• Nenhum resultado encontrado

UMN ACTIVIDADES PARA SAUDAR O DIA DO HERÓI NACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UMN ACTIVIDADES PARA SAUDAR O DIA DO HERÓI NACIONAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 UMN – ACTIVIDADES PARA SAUDAR O DIA DO HERÓI NACIONAL A Universidade Mandume Ya Ndemufayo, promoveu nesta quinta-feira, 15 de Setembro, uma palestra subordinada ao tema: Agostinho Neto e o seu Legado Histórico e Social, no âmbito do dia do Herói nacional que se assinala a 17 de Setembro.

A Palestra foi presidida pela Prof. Doutora, Maria de Fátima, Directora dos Serviços de Intercâmbio e Cooperação internacional da UMN, que centrou a sua apresentação, na importância da figura de Agostinho Neto, na historia e na literatura de África em geral, e de Angola em particular.

“Formado em medicina, Agostinho Neto, muito cedo acabou por se entregar a causa da liberdade, para a satisfação dos interesses dos angolanos” disse a palestrante, tendo frisado ainda que na figura do Guia Imortal da Nação Angolana se vêm reflectidos os direitos merecidos de autonomia e liberdade alcançados pelos angolanos, e que se constituem em exemplos vivos para as novas gerações que têm o legado de continuar a trabalhar em prol da preservação destas conquistas.

A palestrante disse não ser tarefa fácil falar da vida e do legado do primeiro presidente da República de Angola, que na juventude dedicou-se a causa mais nobre, que foi a luta de libertação nacional. Explicou, por outro lado, que o maior legado que Agostinho Neto deixou é a Independência Nacional.

Enfatizou ainda a máxima do mais ilustre filho de Angola, quando afirmou que “O mais importante é resolver os problemas do povo”, apontando para a manutenção da independência e conquista da Paz, como exemplos vivos rumo ao desenvolvimento multifacetado do país.

(2)

2 «A Vida e Obra do Saudoso Dr. Agostinho Neto – Primeiro Presidente da República» foi tema de uma palestra, dirigida a Oficiais, Sub-chefes e Agentes da Polícia Nacional na Huíla.

A palestra que se enquadrou na Jornada do Herói Nacional foi presidida pelo Magnífico Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, que qualificou de incontornável a figura do Presidente fundador da Nação, o Dr. António Agostinho Neto.

O Magnífico Reitor destacou os grandes feitos de Agostinho Neto, a começar pelo seu papel como membro activo das organizações de jovens nacionalistas, como marco do início da sua carreira política, até ser eleito para o cargo de presidente do MPLA em 1961.

O Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, destacou ainda a intensa luta levada a cabo por Agostinho Neto a frente do Movimento de Libertação Nacional, considerando-o como um guerrilheiro destemido, cuja determinação culminou com a vitória sobre o regime colonial e a proclamação da independência de Angola no dia 11 de Novembro de 1975, o que significou o fim da longa luta política, cultural e diplomática que liderou contra a opressão do colonizador.

O académico colocou Agostinho Neto no patamar dos mais altos defensores dos ideais da Mãe África, tendo afirmado que Neto sempre privilegiou nas suas linhas de actuação a solidariedade angolana para com os povos da África em geral e da África Austral em particular, como se pode depreender da sua célebre frase “Na Namíbia, na África do Sul e no Zimbabwe, está a continuação da nossa luta”.

Destacou ainda o palestrante que Neto foi um grande defensor da soberania económica de Angola, e que valorizou sempre a cooperação estrangeira, mas nos moldes definidos pelos angolanos, tendo se esforçado para derrubar as barreiras que se impuseram na construção da nova Angola.

Destacou ainda o facto de Neto ter valorizado sempre o capital humano, apostando na intelectualização dos Angolanos, para que estes se tornassem nos artífices do desenvolvimento do seu próprio país. Por exemplo, o elevado índice de analfabetismo que o país herdou do regime colonial, levou Neto a institucionalizar a campanha de luta contra o analfabetismo em 22 de Novembro de 1977, esta data é até hoje comemorada em Angola como o Dia do Educador.

Nos ideais de Neto, encontramos as bases para a constituição de uma Angola democrática, já que o Guia imortal da Nação defendia a participação de todos os Angolanos em todos os processos de desenvolvimento do país, referiu o palestrante.

(3)

3 As qualidades de Neto como médico e homem de cultura, também foram destacadas pelo Magnífico Reitor da UMN, para quem, apesar do desaparecimento prematuro, Agostinho Neto deixou um grande legado, que se consubstancia na Unidade Nacional, tolerância e fraternidade entre o povo angolano.

A vida e a dimensão histórica de Neto permanecerão para iluminar o caminho do país na senda da consolidação da paz, reconstrução e os seus ideais continuarão a servir de ensinamentos para que Angola consiga afirmar-se a nível continental e mundial, concluiu.

Ainda no âmbito das actividades programadas para saudar o 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, o Instituto Superior Politécnico da Huíla, Unidade Orgânica da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, promoveu uma palestra subordinada ao tema «Importância da Produção Agropecuária na Diversificação da Economia.

(4)

4 Um dos resultados mais significativos que a palestra produziu, foi o lançamento das bases para que no futuro, o ISPH e a Direcção Provincial da Agricultura assinem um Protocolo de Cooperação.

Importa frisar que da palestra resultaram as seguintes conclusões:

 Há a necessidade de se potenciar as comunidades com vista a melhorar a capacidade do trabalho na terra.

 Face as dificuldades dos produtores em escoar os seus produtos, é oportuno que se potencialize os mercados e que se trabalhe para melhorar a cadeia de produção alimentar.

 As prioridades na atribuição de financiamentos devem recair para as Instituições que demonstrem capacidades para materializarem os projectos.

 É imperioso que se comece a trabalhar em projectos de sementes e compostagem  Que se façam estudos profundos com vista a evitar os financiamentos falidos.

 Que se dinamizem as políticas ligadas a assistência técnica para melhorar a produção.  É necessário que o executivo trabalhe com as instituições afins e Universidades com

vista a melhorar este paradigma.

 É necessário que se crie um intercâmbio e parcerias entre a Direcção da Agricultura, o Instituto de Investigação Agrícola, o Departamento Provincial de Veterinária e o ISPH.  Há a necessidade de se fazer um ordenamento das actividades agropecuárias

desenvolvidas no país.

Assistiram a palestra Membros da Direcção da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, com destaque para o seu Magnífico Reitor Prof. Doutro Orlando Manuel José Fernandes da Mata. O Executivo local esteve representado pelo Director Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural Dr. Lutero Campos, além de representantes de associações ligadas ao sector agropecuário designadamente a ADRA e a Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola.

(5)

5 Ainda no quadro das activiadades enquadradas na Jornada do Herói Nacional, importa destacar o lançamento da Campanha «Levar Saúde» uma iniciativa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da UMN, e que visa a realização de palestras e mesas redondas para a sensibilização das pessoas sobre os problemas de saúde, mais prementes, incentivando a adopção de um estilo de vida saudável e prevenção de situações de doença. O Projecto reveste-se de um carácter contínuo, dividido em fases, sendo que, a primeira fase visou a capacitação dos estudantes formadores em temas como: Doenças causadas pelo mosquito e infecções de transmissão sexual. As fases seguintes contemplam a realização de palestras em escolas, igrejas e centros comunitários, em vários municípios da Sexta Região Académica.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da UMN, realizou ainda um festival de teatro em homenagem ao Herói Nacional.

A Comunidade académica testemunhou ainda as actividades comemorativas do Trigésimo Terceiro Aniversário da Faculdade de Economia da UMN, e que se enquadraram na Jornada do Dia do Herói Nacional, marcadas por actividades desportivas, palestras e conferências.

O ponto mais alto das comemorações da efeméride desta Unidade Orgânica da UMN aconteceu no dia 19 de Setembro com a realização de uma Cerimónia que ficou marcada por momentos ímpares com destaque para a Conferência Magistral com o Tema: Estado Actual da Economia Nacional. A Diversificação e as Perspectivas de Crescimento até 2020 que foi presidida pelo renomado Prof. Doutor Alves Rocha da Universidade Católica da Angola.

(6)

6 Na ocasião, os participantes puderam assistir ainda a Conferência subordinada ao tema: Políticas Para a Diversificação da Economia na Província da Huíla, da qual foi prelector o Dr. Sérgio da Cunha Velho – Vice-Governador Para o Sector Económico e de Produção.

Durante o evento assistiu-se ainda ao acto oficial de criação da Comissão Instauradora da Futura Associação dos Ex-Estudantes da FD-UMN, bem como a apresentação dos resultados da Comissão Instaladora do Centro de Investigação e Pós-Graduação e dos Primeiros Mestrados da mais antiga Unidade Orgânica da UMN.

Texto: Rosaria da Conceição

(7)

7

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

No entanto, ao mesmo tempo que se distanciavam da concepção moderna de identidade cultural nacional, pela aceitação dos elementos díspares e heterogêneos como formadores

E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer..

Promptly, at ( τ − 2 ) , there is a reduction of 4.65 thousand hectares in soybean harvested area (statistically significant at the 1% level), an increase of 6.82 thousand hectares

29R Jantes de liga leve de 5 raios, em preto e polidas, com pneus 255/45 R 20 (opcionais).. Poderá obter informações sobre os acessórios originais Mercedes-Benz

30 - 0000629 - Papel toalha na cor branca, fabricado com 100% de fibras celulósicas virgens, (não reciclado) neutro, isento de material estranho, partículas lenhosas,