• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I (Parte 1)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I (Parte 1)"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I

(Parte 1)

Prof. Eduardo Machado Real

Conteúdos:

Introdução à Programação de Computadores Estrutura Sequencial

(2)

1 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

Caro professor, podemos iniciar nossos estudos analisando a seguinte frase:

"Parte da ausência de humanidade do computador deve-se a que, competentemente programado e trabalhando bem, é completamente honesto." (Isaac Asimov)

Um programa é uma sequência de instruções em alguma linguagem compreendida pelo computador, ou seja, um programa é a codificação de um algoritmo em uma linguagem de programação. Programas utilizam a CPU para realizar operações matemáticas e manipular dados e, através do sistema operacional, interagem com os dispositivos do computador.

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens. 1. Resolução de Problemas com o Uso do Computador

Na resolução de problemas com o uso do computador o objetivo é ensinar o computador a obter a solução do problema proposto.

São necessários: a garantia que a natureza da solução do problema seja computável, isto é, que o computador seja capaz de realizar a sua solução a partir de suas operações básicas; e que os dados a serem processados possam ser manipulados pelo computador. Ex: textos, números, imagens, sons, etc.

Para resolver problemas computáveis é necessário que alguns passos sejam realizados:

1) Entender o problema – conhecer a natureza do problema, identificar claramente o que está sendo pedido, reunir a base de conhecimento para se elaborar um processo para a obtenção da solução e quebrar o problema em problemas menores ou subproblemas

2) Conhecer os dados do problema – analisar os dados fornecidos e obter os dados complementares 3) Desenvolver um método para obtenção da solução – construir um algoritmo para dar solução ao problema

4) Otimizar o método de obtenção da solução – refinar, retirar redundâncias, usando estruturas as mais simples possíveis

5) Escrever o programa – traduzir as instruções lógicas do algoritmo para as instruções da linguagem de programação que mais se adéqüe à natureza do problema, produzindo o programa fonte

6) Compilar o programa fonte – Traduzir automaticamente, pelo computador, através de um programa compilador, o programa fonte para a linguagem que o computador “entende”, a linguagem de

máquina; caso sejam encontrados erros de sintaxe, voltar ao passo 5)

7) Testar o programa – executar um programa com dados de teste que explorem todas as funcionalidades e limites do programa, analisando os resultados obtidos; caso sejam encontrados erros

de lógica, voltar ao passo 3) ou , se necessário, ao passo 1)

2 – LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.

O conjunto de palavras (tokens), compostos de acordo com essas regras, constituem o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo processador. (WIKIPÉDIA, 2010)

Portanto, é um tipo de linguagem usada pelo homem para desempenhar comunicação com a máquina, pois essa não reconhece a linguagem normal do ser humano. Para que a relação homem versus

(3)

máquina pudesse evoluir, fez-se necessário a criação de uma linguagem que tornasse a máquina operacional. A partir do desenvolvimento da linguagem de programação é que o ser humano passou a obter grandes resultados com a máquina. Atualmente é possível encontrar diversos tipos de linguagem de programação, sendo as principais: Java, C, C++, C#, Php, Delphi, entre outras.

2.1 – Classificação

As linguagens de programação, utilizadas para fazer programas de computador, são classificadas em:

Baixo nível: difícil do ser humano entender fácil da máquina entender. Exemplo: ASSEMBLER, ou linguagem de máquina.

Médio nível: fácil do ser humano entender difícil da máquina entender. Exemplo: COBOL, ADA, PL/1, C, PASCAL, BASIC.

Alto nível: mais fácil do ser humano entender e mais difícil da máquina entender. Exemplo: VISUAL BASIC, DELPHI, C++, HTML, JAVA, ASP, ActiveX.

A linguagem C é uma linguagem de alto nível: ela representa programas em um nível de abstração mais próximo do entendimento humano do que a linguagem nativa do computador, que é a linguagem de máquina.

Antes de usar um programa em linguagem de médio ou alto nível, ele precisa ser traduzido para linguagem de máquina. Na linguagem de máquina, cada operação básica é representada por uma sequência de números.

