta uma mulher contar que está grávida para que apareça um exército de palpiteiros.” (1º§) B) “Afinal, que mãe não quer acertar e fazer tudo o que pode pelo bem-estar e saúde do filho?” (7º§)

C) “Acontece que regras e dogmas podem ser bastante aprisionadores e opressivos, tornando a mulher insatisfeita e

insegura.” (8º§)

D) “É nesse momento em que a mulher está desprotegida, em que se sente responsável por outro ser que a cobrança

(3)

04

No trecho “Então chega a hora tão aguardada.” (4º§), a expressão “então” pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

A) assim. B) todavia. C) embora. D) apesar de que.

05

De acordo com as informações do texto, a maternidade é A) ser guardiã dos filhos.

B) santificar o lar num sofrimento contínuo e imensurável. C) é uma busca quase solitária, que envolve a mãe e o bebê. D) apenas uma renovação, um desdobramento incondicional.

06

Das afirmativas transcritas do texto, assinale a que exprime circunstância de negação. A) “A verdade é que não existe uma receita a ser seguida.” (9º§)

B) “E os conselhos vêm de todo o lado: da mãe, das irmãs, das amigas, da vizinha.” (3º§)

C) “Basta uma mulher contar que está grávida para que apareça um exército de palpiteiros.” (1º§)

D) “Acontece que regras e dogmas podem ser bastante aprisionadores e opressivos, tornando a mulher insatisfeita e

insegura.” (8º§)

07

Em “A maioria está bem-intencionada, acredita que se sua receita funcionou para si, será, portanto, útil a todas as

outras mães.” (3º§), o termo destacado, conforme o contexto textual, expressa ideia de

A) intenção. B) hipótese. C) conclusão. D) acrescentamento.

08

No trecho “Desnorteada, ela deixa de ouvir a pessoa mais importante nesse momento: ela mesma.” (8º§), os dois pontos ( : ) têm como finalidade

A) assinalar ironia. C) exprimir indignação.

B) esclarecer algo. D) destacar uma expressão.

09

As seguintes afirmativas transcritas do texto apresentam o mesmo tempo verbal, EXCETO: A) “Não é fácil, mas é possível.” (10º§)

B) “O parto não foi bem como ela imaginou,...” (5º§)

C) “A pressão pela perfeição atinge as mulheres em outras fases da vida,...” (6º§) D) “E os conselhos vêm de todo o lado: da mãe, das irmãs, das amigas, da vizinha.” (3º§)

10

Leia a mensagem a seguir.

(Disponível em: http://www.osemanario.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/05/Diadasmaes.jpg. Acesso em: 20/05/2016.)

Nos trechos “Falta espaço para retribuir todo carinho e amor que você merece!” e “Feliz Dia das Mães!” o ponto de exclamação ( ! ) foi utilizado para

A) exprimir ordem. C) expressar sentimentos diversos.

(4)

11

Uma pizza foi dividida em 8 pedaços iguais. Para que uma pessoa coma 37,5% da pizza, quantos pedaços ela deverá comer?

A) 1. B) 2. C) 3. D) 4.

12

Qual das alternativas a seguir completa corretamente a sequência apresentada? (73, 90, 106, 121, 135, ?)

A) 147. B) 148. C) 149. D) 150.

13

Qual das imagens a seguir é diferente das demais?

A) C)

B) D)

14

A figura apresentada possui todas as medidas em centímetros e seu perímetro é de 35x.

Qual é o valor de x?

A) 9 cm. B) 10 cm. C) 12 cm. D) 15 cm.

15

Considere as seguintes afirmativas: I. O número 963 é divisível por 9, 6 e 3. II. A raiz da equação x = 3 – 2x é impar.

III. Um triângulo de base 3 cm e altura 6 cm possui área de 18 cm². Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

A) I, II e III. B) II, apenas. C) III, apenas. D) II e III, apenas.

16

Um retângulo cuja diferença entre os lados é igual a 7 cm possui área de 60 cm². Qual é o valor da diagonal deste retângulo?

(5)

17

Qual alternativa substitui a interrogação no diagrama apresentado?

A) 8. B) 9. C) 10. D) 11.

18

Em uma receita de panqueca são utilizados 350 g de farinha de trigo, e rende 7 unidades de panquecas. Quantos gramas de farinha de trigo serão utilizados na receita que rende 35 panquecas?

A) 1.150 g. B) 1.400 g. C) 1.725 g. D) 1.750 g.

19

Júlia foi ao nutricionista e este a recomendou que para cada 80 g de arroz ela deveria comer 190 g de legumes. Se ao final de determinado período seguindo estas recomendações Júlia comer um total de 1,96 kg de arroz, quantos gramas de legumes ela terá consumido?

A) 4.495 g. B) 4.563 g. C) 4.655 g. D) 4.728 g.

20

Considere o seguinte diagrama de Venn para os conjuntos A, B e C.

Qual alternativa apresenta o conjunto (B

C) ∪ A – (B ∪ C)?

A) {3, 8, 4, 15}. C) {2, 3, 4, 8, 11, 15}.

B) {3, 4, 8, 11, 15}. D) {2, 3, 4, 5, 8, 11, 15}.

CONHECIMENTOS GERAIS

21

Sérgio Moro esteve envolvido num grande escândalo em 2016, fato que lhe rendeu notoriedade internacional. Seu nome está relacionado com a operação Lava Jato, investigação envolvendo o maior caso de corrupção já apurado no Brasil. Sérgio Moro está envolvido nesse escândalo devido ao fato de:

A) Comandar o julgamento dos casos da Lava Jato.

