• Nenhum resultado encontrado

Programa de Doutorado em Economia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Doutorado em Economia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

cumentação, notas de corte, pondera-ções, requisitos do projeto e bibliogra-fia básica para as provas estão descritas em detalhe no edital do processo seleti-vo de 2011, que pode ser consultado na página do Departamento de Economia (Pós-Graduação, Processo Seletivo). As inscrições para o processo seletivo de 2011 devem ser feitas na Secreta-ria de Pós-Graduação em Economia da FEA-USP entre 2 de maio e 10 de ju-nho de 2011. O resultado da primeira etapa será divulgado até o dia 22 de ju-nho de 2011. Os candidatos aprovados realizarão as provas de Microeconomia, Macroeconomia e Economia Brasileira,

Processo Seletivo e Admissão

A seleção de novos alunos do Progra-ma de Doutorado em Economia do Desenvolvimento da FEA-USP ocor-re em duas etapas. Na primeira, elimi-natória, é realizada uma avaliação de currículo acadêmico, histórico escolar do mestrado, duas cartas de reco-mendação e projeto de pesquisa. Os candidatos aprovados se submetem, na segunda etapa, a provas escritas de Macroeconomia, Microeconomia e Economia Brasileira, além de uma entrevista. A utilização de diversos critérios no processo seletivo visa ob-ter uma avaliação equilibrada que leve em conta o desempenho acadêmico e o potencial de pesquisa dos candida-tos. Em particular, os candidatos de-vem se preparar para a realização das provas escritas nas três áreas básicas

(Macroeconomia, Microeconomia e Economia Brasileira) e dedicar-se à elaboração de um projeto de pesquisa que demonstre conhecimento da lite-ratura relevante, clareza nos objetivos e consciência acerca de sua possível contribuição à literatura do tema es-colhido.

Nas três provas os candidatos serão avaliados em duas dimensões básicas: o entendimento conceitual de impor-tantes tópicos em microeconomia, macroeconomia e economia brasileira, e também a capacidade analítica de manipular modelos e deles tirar impli-cações, no caso de micro e macroeco-nomia, ou a capacidade de relacionar autores e explicações alternativas, no caso de economia brasileira.

Todas as informações a respeito de

Dedicação e Atividades Acadêmicas

O Programa de Doutorado em Eco-nomia do Desenvolvimento exige do aluno não apenas empenho e dedi-cação nas disciplinas, mas também participação ativa em grupos de pes-quisa e nos vários eventos acadêmicos promovidos pelo Departamento de Economia (seminários, conferências e minicursos). O conjunto das ativi-dades acadêmicas, compreendendo formação em disciplinas e atividades complementares, requer do aluno intenso engajamento e dedicação ao Programa. Um aspecto central avalia-do no processo seletivo é a capacidade e disposição do aluno de se dedicar prioritariamente às atividades

acadê-micas do Programa de Doutorado. Nesse sentido, alunos com bolsas de estudo ou com liberação integral de seus empregos apresentam melhores condições para atender aos elevados requisitos de estudo e dedicação do Programa.

Além disso, com o objetivo de com-plementar sua formação e ampliar seus horizontes acadêmicos, os alu-nos ingressantes são fortemente esti-mulados a submeter um projeto para obtenção de uma bolsa “sanduíche” fora do país (de seis meses a um ano), aproveitando os amplos contatos in-ternacionais do corpo docente do De-partamento de Economia.

além de entrevista, nos dias 4 e 5 de ju-lho de 2011. A lista dos aprovados será divulgada até o dia 22 de julho, com iní-cio das aulas do 1o semestre do curso no início de agosto de 2011.

Mais informações sobre o novo Pro-grama de Doutorado em Economia do Desenvolvimento podem ser obtidas na página do Departamento de Economia (http://www.usp.br/feaecon/posgradu-acao.php) ou diretamente com a Se-cretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia (e-mail: cpgipe@edu. usp.br).