Exemplo:

98 100 99 115 90 8 73 4

98 100 ; Adote A=100 [ LOAD A, 100 ] 99 115 ; Adote B=115 [ LOAD B, 115 ]

90 8 ; Calcule A+B e armazene em A [ ADD A,A,B ] 73 4 ; Divida A por 4 e armazene em A [ DIV A,A,4 ]

Em linguagens de médio ou alto nível, esta sequência é representada por expressões mais próximas da notação matemática comum:

A = 100; B = 115; A = (A+B) / 4;

Existem duas formas de traduzir linguagens de alto e médio nível para linguagem de máquina: Interpretação: cada instrução de médio e alto nível é lida e traduzida no momento de ser

executada.

Compilação: todo o programa é traduzido antes de ser executado. O resultado da compilação é chamado programa executável.

O C++ é uma linguagem compilada.

Todo programa de computador (em qualquer linguagem textual) é escrito como um ou mais arquivos-texto, sem formatação (negrito, fontes, cores, desenhos). Os arquivos que compõem um programa são chamados arquivos-fonte ou programas-fonte.

3 - LINGUAGEM C/C++

O C nasceu na década de 70. Seu inventor, Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando um DEC PDP-11 rodando o sistema operacional UNIX. O C é derivado de uma outra linguagem: o B, criado por Ken Thompson. O B, por sua vez, veio da linguagem BCPL, inventada por Martin Richards.

Durante alguns anos, o padrão da linguagem C foi aquele fornecido com a versão 5 do sistema operacional Unix. Com a popularização dos microcomputadores, várias implementações de C foram criadas, gerando, assim, muitas discrepâncias. Para resolver tal situação, o ANSI (American National

(4)

Standards Institute) estabeleceu, em 1983, um comitê para definir um padrão que guiasse todas as

implementações da linguagem C.

A linguagem C++ é uma extensão da linguagem C. As instruções que fazem parte desta última representam um subconjunto da primeira. Os incrementos encontrados na linguagem C++ foram feitos para dar suporte à programação orientada a objetos. A sintaxe é basicamente a mesma da linguagem C. Estrutura seqüencial em C/C++: #include <nome_da_biblioteca> void main() { Bloco de comandos; }

Bibliotecas são arquivos contendo várias funções que podem ser incorporadas aos programas escritos em C/C++. A diretiva #include faz com que o texto contido na biblioteca especificada seja inserido no programa.

As bibliotecas iostream.h e conio.h permitem a utilização de diversos comandos de entrada e saída.

É importante salientar que a linguagem C/C++ é sensível as letras maiúsculas e minúsculas, ou seja, considera que letras maiúsculas são diferentes de minúsculas (por exemplo, a é diferente de A). Sendo assim, todos os comandos devem, obrigatoriamente, ser escritos em letras minúsculas. Portanto, o C é "Case Sensitive", isto é, maiúsculas e minúsculas fazem diferença. Se declarar uma variável com o nome soma ela será diferente de Soma, SOMA, SoMa ou sOmA. Da mesma maneira, os comandos do C if e for, por exemplo, só podem ser escritos em minúsculas pois senão o compilador não irá interpretá-los como sendo comandos, mas sim como variáveis.

Um programa em C++ consiste em um ou mais arquivos. Um arquivo é uma porção de texto contendo código fonte em C++ e comandos do pré-processador. Em outras palavras, ele corresponde a um arquivo fonte em um sistema tradicional. A extensão dos nomes dos arquivos fonte em C++, normalmente, é ".cpp". Entretanto, algumas implementações de C++ utilizam ".c", ".C", ".cp" ou ".cxx". Considerando sua estrutura, um programa em linguagem C ou C++ é uma coleção de variáveis, definições e chamadas de função, onde uma função é um conjunto de instruções com um nome e que desempenham uma ou mais ações.

Quando o programa começa, ele executa o código de inicialização e chama uma função especial

main(), onde é colocado o código primário para o programa

Um programa C++ mínimo consiste em:

main() { }

Este programa define a função main, que não possui argumentos e não faz nada. As chaves, { e }, são usadas para expressar agrupamentos em C++; no exemplo anterior, estas indicam o início e o fim do corpo da função (vazia) main. Cada programa em C++ deve ter uma função main.

Tipicamente, um programa produz alguma saída.

Analisando alguns exemplos:

O exemplo abaixo mostra um programa que escreve "Olá professores da Segunda

Licenciatura!" na tela do computador.

/* Programa Olá alunos da Licenciatura em Computação! */ # include <iostream.h>

void main() // Funcao principal {

cout << "\n Olá alunos da Licenciatura em Computação!"; }

(5)

A linha #include <iostream.h> instrui o compilador a incluir as declarações das facilidades de um fluxo de entrada e saída padrão, encontradas em <iostream>. Sem esta declaração, a expressão cout

<< "Olá alunos da Licenciatura em Computação!" não faria sentido. O operador << ("colocar em")

escreve o seu segundo argumento no primeiro. Neste caso, a string " Olá alunos da Licenciatura em

Computação!" é escrito no fluxo de saída padrão cout. Uma string é uma seqüência de caracteres entre

aspas duplas. As aspas servem para o compilador entender o texto delimitado, isto é, para que ele não processe os caracteres circundados como se fossem instruções de programação ou como outros comandos. Em uma string, o caracter "\" seguido por outro caracter denota um único caracter especial; neste caso "\n" é o caracter de nova linha, então é escrito "Olá alunos da Licenciatura em Computação!" seguido de uma troca de linha.

É importante comentar que C e C++ são linguagens de "forma livre". Com poucas exceções, o compilador ignora os retornos de carro e espaços em branco. Sendo assim, deve existir uma maneira de determinar o fim do comando. Em linguagens C e C++, os comandos são delimitados por ponto-e-vírgula. Os comentários na linguagem C++, como mostra o exemplo, podem ser feitos de duas maneiras: ou eles começam com "/*" e terminam com "*/", podendo incluir retorno de carro; ou eles utilizam "//" para iniciar o comentário que termina com um retorno de carro. Este último é mais conveniente que "/* */" em comentários de uma linha.

Um outro exemplo:

#include <stdio.h>

/* Um Primeiro Programa */ int main ()

{

printf ("Ola! Eu estou vivo!\n"); return(0);

}

Compilando e executando este programa você verá que ele coloca a mensagem Ola! Eu estou

vivo! na tela.

Vamos analisar o programa por partes:

A linha #include <stdio.h> diz ao compilador que ele deve incluir o arquivo-cabeçalho

stdio.h. Neste arquivo existem declarações de funções úteis para entrada e saída de dados (std =

standard, padrão em inglês; io = Input/Output, entrada e saída ==> stdio = Entrada e saída padronizadas). Toda vez que você quiser usar uma destas funções deve-se incluir este comando. O C possui diversos Arquivos-cabeçalho.

Quando fazemos um programa, uma boa idéia é usar comentários que ajudem a elucidar o funcionamento do mesmo. No caso acima temos um comentário: /* Um Primeiro Programa */. O compilador C desconsidera qualquer coisa que esteja começando com /* e terminando com */. Um comentário pode, inclusive, ter mais de uma linha.

A linha int main() indica que estamos definindo uma função de nome main. Todos os programas em C têm que ter uma função main, pois é esta função que será chamada quando o programa for executado. O conteúdo da função é delimitado por chaves { }. O código que estiver dentro das chaves será executado seqüencialmente quando a função for chamada. A palavra int indica que esta função retorna um inteiro. O que significa este retorno será visto posteriormente, quando estudarmos um pouco mais detalhadamente as funções do C. A última linha do programa, return(0); , indica o número inteiro que está sendo retornado pela função, no caso o número 0.

A única coisa que o programa realmente faz é chamar a função printf(), passando a string (uma string é uma seqüência de caracteres, como veremos brevemente) "Ola! Eu estou vivo!\n" como argumento. É por causa do uso da função printf() pelo programa que devemos incluir o arquivo- cabeçalho stdio.h . A função printf() neste caso irá apenas colocar a string na tela do computador. O \n é uma constante chamada de constante barra invertida. No caso, o \n é a constante barra invertida de "new line" e ele é interpretado como um comando de mudança de linha, isto é, após imprimir Ola! Eu

estou vivo! o cursor passará para a próxima linha. É importante observar também que os comandos do C

(6)

4 – Ferramentas para o Desenvolvimento dos Programas em C/C++

Para a prática em nossas aulas, podemos utilizar o Turbo C++ (for DOS), recomenda-se a instalação para plataforma Windows até a versão XP, mas caso queira utilizá-lo em versões superiores, terá um problema de compatibilidade e isto fará com que você visualize o editor e o console em uma pequena janela.

Uma outra alternativa, seria instalar um editor for Windows e um compilador que interprete nossos códigos escritos em C++; são respectivamente o code::blocks e o freecommandlinetools.

Nesses programas, criaremos aplicações de console. Pode-se definir uma aplicação de console como aquela que se executa em uma janela de MS-DOS, ou seja, em linha de comandos.

