• Nenhum resultado encontrado

Ano Lectivo: 2011/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano Lectivo: 2011/2012"

Copied!
143
0
0

Texto

(1)

Agrupamento de Escolas de D. Fernando II Educação para a Saúde

Implementação da Lei nº 60/2009 – Educação Sexual em meio escolar

(2)

Agrupamento de Escolas de D. Fernando II Educação para a Saúde

Implementação da Lei nº 60/2009 – Educação Sexual em meio escolar

Índice

Introdução 1

1. Finalidades da Educação Sexual na Escola 2

2. Conteúdos de Educação Sexual 3

3. Carga Horária 4

4. Planificação das atividades 5

EDUCAÇÃO SEXUAL – 1º ano 5

EDUCAÇÃO SEXUAL – 2º ano 6

EDUCAÇÃO SEXUAL – 3º ano 7

EDUCAÇÃO SEXUAL – 4º ano 8

EDUCAÇÃO SEXUAL – 5º ano 9

EDUCAÇÃO SEXUAL – 6º ano 10

EDUCAÇÃO SEXUAL – 7º ano 11

EDUCAÇÃO SEXUAL – 8º ano 13

EDUCAÇÃO SEXUAL – 9º ano 14

Referências bibliográficas 16

ANEXOS 17

Materiais de apoio 1º Ciclo 18

Materiais de apoio 2º Ciclo 49

(3)

Agrupamento de Escolas de D. Fernando II Educação para a Saúde

Implementação da Lei nº 60/2009 – Educação Sexual em meio escolar

Introdução

Atualmente o conceito de saúde atribui grande preponderância a intervenções preventivas globais, nomeadamente através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais de prevenção do risco e promoção da saúde. O Despacho nº 25995/2005 e o edital da DGIDC de 2 de fevereiro de 2006, enquadram o desenvolvimento de um processo de implementação de programas e projectos no âmbito da “educação para a saúde” nas escolas. A educação sexual deveria ser parte integrante destes programas e projetos.

O Despacho nº 15987/2006 de 27 de setembro e os relatórios produzidos pelo grupo de trabalho para a educação sexual (GTES), reforçaram a ideia de integração da temática da educação sexual na componente da educação para a saúde. O relatório final do GTES veio enquadrar a educação sexual como uma das quatro componentes prioritárias do projecto de educação para a saúde (PES), que integra para além da área da “sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis”, as questões da “alimentação e actividade física”, dos “consumos de substâncias psico-activas” e da “violência em meio escolar”. (GTES, relatório final, 2007, 28-29). Neste contexto a educação sexual deve ser considerada obrigatória em todos os estabelecimentos de ensino e integrar o projecto educativo de escola, sempre tendo em conta a especificidade da comunidade escolar (GTES, Relatório Final, 2007, 4). As escolas terão de desenvolver dinâmicas que permitam aos alunos o desenvolvimento de um conjunto de competências que lhes permitam encontrar uma conduta sexual que contribua para a sua realização pessoal, ao longo da vida.

A Lei n.º 60/2009 de 6 de agosto, “estabelece o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar”, definindo a abordagem da educação sexual como obrigatória em contexto de sala de aula. A portaria 196-A/2010 de 9 de abril, explicita que esta abordagem deverá ser desenvolvida de forma explícita, intencional e pedagogicamente estruturada.

De acordo com este enquadramento teremos de trabalhar para que a educação sexual seja implementada de forma gradual e equilibrada no nosso Agrupamento, respeitando as orientações legais e tendo em conta as questões e os anseios dos alunos e as preocupações dos pais e encarregados de educação.

(4)

Agrupamento de Escolas de D. Fernando II Educação para a Saúde

Implementação da Lei nº 60/2009 – Educação Sexual em meio escolar

1. Finalidades da Educação Sexual na Escola

A Lei n.º 60/2009 estabelece o regime de aplicação da sexualidade em meio escolar, no art.º 2.º, declara as finalidades para a Educação Sexual:

a) A valorização da sexualidade e afectividade entre as pessoas no desenvolvimento individual,

respeitando o pluralismo das concepções existentes na sociedade portuguesa;

b) O desenvolvimento de competências nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras no

campo da sexualidade;

c) A melhoria dos relacionamentos afectivo–sexuais dos jovens;

d) A redução de consequências negativas dos comportamentos sexuais de risco, tais como a

gravidez não desejada e as infecções sexualmente transmissíveis;

e) A capacidade de protecção face a todas as formas de exploração e de abuso sexuais; f) O respeito pela diferença entre as pessoas e pelas diferentes orientações sexuais; g) A valorização de uma sexualidade responsável e informada;

h) A promoção da igualdade entre os sexos;

i) O reconhecimento da importância de participação no processo educativo de encarregados de

educação, alunos, professores e técnicos de saúde;

j) A compreensão científica do funcionamento dos mecanismos biológicos reprodutivos;

l) A eliminação de comportamentos baseados na discriminação sexual ou na violência em função do

(5)

Agrupamento de Escolas de D. Fernando II Educação para a Saúde

Implementação da Lei nº 60/2009 – Educação Sexual em meio escolar

2. Conteúdos de Educação Sexual

De acordo com a portaria 196-A/2010 de 9 de Abril, os objectivos mínimos da área de educação sexual devem contemplar os seguintes conteúdos que podem ser abordados nas áreas curriculares disciplinares ou nas áreas curriculares não disciplinares:

1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo

_ Noção de corpo;

_ O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural;

_ Noção de família;

_ Diferenças entre rapazes e raparigas;

_Protecção do corpo e noção dos limites, dizendo não às aproximações abusivas.

_Puberdade — aspectos

biológicos e emocionais; _O corpo em transformação; _Caracteres sexuais secundários;

_Normalidade, importância e

frequência das suas variantes biopsicológicas; _Diversidade e respeito; _Sexualidade e género; _Reprodução humana e crescimento; contracepção e planeamento familiar;

_Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

_Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas;

_Dimensão ética da sexualidade humana.

_Dimensão ética da sexualidade humana; _Compreensão da sexualidade como uma das componentes mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projecto de vida que integre valores (por exemplo:

afectos, ternura, crescimento e

maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;

_Compreensão da fisiologia geral da reprodução humana;

_Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

_Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos

contraceptivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de acção e tolerância (efeitos secundários);

_Compreensão da epidemiologia das principais IST em

Portugal e no mundo (incluindo infecção por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma

humano — e suas consequências) bem como os métodos de prevenção. Saber como se protege o seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões emocionais e sexuais;

_Conhecimento das taxas e tendências de maternidade

e de paternidade na adolescência e compreensão do respectivo significado; _Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e respectivo significado;

_Compreensão da noção de

parentalidade no quadro de uma saúde

sexual e reprodutiva saudável e

responsável;

_Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

(6)

Agrupamento de Escolas de D. Fernando II Educação para a Saúde

Implementação da Lei nº 60/2009 – Educação Sexual em meio escolar

3. Carga Horária

A Lei n.º 60/2009 no art.º 5º, define que a carga horária dedicada à educação sexual deverá ser adaptada a cada nível de ensino:

