• Nenhum resultado encontrado

A AUTONOMIA FINANCEIRA DO PODER JUDICIÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A AUTONOMIA FINANCEIRA DO PODER JUDICIÁRIO"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

A AUTONOMIA FINANCEIRA

DO PODER JUDICIÁRIO

0 A

f

u

o

ü A > v '

A

'.0 ' a *

\o -\

t

IM

*

$

,t.c

y

Ä

2006

MP

(2)

JOSÉ M A U R ÍC IO CONTI

federal), que recebe o p rojeto e pode san eioná-lo ou v e tá -lo (total ou par­ cialmente).

Se houver veto to ta l ou parcial, o Congresso Nacional delibera sobre a decisão presidencial, podendo re jeitá-la ou não.

Rejeitado o veto, o projeto in ic ia lm e n te aprovado pelo Poder Legis­ lativo é e n cam in had o ao Poder Executivo para a prom ulgação. M a n tid o o veto, o projeto é p ro m u lg a d o sem a parte vetada. Em seguida, procede-se

à publicação.

4 .4.3. A estipulação dos lim ites orçam entários e a autonom ia financeira do Poder Judiciário

0 art. 99 da CF estabelece:

A rt. 99. Ao Poder Ju d iciá rio é assegurada a u to n o m ia a d m in is tra tiv a e f i­ nanceira.

§ 1o - Os trib u n a is elaborarão suas propostas o rça m e n tá ria s d e n tro dos lim ite s estipulados c o n ju n ta m e n te com os dem ais Poderes na lei de diretrizes orçam entárias.

§ 2° - 0 e n ca m in h a m e n to da proposta, o u vidos os o u tro s trib u n a is in te ­ ressados, com pete:

I - no â m b ito da U nião, aos Presidentes do Suprem o Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, com a aprovação dos respectivos trib u n a is ;

II - no â m b ito dos Estados e no do D is trito Federal e Territórios, aos Presi­ dentes dos Tribunais de Justiça, com a aprovação dos respectivos trib u n a is.

§ 3o - Se os órgãos referidos no § 2° não e ncam inharem as respectivas propostas orça m e n tá ria s d e n tro do prazo estabelecido na lei de diretrize s o rça­ m entárias, o Poder Executivo considerará, para fin s de consolidação da proposta o rçam entária anual, os valores aprovados na lei o rça m e n tá ria vig e n te , ajustados de acordo com os lim ite s estipu la d o s na fo rm a do § 1o deste a rtig o .

§ 4o - Se as propostas orça m e n tá ria s de que tra ta este a rtig o forem e n ­ cam inhadas em desacordo com os lim ite s estipulados na fo rm a do § 1o, o Poder Executivo procederá aos ajustes necessários para fin s de consolidação da pro­ posta orça m e n tá ria anual.

§ 5o - D urante a execução o rça m e n tá ria do exercício, não poderá haver a realização de despesas ou a assunção de obrigações que e xtrapolem os lim ites estabelecidos na lei de diretrizes orçam entárias, exceto se pre via m e n te a u to riz a ­ das, m ediante a abertura de cré d ito s suplem entares ou especiais.

(3)

O lim ite de despesas do Poder Judiciário, estipu la d o pela lei de d ire tri­ zes orçam entárias, a ser observado por ocasião da elaboração da proposta orçam entária, c o n fo rm e prevê o art. 99, § 1o, da CF, faz surgir uma das ques­ tões mais relevantes na discussão acerca da a u to n o m ia financeira do Poder Judiciário.

0 te x to c o n s titu c io n a l é claro ao dizer que os lim ites serão estipulados

c o n ju n ta m e n te com os dem ais poderes na lei de diretrizes orçam entárias.

Disso se infere que, por ocasião da elaboração da lei de diretrizes o r­ çamentárias, há necessidade de se observar m ecanismos que garantam a participação efetiva do Poder Judiciário no processo que leva à estipu la­ ção desses referenciais, sob pena de in c o n stitu c io n a lid a d e do dispositivo legal.146

0 Suprem o Tribunal Federal já teve o p o rtu n id a d e de se m an ifestar so­ bre o assunto em decisões cautelares:

0 S uprem o T ribunal Federal, em duas o p o rtu n id a d e s (ADIMC 468 -9 , Rei. M in. Carlos Velloso, e A D IM C 810-2, Rei. M in. Francisco Rezek), defe riu a sus­ pensão c a u te la r da vig ê n cia de disposições legais que fixaram lim ite percentual de p a rticip a çã o do Poder J u d iciá rio no O rçam ento do Estado sem a intervenção desse Poder. A hipótese dos autos ajusta-se aos precedentes referidos, te n d o em vista que se tra ta de im p u g n açã o d irig id a contra a Lei de D iretrizes O rçam en­ tárias do Estado do Paraná para o exercício de 1999, que fixo u o lim ite de 7°/o (sete por ce n to) de p a rticip a çã o do Poder Judiciário na receita geral do Estado to ta lm e n te à sua revelia. C autelar d e fe rid a .147

Uma vez estipula dos os lim ite s pela lei de diretrizes orçamentárias, há ainda outras questões relacionadas ao tem a que merecem reflexão.

146. No Estado de M inas Gerais, existe a Comissão de C om patibilização e Acom panha­ m ento O rçam entário, prevista no art. 155, § 2o, da CE, e instituída pela Lei Estadual n° 10.572/91, que tem com o função receber as propostas dos poderes e estabelecer, em regim e de colaboração, a com patibilização delas, fixando ao final os lim ites de despesas que constarão da LDO. 0 item 7.2.7 traz mais detalhes sobre o assunto. 147. Ac. un. do STF-Pleno, d e fe rin d o pedido de medida cautelar, para suspender, com

eficácia .ex tunc, até a decisão fin a l da ação direta, no art. 8o da Lei n° 12.214, de 10.7.1998, do Estado do Paraná, a expressão "Poder Judiciário - 7°/o” - ADIn 1.911- 7/PR, rel.JS/lin. lim a r Galvão, j. 19.11.1998. Reqte.: Procurador-Geral da República; Rcdos.: G overnador do Estado do Paraná e outra - DJU 12.3.1999, p. 2 - Ementa oficial. RJIOB 1/13447.

(4)

JOSÉ M A U R ÍC IO CONTI

O Poder Judiciário, na esfera federal, te m sua a u to n o m ia financeira lim ita da pelos referenciais m on etários exatos fixado s na Secretaria de Orça­ m en to Federal, nos te rm os dos lim ite s da LDO. Esses valores são calculados com base nas in form a ções prestadas pelos diversos órgãos da A d m in istraç ão Pública envolvidos com a arrecadação de recursos e previsão de c o m p o rta ­ m e n to dos agentes econômicos, c o n fo rm e p arâm etros estabelecidos pela lei de diretrizes orçam entárias.

A p artir desses valores que lhes são in fo rm a d o s, os Tribunais elaboram suas propostas orçam entárias, a dequando seus gastos aos referidos limites. Desse modo, nesta fase, a a u to n o m ia a d m in is tra tiv a e financeira do Poder Judiciário restringe-se à organização de alguns program as e à previsão das respectivas dotações, sem que possa reivindicar valores superiores aos es­ tabelecidos, ainda que se m ostrem necessários. Cabe ressaltar ta m b é m que outras lim itações são im postas ao exercício da a u to n o m ia financeira nesta fase, com o as despesas obrigatórias, cuja variação nas dotações é pequena - exem plo dos recursos destinados ao p a g a m e n to com pessoal, restando poucos itens sobre os quais o Poder Jud iciá rio te n h a condições de pleitear valores maiores. Assim, o que se constata é que a a u to n o m ia finance ira do Poder Judiciário, na fase ad m in istra tiva de elaboração do o rç a m e n to, é m í­ nim a. E, na fase subseqüente, eventuais acréscimos nas dotações te rão de ser pleiteados ju n to ao Poder Legislativo, com o o b je tivo de fazer aprovar emendas ao projeto que atendam às necessidades do Poder Judiciário.