Faculdade de Economia,

Administração e Contabilidade

Departamento de Economia

I

nformações

Ú

teIs

Inscrições: 2 de Maio a 10 de Junho de 2011

Resultado 1ª Etapa: 22 Junho de 2011 Provas e Entrevistas: 4 e 5 de Julho de 2011 Resultado Final: 22 de Julho de 2011

http://www.usp.br/feaecon/posgraduacao.php e-mail: cpgipe@edu.usp.br

Programa de Doutorado

em Economia

(2)

O novo Programa de Doutorado na área de Economia do Desenvolvimen-to tem como objetivo formar profis-sionais e pesquisadores de excelência, qualificando-os a desenvolver pesqui-sas em diferentes temas relacionados ao desenvolvimento econômico. Uma característica central do novo Programa é a sua proposta de oferecer uma abordagem abrangente do desen-volvimento econômico, visto como um fenômeno de longo prazo em que instituições têm um papel decisivo tanto pelas possibilidades oferecidas quanto pelas restrições impostas ao crescimento econômico.

O Programa incentiva a abordagem econômica e histórica de temas

clás-Programa de Doutorado em Economia da FEA-USP

Área de Concentração: Economia do Desenvolvimento

sicos do desenvolvimento econômico tais como crescimento, mudança tec-nológica, padrões de financiamento público e privado, distribuição de ren-da, desigualdade, políticas públicas, e recursos naturais e meio-ambiente. Para capacitar os alunos a realizar pesquisas a partir dessa perspectiva diferenciada, o Programa proporcio-na uma formação rigorosa em teoria econômica, métodos quantitativos e história econômica e das ideias eco-nômicas. As disciplinas do curso uti-lizam um leque amplo e variado de abordagens metodológicas e teóricas, refletindo a natureza abrangente dos estudos sobre o desenvolvimento eco-nômico.

Perfil do Aluno

A Formação em Disciplinas

• Teorias do Desenvolvimento Econômico: nesta disciplina são apresen-tadas as principais contribuições dos pioneiros do desenvolvimento (tais como Schumpeter, Lewis, Prebisch, Nurkse, Myrdal, Rosenstein-Rodan e Hirschman). É discutida também a literatura recente que trata o desenvolvimento econômico como um problema microeconômico, contemplando temas relacionados a di-versas formas de falhas de mercado.

• Macroeconomia do Desenvolvimento Econômico: este curso concentra-se nas teorias do crescimento econômico, de Solow a modelos de crescimento endógeno (neoclássicos e não neoclássicos), com uma parte ao final dedicada a estudos empíricos. Além disso, são estudados modelos que formalizam ideias dos autores clássicos do desenvolvimento econômico, apresentadas na disciplina anterior.

• Econometria: para que adquiram as ferramentas básicas que lhes permi-tam acompanhar a produção acadêmica e realizar pesquisas empíricas na área de desenvolvimento econômico, os alunos devem cursar uma das disciplinas da sequência de econometria na pós-graduação oferecida regularmente pelo De-partamento de Economia.

• Otimização Dinâmica (Verão): como pré-requisito para a disciplina Ma-O Programa de Doutorado em

Econo-mia do Desenvolvimento da FEA-USP deseja atrair alunos com interesse em desenvolvimento econômico e em uma formação diferenciada que com-bine teoria econômica formal, análise histórica e métodos quantitativos. Exemplos que se enquadram nesse perfil são os alunos com temas de pes-quisa em desenvolvimento econômico

sob uma perspectiva histórica e/ou com emprego de métodos quantitati-vos apropriados. Ou então alunos inte-ressados em temas de história econô-mica e história das ideias econôeconô-micas que valorizem a contribuição que a teoria econômica e/ou métodos quan-titativos possam dar à sua pesquisa.O Doutorado em Economia do Desen-volvimento pode também interessar

• Economia Brasileira: o curso analisa a evolução da história econômica brasileira desde meados do século XIX até o início do século XXI, levando em conta experiências históricas internacionais e as diferentes interpretações sobre o desenvolvimento econômico brasileiro.

• História das Ideias Econômicas: esta disciplina oferece aos alunos um panorama da evolução recente da ciência econômica no século XX, em especial no período após a década de 1930, enfatizando o entendimento analítico de teorias econômicas e debates a elas relacionados. Particularmente importante são os contextos histórico e institucional da ciência econômica que ajudam a compreender as origens e desdobramentos posteriores da literatura moderna sobre desenvolvimento econômico.

Eixo de história econômica e do pensamento econômico:

aos alunos oriundos de áreas correlatas (como, por exemplo, ciências sociais, direito, história e estatística) que de-sejem desenvolver pesquisas utilizan-do teoria econômica e história.

