• Nenhum resultado encontrado

ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CAROLINA ZART

ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS DE PREVENÇÃO

CONTRA INCÊNDIO

LAGES (SC) 2018

(2)

2 CAROLINA ZART

ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS DE PREVENÇÃO

CONTRA INCÊNDIO

Relatório de Estágio submetido à Universidade do Planalto Catarinense como requisito para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.

Orientação: Prof(º) Eng. Diogo Felipe Steinheuser.

LAGES (SC) 2018

(3)

3

CAROLINA ZART

ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS NA EMPRESA RCL PROJETOS LTDA

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao curso de graduação em Engenharia Civil, da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil.

BANCA EXAMINADORA:

Orientador:

________________________________________________________ Prof. Eng. Diogo Felipe Steinheuser Universidade do Planalto Catarinense

Supervisor de Estágio:

________________________________________________________ Carlos Eduardo de Liz, MSc Universidade do Planalto Catarinense

LAGES (SC) 2018

(4)

4

RESUMO

No período de 01 de agosto de 2018 a 19 de setembro de 2018 foi realizado o estágio obrigatório supervisionado, a oportunidade foi concedida pelo escritório de engenharia RCL Projetos Ltda. Dentre as atividades realizadas no presente estágio, destacam-se a elaboração, desenvolvimento e detalhamento de projetos de prevenção contra incêndio de uma edificação industrial. Neste contexto, diante das instruções normativas vigentes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foi desenvolvido o projeto em 2D e 3D, dimensionamentos de sistemas hidráulicos e elétricos, memoriais descritivos e todas as especificações necessárias para a sua análise no CBMSC e posterior execução dos sistemas de prevenção contra incêndio, que são partes importantes para o primeiro combate ao fogo.

(5)

5

ABSTRACT

In the period from August 1, 2018 to September 19, 2018, the mandatory supervised internship was held, the opportunity was granted by the engineering office RCL Projetos Ltda. Among the activities carried out in this stage, the most important are the elaboration, development and detailing of fire prevention projects of an industrial building. In this context, in view of the current normative instructions of the Santa Catarina Military Fire Brigade, the 2D and 3D design, hydraulic and electrical system design, descriptive memorials and all the necessary specifications for its analysis in the CBMSC and subsequent execution of the fire prevention systems, which are important parts for the first firefighting.

(6)

6

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1: Situação e Locação ... 17

Figura 2: Tabela Art. 30 ... 17

Figura 3: Tabela Art. 129 ... 17

Figura 4: Planta Baixa com Lançamento dos Sistemas Vitais ... 21

Figura 5: Detalhamento Abrigo de Gás ... 22

Figura 6: Cálculo de Saídas de Emergência... 22

Figura 7: Detalhamento de Tanque de Reabastecimento de Combustíveis 2D ... 23

Figura 8: Plano de Emergência ... 24

Figura 9: Perspectiva 3D do Tanque de Abastecimento de Combusível ... 25

Figura 10: Planta Baixa com o Sistema Hidráulico Preventivo Lançado ... 26

Figura 11: Detalhamento 3D da casa de Bombas ... 27

Figura 12: Detalhamento Caixa de Hidrante em 3D ... 27

Figura 13: Planta Baixa com Sistema de Alarme e Detecção de Incêndio Lançado ... 28

Figura 14: Detalhamento da Instalação do Acionador Manual e Sinalizador Audiovisual em 3D ... 29

(7)

7

LISTA DE ABREVIAÇÕES

ART Anotação de Responsabilidade Técnica Art Artigo

CBMSC Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina CREA Concelho Regional de Engenharia e Agronomia DAT Departamento de Atividade Técnica

GLP Gás Liquefeito de Petróleo GN Gás Natural

IN Instrução Normativa NBR Norma Brasileira

(8)

