• Nenhum resultado encontrado

Interdição e tomada de decisão apoiada. Direito de prioridade na aquisição de imóvel. Mercado de trabalho, aposentadoria e benefícios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Interdição e tomada de decisão apoiada. Direito de prioridade na aquisição de imóvel. Mercado de trabalho, aposentadoria e benefícios"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Sumário

Introdução

Defi ciência e barreiras

Interdição e tomada de decisão

apoiada

Saúde

Educação

Direito de prioridade na aquisição

de imóvel

Mercado de trabalho,

aposentadoria e benefícios

Direito à cultura, ao esporte, ao

turismo e ao lazer

Direito ao transporte e à

acessibilidade

Direito ao voto

Discriminação

Direito à isenções na compra de

veículos

Legislações importantes

Referências bibliográfi cas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

6

8

9

11

14

17

17

20

21

22

23

23

25

28

(4)

Leite, Thales Araújo Dias

Os direitos das pessoas com deficiência : perguntas e respostas / Thales Araújo Dias Leite, Thiago Carvalho Mellem ; coordenado-ra: Cristiany de Castro ; organizadores: Acir de Matos Gomes, Roberta Piotto, Revisão Márcia Pituba. [Franca, SP]: Lemos e Cruz Livraria e Editora, 2020.

28 p.

ISBN 978-85-99895-88-7

1. Direitos fundamentais. 2. Pessoas defi-cientes. 3. Pessoas com deficiência – Direitos e deveres do cidadão. 4. Direitos humanos. 5. Livro (perguntas e respostas). 6. Inclusão social. I. Mellem, Thiago Carvalho. II. Castro, Cristiany de (coord.). III. Gomes, Acir de Matos (org.). IV. Piotto, Roberta (org.). V. Título.

CDU – 342.726-056.26

(5)

perguntas e respostas

Os direitos das

deficiência

pessoas com

(6)
(7)

Coordenadora:

Cristiany de Castro

Organizadores:

Acir de Matos Gomes Roberta Piotto

Autores:

Thales Araújo Dias Leite Thiago Carvalho Mellem

Diagramadora:

Sabrina Aparecida Dias Vilas Boas

Revisora: Márcia Pituba Franca-SP 2020

perguntas e respostas

Os direitos das

deficiência

pessoas com

(8)

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Defi ciência, assegura e pro-move, em condições de igualdade, o exercício dos di-reitos e das liberdades fundamentais por pessoas com defi ciência, visando à sua inclusão social e cidadania.

De acordo com o Censo demográfi co 2010 do IBGE, existem 45.606.048 (quarenta e cinco milhões seiscen-tos e seis mil e quarenta e oito) pessoas com alguma defi ciência que residem no Brasil.

As inovações trazidas pela referida Lei Brasileira de Inclusão (LBI) alcançaram diversas áreas da vida civil das pessoas com defi ciência: erradicação da discrimi-nação, equiparação dos direitos com as demais pes-soas, promoção de todas as formas de acessibilidade, garantia de viver em sociedade e em família, votar e ser votado, ter assegurado o exercício das liberdades individuais, o direito de exercer a sexualidade confor-me orientação sexual, acesso aos recursos de acessi-bilidade, dentre outros.

avanços e desafi os

Direitos das pessoas

(9)

Nesse sentindo, é salutar mencionar a exclusão das pessoas com defi ciência do rol de pessoas absoluta-mente incapazes (art. 3° do Código Civil), com a pre-visão legal de aplicação de institutos assistenciais e protetivos, como o da curatela e o da tomada de deci-são apoiada, que passarão a ser aplicados apenas em casos excepcionais, sendo restritos apenas aos atos negociais e patrimoniais, resguardando os demais di-reitos das pessoas com defi ciência.

Após dois anos de vigência da Lei, com a evolução da sociedade e os efeitos da aplicação prática da refe-rida Lei, diversas iniciativas precisarão ser efetivamen-te implementadas para que as pessoas com defi ciên-cia exerçam seus direitos com a plenitude que lhe são assegurados pela Constituição Federal.

Importante reconhecer que a LBI consiste em nova forma de perceber o ser humano e compreender que a diversidade não é traço que separa as pessoas, mas sim forma de unifi cação, com sua inclusão social, res-guardando sua dignidade humana.

E o sentimento que fi ca é de esperança, esperança por novas transformações e novos avanços. Pensando nisso, a Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES/SP elaborou este livro com o objetivo de contribuir na divulgação dos direitos das pessoas com defi ciência.

(10)

A pessoa com deficiência é aquela que possui im-pedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação ple-na e efetiva ple-na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Quem é a pessoa com deficiência?

1

Sim. Conforme a Lei 12.764/12, a pessoa autista é, considerada para todos os fins, pessoa com deficiência. No Estado de São Paulo, a Lei 17.158/2019 estabelece que a pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autis-ta) é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. Portanto, todos os direitos assegura-dos pela LBI se aplicam também às pessoas autistas.

Além disso, a Lei 13.977/2020, denominada Lei Ro-meo Mion, criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com vis-tas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social aos autistas.

A Lei nº 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão - se

aplica à pessoa autista?

2

?

Deficiência e barreiras

3

Como é feita a avaliação da

deficiência?

?

(11)

4

O que são barreiras?

Barreiras são quaisquer entraves, obstáculos, ati-tudes ou comportamentos que limitem ou impeçam a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilida-de, à liberdade de movimento e de expressão, à co-municação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. As barreiras podem ser urbanísticas, arquitetônicas, em transpor-tes, nas comunicações e na informação, atitudinais e tecnológicas.

?

A avaliação, quando necessária, é biopsicossocial e é realizada por equipe multiprofissional e interdiscipli-nar, considerando: os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais psico-lógicos e pessoais, a limitação no desempenho de ati-vidades e a restrição de participação.

Interdição e tomada de

decisão apoiada

2

5

A pessoa com deficiência precisa ser interditada ao

completar 18 anos?

Apenas quando necessário, a pessoa com deficiência será sub-metida à curatela. A curatela cons-titui medida protetiva extraordiná-ria, proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada caso, e durará o menor tempo possível.

(12)

A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

- casar-se e constituir união estável; - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

- exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamen-to familiar;

- conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

- exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitá-ria; e

- exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

Quais são os atos da vida civil que podem ser realizados pela pessoa com deficiência, ainda que tenha

sido interditada?

7

?

Quando a pessoa com deficiência for interditada, perde completamente a capacidade para

o exercício dos atos da vida civil?

6

Não. A curatela afetará tão somente os atos relacio-nados aos direitos de natureza patrimonial e negocial. A interdição não alcança o direito ao próprio corpo, à sexualidade, ao matrimônio, à privacidade, à educa-ção, à saúde, ao trabalho e ao voto.

(13)

O que é tomada de decisão apoiada?

8

?

A tomada de decisão apoiada permite que a pes-soa com deficiência ajuize um processo judicial com o intuito de nomear duas ou mais pessoas, para garan-tir apoio nas decisões sobre os atos da vida civil e no exercício da sua capacidade.

Essas duas pessoas indicadas como apoiadoras de-vem ter vínculos e gozar da confiança da pessoa com deficiência. Devem esclarecer as dúvidas e fornecer todas as informações necessárias para dirimi-las, de maneira que a pessoa com deficiência possa ter res-peitada sua vontade e, principalmente, seus interesses e ou direitos.

Saúde

3

A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento

preferencial?

9

?

A pessoa com deficiência tem direito a receber aten-dimento prioritário, sobretudo, com a finalidade de:

- proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; - atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público;

- disponibilização de recursos, tanto humanos quan-to tecnológicos, que garantam atendimenquan-to em igual-dade de condições com as demais pessoas;

- disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passa-geiros e garantia de segurança no embarque e no

(14)

de-Estende-se a prioridade de atendimento ao acompanhante

da pessoa com defi ciência?

10

?

Sim, com relação às seguintes situações:

- proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; - atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público;

- disponibilização de recursos, tanto humanos quan-to tecnológicos, que garantam atendimenquan-to em igual-dade de condições com as demais pessoas;

- disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coleti-vo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque;

- acesso a informações e dis-ponibilização de recursos de comunicação acessíveis;

sembarque;

- acesso a informações e disponibilização de recur-sos de comunicação acessíveis;

- recebimento de restituição de imposto de renda; - tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências.

(15)

Não. A pessoa com deficiência não poderá ser obri-gada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.

A pessoa com deficiência pode ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização

forçada?

11

?

O atendimento deve dar atenção integral à saúde das pessoas com deficiência, em todos os níveis de complexidade, garantido acesso universal e igualitário.

Como deve ser o atendimento das pessoas com deficiência

pelo SUS?

12

?

Compete ao SUS desenvolver ações destinadas à prevenção de deficiências por causas evitáveis, inclu-sive por meio de:

- acompanhamento da gravidez, do parto e do puer-pério, com garantia de parto humanizado e seguro;

- promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, vigilância alimentar e nutricional, prevenção e cuidado integral dos agravos relacionados à alimen-tação e nutrição da mulher e da criança;

- aprimoramento e expansão dos programas de imunização e de triagem neonatal;

- identificação e controle da gestante de alto risco.

Quais as ações destinadas à prevenção de deficiências por

causas evitáveis?

(16)

Sim. As diretrizes destinadas ao SUS aplicam-se também às instituições privadas que participem de forma complementar do SUS ou que recebam recur-sos públicos para sua manutenção. Dessa forma, são obrigadas a garantir à pessoa com deficiência todos os serviços e produtos ofertados aos demais clientes.

As operadoras de planos e seguros privados de saúde submetem-se

aos mesmos regramentos instituídos para o SUS?

14

?

Não. É proibida a cobran-ça de valores diferenciados em razão de serem pessoas com deficiência.

As operadoras de planos e seguros privados podem cobrar valores diferenciados das pessoas

com deficiência?

15

?

Educa

ção

4

A pessoa com deficiência tem direito à educação?

16

?

A educação constitui direito da pessoa com defici-ência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento pos-sível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, in-teresses e necessidades de aprendizagem.

(17)

Incumbe ao poder público assegurar, criar, desen-volver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, dentre outros:

- sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida;

- aprimoramento dos sistemas educacionais, visan-do a garantir condições de acesso, permanência, par-ticipação e aprendizagem, por meio da oferta de ser-viços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena;

- oferta de educação bilíngue, em Libras, como pri-meira língua, e na modalidade escrita, a língua portu-guesa, como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas;

- adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino;

Quais ações devem ser adotadas pelo poder público para promover

a educação inclusiva da pessoa com deficiência?

(18)

As instituições privadas de ensino podem cobrar das pessoas com deficiência algum valor adicional?

18

?

É proibida a cobran-ça de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anui-dades e matrículas, inclu-sive no fornecimento de atendimento educacional especializado e profissio-nais de apoio.

- participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da co-munidade escolar;

- adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o ta-lento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência;

- formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de pro-fissionais de apoio;

- oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, pro-movendo sua autonomia e participação;

- acesso à educação superior e à educação profis-sional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas;

- acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, es-portivas e de lazer, no sistema escolar;

(19)

Existe prioridade para a pessoa com deficiência na aquisição de imóvel para moradia própria, pelos programas habitacionais, públicos ou

subsidiados com recursos públicos?

19

?

Nos programas habitacionais, públicos ou subsidia-dos com recursos públicos, a pessoa com deficiência ou o seu responsável goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, obser-vado a reserva de, no mínimo, 3% (três por cento) das unidades habitacionais para pessoa com deficiência, sendo que será reconhecido à pessoa com defici-ência beneficiária apenas uma vez.

Direito de propriedade

na aquisição

de imóvel

5

Mercado de trabalho,

aposentadoria

e benefícios

6

Sim, o trabalho é meio de inclusão da pessoa com deficiência e deve ocorrer em igual oportunidade com as demais pessoas.

A pessoa com deficiência pode trabalhar?

(20)

A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilita-dos ou pessoas com deficiência habilitadas, da seguin-te forma:

- até 200 empregados...2%;

- de 201 a 500...3%;

- de 501 a 1.000...4%;

- de 1.001 em diante. ...5%.

As empresas são obrigadas a contratar pessoa com deficiência?

21

?

A pessoa com deficiência pode concorrer e ocupar cargos públicos?

A pessoa com deficiência tem direito ao benefício assistencial?

22

24

?

?

Sim. São oferecidas de 5% a 20% das vagas em concurso de admissão no serviço público.

Sim. A pessoa com deficiência, segurada do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), tem direito à apo-sentadoria desde que preenchidos os requisitos legais.

A pessoa com deficiência tem direito à aposentadoria?

23

?

Sim, tem direito ao Benefício da Prestação Continu-ada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS),

(21)

que garante um salário mínimo mensal ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condi-ções com as demais pessoas.

Ser pessoa com deficiência física, mental, intelec-tual ou sensorial que impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas que não possuam tal impedimento; possuir renda familiar de até 1/4 do salário mínimo em vigor, por pessoa do grupo familiar (incluindo o próprio requerente); possuir nacionalidade brasileira; possuir residência fixa no país; não estar re-cebendo benefícios da Previdência Social.

Quais os requisitos para ter direito ao BPC (Benefício de Prestação

Continuada)?

25

?

Não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a esse benefício de natureza assistencial. Deve--se ressaltar que o beneficiário não recebe 13º salário e não tem direito à pensão por morte.

Para ter direito ao BPC é necessário ser contribuinte do INSS?

26

?

A pessoa com deficiência que recebe BPC pode trabalhar?

27

?

Apenas a pessoa com deficiência, contratada na condição de aprendiz, poderá acumular o BPC/LOAS e a remuneração do contrato de aprendiz com defici-ência, e terá seu benefício suspenso após o período de dois anos de recebimento concomitante.

(22)

Sim, em igualdade de oportunidades com as de-mais pessoas, sendo-lhe garantido o acesso:

- a bens culturais em formato acessível;

- a programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessí-vel; e

- a monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos.

A pessoa com deficiência tem direito à cultura, esporte,

turismo e ao lazer?

28

?

Direito à cultura,

ao esporte, ao turismo

(23)

Em todas as áreas de estacionamento aberto ao pú-blico, tanto de uso público ou privado de uso coletivo quanto em vias públicas, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, de-vidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificados.

As vagas devem equivaler a 2% (dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 1 (uma) vaga devidamente sinalizada e com as especificações de desenho e tra-çado de acordo com as normas técnicas vigentes de acessibilidade.

Deve-se ressaltar que os veículos estacionados nas vagas reservadas devem exibir, em local de ampla

visi-A pessoa com deficiência possui direito às vagas de estacionamento reservadas?

30

?

Direito ao transporte

e à acessibilidade

8

Como é assegurado o direito ao transporte e à mobilidade da

pessoa com deficiência?

29

?

Em condições de igualdade com as demais pesso-as, por meio de identificação e de eliminação de to-dos os obstáculos e barreiras ao seu acesso. Assim, os veículos de transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo, as instalações, as estações, os portos e os ter-minais em operação no país devem ser acessíveis, de modo a garantir o seu uso por todas as pessoas.

(24)

bilidade, a credencial de beneficiário, a ser confeccio-nada e fornecida pelos órgãos de trânsito, que discipli-narão suas características e condições de uso.

O transporte coletivo interestadual é garantido à pessoa com deficiência de forma gratuita?

31

?

É concedido passe livre às pes-soas com deficiência comprovada-mente carentes.

Sim. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da inter-net mantidos por empresas com sede ou representa-ção comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência.

O conceito de acessibilidade deve ser observado também em

meio virtual?

32

?

A pessoa com deficiência possui o direito de votar e ser votado?

33

?

Sim. O poder público deve garantir à pessoa com deficiência todos os direitos políticos e a oportunidade de exercê-los em igualdade de condições com as de-mais pessoas.

Se necessário e a seu pedido, a Lei garante à pessoa com deficiência que ela tenha auxílio no momento da votação por pessoa de sua escolha.

(25)

Discriminação

Direito à isenção na

compra de veículos

10

11

Caso os direitos não estejam sendo respeitados, deve--se procurar o Ministério Público ou a Defensoria Pública.

Em caso de descumprimento dos direitos das pessoas com deficiência, quais instituições se

deve procurar?

34

?

Quais atos caracterizam discrimi-nação da pessoa com deficiência?

35

?

Considera-se discriminação, em razão da deficiên-cia, toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.

As pessoas com deficiência física, visual, intelectual severa ou profunda, ou autistas possuem direito à isen-ção ao pagamento de IPVA sobre a propriedade de um único veículo.

As pessoas com deficiência têm direito à isenção de IPVA?

(26)

Sim, pessoas com defi ciência físi-ca, visual, mental severa ou profun-da, ou autistas têm direito às referi-das isenções.

É possível ter mais informações acessando o Portal da Fazenda e Pla-nejamento do Estado de São Paulo.

http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de--servicos/isencao/defi ciente-autista

As pessoas com defi ciência têm direito à isenção de ICMS, IOF e IPI

na compra de veículos?

37

?

Não é necessário ser o condutor do veículo, não se exige a habilitação específi ca para conduzi-lo e não é necessário a adaptação do mesmo.

É possível ter mais informações acessando o Portal da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/Pa-ginas/gu-isencao-defi ciente-fi sico.aspx

(27)

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

LEI Nº 7.853, DE 24 DE OUTUBRO DE 1989

Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiên-cia, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde, institiu a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes e dá outras providências.

LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência So-cial e dá outras providências.

LEI 8.899, DE 29 DE JUNHO DE 1994

Concede passe livre às pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual.

LEI Nº 8.989, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1995.

Dispõe sobre a Isenção do Imposto sobre Produtos Indus-trializados - IPI, na aquisição de automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros, bem como por pes-soas portadoras de deficiência física, e dá outras providên-cias.

LEI Nº 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000

Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências.

LEI Nº 10.098 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000

Estabelece normais gerais e critérios básicos para a

pro-Legislações

(28)

moção da acessibilidade das pessoas portadoras de defici-ência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providdefici-ências.

LEI Nº 11.126, DE 27 DE JUNHO DE 2005.

Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acom-panhado de cão-guia.

DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009.

Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assina-dos em Nova York, em 30 de março de 2007.

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.

Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiên-cia (Estatuto da Pessoa com DeficiênDeficiên-cia).

LEI Nº 13.409, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2016.

Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições fede-rais de ensino.

DECRETO Nº 9408 DE 11 DE JUNHO DE 2018.

Altera o Decreto nº 5.296, de 2 dezembro de 2004, para dispor sobre a reserva de espaços e assentos em teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências e similares para pessoas com deficiência, em conformidade com o art. 44 da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Defici-ência.

LEI Nº 13.977, DE 8 DE JANEIRO DE 2020

Altera a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Lei Be-renice Piana), e a Lei nº 9.265, de 12 de fevereiro de 1996, para instituir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), e dá outras providências.

(29)
(30)

Referências

bibliográficas

13

BRASIL. Constituição da República

Federativa do Brasil (1988).

BRASIL. Código Civil. Lei n.º 10.406 de 10 de janeiro de 2002.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão – Lei n.º 13.146 de 6 de julho de 2015.

BRASIL. Receita Federal Solicitar

Isenção do IPI/IOF - Autorização de Aquisição de Veículo para Defi ciente e Autista – Receita Federal, Ministério da

Economia.Disponível em: http://recei- ta.economia.gov.br/interface/lista-de--servicos/isencao/defi ciente-autista

COSTA MACHADO, Antônio Cláudio.

Estatuto da pessoa com defi ciência:

comentado artigo por artigo / coorde-nador: Costa Machado, organizadora: Maria Amália de Figueiredo Pereira Al-varenga, Luciana Esteves Zunstein Ri-beiro. Barueri, SP: Novo Século, 2019.

Fazenda e Planejamento/SP. Guia

de Usuário/Isenção/Pessoa com De-fi ciência Física, Visual, Mental Seve-ra ou Profunda, ou Autista. Fazenda e

Planejamento, Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: https://portal. fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/Pagi-nas/gu-isencao-defi ciente-fi sico.aspx

(31)
(32)

9 788599 89588 7 ISBN 978-85-99895-88-7

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Figura 1: Da esquerda para a direita tem-se: Contorno inicial; Resultado da GVF snake; Extensão do contorno obtido após três correcções interactivas do contorno anterior;

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,