A coordenação de pós-graduação, em

consulta aos orientadores, pode soli-citar aos alunos selecionados prove-nientes de outras áreas que necessi-tem complementar sua formação que cursem disciplinas de formação básica em economia.

A formação em disciplinas do Pro-grama de Doutorado em Economia do Desenvolvimento da FEA-USP é estruturada em dois eixos básicos: um de teoria do desenvolvimento

do em Economia do Desenvolvimento da FEA-USP é a possibilidade de que os alunos aproveitem as sinergias po-tenciais com a Área de Teoria Econô-mica, dispondo, por exemplo, de um diversificado leque de disciplinas que complementam sua formação e po-dem contribuir na elaboração de sua tese de doutorado.

Além dessas cinco disciplinas obriga-tórias, os alunos devem cursar pelo menos duas disciplinas eletivas, esco-lhendo-as tanto entre aquelas regu-larmente oferecidas no Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA-USP como as oferecidas em outras unidades da USP que sejam relativas à área de pesquisa do aluno. Uma ca-racterística do Programa de

Doutora-Eixo de teoria do desenvolvimento econômico e métodos

quantitativos:

econômico e métodos quantitativos e outro de história econômica e das ideias econômicas. As disciplinas obrigatórias de cada eixo são breve-mente descritas a seguir.

croeconomia do Desenvolvimento, os alunos devem frequentar a parte de di-nâmica oferecida no curso de verão do Programa de Pós-Graduação em Teoria Econômica (com duração de cerca de duas semanas).

(3)

O novo Programa de Doutorado na área de Economia do Desenvolvimen-to tem como objetivo formar profis-sionais e pesquisadores de excelência, qualificando-os a desenvolver pesqui-sas em diferentes temas relacionados ao desenvolvimento econômico. Uma característica central do novo Programa é a sua proposta de oferecer uma abordagem abrangente do desen-volvimento econômico, visto como um fenômeno de longo prazo em que instituições têm um papel decisivo tanto pelas possibilidades oferecidas quanto pelas restrições impostas ao crescimento econômico.

O Programa incentiva a abordagem econômica e histórica de temas

clás-Programa de Doutorado em Economia da FEA-USP

Área de Concentração: Economia do Desenvolvimento

sicos do desenvolvimento econômico tais como crescimento, mudança tec-nológica, padrões de financiamento público e privado, distribuição de ren-da, desigualdade, políticas públicas, e recursos naturais e meio-ambiente. Para capacitar os alunos a realizar pesquisas a partir dessa perspectiva diferenciada, o Programa proporcio-na uma formação rigorosa em teoria econômica, métodos quantitativos e história econômica e das ideias eco-nômicas. As disciplinas do curso uti-lizam um leque amplo e variado de abordagens metodológicas e teóricas, refletindo a natureza abrangente dos estudos sobre o desenvolvimento eco-nômico.

Perfil do Aluno

A Formação em Disciplinas

• Teorias do Desenvolvimento Econômico: nesta disciplina são apresen-tadas as principais contribuições dos pioneiros do desenvolvimento (tais como Schumpeter, Lewis, Prebisch, Nurkse, Myrdal, Rosenstein-Rodan e Hirschman). É discutida também a literatura recente que trata o desenvolvimento econômico como um problema microeconômico, contemplando temas relacionados a di-versas formas de falhas de mercado.

• Macroeconomia do Desenvolvimento Econômico: este curso concentra-se nas teorias do crescimento econômico, de Solow a modelos de crescimento endógeno (neoclássicos e não neoclássicos), com uma parte ao final dedicada a estudos empíricos. Além disso, são estudados modelos que formalizam ideias dos autores clássicos do desenvolvimento econômico, apresentadas na disciplina anterior.

• Econometria: para que adquiram as ferramentas básicas que lhes permi-tam acompanhar a produção acadêmica e realizar pesquisas empíricas na área de desenvolvimento econômico, os alunos devem cursar uma das disciplinas da sequência de econometria na pós-graduação oferecida regularmente pelo De-partamento de Economia.

