• Nenhum resultado encontrado

Manual do Candidato EDITAL Nº 01/2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Candidato EDITAL Nº 01/2008"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo

Centro de Educação A Distância – CEAD

Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB

Manual do Candidato

EDITAL Nº 01/2008

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

MANUAL DO CANDIDATO PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEFETES/UAB – EDITAL Nº 01/2008

O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as disposições da legislação pertinente, faz saber, pelo presente edital, as normas do processo de seleção de Tutores a Distância para o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade a distância.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A presente seleção de tutores será regida por este Edital e será executada pelo Centro de Educação a Distância do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – CEFETES.

1.2 Área: Tutoria para as disciplinas do segundo período do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade a distância.

2. DO CARGO

2.1 Cargo: Tutor a Distância.

2.2 Regime de Trabalho: 20h semanais.

2.3 Função: o tutor a distância fará a orientação e acompanhamento dos alunos observando a participação e envolvimento destes nas atividades desenvolvidas

on-line.

2.4 Requisitos Básicos:

2.4.1 Ter formação profissional de acordo com as disciplinas a serem atendidas:

Cálculo II: Graduação em Matemática, Física, Estatística ou Engenharia com

experiência comprovada em docência.

Empreendedorismo I: Graduação em Administração com experiência comprovada em docência.

Fundamentos de Tecnologia da Informação: Graduação na área de Informática

(3)

Programação II: Graduação na área de Informática com experiência comprovada

em docência.

Sistemas Operacionais I: Graduação na área de Informática ou Engenharia com

experiência comprovada em docência.

Probabilidade e Estatística: Graduação em Matemática, Física, Estatística ou

Engenharia com experiência comprovada em docência.

2.4.2 Ter habilidades e conhecimentos no uso do computador e de Internet. 2.4.3 Possuir computador com acesso a Internet banda larga.

2.4.4 Residir, preferencialmente, na Grande Vitória. Ocorrerão reuniões presenciais periódicas no CEFETES, Unidade de Serra, e o custo do deslocamento será de responsabilidade do tutor a distância.

2.4.5 Ter experiência comprovada em no mínimo 1 (um) ano no magistério. (Lei Federal nº 11.273, de 06/02/2006).

2.4.6 Ser brasileiro nato ou naturalizado. 2.4.7 Estar quite com as obrigações eleitorais.

3. DAS VAGAS

Disciplina Nº vagas

Cálculo II 9

Empreendedorismo I 7

Fundamentos de Tecnologia da Informação 7

Programação II 9

Sistemas Operacionais I 8

Probabilidade e Estatística 8

Total 48

4. DA DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

4.1 Cada tutor a distância acompanhará em sua disciplina de 25 a 50 alunos.

4.2 Os tutores a distância contarão com acompanhamento pedagógico do CEAD – Centro de Educação a Distância, dos professores especialistas e do suporte de tecnologia CEFET-ES.

4.3 Os tutores a distância serão responsáveis por esclarecer dúvidas dos alunos em até 24 horas, exceto sábados (a partir das 13h), domingos e feriados nacionais.

4.4 Os tutores a distância poderão recorrer ao professor especialista caso tenham dificuldades em solucionar dúvidas enviadas por alunos.

(4)

4.5 Os tutores a distância irão corrigir todas as atividades enviadas através do ambiente virtual de aprendizagem e poderão auxiliar na correção de exercícios, trabalhos e provas escritas, se assim for solicitado pelo professor especialista.

4.6 Os tutores a distância terão como responsabilidade acompanhar o desempenho dos alunos buscando incentivá-lo no desenvolvimento das tarefas interagindo através do ambiente virtual de aprendizagem.

4.7 Os tutores deverão interagir freqüentemente com o professor especialista e tutor presencial.

4.8 Os tutores deverão participar de reuniões previamente agendadas, presenciais ou não, com Professores Especialistas, Coordenação do Curso e/ou Coordenação do CEAD.

5. DA INSCRIÇÃO

5.1 Período: 17/03/2008 a 26/03/2008 (exceto Sábado, Domingo, Feriado e dia 20/03/2008).

5.2 O candidato poderá se candidatar em até duas disciplinas, desde que a sua formação atenda aos requisitos exigidos no item 2 deste edital, porém, será selecionado para atender a apenas uma disciplina. Na seleção será considerada, em primeira instância, a disciplina enumerada como prioridade 1, conforme

ANEXO I.

5.3 O candidato deverá obrigatoriamente preencher o formulário do ANEXO I, com os dados referentes ao remetente e as disciplinas pretendidas. Este formulário deverá ser colado na parte de remetente do envelope de envio.

5.4 O candidato deverá obrigatoriamente preencher o curriculum vitae conforme o modelo apresentado no ANEXO II, com a devida comprovação. O modelo apresentado no ANEXO II está disponível na página do CEFETES (http://www.cefetes.br) e do CEAD (http://cead.cefetes.br) em formatos doc e odt. 5.5 O candidato deverá enviar o envelope lacrado, por via postal, por meio de SEDEX,

para o Centro de Educação a Distância – CEAD do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, na Unidade de Serra/ES. Situado na Rodovia ES-010, Km 6,5, Manguinhos, Serra, ES – CEP: 29164-231. Poderá ainda entregar em mãos, em envelope lacrado, no mesmo endereço. A postagem/entrega em mãos deverá ser feita até o dia 26 de março de 2008. Informações pelo telefone 3348-9204.

5.6 O candidato Portador de Deficiência tem assegurado o direito de se inscrever no presente processo seletivo, sendo reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas, em obediência às disposições legais pertinentes, em específico Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

(5)

6. DAS DISCIPLINAS

A seguir apresentam-se as disciplinas oferecidas no segundo período do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e sua ementa. 6.1 Cálculo II: Integral Indefinida e Integral Definida.Aplicações da Integral Definida.

Funções Logarítmicas e Exponenciais. As Funções Trigonométricas inversas e Hiperbólicas. Técnicas de integração. Formas indeterminadas. Integrais impróprias. Fórmula de Taylor. Séries infinitas. Vetores no plano. Equações paramétricas. 6.2 Empreendedorismo I: Contextualização histórica do empreendedorismo.

Definições de empreendedor, suas características, habilidades, necessidades e valores. Paradigmas e modelos mentais relacionados ao empreendedorismo Perfil, característica e atitudes dos empreendedores. Técnicas de avaliação e desenvolvimento do auto-conhecimento. Técnicas de desenvolvimento de criatividade, cooperação, competição e confiança. Técnicas de apresentação em público e relacionamento interpessoal. O plano de negócio simplificado.

6.3 Fundamentos de Tecnologia da Informação: Introdução aos Sistemas de Informação. Sistemas de Informação nas organizações. Tipos de Sistemas de Informações Empresariais. Visão geral sobre o processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação, tipos de análise de sistemas. Tecnologia da Informação: Evolução e Uso Estratégico.

6.4 Programação II: Arquivos e Registros. Ponteiros – Listas, filas, pilhas e árvore binária.

6.5 Sistemas Operacionais I: Fundamentos de sistemas operacionais. Histórico. Tipos de Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware e Software. Sistemas operacionais locais e distribuídos. Estrutura de Sistemas Operacionais. Processos e Threads. Sincronização e comunicação interprocessos. Deadlock. Gerência de processador. Gerência de memória. Gerência de Dispositivos de E/S. Sistema de arquivos.

6.6 Probabilidade e Estatística: Distribuição de freqüências. Medidas de Posição. Medidas de dispersão. Separatrizes. Fenômeno aleatório versus fenômeno determinístico. Espaço amostral e eventos. Introdução à teoria das probabilidades. Abordagem axiomática da teoria das probabilidades. Variáveis aleatórias unidimensionais e multidimensionais. Função de distribuição e função densidade. Probabilidade condicional e independência. Caracterização de variáveis aleatórias. Função característica. Funções de variáveis aleatórias. Modelos probabilísticos e aplicações. Utilização de software (Planilha Eletrônica) para cálculo de estatísticas e probabilidades.

7. DA SELEÇÃO

O processo seletivo será realizado em três etapas eliminatórias e classificatórias, sendo: Prova de Títulos, Entrevista e Curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Não caberá recurso em nenhuma das etapas.

(6)

7.1 DA PROVA DE TÍTULOS

7.1.1 A Seleção curricular será realizada, através da análise do currículo e dos documentos comprobatórios recebidos, por uma comissão formada por especialistas do CEFETES. Somente participarão desta prova os candidatos que apresentarem, no mínimo, os certificados de formação profissional exigidos como pré-requisitos para o cargo pretendido discriminado no item 2 deste Edital. Serão automaticamente eliminados os candidatos que não apresentarem estes certificados.

7.1.2 Os títulos considerados, suas pontuações e o limite máximo de pontos estão discriminados no Anexo III deste Edital.

7.1.3 Não serão avaliados os títulos que não obedecerem ao que foi estipulado no item 5 deste edital.

7.1.4 As fotocópias dos diplomas de formação acadêmica e comprovante de docência deverão ser autenticadas em cartório. As demais cópias de documentos e certificados poderão ser cópia simples.

7.1.5 Os títulos apresentados serão considerados uma única vez, mesmo que o candidato tenha formação múltipla.

7.1.6 Os diplomas e/ou certificados em língua estrangeira somente serão válidos se acompanhados de tradução feita por Tradutor Juramentado.

7.1.7 Ordem em que os títulos deverão ser apresentados:

a) Certificado de Curso de Doutorado, em área afim da Área de Estudo/Disciplina ou em Educação, obtido em curso credenciado pelo Conselho Nacional de Educação, ou, quando estrangeiro, devidamente revalidado.

b) Certificado de Curso de Mestrado, em área afim da Área de Estudo/Disciplina ou em Educação, obtido em curso credenciado pelo Conselho Nacional de Educação, ou, quando estrangeiro, devidamente revalidado:

Os títulos a que se referem às alíneas "a" e "b" só serão válidos, se acompanhados do número do parecer do Conselho Nacional de Educação que credenciou os respectivos cursos.

c) Certificado de Curso de Pós-Graduação "Lato-Sensu", em área afim da Área de Estudo/Disciplina ou em Educação, obtido em curso que atenda às prescrições da resolução no 01/2007 do Conselho Nacional de Educação ou, quando estrangeiro, devidamente revalidado.

d) Habilitação específica obtida em curso de graduação relacionada com a Área de Estudo/Disciplina.

e) Certificados de cursos relacionados com a Área de Estudo/Disciplina, ou em Educação, com carga horária:

- igual ou superior a 180 (cento e oitenta) horas: serão considerados até dois certificados.

(7)

- de 80 (oitenta) a 179 (cento e setenta e nove) horas: serão considerados até três certificados.

- de 40 (quarenta) a 79 (setenta e nove) horas: serão considerados até dois certificados.

f) Atestado de exercício profissional: - exercício profissional de Magistério.

- exercício profissional de Magistério Superior na área do curso.

- exercício profissional não Magistério, mas relacionado com a Área de Estudo/Disciplina, comprovado na carteira de trabalho ou declaração.

No caso de, em um mesmo período, o candidato ter exercido atividades relacionadas ao Magistério, será considerado apenas o de maior peso.

g) Declaração de exercício de tutoria em Educação a Distância, constando o período de atuação.

h) Publicação nos últimos 02 (dois) anos em periódicos ou eventos na área especializada: serão considerados até 02 (dois) certificados.

7.1.8 Serão selecionados os candidatos, em ordem crescente de classificação, considerando 03 (três) vezes o número de vagas descrito no item 3 deste Edital. 7.1.9 Em caso de empate na pontuação final entre os candidatos, o desempate se dará

da seguinte forma:

a) maior pontuação na experiência profissional de Magistério na área (Ensino Superior) e

b) maior pontuação na experiência profissional de Magistério, nesta ordem.

7.1.10 Os candidatos não classificados para disciplina de prioridade de 1 poderão ser reclassificados para vagas excedentes da disciplina de prioridade 2.

7.10.11 Os resultados da etapa de Prova de Títulos estarão disponíveis no dia 08/04/2008 no site do Cefetes e do CEAD (http://cead.cefetes.br) e apresentados por disciplina.

7.2 DA ENTREVISTA

7.2.1 Os candidatos selecionados para a entrevista deverão obedecer aos cronogramas, apresentados por disciplina, a serem divulgados na página do CEFETES (http://www.cefetes.br) e do CEAD (http://cead.cefetes.br) no dia 08/04/08. Os horários de entrevistas divulgados no cronograma não serão alterados.

7.2.2 As entrevistas acontecerão, conforme cronograma apresentado, na Unidade de Serra do CEFETES - Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, situado na Rodovia ES-010, Km 6,5, Manguinhos, Serra, ES.

(8)

7.2.4 Durante a entrevista serão abordados aspectos técnicos relacionados a disciplina e conhecimentos acerca de Tutoria em Educação a Distância.

7.2.5 O candidato que não comparecer à entrevista ou tiver atraso superior a 15 minutos será eliminado.

7.2.6 As entrevistas serão realizadas por uma comissão formada de especialistas do CEFETES.

7.2.7 Serão selecionados os candidatos, em ordem crescente de classificação, considerando 02 (duas) vezes o número de vagas descrito no item 3 deste edital. 7.2.8 Em caso de empate na pontuação final entre os candidatos, o desempate se dará

pela ordem de classificação da etapa de Prova de Títulos.

7.2.9 Os resultados da etapa de Entrevista estarão disponíveis, por disciplina, no dia

23/04/2008 na página do CEFETES (http://www.cefetes.br) e do CEAD (http://cead.cefetes.br) e apresentados por disciplina.

7.3 DO CURSO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

7.3.1 O Curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem, com carga horária de 30 horas, faz parte da Capacitação de Tutores para Educação a Distância.

7.3.2 Este curso será oferecido totalmente a distância. Os classificados na entrevista receberão Login e Senha para acesso ao Curso através do e-mail informado no currículo e confirmado na entrevista.

7.3.3 O primeiro acesso ao curso deverá acontecer entre os dias 24/04/08 e 26/04/08. Caso o acesso não seja feito neste período, o candidato será automaticamente eliminado e serão chamados os suplentes.

7.3.4 O início do Curso será no dia 28/04/08, com término previsto para 17/05/08.

7.3.5 O candidato que não atingir 60% da média prevista, conforme projeto pedagógico do curso, estará eliminado.

7.3.6 Serão selecionados os candidatos, em ordem crescente de classificação, considerando o número de vagas descrito no item 3 deste edital.

8. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

O Resultado será obtido de acordo com a classificação da 3ª etapa da seleção. Em caso de empate na pontuação final entre os candidatos, o desempate se dará pela ordem de classificação da etapa de Entrevista.

O CEAD/CEFETES divulgará a lista dos candidatos selecionados a partir do dia 21/05/2008 na página do CEFETES (http://www.cefetes.br) e do CEAD (http://cead.cefetes.br).

(9)

9. DA FORMAÇÃO

9.1 O candidato APROVADO deverá concluir, OBRIGATORIAMENTE, a Capacitação de Tutores a Distância no prazo estabelecido pelo CEAD/CEFETES.

9.2 Serão chamados 2 (dois) suplentes, por disciplina, em ordem de classificação, os quais se comprometam a concluírem a Capacitação de Tutores a Distância, constituindo-se reserva de tutores capacitados por disciplina em caso de desvinculação.

10. DA VINCULAÇÃO AO SISTEMA UAB

10.1 O Tutor a distância será vinculado ao Sistema UAB à medida da implantação das disciplinas, de acordo com o calendário estabelecido pela Coordenação do Curso. 10.2 O candidato APROVADO deverá preencher ficha de cadastro e assinar o Termo

de Compromisso, comprometendo-se a concluir a Capacitação de Tutores a Distância no prazo estabelecido pelo CEAD/CEFETES.

10.3 A não assinatura do Termo de Compromisso eliminará definitivamente o candidato.

10.4 Os candidatos selecionados receberão bolsa do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) no valor mensal de: R$ 600,00 (seiscentos reais), pelo período de 4 (quatro) meses, totalizando R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais).

10.5 O pagamento da bolsa será efetuado conforme define a Resolução/FNDE/CD/nº 44, de 29/12/2006 e terá início um mês antes da oferta da disciplina.

10.6 O candidato não poderá acumular mais de uma bolsa de acordo com a Lei Federal nº 11.273, de 06/02/2006.

10.7 Os candidatos selecionados poderão ser novamente vinculados ao Sistema para outras disciplinas afins (cadastro de reserva).

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 O Centro de Educação a Distância - CEAD do CEFET-ES poderá a qualquer momento determinar o cancelamento da bolsa e desvinculação do tutor a distância que não cumprir as atividades descritas no item 4 deste Edital.

11.2 A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará a desclassificação do candidato, a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.

(10)

11.3 Em caso de desvinculação de Tutor a Distância, será convocado o próximo tutor suplente capacitado, em ordem de classificação, conforme item 9.2 deste Edital.

Vitória, 16 de março de 2008 Jadir José Pela

(11)

ANEXO I

MODELO DE REMETENTE PARA O ENVELOPE

Nome: Endereço:

Cidade: UF: CEP:

Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Cargo: TUTOR A DISTÂNCIA – CEAD/CEFETES

DISCIPLINAS

Enumere até duas disciplinas em ordem crescente (considerando o número 1 como maior prioridade) de acordo com o seu interesse:

( ) Cálculo II

( ) Empreendedorismo I

( ) Fundamentos de Tecnologia da Informação ( ) Programação II

( ) Sistemas Operacionais I ( ) Probabilidade e Estatística

(12)

ANEXO II CURRÍCULUM VITAE CURRÍCULUM VITAE (CV) Dados Pessoais Nome: End.:

Cidade: UF: CEP:

Fone: Cel:

e-Mail:

CPF: RG:

Titulação

Na descrição especificar (nesta ordem): curso, área, instituição, cidade, UF e data de conclusão. Formação Descrição Graduação Aperfeiçoamento Especialização Mestrado Doutorado

Experiência profissional de ensino

Na descrição especificar (nesta ordem): mês e ano de início, mês e ano de término, função, disciplina, instituição, cidade e UF.

(13)

Experiência profissional relevante na área profissional do curso

Na descrição especificar (nesta ordem): mês e ano de início, mês e ano de término, função

(atividade, cargo, etc.), empresa ou instituição, cidade, UF e descrição da experiência. Item Descrição

Publicações

Na descrição especificar: Tipo? (livro, artigo, manual, programa, etc...), Onde? (editora, veículo, mídia, etc...), Título, data da publicação ou veiculação.

(14)

ANEXO III

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD

PROCESSO SELETIVO TUTORES A DISTÂNCIA EDITAL/CEAD/nº ___ de ___/____

FICHA DE AVALIAÇÃO – PROVA DE TÍTULOS

CANDIDATO: ____________________________________________________________

ÁREA DE ESTUDO/DISCIPLINA: ______________________________________________________

PONTOS

NATUREZA DO TÍTULO Nº DE

CERTIFICADOS MÁXIMO TOTAL OBTIDO

1. Certificado de Curso de Doutorado obtido em curso credenciado pelo CNE.

01 14

2. Certificado de Curso de Mestrado obtido em curso credenciado pelo CNE.

01 12

3. Certificado de Curso de Especialização em nível de Pós-Graduação Lato-Sensu que atender às exigências da resolução 01/2001 do CNE.

01 10

4. Habilitação específica obtida em curso de graduação 01 08

5. Certificado de curso: //////////////////////////////// //////////////// ///////////////////////////

- maior ou igual a 180 horas 02 – 3pts

- maior ou igual a 80 horas 03 – 2pts

- maior ou igual a 40 horas 02 – 2pts

16

6. Atestado de exercício profissional na área: //////////////////////////////// //////////////////////////////

//////////////// ////////////

/////////////////////////// /////////////////////////

- de magistério 01 por ano ou fração superior a 06 (seis) meses

- de magistério na área (Ensino Superior) 02 pontos por ano ou fração superior a 06 (seis) meses

- não magistério, relacionada com a área da disciplina a que concorre (carteira de trabalho ou declaração)

01 ponto por ano ou fração superior a 06 (seis) meses

30

7. Tutoria 02 pontos por ano ou fração superior a 06 (seis) meses

06

9. Publicação em periódico ou eventos da área (3 últimos anos)

02 – 2pts 04

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, este estudo tem por objetivo verificar se há influência do gênero no nível de comprometimento da renda dos estudantes, de universidades localizadas

O estudo pretende iluminar o momento de transformação na cultura arquitetônica francesa dos anos 70, elegendo a experiência do projeto Hautes Formes como ponto de

Fauna acompanhante previsível: Tubarão azul (Prionace glauca), Tubarão lombo-preto, Cação-lombo-preto (Carcharhinus fal- ciformis), Mako, cação anequim (Isurus

Dessa forma, a administração estratégica do capital intelectual pode possuir influência sobre o processo de inovação das organizações, pois por meio deste é

58 Tal maneira de narrar a passagem dos Aquemênidas para o período Helenístico permite uma grande mobilidade para a ideologia Sassânida reivindicar todos os saberes recolhidos como

SN 2006bo spectra clearly resemble those of SN 2009kn ≈2 months after explosion (during the plateau phase). The common features are the narrow Balmer emission lines, along with

Embora exista uma preocupação entre os pesquisadores em relação ao uso de álcool e/ou outras drogas entre universitários, ficou evidente que o início do consumo

O presente Relatório de Governo da Sociedade, que constitui um capítulo autónomo do Relatório e Contas de 2017 da CXA, visa divulgar o cumprimento das Práticas de Bom