• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA CIENTÍFICA VALÉRIA DA COSTA LIMA BILLAFAN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA CIENTÍFICA VALÉRIA DA COSTA LIMA BILLAFAN"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

PESQUISA CIENTÍFICA

VALÉRIA DA COSTA LIMA BILLAFAN

BRASÍLIA

2008

(2)

PESQUISA CIENTÍFICA

Trabalho apresentado para aprovação na disciplina

Pesquisa Científica do Curso de Especialização em

Instituições e Processos Políticos do Legislativo.

Professor: Eduardo Fenandez Silva

Brasília

2008

(3)

ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETO QUE SERVIRÁ DE BASE PARA O

PROJETO DE MONOGRAFIA FINAL

PRÉ-PROJETO DE MONOGRAFIA

I – TÍTULO

O Poder de Agenda do Executivo em relação aos procedimentos legislativos e o decorrente enfraquecimento do Legislativo

II – OBJETIVO DA PESQUISA

O presente trabalho tem por objeto o estudo da preponderância executiva em relação aos procedimentos legislativos uma vez que essa preponderância faz com que o Poder Executivo iniba o desenvolvimento institucional do Poder Legislativo.

Mesmo legalmente amparado pela Constituição Federal de 1988, há um abuso por parte do executivo no que diz respeito ao ordenamento legislativo, decorrendo daí o enfraquecimento da produção genuinamente legislativa, ou seja, feita pelos membros do Congresso Nacional.

A grande distorção estaria na usurpação, por parte do executivo, da função precípua do legislativo que é, evidentemente, a de legislar. Esse procedimento estaria, inclusive, ferindo a separação dos Poderes. Pela atual Carta, os poderes tem que ser “independentes e harmônicos entre si”.

O poder de agenda do executivo é tão expressivo que observamos a vontade do executivo se sobrepor à vontade do legislativo. A enxurrada de medidas provisórias, as urgências constitucionais, a iniciativa ampla do executivo, por exemplo, estão sempre sobrestando a pauta do Congresso Nacional. Dados estatísticos podem comprovar que raramente uma proposição do Poder Executivo não é aprovada.

A pesquisa também tem por objeto a análise detalhada no que diz respeito aos poderes dos líderes partidários que, em troca de cargos ministeriais, decidem votações importantes para o executivo, contribuindo para esse poder de agenda.

III – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O Poder de agenda do Poder Executivo é a capacidade de determinar quais proposições serão consideradas pelo Congresso Nacional e quando serão apreciadas.

O Executivo, dessa forma, domina o processo legislativo no atual regime constitucional.

(4)

Com relação aos poderes legislativos do Presidente da República, Angelina Cheibub Figueiredo e Fernando Limongi entendem que essa preponderância legislativa do Executivo decorre diretamente de sua capacidade, garantida constitucionalmente, de controlar a agenda – o timing e o conteúdo – dos trabalhos legislativos.

Também para os referidos autores os mecanismos constitucionais que ampliam os poderes legislativos do presidente – ou seja, a extensão da exclusividade de iniciativa, o poder de editar medidas provisórias com força de lei e a faculdade de solicitar urgência para os seus projetos - , estabelecidos pelas reformas constitucionais militares e ratificadas pela Constituição de 1988, não só lhe permitem definir a agenda legislativa, mas o colocam em posição estratégica para a aprovação de seus projetos.

Além dessas prerrogativas, a Constituição Brasileira de 1988 também confere iniciativa exclusiva ao Presidente da República em matérias orçamentárias, tributárias e relativas à organização administrativa.

O Executivo raramente tem suas proposições legislativas rejeitadas pelo Congresso Nacional.

Segundo Chebub e Limongi o Executivo organiza o apoio à sua agenda legislativa em bases partidárias. Em moldes muito similares àqueles encontrados em regimes parlamentares, o chefe do executivo distribui as pastas ministeriais com o objetivo de obter apoio da maioria dos legisladores. Partidos que recebem pastas são membros do governo e devem comportar-se como tal no Congresso, isto é, devem votar a favor das iniciativas patrocinadas pelo executivo.

O instituto das Medidas Provisórias é o mais poderoso instrumento que dispõe o Executivo para impor sua vontade diante de um Legislativo inerte.

O controle exercido pelo Poder Executivo sobre a iniciativa legislativa cria incentivos para que parlamentares se juntem ao governo apoiando a sua agenda.

Ainda para os referidos autores, o Executivo domina o processo legislativo porque tem poder de agenda e esta agenda é processada e votada por um Poder Legislativo organizado de forma altamente centralizada em torno de regras que distribuem direitos parlamentares de acordo com princípios partidários.

Para Carlos Pereira e Bernardo Mueller dois aspectos do processo de tomada de decisão no Congresso brasileiro são fundamentais para o entendimento de como o Executivo controla o Legislativo: primeiro, o poder de legislar garantido ao presidente pela atual Constituição; e segundo, a centralização do poder decisório nas mãos dos líderes dos partidos no Congresso Nacional.

Assim, o Executivo não só tem o poder de legislar, como também grande influência sobre a agenda do Congresso Nacional.

A combinação do sistema presidencialista, representação proporcional de lista aberta e sistema parlamentar fragmentado leva o chefe do executivo, na intenção de implementar sua agenda de políticas públicas, a distribuir pastas ministeriais entre os membros dos principais partidos, na esperança de obter em troca apoio da maioria do Congresso.

Assim criou-se um problema em torno da independência do Poder Legislativo. O Legislativo está inerte em detrimento da supremacia do Executivo.

(5)

IV – FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES

a) Com a preponderância do Poder Executivo no processo legislativo; preponderância essa respaldada na Constituição Federal de 1988 e no apoio dos líderes partidários, o executivo está dominando o processo legislativo (poder de agenda) e enfraquecendo a iniciativa processual do poder legislativo e o andamento dos trabalhos;

b) O poder de agenda nas mãos do Presidente da República e dos Líderes Partidários no Congresso Nacional acarreta baixa participação parlamentar no processo legislativo, principalmente as individuais;

c) A vontade dos Líderes Partidários são mais relevantes do que a vontade de cada parlamentar;

d) A iniciativa ampla do Executivo, o uso das Medidas Provisórias, das Urgências Constitucionais, não seriam essas delegações declínio do poder de legislar?

e) Não estaria havendo uma fusão entre legislativo e executivo?

f) Um perfil mais ativo do Poder Legislativo é desejável? Quais os meios?

V – DELIMITAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE

Fazer um estudo aprofundado das competências dos poderes executivo e legislativo no que tange o processo legislativo, provando o poder de agenda.

Fazer uma pesquisa, delimitando um espaço de tempo, do número de projetos aprovados de iniciativa parlamentar e de iniciativa do executivo.

Através de bibliografia apropriada fazer a constatação do enfraquecimento das iniciativas do Poder Legislativo.

VI – CRONOGRAMA

MAIO – Coleta de material didático

JUNHO – Coleta de material didático

JULHO – Coleta de material didático

AGOSTO – Começar a escrever a monografia

SETEMBRO – Escrever e revisar a monografia

OUTUBRO – Escrever e revisar a monografia

NOVEMBRO – Escrever e revisar a monografia

(6)

DEZEMBRO – Apresentação da monografia

VII – BIBLIOGRAFIA

- Carlos Pereira e Bernardo Mueller, Partidos fracos na arena eleitoral e

partidos fortes na Arena Legislativa;

- Fabiano Santos, Patronagem e poder de agenda na política brasileira;

OUTRAS FONTES:

Textos inseridos nas edições da Revista Plenarium – Site da CD:

Fabiano Santos

Reforma do Poder Legislativo no Brasil (nº 1)

Agenda oculta da Reforma Política (nº 4)

Cheibub e Limongi

Reforma Política: notas de cautela sobre os efeitos de escolhas

institucionais (nº 4)

Angelina Cheibub e Fernando Limongi

Referências

Documentos relacionados

O Comité concluiu que a relação risco-benefício dos medicamentos contendo di-hidroergotoxina não é favorável, nos termos do artigo 116.º da Diretiva 2001/83/CE, para o

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Nesse sentido, este estudo se propôs a avaliar as tendências de politização dos papéis desempenhados pelos titulares de funções de confiança na Câmara dos

No entanto, notou-se, no trabalho anterior, não serem claras as motivações para que Senadores da República relatem as avaliações de políticas públicas feitas pelo Senado,

- OE3: Analisar o que foi pautado nas sessões extraordinárias, sob o aspecto da iniciativa;.. Pelo observado, comprovou-se a hipótese H1, de que há uma tendência

Esta prática é tratada por Bernardes (2011) ao explicar a pressão dos deputados para aparecer nos veículos legislativos, “quando ocorre, é muito mais geral,

A partir da publicação da Decisão Normativa do TCU, geralmente a partir de agosto, que trata da prestação de contas e define conteúdo, forma e prazo para apresentação do