• Nenhum resultado encontrado

AS TICs NA SALA DE AULA: O SOFTWARE GOOGLE EARTH COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS TICs NA SALA DE AULA: O SOFTWARE GOOGLE EARTH COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA RESUMO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AS TICs NA SALA DE AULA: O SOFTWARE GOOGLE EARTH COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Wagner Scopel Falcão Instituto Federal do Espírito Santo

Mizael Fernandes de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

RESUMO

O presente trabalho é resultado do TCC do curso de pós-graduação lato sensu em Informática na Educação, pelo Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra – ES. Buscou-se no Trabalho de Conclusão de Curso investigar e socializar reflexões e práticas sobre o uso do software Google Earth no ensino de Geografia e como professores enxergam a importância do trabalho com as TICs nas escolas. Para tanto, procurou-se relacionar a Terceira Revolução Industrial, sob a perspectiva de Santos (2007), com as tecnologias provenientes e aperfeiçoadas por ela, como a televisão, o computador, a internet, os tablets, os aparelhos telefônicos fixos e móveis, os aparelhos de som, DVDs etc. Percebe-se que essas tecnologias estão presentes atualmente no cotidiano de muitas sociedades e de escolas. Novamente sob os aportes de Milton Santos, discutiu-se sobre as tensões e interações entre espaço geográfico, ensino de Geografia e as TICs. Nessa perspectiva, recorreu-se também a Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) para dialogar sobre o papel da escola no acesso à informação e ao conhecimento pelo aluno, além de promover o reconhecimento da importância e do uso das novas tecnologias. Em Caldas, Nobre e Gava (2011) percebemos o favorecimento da aprendizagem por meio das TICs. Nesse caminho, a fim de compreender melhor seus usos, a proposta teórico-metodológica arquitetada tomou como base a aplicação de questionários a professores licenciados em Geografia, utilizando o serviço virtual Google Drive. Os resultados foram analisados e relacionados com a literatura estudada e, a partir daí, foram discutidas possibilidades de uso do Google Earth para o ensino de Geografia, com a finalidade de estimular o uso do software nas escolas de ensino básico.

Palavras-chave: TICs. Ensino de Geografia. Espaço geográfico.

1A IMPORTÂNCIA DAS TICs NAS ESCOLAS

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são ferramentas de grande importância no ensino da Geografia, já que podem torná-lo mais dinâmico, mais próximo às realidades dos alunos, e viabilizar “formas alternativas de aprendizagem, quebrando assim o paradigma vigente” nas práticas de muitos professores (CALDAS; NOBRE; GAVA, 2011, p. 15).

(2)

Nesse caminho, Pontuschka,Paganelli eCacete (2009)afirmam que é papel fundamental da escola dialogar com as tecnologias existentes no mundo atual, para uma leitura do mundo mais crítica, mais consciente:

Diante do avanço tecnológico e da enorme gama de informações disponibilizadas pela mídia e pelas redes de computadores, é fundamental saber processar e analisar esses dados. A escola, nesse contexto, cumpre papel importante ao apropriar-se das várias modalidades de linguagens como instrumentos de comunicação, promovendo um processo de decodificação, análise e interpretação das informações e desenvolvendo a capacidade do aluno de assimilar as mudanças tecnológicas que, entre outros aspectos, implicam também novas formas de aprender (p. 261-262).

Percebe-se, também, que práticas que se utilizam de tecnologias recebem um interesse diferenciado por parte dos estudantes, visto que, afora possibilitarem melhores aprendizagens sobre a Geografia, muitas vezes proporcionam atividades práticas, despertando e aumentando o interesse dos discentes pelas aulas.

Dentre as possibilidades de trabalho com a ferramenta tecnológica computador, por exemplo, pode-se citar aqui o uso de redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter; a comunicação de alunos-professores-sociedade por e-mail ou até mesmo pelas redes sociais; o acesso a jogos educativos on-line; o trabalho com vídeos na rede social Youtube; o uso do software Google Earthetc.

É neste último exemplo que a presente pesquisa tem suas interrogativas principais: como o Google Earth está inserido no ensino de Geografia? Que possibilidades ele permite para maior aprendizagem e aprofundamento nos estudos geográficos? Qual a relação entre a Geografia e o software apresentado? Essas e outras interrogações nos levam à necessidade de um maior aprofundamento no tema em questão: o software Google Earth e o ensino de Geografia.

Objetivou-se, então, por meio deste trabalho, investigar e socializar reflexões e práticas sobre o uso do software Google Earth no ensino de Geografia e como os professores entrevistados enxergam a importância do trabalho com as TICs nas escolas.

A fim de compreender melhor o uso das TICs em escolas, dentre elas o software Google Earth, foi arquitetada uma proposta teórico-metodológica tomando como base um questionário com 10 questões ao total, sendo algumas abertas e outras fechadas, enviado por meio do serviço virtual Google Drivea 20 professores licenciados em Geografia e respondido por metade deles, dialogando a pesquisa quantitativa com a pesquisa qualitativa (GÜNTHER, 2006).

(3)

2 O SOFTWARE GOOGLE EARTH COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

O Google Earth é um software que é disponibilizado livremente e tem se propagado rapidamente nos últimos anos pela internet. Ele pode ser baixado ou conectado no modo on-line direto do site da empresa Google. O Google Earth está vinculado diretamente ao software Google Maps, que tem como função principal a visualização de mapas.

No caso do Google Earth, criado em 2005 após a aquisição da empresa Kayhole pela Google (CAZETTA, 2011, p. 178), uma de suas finalidades – e talvez a mais utilizada por seus usuários – é visualizar imagens de satélites e fotografias aéreas de diversos lugares do mundo.

Ao longo dos anos, o Google foi incorporando ao Google Maps e ao Google Earth numerosa quantidade de ferramentas situadas em um grande banco de dados. Dentre elas, podem ser citadas aqui a possibilidade de criação e visualização de monumentos em formatos tridimensionais, fotografias frontais através da ferramenta “Google Street View” e fotografias postadas pelos próprios usuários, a medição de distância entre pontos selecionados, a visualização de estradas, a visualização artificial de parte das superfícies da Lua e de Marte etc.

Contudo, os maiores destaques do software são mesmo as imagens orbitais e as fotografias aéreas, o que há décadas eram de uso restrito de Estados e atualmente se popularizou por meio da Internet.

Cazetta (2011, p. 178) afirma que “a atualização das imagens depende de acordos comerciais, realizados com os fornecedores de imagens orbitais e aerofotografias do mundo”.O Quadro 1 (em anexo) apresenta as principais empresas fornecedoras de imagens comerciais para o Google Earth.

É possível inferir que muitas aprendizagens podem ser elaboradas a partir do uso orientado ou problematizado do Google Earth pelo professor em conjunto com os alunos. Uma preocupação perpassa este tipo de uso de tecnologias como recurso didático: o engessamento de proposta de atividades como receitas sem considerar o contexto da escola e o perfil do alunado.

(4)

Com a Terceira Revolução Industrialas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) passaram por um grande desenvolvimento tecnológico (SANTOS, 2007).Computadores, internet, aparelhos telefônicos, televisão, cinema etc. passaram a integrar, com o passar dos anos, o cotidiano da maior parte da população mundial. Com isso, as TICs se fazem presentes na vida dos alunos e dos professores. Entretanto, o que se percebe é que nem sempre elas são usadas nas escolas com finalidades educativas, mesmo com grande parte dos docentes reconhecendo a importância de tais recursos.

Parte dos docentes em respostas às entrevistas afirmaram que a falta de formação de professores e a infraestrutura tecnológica precária são alguns dos fatores que levam os docentes a não utilizarem as TICs como ferramentas de apoio em suas aulas. Por outro lado, é possível afirmar que essas tecnologias têm um enorme potencial pedagógico, visto que podem oferecer formas alternativas de aprender na escola, podendo despertar o interesse dos discentes nas atividades propostas, como foi relatado por docentes. No caso da Geografia e de seu ensino, muitas são as potencialidades que as TICs oferecem à escolarização básica. A leitura do espaço geográfico ganha olhares tecnológicos, o que possibilita novas metodologias de estudá-lo. Cabe ao professor, mediante suas turmas, desenvolver práticas de ensino que se utilizem dessas tecnologias.

4 REFERÊNCIAS

CALDAS, Wagner Kirmse; NOBRE, Isaura Alcina Martins; GAVA, Tânia Barbosa Salles. Uso do computador na educação: desafios tecnológicos e pedagógicos. In: NOBRE, Isaura Alcina Martins et al. (Org.). Informática na educação: umcaminho de possibilidades e desafios. Serra: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2011.

CAZETTA, Valéria. Educação visual do espaço e o Google Earth. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Novos rumos da cartografia escolar.São Paulo: Contexto, 2011.

(5)

PONTUSCHKA, NídiaNacib; PAGANELLI, TomokoIyda; CACETE, NúriaHanglei. Para ensinar e aprender Geografia.3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização:do pensamento crítico à consciência universal. 14 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

ANEXO

Quadro 1: Principais empresas fornecedoras de imagens comerciais para o Google Earth.

Referências

Documentos relacionados

exigua nas raízes e no solo, médias entre os dados de maio e novembro nos clones/ enxertos avaliados, não apresentaram diferença significativa entre si pelo teste de Tukey,

O presente artigo científico tem como objetivo analisar os impactos no clima organizacional causados pela folha de pagamento. A maneira com que são geridos nas

planejamento e gestão de projetos desenvolvidos pela autarquia, bem como pela estruturação do setor de geoprecessamento para integrar as informações do sistema de abastecimento

Resultados: Dos 11 trabalhos analisados com relação a assistência de enfermagem prestada à mulher no climatério, foram identificados os principais achados: Ações desenvolvidas

Resumo: O projeto consiste no desenvolvimento de um protótipo didático baseado na automação de um sistema constituído por uma esteira, um motor CC, um forno, um ventilador,

Objetivos desta tarde  Manejar a Helicoverpa num Sistema Sustentável  Entender mobilidade de insetos entre culturas  Fortalecer a intensificação ecológica no Sistema  Usar bem

professor Jairo coloca em votação a proposta do conselheiro José

O estudo de tais formulações possibilita assim, compreender as imbricações entre as influências das práticas sociais que permeiam o universo escolar e no qual são reelaboradas, e,