B) Ser a favor da nomeação do ex-presidente Lula para ministro.

C) Pagar propina à empresa Odebrecht em troca de negociações de contratos.

D) Delatar políticos envolvidos no esquema de corrupção em troca de acordos com a justiça.

22

O socialismo surgiu no século XVIII como oposição ao sistema econômico vigente; o capitalismo. O primeiro país a adotar o socialismo como regime econômico foi:

(6)

A África é o continente de mais antiga ocupação pelos seres humanos, tendo sido o lugar de desenvolvimento de grande parte do conhecimento da humanidade. Assinale a alternativa que indica uma civilização que se desenvolveu em território africano.

A) Egípcia. B) Astecas. C) Islâmica. D) Mesopotâmica.

24

Roma é hoje a capital da Itália. A cidade é considerada um museu a céu aberto por reunir grandes construções do mundo antigo. Um dos edifícios mais famosos é o Coliseu, local onde ocorriam os grandes espetáculos da época. A imagem que retrata o Coliseu é:

A) C)

B) D)

25

A colonização da Oceania começou na segunda metade do século XVIII, bem depois da colonização dos demais continentes e promoveu o domínio da civilização ocidental sobre os povos locais. A Oceania foi denominada pelos europeus como:

A) Novo Mundo. B) Velho Mundo. C) Antigo Mundo. D) Novíssimo Mundo.

26

Foi somente no início do século XX que o Brasil passou a ter a configuração atual. Porém, internamente a divisão era diferente. O estado de Tocantins foi criado em 1988 após a divisão do seguinte estado:

A) Pará. B) Goiás. C) Amazonas. D) Mato Grosso.

27

“Aberta ao público em 1867 essa estação serviu como porta de entrada de imigrantes na capital paulista e ainda foi símbolo da política do café com leite. Todas as personalidades ilustres que chegavam à capital paulista eram obrigadas a desembarcarem nesse local. Ainda hoje é palco de grande movimentação de passageiros e abriga o Museu da Língua Portuguesa, palco de um grande incêndio em dezembro de 2015.” Essa estação é:

A) Estação da Luz. C) Estação Barão de Mauá.

B) Estação Leopoldina. D) Estação Central do Brasil.

28

Entramos no século XXI extraindo e consumindo cada vez mais recursos naturais para atender às necessidades das populações. Isso tem causado um agravamento em âmbito global dos problemas ambientais. São efeitos das mudanças climáticas que já estão acontecendo em decorrência do aquecimento do planeta, EXCETO:

A) Congelamento mais intenso e severo das regiões polares.

(7)

29

Com o fim da bipolarização mundial uma nova ordem mundial surgiu e as diferenças entre países pobres e ricos tornaram-se mais evidentes. A oposição passou a ser entre países desenvolvidos, chamados países do Norte, e subdesenvolvidos, denominados países do Sul. Nessa divisão os únicos países considerados ricos localizados no Hemisfério Sul são:

A) Brasil e China. C) Austrália e Nova Zelândia.

B) Argentina e África do Sul. D) Estados Unidos e Inglaterra.

30

O século XVII aproximava-se do fim quando as primeiras notícias da descoberta de grandes minas de ouro começaram a surgir na América Portuguesa. A primeira notícia segura a respeito do metal precioso surgiu em 1693 com o paulista Antônio Ruiz de Arzão, após uma expedição às terras que hoje correspondem ao seguinte estado:

(8)

1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa. Os objetos restantes devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado.

2. Não é permitida, durante a realização das provas, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha ou corretivo. Especificamente, não é permitido que o candidato ingresse na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook,

palmtop, ipod, ipad, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica,

controle de alarme de carro, relógio de qualquer modelo e etc.

3. Não será permitido ao candidato fazer anotações de suas opções de resposta em qualquer meio. 4. Durante a prova, o candidato não deve levantar-se, comunicar-se com outros candidatos e fumar.

5. A duração da prova é de 03 (três) horas, já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas e à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento do Cartão de Respostas (Gabarito).

6. Somente em caso de urgência pedir ao fiscal para ir ao sanitário, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista através de detector de metais. Ao sair da sala no término da prova, o candidato não poderá utilizar o sanitário. Caso ocorra uma emergência, o fiscal deverá ser comunicado. 7. O Caderno de Provas consta de 40 (quarenta) questões para os cargos de Nível Superior e 30 (trinta) questões para

os demais cargos. Leia-o atentamente.

8. As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 04 (quatro) opções (A a D) e uma única resposta correta.

9. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) que lhe foi fornecido estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto, ou tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

10. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

11. O candidato poderá retirar-se do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de sua realização, contudo, não poderá levar consigo o Caderno de Provas, sendo permitida essa conduta apenas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término.

12. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala somente poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do local de aplicação das provas, deverá assinar um termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo Coordenador da Unidade.

RESULTADOS E RECURSOS

- As provas aplicadas, assim como os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.idecan.org.br, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas.

- O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 3 (três) dias úteis, a partir do dia subsequente à divulgação, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Concurso Público no endereço eletrônico www.idecan.org.br.

Referências

Documentos relacionados

Equipe UBS Jardim Celeste Equipe UBS Parque Santo Antônio Equipe UBS Vila das Belezas Equipe UBS Novo Caminho Equipe Pontinho de Cultura Equipe Creche Monte Azul Circo Ponte

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos