• Nenhum resultado encontrado

Edital nº 04/2016. Processo Seletivo para preenchimento de Vagas para o Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente 2017/1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital nº 04/2016. Processo Seletivo para preenchimento de Vagas para o Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente 2017/1"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Edital nº 04/2016.

Processo Seletivo para preenchimento de Vagas para o Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente 2017/1

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes, faz saber aos interessados que, está aberto o Processo Seletivo para ingresso de alunos para o Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente do Campus Inconfidentes – Unidade Ouro Fino, ingresso 1º semestre letivo de 2017, sendo regido pela Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

1. Do Curso, da Vaga, da Duração e do Período 1.1 Unidade Ouro Fino/MG

Curso Técnico Período Duração Número de vagas

Portadores de Deficiência Ampla concorrência L1 – demais etnias L2 – preto pardo e indígena L3 – demais etnias L4 – preto pardo e indígena Técnico em Meio Ambiente

Subsequente

Noturno 2 anos e meio

1 13 03 04 03 03

5% das vagas dos cursos estão reservadas a candidatos com alguma necessidade especial comprovada.

- 50% das vagas serão reservadas à inclusão social pelo sistema de cotas (vagas de ação afirmativa) de acordo com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.

1.1 Em atendimento à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, regulamentada pelo Decreto 7.824/12 e Portaria Normativa 18/2012, do total das vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) das vagas serão reservadas à inclusão social por sistema de cotas (vagas de ação afirmativa) para candidatos que tenham cursado todo o Ensino Fundamental em escolas públicas (de acordo com o Art. 2º da Portaria Normativa 18/2012, inciso II, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência

1.1.1. Escola pública é uma instituição de ensino criada ou incorporada, mantida e administrada pelo Poder Público, nos termos do inciso I, do art. 19, da Lei 9.394/96).

1.1.2. A distribuição das vagas de ação afirmativa será feita em quatro grupos, para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas:

a) L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita (por pessoa)* igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; b) L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita (por pessoa)* igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;

c) L3 - Candidatos com renda familiar bruta per capita (por pessoa)* superior a 1,5 salário mínimo;

d) L4 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda per capita (por pessoa)* superior a 1,5 salário mínimo;

* Renda familiar bruta per capita (por pessoa) será calculada de acordo com os critérios estabelecidos no item 2 desse edital.

1.1.3. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá optar se concorrerá à reserva de vaga – vagas de ação afirmativa, se concorrerá às vagas de ampla concorrência ou às vagas para portadores de deficiência. A comprovação da documentação referente à reserva de vagas das ações afirmativas ocorrerá no momento da matrícula.

1.1.3.1. As vagas de ampla concorrência serão destinadas aos candidatos que não atendam à ação afirmativa ou que não queiram participar do sistema de cotas.

(2)

1.1.4. Somente poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

1.1.4.1. Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do Ensino Fundamental.

1.1.5. As vagas reservadas serão preenchidas segundo sorteio dos candidatos, dentro de cada um dos grupos de que trata o item 1 deste Edital.

1.1.6 As vagas que restarem das ações afirmativas e de portadores de deficiência serão oferecidas aos candidatos da ampla concorrência.

1.1.7 O candidato que deseja concorrer às vagas reservadas para deficientes deverá comprovar sua deficiência com laudo médico original, designando o tipo de deficiência, no ato da inscrição.

2. Comprovação de Renda e Escolaridade

2.1 Os candidatos que desejam participar das vagas de ações afirmativas (L1, L2, L3 ou L4) deverão comprovar sua renda e a escolaridade (escola pública) no momento da matrícula. A documentação necessária para a comprovação encontra-se no Anexo I integrado a esse Edital.

2.2 O candidato que não comprovar os documentos necessários às ações afirmativas ou apresentar documentação faltosa, perderá o direito à matrícula, sendo convocado o próximo candidato da lista de espera.