8

SUMÁRIO

1. DEFINIÇÃODOPROBLEMA ... 9

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE ... 9

1.2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA ... 9 1.2.1. Projetos de engenharia ... 9 1.3 OBJETIVOS ... 10 1.3.1. Objetivo Geral ... 10 1.3.2. Objetivos específicos ... 10 1.4 JUSTIFICATIVA ... 10 1.4.1 Oportunidade do projeto ... 11 1.4.2 Importância do projeto... 11 2. REVISÃO DA LITERATURA ... 12 2.1 ENGENHARIA DE PROJETOS ... 12 2.2 PROJETO ELÉTRICO ... 13

2.3 PROJETO PREVENTIVO DE INCÊNDIO ... 13

3. METODOLOGIA ... 15

3.1 DEFINIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO ... 15

3.2 COLETA DE DADOS ... 15

3.3 PLANO DE ANÁLISE DE DADOS ... 15

4. DESENVOLVIMENTO ... 17

4.1 CASO ... Erro! Indicador não definido. 4.2 SISTEMASVITAIS ... 21

4.3 SISTEMAHIDRÁULICOPREVENTIVO ... 26

4.4 SISTEMADEALARMEEDETECÇÃODEINCÊNDIO ... 28

4.5 SISTEMADEPROTEÇÃOCONTRADESCARGASATMOSFÉRICAS ... 30

5. CONCLUSÃO ... 33

(9)

9

1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O estágio curricular supervisionado obrigatório será desenvolvido junto ao escritório da RCL Projetos Ltda com a finalidade de auxiliar na produção de diversos projetos que serão executados pela empresa.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE

Fundada em 19 de Abril de 2000 com o nome RCL INSTALAÇÕES ELETRO-ELETRÔNICAS LTDA, visava originalmente a Manutenção e Instalação de máquinas, aparelhos e equipamentos Eletrônicos dedicados a Automação Industrial e Controle do Processo Produtivo, atuando em várias Empresas, com manutenção e desenvolvimento de projetos específicos à painéis de acionamentos elétricos.

Com o decorrer do tempo novas atribuições foram incrementadas as funções básicas da Empresa e foi uma questão de tempo para que as funções originais fossem substituídas pelas atribuições atuais. Conta atualmente com uma equipe especializada em Projetos Elétricos (juntamente com os complementares) Projetos Preventivos do Corpo de Bombeiros, Projetos Hidráulicos, Projetos Sanitários e Especiais, aqueles projetos que não tem produção usual pela empresa, como detalhamentos de suportação, projetos para vigilância sanitária, entre outros.

1.2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

1.2.1. Projetos de engenharia

O escritório da RCL Projetos vem ganhando mercado e mostrando sua competência e profissionalismo, principalmente por seus projetos mais importantes, o Projeto de Prevenção Contra Incêndio e os Projetos Elétricos.

(10)

10

Atualmente o mercado é bastante exigente quando se fala em projeto, mas na região de atuação da empresa, o que mais tem importância é o valor econômico do mesmo, segundo um dos sócios da empresa, Célio Batista, o que é bastante preocupante devido à desvalorização dos projetos que são os primeiros passos para uma obra eficiente e segura.

Em consonância com as exigências externas e internas, viu-se a necessidade de utilizar plataformas 3D para facilitar a execução tanto quanto evitar erros ou pontos somente resolvidos em obra, feitos a partir de normas especificas estritamente seguidas.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1. Objetivo Geral

Realizar o estágio curricular supervisionado obrigatório participando da elaboração dos projetos preventivo de combate ao incêndio e projeto elétrico interno, colaborando na qualidade e produção do escritório e agregando conhecimento.

1.3.2. Objetivos específicos

a) Compatibilizar projetos e encontrar meios para melhoria de qualidade do produto.

b) Descrever os problemas encontrados no sistema de projetos utilizado pela empresa.

c) Auxiliar na elaboração de projetos seguindo as bibliografias e as normas técnicas vigentes.

1.4 JUSTIFICATIVA

Na engenharia, a produção de projetos envolve um enorme número de tecnologias, tanto no processo de produção dos projetos, quanto no uso dos materiais.

Um ponto importante é o uso de profissionais para cada tipo de projeto, assim o projeto ganha qualidade e a cooperação entre profissionais traz a compatibilização dos projetos.

(11)

11 1.4.1 Oportunidade do projeto

A produção de projetos oportuniza o uso da teoria ministrada na graduação, envolvendo e fixando a teoria à prática, para melhoria da qualidade técnica e na carreira profissional.

1.4.2 Importância do projeto

A viabilidade do projeto segue o plano de necessidades segundo a IN 001 DAT/CBMSC, para projetos de prevenção contra incêndio, e a NBR 5410, para projetos elétricos em baixa tensão, tendo em vista sua ocupação e uso, determinar possíveis conflitos de execução no projeto e as necessidades do cliente, garantindo assim um projeto bem elaborado, seguro e econômico.

(12)

12

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 ENGENHARIA DE PROJETOS

Ao longo da história a engenharia tem papel fundamental no desenvolvimento humano, onde ela é responsável pelas construções de edificações, pontes, estradas, entre outros. Em toda sua existência vem progredindo conforme as evoluções tecnológicas, sendo que hoje a evolução produz projetos que enfocam no desenvolvimento sustentável.

Com a evolução da tecnologia e o avanço das cidades, a engenharia precisou se modificar e com ela surgiu o seguimento da engenharia de projetos. Segundo Um Guia Do Conhecimento Em Gerenciamento De Projetos (Guia PBMBOK) – Quinta Edição (2013) a engenharia de projetos trabalha com o gerenciamento do mesmo, com ela pretende-se programar a preparação, data de início e fim e ordem de prioridade, pré-dimensiona e pensa também nos recursos dispendidos para sua execução, é responsável por gerir o desempenho do produto final, gerencia a equipe do projeto e seus recursos, além de promover treinamento aliando as necessidades dos clientes e dos funcionários.

Alguns componentes são necessários dentro da estrutura do projeto, sendo que após a realização do escopo do projeto iniciam-se os estudos preliminares, após seguem os estudos de concepção, seguindo para o projeto básico geral e o projeto de execução que necessariamente deve alinhar todos os projetos compatibilizados.

Deste modo, para Novaes (2001) entende que há um ganho considerável de produção e qualidade nos projetos que envolvem vários profissionais, sendo que cada profissional deve trabalhar na sua área específica, o que exige uma completa compatibilização do mesmo.

(13)

13

2.2 PROJETO ELÉTRICO

Segundo Lara (2012) projetar a instalação elétrica numa edificação consiste em: Determinar as quantidades necessárias de lâmpadas e tomadas e suas localizações. Criar e dimensionar os circuitos elétricos com suas respectivas fiações, lâmpadas e tomadas. Definir o tipo e a localização dos dispositivos de proteção (disjuntores), e comando (interruptores), bem como os demais acessórios (quadro de distribuição e medição de energia).

Projetos elétricos devem ser executados por profissionais, como Engenheiro Civil, Eletricista e Técnicos, exigência a qual é determinada pelo CREA, que também exige também a emissão de uma ART, respeitando a lei 5.194/1966.

2.3PROJETOS PREVENTIVO DE INCÊNDIO

A engenharia de prevenção de incêndios evoluiu durante o período histórico, sendo que esta evolução foi expandida com o advento das tecnologias da computação. A prevenção de incêndio é uma medida preventiva, que como o próprio nome traduz é algo para ser usado apenas em sinistros.

Partindo desse pressuposto entende-se que a maioria da população não trata esse projeto como algo de suma importância e que em muitos casos pode ser negligenciado. Os dispositivos de prevenção de incêndio precisam ser sazonalmente inspecionados e testados, afim de que no momento do sinistro auxiliar de forma positiva na saída da população do recinto e no combate/diminuição do incêndio. Sabe-se hoje que as normas que regem, fiscalizam e normatizam as normas para projetos de incêndio são produzidas pelo Corpo de Bombeiros de cada estado, sendo que essas instruções normativas são exigidas a fim de garantir a qualidade e a padronização mínima das edificações.

Segundo o CBMSC na IN 001:2015 um projeto preventivo contra incêndio e pânico (PPCI) é um conjunto de plantas e documentos que contemplam os sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico a serem implementados em imóvel.

O corpo de bombeiros possui o poder de emitir alvarás de funcionamento, que são necessários para a operação dos empreendimentos. Caso não sejam acatadas as

(14)

14

normatizações, a edificação e seus responsáveis ficam passíveis de multas e de bloqueio ao bem. O primeiro passo para se projetar os sistemas preventivos que ela irá possuir diante da carga de incêndio dessa edificação, onde devem ser quantificados através de conferência in loco ou através de uma declaração emitida pelo proprietário do mesmo. Para os sistemas de utilização da edificação, devem ser seguidos as instruções normativas do estado, como nesse caso, as instruções normativas do estado de Santa Catarina.

Segundo Bretano (2011), os sistemas preventivos devem garantir condições para que a população de saia rapidamente e com segurança da edificação, bem como os bombeiros poça metrar para fazer o combate, dar caminhamento adequado a fumaça, contemplar o tipo de prevenção (ativo ou passivo) necessário para o combate do grau de incêndio máximo gerado por cada tipo de edificação devido ao seu uso, controlar ao máximo as possíveis fontes de ignição e controlar os possíveis danos causados ao meio ambiente gerados pelos incêndios.

(15)

15

3. METODOLOGIA

O presente relatório terá sua fundamentação realizada junto às bibliografias técnicas e as normas vigentes de referência e obrigatórias para projetos, dados das obras, levantamentos arquitetônicos e fotos. Após essa etapa será desenhado e projetado os sistemas de prevenção contra incêndio pertencentes a edificação, conforme instruções e decisões técnicas feitas pelo responsável técnico da empresa.

3.1 DEFINIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO

O objeto principal de estudo será a execução dos projetos de prevenção contra incêndio e projetos elétricos conforme demanda da empresa, tendo em vista o período regular de estágio.

3.2 COLETA DE DADOS

A coleta de dados será realizada dentro do escritório de projetos ou na edificação em questão dependendo do caso, onde são necessário levantamento da edificação para posterior confecção dos seus projetos. Os projetos serão realizados por meio do software AutoCAD, sendo esse o mais utilizado, e também com auxílio de outros softwares bem como, Hydros, Lumine e DiaLUX. Também serão utilizados arquivos em PDF, relatórios e documentação fornecidos em software Microsoft Word e Excel.

3.3 PLANO DE ANÁLISE DE DADOS

Ao final do relato, esta coleta de dados de projeto produzirá um banco de dados de cálculo e de soluções que deverá ser analisado a fim de descrever com precisão o

(16)

16

processo de auxílio na criação de projetos, onde os objetivos devem ser todos alcançados conforme o plano de necessidades descrito para tal edificação.

(17)

17

4. DESENVOLVIMENTO

Neste capítulo, serão apresentados os projetos acompanhados pelo acadêmico, através de plantas baixas, plantas em 3D, memoriais descritivos, cálculos feitos em softwares, entre outros documentos que se fizeram necessário para a realização de um projeto de prevenção contra incêndio.

4.1 PROJETO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO COM OCUPAÇÃO INDUSTRIAL

Trata-se de uma edificação industrial existente, localizada na cidade de Bocaina do Sul – SC. O tipo de ocupação do local é indústria, sendo ela uma madeireira, sem beneficiamento com uma área total construída de 1040,25 m², dividida em 8 blocos.

Figura 1: Situação e Locação

(18)

18 Em primeiro momento, por se tratar uma edificação existente, foi necessário o levantamento das áreas, com auxílio de trena e juntamente com os registros fotográficos do local, e sistemas existentes no local, para definição dos parâmetros mínimos do projeto. Após o levantamento o croqui confeccionado em planta baixa em 2D no software AutoCAD.

Diante da planta baixa finalizada, foi possível determinar os parâmetros mínimos do projeto. Para determinação dos parâmetros mínimos de projeto são observados alguns requisitos, tais como, tipo de ocupação, área e carga de incêndio, segundo o responsável técnico. Observou-se que se tratam de 8 blocos dentro do mesmo terreno sendo que dois deles são edificações residenciais unifamiliares privativas, que não são objetos de análise do CBMSC. Tendo em vista que essa ocupação, não se faz necessário o uso de sistemas preventivos de incêndio, segundo a Art 08 inciso 3 da IN001:2015/DAT/CBMSC. Os blocos da Lavação e Banho químico estão afastados o bloco da Serraria, em 12 m e 16,03 m, respectivamente, onde segundo o Art 30 da IN001:2015 DAT/CBMSC as edificações são consideradas edificações isoladas quando satisfazerem o indicado na tabela abaixo.

Figura 2. Tabela Art. 30.

(19)

19 Desta forma foi usado o Art. 129 da IN001:2015 DAT/CBMSC para determinar os sistemas necessários, para o tipo de ocupação que é industrial com área maior de 750m², composta de somente um pavimento.

Figura 3. Tabela Art. 129.

Fonte: Instrução Normativa IN001:2015 DAT/CBMSC. (2015)

Sistemas obrigatórios a partir da tabela anterior:  Proteção por Extintores;

 Saídas de emergência;

 Instalação de Gás Combustível;  Iluminação de Emergência;

 Sinalização de Abandono de Local;

 Sistema de Alarme e Detecção de Incêndio;  Sistema de proteção contra descargas atmosféricas;  Sistema Hidráulico Preventivo;

 Plano de Emergência;

(20)

20 O projeto foi dividido em sistemas vitais, compreendido por proteção por extintores, saídas de emergência, instalação de gás combustível, iluminação de emergência, sinalização de abandono de local, plano de emergência, instalação para reabastecimento de combustíveis de uso privativo, sistema de alarme e detecção de incêndio, sistema de proteção contra descargas atmosféricas e sistema hidráulico preventivo.

(21)

21

4.2 SISTEMASVITAIS

Os sistemas vitais foram projetados conforme alguns pontos observados no local, e também foram locados novos pontos seguindo as instruções normativas do Corpo de Bombeiro.

Figura 4. Planta Baixa com lançamento dos sistemas vitais.

(22)

22  IN008:2018 Instalações de Gás Combustível (GLP&GN), que compreende a adequação

do abrigo de gás presente na edificação, conforme detalhado em projeto. Figura 5. Detalhamento Abrigo de Gás.

Fonte: A Autora. (2018)

 IN009:2014 Sistema de Saída de Emergência, foram feitos cálculos populacionais e relacionado as saídas dessas pessoas, sendo elas suficientes para a quantidade de pessoas.

Figura 6. Cálculo de Saídas de Emergência.

Fonte: A Autora. (2018)

 IN011:2017 Sistema de Iluminação de Emergência, foram locados luminárias do tipo Cibié, em pontos que auxiliaram as pessoas a saírem em segurança, conforme caminhamento e especificações da Instrução.

(23)

23  IN013:2017 Sinalização para Abandono de Local, foram locados placas do tipo

fotoluminescente, pois o local é quase todo aberto e com presença de luz natural.  IN022:2014 Instalação para Reabastecimento de Combustíveis de Uso Privativo, como

a edificação conta com um tanque de superfície para abastecimento dos maquinários mas estava em lugar impróprio, incabível de ofício, foi necessário sua adequação em lugar diferente para se adequar a instrução normativa.

Figura 7. Detalhamento de Tanque de Reabastecimento de Combustível em 2D.

(24)

24  IN031:2014 Plano de Emergência, foram locados os pontos essenciais para auxiliar as

pessoas presentes no local saírem da edificação em caso de sinistro. Figura 8. Plano de Emergência.

(25)

25 Os sistemas foram representados em 2D no software AutoCad e a instalação para reabastecimento de combustíveis de uso privativo foi representado também em perspectiva 3D, no mesmo software.

Figura 9. Perspectiva 3D do tanque de abastecimento de combustível.

(26)

26

4.3 SISTEMAHIDRÁULICOPREVENTIVO

Esse sistema é regido pela IN 007:2017, onde foram locados os hidrantes conforme instrução normativa, o sistema conta com 2 hidrantes com mangueiras de 15+15 metros, 1 hidrante de recalque, pressurizado através de bomba de incêndio projetada a partir do cálculo desenvolvido no software Hydros da plataforma AltoQi.

Figura 10. Planta Baixa com o sistema hidráulico preventivo lançado.

(27)

27 Para a reserva técnica de incêndio foi utilizado duas caixas d’águas existentes e adicionadas mais 2 caixas para que a Instrução normativa fosse atendida, na tabela 4 da IN007:2017, edificação industrial, considerado risco médio, com área total menor que 2.500m², a RTI deve ser de 18m³ mais volume para consumo.

Figura 11. Detalhamento 3D da casa de bombas.

Fonte: A Autora. (2018)

Nesse sistema foi projetado também em 3D, para auxiliar na indicação das alturas tanto para análise como para execução do projeto, além de auxiliar na compatibilização dos demais sistemas.

Figura 12. Detalhamento caixa de hidrante em 3D.

(28)

28

4.4 SISTEMADEALARMEEDETECÇÃODEINCÊNDIO

Este sistema seguiu-se as recomendações da IN012:2018, sendo projetado a centra de alarme do tipo endereçável classe B, com dói acionadores manuais com sinalizador audiovisual e detector de incêndio na casa de bomba, respeitando o caminhamento definido pela instrução.

Figura 13. Planta Baixa com o sistema de alarme e detecção de incêndio lançado.

Fonte: A Autora. (2018)

Nesse sistema foi projetado também em 3D, para auxiliar na indicação das alturas tanto para análise como para execução do projeto, além de auxiliar na compatibilização dos demais sistemas.

(29)

29 Figura 14. Detalhamento de instalação do acionador manual e sinalizador audiovisual

em 3D.

(30)

30

4.5 SISTEMADEPROTEÇÃOCONTRADESCARGASATMOSFÉRICAS

No sistema de proteção contra descargas atmosféricas, com auxílio do Técnico em Eletrotécnico da empresa foi desenvolvido o cálculo de gerenciamento de risco da edificação, cálculo esse disponível na NBR 5419-2:2015, onde esse cálculo foi primeiro passo para determinar se seria necessário ou não a instalação do sistema.

Diante de uma planilha de cálculo foi calculado conforme o material da edificação, localização, detalhes da entrada de energia, isolação, dimensões, risco de explosão, sistemas preventivos que serão instalados, entre outros pontos o responsável técnico decidiu pela não instalação do sistema.

Figura 15. Planilha de resultado do cálculo de gerenciamento de risco.

(31)

31 Vale salientar que foram relatados os pontos principais utilizados no projeto, mas também foram feitos cálculos, memoriais, ofícios e as relações necessárias para que o projeto seja analisado pelo CBMSC, todos com orientações e decisões técnicas foram tomadas pelo responsável técnico Eng. Francisco Carlos Ramos Dias. O projeto apresentado encontra-se na fila de análise do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina na cidade de Lages/SC.

(32)

32

5. CONCLUSÃO

Com a aplicação do tema proposto, baseado no acompanhamento da execução de projetos de prevenção contra incêndio, mostrou a grande importância do mesmo, sendo este no âmbito industrial, que foi acompanhado em estágio, além da multidisciplinariedade que este tipo de projeto necessita.

Deste modo devem ser levados em consideração todo o conjunto de projetos como a arquitetura, a estrutura, as instalações elétricas e hidráulicas que cada sistema exige para seu perfeito funcionamento em consonância com as instruções normativas, desta forma devem-se compatibilizar não só os itens existentes mas os novos projetos.

O uso de diversos softwares auxiliou a produção do projeto, mas com um pouco de dificuldade na compatibilização dos mesmo, pois o escritório faz o uso de plataformas que se comunicam pouco entre si, em especial em 3D, onde se trabalha com um pouco de dificuldade, tendo em vista os softwares que temos no mercado.

Através do estágio, foi possível estudar, acompanhar e analisar, a realização de projetos de prevenção contra incêndio, alcançando assim o foco em acompanhar a execução do projeto de uma edificação industrial.

Englobando diversas áreas que foram estudadas em aulas teóricas e práticas durante a graduação, o estágio desenvolveu papel de grande valia para formação do acadêmico, através da visão sobre projetos funcionais e atuais para a vida profissional.

(33)

33

6. BIBLIOGRAFIA

CREDER, H. (2007). Instalações Elétricas. Rio de Janeiro.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (ORG.). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOOK). 5ª Edição - Newtown Square, Pennsylvania, 2013.

Garantia da Qualidade de Projetos na Construção de Edifícios. São Carlos. Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Engenharia Civil, 2001. Disponível em:<http://www.lem.ep.usp.br/gpse/es23/anais/acoes_para_controle_e_garantia_da_qualidade.p df>. Acesso em: 08/11/2017.

PREMONTA. (2015). Premonta. Acesso em 09 de 2018, disponível em http://premonta.com.br/o-que-e-engenharia-de-projetos/

RCL PROJETOS LTDA. (s.d.). RCL Projetos. Acesso em 09 de 2018, disponível em http://www.rclprojetosltda.com.br/

STEINHEUSER, D. F. (2015). ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE PROJETO DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DO SUPERMERCADO MYATÃ LAGES (SC) NOVEMBRO. Lages. ABNT. (03 de 2005). NBR 5410: Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

CBMSC. (04 de 2015). Instrução Normativa 001: Da Atividade Técnica. Florianópolis, SC. CBMSC . (2018). Instrução Normativa 008: Instalações de Gás Combustível. Florianópolis, SC. CBMSC. (2014). Instrução Normativa 009: Sistema de Saída de Emergência. Florianópolis, SC. CBMSC. (2017). Instrução Normativa 011: Sistema de Iluminação de Emergência. Florianópolis, SC.

CBMSC. (2017). Instrução Normativa 013: Sinalização de Abandono de Local. Florianópolis, SC.

CBMSC. (2014). Instrução Normativa 022: Instalação para Reabastecimento de Combustíveis de Uso Privativo, SC.

(34)

34 CBMSC. (2014). Instrução Normativa 031: Plano de Emergência. Florianópolis, SC.

CBMSC. (2017). Instrução Normativa 007: Sistema Hidráulico Preventivo. Florianópolis, SC. CBMSC. (2018). Instrução Normativa 012: Sistema de Alarme e Detecção de Incêndio Florianópolis, SC.

ABNT. (06 de 2015). NBR 5419-2: Proteção contra descargas atmosféricas. Parte 2: Gerenciamento de Risco.,

BRENTANO, Telmo. Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios nas Edificações. 4ª Edição - Porto Alegre, 2011.

Referências

Documentos relacionados

CENTRAL AUDITORIO PEQUENO TUCA ARENA SALA DE ENSAIO 8h30 a 10h30 TEMAS LIVRES CONSULTAR A PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA NO FINAL DA PÁGINA TEMAS LIVRES CONSULTAR A

Ao desenvolver esta pesquisa conclui-se que sendo a Contabilidade de Custos uma das áreas da Contabilidade, os princípios fundamentais de contabilidade também são válidos para ela

Intitulada de “Os Filhos Deste Solo” a fotografia foi selecionada com o critério de ter reunido em uma única imagem um pouco do que é a realidade dessa gente A proposta

Autorizo os acadêmicos do curso de Odontologia Areoaldo Ferreira Neto e Fausto Elias Braga Batista, a utilizar as imagens obtidas para o projeto: Tratamento Endodôntico

As máximas, a título de exemplo, retratam a pobreza de modos diversos: como punição para aqueles desajustados ou pecadores, de modo que os pobres certamente fizeram algo por merecer

Key words: leishmaniasis - Leishmania mexicana - Lutzomyia columbiana - experimental infection - Colombia.. Leishmania (Leishmania) mexicana

Por outro lado, a atuação como Professional do Ensino da Matemática também ganha novos contornos, requer ainda mais compromisso com todo o processo, exige novas posturas e

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,