• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA

Avenida Loja Maçônica Renovadora 68, nº 100 - Aeroporto - Barretos - São Paulo

Telefone: (17) 3321-3060 www.facisb.edu.br

CURSO DE MEDICINA

______________________

Prêmio

“Marie François Xavier Bichat”

(1771 – 1802)

de

Histologia

Prof.Ms. Francisco Ribeiro de Moraes Prof.Dr.Lucas Tadeu Bidinotto Profa.Dra.Celina Antonio Prata

(2)

Introdução

A Histologia é a área da morfologia que estuda a cito arquitetura dos órgãos estabelecendo as bases para a compreensão da fisiologia dos sistemas orgânicos do corpo humano.

A histologia foi estabelecida a partir do desenvolvimento técnico de aparelhos para a realização de cortes finos de tecidos, técnicas de fixação e coloração para diferenciação das estruturas.

Ao final do século XIX e do inicio do século XX, foram estabelecidas as bases celulares das doenças e, a partir desta, a histopatologia passou a ganhar importância fundamental no diagnóstico final das doenças.

E mais recentemente, com o aperfeiçoamento das técnicas da biologia molecular e marcadores desenvolvidos pela imuno histoquímica, destaca-se ainda mais a importância dos conhecimentos histológicos, tanto no estabelecimento dos diagnósticos precisos das patologias, como nas pesquisas científicas biomoleculares que têm como base, as técnicas histológicas.

Estabelecimento Histórico

Alguns cientistas marcam seus nomes na História das Ciências porque, a partir de doutrinas estabelecidas, vislumbram idéias que as ultrapassam e embora para muitos pareçam irreais, acabam por penetrar na realidade e estabelecem novos horizontes para as pesquisas.

Um dos exemplos mais concretos trata-se de Marie François Xavier Bichat(1771-1802), Anatomista e Fisiologista francês, que mesmo não estudando microscopicamente os órgãos, definiu que estes são constituídos por diversos tecidos e que, no interior destes estaria localizada a doença de um órgão, visto que, o momento histórico vivenciado denominava-se época orgânica. Bichat definiu tecido a partir de observações macroscópicas, das camadas dissecadas da pele(1800).

Suas afirmações, rapidamente disseminadas à época, foram aceitas e, posteriormente confirmadas. Outro cientista, Mayer, em 1819, atribuiu a palavra histo(tecido) completando com logos(estudo) formatando o termo, Histologia.

Bichat é considerado o “pai da histologia” porque vislumbrou que os órgãos são

constituídos por tecidos e, portanto, o local onde a doença deveria estar localizada, acendendo a luz para outra ciência, também revolucionária, a histopatologia.

Como anatomista contribuiu por descrever algumas estruturas que levaram seu epônimo, como, o Conduto de Bichat(aracnóideo): passagem situada abaixo das aracnóides para as veias de Galeno. Também, o Ligamento de Bichat: fascículo inferior do trato superficial dos ligamentos sacroilíacos posteriores, e a membrana(túnica íntima) dos vasos sanguíneos.

Bichat revolucionou as idéias da compreensão do corpo humano com menos de 30

anos de idade, pois, com saúde debilitada, ao descer escadarias do hotel em Paris, desequilibrou-se e caiu, falecendo em um hospital próximo, não conseguiu ver, na realidade, a concretização e afirmação de seus sonhos, suas idéias.

(3)

Objetivos

:

1- Consolidar os conhecimentos da histologia básica e aplicada;

2- Estabelecer um instrumento de aferição do progresso de discentes ao longo do curso, na área básica;

3- Correlacionar a histologia com as ciências básicas morfofuncionais favorecendo o conhecimento dos órgãos e sistemas como um todo;

4- Fomentar o desenvolvimento de um raciocínio lógico e em conjunto, direcionando o discente às bases da correlação clínico patológica;

5- Premiar o esforço desenvolvido por discentes que observam a importância dos conhecimentos básicos como alicerce para uma sólida formação clínica.

Regulamento Geral

Os Prêmios em histologia níveis I e II consistem em submeter o aluno à observação de uma sequência de questões on-line, contendo imagens, em forma de testes, relacionadas à histologia, e ao lado uma caixa de alíneas contendo apenas uma alternativa correta.

O teste de histologia nível I corresponde a questões cujo nível cognitivo exigido é de memória somente.

Ao clicar sobre a alínea escolhida, automaticamente o programa passa para a questão seguinte.

Ao finalizar a última questão, aparecerá o índice de acertos em porcentagem.

Será considerado aprovado no teste nível I, o aluno que obtiver o índice de 90% de acertos e receberá, além de um Certificado de Aprovação, um Livro de medicina, com título e especialidade de livre escolha.

O conteúdo utilizado em ambos os testes será da Unidade Curricular 2(atual) correspondente aos tecidos ósseo, muscular, cartilaginoso, tegumentar e tipos de epitélios e sistema digestório, incluindo as glândulas anexas e vias biliares.

O teste de histologia nível II, possui exigência de nível cognitivo maior, com questões de memória e interpretação associadas.

Da mesma forma, o discente que conseguir atingir o índice de 90% de acerto, será concedido um Certificado de aprovação e participação, além de um Livro de medicina, com título e especialidade de livre escolha.

Normas

Relativas às condições de inscrição

1- Os testes serão oferecidos sempre para os discentes os quais estiverem cursando os

períodos de 5º. a 8º., correspondentes aos que estiverem cursando o terceiro e

quarto anos.

2- O candidato poderá realizar o teste uma vez ao ano e apenas em um nível, de livre escolha, com o tempo a contar a partir da data da realização do teste.

(4)

3- O candidato, certificado ou não, poderá realizar o teste novamente, após um ano decorrido do primeiro, desde que seja no teste de nível diferente do primeiro, com o tempo a contar a partir da data da realização do teste.

4- O candidato que desejar participar mais uma vez, porém entrou para cursar o 9º. Período do curso, não poderá se inscrever.

5- Serão permitidas as inscrições de discentes os quais participaram da atividade de Monitoria Acadêmica, incluindo monitores em Histologia, desde que preencham as normas anteriores, de 1 a 4.

Relativas às inscrições

1- Serão enviadas mensagens e avisos, via site da FACISB, diretamente às turmas em condições de realizarem os testes, a respeito das datas de prazos para realizarem as inscrições.

2- Após o encerramento das inscrições, será determinada a data de realização do teste.

3- O teste poderá ser realizado com no mínimo de 1 até 40 discentes, número máximo de inscritos.

4- O Prêmio será oferecido anualmente.

5- No momento do aviso da abertura das inscrições, será divulgada a forma de inscrição.

Relativas à realização dos testes

1- Os testes serão realizados no Laboratório de Informática(LACIS) da FACISB, no horário pré agendado.

2- Discentes atrasados não entrarão no recinto, sem tempo de tolerância.

3- Não serão permitidas a entrada de celulares ou qualquer tipo de equipamento eletrônico, bolsas, malas, instrumentos de anotação ou qualquer tipo de papeis de anotações.

4- O acesso à área específica do teste, no site da Facisb, Sessão Interativa, será liberada após a inserção do código específico, fornecido no momento do teste.

5- O discente toma conhecimento apenas da porcentagem de testes corretamente assinalados, imediatamente após a marcação do último teste e em seguida, pode retirar-se do recinto.

6- O tempo de exposição entre um teste e o próximo será de aproximadamente 30 a 60 segundos e o teste não assinalado será considerado como errado.

7- Por tratar-se de atividade totalmente voluntária, os autores reservam o direito de não realizarem comentários a respeito das questões, dos resultados, e nem de oferecerem as respostas das questões.

(5)

Relativas à premiação

1- Aos candidatos que obtiveram sucesso na porcentagem de acertos aos testes será concedido o Prêmio e o Certificado da Premiação.

2- No caso de ocorrerem mais de um candidato com número de acertos igual ou

superior a 90%, serão concedidos prêmios de no máximo até o terceiro candidato,

estabelecidos pelo número ou percentual de acertos, pela ordem decrescente.

3- Aos candidatos participantes que não obtiverem o índice de 90% de acertos, serão certificados apenas aqueles cujo índice atingir, no mínimo, 70%, expondo-se a porcentagem que obtiverem no certificado.

4- Será agendada a data da entrega da premiação em comum acordo aos candidatos vencedores.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Michele Barreto Nascimento Ponde Não Aceito(a) Inscrição em desacordo com o Edital de Aluno Especial (Artigo 3). Não enviou os documentos

Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho e do disposto no artigo 11.º da Portaria n.º 125 -A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Introdução: O BAHA (Bone Ancored Hearing Aid) é um dispositivo auditivo de condução óssea que propaga o som dire- tamente à orelha interna, utilizado principalmente em pacientes

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para