• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL DE DISCIPLINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL DE DISCIPLINA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO

PROFESSOR RESPONSÁVEL DE DISCIPLINA

Proposto pela Comissão Científica do Departamento de Engenharia

Electrotécnica em Julho de 2001

Alterada na Comissão Coordenadora do Conselho Científico em Fevereiro

de 2002 (excepto no que se refere às Responsabilidades Administrativas e

Pedagógicas)

Alterada na Comissão Coordenadora do Conselho Pedagógico em Setembro de 2002

(2)

Introdução

O cargo de Professor Responsável de Disciplina (PRD) adquiriu uma importância considerável ao longo do tempo, expressando-se tanto na capacidade de decisão sobre as disciplinas, como na utilidade da informação que disponibiliza em diversos momentos e para variados fins, aos órgãos da Escola.

As suas funções ou tarefas têm vindo a ser explicitamente formulados pelo Conselho Directivo, pelo Conselho Científico e pelo Conselho Pedagógico (ver “Adenda ao Calendário Escolar ” de 2000/01 no ponto II, “Normas Gerais de Avaliação de Conhecimentos” e “Metodologia e Regras de Marcação de Exames de 1ª e 2 ª época da EST” respectivamente) mais para responder a certas

necessidades ou problemas específicos que foram surgindo, do que por coerência e integridade funcional.

Esta dispersão, no tempo e no modo, a par de alguma falta de clarificação das funções do Professor Responsável de Disciplina, tem causado alguma entropia na organização administrativa, científica e pedagógica da Escola pelo que se entende ser útil a elaboração de um regulamento que reuna, de forma coerente e cabal, as funções e responsabilidades do Professor Responsável de Disciplina.

Assim, este regulamento tem por objectivo definir as responsabilidades do Professor Responsável de Disciplina.

(3)

I – Nomeação

a) A nomeação dos Professores Responsáveis das Disciplinas (PRD) é da competência dos Departamentos ou Secções Autónomas, de acordo com os Estatutos da ESTSetúbal

b) Podem ser Professores Responsáveis pelas Disciplinas: - Professores Coordenadores,

- Professores Coordenadores Equiparados, - Professores Adjuntos,

- Professores Adjuntos Equiparados,

- Outros Professores com o grau de Doutor que colaboram na ESTSetúbal.

II – Agrupamento de Responsabilidades

Apenas pela facilidade inerente a uma sistematização, as responsabilidades são divididas em categorias: administrativa, científica e pedagógica.

a) As responsabilidades administrativas dizem respeito à actualização de processos, de documentação referente à disciplina e de pautas de alunos junto da Secretaria Académica. O Conselho Directivo é o órgão que calendariza as tarefas e supervisiona o seu cumprimento.

b) As responsabilidades científicas são as que se relacionam com os conteúdos programáticos da disciplina, de acordo com as linhas de orientação estabelecidas na Área Científica na qual a disciplina se insere, respeitando as indicações emanadas do Conselho Científico.

c) As responsabilidades de natureza pedagógica são as que formalizam o relaciona-mento entre a disciplina (ou docentes que a leccionam) e o aluno e estão de acordo com os objectivos pré-fixados para o curso respectivo. O cumprimento das tarefas é supervisionado pelo Conselho Pedagógico da Escola através do Director do Curso no qual a disciplina é ministrada.

(4)

d) Para o cumprimento destas responsabilidades deve o Professor Responsável de Disciplina convocar e dirigir as reuniões de docentes que colaboram na disciplina, com o formato e periodicidade que considere necessárias ao bom funcionamento da mesma.

III - Responsabilidades Administrativas

a) Preencher e entregar, nos prazos fixados pelo Conselho Directivo, todos os documentos administrativos por este requeridos, nomeadamente:

- Ficha da Disciplina;

- Relatório final da disciplina; - Fichas ECTS.

b) Receber, analisar e tratar os dados dos documentos: - Relatório da Disciplina;

- Inquérito aos Alunos; - Sumários;

propondo a intervenção superior em casos devidamente justificados.

c) Lançar as classificações obtidas pelos alunos nas pautas da Secretaria Académica pelos meios informáticos disponíveis para o efeito.

d) Entregar uma cópia em papel das pautas, na Secretaria Académica, devidamente conferida e assinada.

e) Conferir as classificações registadas no livro de termos e assinar todas as páginas.

f) Manter actualizados os conteúdos da disciplina, nomeadamente a página da Internet, quando exista.

IV - Responsabilidades Científicas O Professor Responsável tem o dever de:

(5)

a) Promover com a coordenação da Área Científica a actualização dos conteúdos da disciplina de acordo com a evolução científica e com as necessidades emergentes da profissão de Engenheiro e colaborar no estabelecimento das dependências ou ligações de natureza científica entre a disciplina de que é responsável e outras disciplinas.

b) Submeter à aprovação do Conselho Científico o novo conteúdo de uma disciplina sempre que se verifique uma alteração substancial do seu conteúdo. c) Elaborar pareceres de equivalência entre a disciplina de que é responsável e

outras disciplinas.

d) Coordenar e elaborar enunciados das avaliações e definir os critérios de análise às respostas.

e) Elaborar os documentos necessários para o relatório de avaliação do curso a que a disciplina pertence.

V - Responsabilidades Pedagógicas

a) Garantir o cumprimento dos objectivos e programa da disciplina.

b) Elaborar e implementar as estratégias pedagógicas para os métodos de ensino adoptados e, nomeadamente, conciliar no tempo e nos conteúdos, as aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e de laboratório.

c) Contribuir para a motivação dos alunos usando todos os meios materiais ao seu dispor e, em particular, os recursos laboratoriais.

d) Garantir a avaliação dos alunos de acordo com “As Normas Gerais de Avaliação de Conhecimentos” da ESTSetúbal/IPS.

e) Elaborar e/ou incentivar a construção de materiais e meios de estudo,

nomea-damente apontamentos, enunciados de problemas, problemas resolvidos, guias de laboratório e outros.

f) Definir a bibliografia relevante e de entre esta, indicar os livros e materiais pedagógicos de consulta existentes na biblioteca. Sempre que possível deve

(6)

especificar os capítulos de livros que sejam adequados a temas do programa da disciplina.

g) Fomentar o trabalho do aluno valorizando a pesquisa bibliográfica e a utilização responsável dos meios laboratoriais.

h) Manter um “dossier” de disciplina, procedendo ao arquivo sistemático de provas (testes, exames, trabalhos, projectos, casos e outros) favorecendo a sua divulgação junto dos alunos da disciplina, nos casos que julgar oportunos.

i) Analisar o nível de sucesso escolar da disciplina e, caso se justifique, propor medidas de promoção do sucesso escolar.

VI – Delegação de Competências

a) Algumas competências do Professor Responsável de Disciplina podem ser delegadas num docente que leccione as aulas teóricas ou teórico-práticas.

b) Considerando que a uma elevada percentagem do actual corpo docente da ESTSetúbal correspondem as categorias de professor ou equiparado a professor, que nos termos deste regulamento podem ser responsáveis de disciplina, a delegação de competências apenas deve ocorrer em situações de ausência ou limitação na actividade lectiva do PRD, como sejam, motivos relacionadas com doença, licença de parto, formação ou cargos de gestão. A possibilidade de delegação é ainda extensiva a situações de disciplinas com turmas de dois ou mais cursos repartidos por vários docentes, ou em casos em que se verifique a necessidade da totalidade das aulas serem leccionadas por Assistentes ou Equiparados a Assistentes.

c) O docente a quem são delegadas competências designa-se Docente Co-responsável de Disciplina (DCD).

d) A delegação de competências a que se refere o ponto anterior deve ser proposta pelo Professor Responsável pela Disciplina e aprovada pelo Departamento ou Secção Autónoma.

(7)

e) As funções do docente co-responsável correspondem às actividades descritas em c) e d) da secção III e alínea c) da secção IV, bem como colaborar com o Professor Responsável de Disciplina no âmbito das respectivas funções.

f) As pautas provisórias são sempre assinadas pelo Professor Responsável e pelo Docente Co-Responsável (se este existir).

g) O Professor Responsável, mesmo delegando algumas das suas competências, deve acompanhar o desenvolvimento da disciplina ao longo do período lectivo.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho tem por objetivos estimar as áreas de reflorestamentos necessárias para a efetiva mitigação das emissões de gás carbônico CO 2 do setor de transporte rodoviário

Ao longo do processo a instituição museológica teve sua denominação modificada e seus espaços físicos mudados de endereço, fatos que não impediram, mesmo

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Para Alfredo Bruto da Costa (2008, p.68), é necessária uma nova Estratégia Social no combate à pobreza e às desigualdades; que fomente o progresso, e "estabeleça objectivos

Os empregados que na loja ou escritório atuarem na função de caixa, na recepção e pagamento de valores, junto ao público, conferindo dinheiro, cheques, cartões

2012 study only 3 (4%) of the dogs required blood transfusion after biopsy, and all of them were anemic prior to the procedure. In the Vasanjee et al. 2006 study, that evaluate the

No entanto, para a sua obtenção requer um alto custo, mostrando-se a necessidade de estudar fontes alternativas a fim de baratear o custo de produção, dentre estas, o uso de