• Nenhum resultado encontrado

MOVIMENTOS SOCIAIS, REPERTÓRIOS E MOBILIZAÇÃO POLÍTICA NA RESERVA EXTRATIVISTA DE TAUÁ-MIRIM. Resumo [comunicação oral]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MOVIMENTOS SOCIAIS, REPERTÓRIOS E MOBILIZAÇÃO POLÍTICA NA RESERVA EXTRATIVISTA DE TAUÁ-MIRIM. Resumo [comunicação oral]"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MOVIMENTOS SOCIAIS, REPERTÓRIOS E MOBILIZAÇÃO POLÍTICA NA RESERVA EXTRATIVISTA DE TAUÁ-MIRIM

Hemerson Herbet de Sousa Pereira1

Resumo [comunicação oral]

Este artigo aborda as formas de mobilização política acionadas pelas comunidades da Zona Rural II de São Luís (MA) referentes ao período de 2014 a 2015. O trabalho parte do uso de referencial teórico sobre desenvolvimento e movimentos sociais; entrevistas; relatos de reuniões e relatórios produzidos no âmbito do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) da Universidade Federal do Maranhão. O foco do artigo também aponta alguns aspectos sobre os repertórios de luta das comunidades rurais contra os projetos de desenvolvimento no Maranhão, que demandam a institucionalização da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim como estratégia central.

Palavras-chave: Mobilização Política; Desenvolvimento; Reserva Extrativista de Tauá-Mirim.

Abstract

This article discusses the forms of political mobilization triggered by the communities of Rural Zone II of São Luís (MA) for the period from 2014 to 2015. The work starts from the use of a theoretical framework on development and social movements; Interviews; Reports of meetings and reports produced by the Study Group: Development, Modernity and Environment (GEDMMA) of the Federal University of Maranhão. The focus of the article also points to some aspects of the rural communities' struggle repertoires against development projects in Maranhão, which demand the institutionalization of the Tauá-Mirim Extractive Reserve as a central strategy.

Keywords: Political Mobilization, Development, Tauá-Mirim Extractive Reserve.

1 Graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal do Maranhão, Bolsista do Programa Institucional de

Iniciação Cientifica PIBIC-CNPq (2016-2017) e membro do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) vinculado ao Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais

(2)

I. INTRODUÇÃO

O artigo busca analisar as formas de mobilizações políticas e a construção do processo de resistência das comunidades tradicionais da Zona Rural II de São Luís (MA) contra grandes projetos de desenvolvimento econômico no Maranhão referentes ao período de 2014 a 2015. A expansão de empreendimentos industriais e portuários estatais e privados próximos ao Complexo Portuário de São Luís provocam intensos impactos socioambientais que ameaçam a reprodução social das comunidades tradicionais que demandam a institucionalização da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim1 como estratégia de permanência no território. A partir de minha experiência como pesquisador e bolsista e das discussões teóricas de pesquisadores críticos do desenvolvimento, como Alves (2014), Sant’Ana Júnior (2016) e Moreira (2015), membros do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que analisam os repertórios de luta das comunidades, percebe-se a relevância deste tema para compreender as mudanças sociais, sobretudo, pela compreensão de diferentes concepções e lógicas de apropriação material e simbólica da natureza, considerando os conflitos ambientais em que estes processos são produzidos. Este artigo está estruturado em três itens. O primeiro, refere-se a configuração atual dos conflitos ambientais nas comunidades tradicionais no período de 2014 a 2015 e os mecanismos de resistência acionados para permanência no território, sendo a demanda da institucionalização da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim a estratégia central. No segundo item, abordaremos os grandes projetos de desenvolvimento na Amazônia, associando o repertório de luta das comunidades tradicionais, mapeando os agentes sociais envolvidos na defesa do território contra a acumulação do capital. Por fim, nas considerações finais, enfatizamos os impactos socioambientais do modelo de desenvolvimento econômico hegemônico mundial que ignora a existência de povos e comunidades tradicionais consideradas entraves ao desenvolvimento desenfreado do capital, observando os indícios de possibilidades de resistências para reprodução de modos de vidas locais.

1 Reserva Extrativista é um território utilizado por populações tradicionais, cuja subsistência baseia-se

no extrativismo e, também, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos centrais proteger os meios de vida e a cultura dessas populações e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade (BRASIL, 2000).

(3)

II. DEMANDA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA RESERVA EXTRATIVISTA DE TAUÁ-MIRIM NA CONTRACORRENTE DO DESENVOLVIMENTO

Desde a instalação do Complexo Portuário de São Luís, as comunidades tradicionais1 vêm construindo formas de resistências para permanência no território. Nesse processo, destaca-se a demanda pela constituição da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim, que hoje abrange cerca de doze povoados: Taim, Rio dos Cachorros, Porto Grande, Limoeiro, Parte do Cajueiro (praia do Parnauaçu), Parte da Vila Maranhão, Portinho, Jacamim, Ilha Pequena, Embaubal, Amapá e Tauá-Mirim.

Na busca da criação da Resex de Tauá-Mirim, lideranças locais articularam-se com movimentos sociais2 e instituições de caráter nacional em defesa dos territórios. Nesse contexto, os entraves para a reforma agrária no Brasil, após a Constituição de 1988, provocaram a buscar por outros instrumentos legais da própria Constituição e em legislações internacionais para permanência no território, principalmente os grupos sociais que, já tendo a posse, não tinham documentação regularizada ou tinham documentação fragilizada.

No início de 2014, surgem as primeiras ameaças de instalação de um porto industrial privado da empresa WPR - São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda no território do Cajueiro3, comprometendo a possível institucionalização da Resex. A WPR – São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda., empresa responsável pela suposta construção do Terminal Portuário de São Luís, afirma no seu EIA (Estudo de Impacto Ambiental) que foi realizada a “compensação social”, sendo a "Urbaniza Engenharia Consultiva, empresa responsável pela gestão fundiária de desapropriação e indenização da poligonal de implantação do empreendimento", o que atesta que a empreendedora fez as vezes do Estado ao contratar uma empresa responsável por realizar a "gestão fundiária de desapropriação e indenização", o que tudo indica com a conivência dos órgãos estatais (GEDMMA 2014). A expansão da acumulação do capital para novos espaços no que se refere à logística de escoamento da

1 Segundo a definição oficial: “População tradicional: grupos culturalmente diferenciados e que se

reconhecem como tais; que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e

econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela geração”

(BRASIL, 2007, pp. 101-102).

2 “Em vez de ver os movimentos sociais como expressões de extremismo, privação e violência, eles

são bem mais definidos como desafios coletivos baseados em objetivos comuns e solidariedade social numa interação sustentada com as elites, opositores e autoridade” (TARROW, 2009, p. 21).

3 “A comunidade do Cajueiro, também conhecida como Vila Cajueiro ou Sítio Bom Jesus do Cajual,

constitui-se de cinco pequenos núcleos assim denominados: Parnuaçu, Andirobal, Guarimanduba, Morro do Egito e Cajueiro. Portanto, quando aqui nos referimos ao Cajueiro, o fazemos considerando o conjunto desses pequenos núcleos, que os próprios moradores reconhecem como sendo o que constitui essa comunidade em termos de configuração físico-geográfica e de representação comunitária, através da União de Moradores Proteção de Jesus do Cajueiro.” (GEDMMA, 2014, p.11).

(4)

produção de commodities, reforça a atração de projetos de desenvolvimento respaldados pelo Estado para a área da Zona Rural II.

Olivier de Sardan (1995) apresenta o conceito de arena como campo de disputa entre grupos com interesses diferentes, permeados com relações de poder desiguais. Nessa perspectiva, de um lado, temos o povoado Cajueiro com territorialidade específica na luta pela criação da Resex de Tauá-Mirim, por outro, as empresas WPR e Suzano Papel e Celulose aliados a órgãos estatais que almejam construir o porto privado no Cajueiro. Destaca-se o papel do Ministério Público do Estado do Maranhão que produziu a notificação Nº 01/2014 38º PJESP com referência ao Procedimento Preparatório Nº 04/2014 que proibiu qualquer ato de construção no Cajueiro. Nessas circunstancias, é realizado no Clube de Mães daquele povoado no dia 30 de julho de 2014 com vários agentes sociais, uma discussão sobre a situação de conflito na comunidade (MOREIRA, 2015). Segundo Moreira (2015), os estudos sobre ação coletiva perpassam por diversas circunstâncias em que os agentes sociais então envolvidos, surgindo de condições específicas nas quais os agentes estão contextualizados. Nessa perspectiva, Tilly (1978) aponta a ação coletiva como convergências de interesses comuns e nestes interesses estão presentes uma amálgama que define as causas que conduzem diferentes agentes a se filiarem a determinadas ações coletivas.

No período de 2014, pesquisadores e estudantes do GEDMMA realizaram vários trabalhos de campo no intuito de compreender a configuração do conflito territorial no Cajueiro. Constatou-se negociações de compras de casas e demolições de construções pela empresa WPR, disseminando também a insegurança jurídica e medo nos moradores do Cajueiro, instalando serviço de seguranças privados da empresa Leões Dourados que foram constatados, segundo a Polícia Federal, em condição de trabalho irregular, configurando uma milícia privada. Além disso, a WPR realizou reuniões com moradores argumentando que a desapropriação do território seria inevitável, sendo realizada pelo Governo do Estado do Maranhão (GEDMMA, 2014).

A atuação violenta da WPR no território, observa-se o que Harvey (2004) chama de processo de acumulação por espoliação na disputa territorial do Cajueiro. A acumulação primitiva identificada por Marx (1985) n’O Capital, e suas características predatórias foram transformadas na construção da geografia do capitalismo: a expropriação da base fundiária dos camponeses e a formação de um proletariado sem-terra, recursos naturais de uso coletivo privatizados, outras formas de produção suprimidas pelo capital, privatização de indústrias nacionais, a monocultura como modelo de agricultura e a escravidão não desapareceu. Para entender essa configuração violenta do capital Harvey (2004) construiu o conceito de acumulação por espoliação.

(5)

Frente as ações espoliativas da WPR, o povoado do Cajueiro, junto às comunidades que demandam a Reserva Extrativista de Tauá-Mirim, aglutinou um conjunto de grupos aliados, dos quais alguns já haviam participado de outros conflitos territoriais na Zona Rural II de São Luís. Entre os agentes mapeados estão: GEDMMA1, Comissão Pastoral da Terra (CPT)2, Rede Justiça nos Trilhos (JnT)3, Movimento de Defesa da Ilha4, Grupo Nódoa, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Políticos locais, artistas e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís. Sendo assim, segundo Moreira (2015), as ações coletivas são criadas a partir de alianças estabelecidas ao longo do processo histórico de lutas políticas e também nas relações de assessoria jurídica e instituições de pesquisa científica, que são acionados em contextos específicos.

A mobilização do Cajueiro foi construída como resultado das ações dos agentes que tiveram seus modos de vida impactados por projetos de desenvolvimento e acionaram um conjunto de alianças, sendo essas alianças oriundas do acúmulo de experiências dos repertórios da ação coletiva (TILLY, 1978), pois, entre os agentes sociais estão a igreja católica representada pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da década de 1980, União de Moradores Proteção de Jesus do Cajueiro, União de Moradores do Taim, e os novos sujeitos coletivos na configuração do conflito territorial na Zona Rural II.

No processo de demanda da institucionalização da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim, lideranças locais e aliados vem construindo mecanismos de organização interna e pressão ao Governo Federal. Audiências Populares, assembleias, reuniões, curso de educação ambiental e grupos de trabalho foram criados. Assim, as comunidades tradicionais de São Luís

1 O Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) é vinculado ao

Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) e aos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) e Políticas Públicas (PGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

2 “A Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu em junho de 1975, durante o Encontro de Bispos e

Prelados da Amazônia, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado em Goiânia (GO). Foi fundada em plena ditadura militar, como resposta à grave situação vivida pelos trabalhadores rurais, posseiros e peões, sobretudo na Amazônia, explorados em seu trabalho, submetidos a condições análogas ao trabalho escravo e expulsos das terras que ocupavam” (COMISSÃO PASTORAL DA TERRA, 2017).

3 “No final de 2007 uma coordenação de movimentos, associações e cidadãos começou a interrogar-se

sobre a maneira mais eficaz e justa para cobrar da Vale do Rio Doce uma justa compensação pelos danos causados ao meio-ambiente e à população que vive nas áreas atravessadas pela sua ferrovia. Através de muito diálogo, estudo e confrontação de idéias, nasceu a campanha internacional “Justiça nos Trilhos”, sendo sua missão fortalecer as comunidades ao longo do corredor Carajás e denunciar as

violações aos direitos humanos e da natureza responsabilizando Vale e Estado, prevenindo novas violações e reafirmando os modos de vida e a autonomia das comunidades nos seus territórios” (JUSTIÇA NOS TRILHOS, 2017).

4 Profissionais liberais, sindicatos, associações de moradores e movimentos sociais que apontam

irregularidades no processo das audiências públicas, e publicidade nas alterações do Plano Diretor e Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do município, propostas da Prefeitura de São Luís formaram o Movimento de Defesa da Ilha em homenagem ao Comitê de Defesa da Ilha (MOVIMENTODEFESADAILHA, 2016).

(6)

convocaram mais uma audiência popular no dia 17 de maio de 2015. Esse evento precedido de um curso de formação política promovido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), envolvendo povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais do interior do Maranhão, teve como pauta central a autonomia dos povos nas tomadas de decisões. Dessa forma, a audiência popular contou com a participação de vários grupos sociais, comunidades, movimentos sociais, sindicatos e pesquisadores (SANT’ANA JÚNIOR, 2016).

Em decisão coletiva da audiência popular, os representantes dos povos e comunidades tradicionais ali reunidos decidiram criar, mesmo sem a decisão oficial do Estado, a Reserva Extrativista de Tauá-Mirim, criando também o Conselho Gestor da Resex responsável pela organização e mobilização da Resex em torno da luta por sua legalização. Um dos desafios de enfrentamento do Conselho Gestor no ano de 2015 foi a tentativa da Prefeitura de São Luís de provocar alterações no Plano Diretor e uma revisão completa na Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do município. Mas uma vez a Prefeitura queria converter parte da Zona Rural em Zona Industrial ou Portuária, o que comprometeria a demanda de institucionalização da Resex, pois parte do seu território deixaria de ser Zona Rural. Nesse cenário, as comunidades tradicionais acionaram repertórios de luta e mobilização política, construindo novos arranjos de alianças para interferir na legislação urbanística. Contra as ações da Prefeitura, foi criado o Movimento de Defesa da Ilha, oriundo do Comitê de Defesa da Ilha e do Reage São Luís (SANT’ANA JÚNIOR, 2016).

Até o momento atual, as ações das comunidades rurais aliadas aos movimentos sociais e pesquisadores acadêmicos (GEDMMA, CPT, JnT, Movimento de Defesa da Ilha e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís) conseguiram impedir o pleno funcionamento das audiências públicas convocadas pela Prefeitura, principalmente pela alegação de falta de publicidade adequada e condução simultânea da revisão do Plano Diretor com a Lei de Zoneamento, o que configura irregularidade, pois a segunda Lei somente poderá ser discutida após a vigência da primeira. Atendendo exigências de alguns membros do Conselho da Cidade e do Movimento de Defesa da Ilha, o Ministério Público do Maranhão recomendou a suspensão do processo encabeçado pela Prefeitura, respeitando o princípio de publicidade e que se faça primeiro a discussão do Plano Diretor e depois a Lei de Zoneamento. Esse processo está em andamento, sendo que as lideranças locais e seus aliados consideram uma conquista provocar alterações no calendário da Prefeitura e dos grupos privados interessados na aprovação rápida e sem participação ampla da sociedade em geral das referidas leis (SANT’ANA JÚNIOR, 2016).

(7)

III. PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA ORIENTAL E REPERTÓRIO DE LUTA DAS COMUNIDADES RURAIS DE SÃO LUÍS

O discurso de posse presidencial nos Estados Unidos de Herry Trumam, em 1949, disseminava em evento mundial os conceitos dos chamados países subdesenvolvidos e países desenvolvidos (GERHARDT, MAGALHÃES, ALMEIDA, 2012). Seguindo essa concepção de desenvolvimento econômico, Mantega e Rego (2011) argumentam esse fenômeno como sendo de acumulação ilimitada de bens materiais do produto per capita dos países. O modelo de desenvolvimento planetário encabeçado pelas grandes potências econômicas a partir de meados do final da década de 1940, reformulou a divisão internacional do trabalho, colocando os países centrais como desenvolvidos industrializados e a periferia como subdesenvolvido exportadores de matéria-prima. A formação da economia brasileira na década de 1950 demonstra, segundo Mantega (1984), a intervenção do Estado na economia como agente responsável por impulsionar a industrialização.

