• Nenhum resultado encontrado

Matriz Curricular Curso: Programador Profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Matriz Curricular Curso: Programador Profissional"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Matriz Curricular Curso: Programador Profissional

DURAÇÃO

350 horas |12 meses | 7 horas semanais | Manhã, tarde e noite Conteúdo a distância disponível 24 horas.

DISCIPLINAS PRESENCIAIS Lógica de Programação

É a técnica de desenvolver algoritmos (sequências lógicas) para atingir determinados objetivos

dentro de certas regras baseadas na lógica matemática e que depois são adaptados para a

Linguagem de Programação, utilizada pelo programador para construir qualquer tipo de software.

HTML+ CSS

Aprenda os fundamentos do desenvolvimento web com HTML e CSS e crie seu próprio website ao final desse curso.

Banco de Dados My SQL

O banco de dados MySQL é o banco de dados de código aberto mais popular para a Web. É rápido, confiável e fácil de usar.

Logica de programação orientado a objetos

O curso Introdução à Programação Orientada a Objeto tem como foco esmiuçar os conceitos básicos dessa modalidade de desenvolvimento para iniciantes e aspirantes a

programadores. Em aulas práticas, o aluno poderá se familiarizar com técnicas e conceitos fundamentais de programação orientada a objeto como definição de objetos, classes e herança.

Visual Basic 6 Módulo I e II

Com este curso, o aluno será capaz de aprender tudo sobre o desenvolvimento de aplicações

utilizando o VB, desde as primeiras noções até o conhecimento mais avançado.

(2)

Java Módulo I e II

Aprenda Java e quebre o paradigma procedural! Você será apresentando aos poucos a problemas e soluções através da orientação a objetos.

UML (Modelo de Linguagem Unificada)

Este curso de UML nos fornece uma boa bagagem para a pessoa que está começando com análise ou

quer aprender um pouco mais sobre documentações.

DISCIPLINAS EAD Banco de Dados

A importância de ter conhecimentos em banco de dados. Como todos sabem, existe uma gigantesca base de dados gerenciando a vida das pessoas. Por exemplo, uma conta bancária faz parte de uma coleção imensa de contas bancárias de um banco. Os títulos eleitorais ou o CPF

(Cadastro de Pessoa Física), certamente estão armazenados em enormes Bancos de Dados. Os Bancos de Dados, além de manterem todo o volume de dados organizado, também executam tarefas e comandos que podem ser previamente programadas por uma pessoa (um DBA – Data Base Administrator) que pode ser você!

Conteúdo do Curso:

Aula 1

Introdução ao Banco de Dados.

Conceito de banco de dados, elementos básicos de banco de dados. Definição de chave primária, chave estrangeira e chave candidata. Como fazer anotações das informações que serão usadas na criação do banco de dados: nome das

tabelas, campos das tabelas. Abrindo o Access, criando uma tabela dentro do Access.

Aula 2

Iniciando no Access.

(3)

campos da tabela já existente criando máscara de entrada para alguns campos criando tabelas novas.

Aula 3

Trabalhando no Access.

Inserindo campos numa tabela já existente inserindo máscara de entrada em alguns campos inserindo mais uma tabela no banco de dados.

Aula 4

Relacionamentos - parte 1

Inserindo registros nas tabelas já criadas Alterando o nome de alguns campos inserindo chaves estrangeiras em algumas tabelas criando relacionamentos entre as tabelas.

Aula 5

Relacionamentos - parte 2

Criando uma terceira tabela para o relacionamento muitos-para-muitos. Adicionando a terceira tabela nas relações criando um novo relacionamento criando formulários para o preenchimento das tabelas.

Aula 6

Criando consultas e formulários.

Renomeando formulário existente excluindo campos

existentes de uma tabela criando consultas criando um campo calculado na consulta criando formulário utilizando uma

consulta. Aula 7

Ajustando o formulário.

Inserindo um campo calculado no subformulário excluindo campos do formulário criando um campo que retorna o valor total do campo calculado do subformulário no formulário principal criando um formulário preenchendo uma tabela através do formulário.

Aula 8

(4)

Criando um botão no formulário alterando o texto do botão criando uma consulta com restrição novamente criando um campo calculado na consulta criando um relatório através da consulta criada inserindo um campo calculado no relatório ajustando o relatório criando uma macro para vincular o botão criado com o relatório.

Aula 9

Criando um formulário AutoExec.

Criando um formulário principal inserindo um botão para cada formulário criado vinculado cada botão com o seu respectivo formulário ativando a opção “Pop-up” para todos os

formulários e relatórios inserindo uma imagem no formulário inserindo uma macro para a imagem criando uma macro AutoExec utilizando o formulário principal criando um atalho do banco alterando o ícone do atalho executando a macro AutoExec criada.

Aula 10

Trabalhando com BrOffice Base.

Criando um banco no BrOffice Base criando tabelas no

BrOffice Base criando relacionamento entre as tabelas criadas criando formulário criando subformulário.

Aula 11

Conhecendo os comandos SQL.

Preenchendo as tabelas através do formulário inserindo registros manualmente nas tabelas criando uma consulta usando o assistente de consulta aprendendo alguns

comandos SQL: selecionando todos os registros das tabelas, selecionando alguns registros de uma tabela, selecionando alguns registros utilizando cláusula de condição, usando alguns operadores na cláusula de condição.

Aula 12

Praticando alguns comandos SQL.

Conhecendo algumas expressões e suas definições

conhecendo algumas funções e suas definições praticando consultas com algumas expressões praticando consultas

(5)

algumas funções criando relatório usando uma consulta criada através do comando SQL.

Aula 13

Instalando softwares de aplicação web.

Baixando o MySQL Server baixando o MySQL Workbench baixando um programa gratuito para edição de linguagens de programação baixando um servidor local gratuito para rodar os arquivos criados instalando os softwares baixados. Aula 14

Conhecendo o MySQL Workbench.

Criando uma conexão local criando bancos de dados

selecionando o banco de dados desejado por comando SQL criando uma tabela com um campo, por comando SQL selecionando a tabela criada por comando SQL criando

tabelas pela interface gráfica criando uma modelagem com as tabelas criadas no banco de dados criando os

relacionamentos entre as tabelas. Aula 15

Iniciando uma aplicação web.

Abrindo uma conexão existente criando uma tabela para armazenar as informações inseridas na aplicação consultando os campos vazios, por comando SQL configurando o software Notepad para o desenvolvimento criando a página inicial em HTML.

Aula 16

Desenvolvendo a aplicação web - parte1

Criando uma pasta dentro do servidor local para assim ser executado dentro dele inserindo três botões na página inicial, cadastrar, consultar e sair inserindo o formulário já existente dentro da pasta criada no servidor local, que será chamada pelo botão cadastrar retirando a cor definida do formulário. Aula 17

Desenvolvendo a aplicação web - parte2

(6)

feita a conexão do formulário com o banco de dados criados armazenando os registros na tabela através do formulário da aplicação criada.

Aula 18

Finalizando a aplicação web.

Criando uma página sair em HTML criando uma consulta em PHP que retorna todos os registros de acordo com o nome do cliente digitado testando a consulta em PHP.

HTML 5

Este curso tem como objetivo apresentar de forma prática e interativa todas as etapas para a criação de um site utilizando a linguagem HTML 5. Durante o curso o aluno irá aprender todo o fundamento teórico da estrutura de Internet e da linguagem HTML. No decorrer das aulas serão apresentados recursos multimédia e interativos que utilizam tags especiais da linguagem HTML 5, javascript e CSS 3.

Conteúdo do Curso:

Aula 1

Introdução ao HTML

Nessa aula o aluno irá entender o que é e como funciona a internet. Irá aprender como surgiu a internet e a necessidade de uma linguagem para a comunicação online. Além disso, irá entender como funciona a infraestrutura da rede mundial de computadores e seus componentes.

Aula 2

Primeiro contato com o código

Nessa aula o aluno irá ter seu primeiro contato com o código HTML. Conhecerá algumas ferramentas de criação de sites e aprenderá a instalar e configurar uma delas. Além disso aprenderá a construir a estrutura principal de uma página HTML.

Aula 3

(7)

Nessa aula o aluno irá aprofundar um pouco mais seu

conhecimento na criação de páginas HTML. Conhecerá o que é hierarquia de títulos e como utilizá-la adequadamente. E aprenderá também a utilizar quebras de texto e veremos um pouco sobre formatação e organização semântica.

Aula 4

Estruturação e agrupamentos

Nessa aula o aluno irá aprender um pouco mais sobre a organização da estrutura HTML de um site. Conhecerá algumas tags desenvolvidas para tipos específicos de blocos de conteúdo e também verá como inserir símbolos utilizando tags especiais.

Aula 5

Formatação de Texto com HTML5 e CSS3

Nessa aula o aluno irá aprender um pouco mais sobre formatação. Conhecerá algumas tags que além de trazerem alterações visuais também geram considerações semânticas para o seu código. Verá também algumas tags que foram excluídas da versão 5 do HTML e suas respectivas

substituições. Aula 6

Trabalhando com estilos e Cores

Nessa aula o aluno irá aprender a trabalhar com estilos de backgrounds. Conhecerá as diferentes formas de se representar uma cor em um código CSS e irá aprender a utilizar novas tags.

Aula 7

Formatação de Imagens CSS

Nessa aula o aluno aprenderá a criar folhas de estilo e

conectá-las ao arquivo HTML. Conhecerá alguns conceitos de hipertexto e classes. Aprenderá também a criar listas

ordenadas e não ordenadas. Aula 8

(8)

Nessa aula o aluno aprenderá a trabalhar com links e criar redirecionamento de páginas. Aprenderá o que são ancoras e como são utilizadas para se criar um menu. Além disso

aprenderá também a fazer configurações CSS para atribuir estilo ao menu de navegação do site.

Aula 9

Efeitos e interface

Nessa aula o aluno aprenderá a adicionar efeitos de

sobreposição em seus elementos de lista e links. Aprenderá também a configurar a interface principal do site

centralizando-o com configurações CSS. Aula 10

Configurações de aparência CSS

Nessa aula o aluno conhecerá mais algumas tags importantes para a configuração da parte visual de seu site. Aprenderá a utilizar recursos de conteúdos relacionados e tabelas. Aula 11

Configurações de aparência CSS - II

Nessa aula o aluno irá aprender a adicionar estilos CSS em sua tabela de informações. Aprenderá também a trabalhar com linhas e colunas e com espaçamento de borda. Aula 12

JavaScript

Nessa aula o aluno irá aprender o que é JavaScript e como utilizá-lo. Aprenderá a criar objetos e funções e inseri-los dentro de uma página HTML.

Aula 13

Iframe e Album de fotos em HTML 5

Nessa aula o aluno irá aprender a criar e configurar um

Iframe. Também aprenderá a inserir imagens através de CSS e adicionar estilos e efeitos, criando um álbum de fotos

dinâmico. Aula 14

(9)

Trabalhando com Áudio, Vídeo e Formulários Nessa aula o aluno aprenderá a trabalhar com tags

desenvolvidas especialmente para áudio e vídeo. Aprenderá também a inserir um vídeo a partir de uma página do youtube dentro do seu site. Conhecerá ainda o funcionamento das tags de formulário e irá iniciar a construção do seu formulário de contato.

Aula 15

Formulários parte 2

Nessa aula o aluno dará continuidade a aula anterior, onde trabalhará com elementos de formulário. Aprenderá a utilizar os elementos de input de datas, e-mail e senha. Além disso, também aprenderá como funcionam o elemento radio e o método de envio Post.

Técnicas em Programação

Curso desenvolvido com ênfase nas principais técnicas de programação, dentro de uma visão conceitual, possibilitando uma base de conhecimento sobre lógica de programação para o desenvolvimento de programas e aprendizagem de diversas linguagens de programação.

Conteúdo do Curso:

Aula 1

Introdução as Técnicas em Programação

Nesta aula o aluno aprenderá sobre o que é lógica e o que são algoritmos, quais as estruturas dos algoritmos, aprenderá sobre a linguagem chamada Portugol, como realizar cálculos para obter a média dos resultados, o que são representações gráficas com fluxogramas, o que é um compilador,

interpretador e lógica proporcional, quais os tipos existentes tipos e a definição de proposições.

Aula 2 Dados

Nesta aula o aluno aprenderá sobre os tipos de dados em uma programação, quais os termos mais utilizados para se

(10)

programar, operadores aritméticos, relacionais e lógicos, também fará uma simulação de um tipo de programação. Aula 3

Programação com o programa Portugol

Esta será uma aula mais prática onde o aluno conhecerá o programa Portugol, aprenderá como realizar o download deste programa na internet, em seguida irá realizar vários tipos de programações neste programa.

Aula 4

Triângulos e operações

Nesta aula o aluno conhecerá alguns tipos de triângulos existentes, e assim dará continuidade ao realizar uma

programação no Portugol em relação aos tipos de triângulos, conhecerá também algumas operações específicas como: enquanto... faça, repete, para... de... até... passo... faça, entre outras operações.

Aula 5

Variáveis Compostas

Nesta aula o aluno conhecerá o que são as Variáveis

Compostas, também aprenderá como programar com vetores, o que é uma matriz, como realizar sub-rotinas em

programação e o que são procedimentos. Aula 6

Variáveis Globais e Locais

Nesta aula o aluno aprenderá sobre o que são Escopos de Variáveis, Parâmetros, Funções, quais os procedimentos utilizados para uma declaração destas variáveis. Aprenderá também sobre as Estrutura de dados avançadas: listas, filas, pilhas e árvores. Como realizar a declaração, inserção e a remoção destas variáveis.

Organização, Sistemas e Métodos

Para buscar o sucesso, uma empresa precisa elaborar uma estrutura organizacional e um planejamento, com o objetivo de estipular suas metas. Pelo ensino a distância você poderá

(11)

fazer o curso de Organização, Sistemas e Métodos, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja entender de que forma .uma organização estabelece uma gestão de processos, utilizando estratégias e tecnologias para alcançar os melhores resultados. Neste curso online você pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocação profissional em pouco tempo. Material: Online: livros eletrônicos em formato PDF, vídeo-aulas via internet.

Autor(es):

Cícero Marques- Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)- Pós-Graduado em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Pós-Graduado em

Processamento de Dados pelas Faculdades SPEI- Graduado em Administração pela Fadeps. Professor universitário e consultor empresarial. Érico Oda. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)- Graduado em Engenharia da Produção pela UFSC.- Pós-Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro

Universitário Franciscano (UNIFAE)- Graduado em

Administração pelo UNIFAE. Graduado em Engenharia Civil pela UFPR.

Conteúdo do Curso:

Aula 1 Sistemas

Aula 2

Organização e mudança organizacional

Aula 3

Estrutura Organizacional

(12)

Arranjo físico e Ergonomia

Aula 5

Ferramentas da organização

Aula 6

Processos: conceitos e fundamentos

Aula 7

Gestão de processos e de fluxos de informações

Aula 8

Produtividade, qualidade e métricas

Aula 9

Estratégias e tecnologias

Aula 10

Projeto de OSM e a competitividade.

Gestão da Informação

Nesta categoria você encontrará cursos que tratarão das principais ferramentas de gestão utilizadas na administração empresarial como: Gestão de Qualidade, Negócios, Ética, Orçamentos, Indicadores e muito mais.

Autor(es):

Cícero Marques- Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)- Especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Especialista em Processamento de Dados pelas Faculdades SPEI. Bacharel em Administração pela Fadeps.Érico Oda- Mestre em Administração pela

(13)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)- Pós-Graduado em Engenharia da Produção pela UFSC-

Especialista em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFAE)- Graduado em

Administração pelo UNIFAE. Graduado em Engenharia Civil pela UFPR. Conteúdo do Curso: Aula 1 A economia digital Aula 2 O sistema empresa Aula 3

Conceitos gerais de sistemas de informação gerencial

Aula 4

As tecnologias básicas dos sistemas de informação gerencial

Aula 5

Planejamento estratégico de SIGs e Tis nas empresas

Aula 6

Funções empresariais e sistemas de informação

Aula 7

Projeto e especificação de SIGs

Aula 8

(14)

Aula 9

A segurança de informações

Aula 10

Sistemas de apoio à decisão: Business Intelligence

Aula 11

Questões éticas e sociais em sistemas de informação

Aula 12

Tecnologias emergentes e as aplicações empresariais.

Gestão de Tecnologia e Inovação na Logística

Assim como na grande maioria dos setores de uma empresa, a logística também está em constante inovação de suas tecnologias, e é fundamental estar por dentro dessa

modernização. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Gestão de Tecnologia e Inovação na Logística, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em logística, através da abordagem de temas como a inovação tecnológica na logística de suprimentos, na distribuição física dos produtos, entre outros assuntos relevantes.

Autor(es):

Carlos Taboada Doutor pela Universidade Técnica de

Dresden - Alemanha Graduado em Engenharia Industrial pela Universidade de Havana - Cuba.

Conteúdo do Curso:

Aula 1

Elementos de Inovação Tecnológica e de Logística Empresarial

(15)

Aula 2

Inovação Tecnológica na Logística de Suprimentos

Aula 3

Inovação Tecnológica na Logística Industrial\t

Aula 4

Inovação Tecnológica na Distribuição Física de Produtos

Aula 5

Inovação Tecnológica nos Aspectos Ambientais da Cadeia Logística

Gestão das Funções Organizacionais

Para se tornar um grande líder, um profissional deve

implementar uma gestão estratégica de qualidade, visando atingir os melhores resultados. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Gestão das Funções

Organizacionais, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento na evolução da administração no decorrer do tempo, além de técnicas de implementação de uma gestão eficiente, através da

abordagem de temas como a sociedade do conhecimento, as funções administrativas, entre outros assuntos relevantes.

Autor(es):

Cícero Marques Mestrado em Engenharia da Produção - UFSC Especialização em Marketing - UFPR Graduação em Administração - Fadeps. Érico Oda Mestrado em

Administração - UFRGS Especialização em Engenharia de Produção - UFSC Especialização em Sistemas de Inf.

Conteúdo do Curso:

(16)

Administração

Aula 2

A Evolução da Administração

Aula 3

A administração na Sociedade do Conhecimento

Aula 4

O Pensamento Estratégico e a Administração

Aula 5

A administração estratégica

Aula 6

Atividades empresariais e especialidades administrativas

Aula 7 Funções administrativas Aula 8 Funções administrativas Aula 9 Funções administrativas Aula 10 Funções administrativas

(17)

Uma nova experiência no programa, com novidades como: Desenvolvimento de aplicativo para a plataforma Android.

Sistemas de Informações Gerenciais

Atualmente, praticamente todas as organizações necessitam de um sistema de informática para distribuir suas

informações. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Sistemas de Informações gerenciais, que abrirá novos horizontes profissionais e abordará diversos temas relacionados a sistemas de informação, como softwares de sistemas, tecnologia da informação, redes de internet, entre outros. Neste curso online você pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocação profissional em pouco tempo.

Autor(es):

Leandro Salenave Gonçalves- Pós-Graduado em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac (SENAC SP)- Graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)- Professor de disciplinas ligadas agrave informática e administração de empresas. Consultor de desenvolvimento de portais voltados agrave educação.

Conteúdo do Curso:

Aula 1

A empresa como organização

Aula 2

Os ambientes organizacionais

Aula 3

A economia digital

Aula 4

(18)

Aula 5

Crimes na era digital Aula 6

Dado, informação e conhecimento Aula 7 Os sistemas de informação Aula 8 Software Aula 9 Software aplicativo Aula 10 Software de sistemas Aula 11 Os processos e as informações Aula 12 A tecnologia da informação Aula 13 Sistema de computadores Aula 14

Tipos de redes de telecomunicações

Aula 15

Referências

Documentos relacionados

Oferecimento obrigatório de bolsa integral à 45% (quarenta e cinco) dos alunos matriculados, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até 4

O terceiro capítulo apresenta a teoria pesquisada que servirá de base para a sugestão de um planejamento logístico para as atividades de construção e montagem de dutos. A

A oposição entre natureza e lei aparece no sofista Antifonte, que acusa a lei de aprisionar a natureza (Gernet, fr. Já encontramos essa noção de lei nào escrita

Ocorre que foi o fornecimento de outra tabela, associado ao interesse em observar o céu, de pelo menos usar a tabela, que fez o participante se interessar em saber interpretar o

Inclúese tamén unha planificación dos investimentos a realizar para dotar ao territorio da Mancomunidade dos servizos necesarios para mellorar a experiencia no destino dos turistas

O FUNDO também poderá estar sujeito a outros riscos advindos de motivos alheios ou exógenos ao controle do ADMINISTRADOR ou do GESTOR tais como a ocorrência, no Brasil

Tal como previsto nos procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade, no dia 10 de dezembro, realizou-se uma reunião com a coordenação de curso e com o docente Responsável da UC

a.1) A Sanepar fornece a EB com as características construtivas e o desenho das medidas do decantador (comprimento e largura da câmara de decantação, medidas