• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICÍPAL DE ARCOS/MG CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICÍPAL DE ARCOS/MG CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Auxiliar de Contabilidade

CONCURSO PÚBLICO

Nº 01/2019

Organizadora:

Tipo 1 - BRANCA

Manhã

(2)

CARGO: AUXILIAR DE CONTABILIDADE

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Como é sabido, a infância não é algo que tenha existido desde sempre. Crianças sempre existiram, obviamente, mas o que entendemos por infância é um conceito recente em termos históricos. Basta lembrar que muitos de nós tiveram avós que trabalhavam na roça desde cedo e que se casavam aos 12, 13 anos. E só não se casavam antes porque o ato de casar estava ligado ao ato de engravidar. Assim, era necessá-rio esperar a primeira menstruação não da menina, mas da mulher.

É comum pessoas que visitam povos indígenas ou comunidades ribeirinhas da Amazônia se espantarem com a diferença do que é ser uma criança para esses povos e comunidades. O primeiro espanto costuma ser o fato de que meninos e meninas mexem com facas, em geral bem gran-des, no cotidiano. Fazem quase tudo o que um adulto faz. Nadam sozinhas no rio, escalam árvores altas, cozinham, caçam e pescam. Aprendem com os adultos e com as crianças mais velhas.

Não é que não se tenha cuidado com as crianças, mas o cuidado tem outras expressões e significados, obedece a outro entendimento da vida, variando de povo a povo. Dias atrás um amigo estava numa aldeia indígena e viu um menino pequeno ligando um motor de barco. Ele de imediato avisou ao pai que o filho estava mexendo com algo que poderia ser perigoso. O pai limitou-se a dizer, devolvendo o espanto: “Mas este é o motor dele”.

É possível concluir que, nesta aldeia, para este povo, assim como para outras comunidades que vivem uma experiência diversa de ser e de estar no mundo, ser criança é outra coisa. O que quero sublinhar aqui é que nada é dado e determinado no campo da cultura. A infância foi inventada pela sociedade ocidental e continua sendo inventada dia após dia. Não existe nenhuma determinação acima da experiência de uma sociedade – e dos vários conflitos e interesses que determinam essa experiência – sobre o que é ser uma criança.

Nesta época, na sociedade ocidental, a criança deve ser protegida de tudo. Mas não só. Há um esforço de apagamento de que a criança tem um corpo. Não um corpo para o sexo. Mas um corpo erotizado, no sentido de que meninos e meninas têm prazer com seu próprio corpo, têm um corpo que se experimenta.

Esse apagamento do corpo da criança se entranha na vida cotidiana e também na linguagem. Eu mesma costu-mava escrever nos meus textos: “homens, mulheres e crianças fizeram tal coisa ou estão sofrendo tal coisa”, ou qualquer outro verbo. Até que uma amiga me chamou a atenção de que crianças têm sexo, e eu as estava castrando no meu texto. Então, passei a escrever: “homens e mulheres, adultos e crianças...”. Conto isso apenas para mostrar que rapidamente internalisamos uma percepção

geral como se fosse um dado da natureza e, na medida que a assumimos como fato, paramos de questioná-la.

Quando os adultos tentam apagar o corpo das crianças, criam um grande problema para as crianças. E para si mesmos. É um fato que as crianças têm sexualidade. Não é uma escolha ideológica. Essa experiência é parte da nossa espécie e de várias outras. Qualquer pessoa que tenha filhos saudáveis ou acompanhe crianças pequenas próximas sabe que elas se tocam e descobrem que seus pequenos corpos podem lhes dar prazer. E esta já se mostrou uma experiência fundamental para uma vida adulta responsável e prazerosa no campo da sexualidade, que respeite o corpo e o desejo do outro, assim como o próprio corpo e o próprio desejo.

Qualquer adulto que não recalcou sua memória destas experiências com o corpo se vai lembrar delas se for honesto consigo mesmo. Quem tem corpo, tem sexualidade. O que não pode ter é violência contra esses corpos.

