• Nenhum resultado encontrado

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO TRADICIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO TRADICIONAL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

FOCUS

ESCOLA DE FOTOGRAFIA

FOTOGRAFIA DE CASAMENTO TRADICIONAL

KAREN LYNNE DEJEAN

Relatório apresentado

como parte das exigências para conclusão do Módulo 6 do curso de Fotografia.

(2)

O casamento simboliza a união do amor entre o homem e a mulher assim como a união entre Cristo com sua igreja, de Deus com seu povo e da alma com seu Deus no cristianismo. Em quase todas as religiões, o casamento é considerada uma cerimônia sagrada.

Tendo origem na Antiga Roma, as mulheres já se vestiam especialmente para a ocasião enfeitadas com flores brancas simbolizando a felicidade e vida longa, além de se perfumarem com ervas aromáticas. O principal propósito do casamento na civilização Romana era instituir a união de direito, a monogamia e a liberdade do casamento espontâneo diante de juízes, testemunhas, sendo garantido por lei e de forma a transmitir os bens patrimoniais.

Na Idade Média, as mulheres não podiam mais escolher seus noivos, algo que passou a ser questão de família, sendo escolhido por ela desde a infância, reunindo igreja, noivos, pais e convidados como símbolo da união. A noiva vestida de branco ganha a simbologia da noiva virgem que garantia a legitimidade dos futuros filhos herdeiros.

A fotografia de casamento clássica ou tradicional tem como prioridades a qualidade, que se encontra no foco, na profundidade de campo, na iluminação, na fotometria, no enquadramento e na composição realizados com perfeição. A fotografia da cerimônia religiosa visa registrar os momentos essenciais do evento, considerando também o que os noivos determinam como importante, além do que não foi determinado.

(3)

O making of de preparação da noiva e do noivo não era muito considerado na fotografia tradicional. Neste contexto, o que deve ser fotografado figura na lista abaixo, porém com a possibilidade de adaptações pela diferença de culto e de local:

 Plano Geral do altar e igreja antes da cerimônia;  Entrada dos padrinhos;

 Padrinhos e pais no altar;  Entrada do noivo com a mãe;

 Chegada da noiva e saindo do carro;  Entrada da noiva com o pai;

 Noivo recebendo a noiva;  Noivos no altar em pé;  Noivos no altar ajoelhados;  A benção;

 As alianças em close;  Troca de alianças;  O beijo;

(4)

 A saída;

 Chuva de arroz;

 E no civil com o noivo e a noiva assinando.

Quando a festa é realizada em formato de recepção permite-se uma direção mais livre das pessoas do que durante a cerimônia religiosa (que exige algo mais padronizado). Exemplo dessa direção está na orientação dada a noiva ao posar para uma foto.

Recomenda-se aproveitar que os convidados ainda não chegaram ao local da festa para tirar algumas fotos da decoração, do bolo, da mesa dos noivos e dos convidados de maneira a oferecer várias opções para a composição do álbum.

Hoje são comuns fotos de pessoas mais próximas assim como parentes como pais, avós tios e primos, serem produzidas individualmente e a de outros convidados em grupo, abrindo a possibilidade de se fazer a direção no momento da foto.

O momento do brinde é importante e a captura deve ser rápida, de maneira a não afetar o humor dos noivos. Outra cena importante e única durante a festa é o arremesso do buquê, que também é considerado pelos fotógrafos como o término

(5)

do trabalho, pois as pessoas começam a se desmontar de seus trajes e posturas, não rendendo boas fotos. São fotos que não podem faltar na fotografia de casamento tradicional:

 Retrato da noiva sozinha (valorizar o vestido);  Retrato do noivo com os pais;

 Retrato da noiva com os pais;  Retrato dos noivos com os pais;  Retrato com os avós;

 Retrato com irmãos;  Retrato com padrinhos. No salão:

 Decoração (arranjos de flores, mesas e do local);  Bolo;

 Convidados (família e amigos mais íntimos);  Cortando o bolo;

 O beijo;  O brinde;

 A primeira dança;

 A noiva segurando o buquê;  Jogando o buquê.

Dependendo da festa:  O corte da gravata;  Cinta liga;

(6)

O equipamento utilizado pelo fotografo marca um estilo de fotografar. A escolha da câmera, o conjunto de lentes de acordo com as situações assim como o flash, juntamente com os flashes auxiliares que podem ser combinadas para preenchimento, o ato de iluminar o cabelo ou as pessoas que estão por atrás, ou ainda a parede de maneira a eliminar as sombras são todos aspectos importantes. São esquemas de iluminação:

(7)

Silhueta romântica: com duas luzes, uma para cada noivo em contra luz e o flash do fotógrafo somente para disparar os outros dois. Para esse caso existe o cuidado de esconder os dois assistentes na hora de tirar a foto.

Fotos com os pais: um dos flashes será direcionado para a parede para suavizar as sombras e, no caso do teto e paredes serem claras, utiliza-se a técnica de rebater o flash no teto para suavizar a imagem.

Noivos no altar: um dos assistentes será a luz de cabelo posicionado a mais ou menos o dobro de distância da luz principal.

Hora do bolo: uma das luzes fica atrás do bolo para mostrar os detalhes decorativos, enquanto que a luz do flash do fotógrafo iluminará os noivos e as sombras.

Na festa: para as fotos de grupo, a luz principal do assistente fica próxima do fotógrafo enquanto que o segundo assistente tenta iluminar as pessoas do fundo.

(8)

O profissional tem que ser capaz de criar efeitos utilizando atualmente diferentes tipos de iluminação, composição e tendo o completo domínio de sua câmera. As fotos de casamento não devem se restringir somente ao ambiente da igreja, vale aproveitar os arredores da igreja, de ruas movimentadas a cenários campestres.

Um álbum de casamento deve contar uma história com começo, meio e fim, resumindo os principais momentos que terão significados para as pessoas que participantes, futuros descendentes e familiares.

Fotografias espontâneas, também conhecidas como fotojornalismo devem fazer parte do álbum de fotografia tradicional, mas não em demasia. É importante estabelecer um equilíbrio com fotos posadas compostas por pais, padrinhos e avós, que não levarão mais que 20 minutos, e que serão parte da história da vida dos noivos por estarem cercadas pessoas queridas. O bom profissional de casamentos deve dominar ambas as técnicas e capas de criar belas imagens querem sejam posadas ou espontâneas.

Fotos em cores são perfeitas para registrar cores da decoração da cerimônia e da festa, os vestidos das daminhas, o seu buquê e vários detalhes escolhidos para o dia do casamento. Já as fotos preto e branco podem ser incluídas para que o motivo principal se destaque e seja mais fácil sua assimilação. Assim momentos de emoção se tornam atraentes.

(9)

Alguns aspectos a considerar são os seguintes:

 Luz ambiente – Explore ao máximo a luz ambiente. As igrejas e os locais onde são feitas as festas normalmente oferecem ambientes com uma bela luz natural. A luz da janela é das mais comuns e pode produzir resultados surpreendentes. Com a chegada das câmeras digitais e a melhora na qualidade das fotos captadas em alta sensibilidade, tornou-se possível usar e abusar da luz ambiente. Aproveite esse recurso para experimentar, sem

(10)

deixar de fazer o tradicional. Recomenda-se o uso de objetivas fixas, que são mais leves, têm melhor qualidade ótica e normalmente oferecem grandes aberturas de diafragma, o que é bom para resolver situações de pouca luz sem precisar recorrer ao flash.

 Busque um estilo próprio – A fotografia de casamento está cheia de clichês e formulas prontas. É importante desenvolver um estilo próprio, uma linguagem pessoal, buscando referencias na história da fotografia. É preciso criar uma relação afetiva com a fotografia e com as pessoas fotografadas, senão o resultado sairá sem emoção e não será possível transmitir todo sentimento envolvido em um casamento.

 Evite flash direto – Caso esteja usando somente o flash da sapata da câmera, evite ao máximo direciona-lo diretamente para o assunto. Rebata o flash no teto, quando este tiver até três metros de altura. Quando não for possível rebater no teto, use um acessório rebatedor ou um pequeno hazy acoplado no refletor do flash. O uso do flash direto é indicado apenas para ambientes muito escuros ou para iluminar um assunto distante, como na hora da entrada da noiva na igreja.

 Tecnologia digital – Aproveite todas as vantagens trazidas pela tecnologia digital, que já atingiu o mesmo patamar de qualidade do processo químico. Além da economia com filmes e revelação, que permite experimentar sem gastos, um dos principais recursos é a possibilidade de conferir no próprio monitor da câmera o resultado final, garantindo a nitidez e a exposição corretas logo após o clique. A tecnologia alivia os fotógrafos do “frio na barriga” causado pela expectativa que os filmes voltem bem revelados do laboratório. Por outro lado, a responsabilidade por um bom resultado final agora fica toda nas costas do fotógrafo, que precisa estar sempre atualizado com relação aos avanços da tecnologia para não perder espaço.

(11)

 Retoque no computador – Os programas de edição de imagens oferecem recursos avançados e muito fáceis de usar, que substituem com vantagem a forma de retocar usando um lápis direto no negativo, como os fotógrafos de antigamente faziam. É essencial que o fotografo ou um assistente de sua confiança faça cursos constantemente e domine as ferramentas para realizar a “maquiagem digital” de maneira rápida e eficiente. As tomadas em close são as que mais demandam retoque, para eliminar suavemente pequenas imperfeições na pele.

 Invista no assistente – Contar com um assistente que entenda e goste de fotografia é muito importante para agilizar o processo de trabalho e garantir que tudo será feito com segurança. Em seu fluxo de trabalho digital, É responsabilidade do assistente preparar todo o equipamento antes do evento e descarregar as imagens em um notebook ainda durante a cobertura, para garantir uma cópia de segurança, além, é claro, da ajuda na iluminação. Para que o trabalho do assistente ganhe em qualidade, é preciso treinamento e evolução constantes.

 A importância da direção – Um dos grandes diferenciais do trabalho está em conseguir espontaneidade dos casais nas sessões de retratos. Um jeito alegre e extrovertido de dirigir pode resultar em poses inovadoras e expressões faciais de impacto visual.

 Trate cada casamento como um acontecimento especial e dê o melhor de si para conseguir realizar um bom trabalho e tirar o máximo de emoção das pessoas. Lembre-se o cliente é a figura mais importante de todo o processo. Se você superar as expectativas, causará uma boa impressão e será indicado muitas vezes. O sucesso de um fotógrafo de casamento está diretamente ligado à rede de relacionamentos que ele vai criando durante a carreira.

 Produtos variados – Quanto maior variedades de produtos que você oferecer, maior a possibilidade de fechar orçamentos sob medida para as necessidades de cada cliente. Alguns fotógrafos estruturaram seus estúdios tendo como modelo uma agencia de publicidade, que atende variados tipos de demanda. Eles oferecem produtos em diversos formatos, que vão desde álbuns e pôsteres até DVDs. Também criaram uma rede de parceiros para atender aos desejos de seus clientes com rapidez e eficiência.

(12)

 Flashes combinados – Para conseguir uma boa iluminação em retratos posados, Os melhores fotógrafos usam dois flashes combinados, um na sapata da câmera para luz de preenchimento frontal e outro com maior potência na lateral, em ângulo de 45 graus, direcionado por um assistente. Com isso, consegue imprimir volume e plasticidade ao resultado final. Como o flash externo, alguns elegeram o modelo 45CL4 da Metz pela luz potente e bonita que proporciona.

 Publicidade e celebridades – Todo e qualquer cliente, sobretudo as noivas, gostaria de ter uma foto sua como aquela que saiu na revista de celebridades ou no anuncio publicitário. Tome como referência editoriais de moda e retratos publicados em revistas conceituadas. Uma das principais influências para o trabalho com fotografia social vem da publicidade.

 Posições e distâncias – O segredo para trabalhar com vários flashes na cobertura de um casamento é saber posicioná-los e determinar a relação entre potência da luz principal e das auxiliares. Para tanto, é essencial fazer um treinamento com os assistentes para combinar posições e estabelecer códigos para dirigi-los a distância de maneira discreta e precisa.

 Combinando flashes – Na maioria dos casos, o diafragma da câmera deve estar ajustado para flash que está com o fotografo. O flash auxiliar é mantido com um ponto de luz mais forte. Caso o flash auxiliar seja usado para iluminar o fundo branco, deverá ser ajustado para dois pontos mais forte que o flash principal usado pelo fotógrafo. Uma dica interessante para a foto do brinde é usar um flash frontal para cima para acentuar a transparência do liquido de criar uma espécie de aura no casal.

 Flash manual – Ao usar um flash manual para cobertura de casamentos, deve-se prestar atenção à distância do assistente para equilibrar as luzes. Se o fotografo estiver a dois metros dos noivos e o assistente a um metro, a luz deste estará um ponto de luz mais forte. Cada metro de distância corresponde aproximadamente a um ponto de luz. A relação de dois para um confere um ótimo contraste na foto final.

 Radioflash ou fotocélula – Conheça as vantagens e desvantagens da fotocélula e do radioflash antes de escolher qual sistema de acionamento do flash auxiliar você vai utilizar. A fotocélula é acionada por luz infravermelha e

(13)

tem um bom custo-benefício, mas costuma falhar as grandes distâncias, quando não apontada apropriadamente para o flash principal ou quando outras fontes de luz potentes estão presentes no ambiente. O radioflash é mais caro, porém oferece maior precisão, pois o sistema de acionamento a distância se dá por ondas eletromagnéticas, imunes a obstáculos e a outras fontes de luz. Uma desvantagem do sistema é que demanda um receptor para cada flash auxiliar.

Referências

Documentos relacionados

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

O pressuposto teórico à desconstrução da paisagem, no caso da cidade de Altinópolis, define que os exemplares para essa análise, quer sejam eles materiais e/ou imateriais,

Invólucro campanulado, 8-10 mm alt., 13-15 mm diâm., trisseriado, brácteas involucrais dimorfas, as da série externa foliáceas, expandidas, de maior tamanho que as internas, às

pronunciado como em filho/G pronunciado como em gude/GB não existe similar em português/H pronunciado como em ilha/J pronunciado como em Djalma/K pronunciado como em

Em termos da definição da rota do processo e do tamanho da reserva, a lixiviação em tanques é de maior potencial de aplicação à amostra estudada. Isso ocorre porque a

Se for bem sucedido você recupera pontos de vida iguais a quantidade de pontos neste poder (mais bônus se tiver).. Campo de Força : Faça um