• Otimização Dinâmica (Verão): como pré-requisito para a disciplina Ma-O Programa de Doutorado em

Econo-mia do Desenvolvimento da FEA-USP deseja atrair alunos com interesse em desenvolvimento econômico e em uma formação diferenciada que com-bine teoria econômica formal, análise histórica e métodos quantitativos. Exemplos que se enquadram nesse perfil são os alunos com temas de pes-quisa em desenvolvimento econômico

sob uma perspectiva histórica e/ou com emprego de métodos quantitati-vos apropriados. Ou então alunos inte-ressados em temas de história econô-mica e história das ideias econôeconô-micas que valorizem a contribuição que a teoria econômica e/ou métodos quan-titativos possam dar à sua pesquisa.O Doutorado em Economia do Desen-volvimento pode também interessar

• Economia Brasileira: o curso analisa a evolução da história econômica brasileira desde meados do século XIX até o início do século XXI, levando em conta experiências históricas internacionais e as diferentes interpretações sobre o desenvolvimento econômico brasileiro.

• História das Ideias Econômicas: esta disciplina oferece aos alunos um panorama da evolução recente da ciência econômica no século XX, em especial no período após a década de 1930, enfatizando o entendimento analítico de teorias econômicas e debates a elas relacionados. Particularmente importante são os contextos histórico e institucional da ciência econômica que ajudam a compreender as origens e desdobramentos posteriores da literatura moderna sobre desenvolvimento econômico.

Eixo de história econômica e do pensamento econômico:

aos alunos oriundos de áreas correlatas (como, por exemplo, ciências sociais, direito, história e estatística) que de-sejem desenvolver pesquisas utilizan-do teoria econômica e história.

A coordenação de pós-graduação, em

consulta aos orientadores, pode soli-citar aos alunos selecionados prove-nientes de outras áreas que necessi-tem complementar sua formação que cursem disciplinas de formação básica em economia.

A formação em disciplinas do Pro-grama de Doutorado em Economia do Desenvolvimento da FEA-USP é estruturada em dois eixos básicos: um de teoria do desenvolvimento

do em Economia do Desenvolvimento da FEA-USP é a possibilidade de que os alunos aproveitem as sinergias po-tenciais com a Área de Teoria Econô-mica, dispondo, por exemplo, de um diversificado leque de disciplinas que complementam sua formação e po-dem contribuir na elaboração de sua tese de doutorado.

Além dessas cinco disciplinas obriga-tórias, os alunos devem cursar pelo menos duas disciplinas eletivas, esco-lhendo-as tanto entre aquelas regu-larmente oferecidas no Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA-USP como as oferecidas em outras unidades da USP que sejam relativas à área de pesquisa do aluno. Uma ca-racterística do Programa de

Doutora-Eixo de teoria do desenvolvimento econômico e métodos

quantitativos:

econômico e métodos quantitativos e outro de história econômica e das ideias econômicas. As disciplinas obrigatórias de cada eixo são breve-mente descritas a seguir.

croeconomia do Desenvolvimento, os alunos devem frequentar a parte de di-nâmica oferecida no curso de verão do Programa de Pós-Graduação em Teoria Econômica (com duração de cerca de duas semanas).

(4)

O novo Programa de Doutorado na área de Economia do Desenvolvimen-to tem como objetivo formar profis-sionais e pesquisadores de excelência, qualificando-os a desenvolver pesqui-sas em diferentes temas relacionados ao desenvolvimento econômico. Uma característica central do novo Programa é a sua proposta de oferecer uma abordagem abrangente do desen-volvimento econômico, visto como um fenômeno de longo prazo em que instituições têm um papel decisivo tanto pelas possibilidades oferecidas quanto pelas restrições impostas ao crescimento econômico.

O Programa incentiva a abordagem econômica e histórica de temas

clás-Programa de Doutorado em Economia da FEA-USP

Área de Concentração: Economia do Desenvolvimento

sicos do desenvolvimento econômico tais como crescimento, mudança tec-nológica, padrões de financiamento público e privado, distribuição de ren-da, desigualdade, políticas públicas, e recursos naturais e meio-ambiente. Para capacitar os alunos a realizar pesquisas a partir dessa perspectiva diferenciada, o Programa proporcio-na uma formação rigorosa em teoria econômica, métodos quantitativos e história econômica e das ideias eco-nômicas. As disciplinas do curso uti-lizam um leque amplo e variado de abordagens metodológicas e teóricas, refletindo a natureza abrangente dos estudos sobre o desenvolvimento eco-nômico.

Perfil do Aluno

A Formação em Disciplinas

• Teorias do Desenvolvimento Econômico: nesta disciplina são apresen-tadas as principais contribuições dos pioneiros do desenvolvimento (tais como Schumpeter, Lewis, Prebisch, Nurkse, Myrdal, Rosenstein-Rodan e Hirschman). É discutida também a literatura recente que trata o desenvolvimento econômico como um problema microeconômico, contemplando temas relacionados a di-versas formas de falhas de mercado.

• Macroeconomia do Desenvolvimento Econômico: este curso concentra-se nas teorias do crescimento econômico, de Solow a modelos de crescimento endógeno (neoclássicos e não neoclássicos), com uma parte ao final dedicada a estudos empíricos. Além disso, são estudados modelos que formalizam ideias dos autores clássicos do desenvolvimento econômico, apresentadas na disciplina anterior.

• Econometria: para que adquiram as ferramentas básicas que lhes permi-tam acompanhar a produção acadêmica e realizar pesquisas empíricas na área de desenvolvimento econômico, os alunos devem cursar uma das disciplinas da sequência de econometria na pós-graduação oferecida regularmente pelo De-partamento de Economia.

• Otimização Dinâmica (Verão): como pré-requisito para a disciplina Ma-O Programa de Doutorado em

Econo-mia do Desenvolvimento da FEA-USP deseja atrair alunos com interesse em desenvolvimento econômico e em uma formação diferenciada que com-bine teoria econômica formal, análise histórica e métodos quantitativos. Exemplos que se enquadram nesse perfil são os alunos com temas de pes-quisa em desenvolvimento econômico

sob uma perspectiva histórica e/ou com emprego de métodos quantitati-vos apropriados. Ou então alunos inte-ressados em temas de história econô-mica e história das ideias econôeconô-micas que valorizem a contribuição que a teoria econômica e/ou métodos quan-titativos possam dar à sua pesquisa.O Doutorado em Economia do Desen-volvimento pode também interessar

• Economia Brasileira: o curso analisa a evolução da história econômica brasileira desde meados do século XIX até o início do século XXI, levando em conta experiências históricas internacionais e as diferentes interpretações sobre o desenvolvimento econômico brasileiro.

• História das Ideias Econômicas: esta disciplina oferece aos alunos um panorama da evolução recente da ciência econômica no século XX, em especial no período após a década de 1930, enfatizando o entendimento analítico de teorias econômicas e debates a elas relacionados. Particularmente importante são os contextos histórico e institucional da ciência econômica que ajudam a compreender as origens e desdobramentos posteriores da literatura moderna sobre desenvolvimento econômico.

Eixo de história econômica e do pensamento econômico:

aos alunos oriundos de áreas correlatas (como, por exemplo, ciências sociais, direito, história e estatística) que de-sejem desenvolver pesquisas utilizan-do teoria econômica e história.

A coordenação de pós-graduação, em

consulta aos orientadores, pode soli-citar aos alunos selecionados prove-nientes de outras áreas que necessi-tem complementar sua formação que cursem disciplinas de formação básica em economia.

A formação em disciplinas do Pro-grama de Doutorado em Economia do Desenvolvimento da FEA-USP é estruturada em dois eixos básicos: um de teoria do desenvolvimento

do em Economia do Desenvolvimento da FEA-USP é a possibilidade de que os alunos aproveitem as sinergias po-tenciais com a Área de Teoria Econô-mica, dispondo, por exemplo, de um diversificado leque de disciplinas que complementam sua formação e po-dem contribuir na elaboração de sua tese de doutorado.

Além dessas cinco disciplinas obriga-tórias, os alunos devem cursar pelo menos duas disciplinas eletivas, esco-lhendo-as tanto entre aquelas regu-larmente oferecidas no Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA-USP como as oferecidas em outras unidades da USP que sejam relativas à área de pesquisa do aluno. Uma ca-racterística do Programa de

Doutora-Eixo de teoria do desenvolvimento econômico e métodos

quantitativos:

econômico e métodos quantitativos e outro de história econômica e das ideias econômicas. As disciplinas obrigatórias de cada eixo são breve-mente descritas a seguir.

croeconomia do Desenvolvimento, os alunos devem frequentar a parte de di-nâmica oferecida no curso de verão do Programa de Pós-Graduação em Teoria Econômica (com duração de cerca de duas semanas).

(5)

cumentação, notas de corte, pondera-ções, requisitos do projeto e bibliogra-fia básica para as provas estão descritas em detalhe no edital do processo seleti-vo de 2011, que pode ser consultado na página do Departamento de Economia (Pós-Graduação, Processo Seletivo). As inscrições para o processo seletivo de 2011 devem ser feitas na Secreta-ria de Pós-Graduação em Economia da FEA-USP entre 2 de maio e 10 de ju-nho de 2011. O resultado da primeira etapa será divulgado até o dia 22 de ju-nho de 2011. Os candidatos aprovados realizarão as provas de Microeconomia, Macroeconomia e Economia Brasileira,

Processo Seletivo e Admissão

A seleção de novos alunos do Progra-ma de Doutorado em Economia do Desenvolvimento da FEA-USP ocor-re em duas etapas. Na primeira, elimi-natória, é realizada uma avaliação de currículo acadêmico, histórico escolar do mestrado, duas cartas de reco-mendação e projeto de pesquisa. Os candidatos aprovados se submetem, na segunda etapa, a provas escritas de Macroeconomia, Microeconomia e Economia Brasileira, além de uma entrevista. A utilização de diversos critérios no processo seletivo visa ob-ter uma avaliação equilibrada que leve em conta o desempenho acadêmico e o potencial de pesquisa dos candida-tos. Em particular, os candidatos de-vem se preparar para a realização das provas escritas nas três áreas básicas

(Macroeconomia, Microeconomia e Economia Brasileira) e dedicar-se à elaboração de um projeto de pesquisa que demonstre conhecimento da lite-ratura relevante, clareza nos objetivos e consciência acerca de sua possível contribuição à literatura do tema es-colhido.

Nas três provas os candidatos serão avaliados em duas dimensões básicas: o entendimento conceitual de impor-tantes tópicos em microeconomia, macroeconomia e economia brasileira, e também a capacidade analítica de manipular modelos e deles tirar impli-cações, no caso de micro e macroeco-nomia, ou a capacidade de relacionar autores e explicações alternativas, no caso de economia brasileira.

Todas as informações a respeito de

Dedicação e Atividades Acadêmicas

O Programa de Doutorado em Eco-nomia do Desenvolvimento exige do aluno não apenas empenho e dedi-cação nas disciplinas, mas também participação ativa em grupos de pes-quisa e nos vários eventos acadêmicos promovidos pelo Departamento de Economia (seminários, conferências e minicursos). O conjunto das ativi-dades acadêmicas, compreendendo formação em disciplinas e atividades complementares, requer do aluno intenso engajamento e dedicação ao Programa. Um aspecto central avalia-do no processo seletivo é a capacidade e disposição do aluno de se dedicar prioritariamente às atividades

acadê-micas do Programa de Doutorado. Nesse sentido, alunos com bolsas de estudo ou com liberação integral de seus empregos apresentam melhores condições para atender aos elevados requisitos de estudo e dedicação do Programa.

Além disso, com o objetivo de com-plementar sua formação e ampliar seus horizontes acadêmicos, os alu-nos ingressantes são fortemente esti-mulados a submeter um projeto para obtenção de uma bolsa “sanduíche” fora do país (de seis meses a um ano), aproveitando os amplos contatos in-ternacionais do corpo docente do De-partamento de Economia.

além de entrevista, nos dias 4 e 5 de ju-lho de 2011. A lista dos aprovados será divulgada até o dia 22 de julho, com iní-cio das aulas do 1o semestre do curso no início de agosto de 2011.

Mais informações sobre o novo Pro-grama de Doutorado em Economia do Desenvolvimento podem ser obtidas na página do Departamento de Economia (http://www.usp.br/feaecon/posgradu-acao.php) ou diretamente com a Se-cretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia (e-mail: cpgipe@edu. usp.br).

Faculdade de Economia,

Administração e Contabilidade

Departamento de Economia

I

nformações

Ú

teIs

Inscrições: 2 de Maio a 10 de Junho

Resultado 1ª Etapa: 22 Junho Provas e Entrevistas: 4 e 5 de Julho Resultado Final: 22 de Julho

http://www.usp.br/feaecon/posgraduacao.php e-mail: cpgipe@edu.usp.br

Pós-Doutorado

em Economia

(6)

cumentação, notas de corte, pondera-ções, requisitos do projeto e bibliogra-fia básica para as provas estão descritas em detalhe no edital do processo seleti-vo de 2011, que pode ser consultado na página do Departamento de Economia (Pós-Graduação, Processo Seletivo). As inscrições para o processo seletivo de 2011 devem ser feitas na Secreta-ria de Pós-Graduação em Economia da FEA-USP entre 2 de maio e 10 de ju-nho de 2011. O resultado da primeira etapa será divulgado até o dia 22 de ju-nho de 2011. Os candidatos aprovados realizarão as provas de Microeconomia, Macroeconomia e Economia Brasileira,

Processo Seletivo e Admissão

A seleção de novos alunos do Progra-ma de Doutorado em Economia do Desenvolvimento da FEA-USP ocor-re em duas etapas. Na primeira, elimi-natória, é realizada uma avaliação de currículo acadêmico, histórico escolar do mestrado, duas cartas de reco-mendação e projeto de pesquisa. Os candidatos aprovados se submetem, na segunda etapa, a provas escritas de Macroeconomia, Microeconomia e Economia Brasileira, além de uma entrevista. A utilização de diversos critérios no processo seletivo visa ob-ter uma avaliação equilibrada que leve em conta o desempenho acadêmico e o potencial de pesquisa dos candida-tos. Em particular, os candidatos de-vem se preparar para a realização das provas escritas nas três áreas básicas

(Macroeconomia, Microeconomia e Economia Brasileira) e dedicar-se à elaboração de um projeto de pesquisa que demonstre conhecimento da lite-ratura relevante, clareza nos objetivos e consciência acerca de sua possível contribuição à literatura do tema es-colhido.

Nas três provas os candidatos serão avaliados em duas dimensões básicas: o entendimento conceitual de impor-tantes tópicos em microeconomia, macroeconomia e economia brasileira, e também a capacidade analítica de manipular modelos e deles tirar impli-cações, no caso de micro e macroeco-nomia, ou a capacidade de relacionar autores e explicações alternativas, no caso de economia brasileira.

Todas as informações a respeito de

Dedicação e Atividades Acadêmicas

O Programa de Doutorado em Eco-nomia do Desenvolvimento exige do aluno não apenas empenho e dedi-cação nas disciplinas, mas também participação ativa em grupos de pes-quisa e nos vários eventos acadêmicos promovidos pelo Departamento de Economia (seminários, conferências e minicursos). O conjunto das ativi-dades acadêmicas, compreendendo formação em disciplinas e atividades complementares, requer do aluno intenso engajamento e dedicação ao Programa. Um aspecto central avalia-do no processo seletivo é a capacidade e disposição do aluno de se dedicar prioritariamente às atividades

acadê-micas do Programa de Doutorado. Nesse sentido, alunos com bolsas de estudo ou com liberação integral de seus empregos apresentam melhores condições para atender aos elevados requisitos de estudo e dedicação do Programa.

Além disso, com o objetivo de com-plementar sua formação e ampliar seus horizontes acadêmicos, os alu-nos ingressantes são fortemente esti-mulados a submeter um projeto para obtenção de uma bolsa “sanduíche” fora do país (de seis meses a um ano), aproveitando os amplos contatos in-ternacionais do corpo docente do De-partamento de Economia.

além de entrevista, nos dias 4 e 5 de ju-lho de 2011. A lista dos aprovados será divulgada até o dia 22 de julho, com iní-cio das aulas do 1o semestre do curso no início de agosto de 2011.

Mais informações sobre o novo Pro-grama de Doutorado em Economia do Desenvolvimento podem ser obtidas na página do Departamento de Economia (http://www.usp.br/feaecon/posgradu-acao.php) ou diretamente com a Se-cretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia (e-mail: cpgipe@edu. usp.br).

Faculdade de Economia,

Administração e Contabilidade

Departamento de Economia

I

nformações

Ú

teIs

Inscrições: 2 de Maio a 10 de Junho

Resultado 1ª Etapa: 22 Junho Provas e Entrevistas: 4 e 5 de Julho Resultado Final: 22 de Julho

http://www.usp.br/feaecon/posgraduacao.php e-mail: cpgipe@edu.usp.br

Pós-Doutorado

em Economia

Referências

Documentos relacionados

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

a) apresentar declaração de próprio punho, com firma reconhecida em Cartório, datada e assinada, na qual informará que não mantém vínculo estatutário com o

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

[r]

A ação perpetrada pela equipe do Museu do Doce faz justamente o apregoado pelo autor como elemento necessário para que uma fotografia possa emocionar, na medida em que