• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM COMUNICAÇÃO - MESTRADO -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM COMUNICAÇÃO - MESTRADO -"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

R

EGULAMENTO DO

P

ROGRAMA DE

P

ÓS

-G

RADUAÇÃO

S

TRICTO

S

ENSU EM

C

OMUNICAÇÃO

-

MESTRADO

-NORMAS COMPLEMENTARES

AO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UCB

BRASÍLIA,MAIODE2009

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

(2)

2 CAPÍTULO I

Das Disposições Iniciais

Art. 1º. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação (Mestrado) da Universidade Católica de Brasília rege-se pelo Estatuto e Regimento da Instituição, pelo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e pelo presente Regulamento próprio.

CAPÍTULO II

Dos Objetivos

Art. 2º. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação (Mestrado) dedica-se à formação avançada de professores e de pesquisadores voltados ao estudo dos processos comunicacionais na cultura mediática e nas organizações e comprometidos com o fortalecimento do campo da Comunicação.

Art. 3º. São objetivos específicos do Programa:

I. Contribuir para a consolidação do campo da comunicação, a partir de seus eixos epistemológicos e suas especificidades e respeitando o caráter transdisciplinar da pesquisa e do ensino na área;

II. Formar pesquisadores e docentes para atuação nos cursos de graduação das áreas da comunicação social e das ciências sociais aplicadas, dotados das competências necessárias para desenvolver pesquisas científicas que venham contribuir para o desenvolvimento sustentável e a justiça social, no campo das ciências da comunicação;

III. Fortalecer o espaço de reflexão e produção acadêmico-científica sobre as temáticas da comunicação a partir da região Centro-Oeste;

IV. Estreitar vínculos entre a academia e organizações públicas e privadas, com vistas à inserção social do conhecimento produzido no Programa; V. Qualificar pesquisadores, docentes e profissionais para que consigam

intervir, a partir da pesquisa e da construção do conhecimento, em processos comunicativos demandados pela sociedade, com o domínio das novas competências multimídia, assumindo postura favorável ao aprendizado, com abertura ao novo e aos domínios de um saber plural, de forma crítica, participativa e ética.

CAPÍTULO III

Da Estrutura e da Gestão Acadêmica

Art. 4°. As atividades do Programa são coordenadas por um Diretor, membro do corpo docente permanente, nomeado e destituído ad nutum rectoris. As atribuições do Diretor são as descritas no artigo 4º do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Art. 5°. O Diretor contará com a colaboração de um Colegiado, composto por todos os professores do Programa (permanentes, colaboradores e pesquisadores

(3)

3 associados) e por um representante discente, nos termos dos artigos 5º e 6º do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Parágrafo único. O mandato do representante discente será de um ano, com direito à recondução.

Art. 6°. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação (Mestrado) alinha-se à Área de Ciências Sociais Aplicadas, com representação nos Colegiados de Área e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

CAPÍTULO IV

Dos Prazos e do Regime de Créditos

Art. 7°. O tempo mínimo necessário à obtenção do título de Mestre é de 12 meses e o tempo máximo, de 24 meses, conforme estabelecido no Art. 28 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Parágrafo único. O prazo a que se refere o caput deste artigo pode ser prorrogado, excepcionalmente, por até 12 meses, pelo Diretor do Programa, ouvidos o Professor Orientador e o Colegiado, nos termos do Art. 28 – Parágrafo Único do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Art. 8°. O Mestrado em Comunicação se efetiva mediante a obtenção de 30 créditos:

I. 09 (nove) créditos de disciplinas obrigatórias; II. 15 (quinze) créditos de disciplinas optativas;

III. 06 (seis) créditos referentes à elaboração orientada e à defesa de Dissertação.

Art. 9°. Após 45 horas de participação efetiva e comprovada em atividades complementares desenvolvidas no Programa (seminários, estágios supervisionados, ciclos de palestras e debates, atividades que integrem os estudantes da graduação com a pós-graduação, atividades de extensão), o estudante regular poderá requerer equivalência de 03 créditos que podem substituir 01 (uma) das disciplinas optativas.

Parágrafo único. A atribuição dessa equivalência será avaliada pelo Colegiado do Programa, após análise de requerimento próprio que o estudante deverá protocolar junto à Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação.

CAPÍTULO V

Da Inscrição, Seleção, Admissão e Transferência

Art. 10. O Programa está aberto a candidatos portadores de diploma de curso superior de graduação, devidamente reconhecido, nos termos da legislação em

(4)

4 vigor e do Art. 12 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Art. 11. A inscrição e a seleção de candidatos são realizadas em datas marcadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e têm procedimentos definidos em edital específico e no Capítulo X do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade.

