• Nenhum resultado encontrado

Roteiro - Projeto de Negócio (TCC)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roteiro - Projeto de Negócio (TCC)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Roteiro para elaboração de Projeto de Negócio

Prof. Maycon Oliveira

Escolha do Tema

Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa. Abaixo estão relacionadas algumas questões que devem ser levadas em consideração nesta escolha:

Fatores internos

- Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal.

Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema está vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que não seja do seu agrado tornará a pesquisa num exercício de tortura e sofrimento.

- Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa.

Na escolha do tema temos que levar em consideração a quantidade de atividades que teremos que cumprir para executar o trabalho.

- O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido.

É preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área. Se minha área é a de ciências humanas, devo me ater aos temas relacionados a esta área.

Fatores Externos

- A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais.

Na escolha do tema devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. Se o trabalho merece ser feito que ele tenha uma importância qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral.

(2)

- O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho.

Quando a instituição determina um prazo para a entrega do relatório final da pesquisa, não podemos nos enveredar por assuntos que não nos permitirão cumprir este prazo. O tema escolhido deve estar delimitado dentro do tempo possível para a conclusão do trabalho.

- Material de consulta e dados necessários ao pesquisador.

Um outro problema na escolha do tema é a disponibilidade de material para consulta. Muitas vezes o tema escolhido é pouco trabalhado por outros autores e não existem fontes secundárias para consulta. A falta dessas fontes obriga ao pesquisador buscar fontes primárias que necessita de um tempo maior para a realização do trabalho. Este problema não impede a realização da pesquisa, mas deve ser levado em consideração para que o tempo institucional não seja ultrapassado.

Problema

O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa.

Formatação do Projeto

Regras gerais

Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm).

As margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. Recomenda-se, quando digitado, a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, Arial, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação na publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

(3)

Espaçamento

Todo texto deve ser digitado ou datilografado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. Na folha de rosto, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita.

Paginação

As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração das páginas deve ser colocada no canto superior direito da folha.

Citações

A citação de até 03 linhas acompanha o corpo do texto e se destaca com dupla aspas.

Exemplos:

Barbour (1971, v.21, p. 35) descreve "o estudo da morfologia dos terrenos".

"Não se mova, faça de conta que está morta" (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).

Para as citações com mais 03 linhas, deve-se fazer um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, diminuindo a fonte e sem as aspas.

Exemplo:

Devemos ser claros quanto ao fato de que toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de duas máximas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes: a conduta pode ser orientada para uma "ética das últimas finalidades", ou para uma "ética da responsabilidade". Isso não é dizer que uma ética das últimas finalidades seja idêntica à irresponsabilidade, ou que a ética de responsabilidade seja idêntica ao oportunismo sem princípios (WEBER, 1982, p.144).

(4)

Estrutura do Projeto de Negócio

Capa Folha de Rosto Sumário 1 INTRODUÇÃO 2 DESENVOLVIMENTO 2.1 A Empresa 2.2 O problema 2.3 Levantamento literário 2.4 A solução 3 COLETA DE DADOS 4 CRONOGRAMA 5 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7 ANEXOS Capa

Elemento obrigatório. As informações são apresentadas na seguinte ordem:

a) nome da instituição;

b) nome do curso;

c) nome do autor;

d) título: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação;

e) subtítulo: se houver, deve ser precedido de dois pontos, evidenciando a sua subordinação ao título;

(5)

NOTA No caso de cidades homônimas recomenda-se o acréscimo da sigla da unidade da federação.

g) ano de depósito (da entrega).

Folha de Rosto

a) nome do autor;

b) título (deve ser claro, preciso e identificar o conteúdo do trabalho);

c) subtítulo (se houver, deve evidenciar sua subordinação, através do sinal de dois pontos;

d) natureza (projeto) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros), nome da instituição a que é submetido, área de concentração;

e) nome do orientador

g) local da instituição

h) ano da entrega.

Sumário

Consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma seqüência em que aparecem. Não tem o mesmo objetivo do índice.

1 INTRODUÇÃO

A introdução diz respeito ao próprio conteúdo do trabalho: sua natureza, seus objetivos, sua metodologia. A introdução não pode ser dispensada, pois é parte integrante do desenvolvimento do trabalho científico.

(6)

Na introdução, deve-se anunciar a idéia central do trabalho delimitando o ponto de vista enfocado em relação ao assunto e a extensão; deverá se situar o problema ou o tema abordado, no tempo e no espaço.

Deve ser enfocada a relevância do assunto no sentido de esclarecer seus aspectos obscuros, bem como da contribuição desse trabalho para uma melhor compreensão do problema.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a introdução é a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

Assim, a Introdução de um Projeto deve apresentar os seguintes tópicos / etapas: Contextualização do assunto (nível macro), Justificativa do tema; Objetivo geral, tipo de pesquisa e forma coleta de dados e uma breve citação dos tópicos do desenvolvimento (o que será apresentado a seguir).

Outro detalhe importante neste momento é citar se o Projeto terá Suporte Preventivo (quando sugerimos algo novo), ou Corretivo (para repararmos alguma falha nos processos). Lembrando que em 94% dos casos no meio empresarial, os Projetos são iniciados com intuito Corretivo, sendo este um princípio cultural Brasileiro.

2 DESENVOLVIMENTO

Esta é a parte principal do trabalho científico. O autor deve dividir esta parte em quantas forem necessárias para dar lógica e articulação adequada ao tema que pretende defender. Não existe exatamente uma norma rígida que oriente esta seção. No texto poderá haver idéias de autores, dados da pesquisa (se for pesquisa de campo, colocar gráficos e tabelas auxiliares) e interpretações. Tudo isto deve ser apresentado de forma integrada, substancial, criativa e lógica. É nesta parte que se procura explicar as hipóteses e relacionar a teoria com a prática.

Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas, o desenvolvimento é a parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Dividi-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.

(7)

O item Desenvolvimento se divide nos seguintes tópicos:

2.1 A empresa

No contexto de um Projeto de Negócios, é fundamental no ponto de vista Acadêmico que seja citado o tópico “A Empresa”, pois o Professor deverá compreender brevemente informações como: número de funcionários, porte, localização, faturamento, principais clientes, produtos comercializados, dentre outros.

2.2 O problema

“O Problema”, será utilizado em Projetos com intuito Corretivo. Esta é a escolha mais importante em um Projeto de Negócios, pois a partir desta escolha o aluno dificilmente conseguirá reverter seu trabalho a outra modalidade de aplicação. Quando temos um Problema a analisar, devemos estabelecer uma ordem lógica das informações.

a) Defina objetivamente qual o problema a ser abordado

b) Descreva detalhadamente o processo no qual o problema está inserido. Utilize o recurso de anexos para validar suas observações

c) Aponte as principais causas do problema

d) Descreva as consequências do problema abordado

Podemos utilizar o exemplo de um carro com o pneu furado, onde o Problema seria a ação do pneu a furar, a Causa seria passarmos por cima de um prego, e a Conseqüência seria o ato de chegarmos atrasados a um compromisso.

2.3 Levantamento literário

O Levantamento literário é a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa. Este levantamento é realizado junto às bibliotecas ou serviços de informações existentes e refere-se a autores que discursam sobre o tema proposto.

(8)

Exemplos:

a) Citações com até 3 linhas

Barbour (1971, p. 35) descreve "o estudo da morfologia dos terrenos".

"Não se mova, faça de conta que está morta" (BONNIN, 1985, p. 72).

b) Citações com mais de 3 linhas

Para as citações com mais 03 linhas, deve-se fazer um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, diminuindo a fonte (Arial 10) e sem as aspas.

Segundo WEBER (1982, p.144):

devemos ser claros quanto ao fato de que toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de duas máximas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes: a conduta pode ser orientada para uma "ética das últimas finalidades", ou para uma "ética da responsabilidade". Isso não é dizer que uma ética das últimas finalidades seja idêntica à irresponsabilidade, ou que a ética de responsabilidade seja idêntica ao oportunismo sem princípios.

2.4 A solução

“A Solução” não poderá ser subjetiva. Ela poderá vir em forma de proposta de ação corretiva ou ação preventiva, onde destacaremos basicamente como serão desenvolvidas as propostas de intervenção.

O que será feito? Quando será feito? Onde será feito? Por que será feito? Quem o fará? Como será feito? Quanto vai custar?

(9)

3 COLETA DE DADOS

O Tópico com o nome de “Coleta de Dados”, diz respeito a Metodologia utilizada pelo aluno para levantar as informações, seja esta por conta de Pesquisas Organizacionais, situacionais, ou quaisquer outras que tenham sido utilizadas.

Locais de coletas

Determine com antecedência que bibliotecas, agências governamentais ou particulares, instituições, indivíduos ou acervos deverão ser procurados.

Registro de documentos

Esteja preparado para copiar os documentos, seja através de xerox, fotografias ou outro meio qualquer.

Organização

Separe os documentos recolhidos de acordo com os critérios de sua pesquisa.

Exemplo:

Foram coletados dados a respeito do problema por meio de Registro fotográfico (Anexo 1), entrevista com o gestor responsável pelo setor, em 01/02/2016 (Anexo 2).

Foram elaboradas planilhas de acompanhamento trimestral (Anexo 3).

4 CRONOGRAMA

O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho.

Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador.

(10)

Exemplo:

Ação Responsável Data Recursos

1 Visita à empresa Mariana 01/03/2016 --- 2 Montagem do Projeto /

Literatura

Luiz 20/03/2016 Computador

3 Coleta de dados Mariana 22/03/2016 --- 4 Tratamento dos dados Luiz 23/04/2016 Computador 5 Elaboração do Relatório Final Todos 25/04/2016 Bloco de

Anotações 6 Revisão do texto Mariana 15/05/2016 --- 7 Entrega do trabalho Todos 23/05/2016 ---

5 CONCLUSÃO

As “Considerações Finais” devem se limitar a um resumo sintetizado da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho e dos resultados obtidos. Lembra-se, contudo, que elas devem estar todas fundamentadas nos resultados obtidos na pesquisa.

Também podem ser discutidas recomendações e sugestões para o prosseguimento no estudo do assunto. Portanto, esse item não deve trazer nada de novo e deve ser breve, consistente e abrangente.

6 REFERÊNCIAS

As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório. Nela normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultada no Levantamento de Literatura, organizados em ordem alfabética.

Exemplo:

LOURENÇO, Eva; MARCONI, Maria. Ensino Superior. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.

TAFNER, Malcon Anderson; TAFNER, José; FISHER, Juliane. Metodologia do trabalho acadêmico. Curitiba: Juruá, 1998.

(11)

7 ANEXOS

Este item também só é incluído caso haja necessidade de juntar ao Projeto algum documento que venha dar algum tipo de esclarecimento ao texto. A inclusão, ou não, fica a critério do autor da pesquisa.

Podem ser utilizados: planilhas, fotografias, tabelas, gráficos, questionários, entre outros, 1 por página.

Referências

Documentos relacionados

Ministra disciplinas de Metodologia de Desenvolvimento de Projeto; Projeto Centrado no Usuário; Ergonomia e Usabilidade em Produtos e Serviços, dentre outras, bem como orientação

• Vergewissern Sie sich darüber, dass der Heizer nicht zur Decke oder zu entzü ndbaren Stoffen hin gerichtet ist5. • Das Gerät kann nicht weder direkt unter noch

Se o estabelecimento possuir diversas unidades, os documentos deverão estar disponíveis na unidade onde estiverem instalados os vasos de pressão para que possam

Quando o preço registrado tornar-se superior ao preço praticado no mercado por motivo superveniente, a Administração convocará o(s) fornecedor(es) para negociar(em) a redução

- Verificar se foi feita a configu- ração de rede a cabo, acessar o “MENU” do televisor e ajustar as opções de rede conforme instruções contidas neste manual. 7 – Não

1 A busca automática por canais está disponível no SETUP do aparelho, para acessar, pressionar o botão MENU no controle remoto.. 2 Utilize as teclas de navegação, selecione a

O SUBPROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, PARA A ÁREA JURÍDICO-INSTITUCIONAL, usando das atribuições que lhe foram delegadas pela PORTARIA Nº 4574/2013-MP/PGJ, de 24 de Julho de

“Sim, umas árvores de casca e tronco finos, eucaliptos como você, aos montes, centenas, não, milhares, talvez milhões, tudo igual, mas forçados por HOMO SAPIENS