Nível de ensino Carga horária mínima Aulas

1º Ciclo 6 horas -

2º Ciclo 6 horas 4 aulas de 90 min

8 aulas de 45 min

3º Ciclo 12 horas 8 aulas de 90 min

(7)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 5 d e 1 5 6 4 . P la n if ic a çã o d a s a ti v id a d e s E D U C A Ç Ã O S E X U A L 1 º a n o An o l e ct iv o : 2 0 1 1 /1 2 C o n te ú d o s P la n if ic a çã o d e Ac ti v id a d e s O b je ti v o o n te ú d o s M ín im o s A ti v id a d e D e sc ri çã o N o ção d e c o rp o ; O c o rp o e m m o n ia co m a u re za e o s e u b ie n te s o ci al e ltu ra l; N o ção d e f am íl ia; D if e re n ças e n tr e p az e s e r a p ar ig as ; P ro te cç ão d o c o rp o o ção d o s li m ite s, n d o n ão à s ro xi m aç õ e s u si vas . C o rp o S e xu ad o 6 0 m in A ti v id a d e 1 : Qu e m s o u ? _ C ad a al u n o d e se n h a o s e u au to -r e tr a to . D e s e g u id a in d iv id u al m e n te c ad a u m ap re se n ta -s e d e sc re ve n d o o d e se n h o q u e e fe tu o u . - C o n h e ce r a s se m e lh a n ças e d if e re n ça s e n tr e a lu n o s; A ti v id a d e 2 : O m e u c o rp o _ D e ve m e sta b e le ce r-se g ru p o s d e 4 al u n o s. D is tr ib u e m -s e a s p e ças d o p u zz le . O s al u n o s co n str o e m o p u zz le . S o li ci ta -s e q u e i d e n ti fi q u e m a s d if e re n ça s. - C o n h e ce r a co n sti tu iç ão d o c o rp o h u m an o ; - C o m p re e n d e r a s d if e re n ça s fí si cas e xi st e n te s e n tr e o s d o is s e xo s; Id e n ti d ad e S e xu al 6 0 m in A ti v id a d e 3 : A q u e m p e rt e n ce m o s o b je to s? _ D e v e m e sta b e le ce r-se g ru p o s d e 4 al u n o s. D is tr ib u e m -s e a cad a g ru p o o b je to s, b ri n q u e d o s e u te n sí li o s (p o d e rã o s e r im ag e n s/ fo to g raf ia s) . O s o b je to s d e ve rã o e st a r n u m e ra d o s. S o li ci ta -s e ao s al u n o s q u e ag ru p e m “ co is a s d e m e n in o s” e “ co is a s d e m e n in a” . O s g ru p o s e le g e m u m p o rta -v o z q u e ap re se n ta o s e u tr a b al h o . Mo d e ra -s e u m d iál o g o p ro cu ra n d o d e sm is ti fi car o s e ste re ó ti p o s d e g é n e ro . - A d q u ir ir f le xi b il id ad e n a at ri b u iç ão d e p ap é is d e g é n e ro ; S e xu al id ad e e r e laç õ e s in te r-p e ss o ai s 6 0 m in A ti v id a d e 4 : P e ss o a s d e co n fi a n ça _ O p ro fe ss o r d e v e rá e sc re v e r o n o m e d e to d o s o s al u n o s n o q u ad ro . D e s e g u id a d e ve rá p e d ir a cad a al u n o q u e i n d iq u e d o is n o m e s d e p e ss o a s e m q u e m p o d e co n fi ar , d e ve rá e xp lo ra r a re laç ã o q u e o al u n o te m co m a p e ss o a, o g rau d e p ar e n te sc o e p e d ir q u e e le e xp li q u e p o rq u e p o d e c o n fi a r n e ss a p e ss o a. N o f in al d e ve rã o f az e r u m d e se n h o d e ss a s p e ss o as . - C o n sc ie n ci al iza r o s al u n o s d as p e ss o a s e m q u e m p o d e m c o n fi ar ; S e xu al id ad e e S o ci e d ad e 6 0 m in a 1 2 0 m in A ti v id a d e 5 : O á lb u m d a m in h a f a m íl ia _ O p ro fe ss o r d e v e rá s o li ci ta r q u e o s a lu n o s tr a g a m p ar a a a u la fo to g raf ia s su as n a s d if e re n te s e ta p a s d a vi d a e d o s se u s fam il iar e s (p ai s, i rm ão s, av ó s, ti o s, am ig o s) . D e v e rá p ro p o r-se a co n str u ção d e u m ál b u m d e f am íl ia q u e c ad a al u n o d e ve rá d e co ra r, l e g e n d ar e p re e n ch e r co m al g u n s d ad o s p e ss o ai s (o m e u n o m e , se xo , n º d e ir m ão s, n o m e d o p ai , n o m e d a m ãe , n o m e d o s a vó s, c o r d o c ab e lo , co r d o s o lh o s, o u tr o s) . D e p o is d e co n str u íd o e d e co ra d o , cad a al u n o d e v e rá ap re se n ta r o se u ál b u m à t u rm a. - C o n sc ie n ci al iza ção d e d if e re n ça s p e ss o ai s; - C o n st a ta r co m a n o ção d e f a m íl ia; - C o n st a ta r a e xi st ê n ci a d e g e raç õ e s; - Re co n h e ci m e n to d a im p o rtâ n ci a d as r e laç õ e s a fe ti vo -f a m il iar e s; S aú d e s e xu al e re p ro d u ti va 6 0 m in A ti v id a d e 6 : Jo g o d a s ca d e ir a s _ A s al a d e ve rá s e r ar ru m ad a d e f o rm a a e fe tu ar o “ Jo g o d as C ad e ir a s” , n o q u al as cad e ir as e stã o d is p o sta s e m cí rc u lo e e m q u e e xi ste u m a cad e ir a a m e n o s re lat iv a m e n te ao n ú m e ro d e al u n o s. Q u an d o o p ro fe ss o r d is se r S T O P o s al u n o s se n ta m -s e n as c ad e ir as d is p o n ív e is . A c ri an ça q u e f ic a d e f o ra p o d e “ sal v ar -s e ”. P a ra ta l te rá d e r e sp o n d e r co rr e ta m e n te a u m a q u e stã o c o lo ca d a p e lo p ro fe ss o r so b re : h ig ie n e , al im e n ta ção , so n o . S e o al u n o ac e rta r vo lta ao j o g o . Re ti ra -s e o u tr a c ad e ir a (n a ve z se g u in te s e rã o d o is a t e r d e r e sp o n d e r à q u e st ã o e a ss im s u ce ss iv am e n te ). - C o n sc ie n ci al iza r p ar a a im p o rt â n ci a d e h áb it o s d e h ig ie n e e d e s at is faç ã o d as n e ce ss id ad e s b ás ic a s d e al im e n ta ção , so n o e e xe rc íc io f ís ic o . Ín d ic e

(8)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 6 d e 1 5 6 S E X U A L 2 º a n o An o l e ct iv o : 2 0 1 1 /1 2 te ú d o s P la n if ic a çã o d e A ct iv id a d e s O b je ti v o im o s A ti v id a d e D e sc ri çã o o ; ia; e ; rpo s, C o rp o S e xu ad o 9 0 a 1 8 0 m in A ti v id a d e 1 : A o ri g e m d o s b e b é s D e v e s e r d is tr ib u íd o o g u ião “ O ri g e m d o s b e b é s” ao s al u n o s e p ro ce d e r-se à su a le itu ra . A tr ib u e m -s e o s p ap é is ao s al u n o s. O s al u n o s são d is p o sto s e m c ír cu lo , d e m o d o a fac il ita r o e n sai o d a p e ça d e te at ro . F az -s e a ap re se n ta ção d a p e ça si m u lan d o tr a ta r-se d e u m a sal a d e au la. S o li ci ta -s e q u e o s al u n o s re d ij a m u m co n ju n to d e f ras e s re lat an d o o q u e a p re n d e ra m . - C o n h e ce r o p ro ce ss o d e c o n ce ção ; Id e n ti d ad e S e xu al 6 0 m in A ti v id a d e 2 : Jo g o d a s e m o çõ e s… O p ro fe ss o r ar ru m a a sal a d e m o d o a q u e o s al u n o s ci rc u le m l iv re m e n te . A o s in al d e S T O P o s al u n o s d e v e m p ar ar e e xe cu ta r as se g u in te s ta re fas : (1 ) p ar a o lad o e sq u e rd o d ir ig e m -s e o s al u n o s q u e s e s e n te m b o n s e p ar a o l ad o d ir e it o o s q u e s e se n te m m au s. C ad a al u n o d e v e rá e xp li car a ra zã o d o s e u p o si ci o n am e n to . (2 ) p ar a o lad o e sq u e rd o d ir ig e m -s e o s al u n o s q u e s e s e n te m al e g re s e p ar a o l ad o d ir e ito o s q u e s e s e n te m tr is te s. C ad a al u n o d e ve rá e xp li car a ra zã o d o s e u p o si ci o n am e n to . (3 ) p ar a o l ad o e sq u e rd o d ir ig e m -s e o s al u n o s q u e s e s e n te m r e sp e ita d o re s e p ar a o lad o d ir e ito o s q u e s e s e n te m d e sr e sp e ita d o re s. C ad a al u n o d e ve rá e xp li car a ra zã o d o s e u p o si ci o n am e n to . P o r fi m o s al u n o s d e v e m s e n tar -s e n u m c ír cu lo n o c h ão d e ve -s e av e ri g u ar o q u e f o i m ai s fá ci l e m ai s d if íc il d e d e ci d ir n e sta a ti vi d ad e . - Id e n ti fi car e e xp ri m ir o p ró p ri o e sta d o d e e sp ír it o e a s e m o çõ e s; - C o m p re e n d e r o s p ró p ri o s p ad rõ e s d e c o m p o rt a m e n to ; S e xu al id ad e e r e laç õ e s in te r-p e ss o ai s 6 0 m in A ti v id a d e 3 : T o d a s a s m in h a s re la çõ e s _ O p ro fe ss o r co m e ça p o r e sc re v e r o n o m e d e to d o s o s al u n o s n o q u ad ro . D e se g u id a p e d e a cad a u m p ar a d ize r o n o m e d e u m a p e ss o a co m q u e m t ra var am al g u m ti p o d e re laç ã o n o d ia an te ri o r (p ai s, ir m ão s, fu n ci o n ár io s d a e sc o la , e m p re g ad o s d e l o ja s) e e sc re ve n o q u ad ro . E sta b e le ce u m a li g aç ã o e n tr e a p e ss o a e a cr ian ça. D e p o is d e to d o s te re m d ito u m a p e ss o a s p e rg u n ta -s e a c ad a cr ian ça se e sta b e le ce m c o n ta cto c o m al g u m a d as p e ss o as r e fe ri d a p o r u m c o le g a e r e g is ta as re sp e ti va s li g a çõ e s. N o f in al d e v e rá al e rta r p a ra o e le vad o n ú m e ro d e c o n ta cto s q u e se e sta b e le ce ra m , m e sm o s e m s e ap e rc e b e re m . (P o d e rá a p ro ve ita r-se p ar a ab o rd ar a te m át ic a d o s d if e re n te s ti p o s d e re lac io n a m e n to s e n tr e as p e ss o a s: af e ti vo s, so ci ai s. ) - C o n st a ta r q u e c a d a p e ss o a e sta b e le ce m u it a s re laç õ e s; S e xu al id ad e e S o ci e d ad e 6 0 a 9 0 m in A ti v id a d e 4 : E u a ju d o n a s ta re fa s d o m é st ic a s… _ O p ro fe ss o r co m e ça p o r q u e sti o n ar as c ri an ças s o b re as ta re fas q u e o s m e n in o s faz e m e m c a sa p ar a a ju d ar o s p ai s. D e ve rá f az e r a m e sm a p e rg u n ta às m e n in a s. C as o as r e sp o sta s se ja m e ste re o ti p ad as , d e v e rá d e sm is ti fi ca -l as . N o f in al p o d e p e d ir p ar a o s al u n o s e sc re v e re m u m p e q u e n o te xto s o b re as ta re fas q u e p o d e rã o a ju d ar e m ca sa e p o rq u ê (f a cu lta ti vo o s a lu n o s p o d e rã o le r o s se u s te xt o s à tu rm a e p ro m o ve r-se u m a d is cu ss ão s o b re o s m e sm o s) . - P ro m o ve r o r e co n h e ci m e n to d o tr a b al h o d o m é sti co c o m o t ar e fa co le ti va Ín d ic e

(9)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 7 d e 1 5 6 E D U C A Ç Ã O S E X U A L 3 º a n o An o l e ct iv o : 2 0 1 1 /1 2 C o n te ú d o s P la n if ic a çã o d e A ct iv id a d e s O b je ti v o o n te ú d o s n im o s N o ção d e c o rp o ; O c o rp o e m m o n ia co m a at u re za e o s e u b ie n te s o ci al e ltu ra l; N o ção d e f am íl ia; D if e re n ças e n tr e p az e s e r a p ar ig as ; P ro te cç ão d o c o rp o o ção d o s li m ite s, n d o n ão à s ro xi m aç õ e s u si vas . C o rp o S e xu ad o 9 0 m in A ti v id a d e 1 : C o n st it u ã o d o a p a re lh o re p ro d u to r _ A p re se n ta r a co n sti tu iç ão d o a p ar e lh o r e p ro d u to r. - C o m p re e n são d a co n sti tu iç ão d o ap ar e lh o r e p ro d u to r; 9 0 m in A ti v id a d e 2 : Le it u ra e a n á li se d a h is ri a “A m a m ã p ô s u m o v o _ P ro je ção d o p p t co m a h is tó ri a “A m a m ã p ô s u m o vo ”. D is cu ss ão d a h is tó ri a co m o s a lu n o s. - C o m p re e n são d o p ro ce ss o d e co n ce ção ; Id e n ti d ad e S e xu al 6 0 m in A ti v id a d e 3 : O p ro b le m a d o Fr e d e ri co _ O s al u n o s d e ve m s e r co lo cad o s e m c ír cu lo . S o li ci ta -s e q u e u m al u n o c o m e ce a le r a h is tó ri a d o F re d e ri co . D e p o is d e l id a a h is tó ri a d e ve m e fe tu ar -s e v ár ias p e rg u n ta s co m o o b je ti vo d e p ro m o ve r a ac e ita ção d a e xp re ss ão i n d iv id u al d a se xu al id ad e d e cad a u m . N o f in al d a an ál is e p o d e -s e s o li ci ta r q u e o s al u n o s faç a m u m p e q u e n o te xto s o b re s itu aç õ e s d e d is cr im in aç ã o q u e te n h am a ss is ti d o e s o b re o q u e ac h am q u e d e ve s e r o c o m p o rta m e n to c o rr e to n e st a s si tu aç õ e s (p o d e rã o ap re se n ta r-se o u tr o s e xe m p lo s d e d is cr im in aç ã o p ar a to rn ar o co n ce it o m ai s cl ar o : ra ci al , d e g é n e ro , e tá ri a, e tc )-- P ro m o v e r a a ce ita ção d a e xp re ss ão in d iv id u al d a se xu al id ad e , li vr e d e e ste re ó ti p o s d e g é n e ro : - P ro m o v e r u m a at it u d e d e ac e it a ção d a id e n ti d ad e in d iv id u al d e c a d a u m ; S e xu al id ad e e S o ci e d ad e 6 0 m in A ti v id a d e 4 : Á rv o re g e n e a g ic a _ S o li ci tar q u e o s al u n o s e m c as a re co lh am i n fo rm aç ã o r e lat iv a à su a fam íl ia (n o m e d e p ai s, av ó s, b is av ó s, ti o s, p ri m o s) . O p ro fe ss o r co m e ça p o r d e se n h ar u m a ár vo re g e n e al ó g ic a, p o d e rá s e r a su a, e xp li can d o o c o n ce ito . D e s e g u id a d e ve d is p o n ib il iza r u m e sq u e m a e m b ra n co d e u m a ár vo re g e n e al ó g ic a, q u e as cr ian ças d e v e m p re e n ch e r. O s a lu n o s d e ve m a p re se n ta r as s u a ár vo re g e n e al ó g ic a à tu rm a. - C o n ta cta r co m a n o ção d e f a m íl ia; - C o m p re e n d e r as r e laç õ e s fam il iar e s e g ra u s d e p ar e n te sc o ; - C o n sta ta r a e xi stê n ci a d e g e raç õ e s; S aú d e s e xu al e re p ro d u ti va 6 0 m in A ti v id a d e 5 : Jo g o d o s h á b it o s d e v id a sa u d á v e l _ O p ro fe ss o r d e ve rá c o n str u ir c ar tõ e s co m h áb ito s d e v id a sau d áv e is e c o lo car n u m s ac o . O s al u n o s são d is p o sto s e m c ír cu lo u m a u m r e ti ra u m c ar tão d o s ac o . Lê o c ar tão e f az u m a m ím ic a p ar a o s co le g a s ad iv in h ar e m . O s co le g as d e v e rã o p ô r o d e d o n o ar p ar a ad iv in h ar e s ó r e sp o n d e m ap ó s o rd e m d o p ro fe ss o r. G an h a o al u n o q u e a ce rta r m ai o r n º d e h áb ito s sau d áv e is . - C o n st a r a e xi stê n ci a s d e h áb ito s d e vi d a sau d áv e is ; Ín d ic e