Art. 12. O número máximo de vagas será o determinado pela Resolução do CONSEPE que autorizou o funcionamento do curso.

Parágrafo único. Ao Colegiado é facultada a adequação desse número de vagas, anualmente, conforme previsto no Art.13 – Parágrafo Único do Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade, respeitados o limite máximo autorizado para Programa e os padrões exigidos pela CAPES para a relação equilibrada entre o número de professores orientadores e o de orientandos. Art. 13. Todo estudante matriculado no Programa deve demonstrar capacidade de leitura de textos técnicos em língua inglesa, língua espanhola ou língua francesa, de acordo com o descrito no Art. 16 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Art. 14. Serão dispensados do exame de proficiência em idioma estrangeiro os portadores dos seguintes certificados, no prazo de validade:

I. Inglês: TOEFL (mínimo de 213 pontos para CBT Toefl ou 550 pontos para o Toefl Tradicional); Cambridge (Key English Test); IELTS (mínimo de 6,0);

Michigan Proficiency;

II. Francês: DALF (nível A2);

III. Espanhol: DELE-Cie (nível básico) - Instituto Cervantes.

Art. 15. O mestrando que não for aprovado no exame de língua estrangeira marcado no edital de seleção tem o prazo máximo de dois semestres letivos para fazê-lo, conforme previsto no Art. 16 – Parágrafo Único do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Art. 16. A Direção do Programa promoverá a realização de exames de língua estrangeira ao final de cada semestre.

Art. 17. Será permitida a transferência de estudante de outro Programa de Graduação, mediante requisição protocolada na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação, obedecidos os seguintes critérios:

I. O Programa da Instituição de Ensino Superior (IES) de origem deve ser recomendado pela CAPES;

II. O estudante deve estar regularmente matriculado e deve ter ingressado na IES de origem por meio de processo seletivo;

(5)

5 III. Seu fluxo curricular deve estar dentro do prazo máximo estabelecido para

obtenção do título, ou seja, no período dos 24 meses.

Art. 18. Fica limitado em 15 (quinze) o número de créditos a serem aproveitados referentes a disciplinas cursadas em outros programas em nível de mestrado. § 1º - O referido aproveitamento será avaliado pelo Colegiado a partir de requerimento próprio entregue pelo estudante à Secretaria Acadêmica da PRPGP e mediante a análise dos conteúdos cursados.

§ 2º - Caso o estudante regularmente matriculado no Programa queira cursar disciplinas fora deste, seja na UCB ou em outra instituição de ensino superior, concomitantemente, deverá solicitar autorização ao Diretor do Programa com anuência do orientador, ficando condicionado o aproveitamento aos limites e condições descritos neste artigo.

Art. 19. Serão admitidos como estudantes especiais os portadores de diploma de curso superior de graduação, conforme Art. 11 e Art. 12. do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Parágrafo único. O estudante especial poderá cursar, nessa condição, o número máximo de 15 créditos no Programa.

CAPÍTULO VI

Do Regime Didático

Art. 20. O desempenho do mestrando é verificado a partir da freqüência e da participação nos cursos, seminários e demais atividades, além de outros meios definidos pelos professores, nos termos do Art. 18 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Parágrafo único. Complementarmente, o mestrando deverá entregar ao seu orientador, ao final de cada semestre letivo cursado, relatório circunstanciado com as atividades desenvolvidas (disciplinas cursadas, bibliografia consultada; artigos produzidos e/ou publicados, estágio do desenvolvimento da pesquisa, e eventos de que participou).

Art. 21. Serão desligados do Mestrado os estudantes que se enquadrem nas situações explicitadas no Capítulo XII do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

CAPÍTULO VII

Da Orientação e da Dissertação

Art. 22. Após apreciação do Colegiado, cada mestrando é formalmente encaminhado pelo Diretor a um orientador acadêmico, por ocasião do seu ingresso no Programa.

(6)

6 Art. 23. É possível a substituição de orientador apenas mediante requerimento circunstanciado e justificado, protocolado junto à Secretaria Acadêmica da PRPGP, e após avaliação e aprovação por maioria do Colegiado.

Parágrafo único. Da mesma forma, a desistência de orientação por parte do orientador deverá ser formalizada mediante requerimento circunstanciado ao Colegiado.

Art. 24. A UCB disponibiliza orientação de dissertação a cada estudante matriculado (a) no curso, sem, contudo, garantir a vinculação do mestrando (a) a determinado orientador (a), mesmo após a qualificação do projeto de dissertação, nos casos em que houver descredenciamento ou desligamento desse orientador do quadro docente do curso ou da instituição.

Art. 25. Até o final do terceiro semestre letivo cursado, o mestrando deve definir o tema da dissertação, estruturar um projeto e apresentá-lo oralmente e por escrito a uma Banca Examinadora de Qualificação, composta por três professores com o título de doutor, um dos quais poderá, em caráter excepcional, ser de fora do quadro docente da UCB.

Art. 26. No caso de reprovação no exame de qualificação, o mestrando terá o prazo máximo de 90 dias para providenciar as alterações necessárias e submeter-se a novo exame.

Art. 27. Caso não obtenha aprovação após o segundo exame de qualificação, só poderá obter o título de especialista, desde que tenha integralizado o número de créditos referente a todas as disciplinas obrigatórias e optativas e cumprido os demais requisitos previstos no Art. 30 § 1º do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Art. 28. Exige-se do mestrando uma dissertação com as seguintes características: I. clareza na definição do tema e dos objetivos do estudo;

II. pertinência e abrangência da revisão da literatura; III. relevância do tema e qualidade acadêmica;

IV. adequação do método de análise empregado;

V. vinculação das conclusões às evidências apresentadas;

VI. desenvolvimento das conclusões no formato de artigo científico, de maneira a facilitar a divulgação;

VII. observância das recomendações contidas nas normas da ABNT e no Manual para Elaboração de Projetos de Dissertação publicado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Católica de Brasília e pela Editora Universa.

Art. 29. As dissertações são apresentadas por escrito e defendidas presencialmente perante uma Banca Examinadora, a qual será composta de

(7)

7 acordo com o disposto no § 1º do art. 25 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Art. 30. A banca será presidida pelo professor orientador e seguirá os seguintes passos:

I. Exposição oral pelo mestrando: tempo máximo de 30 minutos; II. Argüição pelos examinadores: tempo máximo de 20 minutos; III. Respostas por parte do mestrando: tempo máximo de 20 minutos.

Art. 31. A aprovação final da dissertação exige o voto favorável da maioria absoluta dos membros da Banca Examinadora, e deverá constar em ata própria que especifique o resultado, conforme o disposto nos artigos 26 e 27 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

CAPÍTULO VIII

Das atribuições, do credenciamento e do recredenciamento dos orientadores

Art. 32. Compete ao professor orientador acadêmico:

I. acompanhar o estudante ao longo da vida acadêmica, orientando-o na escolha e desenvolvimento de disciplinas e atividades, e na elaboração do projeto de Dissertação.

II. elaborar, com o mestrando, seu plano de trabalho, a ser submetido à aprovação por uma Banca Examinadora;

III. acompanhar o desenvolvimento do plano de trabalho e da dissertação, em todas as suas etapas;

IV. diagnosticar problemas e dificuldades que estejam interferindo no desempenho do estudante e orientá-lo na busca de soluções, além de manter o Colegiado informado sobre as atividades desenvolvidas pelo orientando;

V. emitir parecer em processos iniciados pelo orientando, para apreciação do Colegiado;

VI. acompanhar, semestralmente, a matrícula do estudante, de forma a garantir o cumprimento dos prazos e o melhor aproveitamento dos estudos. Art. 33. O credenciamento de orientadores no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Comunicação da Universidade Católica de Brasília será feito na área de concentração definida como Processos Comunicacionais, em uma das seguintes linhas de pesquisa: Processos Comunicacionais na Cultura Mediática ou Processos Comunicacionais nas Organizações.

Art. 34. O número máximo de orientandos simultâneos por orientador está limitado a 06 (seis).

Art. 35. Para o credenciamento, quando dos processos seletivos internos e externos, solicita-se:

(8)

8 I. Apresentação de uma carta oficial solicitando credenciamento como permanente ou colaborador, em uma das linhas de pesquisa do Programa; II. Currículo Lattes atualizado;

III. Apresentação de um projeto de pesquisa pertinente a uma das linhas de pesquisa do Programa;

IV. Montagem de um processo que será encaminhado a um professor da linha solicitada para emissão de parecer. O parecer deverá ser homologado pelo Colegiado.

Art. 36. O recredenciamento de docentes e orientadores será realizado a cada três anos, concomitantemente à avaliação trienal da CAPES.

Art. 37. São critérios mínimos para o credenciamento como docente permanente e como orientador no Programa:

I. Ter experiência anterior de orientação em Iniciação Científica ou em Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação ou de Pós-Graduação; II. Integrar Núcleo de Estudos e/ou Grupo de Pesquisa, prioritariamente na

área de Comunicação;

III. Atuar como coordenador e/ou pesquisador responsável por projeto de pesquisa em desenvolvimento, registrado no SIGEP e/ou credenciado no CNPq ou em outras agências fomentadoras de pesquisa,

IV. Ter sido responsável por disciplina de sua área de concentração em Instituição de Ensino Superior;

V. Apresentar produção acadêmico-científica dos últimos três anos na proporção de três artigos por ano, publicados em periódicos, livros e/ou eventos classificados nos respectivos Qualis da Área de Ciências Sociais Aplicadas I (a natureza dessa produção deverá pertencer de forma explícita e majoritária ao domínio de conhecimento da área de concentração e das linhas de pesquisa do Programa).

Art. 38. São critérios para recredenciamento como docente permanente e como orientador no Programa todos os itens do Art. 37, acrescidos dos seguintes:

I. Manter o fluxo de orientandos com observação dos períodos e prazos definidos no Art. 28 Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu;

II. Ter pelo menos uma publicação por ano em conjunto com discentes do Programa;

III. Estar inserido institucionalmente por meio da participação em comissões de seleção e de concessão de bolsas; da colaboração na editoração e no conselho editorial da revista acadêmica do Programa; da atuação em cargos de gestão e de assessoramento; da organização de eventos; da participação como membro de colegiados e de comissões da UCB; da atuação em sociedades e associações científicas; e da integração em atividades de extensão (participação em projetos ou em comissões

(9)

9 coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão ou, pelo menos, a oferta de um curso de extensão no triênio).

Art. 39. O credenciamento e o recredenciamento de professores colaboradores do Programa seguirão os seguintes critérios:

I. Produção bibliografia mínima de 2 títulos por ano, em períódicos, livros e/ou eventos classificados no Qualis da Área de Ciências Sociais Aplicadas I;

II. Participação em grupos de pesquisa no Programa;

III. Desenvolvimento de pesquisa pertinente a uma das linhas de pesquisa do Programa.

IV. Art. 40. O credenciamento e o recredenciamento de pesquisadores associados do Programa seguirão os seguintes critérios:

V. Participação em grupos e em projetos de pesquisa do Programa;

VI. Disponibilidade para colaborar, quando requisitado, na condução de disciplinas e atividades complementares do Programa.

CAPÍTULO IX

Da Atribuição do Título

Art. 41. O título de Mestre em Comunicação é conferido ao estudante que: I. completar os créditos obrigatórios e optativos;

II. estiver aprovado no exame de língua estrangeira;

III. tiver sua dissertação aprovada pela Banca Examinadora;

IV. entregar três exemplares da dissertação em sua forma definitiva, mais uma versão em arquivo eletrônico, incorporando, quando for o caso, as modificações exigidas pela Banca Examinadora.

Art. 42. Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Art. 43. Este Regulamento entra em vigor na data de sua aprovação. Art. 44. São revogadas as disposições em contrário.

Referências

Documentos relacionados

Não regulamentado 14.4 Grupo de embalagem Não regulamentado 14.5 Perigos para o ambiente Nenhum. 14.6 Precauções especiais para

O presente trabalho visa a aplicação de técnica de programação linear (método simplex) para a solução de um problema de gerência de processo diagnosticado a partir da análise

Desse modo, talvez pudéssemos cumprir a quarta interdiç~o do Nery: “N~o ser bibliotecário para deformar os novos bibliotecários com a velha didática das súmulas e

Martins, Fábio Floriano Melo A interferência lesiva de terceiro na relação obrigacional/Fábio Floriano Melo Martins.. 17-00728

O botão do acelerador somente pode ser pressionado somente quando a alavanca de controle remoto estiver na posição de ponto morto, e só deve ser utilizado para auxiliar na partida

Por exemplo, a fim de obter melhoria na precisão , em relação ao manômetro vertical, pode-se usar um manômetro inclinado, como o da figura 2-4, ou um manômetro de dois fluidos, como

Neste depoimento, Donga relaciona o esvaziamento das ruas durante o carnaval com um processo de oficialização da festa pelo Departamento de Turismo, que, controlando as

Mas vem, senta-te à beira de meu leito, aproxima-te de mim, Senhor, para que eu não necessite olhar para cima, e sim fechar meus olhos cansados, pois é uma verdadeira bênção