De acordo com Ianni (2007), o objetivo do Estado brasileiro, a partir da década de 1930, de alcançar o desenvolvimento econômico e social foi impulsionado pelo regime militar a partir da década de 1964, sendo a intervenção do Estado na economia nacional o motor da industrialização via construção de rodovias, ferrovias, portos, hidrelétricas, mineração, siderurgia e todos os mecanismos de infraestrutura necessários aos projetos de desenvolvimento. Os chamados Grandes Projetos de Desenvolvimento na Amazônia brasileira oriundos da década de 1970 formam um pilar central na discussão sobre conflitos ambientais, principalmente o Programa Grande Carajás (PGC) que foi institucionalizado pelo presidente da república, João Figueiredo, no ano de 1980. Nesse contexto, Estado e capital internacional se articulam para impulsionar a acumulação do capital na Amazônia. O Projeto Ferro Carajás construiu o complexo produtivo de exploração mineral, com extração de minério de ferro em Carajás (PA), Ferrovia Ferro Carajás e o Porto Ponta da Madeira da estatal Companhia Vale do Rio Doce, atualmente privatizada e chamada Vale S.A., localizado no Complexo Portuário de São Luís. A mineradora Vale assumiu a exploração da matéria-prima e o Estado forneceu a construção da estrutura mina-ferrovia-porto, além dos incentivos fiscais para as empresas (MOREIRA, 2015).

As reações dos povos e comunidades tradicionais, em boa parte dos casos, configura-se como um conflito social direcionado à disputa pela posconfigura-se do território (ALMEIDA, 1996). Na medida em que os conflitos sociais incorporam a questão dos recursos materiais associada ao controle social do manejo dos ecossistemas e às formas próprias de uso social em contraposição à lógica capitalista, eles podem ser designados como conflitos socioambientais. Segundo Lopes (2004), esses conflitos são caracterizados como conflitos socioambientais, na

(8)

medida em que o acesso e uso dos recursos naturais vinculado à posse do território estão em disputa entre povos e comunidades tradicionais e grandes projetos de desenvolvimento.

Desde meados da década de 1970, com a expansão dos grandes projetos de desenvolvimento no Maranhão e a construção do Complexo Portuário de São Luís na área Itaqui Bacanga, vários povoados convivem constantemente com ameaças a seu modo de vida. A instalação desses empreendimentos provocou deslocamento compulsório de vários povoados e muitos que não foram deslocados sofrem os impactos socioambientais do funcionamento das indústrias (SANT’ANA JÚNIOR et al., 2009). São Luís, escolhida como zona portuária do Programa Grande Carajás, passou a conviver com os impactos socioambientais diretos. Nesse contexto, surgem formas de resistências das comunidades para permanência em seus territórios. Na década de 1980, surge o Comitê de Defesa da Ilha composto por pesquisadores, artistas, igreja católica e comunidades que lutaram contra a instalação da Alumar, e apesar de não conseguirem barrar o empreendimento, propiciou o acúmulo de experiências de luta (SANT’ANA JÚNIOR, 2016).

Outro agente importante no processo de formação da resistência das comunidades tradicionais em meados da década de 1980 são as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica. Entre os principais agentes que fomentaram as mobilizações populares no Brasil estão os setores progressistas da Igreja Católica. A configuração desses movimentos heterogêneos surgiram a partir das diretrizes do Concílio Vaticano II (1962-1965). Nesse momento, as ações da igreja estão direcionadas às contradições sociais e políticas do Brasil, principalmente no combate às desigualdades sociais (ALVES, 2014).

Em 1980, iniciou o processo de terraplanagem para instalação da ALCOA/ALUMAR em São luís. Com o deslocamento compulsório de vários povoados, duas organizações foram importantes na mobilização política: A Associação Agrícola do Cristo Redentor (ASSACRE), fundada em 1976, que trabalhava com técnicas de manejo agrícola e hortas comunitárias, e o Comitê de Defesa da Ilha. Os movimentos sociais significaram os conflitos ambientais com a ALUMAR criando uma imagem chamada “besta fera” que simbolizava a destruição de alguns povoados pela empresa. Apesar do rolo compressor do desenvolvimento que destruiu modos de vida específicos, as experiências de mobilizações acumularam forças políticas para as comunidades e seus aliados (ALVES, 2014).

