• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I. PROJETO DE -- Selecione --

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO I. PROJETO DE -- Selecione --"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

REITORIA

ANEXO I. PROJETO DE Selecione

--1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Título do Projeto:

INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

1.2 Câmpus de Origem: Júlio de Castilhos

1.3 Área: Projetos Sociais

1.4 Linha Temática: Deficiências, incapacidades e Necessidades Especiais 1.4 Outros Câmpus Envolvidos: -- Selecione --

1.5 Outras Instituições Envolvidas: APAE JULIO DE CASTILHOS

1.6 Público Beneficiado:ALUNOS DA APAE JULIO DE CASTILHOS E ALUNOS DO CAMPUS JULIO DE CASTILHOS DA ÁREA DE INFORMÁTICA

1.7 N° de Pessoas a serem Beneficiadas: 30

1.8 Período de Realização: MARÇO A DEZEMBRO 2015 1.9 Local a ser Realizado: APAE JULIO DE CASTILHOS

1.10 Carga Horária Total do Curso ( somente para projetos de curta duração): 1.11 Situação do Projeto:

Projeto:

Relação com o Ensino: Relação com a Pesquisa:

Continuação Nível Técnico Sim

Coordenador do Projeto:DENISE DE CÁSSIA ANTUNES XAVIER

Categoria do servidor: TAE

Titulação: BEL. EM COMUNICAÇÃO

SOCIAL,HABILITAÇÃO RELAÇÕES PUBLICAS

Telefones para Contato: 55 91761780 E-mail:denise.xavier@iffarroupilha.edu.br

2. DADOS DO PROJETO: 2.1 Objetivos (Geral e Específicos – máximo 4):

Quanto aos alunos do IF Farroupilha: Despertar o interesse, o respeito e a valorização da pessoa com deficiência; aplicar seus conhecimentos de informática voltando-os para o trabalho social; ampliar conhecimentos através da formação continuada buscando adequar suas práticas no trabalho com as especificidades das pessoas com deficiência.

Quanto aos alunos da APAE: Proporcionar ao aluno com necessidades especiais o acesso às novas tecnologias, favorecendo a aquisição de habilidades para uso do computador com maior destreza, promovendo o acesso às informações e favorecendo a sua inclusão na sociedade, além de estimular a motricidade fina e ampla, interação social e conhecimentos pedagógicos.

Quanto aos profissionais da APAE: Proporcionar capacitação aos servidores para inclusão no meio digital, para que estes possam usufruir desta ferramenta como auxílio no processo ensino-aprendizagem.

(2)

Específicos

• Proporcionar aos portadores de deficiência a oportunidade da inclusão digital.

• Viabilizar, através de diferentes metodologias, brincadeiras e softwares, formas inovadoras de se

trabalhar os conteúdos, usufruindo dos recursos de informática.

• Propiciar aos alunos com deficiência um instrumento de comunicação e inserção, através do computador.

• Despertar nos alunos dos cursos técnico em Informática e Bacharelado em Sistemas de Informação, o

desenvolvimento de novas práticas, na área de informática, visando oferecer-lhes subsídios para o melhor atendimento de pessoas com deficiência.

• Desenvolver nos alunos dos cursos técnico em Informática e Bacharelado em Sistemas de Informação, o

espírito cidadão e a responsabilidade social, aliada a sua área de formação.

• Promover aos profissionais que atuam na APAE, capacitação na área de informática, de modo que estes

possam aplicar os conhecimentos adquiridos no processo de ensino e utilizar desta ferramenta para auxiliar no trabalho com pessoas portadoras de deficiência.

2.2 Justificativa (técnica/econômica/social):

A partir da solicitação de um estagiário dos Cursos Técnico em Informática e/ou Bacharelado em Sistemas de Informação para desenvolver atividades práticas junto aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município de Júlio de Castilhos (APAE), percebeu-se a necessidade de um atendimento especial nesse âmbito.

Dessa forma, para atender essa demanda, o Projeto “Inclusão Digital na Educação Especial” iniciou suas ações em abril de 2010, prolongando-se durante todo ano letivo, com encerramento em dezembro. Durante esse período, foram desenvolvidas as atividades propostas em um grupo de 24 alunos especiais. Durante o transcorrer do projeto percebeu-se grande êxito nas atividades programadas, superando as expectativas iniciais dos profissionais envolvidos. Diante desse fato, pretende-se dar continuidade ao trabalho, seguindo as mesmas bases didático-pedagógicas.

O trabalho no ano de 2011 teve igualmente grande êxito e percebeu-se a necessidade de não romper este vinculo tão bem desenvolvido neste tempo de atividades. Com a abertura do Curso superior em Sistemas de Informação percebeu-se a possibilidade de novas trocas entre estes grupos sociais e desta forma a grande valia da continuidade do projeto.

Em conformidade com o trabalho desenvolvido nos anos anteriores, o computador seguirá constituindo-se como principal instrumento de mediação do processo ensino-aprendizagem de pessoas com algum tipo de limitação (física, sensorial, mental ou múltipla). A utilização adequada dos procedimentos pedagógicos no ensino da informática contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos que apresentam alguma deficiência. Além desse ganho evidente, o envolvimento ativo desses alunos também trouxe como benefício a inclusão no mundo digital. o envolvimento ativo desses alunos também trouxe como benefício a inclusão no mundo digital.

(3)

lúdicas, promovendo além da estimulação cognitiva, o aprimoramento de habilidades motoras, sensitivas, sociais e psicológicas. Nesse sentido, as atividades contribuíram e continuarão a auxiliar significativamente nos processos de socialização, qualidade de vida e independência dos alunos.

2.3 Resultados esperados:

Quanto aos alunos do IF Farroupilha: conscientização da necessidade de trabalhar a inclusão digital, principalmente com pessoas com deficiência; interação/integração com os alunos e servidores da Apae; crescimento profissional e pessoal, e o despertar para as tecnologias assistivas.

Quanto aos alunos da APAE: aumento da autoestima; motivação dos pais diante do desenvolvimento dos filhos; melhoria na aprendizagem, motricidade e atenção; melhor aproveitamento dos conteúdos

curriculares; maior fixação dos temas apresentados; aprendizagem do manuseio de programas no computador, credibilidade quanto às suas potencialidades, interação/integração com os alunos e servidores do IF Farroupilha.

Quanto aos profissionais da APAE: capacitação para uso de novas tecnologias, como forma de inclusão e mediação no ensino para alunos com deficiência.

2.4 Métodos:

Inicialmente, serão realizadas reuniões com os proponentes do projeto e os alunos dos cursos técnico em Informática e Bacharelado em Sistemas de Informação, para que estes sejam preparados tecnicamente para atuar, como monitores, juntamente com os ministrantes, nas aulas para os alunos da Apae. Os encontros deverão acontecer em dias concentrados, início das aulas para a efetiva implantação do projeto. Também, serão proporcionadas a estes alunos orientações dirigidas quanto ao atendimento às pessoas com deficiência, com profissionais da área.

Como proposto nos anos anteriores, será realizado um diagnóstico inicial com os alunos da APAE, para que se possa avaliar o grau de dificuldade e evolução destes em relação ao manuseio do

computador, para que seja possível preparar os conteúdos adequados às limitações de cada um. Tão logo, serão iniciadas as aulas, uma vez por semana a cada quinze dias ( dois encontros

mensais), com duração de 2 (duas) horas, com duas turmas totalizando vinte (20) alunos, dividida em dois grupos de acordo com suas habilidades e interesses, um de 10 (dez) alunos e o outro também com dez (10), devido ao número de computadores disponíveis. A carga horária será dividida entre os dois

ministrantes e serão trabalhados conteúdos sobre internet, softwares e até mesmo o próprio manuseio do hardware das máquinas, sob o acompanhamento dos profissionais da APAE.

Também haverá a capacitação dos profissionais da APAE, que acontecerão no Campus, utilizando-se dos laboratórios de informática, com encontros presenciais de 3 (três) horas cada, conforme a

(4)

2.5 Ações previstas:

As ações a serem realizadas para a efetivação deste projeto serão dividas em etapas, conforme segue: Diagnóstico das necessidades dos alunos da APAE: Os alunos serão submetidos a uma avaliação quanto ao grau de dificuldade na utilização do computador, habilidades já adquiridas e interesses pessoais, para que a partir disso, possam ser escolhidos os conteúdos e softwares adequados para as aulas de

informática, respeitando as limitações individuais.

Capacitação dos alunos do IF Farroupilha: os alunos dos cursos técnico em Informática e Bacharelado em Sistemas de Informação, receberão orientações relacionadas aos conteúdos de informática que serão trabalhados nas aulas, assim como, as orientações pedagógicas cabíveis. Aulas de informática para os alunos da APAE: nesta etapa os alunos do IFF/JC, irão atuar como monitores nas aulas de informática, sob a supervisão dos servidores do Campus e acompanhamento dos profissionais da APAE, uma vez por semana a cada quinze dias, com duração de duas (02) horas cada aula.

Capacitação dos profissionais da APAE: para que seja possível dar continuidade a este trabalho, os profissionais da APAE receberão capacitação relacionada aos conteúdos trabalhados com os alunos, para que estes estejam aptos a dar continuidade ao trabalho.

Visitas ao Campus Júlio de Castilhos: serão preparadas visitas, com passeios, lanches, momentos de entretenimento e lazer e, com isso, proporcionar uma efetiva integração entre os alunos da APAE e os alunos do Campus.

2.6 Disciplinas / Ementas / Conteúdos Programáticos/ Avaliação:

2.7 Referências:

AMARAL, Roberto. Ciência e tecnologia: desenvolvimento e inclusão social Edição de Unesco, 2003

MORATO, Pedro. Deficiência Mental e Aprendizagem. Lisboa,UTL-Faculdade de Motricidade Humana,1993.

SANTAROSA, Lucila. Estratégias de Intervenção através das tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - para o desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral. Porto Alegre, 1995.

VYGOTSKY, Levi. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

(5)

2.8 Pré-Requisitos para o público beneficiado:

2.9 Operacionalização: 2.9.1 - Cronograma:

Etapas de Execução

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Preparação X X

Execução X X X X X X X X

Avaliação X

2.9.2 - Certificados:

Para o Coordenador do Projeto Para os Instrutores do Projeto Para os Alunos

Para os Servidores de Apoio

Sim Sim Sim Sim

3. DECLARAÇÃO DE CEDÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS

Eu, DENISE DE CÁSSIA ANTUNES XAVIER Não Autorizo a destinação desse Projeto ao Banco de Projetos de Extensão, de forma que possa ser utilizado por outros servidores, sem restrições de qualquer natureza, desde que citada a autoria.

Referências

Documentos relacionados

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Laparoscopic sleeve gastrectomy induces alteration of the esophagogastric angle due to surgery itself, hypotony of the lower esophageal sphincter after division of muscular sling

Estamos em um nível pré-expressivo 1 , onde o ator trabalha, em seu treinamento cotidiano, sua energia, sua presença, “o bios de suas ações e não seu significado” como nos

Neste caso, embora possam existir nestes locais, forrageiras de alta qualidade, como o capim-de-capivara (Hymenachne amplexicaulis), a disponibilidade de recursos forrageiros vai

Eu considero a duplicação como o coração de um sistema para multinível porque se ela não acontecer, você não se beneficiará daquilo que mais nos seduz: a possibilidade de

Vários trabalhos têm demonstrado que a mortali- dade por síndrome ascítica é maior nos machos do que nas fêmeas, acreditando-se que este fato esteja relacionado com a maior

O rejuntamento dos azulejos deve ser iniciado após três dias, pelo menos, de seu assentamento, verificando-se previamente, por meio de percussão com instrumento não contundente, se