• Nenhum resultado encontrado

Regimento Interno. Pais e Encarregados de Educação Representantes de Turma da Escola Secundária de Almeida Garrett

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regimento Interno. Pais e Encarregados de Educação Representantes de Turma da Escola Secundária de Almeida Garrett"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Regimento Interno

Pais e Encarregados de Educação Representantes

de Turma da Escola Secundária de Almeida Garrett

(2)
(3)

Regimento Interno

dos Pais e Encarregados de Educação representantes de turmas

O presente regimento justifica-se pela necessidade de definir o cargo de Representante dos Pais/Encar-regados de Educação de Turma (adiante abreviadamente designado Representante). Rege a eleição dos Representantes, as suas responsabilidades, direitos e deveres e a articulação com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Almeida Garrett (adiante abreviadamente designada APELGA), contribuindo para uma ação efetiva da atividade dos Representantes. Este regimento tem o enquadramento da legislação em vigor.

Artigo 1.º Objeto

O presente regimento ilustra o cargo de Representante, definindo-o, criando orientações para o processo de eleição e atribuindo-lhe direitos e deveres de ação.

Artigo 2.º Objetivo

Constitui objetivo do regimento instruir a comunidade escolar e os pais/encarregados de educação sobre o cargo do Representante e consciencializar o Representante da responsabilidade do mesmo, promovendo e melhorando, assim, a participação dos pais e Encarregados de Educação na vida da escola e a articulação e o trabalho de parceria entre pais/encarregados de educação, Representante, Diretor de Turma e APELGA.

Artigo 3.º Âmbito de Aplicação

Este Regimento constitui um documento interno e aplica-se aos Representantes em funções, dentro do respetivo ano letivo para o qual forem eleitos.

(4)

Artigo 4.º

Eleição de Representantes

1. São eleitos dois Representantes por turma para exercício de funções idênticas, mantendo-se o cargo ativo até final do ano letivo.

2. Os Representantes são eleitos em Reunião Geral de pais/encarregados de educação da turma a que pertence o seu educando, na primeira reunião a acontecer no início do ano letivo convocada pelo Diretor de Turma.

3. Aquando da convocação para a reunião, o Diretor de Turma dá a conhecer o presente regimento e o resumo do Regulamento Interno da Escola, nomeadamente os artigos referentes aos direitos e deveres dos pais/encarregados de educação (anexo 1). Ambos os documentos estão acessíveis a partir da plataforma da escola.

4. Durante a reunião, compete ao Diretor de Turma enunciar as funções dos Representantes. Após a apresentação dos pais/encarregados de educação presentes na reunião procede-se à eleição dos respetivos Representantes.

5. Todos os pais/encarregados de educação presentes na reunião, um por cada aluno, são passíveis de eleição.

6.Serão Representantes os dois elementos que obtiverem por votação uma maioria de votos, ou que tenham sido designados por unanimidade dos pais/encarregados de educação presentes na reunião.

7. Após eleição, o Diretor de Turma em colaboração com os Representantes eleitos preenche a ata da reunião (anexo 2). Compete ao Diretor de Turma entregar este documento, anexado da lista de contactos dos pais/encarregados de educação (anexo 3), à Direção da Escola e à Direção da APELGA. 8. Eleitos, os Representantes devem disponibilizar de imediato os seus contactos a todos os pais/encar-regados de educação da turma.

Artigo 5.º

Responsabilidades legais

Sem prejuízo do disposto nos Decreto-Lei n.º 137/2012 de 2 de julho (Republicação do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril) - Regime Jurídico de Autonomia, Administração e Gestão Escolar, e nº.51/2012 de 5 de setembro, o Representante tem como responsabilidade legal:

1. Integrar o Conselho de Turma juntamente com os professores da turma, o seu par e dois Repre-sentantes dos alunos.

2. Comparecer a todas as reuniões do Conselho de Turma, com exceção das reuniões em que seja discutida a avaliação individual dos alunos.

3. Promover as reuniões de turma que vierem a ser solicitadas pelos alunos Delegado de Turma e Subdelegado de Turma ou pelo Diretor de Turma.

(5)

4. Cooperar com os professores no desempenho da sua missão pedagógica.

5. Cooperar com os alunos promovendo ativamente o desenvolvimento físico, intelectual e cívico dos mesmos.

6. Promover a articulação entre a família e a escola.

Artigo 6.º Deveres

Tendo em conta normas de conduta que se impõem para exercício do cargo, o Representante deve: 1. Informar-se conscienciosamente das suas responsabilidades.

2. Informar-se e manter-se atualizado sobre os assuntos da turma e da escola, com interesse particular para os pais/encarregados de educação e seus educandos.

3. Auscultar os Delegado e Subdelegado de Turma e promover a opinião dos alunos.

4. Facilitar sempre a comunicação entre Representante e os pais/encarregados de educação, o Diretor de Turma e a APELGA.

5. Manter interatividade e agir em consonância com o seu par.

6. Promover interatividade entre pais/encarregados de educação antes de cada reunião intercalar, no sentido de auscultar a opinião e obter sugestões dos seus pares. Deverá elaborar um resumo e entregar ao Diretor de Turma e APELGA. Esta auscultação de opinião ou obtenção de sugestões dos seus pares poderá ser feita em reunião, ou de outra forma, julgada adequada e combinada entre os interessados.

7. Participar nos conselhos de turma, devidamente fundamentado com as opiniões dos restantes pais/encarregados de educação seus representados.

8. Após a reunião intercalar, transmitir aos pais/encarregados de educação as principais conclusões do Conselho de Turma, através da ata lavrada para o efeito e conforme a legislação em vigor

9. Cada representante de turma deverá entregar à Direção da Apelga uma cópia da ata referido no ponto oitavo pelo meio que achar mais conveniente.

10. Agir sempre como elo entre os pais/encarregados de educação, o Diretor de Turma e a APELGA. 11. Agir como elemento informador dos pais/encarregados de educação, divulgando os assuntos da turma e da escola que estejam diretamente relacionados ou que sejam de interesse geral ou particular para a turma. Promover um conhecimento global do trabalho desenvolvido no estabe-lecimento de ensino.

12. Comparecer sempre que convocado nas reuniões da APELGA, no intuito de se integrar no grupo de gestão do pelouro de que faz parte. Colaborar com a APELGA no sentido de divulgar a sua inter-venção/participação nos conselhos de turma com o conhecimento dos seus pares, nomeadamente sob solicitação. Partilhar o seu trabalho com os outros Representantes, em especial com os do mesmo ano de escolaridade através de reuniões previstas pela APELGA.

(6)

13. Tornar-se associado da APELGA, mostrando desta forma o seu interesse pela atividade dos pais/encar-regados de educação na gestão do estabelecimento de Ensino.

14. Atender e participar ativamente nas Assembleias de Representantes de Turma no âmbito do artigo 8.º deste regimento.

15. Desenvolver a atividade em função do grupo abdicando de interesses meramente particulares. 16. Respeitar o direito ao sigilo.

Artigo 7.º Direitos

O Representante tem direito a:

1. Plena autonomia, sempre que o entender, de promover reuniões e outras atividades que contribuam para o desenvolvimento de uma cultura de escola e de cidadania.

2. Participar individual e coletivamente na elaboração de propostas de alteração ao Regulamento Interno, Projeto Educativo e outros projetos do estabelecimento de ensino.

3. Apresentar sugestões e propostas de âmbito diverso aos órgãos de gestão da APELGA.

4. No exercício das suas funções, ser ouvido e gozar do direito à informação, à colaboração e apoio do Diretor de Turma e da APELGA, podendo solicita-lo sempre que achar pertinente.

5. Receber formação para conhecimento das suas funções, sendo a APELGA a entidade responsável para a promover e disponibilizar.

6. Receber periodicamente atualização relativamente as atividades lúdicas e didáticas a decorrer na escola e fora dela que sejam do interesse geral dos pais/encarregados de educação e respetivos educandos, sendo a APELGA a entidade responsável para a promover e disponibilizar.

7. Ser tratado com respeito e correção por qualquer membro da comunidade educativa. 8.Ver respeitadas e facilitadas as suas funções.

Artigo 8.º

Assembleia de Representantes de Turma

1. Todos os Representantes farão parte da Assembleia de Representantes de Turma da Escola Secundária Almeida Garrett.

2. As Assembleias de Representantes de Turma serão convocadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APELGA.

3.A Mesa da Assembleia de Representantes de Turma é constituída por:

a) Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APELGA que preside à Assembleia dos Representantes de Turma;

(7)

b) Secretário da Mesa da Assembleia Geral da APELGA;

c) Representantes dos pais/encarregados de educação no Conselho Geral da Escola; d) Presidente da Direcção da APELGA.

4. Nas Assembleias de Representantes, sujeitas a prévia convocatória e respetiva ordem de trabalhos, serão discutidos todos e quaisquer assuntos de interesse relevante para a comunidade escolar. 5. Deverão os Representantes auscultar todos os seus representados sobre assuntos considerados mais pertinentes, antes da realização da respetiva Assembleia, para aí serem discutidos, delinean-do-se estratégias de atuação e eventuais propostas de resolução dos problemas levantados.

Artigo 9.º Disposições finais

Sem prejuízo para os já eleitos, o presente regimento entra em vigor no presente ano letivo. O presente regimento fica acessível para consulta geral na Escola ou junto da Associação de Pais.

(8)

Direcionamento a facultar pelo Diretor de Turma aos pais/encarregados de educação aquando da convocação da 1.ª reunião geral da turma:

Os pais encarregados de educação devem, antes da reunião, familiarizar-se com os seguintes documentos, disponíveis para consulta na plataforma da escola http://esagarrett.com.pt e junto da Associação de Pais.

1. Regulamento Interno da Escola.

2. Regimento Interno dos Pais/Encarregados de Educação Representantes de Turma.

(9)

Anexo 2

Ano letivo _______/________

Ata de eleição

Representantes de turma dos Pais/Encarregados de Educação

Integrada na 1ª reunião da turma _______ do _______º ano de escolaridade, realizada a _____ do mês de _________________, procedeu-se a eleição dos Representantes de Turma dos Pais/Encar-regados de Educação.

O Diretor de Turma, _________________________________________________________________, Presidiu a eleição. Deu conhecimento aos Pais /Encarregados de Educação da existência do Regi-mento dos Representantes de Turma e dos Direitos e Deveres dos Pais/Encarregados de Educação constantes no Regulamento Interno da Escola.

Foram apresentados os Pais/Encarregados de Educação apos o que se procedeu a eleição. Os Repre-sentantes foram eleitos por (assinalar a opção correta):

Votação aberta. Votação secreta.

Voluntariado para o cargo, sem contraposição de nenhum Pai/Encarregado de Educação. Outra: ____________________________________________________________________, sem contrapos ição de nenhum Pai/Encarregado de Educação.

Foram eleitos para representantes:

1 - ________________________________________________________________________________ Encarregado de Educação do aluno ____________________________________________________. Telm: ________________________ E.mail: ______________________________@_______________ 2 - ________________________________________________________________________________ Encarregado de Educação do aluno ____________________________________________________. Telm: ________________________ E.mail: ______________________________@_______________ Observações:

_______________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

_______________________________________________________

(10)

Referências

Documentos relacionados

Ángel Luis MOLINA MOLINA (Universidad de Murcia) Rafael NARBONA VIZCAÍNO (Universidad de Valencia) Germán NAVARRO ESPINACH (Universidad de Zaragoza) Teófilo F... ANALES DE

1º Designar os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor a Comissão de Inventário Anual 2019 dos Bens Patrimoniais Móveis do Campus Marechal

Considerando ainda a garantia do atendimento das metas e das ações na área vinculada a Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças, com o fito de proporcionar o

norteadores para os cursos de Licenciatura no Brasil, e para a organização de sua carga horária e assim entendemos que as Práticas como Componentes Curriculares

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

tempo de exposic;:ao para cada nfvel a que o trabalhador pode ficar exposto. Segundo a legislac,;ao, quando o rufdo excede os valores aceitaveis

Trata-se de O segredo da morta (1929), romance que, tendo como período diegético a passagem do século XIX ao XX, apresenta uma cadeia de personagens femininas