Outro caso emblemático no Estado do Maranhão foi a tentativa de instalação de um polo siderúrgico em São Luís. No projeto do polo, composto por três usinas siderúrgicas de produção de placas de aço e duas de ferro gusa, seriam desapropriados 2.471,71 hectares de terras próximas ao Porto do Itaqui. Para isso, o Governo do Estado do Maranhão emitiu uma declaração de desapropriação para fins públicos (Decreto nº 20.727-DO, de 30/08/2004, e nº

(9)

20.781-DO, de 29/09/2004), o que implicaria no deslocamento compulsório de aproximadamente 14.400 moradores de doze povoados (Vila Maranhão, Taim, Cajueiro, Rio dos Cachorros, Porto Grande, Limoeiro, São Benedito, Vila Conceição, Anandiba, Parnuaçu, Camboa dos Frades e Vila Madureira) (SANT’ANA JÚNIOR, 2016). A partir do histórico de lutas das comunidades rurais, principalmente advindas das CEBs e do Comitê de Defesa da Ilha na década de 1980, lideranças locais acionaram repertórios de mobilização, articulando moradores e alianças com movimentos sociais, ONGs, sindicatos, artistas, pesquisadores, estudantes e profissionais liberais que juntos formaram o chamado Movimento Reage São Luís (ALVES, 2014).

O conflito socioambiental em torno do projeto do polo siderúrgico configurou-se com reação política de agentes locais, em disputa com a Vale S.A, em parceria com a siderúrgica chinesa Baosteel Shanghai Group Corporation, a siderúrgica francesa Arcelor, a sul-coreana Pohang Steel Company-Posco, a alemã Thyssen Krupp, e o Governo Federal. Para viabilizar a implantação do polo, a Prefeitura de São Luís enviou um projeto de Lei à Câmera Municipal para alterar a Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, transformando 2.471,71 hectares da Zona Rural para Zona Industrial. Após várias audiências públicas oriundas da intervenção do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual provocados pelo Reage São Luís, a Lei de Zoneamento foi colocada em votação na Câmera Municipal. Com intensos debates e mobilizações com ênfase na ameaça de deslocamento compulsório e impactos ambientais provocados pelo polo siderúrgico, somado à queda do preço internacional do aço, a Câmera Municipal converteu apenas 1.068 hectares em Zona Industrial, o que seria insuficiente para implantação do polo em São Luís, impedindo a implantação do megaempreendimento (ALVES, 2014).

IIII. CONCLUSÃO

Seguindo reflexões críticas de Alves (2014), Sant’Ana Júnior (2016) e Moreira (2015), as formas de resistências das comunidades tradicionais da ilha de São Luís no período de 2014 a 2015 podem ser compreendidas a partir do acúmulo de experiências de lutas e mobilizações políticas das comunidades e seus grupos aliados. Tendo em vista, a ameaça de deslocamento compulsório do povoado do Cajueiro para instalação de um porto privado da empresa WPR – São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda, as comunidades e seus grupos aliados acionam repertórios de lutas como mecanismos de resistência contra esse projeto de desenvolvimento que coloca em risco a institucionalização da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim.

Por fim, a atual configuração dos conflitos socioambientais na Zona Rural II de São Luís, apontam agentes hegemônicos com projetos industriais e portuários nos quais a ilha de

(10)

São Luís é vista como território com vocação natural portuária. As ações empresariais privadas são respaldas pelo Governo do Estado do Maranhão e Prefeitura de São Luís, que fornecem incentivos fiscais e instrumentos legais direcionados a implantação dos projetos industriais em prol do crescimento econômico ilimitado, ignorando modos de vidas tradicionais. O repertório de luta oriundo das décadas de 1970 e 1980, e a atuação de movimentos sociais aliados das comunidades tradicionais indicam formas de pressão aos agentes hegemônicos (Estado e empresas), como forma de reivindicação de direitos territoriais. A ameaça de deslocamento compulsório do povoado do Cajueiro com a instalação do Terminal Portuário Industrial, intensificou a unificação de moradores das comunidades tradicionais e movimentos sociais que demandam a institucionalização da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim como estratégia de permanência no território e reprodução dos modos de vida locais.

(11)

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Refugiados do desenvolvimento: os deslocamentos compulsórios de índios e camponeses e a ideologia da modernização. In: Travessia. maio/agosto, 1996. pp. 30-35.

ALVES, Elio de Jesus Pantoja. Repertórios e argumentos da mobilização política: um estudo sobre o Movimento Reage São Luís em São Luís-MA. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS, 2014. Tese de Doutorado.

BRASIL. Diário Oficial da União. nº 182, Seção I, Brasília: 2007. pp. 101e 102.

BRASIL. Lei 9.985, de 18 de Julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidade de Conservação – SNUC estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão de unidades de conservação, 2000.

CÂNDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito: estudos sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas Cidades, 1987.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (CPT). HISTÓRICO. Disponível em: https://www.cptnacional.org.br/index.php/sobre-nos/historico. Acessado em: 11/01/2017. GEDMMA (Org.) RESEX de Tauá-Mirim: Cajueiro e outras comunidades tradicionais na luta por justiça e direitos territoriais, Zona Rural II, São Luís/MA - Brasil. Relatório Antropológico, São Luís (MA), UFMA, 2014. Mimeo.

GEDMMA, Histórico. Disponível em: http://www.gedmma.ufma.br/?page_id=125. Acessado em: 30/01/2017.

GERHARDT, Cleyton; MAGALHÃES, Sônia Barbosa; ALMEIDA, Jalcione. Contextos Rurais e Agenda Ambiental no Brasil: conflitos, interfaces, contradições. Autores (Orgs): Contextos Rurais e Agenda Ambiental no Brasil: práticas, políticas, conflitos, interpretações - Dossiê 3. Belém, Rede de Estudos Rurais, 2012.

HARVEY, David. O novo imperialismo. 6ª ed. Trad. Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola. 2004.

IANNI, Octavio. Teorias da Globalização. 14ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. JUSTIÇA NOS TRILHOS, QUEM SOMOS. Disponível em: http://justicanostrilhos.org/quem-somos/. Acessado em: 11/01/2017.

LOPES, José Sérgio Leite (Coord.). A “ambientalização” dos conflitos sociais: participação e controle público da poluição industrial. Riode Janeiro: Relume Dumará: Núcleo de Antropologia Política/UFRJ, 2004.

MANTEGA, Guido. A economia política brasileira, 2ª ed. São Paulo: Polis/Rio de Janeiro: Vozes, 1984.

MANTEGA, Guido; REGO, José Marcio. Desenvolvimento, subdesenvolvimento: breves registros sobre a teoria da dependência e considerações sobre “precursores”. Disponível em:

(12)

Marx, Karl. O capital: crítica da economia política. v.I. 2ª ed. Trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultura,1985. (Os economistas).

MOREIRA, Jadeylson Ferreira. ARENAS, REPERTÓRIOS E AÇÕES: o processo de tentativa de implantação do Terminal Portuário de São Luís, no povoado Cajueiro. UFMA, São Luís, 2015. Dissertação de Mestrado.

MOVIMENTO DE DEFESA DA ILHA. Sem ouvir população e sem cumprir legislação,

Prefeitura da capital do Maranhão tenta alterar legislação municipal para agradar construtoras e indústrias. Disponível em: http://www.defesadailha.com/422430919. Acessado em: 27/07/2016.

OLIVIER DE SARDAN, Jean-Pierre. Anthropologie etdéveloppment: essai en sócio-anthropologie du changement social. Paris: Apad-Kartala, 1995.

SANT’ANA JÚNIOR, Horácio Antunes de; PEREIRA, Madian de Jesus F.; ALVES, Elio de Jesus P.; PEREIRA, Carla Regina A. Ecos dos conflitos socioambientais: a Resex de Tauá-Mirim. São Luís: Edufma, 2009.

SANT’ANA JÚNIOR. Horácio Antunes de. Complexo Portuário, Reserva Extrativista e Desenvolvimento no Maranhão. DOSSIÊ, 2016.

TARROW, Sidney. O poder em movimento: Movimentos sociais e confronto político. Trad. Ana Maria Sallum. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009. TILLY, Charles. From Mobilization to Revolution, Cidade: Harvard University Press, 1978. WAGNER, Peter. A sociology of modernity; liberty and discipline. Londres: Routledge, 1994.

Referências

Documentos relacionados

PARÁGRAFO QUARTO - Quando da efetivação do pagamento, será consultado os documentos comprobatórios de situação regular em relação à Seguridade Social, Fundo de

Professor: Luiz Carlos Mantovani Junior Centro: CEART Depto: Música Semestre: 2011/2 Categoria Funcional: Efetivo Titulação: Mestre Regime: DI Classe: Assistente

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã