• Nenhum resultado encontrado

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Linguagem, Estética e História do Cinema. Parte 1 (solicitante)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Linguagem, Estética e História do Cinema. Parte 1 (solicitante)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Aprovação do curso e Autorização da oferta

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO – FIC de Linguagem,

Estética e História do Cinema

Parte 1 (solicitante)

DADOS DO CAMPUS PROPONENTE

1 Campus:

Palhoça Bilíngue

2 Endereço/CNPJ/Telefone do campus:

João Bernardino da Rosa, s/n° Palhoça, Santa Catarina, CEP 88137-010 / CNPJ 11.402.887/001-60 / F: (48) 3341 6615

3 Há parceria com outra Instituição? não

4 Razão social:

Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue

5 Esfera administrativa:

Federal

6 Estado / Município:

Santa Catarina/Palhoça

7 Endereço / Telefone / Site:

www.ifsc.edu.br

8 Responsável:

paulinho@ifsc.edu.br

DADOS DO RESPONSAVEL PELO PROJETO DO CURSO

9 Nome do responsável pelo projeto: Fabiana Paula Bubniak

Roberta Cantarela

10 Contatos:

(2)

roberta.cantarela@ifsc.edu.br

Parte 2 (aprovação do curso)

DADOS DO CURSO

11 Nome do curso:

Formação Inicial e Continuada em Linguagem, Estética e História do Cinema 12 Eixo tecnológico:

Produção Cultural e Design 13 Forma de oferta: Continuada

14 Modalidade: Semi-Presencial

15 Carga horária total: 100h

PERFIL DO CURSO

16 Objetivos do curso:

• Formar profissionais capacitados para identificar características estéticas e técnicas de produtos audiovisuais, contextualizando-os historicamente.

• Oportunizar a inserção de pessoas surdas no mercado de trabalho contribuindo com a inclusão social.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

17 Competências gerais:

Identificar características estéticas e técnicas de produções audiovisuais de diferentes países e relacioná-las a um contexto histórico.

18 Áreas de atuação do egresso:

O Aluno do Curso de Linguagem, Estética e História do Cinema, ao concluir seus estudos, estará apto a ler filmes de diversos países e tendências e apontar suas qualidades estéticas e técnicas, podendo aplicar esses conhecimentos para iniciar uma carreira de crítico de cinema ou em suas próprias produções audiovisuais.

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

19 Matriz curricular:

Surgimento e Linguagem Clássica – 12h Vanguardas Europeias – 24h

(3)

Cinema Brasileiro – 12h Cinema Contemporâneo – 20h Literatura e Cinema - 16h

20 Componentes curriculares:

Surgimento e Linguagem Clássica: 1) O surgimento do cinema, primeiros avanços técnicos: Irmãos Lumière, George Meliès (3h) 2) Cinema mudo: Charles Chaplin (1h) 3) Linguagem Clássica: D. W. Griffith (2h) 4) Direção de Cinema: Linguagem Audiovisual (4h) ( 5) Roteiro de cinema: estrutura e gêneros (2h) Vanguardas Europeias: 1) Expressionismo Alemão: características, estilo e principais diretores (4h) 2) Surrealismo: características, estilo e principais diretores (2h) 3) Neorrelismo Italiano: características, estilo e principais diretores (2h) 4) Construtivismo Russo: características, estilo e principais diretores (2h) 5) Novelle Vague: características, estilo e principais diretores (6h) 6) Elementos de Direção de Fotografia (2h) 7) Elementos de Direção de Arte (2h) 8) Elementos de Montagem (4h)

Cinema Moderno: 1) A Política de Autor de André Bazin (2h) 2) Teorias de autor de Andrew Sarris (2h) 3) Estruturalismo do Autor de Peter Wollen (2h) 4) Estudo da cinematografia, linguagem e estética dos diretores: Orson Welles, Jean Renoir, Alfred Hitchcock, Ernst Lubitsch e Rainer Werner Fassbinder (10h) Cinema Brasileiro: 1) História do Cinema Brasileiro: da Atlândida ao Cinema Contemporâneo (4h) 2) Características e estilo dos diretores: Mario Peixoto, Nelson Pereira dos Santos, Rogério Sganzerla, Glauber Rocha, Walter Salles, Fernando Meirelles, Jorge Furtado (8h)

Cinema Contemporâneo: 1) O uso da tecnologia digital na produção cinematográfica contemporânea (3h) 2) Abordagens semidocumentais e o manifesto Dogma 95 (2h) 3) Cinema contemporâneo no Oriente Médio e Leste Europeu (3h) 4) Cinema Latino Americano contemporâneo (2h) 5) A estética da violência (2h) 6) O cinema do silêncio (2h) 7) A direção de arte e fotografia na contemporaneidade (2h) 8) O surrealismo contemporâneo (2h) 9) Os musicais (2h)

Literatura e Cinema: 1) Conceitos específicos sobre as narrativas fílmicas e as narrativas literárias, (4h) 2) Abordagens de conceitos da tradução, principalmente sobre a tradução intersemiótica; (4h) 3) Compreender os conceitos sobre Literatura Comparada, especialmente a intertextualidade; (4h) 4) A tradução entre narrativas textuais e visuais. (4h)

Bibliografia Básica:

BERNARDET, Jean-Claude. Cinema Brasileiro – Propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

COMPARATO, Doc. Da Criação ao Roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

FRAYLING, Cristopher; KEMP, Philip. Tudo sobre Cinema. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: EdUSP, 1993.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990. MOURA, Edgar. 50 Anos Luz Câmera e Ação. São Paulo: Editora Senac, 2001.

MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.

RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema. Volume I. São Paulo: Editora Senac, 2005.

RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema. Volume II. São Paulo: Editora Senac, 2005.

(4)

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

21 Metodologia:

A prática pedagógica do Curso de Formação Inicial e Continuada em Linguagem, Estética e História do Cinema orienta-se pela concepção de educação para surdos do Campus Palhoça Bilíngue.

A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno de forma solidária a construção do conhecimento. Nesse processo, a construção de novos saberes ocorre em espaços em que alunos e professores são sujeitos de uma relação crítica e criadora.

Assim, a intervenção pedagógica se dá mediante atividades que privilegiam a relação: aluno-professor e aluno-aluno. O fazer pedagógico privilegia a experiência visual e espacial do aluno surdo no ato de aprender. Compreender essa forma do surdo se apropriar do conhecimento é uma etapa fundamental na formação desses profissionais. A partir desse princípio serão desenvolvidas atividades, tais como, desenvolvimento de projetos que possam simular situações reais da futura atividade profissional.

22 Avaliação do processo de ensino e aprendizagem:

A avaliação será realizada a cada encontro deixando a disposição dos integrantes do grupo um momento para que possam realizar o feed-back, expondo seus sentimentos sobre as atividades propostas. A Avaliação será continuada e processual, observando a participação, apropriação e aplicação dos conceitos apresentados e conhecimentos vivenciados. Para realizar a avaliação serão utilizados vários instrumentos, tais como: participação no ambiente de aprendizagem, resolução de atividades propostas, seminários e produção textual.

Os registros das avaliações serão feitos de acordo com a nomenclatura que segue: E - Excelente;

P - Proficiente; S - Suficiente; I - Insuficiente.

O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final de cada unidade curricular, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição das competências. Para tanto, utilizar-se-á nomenclatura:

A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;

NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.

A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período do próprio curso, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Durante os estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliações, cujo resultado será registrado pelo professor

ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO

23 Instalação e ambientes físicos / Equipamentos, utensílios e materiais necessários para o pleno funcionamento do curso:

Ambiente: Sala de Aula

(5)

1 Carteiras para os alunos 20

2 Mesa e cadeira para o professor 01

3 Quadro Branco 01

4 Projetor Multimídia ou TV de 52” 01

5 Microcomputador com leitor de DVD e Blu-ray ou Aparelho de

reprodução de DVD e Blu-ray 01

24 Corpo docente necessário para funcionamento do curso (área de atuação e carga horaria):

01 docente da área de Produção Audiovisual – 84h 01 docente da área de Literatura - 16h

Parte 3 (autorização da oferta)

25 Justificativa para oferta neste Campus:

O Curso de Formação Inicial e Continuada em Linguagem, Estética e História do Cinema do Campus Palhoça Bilíngue tem como público alvo pessoas surdas e ouvintes que buscam aperfeiçoamento profissional e/ou inclusão no mercado de trabalho.

Comumente as pessoas surdas encontram vários obstáculos para sua formação profissional, uma vez que o mercado de trabalho prioriza as relações de comunicação onde predomina a língua portuguesa na sua modalidade oral. Além da falta de uma Educação Básica que supra suas necessidades específicas de aprendizagem e leve em consideração sua diferença linguística, poucas são as áreas de profissionalização que oferecem oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Neste sentido, considerando as habilidades visuais dos surdos e as necessidades do mercado de trabalho na área de produção de material visual, o Campus Palhoça Bilíngue oferece cursos em diferentes níveis de formação na área de Multimídia. O curso de Formação Inicial e Continuada em Linguagem, Estética e História do Cinema propõe-se a oferecer um conhecimento básico fundamental para os cursos do itinerário formativo em Multimídia, pois eles possuem uma forte inclinação à produção audiovisual.

Ao concluir o Curso FIC de Linguagem, Estética e História do Cinema o aluno terá treinado seu olhar e estará apto a ler filmes de diversos países e tendências e apontar suas qualidades estéticas e técnicas, podendo aplicar esses conhecimentos para iniciar uma carreira de crítico de cinema ou em suas próprias produções audiovisuais.

26 Itinerário formativo no contexto da oferta/campus:

O curso de Formação Inicial e Continuada em Linguagem, Estética e História do Cinema oferece um conhecimento básico para os cursos do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design, especialmente no itinerário formativo em Multimídia do campus palhoça Bilíngue, pois a produção audiovisual é parte fundamental da comunicação do surdo já que a Libras é uma língua de articulação visual-espacial.

27 Pertence a algum Programa ou situação especial? Não

28 Frequência da oferta: A oferta do curso será semestral.

(6)

29 Periodicidade das aulas:

As aulas ocorrerão uma vez por semana com duração de 4 horas. 30 Local das aulas:

Campus Palhoça Bilíngue

31 Turno de funcionamento, turmas e número de vagas:

Obs.: Tabela com 5 colunas: Semestre letivo; Turno; Turmas; Vagas; Total de Vagas.

Semestre letivo Turno Turmas Vagas Total de vagas A definir conforme distribuição dos horários para 2014 Noturno 1 25 25 32 Público-alvo na cidade/região:

Pessoas surdas e ouvintes que buscam aperfeiçoamento profissional e/ou inclusão no mercado de trabalho.

33 Pré-requisito de acesso ao curso:

As pessoas surdas terão prioridade nos cursos de formação (Decreto nº 5.626/2002 cap. III art.6º, parágrafo 2º)

Idade mínima de 14 anos e ter concluído o Ensino Fundamental Séries Iniciais.

34 Forma de ingresso:

A classificação será feita através de sorteio.

35 Caso a opção escolhida seja analise socioeconômico, deseja acrescentar alguma questão específica ao questionário de análise socioeconômico?

Não.

36 Corpo docente que irá atuar no curso: Fabiana Paula Bubniak –Professora de Produção Audiovisual do Câmpus Palhoça Bilíngue

Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (PUCPR)

Especialização em Comunicação Audiovisual (PUCPR) Roberta Cantarela – Professora de Língua

Portuguesa do Câmpus Palhoça Bilíngue Graduação em Letras Português/Inglês – UNIOESTEEspecialização em História da Educação Brasileira - UNIOESTE Especialização em Letras: Língua, Literatura e Ensino -

UNIOESTE

Referências

Documentos relacionados

O estatuto desses invariantes operatórios pode mudar com o tempo, e a natureza dessas mudanças pode indicar quais foram as mudanças conceituais dos sujeitos, ou

Com esta participação, a Visita Educativa torna-se momento para, além das conexões culturais procuradas, a ampliação das relações estabelecidas entre professor-aluno e

Takeuchi e Nonaka (2008), apresentam a importância de se estimular e/ou proporcionar condição para a criação de conhecimento dos indivíduos, de modo que a organização

Com a necessidade de expansão das linguagens, se avista um risco de tudo se fundir em uma única manifestação e se perder as essências tão características de cada

americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes

Desta forma, o curso de formação continuada em Recreação tem como proposta proporcionar conhecimentos teóricos e práticos para atuação na área de recreação e

Serão oportunizados à apropriação de conhecimentos das necessidades para a realização de trabalhos junto as graficas, agencias de publicidade, empresas de web

O profissional de recepção; histórico da profissão; regulamentação da profissão; código de ética profissional; o papel multidisciplinar do recepcionista: atribuições;