4.1 – Turbo C++

 Baixar: http://eduardoreal.wikispaces.com/file/view/TC%2B%2B.rar

 Descompactar e colocá-lo na unidade C:

 Abrir a pasta TC++

 Localizar e executar o arquivo INSTALL.EXE  Abrirá a seguinte janela:

 Cilque ENTER para continuar

(7)

 Clique ENTER

 Seguindo a instalação, confirme o seguinte na próxima janela: \TC__~

1

 Clique ENTER

 Na próxima janela clique em Start Installation

 Clique ENTER

 Surgirá a seguinte janela

(8)

 Na próxima janela, clique em ESC e depois feche:

 Após a instalação, será criado na unidade C: uma pasta TC

 Para executar o compilador, localize o arquivo TC.EXE (C:\TC\BIN\TC.EXE) e se preferir, crie um atalho na área de trabalho.

4.2 - Freecommandlinetools e o Code::Blocks

Para a instalação de um compilador para Windows (plataforma de 32 bits), é necessário que seja instalado primeiro o compilador (freecommandlinetools) e depois o editor (code::blocks), para que depois possamos apontar a compilação do editor para o compilador C++.

4.2.1 – Freecommandlinetools

 Baixar: http://eduardoreal.wikispaces.com/file/view/freecommandLinetools.exe  Siga:

(9)

4.2.2 – Code::Blocks

 Baixar: http://www.codeblocks.org/downloads/binaries  Siga:

(10)

4.2.2.1 - Executando e configurando o Code::Blocks

 Execute:

 Na primeira execução, abrirá a janela abaixo detectando o compilador (freecommnadlinetools) instalado anteriormente, coloque-o como padrão:

Exercícios:

1) Desenvolva o exemplo abaixo e realize algumas alterações:

Exemplo // Olaalunos.cpp // Um programa elementar. #include <iostream.h> #include<conio.h> void main() {

cout << "\n Olá alunos da Licenciatura em Computação!"; getch();

} // Fim de main()

2º 1º

(11)

a) Modifique o programa Olaalunos.cpp, de maneira que ele exiba na tela a frase Licenciatura em Computação 1ª série!

b) Modifique o programa AloProfessores.cpp, de maneira que ele exiba na tela as frases Licenciatura em Computação!

Estamos aqui na UEMS!

*Cada frase deve aparecer em uma linha.

5 - UTILIZANDO O COUT

Veremos como utilizar o cout para exibir dados na tela. Para exibir um valor na tela, escreva a palavra cout, seguida pelo operador de inserção <<, que é criado digitando-se duas vezes o caractere menor do que <. Observe que embora o operador << seja composto de dois caracteres, para a linguagem C++ ele representa um único operador. Depois do operador de inserção << colocamos os dados que queremos exibir. O exemplo abaixo ilustra o uso do fluxo de saída cout.

Exemplo

// Apresenta o uso de cout. #include <iostream.h> #include<conio.h> void main() {

cout << "\n Licenciatura em Computação!"; cout << "\nEis um numero: " << 42;

cout << "\nUm numero grande: " << 280830583058;

cout << "Eis uma soma: " << "\nSoma de 245 + 432 = " << 245 + 432; getch();

} // Fim de main() Exercício

Modifique o programa exemplo de maneira que ele exiba na tela o resultado de uma subtração, o produto de uma multiplicação e o nome do programador.

Exercícios

1) Faça um programa que mostre, no sentido vertical, um retângulo, uma elipse, uma seta e um losango, como mostrados a seguir:

********* *** * * * * * * *** * * * * * * ***** * * * * * * ******* * * * * * * ********* * * * * * * *** * * * * * * *** * * * * * * *** * * ********* *** *** *

(12)

2) Faça um programa que imprima as iniciais do seu nome no sentido vertical ou horizontal.

3) Faça um programa que mostre um cartão de visitas para você, contendo: nome da universidade, nome do curso, nome do aluno, endereço do aluno, telefone e e-mail.

+---+ |Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | |Licenciatura em Matemática – LTP 2011 | | | | Abdênio Jobs Gates | | Aluno | | | | Av Sem fim, nº0001 | | Tel.: 7777-6666 | | e-mail: abdeniojg@hotmail.com | +---+

4) Faça um programa para calcular o delta de uma equação do segundo grau em que os coeficientes (a, b e c) são respectivamente: 12, 6 e -4.

