• Nenhum resultado encontrado

Comportamento da distribuição dos financiamentos do Pronaf entre as unidades da federação, no período de período de 1999 a 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comportamento da distribuição dos financiamentos do Pronaf entre as unidades da federação, no período de período de 1999 a 2009"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

1

COMPORTAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO DOS FINANCIAMENTOS DO PRONAF ENTRE AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, NO PERÍODO DE PERÍODO

DE 1999 A 2009

pmsouza@uenf.br

APRESENTACAO ORAL-Agricultura Familiar e Ruralidade

PAULO MARCELO SOUZA; MARLON GOMES NEY; NIRALDO JOSE PONCIANO.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE-UENF, CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ - BRASIL.

Comportamento da distribuição dos financiamentos do Pronaf entre as

unidades da federação, no período de período de 1999 a 2009

Grupo de Pesquisa: Agricultura Familiar e Ruralidade

Resumo

Com a pesquisa, buscou-se analisar a evolução da distribuição dos financiamentos do Proanf entre as unidades da federação, na última década. Os resultados permitiram concluir que, inicialmente, houve uma melhoria na distribuição desses recursos. Porém, como essa tendência se reverteu ao final do período, a distribuição dos financiamentos permanece concentrada em poucos estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Observou-se ainda que a distribuição dos recursos não reflete totalmente a distribuição da agricultura familiar entre os estados. Esses recursos têm sido direcionados, principalmente, para estados com maior participação no valor da produzido pela agricultura familiar.

Palavras-chaves: agricultura familiar, Pronaf, distribuição.

Abstract

The objective of this study is to analyze the distribution of the Proanf resources between the Federation Units, during the last decade. The results show that, initially, the distribution of these resources became less concentrated. However, this trend changed at the end of the period, and, currently, the Pronaf resources remains concentrated in a few states, mainly Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná and Minas Gerais. It was also observed that the distribution of the resources does not reflect, completely, the distribution

(2)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

2

of familiar agriculture between the states. These resources have been directed, mainly, to states whose participation in the value produced by familiar agriculture is high.

Key Words: familiar agriculture, Pronaf, distribution.

1. INTRODUÇÃO

Diversamente da agricultura patronal, desenvolvida com base no trabalho assalariado, a agricultura familiar se distingue por desenvolver suas atividades com o trabalho dos membros da família, empregando mão de obra assalariada de forma apenas complementar. Adicionalmente, caracteriza-se também por aspectos como relação estreita entre trabalho e gestão, direção familiar do processo produtivo, ênfase na diversificação, na durabilidade dos recursos e na qualidade de vida, dentre outros.

Informações constantes do Censo Agropecuário de 2006 mostram que a agricultura familiar responde por cerca de 38% (ou R$ 54,4 bilhões) do valor total produzido pela agropecuária brasileira. Dados da mesma fonte revelam a importância da agricultura familiar na produção de alimentos de consumo doméstico, uma vez que responde por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e, na pecuária, 58% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos. Avulta, além disso, a importância do pessoal ocupado na agricultura familiar, equivalente a cerca de 12,3 milhões de pessoas, ou a 74,4% do pessoal ocupado no total dos estabelecimentos agropecuários.

Não obstante sua importância, tradicionalmente os instrumentos de política agrícola relegaram a um segundo plano a agricultura familiar. O principal desses instrumentos foi o crédito rural, amplamente subsidiado que, no contexto da chamada "modernização conservadora", direcionou-se para as regiões mais ricas, como as regiões sul e sudeste, para os grandes produtores e para os produtos de exportação. Alijados dos benefícios desses recursos ficaram as regiões menos desenvolvidas, como a região nordeste, os pequenos agricultores e os produtos destinados à alimentação básica.

Assim, pode-se dizer que, até meados da década de noventa, não existia nenhum tipo de política pública, com abrangência nacional, voltada ao atendimento das necessidades específicas do segmento social de agricultores familiares. A partir de então, foi criado o Programa nacional de Fortalecimento da agricultura Familiar - Pronaf, para atender a uma antiga reivindicação das organizações dos trabalhadores rurais. Deve-se ressaltar que nesse processo os atores sociais rurais, por meio de organizações e de lutas, desempenharam papel decisivo na implantação do programa, considerado uma bandeira histórica dos trabalhadores rurais, pois permitiria a estes o acesso aos diversos serviços oferecidos pelo sistema financeiro nacional, ate então negados aos agricultores familiares.

(3)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

3

No momento, esse programa já conta com treze anos de experiência, durante os quais foram realizados vários estudos, abordando suas limitações e deficiências, bem como seus possíveis efeitos positivos sobre a agricultura familiar. Paralelamente, o programa sofreu mudanças em sua operacionalização, visando aumentar sua abrangência, facilitar sua adoção e adequar-se aos distintos grupos de agricultores presentes no segmento familiar.

Embora não apresentem resultados conclusivos, alguns estudos, como os de Kageyama (2003), Martins et. al. (2006), Mattei (2006), Guanziroli (2007), Assunção e Chein (2007), dentre outros, fornecem indícios de impactos positivos do programa. Ainda que apresentando resultados contraditórios quanto aos vários indicadores, pode-se constatar, nos mencionados estudos, efeitos como: aumento da área plantada, elevação do nível de investimento, do uso de tecnologia e da produtividade agrícola, bem como aumento do emprego, da renda familiar e da qualidade de vida.

Por outro lado, o programa tem sido alvo de várias críticas. Dentre elas, destacam-se a baixa abrangência do programa, a concentração regional dos recursos, sua concentração entre os agricultores mais capitalizados, o modelo de agricultura estimulado via concessão de financiamentos, dentre outras.

Sobre a abrangência do programa, destaca-se que uma parcela expressiva dos agricultores familiares não acessa seus recursos. As deficiências das instituições financeiras que operam o programa (BITTENCOURT e ABRAMOVAY, 2001; ASSIS e SILVA, 2003), cuja lógica de atuação é excludente, e até mesmo a ausência dessas instituições em muitos municípios do país (BITTENCOURT, 2003), são algumas das razões apontadas para essa limitação.

Outro aspecto refere-se à distribuição dos recursos entre as regiões. Estudos comprovam que os estados da região Sul captam maior volume de recursos (MATTEI, 2005; GUANZIROLI, 2007). Essa região, segundo Martins et al (2006) concentrava cerca de metade do volume de crédito do pronaf, embora representando apenas 18% da área total cultivada da agricultura familiar. Isso ocorre apesar de os produtores familiares destes estados possuírem, em média, maiores receitas, isto é, verifica-se uma concentração dos recursos do Pronaf em estados com produtores mais capitalizados. No que se refere à concentração dos financiamentos, Silva et al (2006) destacaram a baixa parcela dos recursos recebida pelos agricultores pertencentes ao então grupo B. Figueiredo, Silva e Santos (2006) apontaram a necessidade de redistribuição dos recursos do Pronaf, a fim de beneficiar os agricultores de renda mais baixa.

Critica-se ainda o modelo de produção agrícola financiado pelo Proanf, como destacado por Mattei (2005) e Gazolla e Schneider (2005). Argumenta-se, neste caso, que o programa tem, por sua dinâmica operacional, contribuído para incentivar um modelo de maior especialização da produção familiar, pautado principalmente no uso intensivo de insumos modernos e na produção de poucos produtos. Como destacado por Mattei (2005), ao se financiar produtos e não unidades familiares de produção, o Pronaf acaba estimulando a consolidação do modelo produtivo tradicional, que aumenta a dependência de insumos externos e eleva os riscos de sustentabilidade das atividades agropecuárias.

(4)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

4

2. OBJETIVOS

Partindo das análises que apontam desigualdade na distribuição de recursos do Pronaf, a pesquisa tem como objetivo analisar a evolução dessa distribuição, entre as unidades da federação, nos últimos 10 anos (1999 a 2009). Adicionalmente, busca-se verificar em que medida essa desigualdade está associada às diferenças na representatividade das unidades da federação na agricultura familiar, seja no número de estabelecimentos, na área cultivada, no pessoal ocupado ou no valor da produção.

3. METODOLOGIA

A análise da distribuição da agricultura familiar e dos recursos do Pronaf entre as Unidades da Federação foi feita com o emprego de índices de concentração. Foram utilizados a razão de concentração, o índice T de Theil e o índice Gini. Normalmente, esses índices são empregados para caracterizar o grau de concentração de firmas no mercado, a concentração de renda, de ativos, etc. No presente trabalho, tais indicadores são utilizados para determinar em que medida a agricultura familiar e o volume de crédito concedido pelo Pronaf se concentram em determinados estados. Uma breve descrição desses índices, baseada em Costa (1979), Hoffmann (1983) e Hoffmann (1991), é feita nos itens seguintes:

3.1. Razão de concentração

A razão de concentração é, usualmente, utilizada para determinar o grau de concentração de firmas no mercado. Nesse contexto, a participação das m maiores firmas num mercado formado por n firmas, que corresponde à razão de concentração dessas m firmas, é obtida pela expressão:

= = = = = m i i n i i m i i P X X CRm 1 1 1 (1)

em que X representa a variável de interesse, e Pi a participação da i-ésima firma no total do

mercado. Normalmente, esse índice é calculado considerando-se a participação das quatro ou oito maiores firmas no mercado de determinado bem ou serviço (CR4 ou CR8),

envolvendo aspectos como produção, vendas, etc.

3.2. Índice T de Theil

Considerando-se uma população de n pessoas, com cada uma recebendo uma fração não negativa da renda total yi (yi ≥ 0, i = 1, ..., n), define-se como entropia dessa

distribuição de renda a medida:

i n i i y y y H( ) ln 1 1

= = (2)

(5)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

5

Em que H(y) é a entropia da distribuição de renda e yi é a participação da i-ésima pessoa na

renda total.

Esta medida representa o inverso da concentração, i.e., seu valor diminui com o aumento da concentração. Caso a concentração seja absoluta, (yj = 1 e yi = 0, para todo i≠j),

o índice de entropia atinge o valor H(y) = 0, que representa o limite inferior deste índice. No extremo oposto, isto é, em caso de perfeita igualdade (yi=1/n, para i = 1, ..., n), tem-se o

limite superior do índice, com valor de H(y) = log n.

O índice de Theil é obtido a partir da definição de entropia da distribuição. Essa medida consiste em se subtrair, da entropia da distribuição, o seu próprio valor máximo, isto é:

= = − = n i i i ny y y H n T 1 log ) ( log (3)

Em que T é o índice T de Theil, que assume os valores T = 0, em caso de distribuição perfeitamente igualitária, e T = log n, no caso de máxima desigualdade.

3.3. Índice de Gini

O índice de Gini é uma medida de concentração, mais freqüentemente aplicada à renda, à propriedade fundiária e à concentração das indústrias. Este coeficiente é medido através da fórmula geral seguinte:

= − − − + − = n i i i i i Y X X Y G 1 1 1)( ) ( 1 (4) em que Xi é a percentagem acumulada da população (pessoas que recebem renda,

proprietários de terra, indústrias, etc.) até o estrato i; Xi-1 é a percentagem acumulada da

população até o estrato anterior ao estrato i; Yi é a percentagem acumulada da renda, área,

valor da produção, etc., até o estrato i; Yi-1 é a mesma percentagem acumulada até o estrato

anterior ao estrato i; e n é o número de estratos de renda, área, valor da produção, etc. Outra definição do índice de Gini pode ser dada através da curva de Lorenz. Seja p o valor da proporção acumulada da população até certo estrato e Φ o valor correspondente à proporção acumulada da posse da terra. Os pares de valores (p, Φ), para os diversos estratos, irão definir um conjunto de pontos, cuja união constitui a curva de Lorenz (Figura 1), que mostra como a proporção acumulada da posse da terra varia em função da proporção acumulada de proprietários, com os indivíduos ordenados de acordo com valores crescentes de tamanho das propriedades.

(6)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

6 α 45 o 1,0 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 -0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0 β

Figura 1. A curva de Lorenz Φ

p A

B

C

A área α é denominada área de concentração, e seu valor aumenta quanto maior for a concentração da terra, ocorrendo o contrário quando a distribuição se torna mais igualitária, quando então a área de concentração diminui. No caso extremo de igualdade completa, a curva de Lorenz se transformaria num segmento de reta formando 45o com os eixos, denominado linha de perfeita igualdade. Por outro lado, considerando uma situação de máximo de desigualdade, isto é, um indivíduo possuiria toda a terra, enquanto os n-1 indivíduos restantes da população nada teriam, a curva de Lorenz se confundiria com o poligonal ACB, com a área de desigualdade aproximadamente igual à área do triângulo ACB, que é igual a 0,5. Por definição, o índice de Gini (G) é a relação entre a área de concentração (α) e a área do triângulo ABC, ou seja:

G =

α

/(

α

+

β

) =

α

/0,5 = 2

α

(2) dado que 0 ≤α < 0,5, tem-se que 0 ≤ G < 1.

O índice de Gini é um número adimensional. Aumentando a concentração, cresce a curvatura da curva de Lorenz, aumentando portanto a área entre a curva e a linha que passa a 45o no gráfico, com o índice de Gini aproximando-se de 1,0 quanto maior for a concentração. Por outro lado, quanto mais igualitária a distribuição da terra, a curva de Lorenz se aproxima da linha de 45O, e o índice de Gini tende a zero.

3.4. Fonte dos dados

As informações utilizadas para caracterizar a distribuição do crédito foram obtidas dos Anuários do Crédito Rural, anos de 1999 a 2009, do Banco Central do Brasil. Para caracterizar a distribuição da agricultura familiar, foram utilizadas informações do Censo Agropecuário da Agricultura Familiar, ano 2006, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-FIBGE. Os valores monetários foram deflacionados IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas-FGV, base 2009 = 100.

(7)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

7

4. RESULTADOS

4.1. Distribuição dos recursos entre as unidades da Federação

A Figura 1 foi construída mediante ordenamento, em ordem crescente, dos receptores de crédito do Programa. No que concerne às linhas custeio e investimento, para fins de comparação, a abscissa das figuras seguiu a mesma ordenação dada para a distribuição do crédito total. Pode-se constar, a partir da figura, que os maiores receptores do crédito do programa são Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Essa constatação é válida tanto para o total de recursos quanto para os recursos de custeio, que são fortemente concentrados nos quatro estados mencionados. Porém, verifica-se que há alguma diferença na linha investimento, cuja distribuição, à primeira vista, é mais inclusiva, já que outros estados, além dos quatro antes mencionados, passam a receber maior fatia desses recursos.

0 5 10 15 20 25 30 DF AP AC AM RR MS TO R J AL SE RO PB RN MT PI ES GO PE CE SP MA PA B A SC PR MG R S

Unida de da Federa ção

T o ta l 0 5 10 15 20 25 30 DF AP AC AM RR MS TO RJ AL SE RO PB RN M T PI ES GO PE CE SP MA PA BA S C PR MG RS Unidades da Federaçã o In v es ti m e n to 0 5 10 15 20 25 30 DF AP AC AM RR MS TO RJ A L SE R O PB R N MT PI E S GO P E CE SP MA P A BA SC PR MG R S

Unidade da Fede ração

C

u

st

ei

o

Figura 1 – distribuição dos recursos do Pronaf entre as Unidades da Federação, 2006

Os dados da Tabela 1 permitem melhor caracterizar a distribuição dos recursos de custeio entre as unidades da federação, considerando-se as modalidades de financiamento agrícola e pecuário. Observa-se que a distribuição dos recursos de custeio pouco se alterou no período abordado, encerrando o período com índices de Gini e de Theil ligeiramente mais elevados do que no início da série. Tal comportamento deve-se à melhoria na

(8)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

8

distribuição dos recursos destinados ao financiamento da pecuária, cujos índices de concentração reduziram na maior parte do período, voltando a se elevar a partir de 2007. Isso porque o custeio agrícola, além de mais concentrado do que o pecuário, tendeu a piorar sua distribuição no período, exceto entre 2002 e 2003, quando os índices calculados exibiram alguma melhora.

Tabela 1 - Índices de concentração da distribuição dos recursos de custeio do Pronaf entre as Unidades da Federação, 1999-2009

Ano Índice de Gini Índice de Theil

Agrícola Pecuário Total Agrícola Pecuário Total

1999 0,749 0,737 0,734 1,129 1,069 1,065 2000 0,755 0,735 0,741 1,160 1,038 1,097 2001 0,759 0,712 0,739 1,169 0,953 1,080 2002 0,779 0,717 0,748 1,260 0,980 1,129 2003 0,717 0,718 0,684 1,013 0,978 0,895 2004 0,722 0,689 0,688 1,030 0,887 0,901 2005 0,730 0,681 0,694 1,056 0,856 0,923 2006 0,737 0,674 0,696 1,080 0,841 0,934 2007 0,749 0,669 0,706 1,124 0,820 0,965 2008 0,775 0,696 0,739 1,238 0,900 1,087 2009 0,784 0,713 0,752 1,282 0,966 1,146

Já a distribuição dos recursos na linha investimento é, conforme Tabela 2, bem menos concentrada do que a distribuição dos recursos para custeio. Qualquer que seja o índice considerado, os valores dessa linha são inferiores aos observados para a linha custeio. Até o ano de 2005, houve significativa redução nos índices de concentração da distribuição dos recursos de investimento entre as unidades da federação. Porém, nos anos seguintes, em particular entre 2007 e 2008, esses recursos voltam a se concentrar, revertendo em parte as melhorias ocorridas na distribuição ao longo do período.

Neste caso, tal como observado em relação ao custeio, a descontração dos recursos destinados ao investimento na atividade pecuária foi a principal responsável pela melhoria na distribuição do crédito para investimento, observada até 2005. Isso porque, como revelam os índices calculados, a redução na concentração dos recursos para investimento na atividade agrícola foi bem menos expressiva. Além disso, no saldo do período, a distribuição dos recursos para investimento na atividade agrícola concentrou-se ainda mais.

Tabela 2 - Índices de concentração da distribuição dos recursos de investimento do Pronaf entre as Unidades da Federação, 1999-2009

Ano Índice de Gini Índice de Theil

Agrícola Pecuário Total Agrícola Pecuário Total

(9)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

9 2000 0,583 0,609 0,556 0,630 0,677 0,531 2001 0,781 0,660 0,664 1,266 0,821 0,821 2002 0,820 0,624 0,659 1,609 0,711 0,843 2003 0,775 0,551 0,607 1,324 0,536 0,676 2004 0,761 0,467 0,540 1,223 0,390 0,524 2005 0,676 0,479 0,496 0,856 0,416 0,432 2006 0,647 0,483 0,501 0,785 0,406 0,438 2007 0,658 0,461 0,513 0,806 0,372 0,460 2008 0,744 0,515 0,611 1,088 0,460 0,677 2009 0,721 0,507 0,588 1,011 0,440 0,619

Em síntese, como pode ser constatado na Tabela 3, a distribuição dos recursos de custeio, em todo o período, mostra-se mais concentrada do que a dos recursos da linha investimento. Ademais, enquanto os índices relativos à distribuição dos recursos para custeio pouco se alteraram no período, os índices associados à distribuição dos recursos para investimento tiveram significativa redução, pelo menos até o ano de 2005.

Foi, portanto, a desconcentração na distribuição dos recursos para investimento até o ano de 2005, foi a principal responsável pela ocorrência de alguma melhoria na distribuição do crédito nesse período. Entretanto, como esse movimento de melhoria na distribuição dos recursos para investimento não perdura no período posterior a 2005, revertendo-se significativamente entre 2007 e 2008, ao final do período pode-se concluir que os índices de concentração na distribuição do crédito do Pronaf entre as unidades da federação permanecem praticamente idênticos aos do início da série.

Tabela 3 - Índices de concentração da distribuição do crédito do Pronaf entre as Unidades da Federação, 1999-2009

Ano Índice de Gini Índice de Theil

Custeio Investimento Total Custeio Investimento Total

1999 0,734 0,612 0,676 1,065 0,674 0,876 2000 0,741 0,556 0,689 1,097 0,531 0,922 2001 0,739 0,664 0,691 1,080 0,821 0,908 2002 0,748 0,659 0,700 1,129 0,843 0,964 2003 0,684 0,607 0,646 0,895 0,676 0,792 2004 0,688 0,540 0,633 0,901 0,524 0,740 2005 0,694 0,496 0,585 0,923 0,432 0,618 2006 0,696 0,501 0,573 0,934 0,438 0,580 2007 0,706 0,513 0,602 0,965 0,460 0,662 2008 0,739 0,611 0,674 1,087 0,677 0,867 2009 0,752 0,588 0,666 1,146 0,619 0,845

(10)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

10

Na Tabela 4, pode-se observar o comportamento da razão de concentração da distribuição do crédito do Pronaf. Nota-se uma redução da participação dos quatro maiores tomadores de crédito do programa, até o ano de 2006. Essa participação, que se aproximava de 70% no início do período, passa, em 2006, a representar pouco mais da metade do montante de crédito. Porém, a partir de 2007, eleva-se novamente a participação dos quatro maiores tomadores, encerrando o período em situação semelhante à observada no início da série.

Pode-se notar que a tendência inicial de redução da concentração deveu-se, sobretudo, à desconcentração ocorrida na linha investimento. Nota-se ainda que a distribuição dos recursos provenientes dessa linha, que passou por um período de concentração entre os anos de 2000 e 2002, desconcentrou-se a partir daí, voltando, após 2006, a um movimento concentrador. A participação dos quatro maiores tomadores dessa linha, equivalente à metade dos recursos no início da série, reduziu-se a pouco a menos de 40% em 2006. Porém, ao final do período, esses quatro estados respondiam por cerca de 56% do total dos recursos.

Já a distribuição dos recursos da linha custeio é significativamente mais concentrada. Essa concentração se elevou no período, particularmente após o ano de 2006. No último ano da série, os quatro maiores receptores dessa linha de financiamento responderam por quase 80% de seus recursos.

Tabela 4 – Razão de concentração (CR4) dos recursos de crédito do Pronaf, 1999-2009

Ano Custeio Investimento Total

Agrícola Pecuário Total Agrícola Pecuário Total

1999 75,36 67,28 73,62 61,91 51,56 50,08 66,77 2000 76,35 66,91 74,68 50,17 48,42 44,83 68,70 2001 76,81 64,33 74,04 77,86 59,91 61,58 67,15 2002 78,89 63,27 75,16 81,28 57,70 64,94 68,29 2003 71,74 64,04 67,24 74,74 44,35 54,42 63,19 2004 73,36 60,73 68,21 75,21 37,08 47,40 61,08 2005 74,27 59,58 68,93 59,77 37,79 39,39 55,16 2006 75,50 60,47 69,91 55,32 37,26 39,15 52,77 2007 76,71 58,93 70,90 58,16 35,01 41,24 57,91 2008 80,07 64,25 75,06 70,52 41,80 55,86 66,75 2009 81,43 64,47 77,02 69,88 43,92 56,37 66,89

Outra constatação é a de que, seja na linha de custeio ou investimento, os recursos para financiamento da pecuária tiveram, em todo o período, distribuição menos concentrada do que os recursos para a atividade agrícola. Além de mais concentrada, a distribuição dos recursos para a atividade agrícola pouco se alterou na maior parte do período, concentrando-se significativamente a partir de 2006. Desse modo, a redução na concentração da distribuição dos recursos de custeio e investimento, observada até os anos

(11)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

11

de 2005 e 2006, deveu-se essencialmente à redução observada na concentração da distribuição dos recursos para financiamento da atividade pecuária.

4.2. Características da distribuição da agricultura familiar entre as Unidades da Federação

Conforme os resultados apresentados, a distribuição do pronaf crédito mantém-se concentrada, confirmando análises anteriores. Em princípio, tal desigualdade na distribuição dos recursos pode ser, meramente, o reflexo das diferenças entre estados no que diz respeito à importância da agricultura familiar. Uma tentativa de captar essas diferenças é feita na Figura 2, na qual, para fins de comparação, mantém-se, na abscissa, a mesma ordenação dos estados feita para a distribuição do crédito, realizada na Figura 1.

