• Nenhum resultado encontrado

GLOB Não é para ser distribuído nos EUA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GLOB Não é para ser distribuído nos EUA"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

1

AL

(2)
(3)

1

Introdução

1

O Que é a Mastectomia?

2

Anatomia da Mama

2

Melhor Momento Para Fazer a Reconstrução

3

Opções de Reconstrução Mamária

3

Usando o Próprio Tecido da Paciente

5

Reconstrução Mamária Com Implantes

9

Tipos de Implantes de Mama

10

Amostra de Resultados na Reconstrução

11

Fotos de Implantes de Mama

13

Período de Recuperação

13

Apólice da Mentor de Garantia Vitalícia da Substituição

14

Recursos Para Reconstrução Mamária

15

Perguntas Que Devem Ser Feitas ao Cirurgião Plástico

16

Mentor — uma empresa que se preocupa com você

(4)

Introdução

A reconstrução mamária é um processo que requer a tomada de muitas decisões. Talvez a pergunta mais importante a ser feita seja: a reconstrução mamária é apropriada para o seu caso? Para dezenas de milhares de mulheres com história de câncer de mama, a resposta tem sido “sim”.

Hoje em dia, a maioria das mulheres que fez

mastectomia tem indicação de reconstrução de mama. Existem várias razões para reconstrução de mama após a mastectomia. Algumas mulheres porque não se sentem mais inteiras ou acham que perderam a feminilidade. Outras porque não desejam ter que se incomodar com a colocação diária de uma prótese mamária externa. Para muitas mulheres, a reconstrução da mama é um bom modo de se sentirem melhor consigo mesmas e dar um novo começo às suas vidas. Reconstrução de mama mais fácil e mais rápida Para mulheres que decidem passar por uma reconstrução de mama, existem procedimentos cirúrgicos que podem ser fáceis e rápidos, e geralmente produzem bons resultados. Uma das novas técnicas cirúrgicas é denominada reconstrução de mama em uma única etapa. Explicamos essa técnica em nosso prospecto.

Mastectomia é a remoção do tecido mamário devido à presença de um desenvolvimento cancerígeno ou pré-cancerígeno. A quantidade de tecido removido durante uma mastectomia não é sempre a mesma. Nos casos de câncer, ela varia de acordo com o tamanho e o estágio da doença, e também com o tipo de seu corpo e suas preferências pessoais.

O Que é a Mastectomia?

Incisão da Mastectomia

(5)

2 A mama é formada por tecido adiposo, glandular e fibroso. Por baixo da mama está o músculo peitoral maior, que é o maior músculo auxiliar do movimento do braço.

Anatomia da Mama

Músculo peitoral maior Músculo peitoral menor Tecido adiposo

Lobos, glândulas lactíferas Ductos lactíferos Mamilo e aréola Tecido mole Costelas

A reconstrução mamária pode ser feita durante a própria operação de mastectomia. Nesse caso ela é denominada reconstrução imediata. Ou pode ser feita algumas semanas, meses ou mesmo anos depois da mastectomia. Nesse caso ela é denominada reconstrução tardia. Dependendo de suas circunstâncias pessoais, você junto com seu médico podem decidir qual é o método mais indicado para você.

Reconstrução Imediata

A vantagem de uma reconstrução imediata da mama é que ela pode ser feita durante a própria operação de

mastectomia. Nesse caso, você só é operada uma vez e passa por um único período de recuperação. E pode também evitar a experiência de ter só uma mama ou nenhuma.

Melhor Momento Para Fazer a

Reconstrução Mamária

(6)

Existem várias formas de reconstruir a mama. O método que você escolher junto com seu médico levará em consideração diversos fatores, entre eles:

• Sua saúde e estilo de vida • O tipo de seu corpo • O tamanho de sua mama • Sua preferência pessoal • A quantidade de pele e tecido que restam

A reconstrução de mama pode ser feita com o uso de seu próprio tecido, de implantes de mama, ou pela

combinação do próprio tecido e um implante de mama. Ao conversar com o médico sobre todas as opções a seu dispor, você terá a possibilidade de tomar a decisão certa.

Opções de Reconstrução Mamária

Usando o Próprio Tecido da

Paciente na Reconstrução Mamária

Retalho de M. Grande Dorsal

Um método para reconstrução de mama com o próprio tecido da paciente é denominado Latissimus Dorsi Flap (retalho do m. grande dorsal). Durante esse

procedimento, parte da pele e do músculo grande dorsal (das costas) é levada para a região mamária, onde é utilizada para reconstruir a mama. Como a pele e o músculo da região das costas normalmente não têm volume suficiente, pode ser necessário adicionar um implante para dar uma aparência mais volumosa e um formato mais natural à nova mama.

Reconstrução Tardia

A reconstrução tardia permite que você se concentre primeiramente na recuperação da doença e na retomada de sua saúde. A reconstrução tardia dá a você mais tempo para considerar e se informar sobre as opções de que dispõe.

Melhor Momento Para Fazer a

Reconstrução Mamária

(continuação)

(7)

4 Retalho de M. Grande Dorsal Com ou

Sem Implante de Mama

Etapa 1: Um retalho de pele e o músculo são retirados do local doador nas costas. Etapa 2: O tecido é tunelizado para a mastectomia e usado para criar um volume

de massa de mama.

Etapa 3: Poder também ser usado um implante para criar volume de massa de mama.

Etapa 1: A mastectomia é realizada e o local doador é marcado. Etapa 2: O retalho do músculo reto e do tecido é canalizado até a mama.

Etapa 3: Resultado final.

Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM) Um outro modo de reconstrução de mama usando o próprio tecido da paciente é denominado retalho do músculo reto abdominal (TRAM). Esse procedimento envolve a remoção de gordura e músculo da região da parede abdominal e a colocação destes na região torácica para reconstruir a mama. Algumas vezes é possível preservar o suprimento sanguíneo e a conexão com a região abdominal. Quando isso não for possível, é necessário fazer uma ligação microcirúrgica dos vasos sanguíneos do tecido abdominal com a região torácica (retalho livre).

Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM) (Pediculado ou livre)

Para Fazer a

mária

(continuação)

(8)

Reconstrução Mamária em Duas Etapas

A reconstrução mamária com implante em duas etapas é uma opção bastante procurada. Esse procedimento pode ser feito no momento da mastectomia ou depois (tardia).

Siltex®Contour Profile®

Expansor de Tecido Mamário

Reconstrução de Mama com Implante

Durante a mastectomia, o cirurgião geralmente remove pele e tecido mamário, o que deixa o tecido do tórax achatado e esticado. Para que um implante de longo prazo possa ser colocado, é preciso expandir o tecido cutâneo remanescente para abrir espaço. Chamamos esse processo de expansão de tecido. Ele normalmente pode ser feito em duas ou em uma etapa (etapa única).

Como ela é Feita

Coloca-se um expansor de tecido mamário

temporariamente no tórax. Durante algumas semanas ou meses, ele é expandido injetando-se solução salina na válvula de entrada do implante expansor. Durante esse processo, a pele se estica e aumenta gradualmente, abrindo espaço para o implante à medida que se expande. Seu corpo se ajusta ao crescimento causado pelo implante da mesma forma que o corpo de uma mulher se ajusta ao crescimento gradual do abdômen durante a gravidez.

(9)

6 Reconstrução de Mama em Duas Etapas

O expansor de tecido é colocado no local.

O domo de injeção é localizado. A expansão se inicia com a injeção de solução salina pelo domo.

O expansor de tecido é então removido.

O implante é colocado no espaço (loja) expandido.

O procedimento está concluído.

(10)

Reconstrução de Mama em Uma Única Etapa A Mentor está entre as poucas empresas que fabricam implantes de mama que podem ser usados tanto como expansores de tecido quanto como implantes de mama de longo prazo. Esses implantes são usados na reconstrução de mama em uma única etapa. Esse procedimento está se tornando cada vez mais popular entre os médicos porque a paciente só precisa passar por uma única operação para reconstruir a mama, em vez de duas ou mais.

Como Funciona

Uma combinação de expansor/implante de mama é colocada no tórax na realização da mastectomia. O dispositivo possui um pequeno tubo de enchimento e um domo que é colocado próximo ao implante. Durante um período de semanas ou meses, injeta-se solução salina através do domo para expandir o implante e esticar o tecido. Quando se alcança o tamanho desejado, o tubo de encher e a entrada podem ser removidos em um procedimento simples no consultório, e o implante continua no lugar.

Siltex®Arredondado

Becker 25 Siltex®Arredondado

(11)

8 Reconstrução de Mama em Uma Única Etapa

A reconstrução do mamilo é realizada e chega-se então ao resultado final.

Procedimento de Expansão Dos Implantes Ajustáveis Becker e Spectrum®

O expansor/implante mamário é colocado na posição.

Quando o volume é alcançado, o domo é removido em

procedimento no consultório.

Depois ele é expandido injetando-se solução salina através do domo durante um período máximo de 6 meses.

(12)

Tipos de Implantes de Mama

Há mais de 30 anos a Mentor vem sendo reconhecida no mundo inteiro como empresa líder na fabricação de implantes de mama da mais alta qualidade. Sua história é rica de inovações industriais, projetos de produtos inovadores e pesquisa de impacto. Enquanto outros fabricantes têm entrado e saído desse setor, a Mentor continua em sua histórica fabricação de produtos para aumento de mama com tecnologia de ponta, atendendo ou superando as mais rígidas normas de padronização e qualidade.

Existem dois tipos básicos de implante de mama: implantes de mama preenchidos com gel e implantes de mama preenchidos com solução salina.

Implantes de mama preenchidos com gel Todos os implantes de mama com gel da Mentor são preenchidos com gel coeso, seguro e de aspecto esteticamente agradável. Oferecemos material de enchimento com três graus de coesão:

•Cohesive I, gel de toque mais macio •Cohesive II, ligeiramente mais firme •Cohesive III, o gel mais firme da Mentor O implante de gel Contour Profile®é preenchido com o

gel de maior coesão para manter seu formato natural.

Implantes de mama preenchidos com solução salina Os implantes de mama salinos são preenchidos durante a cirurgia com uma solução salina similar ao fluido que compõe a maior parte do corpo humano. Para muitas mulheres, a parte mais difícil na escolha do implante é decidir o tamanho de mama que desejam. Os implantes arredondados e anatômicos Contour Profile®Spectrum®

da Mentor são os únicos implantes de mama preenchidos com solução salina que possuem um tubo de

preenchimento removível, permitindo ao médico ajustar o tamanho do implante durante um período máximo de seis meses após o procedimento, acrescentando ou removendo solução salina através do tubo de enchimento.

(13)

10 Formatos de Implantes

Dependendo do formato de mama desejado, você junto com seu médico podem escolher entre um implante arredondado ou anatômico. Os implantes anatômicos têm o formato de uma lágrima e podem dar à mama uma aparência mais natural. Os implantes de mama da Mentor têm diversos perfis de projeção: anatômico, moderado e alto. Os implantes de perfil mais alto são uma excelente escolha para mulheres que desejam maior projeção da mama e possuem parede torácica estreita.

Superfície do Implante

Os implantes de mama vêm com superfície lisa ou texturizada. Os implantes de superfície lisa têm uma concha ligeiramente mais macia e menor probabilidade de serem sentidos através da pele. O material utilizado nos implantes de superfície texturizada da Mentor é denominado Siltex®.

Reconstrução em uma única etapa com expansor/implante

Reconstrução usando retalho do músculo reto abdominal (TRAM)

Fotos: Cortesia de Dr. Kay Young, São Fancisco, Califórnia, EUA

Antes

Antes Depois

Após 3 semanas de pós-operatório

Após 6 meses de pós-operatório Após 1 ano de pós-operatório

Resultado final de uma reconstrução de mama em duas etapas usando expansor de mama da Mentor seguido de um implante arredondado enchido com solução salina.

Amostras de Resultados de Reconstrução

Fotos: Cortesia do Dr. Gary Talbot, Little Rock, Arkansas, EUA

(14)

Implantes de Mama Preenchidos com Gel

Siltex®Arredondado Perfil

Moderado Siltex®Arredondado

Perfil Moderado

Siltex®Arredondado Perfil Alto

Siltex®Contour Profile® Também disponível em superfície lisa.

Disponíveis em três alturas diferentes de implante e diversas projeções.

Opções para todo tipo de corpo

Aqui você pode ver as fotos e uma lista de nomes da linha completa de implantes de mama da Mentor. Seu médico pode ainda explicar as diferentes características e vantagens de cada um deles, e também conversar sobre o melhor tipo de implante para você.

(15)

Arredondado Liso

Perfil Moderado Arredondado LisoPerfil Alto

Siltex®Contour Profile®Spectrum®

Siltex®Contour Profile®

Perfil Alto Siltex®Contour Profile®

Perfil Moderado

Implantes de Mama Preenchidos com Solução Salina

O Perfil Moderado também é fornecido em superfície texturizada.

O Spectrum®Arredondado também é fornecido

em superfície lisa.

12

(16)

13

Período de Recuperação

A recuperação de cada pessoa é diferente, mas em geral você sentirá um pouco de dor durante alguns dias após a cirurgia de implante de mama. Nas primeiras 24 a 72 horas após o

procedimento é que você sente maior desconforto. Suas mamas ficarão edemaciadas e sensíveis. Embora o período de recuperação varie de pessoa para pessoa, você deverá voltar às suas atividades leves por volta de uma semana após a operação.

Uma parte importante de sua recuperação requer o uso de porta-seios ou malha compressiva no período pós-operatório. Essas medidas são tomadas para que suas mamas recebam suporte durante a fase de cicatrização. Seu médico poderá também dar outras sugestões específicas para você seguir durante a recuperação. Se ocorrer algum problema depois da cirurgia de implante de mama, procure o médico imediatamente.

A decisão de usar implantes de mama da Mentor em sua reconstrução de mama é uma escolha pessoal e de longo prazo sua. Como os implantes de mama podem não durar a vida inteira, a Mentor oferece forte apoio a você com a Apólice de Garantia Vitalícia de Substituição. Durante toda a sua vida, a Mentor substituirá

gratuitamente seu implante de mama se ele tiver que ser retirado por causa de uma rachadura na coberta. No caso de desejar mais informações sobre segurança de implantes, consulte o informativo para pacientes “Gel-filled Breast Implant Surgery: Making an Informed Decision” (“Cirurgia de implante de mama preenchido com gel: como tomar uma decisão bem informada”) e “Saline-filled Breast Implant Surgery: Making an Informed Decision” (“Cirurgia de implante salino: como tomar uma decisão bem informada”).

Apólice da Mentor de Garantia

(17)

14

Recursos Para

Reconstrução Mamária

A seguinte lista de recursos pode ajudá-la a encontrar mais informações e apoio na sua decisão sobre reconstrução de mama.

Websites Australianos

Centro Nacional contra o Câncer de Mama www.nbcc.org.au

Sociedade Australiana de Cirurgiões Plásticos www.plasticsurgery.org.au

Websites Canadenses

Sociedade Canadense contra o Câncer de Mama www.bcsc.ca

Sociedade Canadense de Cirurgiões Plásticoswww.csps_sccp@bellnet.ca

Websites Europeus

Cancerworld www.cancereurope.org

França

Informações sobre o Câncer de Mama www.cancerdusein.org

Sociedade Francesa de Cirurgiões Plásticos www.plasticiens.org

Alemanha

Informações sobre o Câncer de Mama www.brustkrebs.de

Associação Alemã de Cirurgiões Plásticos www.vdpc.de

Itália

Informações sobre o Câncer de Mama www.senologia.net

Sociedade Italiana de Cirurgiões Plásticos www.sicpre.org

Espanha

Associação Espanhola contra o Câncer www.aecc.es

Sociedade Espanhola de Cirurgiões Plásticos www.cirugia-plastica.org

Holanda

Instituto Holandês do Câncer www.nki.nl

Sociedade Holandesa de Cirurgiões Plásticos www.nvpc.nl

Reino Unido

Cuidados contra o Câncer de Mamawww.breastcancercare.org.uk

Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos www.baps.co.uk

Websites dos EUA

Organização Nacional contra o Câncer de Mama www.y-me.org

BreastCancer Net www.breastcancer.net

Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticoswww.plasticsurgery.org

Livros

LaTour, Kathy. The Breast Cancer Companion, From Diagnosis Through Recovery: Everything You Need to Know for Every Step Along the Way. Avon Books, New York, 1993.

Bruning, Nancy. Breast Implants: Everything You Need to Know. Hunter House Inc., California, 1995.

(18)

• Quais são as opções que tenho para a reconstrução da mama?

• Quais são os possíveis riscos e complicações de cada tipo de cirurgia de implante mamário?

• A reconstrução da mama irá interferir no meu tratamento do câncer?

• Quanto tempo levará para que a minha mama seja reconstruída?

• Quando poderei voltar às minhas atividades normais?

• Qual é a sua experiência em cada procedimento? • Você tem fotos de antes e depois de uma operação

para que eu possa ver os resultados?

Perguntas que Devem Ser Feitas ao

Cirurgião Plástico

(19)

Mentor — Uma Empresa Que se

Preocupa Com Você

A Mentor, fornecedora líder de produtos médicos em mais de 60 países ao redor do mundo, foi fundada em 1969. Como principal fabricante mundial de implantes de mama de alta qualidade há mais de 30 anos, a experiência que acumulamos resultou em produtos de qualidade nos quais você pode confiar.

Os implantes de mama preenchidos com gel da Mentor são produzidos em nossa avançadíssima fábrica de Leiden, na Holanda. Essa moderna instalação é a maior do mundo no gênero. Ela possui inovadora tecnologia de engenharia que abre novos caminhos para a indústria de implantes de mama.

A Mentor conduz pesquisa, desenvolvimento e fabricação em diversas de suas instalações por toda a Europa e os Estados Unidos.A empresa também possui lojas de venda e distribuição ao redor do mundo. Em 1995, a Mentor tornou-se a primeira fabricante de implantes d e mama a obter a marca de qualidade CE para seus produtos.

A Mentor orgulha-se da qualidade com que desenvolveu cada um de seus implantes de mama, e as pacientes podem ter a certeza de que, por trás de sua decisão de usar nossos produtos, está uma empresa que entende os desejos e as esperanças de suas clientes e que se preocupa verdadeiramente com você.

(20)

Sede da Empresa

Santa Barbara, CA 93111 USA Tel: +1 805 879 6000 www.mentorcorp.com

Operações internacionais

Mentor Medical Systems, Australia, Pty. Ltd.

Tel: +61 2 9251 8111 Toll Free: +1 800 338 160 Fax: +61 2 9251 8333

Mentor Medical Systems, Canada, Inc.

Tel: +1 905 725 7763 Toll Free: +1 800 668 6069 Fax: +1 905 725 7340 Mentor Benelux B.V. Belgium: Tel: +32 15 45 91 56 Fax: +32 15 45 91 57 The Netherlands: Tel: +31 71 524 99 00 Fax: +31 71 524 99 48 Mentor Deutschland GmbH Tel: +49 811 600 50 0 Fax: +49 811 600 50 11

Mentor Medical Systems France, S.A.

Tel: +33 1 46 01 30 54 Fax: +33 1 46 01 30 55

Mentor Medical Systems Iberica, S.L.

Tel: +34 91 562 2700 Fax: +34 91 563 3951

Mentor Medical Italia, S.r.l.

Tel: +39 0 2 880 7761 Fax: +39 0 2 7209 3710

Mentor Medical Systems Ltd., U.K.

Tel: +44 1235 768758 Fax: +44 1235 768780

Endereço Local Aqui

Não é para ser distribuído nos EUA © Abril 2005 MENTOR 0210009.84 Rev B

Referências

Documentos relacionados

(tanto um sinal aleatório como um regular têm excesso de entropia nulo). É uma melhor medida do que vulgarmente se

[r]

O recurso à nação como narração enfatiza a insistência do poder político e a autoridade cultural naquilo que Derrida descreve “o excesso irredutível do sintático sobre

A Nota Fiscal Avulsa somente será liberada para impressão pelo contribuinte por meio do portal de ser- viços <http://www.sefa.pa.gov.br>, depois do recolhi- mento do

- anti-inflamatórios não esteroidais tais como indometacina, incluindo inibidores da COX-2 (medicamentos que reduzem a inflamação e podem ser utilizados no auxílio do alívio

Este trabalho apresenta um relato de experiência da parceria educacional entre a IBM Brasil por meio do programa IBM Academic Initiave 1 e a CETEC-GFAC 2 do Centro Paula

Nesse sentido, o livro de Mary Del Priori Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000 convida seus leitores a refletir sobre a história

Fica estabelecido que no caso de não ser efetuado pela empresa o pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido, bem como do 13º salário e