(10)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 8 d e 1 5 6 S E X U A L 4 º a n o An o l e ct iv o : 2 0 1 1 /1 2 C o n te ú d o s P la n if ic a çã o d e A ct iv id a d e s O b je ti v o n im o s o ; mo n ia co m a m b ie n te ia; e r a p az e s e rp o e d ize n d o õ e s C o rp o S e xu ad o 3 0 m in A ti v id a d e 1 : A p a re lh o re p ro d u to r _ Re v is ão d a co n sti tu iç ão d o a p ar e lh o r e p ro d u to r. - C o m p re e n são d a co n sti tu iç ã o d o a p ar e lh o r e p ro d u to r; 6 0 m in A ti v id a d e 2 : D if e re n te s fa se s d a v id a _ S o li ci tar q u e o s al u n o s tr a g am r e vi sta s p ar a a au la. P ro p o r q u e o s al u n o s re co lh am i m ag e n s d e p e ss o as d e am b o s o s se xo s e m v ár ias e ta p as d a vi d a. A s im ag e n s d e v e m s e r re co rt a d as , o rd e n ad as e c o la d a s n u m a fo lh a A 3 o u c ar to li n a . S o li ci tar q u e o s al u n o s ap re se n te m o se u tr a b al h o e xp li can d o -o e ap re se n ta n d o d if e re n ças c o rp o ra is ( tam an h o , a sp e to , e tc ) - C o m p re e n são d as v ár ia s e ta p as d a vi d a; Id e n ti d ad e S e xu al 6 0 m in A ti v id a d e 3 : Jo g o d a Id e n ti d a d e _ O p ro fe ss o r p re vi am e n te e sc re ve o n o m e d e t o d o s o s a lu n o s n u m c ar tão e c o lo ca n u m s a co . O s al u n o s d e ve m s e r d is p o sto s e m c ír cu lo . U m a u m c ad a al u n o d e sl o ca -s e ao c e n tr o ti ra u m car tão m o str a ao s co le g a s m as n ão v ê . D e p o is te rá d e f az e r p e rg u n ta s so b re e ss a p e ss o a e p ro cu ra r d e sc o b ri r d e q u e m s e tr a ta . A s re sp o sta s e a s d e sc ri çõ e s d o s co le g a s d e ve m s e r fe ita s se m p re p e la p o si ti va, r e al ça n d o a s q u al id ad e s d e c a d a u m . - P ro m o ve r a co n sc ie n ci al iza ção d as c ar a te rí sti cas d o s o u tr o s e o se u r e co n h e ci m e n to ; S e xu al id ad e e re laç õ e s in te r-p e ss o ai s 6 0 m in A ti v id a d e 4 : B o m t o q u e e m a u t o q u e _ ( 1 ) O p ro fe ss o r faz o ra lm e n te as p e rg u n ta s d o q u e sti o n ár io “B o m to q u e , m au t o q u e ”, s e n d o a re sp o sta d ad a at ra v é s d e u m a d ra m at iza ção e m g ru p o s d e d o is . (2 ) O p ro fe ss o r p ro p õ e ao s al u n o s q u e n o m e ie m as p e ss o as q u e s e p re o cu p am c o m e le s. S im u lta n e am e n te , d e v e e n al te ce r as d if e re n te s fo rm as d e m an if e sta r in te re ss e /p re o cu p a ção (c o m o é q u e o s co le g as m o str a m p re o cu p aç ã o u n s p e lo s o u tr o s? C o m o é q u e o s p ro fe ss o re s m o str a m p re o cu p aç ã o c o m o s al u n o s? C o m o é q u e o s p ai s m o str a m p re o cu p aç ã o p e lo s fi lh o s? C o m o é q u e o s av ó s m o str a m p re o cu p aç ã o p e lo s n e to s? E s e f o r u m e str a n h o m o st ra a m e sm a p re o cu p aç ã o q u e o s p ai s o u av ó s? ) e p ro cu ra r e st a b e le ce r li g aç ã o co m o g ra u d e p ro xi m id ad e . - A d e q u ar a s v ár ia s fo rm as d e co n ta cto f ís ic o n o s d if e re n te s co n te xto s d e s o ci al iza ção ; - Id e n ti fi car a s e str a té g ia s u ti li za d as p e las c ri a n ça s e ad u lt o s p ar a d e m o n str a r in te re ss e p e lo s o u tr o s; Índ ic e

(11)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 9 d e 1 5 6 S e xu al id ad e e S o ci e d ad e 6 0 m in A ti v id a d e 5 : A s p ro fi ss õ e s d o s p a is _ O p ro fe ss o r ap o n ta n o q u ad ro a s p ro fi ss õ e s d o s p ai s d e c ad a cr ian ça. D e p o is so li ci ta q u e cad a cr ian ça e xp li q u e su m ar ia m e n te e m q u e c o n si ste m as p ro fi ss õ e s ap re se n ta d as . D e s e g u id a d e ve rá s e r co n str u íd a u m a h is tó ri a e m q u e s e ja m n e ce ss ár ia s to d as as p ro fi ss õ e s. N o f in al d e ve -s e al e rt a r p ar a a im p o rtâ n ci a d e to d as as p ro fi ss õ e s, q u ai sq u e r q u e s e ja a su a n at u re za . - Re fl e xã o f ac e a o s p ap e is se xu ai s; - C o n h e ce r d if e re n te s p ro fi ss õ e s; - C o m p re e n d e r a im p o rtâ n ci a d e t o d as a s p ro fi ss õ e s p ar a a so ci e d ad e ; S aú d e s e xu al e re p ro d u ti va 6 0 m in A ti v id a d e 6 : H á b it o s d e v id a s a u d á v e l _ O p ro fe ss o r d e ve rá e sc re ve r n o q u ad ro : h á b ito s d e vi d a sau d áv e is (d o rm ir 1 0 h o ra s; lav ar o s d e n te s; to m ar b a n h o ; to m ar o p e q u e n o -al m o ço , e tc .) e so li ci ta r q u e o s al u n o s e sc re va m u m a h is tó ri a d e u m a cr ian ça co m h áb ito s d e v id a sau d áv e is (p ar a is so d e ve rã o u sar o s h áb it o s re g is ta d o s n o q u ad ro ). - C o m p re e n d e r a im p o rtâ n ci a d a h ig ie n e , a li m e n ta ção , so n o e p rá ti ca re g u lar d e e xe rc íc io fí si co p ar a a saú d e d o s in d iv íd u o s. E D U C A Ç Ã O S E X U A L 5 º a n o An o l e ct iv o : 2 0 1 1 /1 2 C o n te ú d o s O p e ra ci n a li za çã o A ct iv id a d e s* O b je ti v o n te ú d o s n im o s b e rd ad e — as p e cto s g ic o s e e m o ci o n ai s; co rp o e m sf o rm aç ã o ; a cte re s se xu ai s n d ár io s; rm al id ad e , rtâ n ci a e fr e q u ê n ci a su as var ian te s si co ló g ic a s; e rs id ad e e r e sp e ito ; xu al id ad e e g é n e ro ; C o rp o S e xu ad o F o rm aç ã o C ív ic a 4 5 m in (1 ) A ti vi d ad e 1 : “O q u e s e i d a p u b e rd ad e ? ” - ap ro fu n d ar o s se u s co n h e ci m e n to s so b re p u b e rd ad e ; - co m p re e n d e r as p e ct o s e sp e cí fi co s d a p u b e rd ad e . 4 5 m in (2 ) A ti vi d ad e 2 : “D if e re n ças e se m e lh an ça s e n tr e s e xo s” - id e n ti fi car a s p ri n ci p a is s e m e lh an ças e xt e rn as d o c o rp o m as cu li n o e d o f e m in in o - re co n h e ce r as p ri n ci p a is d if e re n ças e xt e rn as d o c o rp o d o s ra p az e s e d as r a p ar ig as . 4 5 m in (3 ) A ti vi d ad e 3 : A p re se n ta çã o e d is cu ss ão d o P o w e rp o in t “T u d o m u d a” - ap ro fu n d ar o s co n h e ci m e n to s so b re a s m u d an ça s d a a d o le sc ê n ci a (al te raç õ e s p u b e rtá ri as ); - sab e r id e n ti fi car as p ri n ci p a is d if e re n ças e s e m e lh an ças a n at ó m ic as e fi si o ló g ic as n o s d o is s e xo s. Id e n ti d ad e S e xu al 4 5 m in (4 ) A ti vi d ad e 4 : “O q u e p re fi ro … ” - se r cap az d e e xp re ss ar s e n ti m e n to s; - co m p re e n d e r q u e o s n o ss o s se n ti m e n to s vão s o fr e n d o a lte raç õ e s, re su lt a n te s d o p ro ce ss o d e c re sc im e n to . 4 5 m in (5 ) A ti vi d ad e 5 : “Mi m ar s e n ti m e n to s” - se r cap az d e e xp ri m ir s e n ti m e n to s a tr a vé s d a m ím ic a; - co m p re e n d e r se n ti m e n to s tr an sm iti d o s se m u ti li za r p al a vr as . S e xu al id ad e e re laç õ e s 4 5 m in (6 ) A ti vi d ad e 6 : “M e n sag e m af e cti va p ar a u m a fam il iar o u a m ig o ” - cap az d e c o m u n ic ar s e n ti m e n to s a p e ss o a s d a su a fam íl ia; - re fl e cti r so b re a i m p o rtâ n ci a d a fam íl ia p ar a o d e se n vo lv im e n to Ín d ic e

(12)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 1 0 d e 1 5 6 é ti ca d a m an a. in te rp e ss o ai s p e ss o al . S e xu al id ad e e so ci e d ad e 4 5 m in (7 ) A ti vi d ad e 7 : “A s p ro fi ss õ e s e o s se xo s” - ac e it a r q u e a s p ro fi ss õ e s n ã o d e ve m s e r d e te rm in ad o s p e lo s e xo d e p e rte n ça; - p e rc e b e r q u e o s e ste re ó ti p o s p o d e m i n fl u e n ci ar a e sc o lh a d a p ro fi ss ão . 4 5 m in à O S E X U A L 6 º a n o An o l e ct iv o : 2 0 1 1 /1 2 C o n te ú d o s O p e ra ci n a li za çã o A ct iv id a d e s* O b je ti v o M ín im o s — as p e cto s o ci o n ai s; o e m ; se xu ai s , fr e q u ê n ci a var ian te s h u m an a e e am il iar ; d o ci cl o lat ó ri o ; C o rp o S e xu ad o C iê n ci a s d a N at u re za T E MA : O rg an is m o h u m an o A ti vi d ad e s d e se n vo lv id as d e a co rd o c o m a p lan if ic aç ão e fe tu ad a e m g ru p o d is ci p li n ar e a co m a e sp e ci fi ci d ad e d e c a d a tu rm a. O b je ti vo s e sp e cí fi co s d a d is ci p li n a . S aú d e s e xu al e re p ro d u ti va E stu d o A co m p . 9 0 m in + 9 0 m in S e ss õ e s d e e sc lar e ci m e n to d e se n vo lv id as p e la e q u ip a d e s aú d e e sc o lar ( te m át ic as : al te ra çõ e s p u b e rtá ri as , co n tr a ce ção e h ig ie n e e s aú d e ) - p ro m o v e r o c o n ta to e n tr e o s a lu n o s e t é cn ic o s d e s aú d e ; - e sc lar e ce r d ú vi d as d o s a lu n o s; - id e n ti fi car al te ra çõ e s p u b e rtá ri as ; - ap ro fu n d ar co n h e ci m e n to s so b re o fu n ci o n am e n to d o si ste m a re p ro d u to r; - co n h e ce r m é to d o s co n tr a ce ti vo s; - co m p re e n d e r a im p o rtâ n ci a d e h ig ie n e p e ss o al p ar a a saú d e d o in d iv íd u o .

(13)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 1 1 d e 1 5 6 D iv e rs id ad e e sp e it o ; S e xu al id ad e e g é n e ro ; P re v e n çã o d o s m au s at o s e d as ro xi m aç õ e s ab u si v as ; D im e n são é ti ca d a xu al id ad e h u m an a. Id e n ti d ad e e S e xu al id ad e F o rm aç ã o C ív ic a 4 5 m in (1 ) A ti vi d ad e 1 : “S e e u f o ss e … ” - se r cap az d e s e c o lo ca r co m o p e ss o a d o o u tr o s e xo ; - co m p re e n d e r q u e o c o m p o rta m e n to d as p e ss o a s n ão d e ve e st a r d e p e n d e n te d o s e ste ró ti p o s d o g é n e ro . 4 5 m in S e xu al id ad e e re laç õ e s in te rp e ss o ai s 4 5 m in (2 ) A ti vi d ad e 2 : “O q u e se i so b re ab u so s se xu ai s” - a sab e r id e n ti fi car as p e to s re lac io n ad o s co m o s a b u so s se x u ai s; - ap ro fu n d ar c o n h e ci m e n to s so b re o s a b u so s se xu ai s. 4 5 m in ( 3 ) A ti v id ad e 3 : “A b u so , te n tat iv a d e ab u so – sab e r at u ar ” - p e rc e ci o n ar s it u aç õ e s d e r is co ; - sab e r d ize r “n ão ” a si tu aç õ e s p e rc e ci o n ai s co m o d e r is co , n o âm b ito d o s a b u so s se xu ai s; - sab e r li d a r co m s itu aç õ e s d e r is co . 4 5 m in S e xu al id ad e e so ci e d ad e 4 5 m in (4 ) A ti vi d ad e 4 : “E ste re ó ti p o s se xi sta s” - p e rc e b e r o q u e s ão e ste ri ó ti p o s d e g é n e ro ( se xi sta s) ; - p e rc e b e r q u e a im p re n sa e sc ri ta e a p u b li ci d ad e ac e n tu am o s e ste re ó ti p o s se xi st a s; - ad o ta r u m a at itu d e cr íti ca re lat iv a m e n te à tr a n sm is são d e e ste re ó ti p o s se xi st a s. 4 5 m in 4 5 m in E D U C A Ç Ã O S E X U A L 7 º a n o An o l e ct iv o : 2 0 1 1 /1 2 C o n te ú d o s O p e ra ci n a li za çã o A ct iv id a d e s* O b je ti v o C o n te ú d o s M ín im o s C o m p re e n são d a o lo g ia g e ra l d a p ro d u ção h u m an a; D im e n são é ti ca d a xu al id ad e h u m an a; C o m p re e n são d a xu al id ad e c o m o u m a d as m p o n e n te s m ai s n sí v e is d a p e ss o a, n o n te xto d e u m p ro je cto vi d a q u e in te g re o re s (p o r e xe m p lo : C o rp o s e xu ad o F o rm aç ã o C ív ic a 4 5 m in (1 ) A ti vi d ad e 1 : O q u e é a s e xu al id ad e ? - co n h e ce r o c o n ce ito d e s e xu al id ad e 4 5 m in (2 ) A ti vi d ad e 2 : “E sto u a m u d ar !? ” - id e n ti fi car e c o m p re e n d e r as a lte raç õ e s n a p u b e rd ad e ; - m e lh o ra r a co m p re e n são d o fu n ci o n am e n to d o s m e can is m o s b io ló g ic o s e r e p ro d u ti vo s 4 5 m in (3 ) A ti vi d ad e 3 : “P ro b le m as d a ad o le sc ê n ci a” - id e n ti fi car co m p o rta m e n to s e se n ti m e n to s co m u n s a to d o s o s ad o le sc e n te s; - id e n ti fi car p ro b le m as d o s a d o le sc e n te s. 4 5 m in Id e n ti d ad e e se xu al id ad e 4 5 m in (4 ) A ti vi d ad e 4 : “T ão i g u ai s tã o d if e re n te s” - ap o n ta r car a te rí sti ca s d as c o n str u çõ e s so ci ai s d e g é n e ro ; - id e n ti fi car o s co m p o rta m e n to s q u e p e rp e tu am a s d e si g u al d ad e s d aí Ín d ic e

(14)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 1 2 d e 1 5 6 te rn u ra , at u ri d ad e ac id ad e d e fr u str a çõ e s, lu n tá ri a) e é ti ca; F o rm aç ã o C ív ic a 4 5 m in re su lt a n te s. 4 5 m in (5 ) A ti v id ad e 5 : “D if e re n te s fo rm a s d e e xp re ss ar s e n ti m e n to s” - d e sc re ve r d if e re n te s se n ti m e n to s; - d e sc o b ri r d if e re n te s fo rm a s d e e xp re ss ar s e n ti m e n to s. S e xu al id ad e e re laç õ e s in te rp e ss o ai s 4 5 m in (4 ) A ti vi d ad e 6 : “O q u e m ai s v al o ri zo é … ” - re co n h e ce r e h ie ra rq u iza r va lo re s 4 5 m in (5 ) A ti vi d ad e 7 : “C o rr e io s e n ti m e n ta l” - d e se n vo lv e r cap ac id ad e s q u e f ac il it e m a e xp re ss ão d e s e n ti m e n to s, af e to s e d e se jo s p ró p ri o s; - re sp e ita r e a ce it a r as o u tr a s p e ss o a s. 4 5 m in 4 5 m in (6 ) A ti vi d ad e 8 : “O q u e é a a m iza d e ? ” - id e n ti fi car e c o m p re e n d e r o c o n ce it o d e a m iza d e S e xu al id ad e e S o ci e d ad e 4 5 m in (7 ) A ti vi d ad e 9 : “A d ap ta ção d e p ro vé rb io s à ac tu al id ad e ” - in te rp re ta r d iv e rs o s p ro v é rb io s, te n d o e m c o n ta o p ap e l d a m u lh e r e d o h o m e m n a so ci e d ad e . - d is cu ti r o car á ct e r p e rs u as iv o d o s e st e re ó ti p o s d e g é n e ro n as p e rc e p çõ e s q u e o s h o m e n s e a s m u lh e re s faz e m d e si p ró p ri o s, e n q u an to p ai s, f il h o s, p ro fi ss io n ai s, e tc ., e n o m o d o c o m o te n d e m a av al ia r as o u tr a s p e ss o a s. - co m p re e n d e r q u e as c o n ce p çõ e s ac tu ai s d o p ap e l d a m u lh e r e d o h o m e m s ão d if e re n te s d o q u e e ram n o p as sad o . 4 5 m in (8 ) A ti vi d ad e 1 0 : “D ar e r e ce b e r u m n ão . D ar e re ce b e r u m s im ” - au m e n ta r a cap ac id ad e d e d e ci são p e ss o al e d e ac e it a ção d as d e ci sõ e s d o s o u tr o s; - se r cap az d e e xp re ss ar o s se u s se n ti m e n to s e o p in iõ e s; - tr e in a r a cap ac id ad e d e d e ci são ; - ac e ita r n o s o u tr o s d if e re n te s se n ti m e n to s, o p in iõ e s e d e ci sõ e s. 4 5 m in S aú d e s e xu al e re p ro d u ti va 4 5 m in (9 ) A ti vi d ad e 1 1 : “A d o le sc e n te s sau d á ve is ” - re co n h e ce r as n o vas n e ce ss id ad e s d o s ad o le sc e n te s (al im e n ta ção , h ig ie n e , d e sc an so ) p ro m o ve n d o a s u a p rá ti ca. 4 5 m in Ín d ic e

(15)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 1 3 d e 1 5 6 E D U C A Ç Ã O S E X U A L 8 º a n o An o l e ct iv o : 2 0 1 0 /1 1 C o n te ú d o s O p e ra ci n a li za çã o A ct iv id a d e s* O b je ti v o n te ú d o s M ín im o s m p re e n são d a g ia g e ra l d a d u ção h u m an a; e n são é ti ca d a al id ad e h u m an a; m p re e n são d a al id ad e c o m o u m a d as p o n e n te s m ai s v e is d a p e ss o a, n o xto d e u m p ro je cto vi d a q u e in te g re re s (p o r e xe m p lo : s, te rn u ra , im e n to e m at u ri d ad e ci o n al , cap ac id ad e d e co m fr u str a çõ e s, p ro m is so s, n ê n ci a vo lu n tá ri a) e d im e n são é ti ca; C o rp o s e xu ad o F o rm aç ã o C ív ic a 4 5 m in (1 ) A ti vi d ad e 1 : C o n ce ito d e s e xu al id ad e - co n h e ce r o c o n ce ito d e s e xu al id ad e 4 5 m in (2 ) A ti vi d ad e 2 : a lte raç õ e s p u b e rtá ri as - id e n ti fi car e c o m p re e n d e r as a lte raç õ e s n a p u b e rd ad e ; - m e lh o ra r a co m p re e n são d o fu n ci o n am e n to d o s m e can is m o s b io ló g ic o s e r e p ro d u ti vo s 4 5 m in (3 ) A ti vi d ad e 3 : Jo g o d as a d iv in h as - co n h e ce r o c ic lo m e n st ru al ; - Re co n h e ce r a d if e re n ça e n tr e s e xu al id ad e e r e p ro d u ção Id e n ti d ad e e S e xu al id ad e 4 5 m in (4 ) A ti v id ad e 4 : “O s m e u s d e fe ito s e q u al id ad e s” - d e se n vo lv e r a cap ac id ad e d e r e fl e xã o s o b re q u al id ad e s e d e fe ito s d as p e ss o as ; - a ce ita r as o p in iõ e s d o s o u tr o s; - a ss u m ir m u d an ças d e a ti tu d e , u lt ra p as san d o p ré -c o n ce ito s; - d e se n vo lv e r a s re laç õ e s in te rp e ss o ai s. 4 5 m in (5 ) A ti vi d ad e 5 : “E le e e la” - id e n ti fi car co n str u çõ e s so ci ai s q u e in fl u e n ci a m o s co n ce ito s d e H o m e m e M u lh e r e a s n o rm a s a ss o ci ad as ; 4 5 m in S e xu al id ad e e re laç õ e s in te rp e ss o ai s 4 5 m in (6 ) A ti vi d ad e 6 : “J o g o d a s e m o çõ e s” - co m p re e n d e r d if e re n te s se n ti m e n to s; - e xp re ss ar d if e re n te s se n ti m e n to s. 4 5 m in 4 5 m in (7 ) A ti vi d ad e 7 : “V io lê n ci a” - re fl e ti r so b re s it u aç õ e s d e a b u so d e p o d e r re lat iv a s à s e xu al id ad e ; - d is ti n g u ir d if e re n te s fo rm as d e v io lê n ci a - id e n ti fi car c o m p o rt a m e n to s d e sa ju sta d o s n as r e laç õ e s; - co m p re e n d e r co m o se p ro m o ve m re lac io n am e n to s af e cti vo s sau d áv e is . 4 5 m in S e xu al id ad e e S o ci e d ad e 4 5 m in (8 ) A ti vi d ad e 8 : “E n te n d e r a h o m o ss e xu al id ad e ” - re fl e ti r so b re d if e re n te o ri e n ta ção s e xu al . 4 5 m in (9 ) A ti vi d ad e 9 : “P e la b o ca m o rr e o p e ix e ” - id e n ti fi car al g u n s p ro v é rb io s e ad ág io s p o rt u g u e se s q u e ab o rd am q u e stõ e s li g ad as à s e xu al id ad e ; - id e n ti fi car m e n sag e n s v e ic u lad as n e ste s p ro v é rb io s e a d ág io s; -r e fl e ti r cr it ic am e n te so b re a in fl u ê n ci a d e sta li n g u ag e m n as co n st ru çõ e s so ci ai s. Ín d ic e

(16)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 1 4 d e 1 5 6 4 5 m in (1 0 ) A ti vi d ad e 1 0 : E vo lu ção d o co n ce ito d e se xu al id ad e - co m p re e n d e r q u e o c o n ce ito d e s e xu al id ad e e o s re lac io n am e n to s se al te ra ra m a o l o n g o d a h is tó ri a; 4 5 m in S aú d e S e xu al e re p ro d u ti va F o rm a ção C ív ic a e /o u A A E 4 5 m in (1 1 ) A ti vi d ad e 1 1 : D e se n vo lv im e n to d e h áb ito s sau d áv e is - C o m p re e n d e r a im p o rtâ n ci as d e o p ta r p o r h áb ito s d e vi d a p ro m o to re s d e s aú d e . 4 5 m in à O S E X U A L 9 º a n o An o l e ct iv o : 2 0 1 1 /1 2 C o n te ú d o s O p e ra ci n a li za çã o P la n if ic a çã o d e A ct iv id a d e s O b je ti v o ú d o s M ín im o s d a fi si o lo g ia g e ra l d a m an a; d o ci cl o m e n str u al e d o u so e ac e ss ib il id ad e e , su m ar ia m e n te , d o s o s d e ac çã o e to le râ n ci a ár io s) ; d a e p id e m io lo g ia d as m und o ( in cl u in d o i n fe cç ão fi ci ê n ci a h u m an a — ap il o m a u as c o n se q u ê n ci as ) b e m d o s d e p re ve n ção . S ab e r g e o se u p ró p ri o c o rp o , o lê n ci a e o ab u so f ís ic o e p o rta m e n to s se xu ai s d e o n ão a p re ss õ e s e xu ai s; to d a s ta xa s e te n d ê n ci as C o rp o S e xu ad o C iê n ci a s N at u ra is 4 5 0 m in T E MA : T ra n sm is são d e v id a A ti vi d ad e s d e se n vo lv id a s d e ac o rd o co m a p lan if ic aç ão e fe tu ad a e m g ru p o d is ci p li n ar e a co m a e sp e ci fi ci d ad e d e c a d a tu rm a O b je ti vo s e sp e cí fi co s d a d is ci p li n a . S aú d e S e xu al e Re p ro d u ti va D e a co rd o co m o h o rá ri o d a tu rm a (p re fe re n ci al m e n te F C e A A E ) 9 0 m in + 9 0 m in S e ss õ e s d e e sc lar e ci m e n to d e se n vo lv id a s p e la e q u ip a d e s aú d e e sc o la r (te m át ic as : p lan e am e n to f am il iar e c o n tr ac e ção e IS T ) - p ro m o v e r o c o n ta to e n tr e o s a lu n o s e t é cn ic o s d e s aú d e ; - e sc lar e ce r d ú vi d as d o s a lu n o s; - Re d u zi r d e c o n se q u ê n ci as n e g at iv a s d o s co m p o rta m e n to s se xu ai s d e r is co , ta is c o m o a g rav id e z n ão d e se ja d a e a s in fe cç õ e s se xu al m e n te t ra n sm is sí ve is ; - val o ri za r d e u m a se xu al id ad e r e sp o n sáv e l e i n fo rm ad a; - re co n h e ce r d a im p o rtâ n ci a d e p ar ti ci p aç ã o n o p ro ce ss o e d u cat iv o d e té cn ic o s d e s aú d e ; - e li m in ar d e c o m p o rta m e n to s b as e ad o s n a d is cr im in aç ã o se xu al o u n a vi o lê n ci a e m f u n ção d o s e xo o u o ri e n ta çã o se xu al . Ín d ic e

(17)

A g ru p a m e n to d e E sc o la s d e D . Fe rn a n d o I I E d u ca çã o p a ra a S a ú d e Im p le m e n ta çã o d a L e i n º 6 0 /2 0 0 9 E d u ca çã o S e x u a l e m m e io e sc o la r P á g in a 1 5 d e 1 5 6 as in te rr u p çõ e s vo lu n tá ri as d e rav id e z, su as se q u e las e re sp e cti vo g n if ic ad o C o m p re e n são d a n o ção d e ar e n ta li d a d e n o q u ad ro d e u m a saú d e xu al e re p ro d u ti va sa u d áv e l e sp o n sá ve l C o n h e ci m e n to d a s ta xa s e te n d ê n ci as e m at e rn id ad e d a p at e rn id ad e n a ad o le sc ê n ci a e m p re e n são d o r e sp e cti vo s ig n if ic ad o ; C o n h e ci m e n to d a s ta xa s e te n d ê n ci as as in te rr u p çõ e s vo lu n tá ri as d e rav id e z, su as se q u e las e re sp e cti vo g n if ic ad o ; S e xu al id ad e e S o ci e d ad e G e o g ra fi a 4 5 m in T E MA : T ra n sm is são d e v id a A ti vi d ad e s d e se n vo lv id a s d e ac o rd o co m a p lan if ic aç ão e fe tu ad a e m g ru p o d is ci p li n ar e co m a e sp e ci fi ci d ad e d e c a d a tu rm a O b je ti vo s e sp e cí fi co s d a d is ci p li n a . D im e n são é ti ca d a se xu al id ad e u m an a: C o m p re e n são d a se xu al id ad e co m o m a d as c o m p o n e n te s m ai s se n sí ve is d a e ss o a, n o c o n te xto d e u m p ro je cto d e d a q u e i n te g re v al o re s (p o r e xe m p lo : e cto s, te rn u ra , cr e sc im e n to e at u ri d ad e e m o ci o n al , cap ac id ad e d e d a r co m fr u str a çõ e s, co m p ro m is so s, sti n ê n ci a vo lu n tá ri a) e u m a d im e n são ti ca; F o rm aç ã o C ív ic a 4 5 m in (1 ) A ti vi d ad e 1 : “S e rá a b u so ? ” - re fl e ti r so b re si tu aç õ e s d e ab u so d e p o d e r re lat iv as à se xu al id ad e ; - e xp lo ra r co m p o rta m e n to s d e re sp o sta a e st e ti p o d e si tu aç ã o . 4 5 m in S e xu al id ad e e re laç õ e s in te rp e ss o ai s F o rm aç ã o C ív ic a 4 5 m in (2 ) A ti vi d ad e 2 : “V io lê n ci a n o n am o ro … ” - d is ti n g u ir d if e re n te s fo rm as d e v io lê n ci a; - co m p re e n d e r a s cau sas e a s co n se q u ê n ci a s d a vi o lê n ci a n o n am o ro ; - id e n ti fi car c o m p o rta m e n to s d e sa ju sta d o s n as r e laç õ e s; - co m p re e n d e r co m o se p ro m o v e m re lac io n am e n to s af e ct iv o s sau d áv e is . 4 5 m in * T o d as as a ti v id a d e s p ro p o st as t ê m u m p la n o d e au la as so ci a d o n o s a n e xo s d e st e d o cu m e n to . Ín d ic e

(18)

Agrupamento de Escolas de D. Fernando II Educação para a Saúde

Implementação da Lei nº 60/2009 – Educação Sexual em meio escolar

Referências Bibliográficas

Caetano, T. (2011). Projeto de educação sexual. Trabalho desenvolvido na oficina de formação Estratégias Criativas para o Ensino-Aprendizagem da Educação Sexual na Escola. (não publicado)

Carriço, E. C. e Souto, E. (2010). KIT EDUCATIVO – saúde e sexualidade – 2º ciclo. Lisboa: APF, Associação para o Planeamento da Família.

Damião, A. M. (2009). Educar para uma sexualidade harmoniosa. Setubal, Contra Margem.

Pereira, M. M. e Freitas, F. (2001). Educação sexual: Contextos de sexualidade e adolescência. Porto: Asa Editores. Piano, A. R., Garbin, C. e Carvalho, O. (2011). Projeto: Tu na adolescência. Trabalho desenvolvido na oficina de formação Estratégias Criativas para o Ensino-Aprendizagem da Educação Sexual na Escola. (não publicado). Robert, J. (2006). A minha sexualidade dos 6 aos 9 anos. Porto: Porto Editora.

Robert, J. (2006). A minha sexualidade dos 9 aos 13 anos. Porto: Porto Editora.

Sampaio, D. (Coord.) (2007). Grupo de Trabalho de Educação Sexual – Relatório Final. http://www.dgidc.min-edu.pt/saude/Documents/GTES_RELATORIO_FINAL.pdf

Santos, A. e Rolim, A. (2011). Projeto de educação sexual. Trabalho desenvolvido na oficina de formação Estratégias Criativas para o Ensino-Aprendizagem da Educação Sexual na Escola. (não publicado)

Santos, L. (2011). Projeto de educação sexual. Trabalho desenvolvido na oficina de formação Estratégias Criativas para o Ensino-Aprendizagem da Educação Sexual na Escola. (não publicado)

Vilaça. M. T. M. (2006). Acção de competência de acção em educação sexual: uma investigação com professores e

alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário. Tese de Doutoramento. Braga: Universidade do Minho.

Vilar, D. e Carriço, E. C. (2010) KIT EDUCATIVO – saúde e sexualidade – 1º ciclo. Lisboa: APF, Associação para o Planeamento da Família.

Vilar, D. e Carriço, E. C. (2010) KIT EDUCATIVO – saúde e sexualidade – 3º ciclo. Lisboa: APF, Associação para o Planeamento da Família.

Documentos legislativos

(19)

Agrupamento de Escolas de D. Fernando II Educação para a Saúde

(20)

Escola Básica 2,3 D. Fernando II

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE

(21)

Escola Básica 2,3 D. Fernando II

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Educação Sexual – Atividade 2 – 1º ano

(22)

Escola Básica 2,3 D. Fernando II

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Educação Sexual – Atividade 2 – 1º ano

(23)

Escola Básica 2,3 D. Fernando II

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Educação Sexual – Atividade 6 – 1º ano

PERGUNTAS SOBRE HIGIENE, ALIMENTAÇÃO, SONO

Antes de comer todos os meninos devem…

Lavar as mãos

Depois de comer todos os meninos devem…

Lavar as mãos

Lavar os dentes

Para ser bom alunos todos os meninos devem…

Dormir bem

Comer bem

Antes de ir para a escola, temos de…

Tomar o pequeno

almoço

Devemos iniciar o almoço com…

Uma tigela de sopa

No recreio (intervalo da manhã) devemos…

Tomar um lanche

Temos de comer todos os dias…

Fruta e legumes

Depois do recreio (intervalo) devemos…

Lavar as mãos

Devemos evitar comer…

Doces

A todas as refeições devemos comer…

Legumes

(24)

Escola Básica 2,3 D. Fernando II

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Educação Sexual – Atividade 1 – 2º ano

Narrador: Como é que se faz um bebé?

Muitas histórias existem para explicar este fenómeno…

Crianças: Este fenómeno!

Criança 1: O nascimento de um bebé é um acontecimento único. Digo-vos eu!

Crianças: Um acontecimento único, sim senhor.

Criança 2: Como é que tu sabes?

Crianças: Sim. Como é que tu sabes?

Criança 1: Olha porque na outra noite ouvi os meus pais a dizer isso. Como é que eu havia

de saber.

Narrador: Meninos, silêncio. Querem saber ou não?

Criança 3: xiu silêncio deixem falar quem sabe.

Narrador: Bem, como eu estava a dizer, acho que já é altura para vos dizer como se

fazem os bebés.

Primeiro…

Criança 4: A minha mãe disse-me que os bebés-Meninas eram feitos de açúcar e de

especiarias…

Crianças: Especiarias?

Criança 5: Estás a dizer que as crianças são rebuçados?

Criança 6: Não está a dizer que os bebés meninas são chipa-chupas!?

Criança 7: O papá disse-me que os bebés-Meninos eram feitos de lesmas, caracóis e de

caudas de cachorrinhos.

(25)

Criança 9: (com ar enojado) cauda de cachorrinho?

Narrador: Sabem as coisas não se passam bem assim…

Criança 10: A minha mãe disse-me que os bebés eram entregues pela…

Criança 11: cegonha!

Criança 12: Não, não a minha tia disse-me que quem as entregava era o carteiro!

Criança 13: Não, não encomendam-se pela internet!

Criança 14: Nada disse os bebés são como as plantas.

Criança 15: Nascem como as plantas sim senhor, crescem a partir de sementes.

Narrador: Meninos mas o que é que estão para aí a dizer?

Criança 16: Olha a minha mãe falou-me no espermatozóide…

Criança 1: O meu pai também me disse que os bebés nasciam a partir do

espermatozóide…

Crianças: Do quê? Espermatozóide?

Narrador: É verdade. Vou contar-vos a “História do Zezinho”.

Crianças: Do zezinho?

Narrador: (Pega no livro e começa a contar a história ou apaga a luz e mostra o

powerpoint). Era uma vez um espermatozóide que se chamava Zezinho…

(As crianças devem estar muito atentas à história…)

(26)

Escola Básica 2,3 D. Fernando II

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Educação Sexual – Atividade 1 – 2º ano

(27)
(28)
(29)
(30)
(31)

Escola Básica 2,3 D. Fernando II

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Educação Sexual – Atividade 1 – 3º ano

(32)
(33)
(34)

Escola Básica 2,3 D. Fernando II

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Educação Sexual – Atividade 2 – 3º ano

(35)
(36)
(37)
(38)
(39)

Referências

Documentos relacionados

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

Effects of Stocking Rate and Heather Supplementation on Gastrointestinal Nematode.. Infections and Host Performance in Naturally-Infected

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

Nesse sentido, Ridola (2014) afirma o Estado possui como dever, perante a sociedade, a criação de condições que permitam o devido exercício da dignidade.. Entretanto,

Em termos de função na empresa, podemos constatar, de acordo com a tabela abaixo apresentada (valores médios do somatório de cada uma das opções), que a

A questão das quotas estará sempre na ordem do dia, porquanto constitui-se como motivo central de discórdia (Vaz, 2008) razão pela qual o desafio principal da administração pública

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.. O que precisa de saber antes