(Texto especialmente adaptado para esta prova. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/12/opinion/1520873905_5719

40.html. Acesso em: 12/12/2019.)

Questão 01

Observe as seguintes palavras constituídas por dígrafo que representa vogal nasal:

I. “históricos” (1º§) II. “espanto” (2º§) III. “significados” (3º§)

Está correto o que se afirma apenas em A) II.

B) III. C) I e II. D) I e III.

Questão 02

São consideradas palavras classificadas como trissílabas: I. “conceito” (1º§)

II. “primeira” (1º§) III. “infância” (4º§)

Está correto o que se afirma em A) I, II e III.

B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas.

Questão 03

Considerando a grafia de palavras situadas no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. “erotizado” (5º§) está escrita corretamente.

II. “internalisamos” (6º§) está escrita incorretamente, pois o correto é escrever “internalizamos”.

III. “prazerosa” (7º§) está escrita incorretamente, pois o correto é escrever “prazeirosa”.

Está correto o que se afirma em A) I, II e III.

B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas.

(3)

Considere as seguintes palavras encontradas no texto e seus respectivos significados:

I. “ribeirinhas” (2º§) – estrangeiras II. “entranha” (6º§) – esfacela III. “recalcou” (8º§) – reprimiu Está correto o que se afirma em A) I, II e III.

B) I, apenas. C) II, apenas. D) III, apenas.

Questão 05

Levando-se em consideração exclusivamente o que é expresso pelo texto, é correto afirmar que:

A) O conceito de infância existe desde os primórdios da humanidade.

B) Um grande problema para as crianças e para os próprios adultos é criado quando estes não querem reconhecer que elas têm sexualidade.

C) As crianças se tocam e descobrem que seus corpos podem lhes proporcionar prazer, verdade esta sobre a qual até outros seres vivos têm ciência.

D) Povos indígenas ou comunidades ribeirinhas da Amazô-nia comumente se espantam com a diferença do que é ser uma criança em comparação com as de outras culturas.

Questão 06

No excerto “(...) meninos e meninas têm prazer com seu

próprio corpo, têm um corpo que se experimenta.” (5º§), se

o fragmento “meninos e meninas” fosse substituído por “uma criança”, quantas outras palavras (ou seja, sem incluir na contagem as duas que fazem parte da alteração proposta pelo enunciado) precisariam ter a grafia modificada para garantir a correta concordância verbo- -nominal? A) Uma. B) Duas. C) Três. D) Quatro.

Questão 07

Da oração “A infância foi inventada pela sociedade

ocidental (...)” (4º§), o conteúdo sublinhado é seu:

A) Objeto direto. B) Objeto indireto. C) Agente da passiva.

D) Complemento nominal.

Questão 08

No excerto “Nadam sozinhas no rio, escalam árvores altas,

cozinham, caçam e pescam.” (2º§), quantas orações

coordenadas assindéticas podem ser identificadas? A) Duas.

B) Três. C) Quatro. D) Cinco.

Questão 09

Considerando os seguintes adjetivos presentes no 7º§ parágrafo do texto, marque V para os verdadeiros e F para os falsos.

( ) Problema. ( ) Ideológica. ( ) Sexualidade. ( ) Saudáveis.

A sequência está correta em A) V, F, V, F.

B) V, F, F, V. C) F, V, V, F. D) F, V, F, V.

Questão 10

Considere as seguintes propostas de substituição para os travessões situados no excerto “Não existe nenhuma

determinação acima da experiência de uma sociedade – e dos vários conflitos e interesses que determinam essa experiência – sobre o que é ser uma criança.” (4º§) que

NÃO modificam semântica e sintaticamente o teor original da mensagem.

I. Parênteses.

II. Pontos de interrogação. III. Vírgulas.

Está correto o que se afirma apenas em A) II. B) III. C) I e II. D) I e III.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Questão 11

No Windows 10, Configuração Local, Idioma Português- -Brasil, por padrão, o Menu Iniciar exibe somente dois itens, sendo necessário ativar quaisquer outras pastas ou janelas específicas desejadas; assinale-os.

A) Configurações; Documentos.

