• Nenhum resultado encontrado

Biblioterapia: a disseminação da informação para pacientes internados no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioterapia: a disseminação da informação para pacientes internados no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

___________________________________________________

BIBLIOTERAPIA: a disseminação da informação para pacientes

internados no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)

BIBLIOTHERAPY: the dissemination of information for inpatients

in the University Hospital João de Barros Barreto (HUJBB)

Grupo de trabalho 1 – Educação, política e sociedade Resumo Expandido Para Apresentação em Pôster

LIMA, Tamiris1 PAIXÃO, Adriane2 CARMO, Regeane3 SILVA, Rosiany 4

RESUMO

Apresenta o que é a biblioterapia e desde quando ela vem sendo praticada como forma terapêutica, destacando o Projeto Biblioterapia que é um projeto de extensão da biblioteca do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e as ações que realiza desde sua implantação. A biblioterapia se faz presente na busca da recuperação de pacientes e seus acompanhantes com o objetivo de proporcionar a tranquilidade psicológica e emocional dos mesmo, enquanto permanecem no ambiente hospitalar, além do incentivo à leitura por meio da disseminação da informação através de tecnologias e impressos e a promoção de ações de humanização. Tendo como resultados o conforto e bem-estar desses participantes.

Palavras-chave: Biblioterapia. Humanização. Bem-estar. Hospital Universitário João de

Barros Barreto.

1Discente de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Email:

tamirislima74@gmail.com

2Bacharel em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA). Email:

nanipaixao.mrs@gmail.com

3Discente de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA). Email:

regeholanda@outlook.com

4Discente de Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade da Universidade Federal do Pará (UFPA).

(2)

1 INTRODUÇÃO

A biblioterapia é uma prática que existe desde a idade média, tem como a sua principal função terapêutica a leitura, no antigo Egito era considerada "Remédio para a Alma" pois traz o conhecimento, alivia o estresse e a tensão, tornando o indivíduo mais leve e feliz. O próprio ambiente hospitalar é um espaço não planejado na trajetória do homem, pois quando hospitalizado, o paciente passa por momentos de tensão emocional que acabam dificultando a sua recuperação, hospital na sua estrutura favorece mais o desempenho dos profissionais na busca de um tratamento eficiente do que o bem-estar do paciente, que acaba vendo o hospital como um ambiente de solidão e isolamento, mesmo que este esteja cercado de profissionais de saúde e outros pacientes.

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) é uma Unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizada no Bairro do Guamá em Belém/Pará. Teve início em 15 de agosto de 1959, desenvolvendo atividades destinadas, unicamente, ao tratamento de pacientes portadores de tuberculose. Após sua fundação, passou a exercer um papel significativo no tratamento, diagnóstico e controle de doenças tropicais, infecciosas e parasitárias no Estado do Pará.

É composto por 17.520 metros quadrados de área construída, conta com 300 leitos, sendo 271 leitos operacionais e 29 de retaguarda; 30 consultórios, 04 salas de cirurgia, 03 salas para cirurgia ambulatorial e 01 unidade de terapia intensiva. Na área de assistência médica, o HUJBB oferece consultas e internação em diversas especialidades, como clínica médica, pneumologia, infectologia, pediatria, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia de cabeça e pescoço, endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia, neurologia e urologia. Ainda dispõe de um centro de diagnóstico, que realiza exames laboratoriais, diagnóstico por rádio imagem, provas de funções respiratórias, exames endoscópicos, métodos gráficos e reabilitação através de fisioterapia e terapia ocupacional.

É referência regional no tratamento de doenças de alta e média complexidade como pneumologia, infectologia, endocrinologia e diabetes. É referência Nacional em HIV-AIDS, fazendo com que o período de internação dos pacientes seja de média e longa permanência no hospital.

No sentido de melhorar a qualidade no atendimento nos serviços de saúde prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, o HUJBB compartilha das diretrizes

(3)

___________________________________________________

da Política Nacional de Saúde (PNS), apresentando como missão, prestar assistência hospitalar à saúde da população amazônica, como também atuar na área de ensino, pesquisa, extensão e na geração e sistematização de conhecimentos o que favorece a aplicação de ações multidisciplinares de saúde para o alcance desses objetivos. Esta adesão se concretiza através de ações como as que são desenvolvidas pelo Projeto Biblioterapia para Pacientes Internados no HUJBB, que se torna o alvo de estudo deste trabalho.

O Projeto Biblioterapia surgiu em 2003 objetivando implementar uma atividade extensionista que promovesse o desenvolvimento social por meio do atendimento humanizado no HUJBB, passando em 2005, por meio de edital normativo para a lista dos Projetos de Extensão da UFPA em parceria com a Pró Reitoria de Extensão (PROEX) que disponibiliza uma bolsa anualmente para discentes a serem escolhidos mediante a processo seletivo.

O trabalho é desenvolvido possibilitando a participação de uma equipe multiprofissional formada por bibliotecário, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista e bolsistas de biblioteconomia e serviço social que inicia um processo de estudo e planejamento para a sistematização das ações. Tais atividades propostas neste Projeto são realizadas através de sessões individuais ou em grupo, como a contação de histórias, exibição de filmes, espetáculos, audição de músicas, disponibilização de leituras diversas (livros, revistas e jornais) de acordo com a temática definida pelo perfil do paciente (criança, adulto e idoso) e seus acompanhantes que são considerados de longa permanência e em condições psicológicas abaladas devido o estado de tensão que envolve o tratamento e outras causas. Desenvolve-se também, a promoção de palestras sobre educação em saúde e cidadania abordando temas de direitos sociais e previdenciários como : Tratamento Fora de Domicílio ( TFD), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Doença, Seguro Desemprego, Direitos Trabalhistas entre outros, com o objetivo de levar a informação para a compreensão de seus direitos como cidadãos e usuários do SUS.

Os pacientes liberados para participar das ações do projeto, são selecionados após a avaliação clínica da equipe multiprofissional e uma reunião da equipe técnica do Projeto, que planeja as ações a serem desenvolvidas dentre as Clínicas Médica, Cirúrgica, DIP, Pneumologia e Pediátrica. Então é feito a escolha da atividade a ser desenvolvida e a seleção do material bibliográfico, como folders e convites que posteriormente são entregues nos quartos. Durante as atividades é realizada a comemoração dos aniversariantes do mês, com brindes para o mesmo. São preparados lanches junto ao setor da nutrição cuidadosamente

(4)

planejado, pois se leva em conta as especificidades de cada caso, possa ser que tenha pacientes diabéticos, hipertensos, pessoas com alergias a determinados alimentos e possuem em seu tratamento restrição alimentar.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A prática da biblioterapia consiste no aconselhamento de uma determinada leitura, de modo específico, levando em consideração questões situacionais do participante, o que desenvolve outras funções na área da biblioteconomia mediante a prática de leitura.

Sabe-se que as bibliotecas vivem em constante mudança, e foi a partir do século XIX que aconteceu uma das maiores, quando uma funcionária da Universidade de Harvard, decidiu liberar o acesso às estantes para as pessoas que frequentavam a biblioteca, dando início assim ao serviço de referência e circulação dos livros. Logo depois várias outras bibliotecas também passaram a tentar adotar essa ideia.

Pardini (apud TRINDADE, 2009, p. 34) relata:

A partir de 1904, a biblioterapia passa a ser considerada um ramo da biblioteconomia. Há informações de que a biblioterapia floresceu durante a primeira guerra mundial, quando bibliotecários leigos, ajudaram a construir rapidamente bibliotecas nos hospitais do exército. A partir da década de 20, vários artigos e relatórios foram publicados, inclusive um que merece destaque com o título "Biblioterapia para bibliotecários". Sempre houve uma grande dúvida: será que a biblioterapia é "arte ou ciência?" Mas sabemos que ela é discutida e aplicada desde a antiguidade.

Independente de ela ser arte ou não, o que deve prevalecer é a sua funcionalidade perante a sociedade. Afinal de contas, a leitura é o que vai prevalecer, mesmo que ela se caracterize 'ciência' ou 'arte'. Em torno de 1931, teve início o estimulo e terapia através da leitura como intermédio da biblioterapia, no qual foi desenvolvido várias listas de leitura para grupos diferentes como: adultos em liberdade condicional, após entrevista com os mesmos. Já na década de 40 foram integrados serviços de aconselhamento junto ao Departamento de Educação de Adultos das Bibliotecas Públicas Brasileiras. Daí então foram desenvolvidos vários programas com a mesma temática, e todos se baseavam na leitura terapêutica, o qual se chamou biblioterapia. A biblioterapia como uma disseminação seletiva da informação pode ser aplicada em variados ramos da nossa sociedade.

(5)

___________________________________________________

A Biblioterapia é uma técnica de mudança de comportamento através do autoconhecimento e que utiliza as qualidades racionais (intelecto, inteligência, compreensão cognitiva) e emotivas dos indivíduos que se submetem a ela, para obter uma modificação do seu comportamento. Alguns aspectos da Biblioterapia guardam semelhança com os utilizados na psicologia clínica e educacional, podendo a mesma vir a ser utilizada em ambos os contextos. (FERREIRA, 2003, p. 39)

O termo biblioterapia surgiu mais ligado à biblioteconomia, e acabou tomando grande importância para as outras áreas da ciência, porem a sua finalidade sempre vai ser a de produzir a melhora do paciente internado por meio da leitura, ressaltando mais ainda a importância dela.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Esse Projeto contribui para uma ideia mais positiva do hospital enquanto espaço, não apenas de sofrimento, mas também de lazer, aprendizado e troca de experiências. Quando em contato com a leitura os participantes têm a possibilidade de adquirirem novos hábitos e costumes, que possibilita aos mesmos, momentos de introspecção. Além da disseminação de informação, através de ações educativas em saúde e promoção do bem-estar tanto físico quanto psicológico do paciente hospitalizado e seus acompanhantes.

Figura 1 - Atividade de páscoa Figura 2 - Atividade de páscoa

Fonte: Acervo do Projeto Biblioterapia – Imagens autorizada para fim acadêmico Fonte: Acervo do Projeto Biblioterapia – Imagens autorizada para fim acadêmico

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Projeto Biblioterapia para pacientes internados no HUJBB consegue cumprir as suas metas, atendendo a comunidade a que se destina, de maneira qualitativa e responsável. Espera-se conEspera-seguir ampliar essas ações, atendendo um número maior de participantes e contribuindo para a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes e seus acompanhantes.

(6)

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Danielle Thiago. Biblioterapia: uma prática para desenvolvimento pessoal.

Educação temática digital. Campinas, v.4, n. 2, p. 39, 2003. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/620 > Acesso em: 22 de abril de 2018.

TRINDADE, Leandro Lopes. Biblioterapia e as bibliotecas de estabelecimentos prisionais: conceitos, objetivos e atribuições. 2009. 118 f. Monografia (Bacharelado em

Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Os resultados obtidos na determinação do comportamento dos índices de erosividade das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul e a influência dos eventos atmosféricos conhecidos como

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Este estudo teve como objetivo identificar linhagens de leveduras industriais adequadas à fermentação do suco de caju para obtenção de vinho.. 2 AVALIAÇÃO DE LEVEDURAS