Fica evidente que, quer se considere, como medida da importância da agricultura, a participação dos estados no total de estabelecimentos familiares, na área total desses estabelecimentos ou no pessoal ocupado pelos mesmos, tais distribuições não apresentam a mesma concentração observada para os recursos concedidos pelo Programa. Ou seja, se os recursos encontram-se, em sua maior parte, concentrados nos estados da região Sul, além de Minas Gerais, tal concentração não pode ser justificada apenas pela ótica da maior representatividade desses estados quanto à importância de sua agricultura familiar. A Bahia, por exemplo, que, nos quesitos considerados, tem grande importância na agricultura familiar, não tem participação no crédito compatível com essa importância. Fato semelhante pode ser observado em relação a outros estados.

(12)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

12 0 0,05 0,1 0,15 0,2

Unidade da Fede ração

0, 00 0, 05 0, 10 0, 15

Unida de da Federa ção

0,00 0,05 0,10 0,15 0,20

Unidade da Feder ação

0, 00 0, 05 0, 10 0, 15 0, 20 AP DF RR AC AM M S RJ AL SE PB TO RO RN PI M T CE M A GO PE PA ES SP BA SC PR M G RS

Unidade da Federaç ão

Figura 2 – Participação das Unidades da Federação na agricultura familiar, segundo os indicadores número de estabelecimentos, área, pessoal ocupado e valor da produção, 2006.

Por outro lado, quando se considera a participação dos estados no valor da produção familiar, verifica-se que o perfil dessa distribuição tem forte semelhança com a distribuição dos recursos do programa. De fato, o valor da produção familiar encontra-se fortemente concentrado nos três estados da região Sul, assim como em Minas Gerais, tal como ocorre com a distribuição dos recursos.

Na tentativa de melhor caracterizar a distribuição da agricultura familiar entre as Unidades da Federação, foram calculados os índices de Gini, de Theil, e a razão de concentração dessa distribuição, considerando-se os critérios número de estabelecimentos, área, pessoal ocupado e valor da produção. Os resultados, exibidos na Tabela 5, permitem concluir que a distribuição da agricultura familiar entre os estados, qualquer que seja o critério para caracterizar essa distribuição, tem indicadores de concentração semelhantes. Porém, há que se destacar que, dentre os quatro critérios utilizados, o valor da produção é o que apresenta a distribuição mais concentrada.

(13)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

13

Tabela 5 - Índices de concentração da distribuição da área, dos estabelecimentos, do valor da produção e do pessoal ocupado da agricultura familiar entre as Unidades da Federação, 2006.

Critério Gini Theil Razão de Concentração (%)

CR4 CR8

Área 0,456 0,349 39,70 61,43

Estabelecimentos 0,495 0,414 41,70 66,05

Pessoal ocupado 0,494 0,416 40,70 66,23

Valor da produção 0,572 0,564 50,60 73,96

Porém, o fato a destacar é que, qualquer que seja o critério utilizado, a distribuição do Pronaf crédito, entre os estados, tem sido mais concentrada do que é a distribuição da agricultura familiar entre esses estados. Assim, enquanto o índice de Gini e de Theil da distribuição do crédito, no ano de 2009, atingiram os valores de 0,666 e 0,845, respectivamente, esses mesmos índices, quando utilizados para caracterizar a distribuição do número de estabelecimentos, da área e do pessoal ocupado, ficaram na faixa de 0,300 a 0,5001. Ainda que se considerem os índices de concentração da distribuição do valor da produção entre as unidades da federação, suas estimativas (0,572 e 564 para índices de Gini e Theil, respectivamente) são inferiores às da distribuição do crédito.

No caso do custeio, a discrepância é ainda maior, uma vez que os índices de Gini e de Theil de sua distribuição atingiram, em 2009, valores de 0,752 e 1,146, respectivamente (0,784 e 1,282, no custeio agrícola), que são mais elevados do que os índices relativos à distribuição da agricultura familiar entre os estados. Mesmo a distribuição dos recursos de investimento, cujos indicadores de concentração são mais baixos, não reflete a participação das distintas unidades da federação na agricultura familiar. Nesse caso, a distribuição dos recursos em 2008, com índices de 0,588 (Gini) e 0,619 (Theil) segue mais de perto apenas a distribuição do valor da produção da agricultura familiar entre as unidades da federação. Somente a distribuição dos recursos de investimento na pecuária apresenta índices (0,507, para o índice de Gini, e 0,440 para o índice de Theil) compatíveis com a distribuição da agricultura familiar nos estados, já que a distribuição dos recursos para investimento na atividade agrícola é mais concentrada.

Constata-se também que os quatro estados mais representativos respondem por aproximadamente 40% da área, dos estabelecimentos e do pessoal ocupado da agricultura familiar, e por cerca de 50% do valor de sua produção. Mesmo que fossem considerados os oito mais representativos, estes ainda responderiam apenas por 60-65% da agricultura familiar, nos critérios de área, estabelecimentos e pessoal ocupado.

1 Comparação valida apenas na hipótese, aqui assumida, de que os índices empregados para caracterizar a

distribuição da agricultura familiar entre as unidades da federação, calculados a partir de dados de 2006, ainda sirvam para representar tal distribuição em anos mais recentes, sem grandes distorções.