5) Faça um programa para encontrar a média aritmética das notas: 9.5, 8.7, 9.3, 10.0 e 7.8.

6) Faça um programa para encontrar a média ponderada das notas: 9.5, 8.7 e 9.3. Os pesos da notas são respectivamente: 3, 2 e 5.

7) Faça um programa para converter e mostrar o numero binário 11001111011 para decimal. 8) Faça um programa que calcule a área de um triângulo de base 10 cm e altura 15 cm.

5 – VARIÁVEL

Sabe-se que uma variável representa uma posição de memória. Possui nome e tipo e seu conteúdo pode variar ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante.

6 – TIPOS DE DADOS

Definem os tipos de informações a serem processadas. Os tipos de dados mais utilizados são: numéricos e literais ou caracteres.

 Numéricos: Algoritmo Em C++ inteiro int real float  Literais ou Caracteres Algoritmo Em C++ literal char

(13)

7 – FORMAÇÃO DE IDENTIFICADORES

Os identificadores são os nomes das variáveis, dos programas, das constantes, das rotinas etc. As regras básicas são:

 Os caracteres que você pode utilizar são: os números, as letras minúsculas e o caractere sublinhado.

 O primeiro caractere deve ser sempre uma letra ou caractere sublinhado.  Não são permitidos espaços em branco e caracteres especiais (@,$,+,-,%,!).

 Não podemos usar palavras reservadas nos identificadores, ou seja, palavras que pertençam a uma linguagem de programação.

8 – ESTRUTURA SEQUENCIAL EM C++ #include <nome_da_biblioteca> void main() { bloco de comandos; } 8.1 – Declaração de variáveis

As variáveis são declaradas após a especificação de seus tipos. Os tipos mais utilizados são: int (inteiro)

float (real) char (literal)

Em C++ não possui um tipo especial para armazenar cadeias de caracteres (strings). Deve-se, quando necessário, utilizar um vetor contendo vários elementos do tipo char.

Exemplos: float x;

Declara uma variável chamada x em que pode ser armazenado um número real. float x,y;

Declara duas variáveis chamadas x e y em que podem ser armazenados dois números reais. char resposta;

Declara uma variável chamada resposta em que pode ser armazenado um caractere. char nome[30];

(14)

8.2 – Comando de atribuição em C++

O comando de atribuição é utilizado para conceder valores ou operações a variáveis, sendo representado por = (sinal de igualdade).

Exemplo: x = 4; y = 2.5; i = “A”;

Em C++, os caracteres são representados entre apóstrofos ( „ ). As cadeias de caracteres devem ser representadas entre aspas ( “ ).

Caso seja necessário armazenar uma cadeia de caracteres dentro de uma variável, deve-se utilizar uma função para manipulação de caracteres, que veremos mais adiante.

Em C++ cada comando é finalizado com o sinal de ponto-e-vírgula.

8.3 – Comando de Entrada

O comando de entrada é utilizado para receber dados digitados pelo usuário, que serão armazenados em variáveis. Os comandos de entrada mais utilizados em C++ são cin, gets e scanf.

Exemplo: cin>>x;

Um valor digitado pelo usuário será armazenado na variável x. gets(nome);

Um ou mais caracteres digitados pelo usuário serão armazenados na variável nome. scanf(&x);

Um valor digitado pelo usuário será armazenado na variável x.

O comando gets deve ser utilizado quando se deseja digitar uma cadeia contendo espaços em branco, por exemplo, um nome completo, como Radegondes da Silva. O comando cin consegue armazenar os caracteres até que seja encontrado o primeiro espaço em branco, e os caracteres posteriores serão desprezados (sendo assim, seria armazenado apenas Radegondes). Os comandos gets e

scanf armazenam toda a cadeia até que seja pressionada a tecla ENTER. Tanto um comando quanto o

outro exigem a inclusão da biblioteca stdio.h, ou seja, #include<stdio.h>.

8.4 – Comando de saída

O comando de saída é utilizado para mostrar dados na tela. O comandos de saída mais utilizados em C++ são cout e printf.

Exemplos:

cout<<x;

Mostra o valor armazenado na variável x. cout<<“Conteúdo de X = ”<<x;

(15)

printf(“%d”,y);

Mostra o número inteiro armazenado na variável y. printf(“Conteúdo de Y = %d”,y);

Mostra a mensagem “Conteúdo de Y = ” e em seguida o valor armazenado na variável y. printf(“%f”,x);

Mostra o número real armazenado na variável x. printf(“%5.2f”,x);

Mostra o número real armazenado na variável x utilizando cinco casas para a parte inteira e duas casas decimais.

printf(“Conteúdo de X = %5.2f”,x);

Mostra a mensagem “Conteúdo de X = ” e em seguida o número real armazenado na variável x utilizando cinco casas para a parte inteira e duas casas decimais.

No comando printf é necessário indicar o tipo de variável que está mostrada: %f para variáveis que armazenam números reais.

%d para variáveis que armazenam números inteiros. %c para variáveis que armazenam um único caractere. %s para variáveis que armazenam um conjunto de caracteres.

8.5 – Alguns operadores e funções predefinidas em C++

OPERADOR EXEMPLO COMENTÁRIO

= x = y O conteúdo da variável y é atribuído à variável x. (A uma variável pode ser atribuído o conteúdo de outra, um valor constante ou, ainda, o

resultado de uma função. +

-

x + y x - y

Soma o conteúdo de x e de y. Subtrai o conteúdo de y do conteúdo de x. * x * y Multiplica o conteúdo de x pelo conteúdo de y.

/ x / y Obtém o quociente da divisão de x por y. % x % y Obtém o resto da divisão de x por y.

(16)

Os operadores matemáticos de atribuição são utilizados para representar de maneira sintética uma operação aritmética e, posteriormente, uma operação de atribuição. Por exemplo, na tabela anterior, o operador += está sendo usado para realizar a operação x + y e, posteriormente, atribuir o resultado obtido à variável x.

FUNÇÕES MATEMÁTICAS

(utilizar a biblioteca math.h, ou seja, #include<math.h>)

FUNÇÃO EXEMPLO COMENTÁRIO

ceil ceil(x) Arredonda um número real para cima. Ex.: ceil(3.2) é 4.

floor floor(x) Arredonda um número real para baixo. Ex.: floor(3.2) é 3.

abs abs(x) Obtém o valor absoluto de x.

cos cos(x) Calcula o cosseno de x (x deve estar representado em radianos) sin sin(x) Calcula o seno de x (x deve estar representado em radianos) tan tan(x) Calcula tangente de x (x deve estar representado em radianos) M_PI M_PI Retorna o valor de π.

modf z = modf(x,&y) Decompõe o número real armazenado em x em duas partes: y recebe a parte fracionária e z, a parte inteira do número.

pow pow(x,y) Calcula a potência de x elevado a y. sqrt sqrt(x) Calcula a raiz quadrada de x.

(para raiz cúbica de x, por exemplo, faríamos x elevado a 1/3, no entanto, 1/3 deve ser indicado com 1.0/3.0 divisão entre números reais, pois em C++, 1/3 indica uma divisão entre números inteiros, o que resulta um valor inteiro, isto é,

0, pois em C++, a divisão entre números inteiros sempre resulta em inteiro. Então: = x1/3 = pow(x,1.0/3.0)

(17)

As funções sin, cos e tan esperam receber argumentos no formato de radianos, para receberem argumentos em graus, veja:

Exemplo com variável para o valor π: valorpi = 3.1415;

cin>>x; //x em graus y = sin((valorpi*x) /180);

Exemplo utilizando a função M_PI: cin>>x; //x em graus

y = sin((M_PI*x) /180);

Exercício resolvido:

1 – Faça um algoritmo que receba dois números inteiros, calcule e mostre a soma desses números. #include <iostream.h> #include <conio.h> void main () { clrscr(); int n1, n2, resultado;

cout<<\n “Digite o número 1: ”: cin>>n1;

cout<<\n “Digite o número 2: ”: cin>>n2;

resultado = n1 + n2;

cout << "\nA soma é:" << resultado; getch();

}

Exercícios:

Referências

Documentos relacionados

Pela sociedade do nosso tempo: para que as pessoas não se deixem vencer pela tentação do ateísmo, do consumismo e do hedonismo, mas se esforcem por construir a vida de

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Exigimos – conforme prevê o Estatuto da Cidade – a participação da população gaúcha nas decisões que envolvem este símbolo de Porto Alegre, pois é dever do Poder Público

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

“O aumento da eficiência e o plano de produção fizeram com que a disponibilidade das células de fabricação aumentasse, diminuindo o impacto de problemas quando do

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição