• Nenhum resultado encontrado

REDES COMPONENTES DE UMA REDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REDES COMPONENTES DE UMA REDE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REDES

TIPOS DE REDE

LAN (local area network) é uma rede que une os micros de um escritório, prédio, ou mesmo um conjunto de prédios próximos, usando cabos ou ondas de rádio.

WAN (wide area network) interliga micros situados em cidades, países ou mesmo continentes diferentes, usando links de fibra óptica, microondas ou mesmo satélites.

Geralmente uma WAN é formada por várias LANs interligadas: as várias filiais de uma grande empresa por exemplo.

MAN, que é uma rede metropolitana, este tipo de rede é trabalhada mais conceitualmente.

COMPONENTES DE UMA REDE

PLACA DE REDE CABEAMENTO HUBS SWITCHS REPETIDORES ROTEADORES PLACA DE REDE

O primeiro componente de uma rede é justamente a placa de rede. Além de funcionar como um meio de comunicação, a placa de rede desempenha várias funções essenciais, como a verificação da integridade dos dados recebidos e a correção de erros.

Atualmente, as placas mais comuns são as placas Ethernet 10/100, que utilizam cabos de par trançado e vem em versão PCI:

CABEAMENTO

Para haver comunicação entre as placas de rede é necessário algum meio físico de comunicação. Apesar dos cabos de cobre serem de longe os mais utilizados, podemos também usar fibra óptica ou mesmo ondas de rádio.

Em matéria de cabos, os mais utilizados são: cabos coaxiais

cabos de par trançado cabos de fibra óptica.

CABOS COAXIAIS

Os cabos coaxiais são cabos constituídos de 4 camadas: um condutor interno, o fio de cobre que transmite os dados; uma camada isolante de plástico, chamada de dielétrico que envolve o cabo interno; uma malha de metal que protege as duas camadas internas e, finalmente, uma nova camada de revestimento, chamada de jaqueta.

(2)

CABOS COAXIAIS Os 2 tipos mais comentados são:

10Base5

mais antigo, usado geralmente em redes baseadas em mainframes

10Base2

são bem parecidos com os cabos usados em instalações de antenas de TV, porém, possuem

impedância de apenas 50 ohms

CABOS COAXIAIS - 10Base2

CABOS DE PAR TRANÇADO

Os cabos de par trançados vem substituindo os cabos coaxiais desde o início da década de 90. O nome “par trançado” é muito conveniente, pois estes cabos são constituídos justamente por 4 pares de cabos entrelaçados.

Os cabos de par trançado usam um tipo de proteção mais sutil: o entrelaçamento dos cabos cria um campo eletromagnético que oferece uma razoável proteção contra interferências externas.

CABOS DE PAR TRANÇADO

Categoria 5: Este é o tipo de cabo de par trançado mais usado atualmente, que existe tanto em versão blindada quanto em versão sem blindagem, a mais comum. A grande vantagem sobre esta categoria de cabo sobre as anteriores é a taxa de transferência, até 100 mbps.

Independentemente da categoria, todos os cabos de par trançado usam o mesmo conector, chamado RJ-45. Uma ponta do cabo é ligada na placa de rede e a outra no hub.

CABOS DE PAR TRANÇADO

É possível também criar um cabo para ligar diretamente dois micros, sem usar um hub, chamado de cabo cross-over.

Logicamente este cabo só poderá ser usado caso a sua rede tenha apenas dois micros.

Neste tipo de cabo a posição dos fios é diferente nos dois conectores, de um dos lados a pinagem é a mesma de um cabo de rede normal, enquanto no outro a posição dos pares verde e laranja são trocados.

Daí vem o nome cross-over, que significa,

literalmente, cruzado na ponta.

Par trançado x Coaxial

Cada uma destas categorias de cabos possui algumas vantagens e desvantagens. Na verdade, o coaxial possui bem mais desvantagens do que vantagens em relação aos cabos de par trançado, o que explica o fato dos cabos coaxiais virem tornando-se cada vez mais raros. Numa comparação direta entre os dois tipos de cabos teremos:

Distância máxima Resistência a interferências

Mau contato Custo Velocidade máxima

(3)

HUBS

Numa rede com topologia de estrela, o Hub funciona como a peça central, que recebe os sinais transmitidos pelas estações e os retransmite para todas as demais.

SWITCHS

Um switch também pode ser usado para interligar vários hubs, ou mesmo para interligar diretamente as estações, substituindo o hub.

Mas, o switch é mais esperto, pois ao invés de simplesmente encaminhar os pacotes para todas as estações, encaminha apenas para o destinatário correto

REPETIDORES

Caso você precise unir dois hubs que estejam muito distantes, você poderá usar um repetidor. Se você tem, por exemplo, dois hubs distantes 150 metros um do outro, um repetidor estrategicamente colocado no meio do caminho servirá para viabilizar a comunicação entre eles

ROTEADORES

Os roteadores servem para interligar duas redes separadas. A diferença é que usando roteadores, é possível interligar um número enorme de redes diferentes, mesmo que situadas em países ou mesmo continentes diferentes. Note que cada rede possui seu próprio roteador e os vários roteadores são interligados entre sí.

Os roteadores são mais espertos que os bridges, pois não lêem todos os pacotes que são transmitidos através da rede, mas apenas os pacotes que precisam ser roteados,

ROTEADORES

GATEWAYS

Pode ser traduzido como "portão de entrada". O gateway pode ser um PC com duas (ou mais) placas de rede, ou um dispositivo dedicado, utilizado para unir duas redes. Existem vários usos possíveis, desde interligar duas redes que utilizam protocolos diferentes, até compartilhar a conexão com a Internet entre várias estações.

