• Nenhum resultado encontrado

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Sociais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Sociais"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES

A Diretora da Faculdade de Ciências Sociais no uso de suas atribuições,

Faz saber que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo, que será realizado de 03/11/2015 a 30/11/2015, para preenchimento de 01 (uma) vaga na área de História do Brasil do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais, de acordo com os seguintes critérios:

I - DAS INSCRIÇÕES

Art. 1º - As inscrições para o Processo Seletivo deverão ser feitas por meio de requerimento que será disponibilizado no site da Faculdade, dirigido à Diretora da Faculdade, juntando-se:

• Curriculum Vitae na Plataforma Lattes acompanhado dos seguintes documentos:

- Cópia do diploma de Graduação Plena em História, devidamente registrado, relacionado à área de conhecimento da disciplina ou atividade pedagógica que será oferecida;

- Cópia do diploma de Mestre e de Doutor em História, devidamente registrado;

- Cópia de documentos pessoais (RG e CPF) e foto 3 x 4;

- Proposta de curso baseada no temário e na bibliografia do presente concurso;

- Publicações dos últimos 03 (três) anos devidamente comprovadas, (juntar capa do livro ou revista e do artigo).

(2)

• Declaração, nos termos do modelo anexo, de que não possui sentença condenatória transitada em julgado na esfera criminal, acompanhada de justificativa, se for o caso.

• Documento comprobatório de experiência profissional docente, no ensino superior, na área do concurso, de pelo menos três anos.

Art. 2º - Os candidatos portadores de deficiências que acorrerem ao certame deverão comunicar à Direção da Faculdade proponente da seleção o tipo de deficiência, especificando-a na ficha de inscrição. A esses candidatos será assegurado o direito de participação no Processo Seletivo, em igualdade de condições com os demais.

Art. 3º - O candidato portador de deficiência deverá encaminhar à direção da Faculdade proponente da seleção, pessoalmente ou por procurador, até 10 (dez) dias após a inscrição, um laudo médico original atestando o grau e espécie de deficiência, com expressa referência ao código correspondente à Classificação Internacional de Doenças – CID. Esses candidatos deverão informar, até 10 (dez) dias antes da realização das provas de seleção, as especificidades de suas necessidades para as adaptações que se fizerem necessárias a cada caso. II - DAS VAGAS OBJETO DA SELEÇÃO

Art. 4º - O Processo Seletivo será realizado para preenchimento da seguinte vaga:

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Nº DE VAGAS CARGA

HORÁRIA Ministrar aulas. Disciplinas: História do

Brasil I Fundamentos do Sistema Colonial na América Portuguesa e Brasil II O Século XVIII Na América Portuguesa e a Crise do Sistema Colonial

(3)

Obs.: O candidato aprovado poderá,

dentro das necessidades do

departamento, assumir disciplinas e atividades próximas – cronologicamente e epistemologicamente - da área.

Parágrafo único - O Processo Seletivo também classificará candidatos a fim de atender eventual demanda para substituição de professores ou para abertura de novas vagas, no prazo de validade da Seleção.

Art. 5º - O Processo de Seleção e de classificação do candidato compreenderá 02 (duas) Fases, a saber:

1ª Fase – Prova Escrita e análise de documentação:

- 1ª Etapa - Prova escrita, sobre tema sorteado no dia da prova, a partir

da lista constante do anexo 1. A prova será realizada sem consulta a qualquer tipo de material. Essa prova terá caráter eliminatório e terá peso 1. - 2ª Etapa - Análise da documentação do candidato, de acordo com as normas internas da Unidade, que poderá ou não atribuir valores de pontuação. Serão consideradas as seguintes qualificações do candidato: a) Titulação,

b) Pesquisas,

c) Experiência docente e profissional na área.

d) Atualização no campo de sua especialidade: pesquisas, publicações, participação em congressos.

A 2ª Etapa terá caráter eliminatório, observando as exigências do artigo 1º e terá peso 1

Os candidatos aprovados na 1º Fase serão convocados por email para a 2º Fase

(4)

2ª Fase – Prova Didática e Entrevistas:

- 1ª Etapa - Os candidatos admitidos à 2º fase serão submetidos a uma prova didática constituída de aula pública a partir do sorteio de um ponto da lista (anexo I). Essa etapa terá peso 1

- 2ª Etapa - Entrevistas com os candidatos. Essa Etapa terá peso 1

§1º - A classificação final dos candidatos será obtida pelo resultado da análise das Fases da avaliação.

§2º - Em caso de empate entre os candidatos, serão observados os seguintes critérios de desempate:

a) Produção acadêmica; b) Titulação,

c) Proposta de Curso; d) Nota na Prova Didática;

Prevalecendo o empate, o voto de minerva será dado pelo Presidente da Banca. III - DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Art. 6º - O Processo Seletivo obedecerá as etapas e datas a seguir: a) Publicação do Edital:

De 03 a 15/11/2015 no site da Faculdade, além das dependências da Universidade;

b) As inscrições serão feitas na Secretaria da Faculdade, sala S-22 das 09 horas às 17 horas, no período de 16/11/2015 a 19/11/2015.

c) Divulgação das inscrições homologadas: 23/11/2015;

d) O processo seletivo será realizado no período de 23/11/2015 a 30/11/2015, observando as seguintes datas:

• 23/11/2015 (Período da manhã) divulgação dos selecionados. (15h00 às 18h00): 1ª Fase, 1ª Etapa: Prova Escrita.

(5)

• 24/11/2015 (a partir das08h00): Análise de Documentação, avaliação do CV Lattes e correção das provas (Sem a presença do candidato).

• 25/11/2015: Divulgação dos candidatos aprovados na 1ª Fase e convocação por email para a 2º Fase.

• 26/11/2015 (13h00 ás 18h00): Início da 2ª Fase, 1ª Etapa: Sorteio do ponto para cada candidato, de acordo com o horário agendado na convocação por email, que terá 24h para elaborar seu material.

• 27/11/2015: 2ª Fase, 1ª Etapa: Prova Didática de 50 minutos de acordo com o tema sorteado e com o horário definido após o sorteio.

• 30/11/2015: 2ª Fase, 2ª Etapa: Entrevistas com candidatos (30 minutos), de acordo com horário previamente agendado pela Comissão do Concurso.

• 30/11/2015: reunião final para fechamento do resultado e encaminhamento à secretaria para informação aos candidatos.

e) O resultado do Processo Seletivo será publicado em 01/12/2015.

Parágrafo único - A seleção dos candidatos não garante a contratação do professor que está adstrita à aprovação do Reitor e da Fundação São Paulo - FUNDASP, nos termos do Art. 100 do Estatuto da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

IV - DA BANCA EXAMINADORA

Art. 7º - O Processo Seletivo será conduzido por uma Banca composta por, no mínimo, 03 (três) professores indicados pelo Departamento, a que está vinculada a disciplina, linha ou núcleo de pesquisa, e 02 (dois) professores externos, devendo estes ter titulação mínima de doutor, há pelo menos 03 (três) anos. Os membros da Banca, após sua constituição, deverão definir seu Presidente.

(6)

§1º - O Diretor e o Diretor Adjunto da Faculdade não poderão integrar a Banca Examinadora da Seleção, sendo preservados como instância de recurso, como prevê o Art. 14 deste Edital.

V - DAS CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO

Art. 8º - A contratação obedecerá às seguintes condições:

§1º - No caso de contrato por prazo indeterminado, os candidatos selecionados deverão compor o quadro provisório do Departamento, tendo início o período probatório de 02 (dois) anos.

§2º - No caso de contrato por prazo determinado, os candidatos poderão ser contratados para: a) o exercício temporário do ensino; b) atender às situações de substituição; c) o ministério de disciplinas optativas; d) a situação de especialistas para os Cursos Superiores de Tecnologia; e) os demais casos previstos no Art. 101 do Estatuto.

§3º - Os professores contratados na forma do §2º não integrarão o Quadro Provisório, e o tempo não será contabilizado como período probatório.

Art. 9º - A contratação será feita de acordo com o que prevê o Art. 100 do Estatuto da Universidade.

VI - DO PRAZO DE VALIDADE DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS REMANESCENTES

Art. 10 - O presente Processo Seletivo terá validade de 02 (dois) anos.

Art. 11 - Os candidatos remanescentes, comporão uma lista de espera por ordem de classificação e poderão ser convocados, no prazo de validade da Seleção, para ocupar eventuais vagas ou para substituir professores afastados por licença.

(7)

VII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 12 - Os candidatos selecionados deverão elaborar o seu plano de trabalho em conjunto com a Chefia do Departamento e Coordenação de Programa de Pós-Graduação (quando for o caso) por ocasião da contratação, com as propostas relacionadas ao ensino, a pesquisa e a extensão.

Art. 13 - Não será admitido pedido de revisão de qualquer das Fases do Processo Seletivo.

Art. 14 - Os casos omissos serão decididos primeiramente pela Banca Examinadora para o processamento da Seleção, podendo esta recorrer à Direção da Faculdade e às Pró-Reitorias de Graduação ou de Pós-Graduação, em caso de dúvida.

São Paulo, 03 de novembro de 2015.

Prof.ª Dr.ª Mariza Romero

Diretora da Faculdade de Ciências Sociais

Bibliografia

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes. SP, Cia das Letras, 2000.

ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas: mulheres da colônia. Condição feminina nos conventos e recolhimentos do Sudeste do Brasil, 1750-1822. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: Edunb, 1993. BETHENCOURT, Francisco e CHAUDHURI, Kirti. História da expansão portuguesa. Lisboa, Círculo dos Leitores, 1998, 3 vols.

BICALHO, Maria Fernanda e FERLINI, Vera L. A. Modos e governar. SP, Alameda, 2005.

BLAJ, Ilana. A trama das tensões: o processo de mercantilização de São Paulo colonial (1681-1721). São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP/Fapesp, 2002.

(8)

BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder. SP, Ática, 1986.

BOXER, Charles R. A idade de ouro do Brasil. SP, Cia Ed. Nacional, 1969.

BOXER, Charles R. Salvador Correia de Sá e Benevides e a luta pelo Brasil e Angola. SP: CEN, 1964. BOXER, Charles R. O império colonial português, 1415-1825. Lisboa, Edições 70, 1981.

BRITES, Olga. História, Ensino e Memória - A Carta de Pero Vaz de Caminha. Projeto História (PUCSP), São Paulo, 20, pp. 237-251, 2000.

FLORENTINO, Manolo. Em costas negras. SP, Cia das Letras, 1997.

FONSECA, Cláudia Damasceno. Arraiais e vilas d’El Rei. Espaço e poder nas Minas setecentistas. Trad. port. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda e GOUVÊA, Maria de Fátima. O antigo regime nos trópicos. RJ, Civilização Brasileira, 2001.

FURTADO, João Pinto. O manto de Penélope. História, mito e memória da Inconfidência Mineira de 1788-9. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

FURTADO, Júnia Ferreira. Diálogos Oceânicos Minas Gerais e as novas abordagens para uma história do Império Ultramarino Português. BH, Ed. UFMG, 2001.

HESPANHA, António Manuel. (coord.). História de Portugal. V. 4. O Antigo Regime (1620-1807). Direcção de José Mattoso. Lisboa: Estampa, 1992.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 8ª ed. RJ, José Olympio, 1975.

JANCSÓ, István. Brasil: formação do estado e da nação. SP, Hucitec/Editora Inujuí/Fapesp, 2003. KANTOR, Íris. Esquecidos e renascidos. Historiografia acadêmica luso-americana (1724-1759, SP, Hucitec, 2004.

LAPA, J. R. do Amaral. A Bahia e a carreira da Índia. SP, Hucitec/Ed. da Unicamp, 2000.

LARA, Silvia Hunold. Fragmentos setecentistas. Escravidão, cultura e poder na América portuguesa. SP: Cia das Letras, 2007.

LONDOÑO, Fernando Torres. Escrevendo cartas. Jesuítas, escrita e missão no século XVI. Revista Brasileira de História, São Paulo, 43, pp. 11-32, 2002.

MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do corpo, missionários da mente. SP, Cia das Letras, 2004. MAXWELL, Kenneth R. A devassa da devassa. RJ, Paz e Terra, 1977.

MAXWELL, Kenneth. Marques de Pombal. Paradoxo do Iluminismo, RJ, Paz e Terra, 1996. MELLO E SOUZA, Laura de. O diabo e a Terra de Santa Cruz. SP, Cia das Letras, 1986.

MELLO E SOUZA, Laura de. Os desclassificados do ouro. A Pobreza Mineira do séc. XVIII. RJ, Graal, 1982.

MONTEIRO, John. Negros da terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

MOTA, C. Guilherme. A ideia de Revolução no Brasil (1789-1801), Petrópolis, Vozes, 1979.

NOVAIS, Fernando A. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial, 1777-1808. SP, Hucitec, 1979.

(9)

PUNTONI, Pedro. A guerra dos bárbaros. SP, Hucitec, 2002.

REIS, João José e GOMES, Flávio dos Santos. Liberdade por um fio. SP, Cia das Letras, 1996.

RESENDE, Maria Efigênia Lage de, VILLALTA, Luiz Carlos (orgs.). História de Minas Gerais. Belo Horizonte: Autêntica, Companhia do Tempo, 2007.

RESENDE, Maria Leônia Chaves de. Gentios brasílicos: índios coloniais em Minas Gerais setecentista. Tese (Doutorado em História). Campinas: Unicamp, 2003.

ROMEIRO, Adriana. Paulistas e Emboabas no coração das Minas. Idéias, práticas e imaginário político no século XVIII. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

RUSSELL-WOOD, A. J. R. Escravos e libertos no Brasil colonial, RJ, Civilização Brasileira, 2005. SCHWARTZ, Stuart B. Burocracia e sociedade no Brasil colonial. SP, Perspectiva, 1979

SCHWARTZ, Stuart B. Segredos internos. SP, Cia das Letras, 1988.

TORRÃO FILHO, Amilcar. Paradigma do caos ou cidade da conversão? São Paulo na administração do Morgado de Mateus (1765-1775). São Paulo: Annablume, 2007.

TORRÃO FILHO, Amilcar. A Arquitetura da Alteridade: A Cidade Luso-Brasileira na Literatura de Viagem (1783-1845). São Paulo: Hucitec, 2010.

VAINFAS, Ronaldo. A heresia dos índios. SP, Cia das Letras, 1995.

Anexo 1

Pontos/temas:

1. Abordagens atlânticas da expansão e da conquista portuguesa.

2. Trabalho e produção na conquista: trabalho livre, escravidão indígena e africana. 3. O tráfico negreiro e suas conexões com o mundo atlântico.

4. Comando das consciências: Igreja, Inquisição e Ordens Religiosas. 5. Família, mulher e infância na América portuguesa.

6. Dinâmicas entre a administração ultramarina e os poderes locais.

7. As expansões paulistas e a construção do espaço mineiro: economia e sociedade.

8. Inconfidência Mineira: dimensões e debate historiográfico.

9. A Ilustração Católica e as dimensões da época pombalina na América portuguesa.

(10)

MODELO

D E C L A R A Ç Ã O

Declaro, para os devidos fins e sob as penas da lei, que não existe contra a minha pessoa, qualquer sentença condenatória transitada em julgado na esfera criminal.

São Paulo, de de 2015.

_________________________________ assinatura do candidato

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Visando este trabalho analisar o impacto e a importância dos Projetos Educativos do TNSJ no âmbito de uma educação artística, interessa-nos refletir sobre a relação dos

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...