3. Requisitos para ingresso

3.1 Ensino Médio Completo ou equivalente. 4. Inscrições

4.1 As inscrições para o Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente serão gratuitas, de forma presencial ou eletrônica (online), de acordo com cada um dos grupos de que trata o item 1 do Edital e estarão abertas entre os dias 03/01/2017 e 17/01/2017, de segunda a quinta-feira, na Escola Estadual Coronel Paiva, no horário das 19h às 22h no seguinte endereço na forma presencial:

Praça Dr. Francisco Bueno Brandão, 60 – Centro – Ouro Fino – MG. e, eletrônica, por meio dos seguintes

endereços: www.ifsuldeminas.edu.br /inconfidentes ou copese.ifs.ifsuldeminas.edu.br

4.1.1 Na forma eletrônica, a inscrição será a partir do link: https://goo.gl/forms/kNgG0cTavlcQ1c0s2

4.2 A inscrição do candidato implica no conhecimento e na aceitação de todas as condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceitas posteriores reclamações sobre desconhecimento das normas do processo. 4.3 Documentações exigidas para a inscrição:

a) Formulário de Inscrição devidamente preenchido, disponível no ato da inscrição, tanto presencial, como eletrônico;

b) Número do CPF e RG do candidato. Se estrangeiro: número da carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado.

Obs.: O candidato deverá, obrigatoriamente, informar seu endereço de e-mail e um telefone válido. 5. Procedimentos para Seleção

5.1 O Processo de Seleção dos candidatos ao Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente será realizado por sorteio, de acordo com cada um dos grupos de que trata o item 1 do Edital, no período de inscrição designado no item 4, até completar o número máximo de 40 vagas.

5.2 O sorteio eletrônico será realizado no Campus Inconfidentes, localizado na Praça Tiradentes, 416 – Centro - Inconfidentes, no dia 19 de janeiro de 2017, a partir das 15h, e será aberto ao público para acompanhamento dos procedimentos de auditoria e conferência.

5.3 Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas ofertadas, ou seja, 27 vagas, estes ficarão na condição de excedentes, e serão convocados para a matrícula caso haja vaga posteriormente em segunda chamada.

6 Classificação do Candidato e Convocação para Matrícula

6.1 A listagem geral dos candidatos convocados para a matrícula estará disponível para consulta a partir do dia 20/01/2017, no endereço eletrônico (copese.ifs.ifsuldeminas.edu.br) e no mural fixado na Escola Estadual Coronel Paiva.

6.2 Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas a ações afirmativas e candidatos com deficiência, estas serão preenchidas por candidatos a vagas de ampla concorrência, com rigorosa observância

(3)

da ordem classificatória. 7. Da Matrícula

7.1 O candidato convocado para a matrícula deverá dirigir-se à Escola Estadual Coronel Paiva – localizada na Praça Dr. Francisco Bueno Brandão, 60 – Centro – Ouro Fino/MG, a fim de proceder a sua matrícula. 7.2 Período: 23 e 24/01/2017 – 1ª chamada

26/01/2017 – 2ª chamada 7.3 Horário: 19h às 22h.

7.4 Documentação:

a) Preenchimento do Requerimento de Matrícula (disponível no dia da matrícula) b) Cópia legível da Certidão de Nascimento/Casamento.

c) 01 (uma) foto 3 x 4 recente.

d) Fotocópia legível do Comprovante de residência (água, luz ou telefone). e) Fotocópia legível Título de eleitor e último comprovante de votação. f) Fotocópia legível da Carteira de Identidade.

f) Fotocópia legível da carteira de Reservista para candidatos do sexo masculino. g) Fotocópia legível do CPF

h) Fotocópia legível e Original do Histórico Escolar do Ensino Médio ou declaração de conclusão do ensino Médio (original), com data de expedição inferior a 45 dias da data da matrícula, desde que informe a data da entrega do Histórico Escolar.

Observação: Na ausência de quaisquer documentos citados acima o candidato não terá o direito de realizar sua matrícula.

8. Início das aulas

8.1 As aulas terão início no dia 30 de janeiro de 2017, às 19h, na Escola Estadual Coronel Paiva, situada à Praça Dr. Francisco Bueno Brandão, 60 – Centro – Ouro Fino/MG.

9. Das disposições finais

9.1 O candidato inscrito assume a aceitação total e incondicional das normas constantes neste Edital e demais expedientes relacionados a este.

9.2 Será eliminado, a qualquer tempo, o candidato que utilizar meios fraudulentos na realização da matrícula, ficando, inclusive, sujeito a outras sanções e penalidades previstas em lei.

9.3 A declaração falsa ou inexata dos dados constantes na Ficha de Inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da matrícula ou a anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época. O IFSULDEMINAS não se responsabilizará por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e/ou endereços incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

9.4 Serão incorporados a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares que vierem a ser publicados pelo IFSULDEMINAS e demais documentos referentes a este Processo Seletivo 2017. 9.5 Os casos omissos serão resolvidos pela COPESE do Campus Inconfidentes.

9.6 Para o conhecimento de todos o presente Edital será afixado em lugar próprio, e publicado no endereço eletrônico da Copese (copese.ifs.ifsuldeminas.edu.br).

Inconfidentes/MG, 19 de dezembro de 2016

Miguel Angel Isaac Toledo del Pino Diretor-Geral do IFSULDEMINAS

(4)

Anexo I

ORIENTAÇÕES SOBRE COMPROVAÇÃO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS

1) Candidatos que desejam concorrer às vagas da Ação Afirmativa L1 (candidatos que possuem renda per capta/por pessoa inferior a 1,5 salário-mínimo ou R$ 1.320,00 reais por pessoa):

a) Histórico Escolar de todo o ensino fundamental (1º ao 9º anos ou antiga 8ª série)

b) Na ausência do Histórico Escolar o candidato deverá apresentar a declaração de conclusão de todo o ensino fundamental em escola pública (Anexo II).

c) - Preenchimento do Formulário Socieconômico (Anexo III)

d) Folha Resumo do Cadastro Único atualizado, devidamente assinada e emitida pelo órgão gestor do Programa Bolsa Família (quem não possuir o Cadastro Único, deverá procurar o órgão gestor do Programa no município onde reside); ou documentação do inciso 5;

Caso o candidato não possua Cadastro Único, deverá comprovar os seguintes documentos:

1. Cópia dos documentos do CANDIDATO:

I – RG e CPF

II - Preenchimento do Formulário Socieconômico (Anexo III);

III – Comprovação de Estado Civil: Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável.

IV - Certidão de óbito, caso os pais, responsáveis ou cônjuge/companheiro(a) sejam falecidos;

V Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS – página com foto, página da Qualificação Civil (da -dos pessoais), página do Contrato de Trabalho com o último registro e a próxima página em branco. Obs: caso não tenha nenhum registro em Carteira, xerocar a primeira página do Contrato de Trabalho. Quem não possuir Carteira de Trabalho deve apresentar protocolo de solicitação deste documento ou declaração devi-damente assinada e datada, informando a inexistência da mesma.

VI – Comprovante de doença crônica, degenerativa ou pessoa com necessidades específicas: atestado médico, relatório médico ou laudo médico (se houver);

2. Cópia dos documentos dos COMPONENTES DA FAMÍLIA:

I - Menores de 18 anos:

a) Certidão de Nascimento ou RG;

b) Comprovante de recebimento de pensão alimentícia, caso não tenha comprovante utilizar o modelo do anexo VIII;

c) Comprovante de recebimento de pensão por morte (se houver);

d) Comprovante de doença crônica, degenerativa ou pessoa com necessidades específicas: atestado médi-co, relatório médico ou laudo médico (se houver).

II - Maiores de 18 anos e dependentes, pais e/ou responsáveis: a) RG;

b) CPF;

c) Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS – página com foto, página da Qualificação Civil (dados pessoais), página do Contrato de Trabalho com o último registro e a próxima página em branco. Obs: caso não tenha nenhum registro em Carteira, xerocar a primeira página do Contrato de Trabalho.

d) Comprovação de Estado Civil: Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento ou Declaração de Uni -ão Estável.

e) Comprovante de doença crônica, degenerativa ou pessoa com necessidades específicas: atestado médi-co, relatório médico ou laudo médico (se houver).

3.

Documentação específica de renda do CANDIDATO E DA FAMÍLIA:

Para comprovação de renda ou ausência de renda, deverá ser observado os incisos de I ao VII, neste item, para que o candidato apresente corretamente a sua documentação e de seus familiares (somente para os maiores de 18 anos):

I Profissionais empregados em empresas públicas ou privadas, são obrigatórios todos os docu -mentos abaixo:

a) Contracheque relativo aos 2 últimos meses;

b) Recibo e Declaração Completa do Imposto de Renda, referente ao exercício 2015, ano-calendário 2016. c) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

(5)

II - Profissionais autônomos, são obrigatórios todos os documentos abaixo:

a) Declaração de renda (ANEXO IV) fornecida pela própria pessoa que deverá conter os seguintes dados: - Identificação: nome, RG, CPF;

- O que faz e o local;

- Qual a média da renda mensal: utilizando os rendimentos dos últimos quatro meses para encontrar a média.

b) Recibo e Declaração Completa do Imposto de Renda, referente ao exercício 2015, ano-calendário 2016. c) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

III - Comerciante com estabelecimento próprio e Micro Empreendedores, são obrigatórios todos os documentos abaixo:

a) Declaração de renda (conforme ANEXO IV) fornecida pela própria pessoa que deverá conter os seguintes dados:

- Identificação: nome, RG, CPF; - O que faz e o local;

- Qual a média da renda mensal: utilizando os rendimentos dos últimos quatro meses para encontrar a média.

b) relatório Anual/Mensal emitido pelo Contador, baseado nas notas fiscais;

c) Recibo e Declaração Completa do Imposto de Renda, referente ao exercício 2015, ano-calendário 2016. d) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta referente ao ano de 2016 obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/pagi-nas/index.asp

IV - Proprietários rurais, são obrigatórios todos os documentos abaixo:

a) DECORE fornecida pelo contador ou documento equivalente emitidos por órgãos oficiais (EMATER ou ór-gão equivalente, Sindicato dos Produtores Rurais, dentre outros), informando:

- identificação do proprietário: nome, CPF, RG e endereço; - identificação da propriedade: área e endereço e;

- como utiliza a terra: o que produz e qual a renda mensal.

b) Recibo e Declaração completa do imposto de renda, referente ao exercício 2015, ano-calendário 2016; ou

c) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

d) Contrato de arrendamento das terras, quando houver;

V – Aposentados, pensionistas, amparados pelo auxílio doença são obrigatórios todos os documen-tos abaixo:

a) Comprovante atual do INSS contendo número do benefício, do que se trata o benefício e o valor do mes-mo. Não serão aceitos extratos bancários. O comprovante pode ser obtido através do link:

https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml

b) os membros da família ou [candidato(a)] que sejam servidores públicos aposentados deverão procurar o órgão competente para emissão de contra-cheques (Recursos Humanos, Secretaria de Planejamento ou outros);

c) Caso o aposentado e/ou pensionista exerça alguma atividade remunerada, deverá apresentar a docu-mentação comprobatória;

d) Recibo e Declaração Completa do Imposto de Renda, exercício 2015, ano-calendário 2016;

e) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

VI - Caso não possua nenhuma fonte de renda:

a) Declaração de ausência de renda (ANEXO V)

b) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

VII – Desempregados a menos de 6 meses, são obrigatórios todos os documentos abaixo:

a) Rescisão do Contrato de Trabalho;

b) Comprovante de Seguro Desemprego (quando houver);

c) declaração de ausência de renda, conforme Anexo V para os que não desenvolvem nenhuma atividade remunerada;

d) aqueles que desenvolvem alguma atividade remunerada informalmente, apresentar a documentação conforme inciso II deste item.

(6)

4. Comprovantes de despesas (somente as que houver)

Os documentos de despesas deverão estar atualizados, não necessariamente pagos, referentes ao último mês:

I – Contas de água e luz;

II - Moradia: contrato de locação atualizado e/ou recibo de pagamento, devidamente assinado e constando CPF ou CNPJ do proprietário, ou comprovante da prestação do financiamento da casa própria atualizado; III - Educação: comprovante de pagamento de mensalidade(s) escolar(es), faculdades e/ou creche; IV – Comprovantes de pagamento com internet, condomínio, telefone e outros;

2) Candidatos que desejam concorrer às vagas da Ação Afirmativa L2 (candidatos que possuem renda per capta/por pessoa inferior a 1,5 salário-mínimo ou R$ 1.320,00 reais por pessoa e que se autodeclaram preto, pardo ou indígena)

a) Histórico Escolar de todo o ensino fundamental (1º ao 9º anos ou antiga 8ª série)

b) Na ausência do Histórico Escolar o candidato deverá apresentar a declaração de conclusão de todo o ensino fundamental em escola pública (Anexo II).

c) - Preenchimento do Formulário Socieconômico (Anexo III)

d) Folha Resumo do Cadastro Único atualizado, devidamente assinada e emitida pelo órgão gestor do Programa Bolsa Família (quem não possuir o Cadastro Único, deverá procurar o órgão gestor do Programa no município onde reside); ou documentação do inciso 5

e) Preenchimento da Autodeclaração de Pretos, Pardos e Indígenas (Anexo VI)

Caso o candidato não possua Cadastro Único, deverá comprovar os seguintes documentos:

1. Cópia dos documentos do CANDIDATO:

I – RG e CPF

II - Preenchimento do Formulário Socieconômico (Anexo III);

III - Preenchimento da Autodeclaração de Pretos, pardos e indígenas (Anexo VI)

IV – Comprovação de Estado Civil: Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável.

V - Certidão de óbito, caso os pais, responsáveis ou cônjuge/companheiro(a) sejam falecidos;

VI Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS – página com foto, página da Qualificação Civil (da -dos pessoais), página do Contrato de Trabalho com o último registro e a próxima página em branco. Obs: caso não tenha nenhum registro em Carteira, xerocar a primeira página do Contrato de Trabalho. Quem não possuir Carteira de Trabalho deve apresentar protocolo de solicitação deste documento ou declaração devi-damente assinada e datada, informando a inexistência da mesma.

VII – Comprovante de doença crônica, degenerativa ou pessoa com necessidades específicas: atestado médico, relatório médico ou laudo médico (se houver);

2. Cópia dos documentos dos COMPONENTES DA FAMÍLIA:

I - Menores de 18 anos:

a) Certidão de Nascimento ou RG;

b) Comprovante de recebimento de pensão alimentícia, caso não tenha comprovante utilizar o modelo do anexo VIII;

c) Comprovante de recebimento de pensão por morte (se houver);

d) Comprovante de doença crônica, degenerativa ou pessoa com necessidades específicas: atestado médi-co, relatório médico ou laudo médico (se houver).

II - Maiores de 18 anos e dependentes, pais e/ou responsáveis: a) RG;

b) CPF;

c) Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS – página com foto, página da Qualificação Civil (dados pessoais), página do Contrato de Trabalho com o último registro e a próxima página em branco. Obs: caso não tenha nenhum registro em Carteira, xerocar a primeira página do Contrato de Trabalho.

d) Comprovação de Estado Civil: Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento ou Declaração de Uni -ão Estável.

e) Comprovante de doença crônica, degenerativa ou pessoa com necessidades específicas: atestado médi-co, relatório médico ou laudo médico (se houver).

3.

Documentação específica de renda do CANDIDATO E DA FAMÍLIA:

Para comprovação de renda ou ausência de renda, deverá ser observado os incisos de I ao VII, neste item, para que o candidato apresente corretamente a sua documentação e de seus familiares (somente para os maiores de 18 anos):

(7)

I Profissionais empregados em empresas públicas ou privadas, são obrigatórios todos os docu -mentos abaixo:

a) Contracheque relativo aos 2 últimos meses;

b) Recibo e Declaração Completa do Imposto de Renda, referente ao exercício 2015, ano-calendário 2016. c) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

II - Profissionais autônomos, são obrigatórios todos os documentos abaixo:

a) Declaração de renda (ANEXO IV) fornecida pela própria pessoa que deverá conter os seguintes dados: - Identificação: nome, RG, CPF;

- O que faz e o local;

- Qual a média da renda mensal: utilizando os rendimentos dos últimos quatro meses para encontrar a média.

b) Recibo e Declaração Completa do Imposto de Renda, referente ao exercício 2015, ano-calendário 2016. c) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

III - Comerciante com estabelecimento próprio e Micro Empreendedores, são obrigatórios todos os documentos abaixo:

a) Declaração de renda (conforme ANEXO IV) fornecida pela própria pessoa que deverá conter os seguintes dados:

- Identificação: nome, RG, CPF; - O que faz e o local;

- Qual a média da renda mensal: utilizando os rendimentos dos últimos quatro meses para encontrar a média.

b) relatório Anual/Mensal emitido pelo Contador, baseado nas notas fiscais;

c) Recibo e Declaração Completa do Imposto de Renda, referente ao exercício 2015, ano-calendário 2016. d) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta referente ao ano de 2016 obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/pagi-nas/index.asp

IV - Proprietários rurais, são obrigatórios todos os documentos abaixo:

a) DECORE fornecida pelo contador ou documento equivalente emitidos por órgãos oficiais (EMATER ou ór-gão equivalente, Sindicato dos Produtores Rurais, dentre outros), informando:

- identificação do proprietário: nome, CPF, RG e endereço; - identificação da propriedade: área e endereço e;

- como utiliza a terra: o que produz e qual a renda mensal.

b) Recibo e Declaração completa do imposto de renda, referente ao exercício 2015, ano-calendário 2016; ou

c) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

d) Contrato de arrendamento das terras, quando houver;

V – Aposentados, pensionistas, amparados pelo auxílio doença são obrigatórios todos os documen-tos abaixo:

a) Comprovante atual do INSS contendo número do benefício, do que se trata o benefício e o valor do mes-mo. Não serão aceitos extratos bancários. O comprovante pode ser obtido através do link:

https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml

b) os membros da família ou [candidato(a)] que sejam servidores públicos aposentados deverão procurar o órgão competente para emissão de contra-cheques (Recursos Humanos, Secretaria de Planejamento ou outros);

c) Caso o aposentado e/ou pensionista exerça alguma atividade remunerada, deverá apresentar a docu-mentação comprobatória;

d) Recibo e Declaração Completa do Imposto de Renda, exercício 2015, ano-calendário 2016;

e) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

VI - Caso não possua nenhuma fonte de renda:

a) Declaração de ausência de renda (ANEXO V)

b) Para aqueles que não declaram Imposto de Renda, apresentar comprovante da consulta obtido através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

(8)

VII – Desempregados a menos de 6 meses, são obrigatórios todos os documentos abaixo:

a) Rescisão do Contrato de Trabalho;

b) Comprovante de Seguro Desemprego (quando houver);

c) declaração de ausência de renda, conforme Anexo V para os que não desenvolvem nenhuma atividade remunerada;

d) aqueles que desenvolvem alguma atividade remunerada informalmente, apresentar a documentação conforme inciso II deste item.

4. Comprovantes de despesas (somente as que houver)

Os documentos de despesas deverão estar atualizados, não necessariamente pagos, referentes ao último mês:

I – Contas de água e luz;

II - Moradia: contrato de locação atualizado e/ou recibo de pagamento, devidamente assinado e constando CPF ou CNPJ do proprietário, ou comprovante da prestação do financiamento da casa própria atualizado; III - Educação: comprovante de pagamento de mensalidade(s) escolar(es), faculdades e/ou creche; IV – Comprovantes de pagamento com internet, condomínio, telefone e outros;

3) Candidatos que desejam concorrer às vagas das Ação Afirmativa L3 (candidatos que possuem renda

per capta/por pessoa superior a 1,5 salário-mínimo por pessoa)

a) Histórico Escolar de todo o ensino fundamental (1º ao 9º anos ou antiga 8ª série)

b) Na ausência do Histórico Escolar o candidato deverá apresentar a declaração de conclusão de todo o ensino fundamental em escola pública (Anexo II).

4) Candidatos que desejam concorrer às vagas das Ação Afirmativa L3 (candidatos que possuem renda

per capta/por pessoa superior a 1,5 salário-mínimo por pessoa e que se autodeclaram preto, pardo ou

indígena)

a) Histórico Escolar de todo o ensino fundamental (1º ao 9º anos ou antiga 8ª série)

b) Na ausência do Histórico Escolar o candidato deverá apresentar a declaração de conclusão de todo o ensino fundamental em escola pública (Anexo II).

(9)

ANEXO II

Comprovação Escola Pública

PAPEL TIMBRADO DA ESCOLA OU CARIMBO OFICIAL DA ESCOLA

DECLARAÇÃO

DECLARO, que ______________________________________________________________________, (nome do(a) candidato(a))

cursa(ou) o : Ensino Fundamental nesta Instituição de Ensino:

Série Ano Nome da Instituição de Ensino Município UF

Por ser expressão da verdade, firmo e assino a presente para que a mesma produza seus efeitos legais e de direito.

___________________________, ______ de _________________ de 2017.

___________________________________________ Assinatura e carimbo do(a) diretor(a) ou Secretário(a)

(10)

ANEXO III

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO Ação Afirmativa: L1 ( ) L2 ( ) L3 ( ) L4 ( )

Nome completo:*_______________________________________________________________________________ Data de nascimento:*____/____/_____ Estado civil:_______________________________________

Documento de Identidade:*_____________________ Órgão Emissor:*______ UF:*___ CPF:__________________ NIS (Número de Identificação Social): ________________ Modalidade do Curso:*

( ) Técnico Subsequente ( ) Técnico Integrado - PROEJA

Endereço Completo:*_____________________________________________________ ______________________________Cidade:*____________________ UF:*_____ CEP:*____________ Tel. Residencial: ______________ Tel. Celular:*______________

e-mail:__________________________________________________________________________ Filiação:* Pai: ____________________________________________________________________ Mãe: ___________________________________________________________________

Nacionalidade:* ____________________ Naturalidade:*_____________________

* Preenchimento de campo obrigatório

Descreva na tabela abaixo o nome de todas as pessoas que moram na residência de sua família,(inclusive você , avós, tios, primos, amigos morarem também) e informe a renda daqueles que trabalham.

Número total de integrantes da família: _________________

NOME Parentesco do estudante Idade Estado Civil Profissão/

ocupação RendimentoMensal *

estudante

Descreva as despesas fixas da família e anexe o comprovante de cada item declarado: Aluguel: R$ ____________________

Financiamento da casa própria R$ ____________________ IPTU R$ ____________________ IPVA R$ ____________________ Água R$ ____________________ Energia Elétrica R$ ____________________ Telefone R$ ____________________ Internet R$ ____________________ Plano de Saúde/ Medicamentos R$ ____________________ Mensalidades Escolares R$ ____________________ Transporte R$ ____________________ Outros R$ ____________________

Declaro, para todos os efeitos legais, serem verdadeiras as informações contidas neste formulário estando sujeito às penalidades cabíveis, segundo o Código Penal em seu artigo 299.

_____________________, _____ de __________________ de 2017 ____________________________________________________

(11)

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE RENDA - AUTÔNOMOS

Eu,________________________________________________________________, CPF nº ___________________________, declaro sob as penas da lei que a renda média dos últimos _______ meses, no valor de R$ _____________ mensais, declarada, refere-se aos ganhos obtidos com meu trabalho em atividades de_____________________________________________, realizado em ___________________________________________.

(local onde realiza a atividade)

Declaro ainda que o valor acima apresentado é verdadeiro e estou ciente de que a omissão de informações ou a apresentação de dados ou documentos falsos e/ou divergentes podem resultar em processo contra mim dos tipos: PENAL (crime de falsidade ideológica) e CÍVEL (ressarcimento por prejuízo causado a terceiros).

Autorizo a devida investigação e fiscalização para fins de averiguar e confirmar a informação declarada acima, caso seja necessário.

____________________,______ de ______________________ de 2017.

______________________________________ Assinatura do declarante

(12)

ANEXO V

DECLARAÇÃO AUSÊNCIA DE RENDA (MAIORES DE 18 ANOS)

Eu, _________________________________________________________________, (informar o nome da pessoa que vai assinar a declaração), portador (a) do RG nº _________________ e inscrito (a) no CPF sob o nº ___________________________, declaro, sob as penas da lei, para fins de apresentação ao IFSULDEMINAS, que não exerci nenhum tipo de atividade remunerada no ano de 2015, sendo dependente financeiramente de ________________________________________________________________, que é __________________________________(informar grau de parentesco da pessoa) sendo portador (a) do RG nº _________________ e inscrito (a) no CPF sob o nº _______________________.

Declaro, ainda, a inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou a apresentação de informações e/ou documentos falsos ou divergentes, implicarão em medidas judiciais.

Autorizo ao IFSULDEMINAS a averiguar as informações acima fornecidas.

Por ser expressão da verdade, firmo e assino a presente para que a mesma produza seus efeitos legais e de direito, e estou ciente de que responderei legalmente pela informação prestada.

___________________________, ______ de _________________ de 2017.

______________________________________ Assinatura do declarante

(13)

ANEXO VI

AUTODECLARAÇÃO – PRETO, PARDO E INDÍGENA

Eu abaixo assinado _________________________________________________________________, CPF nº. __________________________________, portador do documento de identidade nº. ___________________________, DECLARO para o fim específico de atender às vagas de ações afirmativas (L2 e L4) do Edital do Processo Seletivo PROEJA 2017/1, que sou ( ) Preto, ( ) Pardo ou ( ) Indígena. DECLARO, também, estar ciente de que, se for comprovada falsidade desta declaração, minha classificação será tomada sem efeito, o que implicará em cancelamento da opção para as vagas afirmativas.

_________________________________, _______ de _________________ de 2017.

____________________________________ Assinatura do Candidato

(14)

ANEXO VII

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO Edital 04/2016

Técnico em Meio Ambiente Subsequente

FAVOR PREENCHER TODOS OS DADOS DE FORMA LEGÍVEL

DADOS DO ALUNO(A) NOME COMPLETO CPF RG e Órgão Expedidor DATA DE NASCIMENTO NACIONALIDADE NATURALIDADE ESTADO CIVIL NÚMERO DE FILHOS NOME DA MÃE NOME DO PAI

SEXO ( ) Masculino ( ) Feminino

ESCOLARIDADE ( ) Ensino Médio Completo ( ) Superior Completo ENDEREÇO RUA / Nº BAIRRO: CIDADE/ESTADO: CEP: E-MAIL: TELEFONE CELULAR:

TELEFONE FIXO: TELEFONE RECADO:

TIPO DE CONCORRÊNCIA 1. Escola Pública

( L1) Renda Igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita – Demais etnias. (5 vagas)

( L2) Renda Igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita – Pretos, pardos e indígenas. (5 vagas) ( L3 ) Renda Maior que 1,5 salário mínimo per capita – Demais etnias. (5 vagas)

( L4) Renda Maior que 1,5 salário mínimo per capita – Pretos, pardos e indígenas. (5 vagas)

2. Demais Vagas:

Vagas Deficientes (2 vagas)

Demais Vagas - Ampla Concorrência (18 vagas) Descreva a deficiência (se houver):

Importante: Na opção Vagas Deficiente é preciso comprovar com laudo.

Ouro Fino/MG, ______ de _______________ de 2017.

________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Assim, para que seja possível o cálculo dos custos por procedimentos vinculados ao departamento de maternidade (i.e. custo do parto normal, custo do parto

Tesoureiro – João Epifânio de Andrade Lima – Turma 1962 2º Tesoureiro – Hugo Lukschal Soares – Turma 1964 Diretor Social – Floriano Garcia Costa – Turma 1964!. Diretor

Formado foi para Belgo Mineira em Monlevade onde depois de 11 anos foi transferido para Sabará onde permaneceu 2 anos transferindo-se para Samitri, onde após 2 anos foi compor

Em uma panela de pressão, a maior parte do vapor formado pela vaporização fica retida em seu interior, resultando em aumento da pressão sobre a superfície do líquido, o que faz

A força gravitacional entre um caminhão e um grande edifício é insignificante, mas a força que nos mantém presos a Terra é bastante significativa, assim como a

O Rio Acre é um dos principais rios do Estado do Acre, onde separa o município de Rio Branco, capital do Estado, em 1º Distrito e 2º Distrito, sendo que

1 - Os cadáveres a inumar serão encerrados em caixões de madeira ou de zinco. 2 - Os caixões de zinco devem ser hermeticamente fechados, para o que serão soldados, no

São identificados os eventos, o minuto inicial dos mesmos (coluna ID-evento), e os valores de precipitação obtidos em cada cenário, bem como o erro quando