O endereço do gateway deve ser informado nas propriedades de rede, mas numa rede onde as estações estão configuradas para obter seus endereços automaticamente é possível configurar o servidor DHCP para enviar o endereço do gateway automaticamente.

(4)

USANDO O DHCP

Ao invés de configurar manualmente os endereços IP usados por cada máquina, é possível fazer com que os hosts da rede obtenham automaticamente seus endereços IP, assim como sua configuração de máscara de sub-rede e defaut gateway. Isto torna mais fácil a tarefa de manter a rede e acaba com a possibilidade de erros na configuração manual dos endereços IP.

USANDO O DHCP

CLASSES DO IP

REGRAS DO IP

Dentro de uma rede TCP/IP, cada micro recebe um endereço IP único que o identifica na rede. Um endereço IP é composto de uma seqüência de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits cada.

Cada grupo de 8 bits recebe o nome de octeto.

REGRAS DO IP

O endereço IP é dividido em duas partes. A primeira identifica a rede à qual o computador está conectado (necessário, pois numa rede TCP/IP podemos ter várias redes conectadas entre sí, veja o caso da Internet).

A segunda identifica o computador (chamado de host) dentro da rede.

REGRAS DO IP

Para permitir uma gama maior de endereços, os desenvolvedores do TPC/IP dividiram o endereçamento IP em cinco classes, denominadas A, B, C, D, e E, sendo que as classes D e E estão reservadas para expansões futuras.

Cada classe reserva um número diferente de octetos para o endereçamento da rede:

(5)

REGRAS DO IP

Na classe A, apenas o primeiro octeto identifica a rede, na classe B são usados os dois primeiros octetos e na classe C temos os três primeiros octetos reservados para a rede e apenas o último reservado para a identificação dos hosts.

REGRAS DO IP

O que diferencia uma classe de endereços da outra, é o valor do primeiro octeto. Se for um número entre 1 e 126 (como em 113.221.34.57) temos um endereço de classe A. Se o valor do primeiro octeto for um número entre 128 e 191, então temos um endereço de classe B (como em 167.27.135.203) e, finalmente, caso o primeiro octeto seja um número entre 192 e 223 teremos um endereço de classe C:

O endereço 127.0.0.0 e reservado para teste (loopback) e comunicação entre processos da mesma máquina.

REGRAS DO IP PROTOCOLOS

NETBEUI

O NetBEUI é uma espécie de “vovô protocolo”, lançado pela IBM no início da década de 80 para ser usado junto com o IBM PC Network, um micro com configuração semelhante à

do PC XT, mas que podia ser ligado em rede

IPX/SPX

Este protocolo foi desenvolvido pela Novell, para ser usado em seu Novell Netware.

TCP/IP

O TCP/IP foi projetado para o sistema UNIX e tornou-se o padrão de fato para transmissão de dados através de redes,

incluindo a Internet

DNS

CONTROLA E GERENCIA A EXISTENCIA DE ENDEREÇOS IPs

FTP

BAIXA OU ENVIO DE ARQUIVOS

TELNET

ACESSO A OUTRO EQUIPAMENTO DE

FORMA REMOTA.

POP3

RECEBIMENTO DE MENSAGENS

SMTP

ENVIO DE MENSAGENS

IMAP

MAIS COMPLEXO QUE O POP O IMAP

PERMITE QUE SEJAM RECUPERADAS MSGs

(6)

IRC

PERMITE A COMUNICAÇÃO ENTRE DIVERSOS USUÁRIOS

WWW

PUBLICAÇÃO DE SITES NA INTERNET

PORTAS

O endereço IP permite apenas a localização de um equipamento na Internet,para a localização de uma aplicação (programa) em execução nesse equipamento, existe um outro tipo de identificador conhecido como porta, port em inglês, usado em conjunto com a seleção de um dos protocolos de transporte.

O Port mais importante para navegação web é o 80, pois é ele que direciona todas as chamadas dos browsers.

PORTAS

Os Ports são utilizados para configurar os softwares de browser, IE por exemplo, e outros que fizerem

interação direta com a Internet.

APLICAÇÃO NUM. PORT PROTOCOLO

DNS 53 UDP FTP 21 TCP GOPHER 70 TCP http 80 TCP NEWS 119 TCP PROXY 8080 TCP SMTP 25 TCP TELNET 23 TCP IRC 6667 TCP

Referências

Documentos relacionados

O metabolito de aglição (3-demetiltiocolquicina-SL59.0955) formado sobretudo após administração oral induziu danos nos cromossomas in vitro (teste de micronúcleo in vitro

Quanto à força corporal o mais fraco tem força suficiente para matar o mais forte, quer por secreta maquinação, quer aliando-se com outros que se encontrem ameaçados

- Dispersão de tempo (atenuação pura/uniforme): Embora a intensidade do sinal recebido mude com o tempo, devido a flutuações no ganho do canal causadas pelo

Por isso, o mesmo mostrou-se completamente disposto para realização das extrações dentárias superiores e instalação de implantes osseointegrados na maxila com prótese de arco

This smaller water availability for a higher water tension in the soil reduced the leaf growth, what reflected in a lower shoot dry matter and, consequently, a reduction of 105 %

2.- Mecanismo avaliación e modificación de programación didáctica Escala (Indicadores de logro) 1 2 3 4 1.- Deseñáronse unidades didácticas ou temas a partir

Embora esteja cada vez mais bem documentada a magnitude da dispersão no meio ambiente de poluentes tóxicos produzidos pelo homem, poucas pessoas sabem que esses mesmos compostos

z tenho conhecimento da existência e disponibilidade do plano Amil Referência, quarto coletivo, com abrangência Nacional, e que ele a mim foi oferecido, sendo minha a opção