(14)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

14

Entretanto, atualmente os quatro maiores tomadores recebem cerca de 67% do crédito total e 77% do crédito para custeio (81% do agrícola e do 64% pecuário). Como visto anteriormente, somente na linha investimento, em particular na atividade pecuária, parece haver maior consonância entre a distribuição dos recursos e a representatividade dos estados na agricultura familiar, quando se consideram os critérios área, estabelecimentos e do pessoal ocupado.

Do que foi visto, pode-se concluir que a distribuição do Pronaf crédito entre os estados não tem refletido, necessariamente, a importância desses estados quanto à agricultura familiar, principalmente quando esta importância é medida pelos critérios área, número de estabelecimentos e pessoal ocupado. Por outro lado, há indícios de que a distribuição dos recursos, sobretudo os de custeio, tem sido orientada no sentido de atender aos estados com maior participação no valor da produção familiar.

Evidências nesse sentido podem ser encontradas na Tabela 6, que exibe os coeficientes de correlação entre a participação dos estados nas linhas de crédito e suas participações na agricultura familiar. De fato, a participação dos estados no valor total dos financiamentos exibe maior coeficiente de correlação com a participação dos mesmos no valor da produção familiar, ainda que os coeficientes relativos às demais características da agricultura familiar sejam também significativos.

Tabela 6 - Coeficientes de correlação linear de Pearson entre as distribuições dos financiamentos e as distribuições do número de estabelecimentos, da área, do valor da produção e do pessoal ocupado entre as Unidades da Federação

Indicador

Financiamentos Características

Custeio Investim.

Total Estab. Área Valor produç.

Pessoal ocup. Total Agríc. Pec. Total Agríc. Pec.

Financiamentos Custeio 1,000 0,987 0,581 0,856 0,902 0,372 0,986 0,487 0,476 0,930 0,430 Agrícola 1,000 0,446 0,855 0,917 0,335 0,976 0,464 0,417 0,927 0,412 Pecuário 1,000 0,425 0,365 0,415 0,549 0,407 0,580 0,523 0,354 Investimento 1,000 0,936 0,689 0,931 0,730 0,663 0,917 0,703 Agrícola 1,000 0,462 0,943 0,601 0,503 0,889 0,569 Pecuário 1,000 0,488 0,814 0,836 0,585 0,831 Total 1,000 0,582 0,553 0,956 0,533 Características Estabelecim. 1,000 0,851 0,695 0,993 Área 1,000 0,619 0,855 V. produção 1,000 0,645 Pessoal ocup. 1,000

Obs.: coeficientes em negrito são estatisticamente significantes a 1% de probabilidade.

Essa correlação elevada entre a participação nos recursos e a participação no valor da produção só não ocorre no financiamento da pecuária, em particular na linha

(15)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

15

investimento. A participação dos estados nos recursos para investimento na pecuária, contrariamente às demais linhas de financiamento, está fortemente associada com a participação destes estados no total de estabelecimentos, da área e do pessoal ocupado na agricultura familiar.

Esses resultados foram também constatados por Assunção e Chein (2007), segundo os quais há forte correlação positiva entre o total de financiamentos do Pronaf e indicadores associados a um maior nível de desenvolvimento, tais como renda per capita média, produtividade agrícola, média de anos de estudo e número de agências bancárias por mil habitantes. Segundo os autores, tal resultado não implica, necessariamente, que o programa esteja direcionado para regiões mais desenvolvidas, mas é indício de que o acesso aos financiamentos, nestas regiões, pode ser mais fácil. Com relação ao investimento, esses autores encontram indícios de seus recursos tiveram maior peso em regiões onde o acesso ao crédito é mais difícil, indicando que essa linha do programa pode estar sendo direcionada para regiões onde o acesso ao crédito é mais restrito.

CONCLUSÕES

Uma das críticas recorrentes sobre a operacionalização do Pronaf é a concentração dos financiamentos concedidos, que privilegiam especialmente a região Sul do país. Os resultados da pesquisa permitiram observar, até o ano de 2006, tendência de desconcentração na distribuição do crédito entre as unidades da federação. Para isso contribuiu a melhoria na distribuição dos recursos para investimento, em especial na pecuária. Porém, após esse período, o crédito do Pronaf voltou a se concentrar, em resultado, principalmente, da piora na distribuição dos recursos de investimento, mas também do custeio, em menor proporção, ocorrida principalmente entre os anos de 2007 e 2008.

Em virtude das transformações ocorridas, a participação dos quatro maiores tomadores de crédito no total dos recursos, próxima de 70% no início do período, equivalia, em 2006, a pouco mais da metade do montante de crédito. Entretanto, em virtude da reconcentração observada no período pós 2007, retorna-se à situação inicial, em que Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina obtêm a maior parte dos financiamentos.

Portanto, embora tenha havido, no decorrer da última década, momentos em que a distribuição dos financiamentos do Pronaf tendeu a melhorar, no saldo do período a constatação é a de que ela permanece altamente concentrada, figurando, como maiores recebedores, os estados da região Sul, além de Minas Gerais.

Sabe-se que agricultura familiar não é uniformemente distribuída entre as regiões, e sua importância, em termos de número de estabelecimentos, área, pessoal ocupado e valor da produção, varia de um estado a outro. Em razão disso, parte da desigualdade observada na distribuição do crédito poderia, em princípio, estar associada à desigualdade na distribuição da própria agricultura familiar entre os estados. Porém, a pesquisa permitiu concluir que a distribuição do Pronaf crédito entre estados não espelha a importância da

(16)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

16

agricultura familiar nesses estados, considerando-se os critérios área, número de estabelecimentos e pessoal ocupado. Conforme os resultados, a distribuição dos financiamentos, sobretudo os de custeio, vem privilegiando os estados com maior participação no valor da produção familiar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSIS, W. S.; SILVA, L. M. S. O PRONAF e a agricultura familiar na Amazônia: uma questão de rever prioridades. In: SIMÕES, A. V. (Org). Coleta Amazônica: iniciativas em pesquisa, formação e apoio ao desenvolvimento sustentável na Amazônia. Belém-PA: UFPA / NEAF: SBSP, 2003. p. 13-37.

ASSUNÇÃO, J., CHEIN, F. Condições de crédito no Brasil rural. Revista de Economia e Sociologia Rural, Rio de Janeiro, v. 45, n. 2, p. 367-407, abr/jun 2007.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Anuário Estatístico do Crédito Rural. Disponível em www.bcb.gov.br. Acesso em janeiro de 2010.

BITTENCOURT, G. A., ABRAMOVAY, R.. Inovações Institucionais no Financiamento à Agricultura Familiar: o Sistema Cresol. II Seminário Brasileiro da Nova Economia Institucional. Campinas-SP: Instituto de Economia – Unicamp, 2001.

BITTENCOURT, G.A. Abrindo a caixa preta: o financiamento da agricultura familiar no Brasil. (Dissertação de mestrado). Campinas-SP: Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, 2003.

COSTA, R. A. Algumas medidas de concentração e desigualdade e suas aplicações. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 49-77, jan./abril 1979.

FIGUEIREDO, A. M., SILVA, M. A. P. e SANTOS, M.L. Distribuição Estadual dos Recursos do PRONAF e sua Comparação com a Renda dos Produtores Familiares. XLIV Congresso SOBER. Anais... Fortaleza-CE, julho de 2006.

GAZOLLA, M., SCHNEIDER, S. As duas “caras” do PRONAF: produtivismo ou fortalecimento da produção para autoconsumo? XVIII Congresso SOBER. Anais... Ribeirão Preto-SP, 2005.

GUANZIROLI, C. E. PRONAF dez anos depois: resultados e perspectivas para o desenvolvimento rural. Revista de Economia e Sociologia Rural, Rio de Janeiro, v. 45, n. 2, p. 301-328, abr/jun 2007.

HOFFMANN, R. Distribuição de renda: medidas de desigualdade e pobreza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. 276p.

(17)

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009,

Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

17

HOFFMANN, R. Estatística para economistas. 2. ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. 1991. 426p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSITCA. Censo Agropecuário 2006: Agricultura familiar – primeiros resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. KAGEYAMA, A. Desenvolvimento rural: conceito e um exemplo de medida. XLII

Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural.Cuiabá/ MT. Anais... 2003.

MARTINS, A. J., ALENCAR, J. R. e MENDONÇA, E.C. O crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e a eficiência técnica agrícola brasileira: uma análise para o período de 1996 a 2003. XLIV Congresso SOBER. Anais... Fortaleza-Ce, julho de 2006.

MATTEI, L. Impactos do PRONAF: análise de indicadores. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, núcleo de estudos agrários e Desenvolvimento Rural. Série Estudos NEAD: 11, 136 p. 2005.

MATTEI, L. Políticas Públicas de Fomento à Produção Familiar no Brasil: o caso recente do PRONAF. XLIV Congresso da Sober. Anais... Fortaleza-Ce, julho de 2006.

NINAUT, E. S., MATOS, M. A., CAIADO, R. C. O crédito rural no Brasil: evolução e panorama atual. Revista de Política Agrícola. Brasília, n.3, p. 39-49, jul./ago./set 2009.

SILVA, F.F., CORRÊA,V.P. e NEDER, H.D. Estudo do Perfil dos Municípios Receptores de Recursos do PRONAF Crédito: uma comparação entre as captações da região Sul e da região Nordeste. XLIV Congresso SOBER. Anais... Fortaleza-CE, Julho de 2006.

Referências

Documentos relacionados

Os resultados evidenciam que as pessoas tendem a lidar com a tensão gerada pela dissonância cognitiva em relação ao consumo sustentável por meio do

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

It leverages recently released municipality-level information from Brazil’s 2017 Agricultural Census to describe the evolution of three agricultural practices typically connected

No sentido de verificar a estabilidade do efeito corona, foram preparadas 2 amostras de tecido engomado de algodão para cada tempo de tratamento corona (1 a 25 min.), sendo que

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne