• Nenhum resultado encontrado

O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PIBID LETRAS ESPANHOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PIBID LETRAS ESPANHOL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

142 O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PIBID LETRAS ESPANHOL

Ana Raquel Abelha Cavenaghi (UEL) anaraquel@uel.br Valdirene Zorzo-Veloso valdirene@uel.br RESUMO

As histórias em quadrinhos (HQ) são lidas por pessoas de todas as idades que se envolvem com as tramas dos seus personagens favoritos. No entanto, durante muito tempo foram vistas como objeto menor de pesquisa e, após superar alguns preconceitos, os quadrinhos começaram uma aproximação com as práticas pedagógicas contribuindo para sua introdução em materiais didáticos, provas de vestibular e exames nacionais adentrando as salas de aula. As HQ se constituem um gênero textual híbrido por englobar tanto a linguagem verbal como a linguagem visual. O trabalho a partir do uso de gêneros textuais em sala de aula foi indicado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Paraná. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de graduação em Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Estadual de Londrina tem se empenhado no uso das HQ nas aulas de língua espanhola trabalhando com diversos quadrinhos que compõem o mundo hispânico da historieta. A partir disso, os bolsistas do programa vêm desenvolvendo a elaboração de sequências didáticas a fim de proporcionar um estudo mais adequado com os quadrinhos. Esse trabalho tem por objetivo superar o uso tradicional do gênero HQ em sala de aula que muitas vezes foca somente no ensino da gramática ou mesmo de exercícios de metalinguagem. Assim, o intuito é desenvolver atividades que possam ir além das classificações gramaticais explorando as diversas potencialidades pedagógicas dos quadrinhos.

Palavras-chave: histórias em quadrinhos, gêneros textuais, ensino de espanhol, PIBID.

Introdução

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que oferece bolsas a estudantes (bolsistas), professores da rede pública (supervisores) e docentes (coordenadores) de instituições de ensino superior. Seu objetivo é proporcionar aprimoramento da formação de docentes em nível superior para a Educação Básica inserindo os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública, proporcionando participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem (BRASIL, 2015).

Embora o PIBID esteja em vigência desde 2009 na Universidade Estadual de Londrina (UEL), a licenciatura em Letras Espanhol participa desde o final de 2012 e em 2014 deu início a um novo subprojeto. Atualmente são cinco colégios estaduais

(2)

143 que participam do PIBID Letras Espanhol da UEL: Barão do Rio Branco, Marcelino Champagnat, José de Anchieta, Célia Moraes de Oliveira e Dario Vellozo. Dentre esses colégios, somente um conta com a disciplina de língua espanhola na matriz curricular, nos demais o espanhol é dado no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM). O CELEM foi criado em 1986 pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná a fim de ofertar ensino plurilíngue e gratuito de cursos básicos e de aprimoramento aos alunos da Rede Pública Estadual de Educação Básica, aos professores e funcionários e à comunidade externa (PARANÁ, 2015).

O Estado do Paraná possui uma política pública de ensino de línguas estrangeiras que se baseia no documento “Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Língua Estrangeira Moderna”, doravante DCE-LEM, que está pautado na abordagem de gêneros textuais a partir do Interacionismo Sociodiscursivo. Dessa forma, o primeiro dos três pilares do atual projeto é o ensino espanhol por meio dos gêneros textuais que buscam ampliar os conhecimentos linguísticos, culturais e as percepções das implicações sociais, históricas e ideológicas presentes num discurso que revele o respeito às diferenças culturais, crenças e valores (PARANÁ, 2008).

O segundo pilar é o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) que pode acarretar muitas contribuições ao ensino e à aprendizagem da língua espanhola pelas potencialidades que o meio oferece, como de comunicação simulada e também real de acesso a uma imensa variedade de materiais didáticos e de outros que podem ser transformados em didáticos pelo professor.

O terceiro pilar é a motivação que se refere a um aspecto importante do processo de aprendizagem em sala de aula, pois a intensidade e a qualidade do envolvimento exigido nas aprendizagens dependem da motivação. Estudantes desmotivados pelas atividades escolares apresentam um desempenho abaixo de suas reais potencialidades, acabam por se distrair mais facilmente, não participam das aulas, estudam pouco ou nada, distanciam-se cada vez mais do processo de aprendizagem que poderiam obter no ambiente escolar (BZUNECK, 2004).

As DCE-LEM propõe que o ensino de línguas estrangeiras contemple os discursos sociais que a compõem, na prática, a abordagem de gêneros, pois seguem a corrente sociológica e as teorias do Círculo de Bakhtin que concebem a língua como discurso. “A língua penetra na vida através dos enunciados concretos que a realizam, e é também através dos enunciados concretos que a vida penetra na língua.” (BAKHTIN, 2003, p. 282).

(3)

144 Nessa direção, as Histórias em Quadrinhos (HQ) são consideradas um gênero textual híbrido porque são compostas pela linguagem verbal e pela linguagem visual sendo, portanto, um gênero complexo. Após superar diversos preconceitos para sua aceitação, na década de 1990 as pesquisas sobre HQ começaram a ganhar força no Brasil e foram motivadas por diversas razões: introdução dos quadrinhos nas propostas pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, sua inserção em materiais didáticos, provas de vestibular e exames nacionais. Assim, o assunto começou a repercutir nas universidades e cresceram as produções sobre os quadrinhos na sala de aula.

Pensando o PIBID Letras Espanhol como fonte de formação, seja ela inicial para os bolsistas (alunos da licenciatura) ou continuada para os supervisores (professores da Educação Básica), o trabalho com gêneros textuais está entrelaçado ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola. Assim, mesmo que as atividades do PIBID estejam em andamento, relataremos brevemente uma das atividades em processo de realização pela equipe.

Método

Esse trabalho enfocou algumas das ações pedagógicas desenvolvidas pelos participantes do PIBID Letras Espanhol 2015. Para tanto, foi solicitado aos alunos bolsistas e aos supervisores que produzissem uma sequência didática envolvendo o gênero História em Quadrinhos abordando um tema escolhido livremente que representasse um elemento do ambiente social do universo dos hispano falantes. Essa atividade serviu como sondagem sobre o nível de conhecimento dos participantes do projeto na produção de uma sequência didática.

A maioria das sequências didáticas produzidas confirmou a falta de conhecimento, por parte dos alunos da graduação, de algumas questões importantes para a produção de um material didático. Primeiramente, os alunos apresentaram grande dificuldade em criar atividades a partir do gênero textual Histórias em Quadrinhos recorrendo à internet para encontrar atividades prontas ou que pudessem servir de base para produzir o material. Nesse sentido, muitas sequências fizeram uso de informações disponíveis na web, mas os alunos não necessariamente faziam as devidas referências aos materiais utilizados.

(4)

145 Estudos atuais afirmam que o computador é a principal ferramenta usada por estudantes universitários para acessar informação e notícias (CISCO, 2011). Entretanto, o discernimento quanto à qualidade da informação buscada e encontrada é um problema no trabalho docente, pois muitas vezes o estudante não avalia as fontes, a veracidade das informações e o trabalho final é uma “colagem” sem critérios do que o buscador oferece como opção (MAGGIO, 2012). Além disso, é preciso ressaltar que o plágio tem sido bastante recorrente em atividades acadêmicas, pois envolve a apropriação das ideias e textos (publicados ou não) de outros sem a devida referência (PRATI, 2014).

Em segundo lugar, os alunos produziram atividades que apenas utilizaram as HQ como pretexto para fazer classificações gramaticais ou exercícios estruturais para trabalhar o léxico ou a gramática. Assim, o gênero textual acaba sendo escolhido em função de um conteúdo gramatical que se quer trabalhar ocupando um espaço secundário dentro da sequência didática.

Mendonça (2010) relata que as HQ são acessíveis às pessoas e isso parece ser confundido com baixa qualidade textual, o que leva a escola a não explorar as potencialidades pedagógicas das HQ. Em materiais didáticos de línguas as HQ aparecem só para ler, no final da unidade, para divertir, sendo raro a HQ ser o texto central de uma unidade. Assim, a exploração dos quadrinhos nesses materiais didáticos é pobre, limitando-se, na maioria das vezes, ao uso das HQ como pretexto para exercícios de metalinguagem.

Como o objetivo principal do ensino de línguas não é mais o código ou a linguística em si, as DCE-LEM reforçam que o planejamento das aulas de língua estrangeira deve ser organizado a partir dos gêneros textuais em atividades diversificadas analisando a função e a composição do gênero estudado, além da intertextualidade, dos recursos coesivos e da coerência e, somente depois disso, a gramática em si. Sendo assim, o ensino deixa de priorizar a gramática para trabalhar com o texto, sem, no entanto, abandoná-la (PARANÁ, 2008).

A partir de tais questões verificadas nas produções dos bolsistas, foi dada uma devolutiva sobre as sequências didáticas com apontamentos para refacção e solicitação de leituras teóricas sobre a produção de sequência didática a partir do uso de gêneros textuais para a melhoria das atividades. Os supervisores têm auxiliado os alunos na reestruturação da sequência didática para realização de uma atividade conjunta. O trabalho está em andamento e após as refacções e finalização

(5)

146 da sequência didática, esta será aplicada na sala de aula do colégio em que o bolsista está inserido com auxílio do seu respectivo supervisor.

Considerações Finais

O PIBID proporciona o fortalecimento da parceria entre a Educação Básica e a universidade de modo a promover o diálogo entre os professores em formação (bolsistas) e os professores formadores (supervisores) do curso de Letras Espanhol da UEL. Além disso, auxilia na reflexão sobre as diferentes atividades envolvidas na prática docente o que amplia o conhecimento do contexto de atuação e dinamiza a formação inicial do licenciando e a formação continuada do professor supervisor.

Assim, é possível afirmar a importância do PIBID Letras Espanhol na formação de professores e a possibilidade de junção da teoria e da prática de modo mais sistemático e sequenciado durante as atividades em uma parceria universidade-escola. Todo trabalho desenvolvido na universidade com respaldo nas teorias deve ser levado ao campo de atuação. No caso das licenciaturas, esse campo é a sala de aula da escola pública da Educação Básica.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso em: 25 jul. 2015.

BZUNECK, J.A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (orgs.). A motivação do aluno: Contribuições da psicologia contemporânea. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 9-36.

CISCO. The Cisco Connected World Technology Report. 2011. Disponível em:

http://www.cisco.com/c/en/us/solutions/enterprise/connected-world-technology

report/index.html#~2011. Acesso em: 23 jul. 2015.

MAGGIO, M. Enriquecer la enseñanza: los ambientes con alta disposición tecnológica como oportunidad. Buenos Aires: Paidós, 2012.

MENDONÇA, Márcia R. S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola editorial, 2010, p. 209-224.

PARANÁ. Dia a dia Educação: portal educacional do estado do Paraná. Disponível

em: http://www.lem.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=345.

(6)

147 PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Letras Estrangeiras Modernas. Curitiba: SEED, 2008.

PRATI, L. E. Plágio Acadêmico. In: KOLLER, S.H.; COUTO, M.C.P; HOHENDORFF, J. V. (orgs). Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p.109-124.

Referências

Documentos relacionados

Após configurar o modo de temporização, use os controles OSD para ajustar a imagem da tela.. Para ajustar o modo

Ao final, foi possível considerar que o extrato etanólico de própolis apresenta-se eficiente contra os principais agentes causadores da mastite bovina in

Foram convidados para participar da referida ação de formação docente acadêmicos e egressos do curso de licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas EaD

Essa visão será cada vez mais acentuada pois os be- nefícios de se ter um cão são inúmeros para

Assim, conclui que o Programa tem se mostrado essencial para formação inicial dos alunos de Licenciatura em Letras-Espanhol do IFRN, na medida em que possibilita

O subprojeto PIBID/UENP Interdisciplinar Letras-Espanhol/Português, especificamente o eixo temático Língua e Literatura Espanhola, realizou coletivamente (alunos, supervisores

The actuarial audit will take into account analysis of hypotheses, parameters, regimes, financing methods, covering level and the participants' cadaster used in the elaborations of

Este local é escolhido pelos estudantes em conjunto com a professora de matemática, um dos autores, em 2012-1, como a rede social Facebook, devido a