• Nenhum resultado encontrado

GUIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: COMO FAZER A CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇOS NA PRÁTICA?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: COMO FAZER A CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇOS NA PRÁTICA?"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

CONTÁBEIS:

COMO FAZER A CONSOLIDAÇÃO

DE BALANÇOS NA PRÁTICA?

(2)

03

Introdução

05

O que é consolidação

de balanço?

14

Qual é o objetivo

da consolidação?

18

Como fazer a consolidação

de balanços na prática?

23

Conclusão

(3)
(4)

INTRODUÇÃO

Atualmente, é comum que as empresas invis-tam recursos e até mesmo tenham partes significativas de outras companhias, como forma de diversificar sua atuação e garantir um maior retorno sobre seus investimentos. Contudo, segundo a instrução nº 247/96, em seu artigo 21, instrumentada pela Comis-são de Valores Mobiliários, CVM, sempre que uma empresa se coloca na situação de con-troladora de outra organização, é preciso realizar a consolidação de balanços.

Ou seja, para permitir que todos

os interessados tenham uma

visão geral da saúde da empresa

e exista uma transparência, é

necessário realizar essa prática

contábil.

Preparamos este e-book para ajudar você a entender melhor no que consiste a consoli-dação de balanços e como realizar esse pro-cedimento em sua organização. Boa leitura!

(5)
(6)

O QUE É CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇO?

A prática da consolidação de balanços

é algo comum para grandes companhias, uma vez que elas mantêm como cos-tume controlar diversas outras empre-sas em vários ramos de atuação, sempre pensando em expansão.

(7)

Contudo, com a transformação digital e as facilidades do mundo moderno, pequenas e médias companhias também começaram sua jornada em busca dessa diver-sificação e se tornaram controladoras de outras orga-nizações.

Com isso, é necessário cumprir com o estabelecido na norma contábil e realizar a consolidação de balanços. Mas no que consiste essa prática? O CPC, Comitê de Pro-nunciamentos Contábeis, em sua publicação nº 36 define da seguinte forma:

As demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica.

Essa consolidação entre os números apresentados pela controladora e suas controladas tem como objetivo escla-recer a real situação financeira da empresa e apresentá-la a todos os agentes externos que tenham interesse.

(8)

O QUE É CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇO?

ASPECTOS LEGAIS

Além dos dispositivos legais já demonstrados aqui, que determinam a realização da consolidação do balanço, exis-tem vários outros documentos em nossa legislação que tratam do assunto. Entre eles estão:

» lei 6.404/1976, nos artigos 249 e 250; » resolução CFC 1.240/09.

(9)

ATIVOS

O principal interesse dentro da consolidação de balanços é verificar os ativos e passivos que também são de res-ponsabilidade de uma empresa, mas que se encontram em nome da sua controladora.

O ativo está contido nas contas patrimoniais de uma empresa e pode ser definido como um conjunto de bens

e direitos que possam ser representados em valores eco-nômicos, ou seja, convertidos em moeda corrente.

É a chamada parte positiva da relação

patrimonial de uma organização e identifica

como foram aplicados os recursos de uma

empresa, representando os benefícios

presentes e futuros.

PASSIVOS

Assim como os ativos, os passivos também são fundamen-tais na consolidação do balanço, isso porque eles repre-sentam o ônus, e caso uma controlada esteja em uma situação financeira ruim, a controladora terá que assumir suas responsabilidades.

O chamado passivo é formado pelo conjunto de dívidas e obrigações que uma organização mantém durante a sua atuação, constituindo na saída de recursos financeiros.

Tal como o ativo, ele deve ser medido em moeda cor-rente e pode conter, as contas a pagar aos fornecedores, os impostos devidos ao governo, entre outros.

(10)

O QUE É CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇO?

EXCEÇÕES À CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇOS

Mesmo que a consolidação de balanços seja uma obrigação determinada em lei

e diversos outros instrumentos jurídicos, é preciso saber que existem algumas exce-ções a essa regra e algumas empresas estão livres desse tipo de prática contábil.

(11)

A CONTROLADORA É UMA CONTROLADA

No caso de a empresa que tem controle sobre uma terceira ser também contro-lada, formando uma cadeia, não mantém a necessidade de realizar a consolida-ção de balanços, ficando a cargo apenas da controladora geral. Porém, isso deve ser realizado com o consenso, em assembleia, de todos os proprietários, inclusive os sem

NÃO MANTÉM

NEGOCIAÇÃO PÚBLICA

Outra exceção à realização da consolida-ção de balanços diz respeito às empre-sas que não mantêm seus instrumentos patrimoniais ou de dívida negociados de forma pública, como ações em bolsa

de valores nacional ou estrangeira e mercados de balcão, locais ou regionais.

SEM ARQUIVO OU PROCESSO NA CVM

Também estão isentas as organizações que não mantêm arquivo ou se encontram em processo de arquivamento das suas demonstrações contábeis junto à Comis-são de Valores Mobiliários (CVM) ou demais órgãos regulatórios, objetivando distribuir publicamente algum tipo de instrumento no mercado de capitais.