O utro aspecto relevante é a inexistência de m ecanism os que p e rm i­ ta m ao Poder Judiciário aferir a correção dos cálculos elaborados u n ila te - ralm ente pela Secretaria de O rçam ento Federal, não havendo previsão de ■participação, direta ou por meio de fiscalização, do Poder Jud iciá rio nesse p rocedim ento. É evidente que os com plexos cálculos elaborados pela Se­ cretaria de O rçam ento Federal, bem com o pelos dem ais setores do Poder

Executivo envolvidos no processo, seja para fixa r os valores de previsão de arrecadação, seja para estabelecer os referenciais m o n e tá rio s previstos na lei de diretrizes orçam entárias, estão sujeitos a um a série de decisões que podem alterar s ig n ifica tiva m e n te o resultado final, sem que o Poder Jud i­ ciário nelas interfira, o que está em desacordo com o estabelecido na parte fin a l do § 1o do art. 99 da CF, segundo o qual a fixação dos lim ite s deve ser feita c o n ju n ta m e n te com os demais poderes. Os valores que lim ita m os gastos do Poder Judiciário estão, dessa fo rm a , sob c o n tro le s ig n ific a tiv o do Poder Executivo, pois, ainda que os lim ites te n h a m sido fixados em lei (LDO) aprovada pelo Poder Legislativo, com o se nota, seus valores exatos ficam na

(5)

dependência de atos do Poder Executivo, que tra n s fo rm a m os lim ites em valores m on e tá rio s exatos. A d e te rm in a çã o con stitu cio n a l, nesta hipótese, não pode se restring ir à fase de elaboração e aprovação da lei de d ire tri­ zes orçam entárias, uma vez que esta se com pleta com a atuação do Poder Executivo ao elaborar os cálculos. Assim, é tam b ém imprescindível, para a observância fiel do que estabelece a C onstituição, a p articipação do Poder Judiciário neste procedim en to, sob pena de eivar de in co n stitu c io n a lid a d e o ato a d m in is tra tiv o dele resultante.

4 .4 .4 . O e n ca m in h a m e n to da proposta orçam entária do Poder Judiciário

C o n fo rm e estabelece o § 2o do art. 99 da CF, a n te rio rm e n te transcrito, com pe te aos Tribunais, pelas a uto rid ad e s m encionadas no referido disposi­ tiv o legal, e n ca m in h a r as respectivas propostas orçam entárias.

A lgu ns q u e stio n a m e n to s surgem em relação a quem deva ser e ncam i­ nhada a proposta: se ao Poder Executivo, para inclusão no p rojeto final de lei orça m e ntária, ou se d ire ta m e n te ao Poder Legislativo, a quem com petirá deliberar sobre o d o cu m e n to .

Clèmerson Clève faz referência à questão:

Não se sabe e xa ta m e n te se deve o Judiciário e n ca m in h a r a usa propos­ ta d ire ta m e n te ao Poder Legislativo (a proposta c o n s titu iria um a providência assim ilável à in ic ia tiv a legislativa) ou se, afinal, deve aquele Poder encam inhar referida proposta ao Executivo, d e te n to r da in icia tiva p riva tiva da lei orçam en­ tá ria (art. 165 da CF). A verdade é que, com o p rim e iro ou com o segundo e n ­ ca m in h a m e n to deve necessariam ente ser considerada a proposta do Judiciário que, incluída no p ro je to de lei orça m e n tá ria (pelo Executivo ou já no â m b ito do Legislativo), su je ita r-s e -á à aprovação dos parlam entares.148

0 assunto está previsto na legislação em m u ito s casos. Na esfera fe -

j

deral, por exemplo, a proposta deve ser encam inhada ao Poder Executivo, J 0 art. 14 da LDO da União para 2005 (Lei n° 10.934/04) d ete rm in a que os / ' Poderes Legislativo e Judiciário, bem com o o M in isté rio Público da União, / e n ca m in h e m suas propostas ao órgão central, por m eio do Sistema Inte gra ­ do de Dados O rçam entá rio s (Sidor), até o dia 10 de agosto.

O Estado de São Paulo ta m b é m utiliza esse p ro ce d im e n to :

(6)

JOSÉ M A U R ÍC IO CONTI

D entro dos lim ite s e stipulados c o n ju n ta m e n te com os dem ais Poderes na lei de diretrizes orçam entárias, o T ribunal de Justiça, pelo seu Órgão Especial, elaborará proposta o rça m e n tá ria do Poder Ju d iciá rio , e n e a m in h a n d o -a , por in ­ te rm é d io de seu Presidente, ao Poder Executivo, para inclusão no p ro je to de lei orçam entária (C onstituição Estadual, art. 56).

Isso não o co rre em o u tro s Estados, c o m o no Rio de Ja n e iro : " 0 e n ­ c a m in h a m e n to da p rop osta , d ep ois de a p ro va da pelo T rib u n a l de Justiça, será f e it o pelo seu Presidente, à A ssem bléia Legislativa (CE, a rt. 152, § 2°).

Também no Ceará o e n c a m in h a m e n to é fe ito d ire ta m e n te ao Poder Legislativo:

0 T rib u n al de Justiça e la b ora rá p ro p o s ta o rç a m e n tá ria re la tiv a ao Poder J u d ic iá rio , d e n tro dos lim ite s e s tip u la d o s na Lei de D ire trize s O rça m e n tá ria s, depois de o u v id o s os trib u n a is de segunda in s tâ n c ia , os q u a is a p re s e n ta rã o suas pro po sta s p a rcia is e, sendo aprovada pelo p le n á rio do T rib u n a l de Jus­ tiça , será e n ca m in h a d a pelo P residente à A ssem bléia L e gislativa (CE, a rt. 99, § 1o).

A C onstituiçã o prevê a inicia tiva privativa da lei o rça m e n tária para o Presidente da República (esfera federal), nos te rm o s do art. 165, III. No enta nto, a a u to n o m ia financeira, que dá aos trib u n a is co m p e tê n cia para elaboração e e n c a m in h a m e n to da proposta o rça m e ntária (art. 99, §§ 1o e 2o), torna necessária uma análise sistem ática do te x to c o n s titu c io n a l que com patibilize os m encionados dispositivos, a fim de que se possa c o n c lu ir qual é o p ro ced im en to a ser a do tado no e n c a m in h a m e n to da proposta o r­ çam entária do Poder Judiciário.

0 STF já te m se m an ife stad o sobre questão d ire ta m e n te relacionada ao tem a em discussão, que traz subsídios im p o rta n te s para a com preensão e a solução do problem a posto.

Trata-se da possibilidade ou não de alteração, pelo Poder Executivo, da proposta elaborada pelos tribunais, q ua nd o essa lhe é encam in ha da para inclusão no projeto fina l da lei orçam en tária. E decidiu que:

[...] o Poder E xecutivo não dispõe de co m p e tê n c ia in s titu c io n a l para in tro d u z ir co rte s u n ila te ra is na p ro po sta o rç a m e n tá ria que lhe fo i e n c a m i­ nhada pelos Tribunais, eis que, nesse tem a, o ú n ic o á rb itro da q u e stã o é o

(7)

Poder Leg isla tivo , a quem in cu m b e , c o n s titu c io n a lm e n te , a a preciação fin a l do p ro je to de lei o rç a m e n tá ria .149

Tal decisão a ju sta -s e p e rfe ita m e n te ao o rd e n a m e n to ju ríd ic o em v i ­ gor, d e ixa nd o claro que cabe ao Poder Legislativo a decisão fina l sobre as receitas e as despesas em m a té ria o rç a m e n tá ria .150 Esta é a in te rp re ta ç ã o c o n so a n te o te x to c o n s titu c io n a l, não sendo fa c u lta d o ao Poder E xecu ti­ vo, por co n se g u in te , a lte ra r a p ro p o sta o rç a m e n tá ria e n c a m in h a d a pelo

Poder Ju d iciá rio . Tal a to im p o rta em v io la ç ã o à C o n s titu içã o , por a fro n ta à a u to n o m ia fin a n c e ira do Poder J u d ic iá rio , nos te rm o s do art. 99, §§ 1o e 2o.

Já houve m anifestaçã o do Suprem o Tribunal Federal ta m b ém em ca­ ráter a dm in is tra tivo , con so ante se depreende da Ata da 12a Sessão A d m in is ­ trativa, realizada em 2.8.1989, cujo tre ch o transcrevemos:

0 Tribunal, in te rp re ta n d o as norm as constantes dos arts. 99 e seus pará­ grafos; 84, inciso XXIII; 165, inciso III e seus parágrafos 5o, I, e 6o; 166 e seus pará­ grafos, bem assim as dem ais disposições, todas da C onstituição Federal de 1988, referentes à a u to n o m ia a d m in istra tiv a e financeira do Poder Judiciário, à elabo­ ração de sua proposta orçam entária e à iniciativa do projeto de lei orçam entária, decidiu: a) as propostas orçam entárias dos Tribunais, a que alude o art. 99, § 2o, I, da C onstituição, devem ser elaboradas, d entro dos lim ites estipulados pela lei de diretrizes orçam entárias, com a aprovação dos respectivos Tribunais; b) o Pre­ sidente de cada Tribunal encam inhará a proposta orçam entária respectiva, após aprovada, ao Presidente da República, pa ra ser integrada, nos mesmos term os de

sua form ulação, ao projeto de lei orçam entária, que o Chefe do Poder Executivo

enviará ao Congresso N acional (C onstituição, arts. 165, III; 166, § 6o e 84, XXIII). Decisão unânim e (g rifo nosso).