B) Documentos; Explorador de Arquivos. C) Explorador de Arquivos; Pasta Pessoal. D) Explorador de Arquivos; Configurações.

Questão 12

No Windows 10, Configuração Local, Idioma Português- -Brasil, o conteúdo da Tela Inicial é exibido no formato de blocos, onde cada bloco é um atalho para algo, que geralmente é um aplicativo, mas pode estar vinculado a demais elementos. Esses blocos podem ser quadrados ou retangulares e de vários tamanhos. A quantidade de tamanhos desses blocos é:

A) Três. B) Quatro. C) Cinco. D) Seis.

(4)

Questão 13

No Sistema Operacional MS-DOS, há um comando que exibe o menu para criar, ativar, deletar e exibir partições; assinale-o. A) TITLE B) TREE C) FDISK D) RMDIR

Questão 14

“Podemos definir ____________ como entidades que transmitem significado ou informações. _____________ são representações elétricas ou eletromagnéticas dos dados.” Considerando a comunicação de dados, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. A) dados / Sinais B) sinais / Dados C) sinalização / Transmissão D) transmissão / Sinalização

Questão 15

“Barramento que, além de ser serial, é também ponto a ponto, em que cada periférico possui um canal exclusivo de comunicação com o chipset.” Trata-se do barramento: A) PCI. B) AGP. C) Ultra-AGPII. D) PCI Express.

CONHECIMENTOS GERAIS

Questão 16

Para geração da energia elétrica são utilizadas fontes renováveis, como a força das águas, dos ventos, recursos fósseis e a energia do sol. Através de turbinas e geradores é possível transformar outras formas de energia, como a mecânica e a química, em eletricidade. “É a forma de geração de energia que consiste no aproveitamento da luz do sol, transformando-a em energia elétrica, através de painéis.” Essa definição se refere à fonte de energia: A) Eólica.

B) Fotovoltaica. C) Hidroelétrica. D) Termoelétrica.

Questão 17

“Trata-se de um conglomerado de redes de computadores que utilizam um conjunto de protocolos para servir e conectar vários usuários no mundo inteiro. É formada por diversas redes, que consistem em empresas privadas, públicas, acadêmicas e do governo, tornando o seu alcance global, e ligada a uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas.” A definição citada anteriormente se refere a: A) Internet. B) Intranet. C) Extranet. D) Website.

Questão 18

“Roberto Schaeffer, professor titular de Economia da Energia do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, doutor em política energética e especialista em modelos de avaliação integrada em energia, uso do solo e mudanças climáticas, explica como foram simulados os cenários do estudo que discute um novo modelo econômico para o país. ‘Há diferentes maneiras de sair dessa ou de outras crises, mas uma saída de baixo carbono se mostra a estratégia mais inteligente’.”

(Disponível em: https://wribrasil.org.br/pt/blog/roberto-schaeffer-explica-modelagens-economicas-vantagens-retomada-verde.) O gás carbônico, o dióxido de carbono, ou o famoso CO2, é um composto químico gasoso, sendo um dos gases que pode desequilibrar o efeito estufa além de impactar na economia. Quanto ao CO2, está INCORRETO o que se afirma em:

A) No início da Revolução Industrial, ocorreu o aumento da concentração do dióxido de carbono em decorrência das grandes quantidades de carvão mineral e petróleo como fontes de energia.

B) É frequentemente utilizado na produção de cimento, geração de eletricidade, em extintores de incêndio, para resfriar dispositivos com gelo-seco e efervescência de refrigerantes e água gasosa.

C) O Acordo de Cartagena tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global a 2°C, quando comparado a níveis pré-industriais.

D) Sua alta concentração ocasiona chuva ácida, elevação da temperatura, derretimento de calotas de gelo e elevação dos níveis dos oceanos, resultando na degradação do meio ambiente, ecossistemas e paisagens.

Questão 19

“A Polícia Federal recuperou uma escultura roubada em 1974, que constava na lista de bens procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) desde 2016. A imagem representa Betsabá, que figura, na Bíblia, como esposa do rei Davi e mãe do rei Salomão, sendo retirada do acervo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Duque de Caxias, no Rio.”

(Disponível em: https://veja.abril.com.br/blog/radar/imagem-roubada-ha-50-anos-e-recuperada-e-devolvida-a-igreja-no-rio/.) É responsável por proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras:

A) Instituto Histórico e Geográficos do Brasil.

B) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. C) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. D) Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de

(5)

Questão 20

O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição entre os países consumidores da bebida. Corresponde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos. Durante toda a República Velha (1889-1930) ocorreu o acordo nacional, político e econômico conhecido como “A Política do Café com Leite”, que funcionava entre as oligarquias estaduais e o governo federal para manter o poder nas mãos das elites de grandes proprietários de terras do Brasil. Os estados que faziam parte da “Política do Café com Leite” são:

A) São Paulo e Minas Gerais. B) Rio de Janeiro e São Paulo. C) Espírito Santo e Minas Gerais. D) Rio de Janeiro e Espírito Santo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

LEGISLAÇÃO

Questão 21

Sobre a realização das reuniões da Câmara Municipal, conforme previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Arcos – Resolução nº 884/2018, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Solenes. 2. Especiais. 3. Ordinárias. 4. Extraordinárias.

( ) Realizadas em dias úteis e independem de convocação. ( ) Realizadas em razão de comemorações e homenagens. ( ) Realizadas para instalação e encerramento de sessão

legislativa.

( ) Realizadas em dias diversos e serão convocadas com antecedência mínima de dois dias.

A sequência está correta em A) 1, 4, 3, 2.

B) 3, 2, 1, 4. C) 2, 1, 4, 3. D) 4, 3, 2, 1.

Questão 22

A Lei Orgânica do Município de Arcos poderá ser emendada mediante proposta, EXCETO:

A) Do prefeito. B) Do vice-prefeito.

C) De um terço, no mínimo, dos vereadores.

D) Da população, subscrita por cinco por cento do eleitorado do município.

Questão 23

Sobre o processo de cassação do mandato do prefeito, vice-prefeito ou vereadores da Câmara, com rito previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Arcos – Resolução nº 884/2018 é correto afirmar que, EXCETO: A) Será convocado o suplente do vereador impedido de

vo-tar, o qual não poderá integrar a Comissão processante. B) Se o denunciante for vereador, este ficará impedido de

votar sobre a denúncia e de praticar os atos de acusação. C) Se o denunciante for o Presidente da Câmara, este

pas-sará a presidência para o substituto legal, para a prática dos atos do processo.

D) A denúncia escrita da infração poderá ser feita por qualquer eleitor, desde que contenha a exposição dos fatos, a indicação das provas e as possíveis infrações cometidas.

Questão 24

O Regimento Interno da Câmara Municipal de Arcos – Resolução nº 884/2018, prevê que o vereador poderá licenciar-se por prazo determinado, mediante requeri-mento dirigido ao Presidente da Câmara. Sobre estas licenças, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O vereador poderá licenciar-se para tratamento de saúde, mediante apresentação de atestado médico. ( ) Poderá licenciar-se sem remuneração, o vereador,

para tratar de interesse particular por até cento e cinquenta dias por sessão legislativa.

( ) O vereador poderá licenciar-se para assumir o cargo de secretário municipal.

( ) O vereador que, por decisão judicial, estiver impedido de comparecer às reuniões, considerar-se-á licenciado, sem prejuízo de sua remuneração.

A sequência está correta em A) V, V, F, F.

B) F, V, F, V. C) V, F, V, F. D) F, F, V, V.

Questão 25

De acordo com a Resolução nº 889, o acesso à informação pública produzida pelo Poder Legislativo observará os seguintes princípios, EXCETO:

A) A publicidade como preceito geral.

B) A utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação.

C) A divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitação.

D) A proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, sendo o sigilo um preceito geral.

(6)

CONHECIMENTOS DO CARGO

Questão 26

O extrato bancário da conta corrente que a Empresa X Ltda. mantém no Banco Gama apresentou ao final de março a seguinte movimentação:

Extrato Bancário: março/2020

Dia Histórico Valor

01/mar Saldo anterior 1.500,00 05/mar Depósito em dinheiro 500,00 10/mar Cheque compensado - 300,00 15/mar Saque c/ cartão - 150,00

20/mar IOF - 10,00

25/mar Transferência recebida 240,00 30/mar Tarifa manut. CC - 15,00 30/mar Saldo final 1.765,00 Após o controle da conta corrente bancária, pode-se afirmar que o saldo no dia 20 de março correspondia a: A) 1.540,00.

B) 1.700,00. C) 1.765,00. D) 1.780,00.

Questão 27

Os princípios orçamentários são regras básicas, as quais o orçamento dos entes federativos deve seguir, previsto na Constituição Federal desde 1964; funciona como forma de padronizar e garantir que o dinheiro público seja usado de maneira correta. Tendo em vista os Princípios Orçamentá-rios, especificamente sobre o Princípio da Unidade ou Totalidade, é correto afirmar que:

A) Previsto pelo art. 6º da Lei nº 4.320/1964, obriga registrarem-se receitas e despesas na LOA pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções.

B) Previsto, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei nº 4.320/1964, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distri-to Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política.

C) Previsto no § 8º do art. 165 da Constituição Federal, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei.

D) Previsto expressamente no caput do art. 2º da Lei nº 4.320/1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

Questão 28

A empresa Regime S/A efetuou as seguintes transações em fevereiro/2020:

1. Vendeu mercadorias a prazo no valor de R$ 10.000,00. 2. Recebeu R$ 15.000,00 de vendas realizadas nos meses de

dezembro/2019 e janeiro/2020.

3. Incorreu em despesas no valor de R$ 7.600,00 que foram provisionadas para pagamento no próximo mês.

4. Pagou despesas incorridas em janeiro/2020 no valor de R$ 9.800,00.

Considerando exclusivamente os dados apresentados, o resultado da empresa em fevereiro de 2020 pelo regime de competência e pelo regime de caixa serão, respectiva-mente, de: A) R$ 200,00 e R$ 12.600,00. B) R$ 2.400,00 e R$ 5.200,00. C) R$ 5.000,00 e R$ 2.200,00. D) R$ 17.600,00 e R$ 24.800,00.

Questão 29

Observe a figura a seguir e leia o conceito que se segue:

“Representação gráfica dos setores e/ou departamento da empresa, em que se pode visualizar a relação de mando e subordinação.” A figura e o conceito apresentados corres-pondem ao: A) Fluxograma. B) Cronograma. C) Organograma. D) Funcionograma.

Questão 30

“Segundo o manual de contabilidade Aplicada ao Setor Público, a classificação __________________ reflete a estrutura de alocação dos créditos orçamentários e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária. Constitui unidade orçamentária o agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias. Os órgãos orçamentários, por sua vez, correspondem a agrupamentos de unidades rias. As dotações são consignadas às unidades orçamentá-rias, responsáveis pela realização das ações.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

A) funcional B) institucional C) por natureza D) programática

(7)

Questão 31

A proposta orçamentária se materializa com o Projeto de Lei Orçamentária encaminhado pelo Poder Executivo ao Congresso, contendo a estimativa da receita e a fixação da despesa para determinado exercício financeiro. Conforme prevê a Lei nº 4.320/64, em seu art. 32, se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente. Não se admitirão emendas ao Projeto de Lei de Orçamento que visem a, EXCETO:

A) Conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes.

B) Conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado.

C) Alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, ainda quando provada, nesse ponto a inexatidão da proposta.

D) Conceder dotação superior aos quantitativos previa-mente fixados em resolução do Poder Legislativo para concessão de auxílios e subvenções.

Questão 32

De acordo com Silva (2013), a administração pública pode

utilizar algumas técnicas orçamentárias, as quais contem-plam as origens e as aplicações dos recursos, cada qual com suas respectivas peculiaridades. Em relação às referidas técnicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Orçamento clássico ou tradicional: é aquele no qual se prevê a receita e fixa a despesa, tomando-se certos cuidados quanto à orientação das despesas por objeto de gastos; isto evidencia a maior ênfase que se dá ao que se compra. Esta técnica não antevê as reais necessidades da coletividade, renuncia os aspectos econômicos e sociais.

II. Orçamento por desempenho: é aquele no qual se observa as realizações do governo, relacionando os objetos de gasto aos objetivos específicos com que age o governo. Apesar de identificar os objetivos não vincula ao processo de planejamento.

III. Orçamento programa: é aquele que integra o planeja-mento com o orçaplaneja-mento através de programas de governo, onde é identificado o conjunto de ações e recursos necessários à execução.

IV. Orçamento base zero: é aquele em que cada administra-dor deve detalhar os recursos solicitados, o que justifi-cará cada uma das despesas e torna o planejamento e orçamento possíveis.

V. Orçamento participativo: é aquele em que se utiliza o mecanismo governamental de democracia participativa em que permite a participação da sociedade na discus-são e decidiscus-são sobre o orçamento público.

Estão corretas as afirmativas A) I e V, apenas.

B) I, II, III, IV e V. C) II, III e V, apenas. D) I, II, III e IV, apenas.

Questão 33

A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Em relação ao referido instituto legal, é INCORRETO afirmar que:

A) Estabeleceu a exigência de que se passasse a realizar a consolidação nacional das contas públicas.

B) Tem como intuito propiciar o equilíbrio das finanças públicas e instituir instrumentos de transparência da ges-tão fiscal.

C) Tem como intuito nortear a competência tributária, bem como as modificações de alíquotas e base de cálculos de tributos já instituídos.

D) Estabeleceu para toda a federação, direta ou indireta-mente, limites da dívida consolidada, garantias, opera-ções de crédito, restos a pagar, despesas de pessoal, dentre outros.

Questão 34

“Para fins contábeis, a despesa orçamentária pode ser classificada quanto ao impacto na situação patrimonial líquida em despesa orçamentária efetiva e despesa orça-mentária não efetiva.”

(Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 2018.) Constitui-se em uma despesa orçamentária não efetiva: A) Transferência de capital.

B) Despesa com juros e encargos de dívidas.

C) Despesa com aquisição de materiais para estoque. D) Despesa com folha de pagamento de funcionários.

Questão 35

Arquivo é o conjunto de documentos recebidos e/ou produzidos, que devem ser preservados pelas instituições públicas ou privadas, a fim de organização ou consulta. Devem ser organizados de forma que os documentos sejam armazenados com segurança, precisão e simplicidade. Considerando as características do arquivo, relacione adequadamente os conceitos apresentados a seguir. 1. Precisão.

2. Segurança. 3. Simplicidade.

( ) Os documentos deverão ser arquivados de forma que possam ser localizados com facilidade.

( ) O arquivo é uma fonte de informação que tem como pretensão atender a todos que dele precisem e não apenas se resume a uma guarda de documentos; portanto, deve ser compreendido por todos.

( ) Os documentos arquivados são importantes e devem ser tomados cuidados contra incêndio, roubo, extravio, deterioração etc.

A sequência está correta em A) 3, 1, 2.

B) 2, 1, 3. C) 1, 3, 2. D) 3, 2, 1.

(8)

Questão 36

Observe a seguinte ficha de controle de duplicatas a receber:

Controle de Duplicatas a Receber

Recebimento

Data Cliente Documento Vencimento Valor Data Valor Desconto Juros 06/jan Alfa Dupl. 101 01/mar 1.000,00 01/mar 1.000,00

12/jan Beta Dupl. 102 10/mar 1.700,00 15/mar 1.700,00 170,00 24/jan Gama Dupl. 103 20/mar 2.300,00 17/mar 2.300,00 (230,00)

03/fev Delta Dupl. 104 30/mar 1.500,00 30/mar 1.500,00

Considerando as informações, pode-se afirmar que a empresa recebeu no mês de março o valor de: A) 6.270,00

B) 6.330,00 C) 6.440,00 D) 6.560,00

Questão 37

“São cinco as modalidades da licitação previstas na Lei nº 8.666/93, quais sejam, concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão.” Tendo em vista a modalidade de licitação “convite”, marque V para as afirmativas verdadei-ras e F para as falsas.

( ) Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspon-dente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até vinte e quatro horas da apresentação das propostas.

( ) A modalidade de licitação convite ocorre entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, con-forme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de quarenta e cinco dias.

( ) Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obten-ção do número mínimo de licitantes exigidos, qual seja, três, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite.

( ) Na modalidade convite, existindo na praça mais de três possíveis interessados, a cada novo convite, reali-zado para objeto idêntico ou assemelhado, é obrigató-rio o convite a, no mínimo, mais um interessado, enquanto existirem cadastrados não convidados nas últimas licitações.

A sequência está correta em A) F, F, V, V.

B) F, V, F, V. C) V, F, V, V. D) V, V, V, V.

Questão 38

A licitação é um procedimento administrativo disciplinado por lei e por um ato administrativo prévio, que determina critérios objetivos visando à seleção da proposta de contratação mais vantajosa e à promoção do desenvolvi-mento nacional sustentável, com observância de princípios específicos. Podemos afirmar que o objetivo básico da licitação, em conformidade com a legislação vigente, é: A) O objetivo principal da licitação é permitir ao agente

público admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que restrinjam seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas.

B) A Lei nº 8.666/93 destina-se a estabelecer normas especiais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, não incluídos os de publici-dade, no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

C) Tendo em vista o que dispõe a Lei de Licitações, contrato, que é o objetivo principal do certame, é todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública Direta e órgãos da Administração Pública Indi-reta, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

D) A licitação se destina a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administra-tiva, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

(9)

Questão 39

Classificam-se como transferências correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Fundamentalmente e nos limites das possibilidades financeiras a concessão de subvenções sociais visará a prestação de serviços essenciais de assistência social, médica e educacional, sempre que a suplementação de recursos de origem privada, aplicados a esses objetivos, revelar-se mais econômica.

II. A cobertura dos déficits de manutenção das empresas públicas, de natureza autárquica ou não, far-se-á medi-ante subvenções econômicas expressamente incluídas nas despesas correntes do orçamento da União, do Estado, do Município ou do Distrito Federal.

III. Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, não possam cumprir-se subordinadamente às normas gerais de execução da despesa, poderão ser custeadas por dotações globais.

É correto afirmar que:

A) A afirmativa I se refere a investimentos. B) A afirmativa II se refere a inversões financeiras.

C) As afirmativa I e II se referem a transferências correntes. D) As afirmativas I, II e III se referem a transferências de

capital.

Questão 40

Dispensa e inexigibilidade de licitação são maneiras diretas de contratação, sem a necessidade do processo convencio-nal de uma licitação. A dispensa de licitação está prevista na Lei nº 8.666/93, art. 24, enquanto a inexigibilidade é citada no artigo 25, da mesma Lei. Analise as hipóteses relacionadas.

I. Quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.

II. Quando para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administra-ção, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.

III. Quando para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especiali-zada ou pela opinião pública.

Assinale a alternativa correspondente em que a licitação seja dispensável e inexigível.

A) I. Inexigível II. Inexigível III. Dispensável B) I. Dispensável II. Dispensável III. Inexigível C) I. Inexigível II. Dispensável III. Dispensável D) I. Dispensável II. Dispensável III. Dispensável

(10)
(11)
(12)

É necessário uso de máscara durante toda a prova. O álcool em gel se encontra disponível para o uso candidatos.

1.

Somente será permitida a utilização de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de

ponta grossa.

2.

É proibida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos; a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha ou corretivo. Especificamente, não será permitido ao candidato ingressar na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook,

palmtop, ipod, ipad, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle

de alarme de carro, relógio de qualquer modelo, pulseiras magnéticas e similares etc., não acarretando em qualquer responsabilidade do Instituto Consulplan sobre tais equipamentos.

3.

Com vistas à garantia da segurança e integridade do Concurso Público, no dia da realização das provas escritas, os candidatos serão submetidos ao sistema de detecção de metais na entrada e na saída dos sanitários.

4.

O Caderno de Provas consta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha para os cargos de níveis Superior e Médio Completo e 30 (trinta) questões para o nível Fundamental Incompleto. A Prova Discursiva (Parecer Jurídico) será aplicada apenas para o cargo de Advogado da Mesa Diretora.

5.

Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas contém o número de questões previsto, se corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) e Folha de Textos Definitivos (Prova Discursiva somente para o cargo Advogado da Mesa Diretora) que lhe foram fornecidos estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto ou, ainda, detenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao Fiscal de Aplicação.

6.

As provas terão duração de 3 (três) horas para os cargos de nível Fundamental Incompleto, nível Médio e Superior (exceto Advogado da Mesa diretora); 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos para o cargo de Advogado da Mesa Diretora. Este período abrange a assinatura e a transcrição das respostas para o Cartão de Respostas (Gabarito) e Folha de Textos Definitivos (Prova Discursiva somente para o cargo Advogado da Mesa Diretora).

7.

As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas (A a D) e uma única resposta correta. Ao terminar a prova, o candidato, obrigatoriamente, deverá devolver ao Fiscal de Aplicação o Cartão de Respostas (Gabarito) e a Folha de Textos Definitivos (Prova Discursiva somente para o cargo Advogado da Mesa Diretora), devidamente assinados em local específico.

8.

Os Fiscais de Aplicação não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

9.

Não é permitida a anotação de informações relativas às respostas (cópia de gabarito) no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio.

10.

O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas escritas levando o caderno de provas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término. O candidato, também, poderá retirar-se do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de sua realização, contudo não poderá levar consigo o caderno de provas.

11.

Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos. Caso algum destes candidatos insista em sair do local de aplicação antes de autorizado pelo fiscal de aplicação, será lavrado Termo de Ocorrência, assinado pelo candidato e testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo Fiscal de Aplicação da sala e pelo Coordenador da Unidade de provas, para posterior análise pela Comissão de Acompanhamento do Concurso.

RESULTADOS E RECURSOS

- Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br, a partir das 16h00min da segunda-feira subsequente à realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha.

- O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 3 (três) dias úteis, a partir do dia subsequente ao da divulgação (terça-feira), em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Concurso Público no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br.

- A interposição de recursos poderá ser feita via internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer os dados referentes à sua inscrição, apenas no prazo recursal, ao Instituto Consulplan, conforme disposições contidas no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br, no link correspondente ao Concurso Público.

Referências

Documentos relacionados

Considerando a fronteira imprecisa entre os conjuntos do estado do trânsito, o presente trabalho tem o objetivo de utilizar o classificador fuzzy para predizer o estado do

New Consumers DEMAND TRENDS The transformation of Consumer Behaviour Domestic and Visiting Friends and Relatives Tourism Alternative tourism and the moralisation of tourism

Pacientes na faixa etária pediátrica que são submetidos a transplante hepático podem apresentar, hoje, taxas de sobrevida que chegam a 90% nos diferentes centros. Como as

Concurso Público para Provimento de Vagas no Cargo de Nível Superior do Quadro de Pessoal do IMA – Edital nº 01/IMA/2019.. 4

Nacionais - COMAN - CBPF Interacionais - CERN Interacionais - LIP Lisboa Laboratório de Eletrônica.. Fonte

INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PUBLICADO (Número Absoluto) 13 242.1.02 - Expansão da adoção do Modelo de Gestão para Resultados do Estado do Ceará.. ACORDO PUBLICADO

Art. 1º Conceder a Medalha Marechal Hermes - Aplicação e Estudo, Bronze com uma Coroa, instituída pelo Decreto nº 37.406, de 31 de maio de 1955, de acordo com o previsto no art.

Art. 1º Conceder a Medalha Marechal Hermes - Aplicação e Estudo, Bronze sem Coroa, instituída pelo Decreto nº 37.406, de 31 de maio de 1955, de acordo com o previsto no art.