(12)

O QUE É CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇO?

PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

São vários os documentos contábeis exi-gidos de uma organização, sendo que no caso das demonstrações existem três arquivos fundamentais.

DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO (DRE)

É o relatório emitido pelas organizações ao término de um determinado exercício, período contábil preestabelecido, emitido na data em que se finda o exercício corrente.

DEMONSTRATIVO DE FLUXO DE CAIXA (DFC)

É o relatório financeiro que registra entradas e saídas do caixa da organização e quando

cada uma delas ocorreu, responsável por contabilizar Custos, Receitas e Investimen-tos em geral.

BALANÇO PATRIMONIAL (BP)

Esse é, com certeza, o principal demons-trativo contábil de uma organização. Tem

como finalidade representar a evolução patrimonial de uma empresa dentro de um período preestabelecido de tempo.

O BP é fundamental para a realização de um controle de custos da organização, assim como acompanhar o estado atual do patrimônio da empresa, formado por ativos e passivos.

(13)

EXIGÊNCIAS DA CONSOLIDAÇÃO DOS BALANÇOS

A consolidação contábil dos balanços deve apre-sentar uma série de documentos, visando trazer a maior transparência possível a todos os inte-ressados. Entre os arquivos necessários estão:

» Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

» Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);

» Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);

» Demonstração dos Fluxos de Caixa do período (DFC);

» Demonstração do Valor Adicionado (DVA); » Demonstrações Comparativas (DC);

» Parecer do Conselho Fiscal; » relatório fornecido por auditores

independentes, caso haja;

(14)

Qual é o

objetivo da

consolidação?

(15)

Até agora, mantivemos um olhar jurídico sobre a consolida-ção dos balanços e suas exigências perante as empresas controladoras, porém, o objetivo dessa prática vai além da pura obediência à legislação.

A primeira coisa a se pensar é no investimento

realizado por uma organização para se tornar

controladora de outra entidade. Dentro dos

possíveis objetivos desse negócio está a

rentabilidade que pode ser alcançada.

Porém, como perceber o real valor da aquisição dentro da controladora? A consolidação de balanços, ao mesclar todos os ativos e passivos da entidade, permite criar uma visão real da saúde da organização.

Sendo assim, os gestores conseguem ter uma visão geral sobre os impactos de uma aquisição e tomar as melhores

decisões com relação a diversos aspectos, como aumen-tar o controle sobre a controlada, manter a situação atual ou desfazer-se do negócio.

Além disso, as empresas estão sempre em busca de manei-ras de injetar capital em suas atividades, e uma das formas mais comuns de realizar essa ação é por meio de inves-timentos externos.

Contudo, para atrair investidores que queiram depositar seu capital na empresa, é preciso não apenas sinalizar sobre a saúde financeira da organização, mas também comprovar a confiabilidade dessas informações, e isso é realizado por meio da consolidação dos balanços.

(16)

QUAL É O OBJETIVO DA CONSOLIDAÇÃO?

Isso porque, mesmo que a saúde financeira da controladora esteja muito bem, parte das responsabilidades da controlada em questão de passivos estão sob sua tutela e isso pode afetar diretamente seus ativos, colocando a empresa em uma situação ruim.

A falta da consolidação de balanços aca-baria por camuflar essa situação, fazendo

com que os investidores depositassem seu capital na controladora e, automaticamente, acabassem também sendo responsáveis pelo passivo da controlada.

(17)

São vários os pontos que demonstram as vantagens para empresas da utilizam a consolidação de balanços, e eles não são apenas externos. Vamos listar alguns dos principais:

» garante uma visão macro sobre a organi-zação: muitas vezes, os gestores não têm a noção apropriada da saúde financeira real da sua empresa, pois não verificam o impacto das controladas em suas contas; » permite a adoção de medidas de correção:

a visão geral da real situação da organiza-ção permite identificar e corrigir qualquer tipo de desvio que possa prejudicar o negó-cio, assim como aproveitar oportunidades; » provê uma possibilidade de investimento

tal na empresa, a consolidação garante a segurança dessa injeção financeira;

» garante segurança aos credores: assim como os investidores, os fornecedores também podem avaliar melhor a situação da organização antes de prestar serviços ou vender produtos a prazo para a empresa; » provê transparência dos negócios: o prin-cipal objetivo, e talvez uma das maiores van-tagens de se realizar a consolidação dos

(18)

Como fazer a

consolidação de

balanços na prática?

(19)

Para finalizar este e-book e garantir que você conheça todos os elementos básicos de que precisa para realizar a conso-lidação de balanços em sua empresa, criamos um passo a

DETERMINE O PERÍODO

O primeiro passo é determinar o período de tempo em que os dados financeiros da organização serão analisados. Em

geral, a maioria das empresas realiza a atividade a cada seis meses, ou seja, duas vezes ao ano.

Em alguns casos, pode ser que a entidade realize a prática contábil de forma anual, visando criar um documento mais sólido e evitar as oscilações sazonais, que ocorrem em algu-mas atividades.

Isso acontece, principalmente, em áreas que costumam ter meses ruins e bons, por exemplo, uma empresa de sorvetes, que, tradicionalmente, tem um aumento de vendas no verão. Dessa forma, lançar a consolidação de balanços a cada seis

(20)

COMO FAZER A CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇOS NA PRÁTICA?

LEVANTE OS ATIVOS

O segundo passo é o levantamento dos ativos da organização e de todas as empresas das quais ela tem participação. Entre os pontos a serem analisados estão os valores em caixa, as contas a receber e o estoque existente.

A soma de todos esses ativos devem ser demonstra-dos na consolidação de balanço, demonstrando todemonstra-dos os direitos que a empresa mantém e que podem ser rentabilizados em moeda corrente.

LEVANTE OS PASSIVOS

Assim como os ativos, o levantamento de passivos é fundamental dentro da consolidação de balanços, pois demonstrará todas as obrigações às quais a empresa está ligada, mesmo que indiretamente por meio das suas controladas.

Fazem parte do passivo todas as contas a pagar, des-pesas e demais custo, sendo que o salário dos fun-cionários também está contido entre as obrigações, além das provisões financeiras.

(21)

LEVANTE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO

A quarta etapa do processo é realizar a soma do patrimônio líquido da organização, incluindo o que consta como capital social da empresa, seus lucros e demais valores obtidos por meio das suas controladas. Esse levantamento não leva em conta as aquisições futuras ou obrigações, sendo levantado apenas a contabilização den-tro do período em que a consolidação do balanço está sendo realizada.

(22)

COMO FAZER A CONSOLIDAÇÃO DE BALANÇOS NA PRÁTICA?

SOME TODOS OS ELEMENTOS DO BALANÇO O último passo para a execução da prática contábil é a soma dos elementos levantados anteriormente,

ou seja, o ativo, o passivo e o patrimônio líquido da organização, demonstrando a real situação finan-ceira da empresa.

Essas informações podem ser utilizadas

para

verificar o retorno das estratégias

financeiras e traçar metas e objetivos

para o próximo período fiscal, visando

sempre melhorar os resultados obtidos.

Esse é apenas um passo a passo prático de toda a cons-trução da consolidação de balanços e como se dá a sua organização, sendo que a complexidade desse docu-mento pode variar muito de acordo com a empresa, seu ramo de atuação e o número de controladas.

Por conta disso, contar com um software de gestão financeira é fundamental para a organização dos seus dados e o conhecimento acerca das informações de cada uma das controladas, possibilitando uma visão geral sob os aspectos financeiros, contábeis

(23)
(24)

CONCLUSÃO

Mesmo que a consolidação de balanços

não seja algo obrigatório a todas as empre-sas que realizam o controle de outras entidades, conforme visto nas exceções descritas neste texto, a sua realização é muito importante.

Podemos concluir que a geração desse docu-mento é fundamental não apenas na busca por investimento externo, funcionando como uma comprovação para os investidores, como também para que os próprios gestores sejam capazes de visualizar melhor a saúde da sua organização.

(25)

potencializando o sucesso de seus negócios.

Em mais de 30 anos de mercado, preservamos nosso espírito empreendedor, com garra, vontade e deter-minação. Esses são os ingredientes fundamentais para construção de uma das maiores empresas de tecnologia de gestão empresarial do país.

Conheça as soluções da Mega Sistemas para a sua

(26)

GOSTOU DESSE CONTEÚDO E QUER IR MAIS ALÉM?

ENTÃO NÃO DEIXE DE CONFERIR OS MATERIAIS A SEGUIR:

O FIM DOS BOLETOS

SEM REGISTRO!

CANCELAMENTO DE

CONTATRATO: COMO

REDUZIR ESSA TAXA?

MOBILIDADE NO SETOR

DE SERVIÇOS

(27)

Referências

Documentos relacionados

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Ao se comparar tentativa e suicídio segundo sexo, verifi- cou-se significância estatística (p = 0,008), conforme tabela 1, para o fato de as mulheres terem cometido mais tentativas

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Outros alunos não atribuíram importância a Química, não apresentando exemplos do seu cotidiano, o que gera preocupação, pois os sujeitos da pesquisa não

O mesmo pode ser relatado por Luz & Portela (2002), que testaram nauplio de Artemia salina nos 15 pri- meiros dias de alimentação exógena para trairão alcançando

Escola Nacional da Magistratura, Associação dos Magistrados Brasileiros e Faculdades de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e da Universidade Nova de

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Tipo de Prova: ART 273.3.3 do RNSO da FEP – Prova em Duas Mãos, sobre dois percursos diferentes, sendo o 1º percurso (A) julgado pela Tab. Ordem de Entrada: Inversa da