• Nenhum resultado encontrado

CAMPANHA NACIONAL DE RECADASTRAMENTO DO COFECON NOVA CARTEIRA PROFISSIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAMPANHA NACIONAL DE RECADASTRAMENTO DO COFECON NOVA CARTEIRA PROFISSIONAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CAMPANHA NACIONAL

DE RECADASTRAMENTO DO COFECON

NOVA CARTEIRA PROFISSIONAL

(2)

Comissão de Acompanhamento da

Campanha Nacional de Recadastramento do

COFECON

Wilson Roberto Vilas Boas Antunes

Coordenador

Conselheiro Federal

Alessandra Giseli Ugioni

Gerente Executivo CORECON-SC

Ismar Marques Teixeira

Gerente Executivo CORECON-DF

Aline Tales Ferreira Sette

Coordenadora de Apoio ao Sistema

Célia Regina da Silva

Assistente Administrativo

Flávio Aurélio Nogueira Júnior

(3)

CAMPANHA NACIONAL

DE RECADASTRAMENTO DO COFECON

NOVA CARTEIRA PROFISSIONAL

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A EMISSÃO DA NOVA CARTEIRA PROFISSIONAL

(4)

APRESENTAÇÃO

O Conselho Federal de Economia lança a Campanha Nacional de Recadastramento com o objetivo de substituir a atual Carteira de Identidade Profissional, a fim de que o sistema COFECON/CORECONS possa adequar as Carteiras Profissionais às novas tecnologias existentes.

Visa, também, possibilitar melhor controle e combate às fraudes e irregularidades, além de valorizar a profissão e se constituir em um oportuno instrumento de marketing.

A nova carteira contém dispositivo contra falsificação, outras informações do usuário e melhor portabilidade.

Não haverá nenhum tipo de cobrança ao economista que aderir a Campanha de Recadastramento, mediante o fornecimento de uma lata de leite em pó, a qual será doada a uma instituição de caridade, exigência essa, que poderá ser flexibilizada a critério de cada Conselho Regional.

A emissão da nova carteira possui um visual moderno e trará maior credibilidade e segurança para os profissionais junto à sociedade.

(5)

I - INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO

1. DADOS DO ECONOMISTA (PRÉ-IMPRESSO)

O Box contém os dados do economista que já estão cadastrados na base de dados que geraram o Sistema Unificado. Os dados em branco necessitam ser preenchidos em campo apropriado do formulário.

2. PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO

Os dados abaixo são de preenchimento obrigatório, uma vez que não constam na base de dados do Sistema Unificado. Ressalta-se ainda a obrigatoriedade destes dados na carteira impressa, conforme aprovado pelo Plenário na 606ª Sessão Plenária do COFECON.

2.1. Título: Refere-se à formação do profissional. Exemplo: Economista, Bacharel

em Comércio Exterior, Bacharel em Relações Internacionais, Tecnólogo e outros.

2.2. Especialidade (Se Houver): Este campo só será preenchido para os casos

de Cursos de Tecnólogos e Seqüenciais. A carteira não contempla campos para informações acerca de Pós Graduação, Mestrado, Doutorado e outros.

2.3. Diplomado Pela: Deve ser preenchido o NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO na qual o profissional se graduou.

2.4. Diplomação: Deve ser preenchida a DATA DA COLAÇÃO DE GRAU DO PROFISSIONAL, a qual deve ser verificada no respectivo diploma.

2.5. Tipo Sanguíneo: O profissional deve informar a Tipagem Sanguínea e Fator

(6)

A veracidade e a responsabilidade dessa informação são exclusivas do profissional, não estando o Conselho Regional obrigado a solicitar qualquer documento de comprovação.

Na hipótese de dúvida, por parte do profissional, recomendamos para que o campo fique em branco.

2.6. Doador de Órgãos e Tecidos: O campo deve ser preenchido com “SIM” ou

NÃO”. Na hipótese de o profissional desejar ser doador apenas de tecidos, e não

de órgãos, ou vice-versa, orientamos preencher o campo com “NÃO”, haja vista a impossibilidade de constar nas carteiras as duas opções.

3. DADOS DE PREENCHIMENTO OPCIONAL

Os campos abaixo devem ser preenchidos apenas para os itens que necessitem correção ou atualização.

3.1. Nome 3.2. RG 3.3. CPF 3.4. Nascimento 3.5. Registro 3.6. Data de Inscrição 3.7. Nacionalidade (País)

(7)

3.9. Título (Formação, exemplo: Economista, Bacharel em Comércio Exterior, Bacharel em Relações Internacionais, Tecnólogo e outros).

3.10. Filiação 3.11. Endereço

4. DADOS BIOMÉTRICOS

4.1. Foto: A foto 3X4 deve possuir fundo branco, em atendimento às exigências

técnicas para digitalização do documento. Caso não seja possível ao profissional apresentar a foto com o fundo branco, recomenda-se a utilização de fundo claro.

O não atendimento a esta exigência compromete a qualidade do processo de digitalização, ocasionando a rejeição do documento na fase de personalização a laser dos dados biométricos, comprometendo assim o controle de qualidade previsto no processo licitatório e ocasionando ainda a necessidade de refazer todo o procedimento junto ao profissional.

4.2. Digital: Deve ser utilizado o coletor de digital disponibilizado pelo COFECON.

Ressalte-se a necessidade de observar as recomendações constantes no Manual

(8)

A digital deve ser colhida somente na presença do funcionário do CORECON ou Delegacia Regional. Caso o formulário já esteja com o campo “digital” preenchido, deverá ser impressa a segunda via, por meio do acesso ao Sistema Unificado de Emissão de Carteiras Profissionais, disponível no site do COFECON.

É de responsabilidade do Conselho Regional o cumprimento dessas exigências.

4.3. Assinatura: A assinatura deverá estar dentro do retângulo vermelho, uma

vez que o equipamento utilizado para digitalização desconsidera todas as informações que excedam os limites do campo onde consta assinatura, no formulário.

A assinatura deverá ser preferencialmente preta, visando melhor qualidade da imagem quando da impressão da carteira profissional.

Os formulários recebidos já assinados e que estejam fora dos padrões descritos acima devem ser desconsiderados, havendo a necessidade de reimpressão no Sistema Unificado. Caso esteja dentro dos padrões, o funcionário do CORECON deverá efetuar a conferência da assinatura nos documentos de identificação do profissional.

No caso de reimpressão do formulário, a cópia deve ser colorida, pois o mecanismo de digitalização apenas desconsidera os retângulos impressos em tinta VERMELHA.

(9)

5. ASSINATURA DO PROFISSIONAL NO RODAPÉ DO FORMULÁRIO

Concluído o preenchimento do formulário e da coleta dos dados biométricos, o profissional deverá assinar o campo contido no rodapé do formulário, no qual declara ciência das implicações contidas no Art. 299 do Código Penal Brasileiro.

Não será permito o recadastramento por terceiros, mesmo munidos de procuração.

6. ASSINATURA DO PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL

O Presidente do CORECON deverá assinar todos os formulários, após análise da veracidade de todas as informações já existentes no CORECON, afirmando reconhecer a regularidade do registro e autorizando a emissão da carteira de identidade profissional.

Sempre que houver modificação na composição da Presidência do Regional, o COFECON deverá ser comunicado formalmente para as devidas alterações no sistema. A correspondência deverá conter os seguintes dados: Nome completo do Presidente, CPF e e-mail particular para recebimento de login e senha de acesso ao Sistema Unificado.

Os logins e senhas poderão ser encaminhados a funcionários do CORECON, exclusivamente mediante autorização expressa do respectivo Presidente.

Após o recebimento das informações relativas à nova Presidência, o COFECON providenciará a atualização cadastral no sistema, bem como o envio de formulário ao Regional para coleta da assinatura digital do presidente eleito.

(10)

No caso dos formulários recebidos pelos profissionais constarem o nome do presidente do exercício anterior, estes não precisam ser descartados. Os formulários deverão ser assinados pelo novo presidente, desde que de forma legível, identificado por meio de um carimbo.

7. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

7.1. Códigos de Barras do Formulário: Os formulários, recebidos pelos

profissionais ou ainda impressos pelo CORECON por acesso ao Sistema Unificado, contém um código de barras, que consiste no número do CPF e Número da Região do CORECON. Assim, é imprescindível que todos os formulários encaminhados para a empresa responsável pela impressão das carteiras contenham o referido código de barras.

A ausência do código de barras impossibilita a identificação do profissional na fase de cruzamento de dados biográficos (nome, RG, CPF, etc.) e os dados biométricos (foto, assinatura e impressão digital).

Assim, não é permitida a utilização de formulários em branco, ou mesmo cópias coloridas do modelo encaminhado pelo COFECON, juntamente com o Kit de coleta de dados biométricos.

7.2. Recebimento do Formulário do Profissional Registrado em outro Corecon eu Delegacia Regional: Devido a vários questionamentos recebidos

pelo COFECON acerca da possibilidade de recebimento de formulários do profissional que não se encontre no Estado em que possui registro, o COFECON editou a Resolução 1.825/2010, Ad Referendum do Plenário, a qual permite o recebimento de formulários em outros Regionais que não sejam o de origem de registro, desde que:

• Os dados biométricos do profissional (assinatura, foto e impressão digital) sejam coletados exclusivamente na presença de um funcionário do CORECON, que deverá ainda certificar o preenchimento de todos os dados obrigatórios do formulário.

(11)

• O CORECON que recebeu o formulário profissional deverá encaminhá-lo ao CORECON de origem, via correio, acompanhado do modelo de certidão em anexo, no qual consta que os dados foram coletados e conferidos por um funcionário do Sistema COFECON/CORECONs, certificando assim a veracidade das informações.

7.3. Reimpressão do Formulário: Caso não seja possível utilizar o formulário

recebido pelo profissional, ou caso ele não tenha recebido, o funcionário do CORECON deverá acessar o Sistema Unificado de Emissão de Carteiras Profissionais para gerar um novo formulário, o qual deverá, obrigatoriamente, ser impresso em cópia colorida, pelas razões já expostas no Item 04 – Dados

Biométricos.

Caso o CORECON necessite de uma 2ª via do formulário de algum dos profissionais registrados em outro Estado, por motivos de inutilização, extravio ou preenchimento incorreto, poderá o Regional solicitá-la ao COFECON, por meio eletrônico (atendimentoregionais@cofecon.org.br ou cofecon@cofecon.org.br), uma vez que cada Conselho tem acesso apenas as informações dos seus respectivos profissionais.

A solicitação de 2ª Via de Formulário, para o profissional de outro Estado, deve conter as seguintes informações do profissional:

• Nome

• Número do Registro • CPF

Referências

Documentos relacionados

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Estudo de Caso analisou os fatores extra e intraescolares associados à eficácia escolar do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, instituição de ensino da

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

O desafio de implantar uma política educacional, cuja missão consiste em “integrar a formação escolar de nível médio com uma habilitação profissional técnica

[r]

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,