0 Poder Executivo s o m e n te pode e fe tu a r cortes na proposta e n c a m i­ nhada pelo Poder J ud iciá rio na hipótese do § 4o do art. 99 da CF, isto é, caso essa seja apresentada em desacordo com os lim ites estipulados na lei de diretrizes orçam entárias.

149. STF, MS 22.685/AL, rei. M in. Celso de Mello, j. 19.2.2002. No mesmo sentido: MS 23.783-MC/RS, rei. M in. M aurício Corrêa, j. 5.10.2000; MS 24.380/R0, rei. M in. Ellen Gracie, j. 15.10.2002.

150. A C onstituição Federal, no art. 48, II, expressamente a trib u i com petência ao Con­ gresso Nacional para dispor sobre m atéria orçam entária.

(8)

JOSÉ M A U R ÍC IO CONTI

Ainda que a lei de diretrizes o rça m e n tária s não estipule o lim ite das despesas do Poder Judiciário, c o m o te m o co rrid o no Estado de São Paulo151 e em outras Unidades da Federação, cabe ao Poder Executivo e n c a m in h a r a proposta, sem alterações, para o Poder Legislativo, e este se encarregará de elaborar a lei orça m e ntária, na qual poderá ou não acolh er a proposta, m an te nd o ou não os valores nela co n tid o s.152

Em virtude do exposto, to rn a -se pouco relevante d ete rm in a r se o en­ c a m in h a m e n to da proposta orçam entária deve ser fe ito ao Poder Executivo,

Ipara inclusão no projeto final de lei orçam entária a ser encam inhado ao Poder Legislativo, ou diretam ente ao Poder Legislativo. Isso porque, na primeira h i­ pótese, não há dúvidas de que a proposta encam inhada pelo Poder Judiciá- 1 rio deverá ser integralm ente incorporada ao projeto de lei orçam entária, sem qualquer alteração. Assim, se observado esse procedim ento, o Poder Executivo, uma vez receptor da proposta do Poder Judiciário, seria mero in te rm e d iário na burocracia de seu encam in ham en to, cujo destino é o Poder Legislativo.

Os a rgu m e n to s expostos m os tra m ser mais adequada ao o rd e n a m e n to jurídico, in te rp re ta n d o -o sistem atica m e nte, a tese de que a proposta o rça ­

m entária do Poder Judiciário deve ser encam inhada d ire ta m e n te ao Poder Legislativo.

4.4.5. O Poder Judiciário e a iniciativa legislativa em matéria orçamentária

A C on stituiçã o é clara no sen tido de a trib u ir ao Poder Jud iciá rio a iniciativa legislativa no que se refere à elaboração de sua proposta o rç a m e n ­ tária, em face do disposto no art. 99, § 1o, com o já fo i visto a n te rio rm e n te .

0 m esmo não se pode dizer com relação à iniciativa legislativa nas demais questões de natureza o rça m en tária, com o os créditos adicionais e a criação de fundos, to rn a n d o necessário um esforço de in te rp re ta çã o para que se possa extrair a conclusão correta.

0 art. 61 da C on stituiçã o Federal, ao tra ta r da iniciativa legislativa, a trib u i exclusividade ao Presidente da República para a iniciativa de leis em

151. A Lei Estadual n° 11.782/04 (LDO para 2005) não faz referência a esses lim ites. 152. Nos EUA, a proposta encam inhada pelo Poder Judiciário tam bém não pode sofrer

alterações por parte do Executivo: "The proposal is firs t review ed by the Ju d ic ia l

Conference's B udget C om m ittee, then approved by the Ju d icia l Conference and s u b m itte d d ire c tly to the Congress w ith detailed ju s tific a tio n s . By law, the Presi­ d e n t m u st include in his b u d g e t to Congress the ju d ic ia ry ’s b u d g e t pro po sa l w ith ­ o u t change" (USA, The federal court..., p. 41).

(9)

vários temas, e neles não há expressa previsão para matéria financeira ou orçam entária.

Há apenas m enção, no art. 61, § 1o, II, b, à "org an izaçã o a d m in is ­ tra tiv a e ju d ic iá ria , m a té ria tr ib u tá r ia e o rç a m e n tá ria , serviços públicos e pessoal da a d m in is tra ç ã o dos Territórios". No e n ta n to , vê-se cla ra m en te que, nessa hipótese, a re fe rê n cia diz respeito ao caso específico dos Ter­ ritórios, ou seja, há in ic ia tiv a p riv a tiv a do Presidente da República em m até ria o rç a m e n tá ria d os T e rritó rio s , não a b ra n g e n d o os o u tro s entes da Federação.

No e n ta n to , o fa to de haver inicia tiva privativa do Poder Executivo para as leis o rça m e n tárias (plano plurianual, lei de diretrizes orçam entárias e orçam e ntos anuais), nos te rm o s do que dispõe o art. 165 da Constituição, tem dado m argem à que o Poder Executivo considere ta m b é m ser sua a iniciativa de leis que tra ta m das dem ais questões orçam entárias.153

Nesse ponto, é interessante proceder a uma interpretação histórica, trazendo à colação a redação que constava da C onstituição anterior, de

1967, nos seguintes te rm o s:

A rt. 60. É da co m p e tên c ia exclusiva do Presidente da República a in icia tiva das leis que:

I - d isponham sobre m até ria fin a n ce ira ; [...]

M anteve-se a redação após a alteração do te xto constitu cio na l p ro ­ m ovida pela Emenda 1/1969, m u d a n d o apenas o núm ero do artigo, que passou a ser o 57.

A redação da C o n stitu içã o a n te rio rm e n te vigente era clara no sentido de a trib u ir exclusividade ao Presidente da República para iniciar o processo legislativo em to da s as leis que tra te m de m atéria financeira.

Considerando que esse d ispositivo não fo i m antido, isso perm ite c o n ­ cluir não estar em v ig o r a in iciativa legislativa privativa do Presidente da República em to da s as questões orçam entárias, mas apenas naquelas ex­ pressamente enum eradas pela C onstituição, quais sejam: plano plurianual, lei de diretrizes o rç a m e n tá ria s e lei o rça m e n tária anual.

153. Essa posição é dem onstrada com clareza nas razões de veto to ta l ao projeto de Lei n° 108, de 2006, do Estado de São Paulo, expostas na mensagem n° 84, de 4 de m aio de 2006, encam inhadas pelo G overnador de Estado (Cláudio Lembo) à Assembléia Legislativa (publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo - Poder Legislativo, em 5 de m aio de 2006, p. 12).

(10)

JOSÊ M A U R ÍC IO CONTI

Há que se levar em consideração ainda que, no o rd e n a m e n to ju ríd ic o nacional, o Poder Judiciário te m in icia tiva legislativa para a elaboração de sua proposta orça m e ntária (CF, art. 99, § 1o). Seria pouco razoável aceitar a tese de que, te n d o o Poder Judiciário inicia tiva para elaborar sua proposta orçam entária, não tenha iniciativa para so licita r eve ntuais alterações que se façam necessárias após a aprovação do o rça m e n to , m ed ia nte a abertura de créditos adicionais.

E, consoante a lição de Clèmerson Clève, o "p rin c íp io o rg a n iz a tiv o da inicialidade legislativa", que com pre e nd e a in icia tiva reservada de algum as leis, integra o conceito de a u to n o m ia in s titu c io n a l, fu n d a m e n ta l para asse­ gurar a independência do Poder J u d ic iá rio .154

Sendo assim, a única in te rp re ta çã o que se m ostra coerente com o sis­ tem a jurídico, a nalisand o-se -o por m eio de in te rp re ta çã o histórica ou siste­ mática, é a de que o Poder Ju d iciá rio te m in icia tiva legislativa para projetos de lei relativos a créditos adicionais nas questões de seu interesse in s titu ­ cional.

Não som ente nos créditos adicionais, mas ta m b é m em toda e qua lq uer matéria financeira que seja d ire ta m e n te relacionada a seus interesses, com o a criação de fu n d o s ou alteração da legislação a eles referente, por exemplo. Os Tribunais têm iniciativa legislativa em questões co m o a criação de varas judiciárias (CF, art. 96, I, d), a o rganização de suas secretarias (CF, art. 96, I, b) e outros, não havendo razão para que não sejam dota dos de iniciativa legislativa para dispor sobre os fu n d o s especiais o rça m e n tário s que estejam sob sua administração.

Não é aceitável, em face do p rincíp io da separação de poderes e da a u ­ to n o m ia financeira que a C o n stitu içã o a trib u i ao Poder Judiciário, que este

Poder tenha de solicita r ao Poder Executivo que dê início ao processo legis­ lativo em projetos de seu interesse, o que acabaria por c o n fe rir ao Executivo a faculdade de não a ten der a solicitação, em clara a fro n ta ao p rincíp io da separação de poderes.

Somente o Poder Legislativo é que pode deliberar sobre o p rojeto en­ cam in ha do pelo Poder Judiciário, a te n d en do ou não a solicitação, sem que o Poder Executivo nele te nha q u a lq u e r interferência.

(11)

4.5. A execução do o rç a m en to

A execução do orçam ento é uma tarefa atribuída ao Poder Executivo, in­ dependentemente do sistema ou regime de governo adotado. Há variações nas diversas estruturas adm inistrativas dos vários sistemas orçamentários com rela­ ção à influência do Poder Legislativo neste processo, notando-se que, em alguns países, há maior intervenção e, em outros, a participação é menos intensa.

0 papel do processo de execução do o rça m e n to é cum prir, com a m aior fidelidade possível, o o rç a m e n to aprovado, de m odo que se façam apenas os ajustes necessários, no m o n ta n te im prescindível para adequar a aplicação das receitas arrecadadas no a te n d im e n to às necessidades públicas, sempre te nd o em vista o interesse da coletividade.

O processo de execução do o rça m e n to é o rie n ta d o pelo princípio da flexibilidade, por m eio do qual se busca c u m p rir o estabelecido pela lei orça­ m entária em seu aspecto essencial, para o que se fazem necessários ajustes nas previsões e program ações o rça m e n tária s d u ra nte o curso de sua execu­ ção, uma vez que "nem sempre as previsões podem captar todas as c o n d i­ ções vigentes à época da execução, e não é possível prog ram a r de fo rm a que a execução se ajuste c o m p le ta m e n te a previsões".155

Há de se com patibilizar, dessa fo rm a , a necessidade de se c u m p rir fie l­ m ente o o rça m e n to , do m o d o c om o aprovado pelo Poder Legislativo, com as im prescindíveis alterações que se fazem necessárias ao lo ngo do exercício f i ­ nanceiro, sem, com isso, descaracterizá-lo e fazer dele uma peça de ficção.

Far-se-á, neste item , um a síntese dos procedim entos de execução o r­ çam entária e financeira do governo federal brasileiro, voltand o-se, basica­ m ente, para o aspecto da despesa pública, com destaque para os pontos de interesse do Poder Judiciário, m o stra nd o-se os m ecanism os utilizados pela legislação brasileira para dar c u m p rim e n to aos objetivos e ao princípio do o rça m e n to público.

A lei o rça m e n tá ria anual (que passaremos a designar Lei O rçam en­ tária), re g ula rm ente aprovada no fina l de um exercício financeiro, produz seus efeitos a p a rtir do exercício fin a n c e iro seguinte, no qual se aplicarão as disposições nela contidas, com a arrecadação das receitas previstas e a realização dos gastos nela autorizados.

Uma vez aprovada e p ro m u lg a d a a Lei O rçam entária, e iniciado o exercício fina n ce iro , com eça a ser e xe cu ta d o o o rça m e n to . A execução do

(12)

JOSÉ M A U R ÍC IO CONTI

o rç a m e n to ocorre no período de sua vigência, que se inicia no dia 1o de ja n e iro e te rm in a em 31 de dezem bro, c o in c id in d o eom o ano eivil, nos

te rm o s do art. 34 da Lei n° 4 .3 2 0 /6 4 .156

Cabe ao Poder Executivo157, em até 30 dias após a publicação da lei o rçam entária, estabelecer a program ação financeira e o c ron og ram a de exe­ cução mensal de desembolso (Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 8o).

Neste ponto, cum pre lem brar que o o rça m e n to , q u a n d o aprovado, corresponde a uma previsão de receitas e a u to rização de despesas. As re­ ceitas previstas no o rçam ento, no e n ta n to , não estão disponíveis por oca­ sião do início do exercício financeiro, mas ingressarão nos cofres públicos d u ra nte seu eurso. Assim, as despesas te rão de ser efetuadas na m edida da

I

disponibilidade dos recursos existentes, e não de acordo com a v o n ta d e do i adm inistrador, ainda que estejam previstas no o rça m e n to .

Disso decorre a necessidade de um a p rogram ação fina nce ira e o cro ­ nogram a de desembolso.

0 Decreto-Lei n° 2 0 0 /6 7 158, que estabeleceu o p la n e ja m e n to da ação g overn am ental, incluiu com o um de seus in s tru m e n to s a program açã o fi- nanceira, a fim de ajustar o ritm o de execução do o rç a m e n to ao flu x o de ingressos, de m odo a assegurar a liberação dos recursos necessários à exe­ cução dos program as (arts. 7o e 17).

Por meio da program ação financeira, faz-se um q ua dro de cotas que cada unidade orçam entária poderá gastar m ensalm ente, m ed ia nte cálculo que leva em consideração vários fatores, c o m o o flu x o previsto para o in ­ gresso de recursos, as despesas ordinárias da unidade considerada, as v a ­ riações decorrentes do cronogram a de obras e to do s os dem ais fa to re s que

156. Existem m uitas variações nesse aspecto em relação aos demais países, cada um fixando o exercício financeiro da form a que entende mais conveniente. Há desde casos em que o exercício financeiro corresponde a um ano, mas não necessaria­ m ente iniciando-se no dia 1o de janeiro, até casos em que o exercício financeiro tem duração superior a um ano. M esm o no Brasil, essa regra a lterou-se várias ve­ zes, com o se pode observar na descrição de G IA C 0M 0N I (O rçam ento público, p. 292-3).

157. 0 órgão central responsável pela program ação financeira é a Coordenação-G eral de Programação Financeira (COFIN), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que integra o M inistério da Fazenda. Disponível em: w w w .stn.fazenda.gov.br/siafi/atri- buicoes.asp, p. 2. Acesso em: 11.9.2004.

158. Dispõe sobre a organização da A dm inistração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma A dm inistrativa e dá outras providências.

(13)

possam in flu e n c ia r na necessidade de efetivação das despesas. Consegue-se, dessa fo rm a , assegurar às unidades o rça m e ntárias os recursos necessários e suficientes para m e lh o r executar os program as e m a n te r o e quilíbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada, reduzindo-se as insuficiências de caixa, c o n fo rm e previsto no art. 48 da Lei n° 4.320/64.-i sse sistema m o s­ t r a-se mais eficiente que o m e can ism o de d u o d é c im o s t^ /e m que as cotas são estabelecidas pela divisão da previsão anual em doze partes iguais, para cada um dos meses do ano, o que e vide n tem e n te não corresponde sempre à realidade, dada a oscilação no ingresso de recursos, bem com o as variações nas necessidades de despesa, que podem ser diferentes no tra nscorrer do exercício financeiro.

0 cronog ram a de desembolso é "um in s tru m e n to de co n tro le de Te­ souraria ou de Caixa, em que se prevêem as receitas e os pag am entos das , obrigações, que vão sendo assumidas à medida que o o rç a m e n to vai sendo i executado".160

A execução da despesa pública requer prévia autorização legal, por meio da Lei Orçamentária ou abertura de crédito adicional, a autorização do orde- nador de despesa161, bem com o a observância das exigências legais de procedi­ m ento licitatório. Uma vez superadas essas etapas, e estando a despesa prevista regularmente autorizada pelos procedimentos mencionados anteriormente, passa-se à fase de realização propriam ente dita do ato de despesa pública.

Faz-se o e m p e n h o 162 e e m ite-se a nota de e m p en ho (Lei n° 4.320/64, art. 61). Procede-se à liquidação da despesa163, exarando-se a ordem de pa­ g a m e n to (art. 64). Então é feita a entrega da qu a n tia correspondente ao credor (art. 65).

159. Ainda u tiliza d o em alguns casos, com o nos recursos entregues aos Poderes Legis­ la tivo e Judiciário, ao M in istério Público e à Defensoria Pública, nos term os do art. 168 da CF, com a redação que lhe fo i dada pela EC 45/04. ---160. MACHADO JÚNIOR; REIS, 4 Lei 4.320..., p. 120.

161. O rdenador de despesa é "toda e qualquer autoridade de cujos atos resultarem emissão de em penho, autorização de pagam ento, su p rim e n to ou dispêndio de re­ cursos da União ou pela qual esta responda" (Decreto-Lei n° 200/67, art. 80, § 1o). 162. Em penho da despesa é “o ato em anado de autoridade com petente que cria para o

Estado obrigação de pagam ento pendente ou não de im p le m e n to de condição" (Lei n° 4.320/64, art. 58).

163. A liq u id a ç ã o consiste na verificação do d ire ito adquirido pelo credor pela análise dos docum entos que com provem a origem e o objeto do que se deve pagar, a im ­ portância a pagar e a quem se deve pagar (Lei n° 4.320/64, art. 63).

(14)

JOSÉ M A U R ÍC IO CONTI

O processo de execução o rça m e n tá ria é d o ta d o de m ecanism os que perm ite m a adaptação da Lei O rçam en tária às alterações surgidas ao longo do exercício financeiro, m a n te n d o os o bjetivo s e os program as fixados pelo Poder Público, em consonância com o p rin c ip io da fle x ib ilid a ik ,

0 principal m ecanism o é o dos c ré d ito s a dicio n ais. Os créditos a dicio ­ nais são "autorizações de despesa não c o m p u ta d a s ou in s u ficie n te m e n te dotadas na Lei de O rçam ento" (Lei 4.320/64, art. 40). Esses créditos podem ser suplementares, especiais ou extraordinários. Os créditos suplem entares são os destinados a reforço da d ota ç ão o rça m e ntária, utilizados qua nd o há a previsão de um crédito o rça m e n tá rio, mas os valores consignados m o s tra m - se insuficientes. Os créditos especiais são os destinados às despesas para as quais não exista dotação o rça m e n tá ria específica (Lei n° 4.320/64, art. 41). Am bos devem ser autorizados por lei (Lei n° 4.320/64, art. 43) e dependem da existência de recursos disponíveis (CF, art. 167, V; Lei n° 4.320/64, art. 43). Os créditos extraordinários são aqueles "destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, co m oç ã o in te stina ou calam idade pública" (Lei n° 4.320/64, art. 41, III), devendo ser abertos por medida provisória (CF, art. 167, §3°).

O utro m ecanism o é o do c o n tin g e n c ia m e n to . A execução o rça m e n ­ tária, para que ocorra da fo rm a cbm õLconsta na program ação financeira, depende da correspondência entre a receita que está sendo arrecadada e fetiva m en te e aquela que havia sido prevista. Isso nem sempre é possível, te n d o em vista os inúm eros fatores e agentes envolvidos no processo eco­

nôm ico. Para evitar desajustes de caixa, o art. 9 o da LRF previu a possibilida­ de de lim itação de em penho.

Uma vez constatado, ao fin a l de um bimestre, que a realização da receita poderá não c o m p o rta r o c u m p rim e n to das metas de resultado p ri­ m ário ou nom inal estabelecidas no Anexo de M etas Fiscais, os Poderes e o M in istério Público prom overão, por ato p róp rio e nos m o n ta n te s necessários, nos 30 (trinta) dias subseqüentes, lim ita çã o de e m p en ho e m ovim en ta çã o financeira, segundo os critérios fixados na lei de diretrizes orçam entárias.

Assim, ainda que prevista a d ota ç ão na Lei O rçam entária, e incluído o valor na program ação financeira, a realização da despesa poderá não ser a u ­ torizada, te nd o em vista lim ita ç ã o de e m p e n h o decorrente de insuficiência na arrecadação de receitas ou c u m p rim e n to das metas estabelecidas.164

164. Esta questão será analisada em mais detalhes no item 4.5.1, tendo em vista as peculiaridades que envolvem o Poder Judiciário.

(15)

As necessidades de adaptação do orçam ento durante sua execução ta m ­ bém deram origem ao instituto d a ..rese/vo de c o n tin a ê n c h a qual consiste em uma "dotação global não especificamente destinada a determ inado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica, cujos recursos serão utilizados para a abertura de créditos adicionais" (Decreto-Lei n° 200/67, art. 91). A lei orçamentária anual deve prever reserva de contingência destinada ao aten­ dimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos (LRF, art. 5o, III). A form a de utilização dos recursos da reserva de contingência e o estabelecimento de seu m ontante, definido com base na receita corrente líqui­ da, são estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias (LRF, art. 5o, III).165 Com a reserva de contingência, torna-se mais fácil atender a necessidades imprevistas, evitando que se tenha de anular dotações específicas já existentes.

N orm a lm en te , a trib u i-se ao Poder Executivo autorização para abrir créditos suplem entares u tiliz a n d o -se os recursos consignados na dotação a títu lo de reserva de c o n tin g ê n cia , c o m o se pode observar no art. 7o, II, da Lei Orçam entária do Estado de São Paulo para o exercício de 2005 (Lei Estadual n° 11.816/04), evidenciando um privilé g io do Poder Executivo em relação aos demais poderes, pois pode usar os referidos recursos sem necessidade de autorização específica do Poder Legislativo, uma vez que essa autorização já foi prévia e a n te cip a d a m en te concedida na Lei O rçam entária.

A rapidez e a agilidade exigidas nas alterações durante a execução orça­ mentária fizeram surgir o que vem sendo denom inado m argem de rem aneja-

mento. As leis orçamentárias, utilizando-se da faculdade prevista no art. 7o, I,

da Lei n° 4.320/64166, costum am autorizar o Poder Executivo a abrir créditos suplementares até certo limite, não havendo, pois, nesses casos, necessidade de outra lei para a realização do ato. Os arts. 4o e 5o da lei orçamentária da União para 2004 (Lei n° 10.837, de 16.1.2004) fixam as condições e os limites para a abertura dos referidos créditos suplementares. 0 art. 7o, I, da lei orçamentária do Estado de São Paulo para 2005 (Lei Estadual n° 11.816/04) autoriza o Poder Executivo a "abrir, durante o exercício, créditos suplementares até o limite de

165. A lei de diretrizes orçam entárias da União para 2005 (Lei n° 10.934/04), em seu art. 13, prevê que "a reserva de co n tin g ê n cia será constituída, exclusivamente, de recursos do orçam ento fiscal, equivalendo, no projeto de lei orçam entária, a, no m ínim o, 2°/o (dois por cento) da receita corrente líquida e a 1 o/o (um por cento) na lei, sendo pelo m enos m etade da reserva, no projeto, considerada com o despesa prim ária para e fe ito de apuração do resultado fin a l"

166. "A Lei de O rçam ento poderá co n te r autorização ao Executivo para abrir créditos su­ plem entares até determ inada im po rtâ n cia , obedecidas as disposições do art. 43."

(16)

JOSÉ M A U R ÍC IO CONTI

17% (dezessete por cento) do to ta l da despesa fixada no art. 2o, observado o disposto no art. 43, da Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964". Essas autorizações da lei orçamentária perm item maior dinam ism o e flexibilidade para modificações nas dotações, fa cilitan do a adaptação do orçam ento às al­ terações ocorridas ao longo do exercício. Devem, no entanto, ser concedidas com moderação, fixando-se limites baixos e rígidos, para evitar-se que o Poder Executivo passe a te r dom ínio total na execução do orçam ento, a lterando-o de maneira a desfigurar a Lei Orçamentária aprovada pelo Poder Legislativo, torna ndo-a verdadeira peça de ficção.

A C onstituição, ao exigir a u to riza çã o legislativa para a abertura de crédito su p le m e n ta r ou especial (art. 167, V), bem com o ao proib ir a conces­ são ou utilização de créditos ilim ita d o s (art. 167, VII), deixou clara a in tenção de subm eter tais atos à a u to rizaçã o prévia do Poder Legislativo. Uma a u to ­ rização ampla e genérica concedida ao Poder Executivo na lei o rça m e n tá ria para a realização de tais atos viola os dispositivos c o n s titu c io n a is citados, ( sendo, pois, in co n stitu cio n a l.

Também é possível realizar ajustes no o rça m e n to por m eio da tra n s ­ posição, re m a n e ja m e n to ou transferência de recursos de um a categoria de program ação para outra ou de um órgão para o utro . Esse tip o de alteração no o rça m e n to depende de autorização legal prévia, c om o expressamente d eterm ina o art. 167, VI, da CF. A lei o rçam en tária do Estado de São Paulo para 2005 já prevê essa autorização em seu art. 8o, d ando ao Poder Executi­ vo poderes para rem anejar recursos, no â m b ito de cada órgão, entre e le m e n­ tos do m esmo g ru p o de despesa e entre atividades e projetos de um m esmo programa. 0 m esmo raciocínio exposto a n te rio rm e n te deve ser aplicado, haja vista que eventuais excessos podem im p o rta r em in c o n s titu e io n a lid a - de, uma vez que to rn a inócua a proibição c o n stitu c io na l. A trib u ir apenas ao Poder Executivo essa possibilidade ta m b é m con fig u ra privilé gio que o coloca em posição de superioridade em relação aos dem ais poderes, em especial ao Poder Judiciário, que perde agilidade na execução de seu o rça m e n to , uma vez que passa a depender de decisões do Poder Executivo ou do Poder Legis­

lativo para e fe tu a r transposições, re m anejam entos e transferências.

4.5.1. A limitação de empenho pelo Poder Executivo e a autonom ia fin a n ­ ceira do Poder Judiciário

C on fo rm e m en cion ad o a n te rio rm e n te , a execução o rça m e n tá ria e f i ­ nanceira inicia-se com a publicação da Lei O rçam entária, e, em trin ta dias,

(17)

o Poder Judiciário deve elaborar e publicar por ato p róp rio o eronogram a anual de desembolso mensal, segundo estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 8o) e as leis de diretrizes o rçam entárias (LDO da União para 2005, art. 71; LDO da União para 2006, art. 75).

Esse eronogram a anual de desembolso mensal terá com o referencial o sistema de duodécim os, e xc etua ndo -se as despesas com pessoal e encargos sociais, precatórios e sentenças ju d icia is (LDO da União para 2005, art. 71, § 2o), e deve te r em vista o c u m p rim e n to da meta de resultado p rim á rio esta­ belecida na lei de diretrizes o rça m e n tárias (LDO da União para 2005, art. 16 e Anexo IV - Anexo de M etas Fiscais).

No e n ta n to , pode oco rrer fru stra çã o na expectativa de arrecadação, de m odo a não p e rm itir que a realização da receita co m p o rte o c u m p rim e n to dessas metas, to rn a n d o necessários ajustes nas despesas.

Verificada essa circunstân cia ao final de um bimestre, caberá ao Poder Judiciário, nos te rm o s do art. 9 o da LRF, promover, por ato próprio, nos trin ta dias subseqüentes, lim ita çã o de e m p en ho e m ovim e n ta çã o financeira, se­ g u ndo os crité rios fixados na lei de diretrizes orçam entárias.167

Essa questão deverá ser o bjeto de regulação pela lei c o m p le m e n ta r a que se refere o art. 165, § 9 o, da CF. No e nta n to, e n q u a n to não editada a norma, as leis de diretrizes o rça m e n tária s vêm estabelecendo os parâm etros e os procedim en tos a serem observados.

Para exemplificar, a LDO da União para 2005 d ete rm ina que, o c o r­ rendo esta situação, o Poder Executivo in fo rm a rá ao Poder Judiciário, até o vigésim o terceiro dia do mês subseqüente ao final do bimestre, o m o n ta n te que lhe caberá na lim ita çã o do em pen ho e da m o vim en ta çã o financeira, especificando os p arâ m e tro s adotados e as estim ativas de receitas e de des­ pesas (art. 72, § 4o). 0 Poder Judiciário, com base nas inform ações recebidas, publicará ato em sete dias, estabelecendo os m o n ta n te s disponíveis para em penho e m o v im e n ta ç ã o fina nceira (art. 72, § 5o).

A Lei de Responsabilidade Fiscal fo i publicada com a previsão de que, caso o Poder Ju d iciá rio não p rom ova a lim ita çã o de e m p enho nos trin ta dias previstos (art. 9 o, caput), o Poder Executivo fica a u to rizado a lim ita r os v a lo ­ res financeiros segundo os crité rio s fixados na lei de diretrizes orçam entárias (art. 9 o, § 3o).

167. A LDO da União para 2005 prevê que o m ontante da lim itação seja estabelecido de form a proporcional à participação de cada um dos Poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo) na base co n tingenciável to ta l (art. 72, § 1o).

(18)

JOSÉ M A U R ÍC IO CONTI

O § 3o do art. 9 o fo i im p u g n a d o pela ADIn 2 .238-5, te n d o o STF apre­ ciado e deferido, por una nim idade, a m edida eautelar para suspender sua eficácia, situação que perdura até hoje, pois ainda não fo i decidido o m é rito da dem anda. Os autores da ação168 a rg u m e n ta m que este dispositivo c o n ­ traria o princípio da separação de poderes, cláusula pétrea da C onstituição, pois tra n s fo rm a o Poder Executivo em um "Superpoder" que pode in te rv ir nos demais Poderes, su prindo a d m in is tra tiv a m e n te o que os o u tro s deixa­ rem de realizar v o lu n ta ria m e n te .169

Essa é uma questão que merece ser refletida. A d m itin d o -s e o fa to de que o ingresso de receitas nem sempre corresponde ao que fo i previsto no orçam ento, podendo, em razão das circunstâncias econômicas, haver fru s ­ tração na arrecadação prevista, to rn a -se necessária a redução das despesas, a fim de co m patibilizar com as receitas, ou buscar outras fo ntes de recursos, com o por meio do crédito público. Considerando que nem sempre é possível recorrer ao crédito público para o bter os recursos necessários, quer por razões decorrentes das lim itações im postas ao uso deste in s tru m e n to de política | financeira, quer por outra razão, é razoável a d m itir-se a redução nas despesas I com o um m ecanism o adequado para m an te r o equilíbrio o rçam entário.

No e n ta n to , em face da a u to n o m ia fina nce ira do Poder Judiciário, cla­ ram ente estabelecida no art. 99 da CF, não é aceitável a trib u ir com petê ncia ao Poder Executivo para efetiva r a redução das suas despesas. No Brasil, cabe à lei de diretrizes orçam e ntárias estabelecer os crité rio s a serem seguidos quando fo r necessária a redução das despesas decorrentes da arrecadação in fe rio r à prevista ou fo r impossível c u m p rir as m etas fixadas (LRF, art. 9 o,

caput). Transferiu-se, pois, boa parte da responsabilidade pelos cortes de

despesas ao Poder Legislativo, c o n fe rin d o m aior le g itim id a d e à decisão a ser tom ada.

Ainda assim, a medida não se m ostra de to d o adequada. M esm o que os critérios para a lim ita çã o do e m penho sejam fixados pelo Poder Legislati­ vo na lei de diretrizes orçam entárias, não há garantias de que esses critérios sejam rígidos e precisos, p e rm itin d o que o Poder Executivo te nh a um grau de discricionariedade excessivamente elevado ao apurar o m o n ta n te da li­ m itação e, por conseguinte, faça prevalecer seus interesses em d e trim e n to aos do Poder Judiciário.

168. Partido C om unista do Brasil (PC do B), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido dos Trabalhadores (PT).

(19)

O art. 9 o, § 3o, da LRF, ao a u to riz a r o Poder Executivo a lim ita r os v a lo ­ res financeiros de e m p e n h o de despesas do Poder Judiciário - ainda que nos limites da lei de diretrizes o rça m e n tá ria s e caso verificados os fa to s m en cio ­ nados no c a p u t do referido d ispositivo legal e fe tiv am e n te dispôs contra o princípio da separação de poderes, com o já reconheceu o STF, em decisão unânime, ainda que em caráter provisório, ao d eferir a medida cautelar re­ querida na ADIn 2 .238-5, à qual já se fez referência a n te rio rm e n te . Não haverá independência e h a rm o n ia dos poderes, tal com o d e te rm in a d o pelo art. 2o da CF, caso o Poder Executivo possa reduzir o m o n ta n te já previsto na lei o rça m e ntária para as despesas do Poder Judiciário. A a u to n o m ia fin a n ­ ceira do Poder Judiciário, prevista no art. 99 da CF, in terpre tada co n fo rm e o princípio da separação de poderes, exige não só a participação desse Poder na elaboração de sua proposta orçam en tária, mas ta m b é m o c u m p rim e n to fiel do o rç a m e n to aprovado no que se refere às dotações do Poder Judiciá­ rio. E e vid e n te m e n te in ó cu o p a rtic ip a r na elaboração de um o rça m e n to que p oste rio rm e n te não se cum pre, em face dos diversos m ecanism os que per­ m ite m sua alteração. P ortanto, to d o e qualq ue r m ecanism o que perm ita a alteração da proposta o rça m e n tária , no que tange ao Poder Judiciário, não é com patível com o o rd e n a m e n to ju ríd ic o vigente. Ou, para que o seja, deve ser in te rp re ta d o re stritiva m e n te .

No art. 9 o, § 2o, da LRF, há restrições às situações que podem ser objeto de lim ita çã o de em penho . Não poderão ser objeto de lim ita çã o de em pe­

nho as despesas que c o n s titu a m obrigações constitu c io na is e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao p a g a m en to do serviço da dívida e as res­ salvadas pela lei de diretrizes orçam entárias. Assim, vê-se que, mesmo que haja fru straç ã o na realização das receitas, há d eterm inadas despesas que não poderão ser o b je to de lim ita çã o de em penho. Apenas para exemplificar, não ficam sujeitas à lim ita ç ã o de em penho, em â m b ito federal, no exercício financeiro de 2005, além das despesas destinadas ao p ag a m e n to do serviço da divida, despesas com subvenção aos produtores de borracha, subvenção para aquisição de veículos m ovidos a álcool, apoio ao tra n s p o rte escolar, fu n d o partidário, ações de c o m ba te à fom e, d esen volvim e nto do Estado do Tocantins e o u tro s 54 itens (LDO da União para 2005, art. 74 e Anexo V).

Na hipótese ora em análise, evidencia-se que a lim ita çã o de em penho não é uma regra absoluta, a ser aplicada em todos os casos em que fo r cons­ ta ta do que a realização de receita poderá não c o m p o rta r o c u m p rim e n to das m etas de resultado p rim á rio ou nom inal. Há inúm eras exceções, pre­ vistas na LRF, nas leis de diretrizes orçam entárias e na legislação ordinária.

(20)

JOSÉ M A U R ÍC IO CONTI

Essas exceções, c o n fo rm e se pode c o n s ta ta r dos exem plos citados, existem por razões diversas, decorrentes de escolhas políticas m u ita s vezes e fê m e ­ ras, que se m ostram vinculadas às ações de g ov ern o para aquele exercício financeiro, para períodos por vezes mais extensos, ou ainda para projetos específicos.

A a u to n o m ia financeira do Poder J ud iciá rio e a independência e se­ paração dos poderes da República é um a decisão p e rm an en te da sociedade brasileira. A separação dos poderes é um dos princípios mais im p o rta n te s da C onstituição brasileira, e rigido à co n d içã o de cláusula pétrea, c o n fo rm e estabelece o art. 60, § 4o, III, estando a a u to n o m ia financeira do Poder J u d i­ ciário, corolário desse princípio, ta m b é m consagrada em seu art. 99.

Não é aceitável que se possam considerar insuscetíveis de lim ita çã o de em p enho por parte do Poder Executivo as diversas despesas a que se refere o art. 9o, § 2o, da LRF e, ao m esm o te m p o , p e rm itir que essa lim ita çã o e fe tu e - se em relação às despesas do Poder Judiciário, protegidas pela a u to n o m ia financeira e pelo princípio da separação dos poderes.

Do exposto, é forçoso c on cluir que, no sistema con stitu c io na l vigente, não é possível haver lim ita ção de e m p e n h o de despesas do Poder Judiciário.

4.5.2. A abertura de créditos adicionais para o Poder Judiciário

Das três espécies de créditos adicionais (suplementares, especiais e ex­ traordinários), aos quais já se fez referência a n te rio rm e n te , a que mais in te ­ ressa ao Poder Judiciário é a dos suplementares. As possibilidades do Poder Judiciário precisar de créditos e xtra o rdiná rio s são bastante remotas, bem com o de créditos especiais, um a vez que o o rça m e n to prevê os program as vinculados ao Poder Judiciário, sendo raras as situações em que não exista dotação específica para aten der às despesas de seu interesse.

No entanto, o uso de créditos suplem entares te m se m ostrado fre q ü e n ­ te, em razão da necessidade crescente de recursos para atender às despesas cuja dotação não se mostra suficien te no decorrer do exercício financeiro.

Se houver necessidade de c ré d ito suplem entar, é preciso a utorização legal para obter o reforço na d otação o rça m en tária (Lei n° 4.320/64, art. 42), bem com o é preciso que existam recursos disponíveis, decorrentes de superávit financeiro, excesso de arrecadação, anulação de outras dotações ou p ro d u to de operações de cré d ito (art. 43).

Como o Poder Executivo assume o com an do da execução o rça m e n ­ tária, n o rm a lm e n te os pedidos de abertura de créditos suplem entares são

(21)

encam inhados ao órgão c o m p e te n te desse Poder, para então serem sub­ m etidos à apreciação do Poder Legislativo. A tu a lm en te , essas solicitações operacionalizam -se por m eio dos sistemas eletrôn icos de adm inistração f i ­ nanceira e orça m en tária.

A LDO da União para 2005 prevê, em seu art. 65, § 10°, que os proje­ tos de lei relativos a créditos a dicionais solicitados pelos órgãos do Poder Judiciário serão e ncam in had os ao Congresso Nacional em até trin ta dias a co n ta r da data do pedido. É de se a d m itir que, nesta hipótese, não haja interferência do Poder Executivo no projeto, pois tal a titu d e im p orta ria em violação aos preceitos c o n s titu c io n a is da separação dos poderes e da a u to ­

nomia financeira do Poder Judiciário.

No e n ta n to, na m aior parte das vezes é o p róprio Poder Executivo quem decide sobre a abertura ou não de créditos suplementares, haja vista a existência de autoriza çã o prévia na lei o rça m e n tá ria para a abertura dos referidos créditos, nos te rm o s do art. 7o, I, da Lei n° 4.320/64, faculdade usualm ente d e n om inad a "m a rge m de remanejamento".

No Estado de São Paulo, a re gu la m e ntaç ão específica sobre esse p ro ­ ced im en to já prevê que as solicitações de abertura de créditos s up le m e n ta ­ res devem ser encam in ha d as por m eio ele trô n ico à Secretaria de Economia e Planejam ento (Decreto n° 48.444/04, arts. 23 a 31), que se m anifestará sobre o pedido, e n c a m in h a n d o -o ao G ove rna do r (art. 32, II). Considerando que com pete ao Poder Legislativo deliberar sobre m atéria orçam entária, não é razoável a d m itir que, na hipótese de despesas do Poder Judiciário, o Poder Executivo deixe de e n c a m in h a r a solicitação ao Poder Legislativo, to m a n d o para si, por esta via, a decisão de não p e rm itir a abertura de crédito adicional para o Poder Judiciário. Deve-se a d m itir a possibilidade do Governador aco­ lher a dem anda do Poder Judiciário, fazendo uso da liberdade que lhe é c o n ­ cedida pela m argem de re m a ne ja m e n to , o que fa cilitaria o a te n d im e n to do pedido. Eventual discordância do G ove rnado r com a pretensão, no entanto, não pode ser to m a d a por ele, mas pelo Poder Legislativo, após receber a so­ licitação que lhe fo i e ncam in ha da, caso o G overnador não a tenha atendido por meio do uso da m arg em de re m a ne ja m e n to. Assim, a interpretação que se deve dar ao te x to do dis po sitivo legal im p o rta em reconhecer ser o briga ­ tó rio o e n c a m in h a m e n to ao Poder Legislativo da solicitação de abertura de crédito adicional e fetua da pelo Poder Judiciário.

Essa auto riza çã o prévia para a abertura de créditos suplementares, à qual já se fez referência, é in s tru m e n to de flexibilidade na execução orça­ m entária, cujo uso deve ser m oderado, sob pena de o Legislativo delegar ao

(22)

JOSÉ M A U R ÍC IO CONTI

Executivo poderes excessivos no g e re n c ia m e n to das dotações orçam entárias, fa c u lta n d o -lh e p ro m ove r alterações que ven ha m a d esna tu rar o o rça m e n to in icialm ente aprovado. Essa a titu d e pode to rn a r o Poder Executivo soberano em m atéria orça m e ntária, o que vilip e n d ia as disposições co n stitu c io n a is que o u to rg a m ao Poder Legislativo co m p e tê n cia para dispor sobre as leis orçam entárias (CF, art. 48, II).

Liberalidade em demasia no uso dessa fa culd ade por parte do Poder Legislativo ta m b é m provoca reflexos na a u to n o m ia financeira do Poder Ju ­ diciário. Isso porque, sendo necessários créditos suplem entares e estando esses sob a gerência do Poder Executivo, te n d o em vista a possibilidade a m ­ pla que lhe fo i concedida de dispor sobre referidos créditos, o Poder Execu­ tivo ficará em um a condição privilegiada para o bte r recursos desta fo rm a , em d e trim e n to do Poder Judiciário, que terá de subm ete r seu p leito ao Poder

Legislativo e, e ve ntualm en te , até m esm o ao p ró p rio Poder Executivo.

Não se pode deixar de fazer referência ao m ecanism o u tiliza d o pelo Po­ der Legislativo do Estado de Minas Gerais. Há a previsão c o n stitu cio n a l e legal de com petência à Assembléia Legislativa para aprovar créditos s u p le m e n ta ­ res ao seu próprio o rçam ento, observados lim ites fixados previam ente.170

4.5.3. O art. 168 da CF e a entrega de recursos ao Poder Judiciário

Art. 168. Os recursos correspondentes às dotações orçam entárias, com preendidos os crédito s suplem entares e especiais, destinados aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, do M in is té rio Público e da Defensoria Pública, ser-lhes-ão entregues até o dia 20 de cada mês, em duodécim os, na fo rm a da lei c o m p le m e n ta r a que se refere o art. 165, § 9 o.

Trata-se de d isp o sitivo que vem reforçar a a u to n o m ia fin a n ce ira do Poder Judiciário, ao fix a r c o n s titu c io n a lm e n te um a data para a entrega dos recursos que lhe cabem p o r força das leis orçam entárias. Embora não tenha sido editada a lei co m p le m e n ta r a que se refere o art. 165, § 9o, da CF, e em bora não haja referência expressa na Lei n° 4.320/64, nem na LC 101/00 (LRF), o art. 168 é a u to -a p lic á ve l, de m odo a assegurar o c u m p rim e n to de sua d e te rm in a çã o in d e ­ p e n d entem ente da edição de legislação c o m p le m e n ta r.17’

170. No item 7.2.7 haverá referências mais detalhadas a respeito.

171. Conform e já nos m anifestam os a n teriorm ente em D ireito financeiro na C o n s titu i­

(23)

O art. 168 deixa claro ser a trib u içã o do Poder Executivo c onduzir o processo de execução o rça m e n tá ria, mas o impede de um possível retar­ d am e n to na entrega dos recursos aos dem ais poderes, o que seria um ins­ tru m e n to capaz de to r n á - lo o n ip o te n te , uma vez que to rna ria os outros poderes dependentes dele, pelo c o n tro le que exerceria sobre a entrega dos recursos financeiros.

0 com an do do art. 168 visa, pois, g a ra n tir a a u to n o m ia financeira do Poder Judiciário, im p e d in d o não som en te que o Poder Executivo fru stre a sua eficácia, com o ta m b é m e v ita n d o que os Estados-m embros da Federação estabeleçam regras diferentes.

Nesse sentido, já se m a n ife s to u o STF em mais de uma o po rtu n id a d e :

O com ando em ergente da norm a inscrita no art. 168 da C onstituição Fe­ deral tem por d e stin a tá rio específico o Poder Executivo, que está ju rid ic a m e n te obrigado a entregar, em conseqüência desse encargo con stitu cio n a l, até o dia 20 de cada mês, ao Legislativo, ao Judiciário e ao M in istério Público, os recursos orçam entários, inclusive aqueles correspondentes aos créditos adicionais, que foram afetados, m ediante lei, a esses órgãos estatais. A prerrogativa deferida ao Legislativo, ao Ju d iciá rio e ao M in isté rio Público pela regra consubstanciada no art. 168 da Lei Fundam ental da República objetiva assegurar-lhes, em grau ne­ cessário, o essencial co e fic ie n te de a u to n o m ia in stitu cio n a l. A ra tio subjacente a essa norm a de garantia radica-se no com prom isso assum ido pelo legislador cons­ titu in te de co n fe rir às in s titu iç õ e s destinatárias do fa v o r c o n s titu tio n is o efe tivo exercício do poder de a u to g o ve rn o que irrecusavelm ente lhes com pete. Assume inquestionável plausibilidade ju ríd ica a tese, deduzida em sede de controle n o r­ m ativo abstrato, que sustenta a im possibilidade de o Estado-m em bro restringir a eficácia do preceito consubstanciado no art. 168 da C onstituição Federal. Essa norm a c o n s titu c io n a l im põe a observância com pulsória das unidades políticas da federação e não parece a d m itir - para e fe ito de liberação mensal das quotas duodecim ais - q u a lqu e r discrim inação q u a n to à natureza dos recursos orçam en­ tários, sejam estes referentes, ou não, às despesas correntes de custeio.172

Ou ainda:

0 preceito do art. 168 da C onstituição da República, de eficácia im ediata q u a n to à obrigação im posta ao Poder Executivo, assegura aos Poderes Legislativo 172. STF Pleno. ADIn 732/RJ, rei. M in. Celso de Mello, j. 22.5.1992, RTJ 143/57.

(24)

JOSÊ M A U R ÍC IO CONTI

e Judiciário, assim com o ao M in isté rio Público, o repasse mensal, até o dia 20, dos recursos correspondentes a um doze avos das respectivas dotações orçam entárias globais. A finalidade desse preceito é obvia: assegurar a u to n o m ia c o n s titu c io n a l dos Poderes e da in s titu iç ã o referidos, no que respeita à gestão dos recursos que lhe são destinados no orçam ento. Dai a "p rio rid a d e " na transferência das verbas. É inegável que o Poder Judiciário tem "d ire ito ” ao repasse te m p e stivo (até o dia 20 de cada mês) de um doze avos da dotação o rça m e n tá ria global, não cabendo invocar norm as legais anteriores à Carta de 1988, que fru stre m a garantia. No plano concreto, não se poderão ig n o ra r eventuais situações de to ta l inexistên­ cia de recursos suficientes para c u m p rir na íntegra o dever co n stitu cio n a l, com intransponível e absoluta im possibilidade de o b tê -lo s legalm ente. Mas, nessas hipóteses, caberá ao Executivo provar cabalm ente tais fatos, bem co m o que de­ rivam de causas estranhas à conduta de seus pró prio s agentes, para se exim ir da responsabilidade.173

A norm a do art. 168 da CF co n fig u ra verdadeira "garantia de in d ep en ­ dência, que não está sujeita à program ação financeira e ao flu x o da arreca­ d ação "174, não sendo possível estabelecer datas diversas175, ocorrer atrasos176, haver parcelam entos177, ou q u a lque r o utra medida que restrinja a eficácia do preceito c o n s titu c io n a l.178

A falta do repasse desses recursos c o n s titu i, até mesmo, pressuposto ensejador da intervenção, nos te rm o s dos arts. 34, IV, e 36, I, da CF179, uma vez que a falta deles im pede o Poder Ju d iciário de se d e sin cu m bir de suas funções constitu cio nais.180

173. STF Pleno. MS 21.450-3/MT, j. 8.4.1992, rei. M in. O ctávio G a llo tti. RDA 189/306 e

RTJ 140/818.

174. STF Pleno. MS 21.450-3/M T, j. 8.4.1992, rei. M in. O ctávio G a llo tti, RDA 189/306 e

RTJ 140/818, na ementa.

175. STF. MS 21.273-0/SP, rei. M in. Néri da Silveira, j. 22.2.1996.

176. STF Pleno. MS 23.267/SC, rei. M in. G ilm ar Mendes, j. 3.4.2003, em enta. 177. STF. MS 24.206-MC/AP, rei. M in. M aurício Corrêa, j. 18.3.2002. 178. STF. ADIn 732/RJ, rei. M in. Celso de Mello, j. 22.5.1992, RTJ 143/57.

179. "Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no D istrito Federal, exceto para: [...] IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;" "Art. 36. A decretação da intervenção dependerá: I - no caso do art. 34, IV, de solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou im pedido, ou de requisição do Supremo Tribunal Federal, se a coação fo r exercida contra o Poder Judiciário;”

180. LEWANDOWSKI, Pressupostos m a te ria is e fo rm a is da intervenção federal no Brasil, p. 95-6.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

O desenvolvimento experimental consistiu na determinação dos hormônios naturais estrona (E1), 17β-estradiol (E2), estriol (E3), do hormônio sintético 17α-etinilestradiol