• Nenhum resultado encontrado

Parabéns pela conquista!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Parabéns pela conquista!"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Caríssimo(a) estudante,

Parabéns pela conquista!

Você está na Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Campus da UNESP de Araraquara, que há 90 anos vem se aprimorando em proporcionar formação de excelência, o que a classifica entre as melhores Faculdades do país.

Todos nós da comunidade acadêmica, professores, funcionários e seus colegas, sentimo-nos felizes em recebê-lo(a) e desejamos que os anos de convivência vindouros lhe sejam prazerosos e muito produtivos.

Esta é uma Instituição Pública de Ensino Superior e, como tal, espera que você se dedique e complete sua formação com sabedoria, aproveitando a oportunidade que tantos anseiam.

A Faculdade o (a) acolhe com satisfação e, principalmente, com o compromisso de trabalhar para que sua jornada na construção do conhecimento resulte na formação de um profissional plenamente capacitado, uma importante missão da Universidade Pública.

Sua chegada certamente estará repleta de novidades, mas você verá que rapidamente se integrará com a Faculdade, os colegas veteranos, a cidade, e assim por diante. Para que sua adaptação seja ainda mais fácil, este Guia Acadêmico traz informações importantes sobre a UNESP, o Campus de Araraquara, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, a estrutura curricular do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, o calendário escolar, bolsas, auxílios e apoios aos estudantes, monitorias e estágios, entre outras.

Visite sempre o site da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, onde todas as informações relativas ao seu curso são sempre atualizadas.

Seja bem vindo(a) à melhor fase de sua vida!

Direção da Faculdade de Ciências Farmacêuticas Coordenação do Conselho Provisório do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

(2)

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Diretora Profa. Dra. CLEOPATRA DA SILVA PLANETA

Vice-diretor Prof. Dr. ANSELMO GOMES DE OLIVEIRA

Coordenador do Conselho Provisório Prof. Dr. SANDRO ROBERTO VALENTINI

Vice-Coordenadora do Conselho Provisório Profa. Dra. ROSEMEIRE CRISTINA L. R. PIETRO

Chefes dos Departamentos de Ensino

1. Alimentos e Nutrição Prof. Dr. JOÃO BOSCO FARIA

2. Análises Clínicas Prof. Dr. AMAURI ANTIQUERA LEITE

3. Ciências Biológicas Profa. Dra. TAÍS MARIA BAUAB

4. Fármacos e Medicamentos Profa. Dra. MARCIA DA SILVA

5. Princípios Ativos Naturais e Toxicologia

6. Bioprocessos e Biotecnologia Prof. Dr. LUIS VITOR SILVA DO SACRAMENTO A ser contratado

Núcleo de Atendimento à Comunidade

Supervisora Profa. Dra. MARIA VIRGINIA COSTA SCARPA

Vice-Supervisor Profa. Dra. DANIELA CARDOSO UMBELINO CAVALLINI

Divisão Técnica Acadêmica

Diretor Técnico MEIRE APARECIDA MALARA LEITE

Supervisor Técnico da Seção Técnica de Graduação ALEXANDRE DONIZETI PAZOTI Supervisor Técnico da Seção Técnica Acadêmica SOLANGE MARIA TORRES Supervisor Técnico da Seção Técnica de Pós-Graduação CLAUDIA LUCIA MOLINA Supervisor Técnico da Seção Técnica de Apoio ao Ensino,

Pesquisa e Extensão RENATO CHRISTENSEN HERLANI

Divisão Técnica Administrativa

Diretor Técnico RENATA FRAJÁCOMO

Supervisor Técnico da Seção de Contabilidade CIBELLE MARA FERREIRA Supervisor Técnico da Seção Técnica de Desenvolvimento

e Administração de Recursos Humanos RENATA MARCONDELLI PIERRI

Supervisor Técnico da Seção Técnica de Materiais PAULO SÉRGIO GONÇALVES PEREIRA Supervisor Técnico da Seção Técnica de Finanças ELAINE CRISTINA PACHECO DANTAS Supervisor Técnico da Seção Técnica de Comunicações MARISA PECORARO

Diretoria de Serviços de Atividades Auxiliares

Diretor EDUARDO ELIAS DOS SANTOS

Seção de Atividades Auxiliares EVERSON FAUSTINO

Seção de Conservação e Manutenção ANDRÉ ALVES FERREIRA

Setor de Zeladoria e Transportes ANDRÉ LUIZ SPOTO

Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação

Diretor Técnico MARIA IRANI COITO

Supervisor da Seção Técnica de Referência,

Atendimento ao Usuário e Documentação ANA CRISTINA GARCIA CAMILO Supervisor da Seção Técnica de Aquisição e

Tratamento da Informação SONIA MARA ALVES SCUTARI

Serviço Técnico de Informática

(3)

INFORMAÇÕES GERAIS A Unesp

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” tem como objetivo permanente desenvolver o saber e a cultura, em todos os seus aspectos e campos. Por intermédio do ensino e da pesquisa, trabalha na criação, preservação, organização e transmissão do saber, forma recursos humanos nas diferentes áreas do conhecimento e presta à comunidade valiosos serviços no âmbito de suas atividades acadêmicas. Para tanto, a organização da UNESP obedece às seguintes diretrizes: universalidade do conhecimento, cooperação entre Institutos, Faculdades e Câmpus; estruturação baseada em Departamentos reunidos em Institutos ou Faculdades integradas em Câmpus; indissociabilidade entre ensino e pesquisa e extensão; descentralização administrativa e racionalidade de organização com utilização plena de recursos humanos e materiais; participação acadêmica nos órgãos colegiados, bem como a unidade de patrimônio e de administração.

http://www.unesp.br (Unidades) O Câmpus de Araraquara

A UNESP está distribuída pelo Estado de São Paulo, totalizando 24 Câmpus, com 34 Unidades Universitárias. O Campus de Araraquara é formado por quatro Unidades Universitárias: Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Ciências e Letras, Faculdade de Odontologia e Instituto de Química.

Para cumprir as disciplinas que integram o currículo do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, a Faculdade conta com a cooperação do Instituto de Química, da Faculdade de Ciências e Letras e da Faculdade de Odontologia. Essa cooperação favorece a integração de docentes e discentes, permitindo maior enriquecimento profissional. As Unidades Universitárias também oferecem cursos, palestras, seminários e estágios, contribuindo para que os graduandos tenham uma formação diferenciada.

http://www.fcfar.unesp.br A Cidade

Araraquara foi fundada em 22 de agosto de 1817, está localizada na região central do Estado de São Paulo, a 270 km da capital. A imaginação indígena faz dela a “Morada do Sol”. Esse privilégio de convivência com a natureza é compartilhado por cerca de 210 mil pessoas que moram no município. O processo de modernização e industrialização, no entanto, não rompeu os vínculos entre o homem e o meio ambiente. Essa característica se mantém nas 90 mil árvores que ornamentam 105 praças, ruas e avenidas, conferindo a Araraquara o título de terceira cidade mais arborizada do Brasil, com 34,2 m2 de área verde por habitante. Outras características marcantes da cidade: elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a urbanização, a limpeza das vias públicas, diversificação de sua economia, qualidade dos serviços prestados à população, quantidade e qualidade de suas universidades. http://www.araraquara.sp.gov.br

(4)

A Faculdade www.fcfar.unesp.br

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP, tem sua origem na década de 20, do século XX. No dia 2 de fevereiro de 1923, por iniciativa de uma associação sem fins lucrativos, a Associação Escola de Pharmácia e Odontologia, foi fundada a Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara.

Em 1948, a Escola de Pharmácia e Odontologia passou a ser denominada Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara. Em 1951, foi incorporada ao Sistema Estadual de Ensino Superior do Estado de São Paulo e, em 1955, foi transformada em Instituto Isolado de Ensino Superior, permanecendo assim até 1976, quando passou a integrar a Unesp.

Foi a partir de 1977, por força do estatuto da Unesp, que deixou de ser uma única faculdade, desdobrando-se em duas Unidades Universitárias distintas, com os nomes de Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Faculdade de Odontologia.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas tem como órgãos máximos responsáveis pela administração a Congregação e a Diretoria. Para entender melhor a estrutura da Faculdade veja www.fcfar.unesp.br (Instituição – organograma).

Congregação - órgão deliberativo e normativo nas questões de ensino, pesquisa, extensão e administração. Para execução de suas funções conta com a assessoria das Comissões Permanentes de Ensino; de Pesquisa e de Extensão Universitária. Sua composição é representativa de toda a Comunidade Acadêmica em todos os setores: ensino, pesquisa, extensão e administração.

Diretoria - órgão executivo, ocupado pelo Diretor, auxiliado pelo Vice-Diretor.

Departamentos de ensino - unidade básica da estrutura universitária que, para efeito de organização didática, científica, de extensão e administrativa, congrega disciplinas afins de um mesmo campo de conhecimento. Há 6 Departamentos na nossa Faculdade: Alimentos e Nutrição, Análises Clínicas, Bioprocessos e Biotecnologia, Ciências Biológicas, Fármacos e Medicamentos e Princípios Ativos Naturais e Toxicologia.

Conselho Provisório do Curso de Graduação - coordena as atividades do curso de graduação, como por exemplo: promove atividades que visem à reflexão sobre questões de ensino; estabelece, acompanha e avalia o projeto pedagógico do curso; acompanha o perfil e desempenho de alunos e professores; manifesta-se quanto a planos de ensino; propõe alterações ou reestruturação curricular; propõe diretrizes para elaboração de horários de atividades; coordena a orientação de alunos por ocasião da matrícula, entre outras atividades. A sua composição é representativa de cada Departamento e do corpo discente, sendo o aluno indicado pelo Centro Acadêmico.

(5)

Comissão de estágio curricular supervisionado - assessora o Conselho de Curso e auxilia no tocante aos estágios curriculares supervisionados.

À comissão cabe tomar medidas de execução, acompanhamento e avaliação deste estágio, bem como providenciar a seleção e encaminhamento de alunos respeitando as normas previamente estabelecidas com as instituições credenciadas que oferecem os estágios.

Conselhos de classe - tem a responsabilidade de discutir e coordenar as atividades das disciplinas ministradas a cada série, como: organizar o calendário de provas, trocar experiência sobre metodologia de ensino e avaliação, acompanhar o desempenho dos alunos, entre outras. Esses Conselhos são extremamente importantes, pois, representam o elo direto da comunicação entre alunos e o Conselho de Curso. É a partir deles que podemos promover uma boa avaliação do ensino que resulta em propostas de adequação do projeto pedagógico. É composto por docentes e discentes de cada uma das séries do curso. Cada Conselho tem um coordenador, escolhido pelos seus membros.

Seção de Técnica de Graduação - é o elo administrativo entre o aluno e o Conselho de Curso, onde se pode obter informações sobre matrícula, notas, faltas, calendário escolar, etc., bem como obter documentos acadêmicos.

http://www2.fcfar.unesp.br/

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA E ESTRUTURA CURRICULAR O Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

O desenvolvimento mundial globalizado promoveu transformações significativas nos paradigmas da difusão de conhecimentos e no avanço científico e tecnológico. Estas transformações exigem reestruturações importantes no conhecimento aplicado às áreas da saúde, indústria, agricultura e economia, evidenciando a necessidade de se avançar no conhecimento científico e na elaboração de um contexto mais individualizado para certos setores da ciência e tecnologia. Para solucionar essa demanda do mercado é necessária a qualificação do profissional, sobretudo nas áreas tecnológicas de ponta. Para tanto, se faz necessária a abertura de novos cursos que atendam à demanda potencial do mercado produtivo com vistas a uma maior competitividade no mundo globalizado.

Nesse sentido, a biotecnologia destaca-se como uma das atividades econômicas e tecnológicas mais promissoras, inovadoras e desafiantes deste milênio. A biotecnologia inclui uma diversa coleção de metodologias e pode ser conceituada como “qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes para produzir ou modificar produtos ou processos para usos específicos”.

A indústria biotecnológica mundial tem mostrado um aumento progressivo, com taxas de crescimento anuais em torno de 10% e com estimativa de ampliação da aplicação, em escala industrial e empresarial, dos avanços científicos e tecnológicos atualmente gerados pela biotecnologia1.

(6)

No Brasil, a importância da biotecnologia como promotora do desenvolvimento econômico e riquezas tem sido evidenciada nos últimos anos. A biotecnologia integra, atualmente, a base produtiva de diversos setores da economia, com um mercado que atinge aproximadamente 3% do PIB nacional.1 Vale ressaltar que o setor agrícola e a área de bioenergia vêm absorvendo mão de obra altamente especializada, formada pela estreita interação entre as instituições de ensino e pesquisa com empresas do setor. O aumento de postos de trabalhos qualificados necessários para o desenvolvimento do segmento industrial da biotecnologia está em consonância com as diretrizes políticas governamentais do país.

As metodologias diretamente relacionadas com a biologia molecular e biotecnologia, destacando-se a importante contribuição da tecnologia de DNA recombinante, tornaram possível a obtenção de novos produtos, principalmente nas áreas da saúde humana e animal, agricultura e produção de alimentos. Nesse sentido, exemplos importantes dessa aplicação na área da saúde incluem produção de vacinas, hemoderivados, novas biomoléculas e biofármacos para diversas doenças. Na agricultura e produção de energia, a biotecnologia promove o desenvolvimento sustentado bem como a produção e controle de qualidade na área de alimentos. No Brasil, do conjunto total de cerca de 183 empresas com atividades em biociências, 39% delas compõem o setor de biotecnologia, com o predomínio absoluto da região sudeste, que concentra aproximadamente 80% das empresas biotecnológicas. Ressalta-se que o Estado de São Paulo lidera esse setor em aproximadamente 42%2.

A produção de biofármacos é a nova fronteira da indústria farmacêutica nacional, em virtude do vencimento das patentes internacionais desse tipo de medicamento. Para dominar a tecnologia de elaboração de produtos biossimilares há necessidade do país desenvolver inovação em produtos biotecnólogicos.2

Ao longo da sua existência, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas desenvolveu competências em várias áreas tecnológicas das ciências farmacêuticas e mais recentemente nas áreas de biologia molecular e biotecnologia, com a consolidação dos programas de pós–graduação que têm formado recursos humanos altamente qualificados nessas áreas estratégicas. Considerando as diretrizes da UNESP para ampliação e criação de novos cursos, antevendo carência de profissionais frente às necessidades de mercado e, também, como forma de contribuir com o desenvolvimento tecnológico do estado e do país, criou-se um novo curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. A criação desse curso na UNESP atenderá às políticas públicas do governo federal que têm enfatizado a relevância dos investimentos em tecnologia, ciência e inovação para o desenvolvimento do Brasil.

Este curso tem a sua proposta voltada à formação de profissionais com conhecimentos sólidos em disciplinas fundamentais e estruturantes da biotecnologia e disciplinas tecnológicas voltadas à produção industrial, bem como à formação de

1

FUNDAÇÃO BIOMINAS. Estudo de Empresas de Biotecnologia do Brasil. Belo Horizonte, 2007. Disponível em http://www.biominas.org.br. Acesso em: 19 mar. 2010.

2

(7)

profissionais com visão critica e científica para o efetivo desenvolvimento de conhecimentos na área.

A formação de engenheiros com conhecimentos aprofundados na área biológica, além das disciplinas básicas da engenharia, é hoje uma realidade nos países desenvolvidos.

Estrutura Curricular

O Curso está assim constituído:

O currículo do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é integrado por disciplinas obrigatórias (Núcleos de Formação Básica, Profissionalizante e Específica), Atividades Acadêmicas Complementares, Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (Resolução Unesp 158, de 5-12-2012):

 O Núcleo de disciplinas obrigatórias (Núcleos de Formação Básica, Profissionalizante e Específica) totaliza 245 créditos, sendo: formação básica – 76, profissionalizante – 83 e específica - 86.

 As Atividades Acadêmicas Complementares têm como objetivo incentivar os alunos a participar de atividades extra-classe como forma de possibilitar a construção de conhecimento e criação de atitudes exigidas no processo de formação de um profissional crítico e reflexivo. A estas atividades foram destinados 7 créditos.

 Ao Estágio Curricular Supervisionado serão atribuídos 25 créditos.

 O aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 5 créditos, atividade obrigatória do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia desta Faculdade.

Em resumo, para a obtenção do diploma de Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologista o aluno terá que:

o Integralizar 252 créditos (Núcleo de disciplinas obrigatórias e Atividades Acadêmicas Complementares);

o Integralizar 25 créditos do Estágio Curricular Supervisionado; o Ter seu TCC aprovado – 5 créditos.

MATRÍCULA - alunos regulares

A Faculdade possui sistema informatizado de Gestão Acadêmica (SGA) na Graduação, dentre suas características o sistema apresenta a matrícula on-line. No endereço http://www.fcfar.unesp.br, no link Graduação do menu esquerdo, possui a Área do Aluno, referente ao processo de matrícula dos alunos de graduação, estão disponibilizados a estrutura curricular do curso, histórico escolar e grade horária. Também estão os links relativos ao processo de matrícula que ficarão disponíveis apenas no período de matrícula, conforme o calendário escolar. O acesso às informações curriculares do aluno é privado e só poderá ser acessado através de senha, que você obterá no primeiro acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica.

Ao matricular-se, o aluno assume compromissos que envolvem, no mínimo, freqüência às aulas e sujeição aos instrumentos e critérios de avaliação de cada disciplina. O aluno regular é aquele matriculado com direito a diploma após o

(8)

cumprimento do currículo e deverá, anualmente, matricular-se em pelo menos três disciplinas.

 alunos especiais e ouvintes

Alunos especiais são aqueles matriculados, com direito a certificado após a obtenção dos créditos na disciplina ou nas disciplinas em que solicitou a matrícula. Esses alunos têm a mesma responsabilidade do aluno regular no que se refere à disciplina e freqüência e avaliação.

Alunos ouvintes são aqueles matriculados, com direito a atestado de freqüência ao término do programa da disciplina. Esses alunos têm a mesma responsabilidade do aluno regular no que se refere à disciplina e freqüência.  transferência

A Faculdade poderá receber, por transferência, na hipótese de existirem vagas, alunos da Unesp e de outras instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras.

Antes de disponibilizar as vagas para transferência interna (alunos da Unesp) e externa (outras instituições), elas são destinadas aos nossos alunos que queiram transferência de turno -integral e noturno (Transferência de Turno). O processo de transferência é regulamentado pela UNESP e pela Faculdade e as datas de abertura de inscrições, seleção e matrícula são fixadas anualmente no Calendário Escolar da Faculdade.

 trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula consiste na desistência por parte do aluno, de uma ou mais disciplinas, desde que permaneça matriculado em pelo menos três delas. O aluno que desejar trancar sua matrícula deverá requerer e justificar o pedido, sendo que caberá à Congregação, ouvido o Conselho de Curso, autorizar o trancamento.

As datas para solicitação de trancamento estão previstas no Calendário Escolar de cada ano.

Não será concedido o trancamento de matrícula para alunos do 1° ano letivo do curso, exceto se estes forem designados para servirem as Forças Armadas ou Organizações Militares Ativas ou matriculados em Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva.

 suspensão de matrícula

A suspensão de matrícula implica na desistência, por parte do aluno, da matrícula em todas as disciplinas. O aluno que desejar suspender sua matrícula deverá requerer e justificar o pedido, cabendo à Congregação, ouvido o Conselho de Curso, autorizar a suspensão, uma única vez, pelo prazo máximo de um ano, prorrogável por mais um, sem que este período conte para a integralização do currículo.

Não será concedida suspensão de matrícula no primeiro ano letivo do curso, exceção feita ao aluno classificado em vestibular, quando designado para

(9)

incorporação, ou servindo as Forças Armadas, nas Organizações Militares Ativas, ou matriculado em Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva.

 cancelamento de matrícula

Será cancelada a matrícula quando:  o estudante solicitar por escrito;

 o estudante não tiver mais possibilidade de integralizar o curso no prazo máximo de 8 anos para o curso integral e 9 anos para o curso noturno, incluindo-se neste tempo o estágio supervisionado (obrigatório), exceto aos alunos portadores de deficiências físicas e de afecções que importem em limitação da capacidade de aprendizagem, que poderão ter dilação deste prazo (Resolução Unesp 108/2003);  for caracterizado o abandono do curso nas seguintes situações:

a) não renovação semestral da matricula nos prazos estabelecidos pelo calendário escolar, sem justificativa aceita pela Congregação ouvido o Conselho de Curso de Graduação;

b) não confirmação de matrícula, no caso de alunos ingressantes; c) não comparecimento aos primeiros vinte dias letivos

consecutivos, sem justificativa aceita pela Congregação, ouvido o Conselho de Curso de Graduação, no caso de alunos ingressantes.

O cancelamento de matrícula rompe todo e qualquer vinculo do aluno com a Faculdade.

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

O aproveitamento escolar será aferido, em cada disciplina, em função da freqüência e do rendimento escolar. A avaliação e feita com base em notas graduadas de 0 a 10. A forma e o critério de avaliação serão estabelecidos por cada disciplina, no seu programa de ensino, que é aprovado pela Congregação, ouvido o Conselho de Curso e o Conselho Departamental.

Será considerado aprovado, com direito aos créditos da disciplina, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5 e tenha freqüência igual ou superior a 70%.

 período de recuperação

O aluno terá direito ao período de recuperação desde que tenha conseguido nota final igual ou superior a 0 e menor que 5, e uma freqüência mínima de 70% (Resolução Unesp 106/2012).

 revisão de provas

O aluno que não conseguir nota igual ou superior a 5 em prova escrita poderá requerer a revisão da mesma. O requerimento será dirigido ao chefe do departamento responsável pelo oferecimento da disciplina.

O pedido de revisão deverá ser apresentado no prazo máximo de 5 dias após a divulgação do resultado da prova.

(10)

 banca especial

A Banca Especial será assegurada ao aluno, reprovado duas vezes consecutivas, pelo mesmo professor, em uma mesma disciplina.

Caberá ao aluno, quando for solicitar a matrícula pela terceira vez na mesma disciplina, requerer ao Diretor da Faculdade a constituição da Banca Especial. A Banca será composta por três professores da Faculdade, podendo dela participar o professor que ministra a disciplina na qual se requereu a Banca Especial. A constituição da Banca será por indicação do Conselho do Departamento, aprovada pela Congregação, ouvido o Conselho de Curso.

Não terá direito à Banca Especial o aluno reprovado por faltas.

O período para solicitação de banca especial consta do Calendário Escolar de cada ano.

FREQUÊNCIA

É obrigatório o comparecimento do aluno a pelo menos 70% das atividades programadas por cada disciplina.

Caso não haja o cumprimento de tal freqüência, o aluno será automaticamente reprovado, independente de sua nota final de aproveitamento.

A responsabilidade pela verificação e registro da freqüência é do professor responsável pela disciplina. O aluno poderá obter informações sobre o número de faltas permitidas em cada disciplina e o registro das faltas que lhe foram atribuídas na Seção Técnica de Graduação.

A reprovação por falta de freqüência impede que o aluno possa usufruir os benefícios do Período de Recuperação e da Banca Especial.

Pela legislação vigente na área do ensino não existe o chamado “abono de faltas”. Há, no entanto, alguns casos em que pode ocorrer o direito de ultrapassar o limite de faltas. São eles:

 atividades ligadas ao Serviço Militar ( Decreto-Lei 715/69 );

 regime de exercícios domiciliares ( Decreto-Lei 1044/69 e Lei Federal 6202/75).

REGIME DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES AOS ALUNOS SUBMETIDOS AO TRATAMENTO EXCEPCIONAL

São considerados merecedores de tratamento excepcional, os alunos em condição de incapacidade física temporária de freqüência às aulas, mas com a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias ao prosseguimento dos estudos, e que se enquadram nos seguintes casos:

 Portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas, desde que se constituam em ocorrência isolada;

 Alunas gestantes, por um período de 120 dias, a partir do 8º mês de gestação.

Para que se caracterize o Regime de Exercícios Domiciliares o período mínimo de afastamento será de quinze dias corridos (Resolução Unesp 79/2005).

(11)

ATIVIDADES ACADÊMICAS REALIZADAS NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS

É facultado ao aluno de graduação, a partir do 2º ano de curso e após ter integralizado, no mínimo, 20% dos créditos do curso, cursar disciplinas de graduação na USP, na Unicamp ou na Unesp (em outra Unidade Universitária), durante o período máximo de um ano (Resoluções UNESP 72/2000 e 41/2001).

BOLSAS, AUXÍLIOS E APOIO AOS ESTUDANTES

A UNESP mantém um Projeto de Bolsas de Apoio Acadêmico e Extensão e Auxílios, destinado aos alunos regulares dos cursos de graduação. O objetivo do Projeto é proporcionar apoio financeiro aos beneficiados para a realização de seus cursos, bem como para o aprimoramento voltado às suas futuras carreiras profissionais. O Projeto compreende 3 modalidades de Bolsas e 2 Auxílios, com as seguintes finalidades:

 bolsas

 Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I – destina-se ao aluno de comprovada carência sócio-econômica;

 Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão II – destina-se a incentivar o aluno que atua em programas, projetos ou atividades de extensão dos Departamentos, aprovados pelas Unidades Universitárias, bem como os desenvolvidos pela Universidade;

 Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão III – destina-se a incentivar o aluno que atua em projetos ou atividades de caráter técnico-acadêmico e de interesse da Universidade, não incluídos nas outras modalidades de Bolsa.

 auxílios

 Auxílio-Estágio – destina-se ao aluno que desenvolve estágio, não remunerado, exigido pelo currículo do curso de graduação;

 Auxílio de Aprimoramento – destina-se ao aluno que apresente trabalho em eventos científicos e que desenvolva atividade de curta duração, consideradas relevantes para a sua formação profissional. A coordenação geral do Projeto é da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, sendo que em cada Unidade Universitária o desenvolvimento do Projeto de Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão é de responsabilidade da CPEU, que divulgará as informações sobre os benefícios do Projeto, condições para solicitação, inscrições, seleção e outras. Por isso fique atento aos murais da Faculdade e procure a Vice-Diretoria (3301-6888) ou a Seção Técnica de Graduação para maiores informações. Programa institucional de bolsas de iniciação científica

É um programa voltado para a iniciação à pesquisa de alunos de graduação universitária. Além de despertar vocação científica, incentiva novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e contribui para reduzir o tempo médio de

(12)

titulação de mestres e doutores. Converse diretamente com os professores responsáveis pelas disciplinas.

Moradia estudantil/bolsa programa de moradia

Tem como objetivo apoiar a vida acadêmica dos alunos de graduação menos favorecidos economicamente, vindos de outras cidades. O programa é coordenado em Araraquara por uma comissão do Câmpus que divulga, anualmente, o número de vagas existentes, o período de inscrições e de seleção, assim como as demais informações importantes.

 restaurante universitário

O Restaurante Universitário está localizado no Câmpus e atende a todos os alunos da UNESP, fornecendo almoço e jantar a preços reduzidos. As refeições são preparadas por uma equipe de cozinheiros e auxiliares, supervisionadas por uma nutricionista.

 assistência médica e odontológica

Através da UNAMOS – Unidade de Atendimento Médico Odontológico Social a comunidade universitária da UNESP (professores, funcionários e alunos) recebe atendimento médico e odontológico primário, isto é, consultas e indicação de medicamentos.

A UNAMOS conta com médicos nas áreas de clínica geral, ginecologia e obstetrícia e pediatria, e, ainda, com cirurgião-dentista, assistente social, enfermeira e auxiliares de enfermagem e de odontologia.

Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos diretamente na UNAMOS, que está localizada na Av. Feijó, 1244 (esquina com a rua 10), (16) 3336-4588.

 programa de previdência social aos estudantes

Este programa não foi criado e nem é mantido pela UNESP, entretanto, você pode dele participar, se não tiver vínculo de emprego com nenhuma empresa. Ele foi instituído pela Lei-Federal 7004/82 de 26-8-82, e é destinado a todos os estudantes.

O programa presta os seguintes serviços: assistência médica e de reabilitação e prevê os seguintes benefícios: auxílio-invalidez, pensão e pecúlio por morte. Informações poderão ser obtidas no Posto de Atendimento da Previdência Social de Araraquara na Av. La Salle, 250, fone (16) 3336-6794. www.previdencia.gov.br

PROGRAMAS, ESTÁGIOS E OUTROS BENEFÍCIOS

 programa de educação tutorial – PET/CAPES. www.mec.gov.br/sesu

O PET, como é conhecido, é um Programa acadêmico direcionado a alunos de graduação, selecionados pelas IES – Instituições de Ensino Superior – em que estão matriculados. Os integrantes do PET, organizados em grupos, recebem uma orientação tutorial que objetiva envolver-lhes num processo de

(13)

formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.

Assim sendo, a melhoria da formação geral na graduação, a formação acadêmica ampla, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupo, de um programa diversificado de atividades acadêmicas constituem os objetivos básicos do Programa.

O processo de seleção bem como o de substituição de estudantes-bolsistas (e também de tutores) do PET é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação de cada Instituição de Ensino Superior mantenedora do Programa, desde que não haja acréscimo no quantitativo de bolsistas e grupos vinculados a cada Instituição pelo Programa. Este procedimento é regido pelo Ofício Circular no 279/2000 do DEPEM/SESu/MEC de 31 de julho de 2000, que teve como objetivo a descentralização da operacionalização do Programa. Os estudantes selecionados pelas respectivas IES para participarem do PET recebem uma bolsa mensal.

 programa de intercâmbio internacional

Este programa tem como objetivos: enriquecer a formação do aluno; estimular uma maior dimensão internacional nos cursos de graduação; aumentar as possibilidades de mobilidade discente e a troca de experiências; criar uma base institucional que facilite o processo de reconhecimento de estudos realizados no exterior.

Este programa é facultado ao aluno de graduação, após ter integralizado, no mínimo, 40% dos créditos do curso (Resolução UNESP 36/2011).

 programa de duplos diplomas de graduação

Este programa destina-se a intercâmbios de graduação que contemplam a possibilidade de atribuição de diploma de graduação pela instituição estrangeira e pela Unesp, previstos no Acordo de Cooperação entre a Unesp e a instituição estrangeira envolvida a partir da análise e compatibilização prévia das estruturas dos cursos envolvidos (Resolução Unesp 37/2011).  atividades de treinamento técnico e de iniciação científica

Tendo como finalidade despertar e incentivar vocações do aluno de graduação para atividades de pesquisa, as Unidades Universitárias do Câmpus, oferecem a possibilidade de realização de atividades de treinamento técnico e de iniciação científica, por intermédio de seus Departamentos. Para realização dessas atividades os alunos devem procurar diretamente os professores das diferentes disciplinas nos Departamentos de Ensino (Portaria D.FCF/CAr. 13/2012).

CENTRO ACADÊMICO

Na estrutura da Universidade os Centros Acadêmicos, como órgão de representação estudantil, têm o importante papel de indicação de estudantes que representam seus pares junto aos diferentes órgãos colegiados da Unesp.

(14)

Ele é responsável pelo trabalho de integração estudante-faculdade-comunidade. Tem representação em todos os órgãos colegiados da Unidade: Congregação, Conselho de Curso, Conselhos de Departamento, e em diferentes Comissões.

Portanto, procure saber quem são seus representantes discentes (RD) e sirva-se deles para encaminhar suas reivindicações, sugestões e críticas, ou ainda para acompanhar as discussões de assuntos que lhe dizem respeito.

(15)

Forma de integralização curricular do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Período Integral

Etapas Curriculares Créditos Carga horária

1. - Disciplinas Obrigatórias 245 3.675

a) Núcleo de formação básica 76 1.140

b) Núcleo de formação profissionalizante 83 1.245

c) Núcleo de formação específica 86 1.290

2.- Atividades Acadêmicas Complementares 7 105

3.-Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 5 75

4.- Estágio Curricular Supervisionado 25 375

Total do Curso 282 4.230

Prazo para integralização curricular  mínimo... 5 anos  máximo... 8 anos Limite máximo de carga horária

 semanal... 40 horas  diária ... 8 horas

(16)

ESTRUTURA CURRICULAR

1º ANO

1º semestre Créditos Distribuição de Créditos Horária Carga

Cálculo Diferencial e Integral I 4 4T 60

Física I 4 4T 60

Fundamentos de Engenharia de Bioprocessos e

Biotecnologia 2 2T 30

Laboratório de Física I 2 2P 30

Laboratório de Química Geral 2 2P 30

Metodologia do Texto Científico 2 2T 30

Microbiologia Geral 6 2T 4P 90

Química Geral 4 4T 60

Trabalho Interdisciplinar Orientado I 2 2T 30

TOTAL 28 -- 420

2º semestre Créditos Distribuição de Créditos Horária Carga

Álgebra Linear 4 4T 60

Bioética 2 2T 30

Biologia Celular 2 2T 30

Biossegurança 2 1T 1TP 30

Cálculo Diferencial e Integral II 4 4T 60

Ciência Ambiental 2 2T 30

Física II 4 4T 60

Laboratório de Física II 2 2P 30

Química Orgânica 4 2T 2P 60

Trabalho Interdisciplinar Orientado II 2 2T 30

(17)

2º ANO

3º semestre Créditos Distribuição de Créditos Horária Carga

Biocatálise e Biotransformação 2 2T 30

Bioquímica de Macromoléculas 4 2T 2P 60

Cálculo Diferencial e Integral III 4 4T 60

Cálculo Numérico 4 2T 2P 60

Física III 4 4T 60

Físico-Química 3 3T 45

Fundamentos de Química Analítica Aplicada à

Biotecnologia 4 2T 2P 60

Geometria Analítica 4 4T 60

Trabalho Interdisciplinar Orientado III 2 2T 30

TOTAL 31 -- 465

4º semestre Créditos Distribuição de Créditos Horária Carga

Bioenergética e Metabolismo 4 3T 1O 60

Bioquímica de Microrganismos 5 2T 3P 75

Cálculo Diferencial e Integral IV 4 4T 60

Desenho Técnico 4 4T 60

Economia da Engenharia 2 2T 30

Genética Básica e de Microrganismos 3 3T 45

Introdução à Ciência da Computação 4 2T 2P 60

Termodinâmica Aplicada à Biotecnologia 4 4T 60

Trabalho Interdisciplinar Orientado IV 2 2T 30

(18)

3º ANO

5º semestre Créditos Distribuição de Créditos Horária Carga

Administração e Gestão de Empresas de Engenharia 2 2T 30

Biologia Molecular 5 2T 3P 75

Bioquímica Experimental 2 1T 1P 30

Cultura de Células e Tecidos Animais 4 2T 2P 60

Engenharia de Biosseparações I 2 2T 30

Fenômenos de Transporte em Biotecnologia 4 4T 60

Imunologia Aplicada à Biotecnologia 2 2T 30

Matemática Aplicada a Biotecnologia 4 4T 60

Metodologia Científica e Tecnológica 2 2T 30

Planejamento de Projetos Biotecnológicos 2 2T 30

Trabalho Interdisciplinar Orientado V 2 2T 30

TOTAL 31 -- 465

6º semestre Créditos Distribuição

de Créditos

Carga Horária

Bioinformática 2 2P 30

Biotecnologia Aplicada a Alimentos, Bebidas e Bioaditivos 5 2T 3P 75

Biotecnologia Diagnóstica 6 2T 4P 90

Engenharia Enzimática 5 2T 3P 75

Processos Fermentativos Industriais: Fundamentos e

Aplicações 6 2T 4P 90

Produção e Separação de Biofármacos 5 2T 3P 75

Trabalho Interdisciplinar Orientado VI 2 2T 30

(19)

4º ANO 7º semestre Créditos Distribuição de Créditos Carga Horária Bioquímica de Alimentos 4 2T 2P 60 Engenharia de Biomateriais 3 1T 2P 45 Engenharia de Biosseparações II 3 3T 45 Estatística e Probabilidade 4 2T 2P 60 Ética e Cidadania 2 2T 30 Fundamentos de Toxicologia 2 2T 30

Projeto de Indústria de Biotecnologia I 2 2T 30

Tecnologia de Produção de Biocombustíveis 5 2T 3P 75

TOTAL 25 -- 375 8º semestre Créditos Distribuição de Créditos Carga Horária

Biorreatores: Projeto e Modelagem 4 2T 2P 60

Biotecnologia Ambiental 4 4T 60

Cultura de Células e Tecidos Vegetais 4 2T 2P 60

Instrumentação e Controle em Bioprocessos 3 3T 45

Nanotecnologia de Materiais 4 2T 2P 60

Sociologia 2 2T 30

(20)

5º ANO 9º semestre Créditos Distribuição de Créditos Carga Horária Biotecnologia de Fármacos 2 2TP 30

Biotecnologia para Produção de Vacinas e Soros 4 2T 2P 60

Controle de Qualidade na Indústria de Biotecnologia 2 2T 30

Empreendedorismo na Indústria de Biotecnologia 2 2T 30

Ensaios Biológicos para Regulamentação de Produtos

Biotecnológicos 2 2T 30

Projeto na Indústria de Biotecnologia II 4 2T 2P 60

Regulamentação de Produtos Biotecnológicos e Patentes 2 2T 30

TOTAL 18 -- 270

Créditos Carga Horária

Atividades Acadêmicas Complementares(1) 07 105

Estágio Curricular Supervisionado(2) 25 375

Trabalho de Conclusão de Curso (3) 5 75

Total 37 555

(1) Faz parte integrante da Estrutura Curricular do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, poderão

ser realizadas no transcorrer do curso e deverão contemplar as seguintes dimensões: Ensino, Pesquisa e Extensão.

(2) A partir do 3º semestre os alunos deverão cumprir obrigatoriamente, nas áreas de formação, 25 créditos de

Estágio Supervisionado, de acordo com o Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado.

(3) A partir do 5º semestre os alunos deverão cumprir obrigatoriamente os 5 créditos do Trabalho de Conclusão

(21)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I pag. 56

Resolução Unesp-158, de 5-12-2012

Estabelece a estrutura curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia junto à Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Câmpus de Araraquara

Estabelece a estrutura curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia junto à Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Câmpus de Araraquara O Vice-Reitor, no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, de acordo com o inciso IX, do artigo 24, do Regimento Geral, nos termos dos Despachos nos. 304 e 439/2012 – CCG/ SG, e tendo em vista o deliberado pela CCG, em sessões de 09/08/2012 e 08/11/2012, respectivamente, com fundamento no artigo 24A, inciso II, alínea b do Estatuto, nos termos do despacho no. 310/2012- CEPE/ SG, em sessão de 04/09/2012, com fundamento no artigo 24, inciso VIII do Estatuto; nos termos do despacho 6/2012 – Conselho Universitário/SG, em sessão de 08/03/2012, com fundamento no artigo 18, inciso XVII do Estatuto, baixa a seguinte Resolução:

Art. 1º - O currículo pleno do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Campus de Araraquara é integrado por Disciplinas Obrigatórias, Atividades Acadêmicas Complementares, Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso.

Art. 2º - O número mínimo de créditos a ser integralizado no Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia será de 282 (4.230 horas).

Art. 3º - O aluno deverá cumprir, conforme o especificado no anexo à resolução: I - 245 créditos (3.675 horas) em disciplinas obrigatórias;

II - 7 créditos (105 horas) em Atividades Acadêmicas Complementares;

III - 25 créditos (375 horas) destinados ao Estágio Curricular Supervisionado, de caráter obrigatório;

IV -5 créditos (75 horas), destinados ao Trabalho de Conclusão de Curso, de caráter obrigatório.

Art. 4º - A matrícula será feita por disciplinas ou conjunto de disciplinas, respeitado o sistema de pré-requisitos estabelecido para o curso.

Art. 5º - O prazo de integralização do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia será de no mínimo 5 anos e, no máximo, 8 anos.

Art. 6º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação. Proc. nº 297-04-03-2012

(22)
(23)

Referências

Documentos relacionados

DISCUSSÃO Os valores de SM relativamente elevados, os conteúdos modais de opacos > 0,l %, a presença constante de magnetita em todas as fácies, bem como as razões Fe2O3/FeO

http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/Resumo/ResumoVisualizar?nrSolicitacao=MR030798/2017 3/7 CONTRATO DE TRABALHO – ADMISSÃO, DEMISSÃO, MODALIDADES  DESLIGAMENTO/DEMISSÃO 

Após a escolha de São Lourenço da Mata como cidade sede do mundial da Copa do Mundo 2014 criou-se no imaginário populacional da região e regiões vizinhas um espirito de

Não cremos, porém, que neste livro, mais do que noutros, haja, para usar as palavras de Mendes de Sousa, "um intertexto fundamental: a poesia grega"5, embora o mesmo

g) Regulation of network activities. Incentives regulation and allocation of investment costs. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da

O GPON (Gigabit Passive Optical Network) é uma solução para acesso ótico, oferecendo alta velocidade e ótimo custo benefício para aplicações banda larga e serviços Triple Play

Diante dos números apresentados e de acordo com os próprios profissionais de saúde, são vários os fatores que contribuem para a não adesão a vacina HPV quadrivalente

Atividades de Modelagem Matemática colocam os alunos em contato com práticas que, de forma geral, não lhes parecem corriqueiras na sala de aula, como é o caso do