• Nenhum resultado encontrado

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE INTELLITRAC E DGPS AGRÍCOLA DA MARCA SATLOC NO MERCADO AEROAGRÍCOLA NO ESTADO DO MATO GROSSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE INTELLITRAC E DGPS AGRÍCOLA DA MARCA SATLOC NO MERCADO AEROAGRÍCOLA NO ESTADO DO MATO GROSSO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE INTELLITRAC E DGPS AGRÍCOLA DA MARCA SATLOC NO MERCADO AEROAGRÍCOLA NO ESTADO DO MATO GROSSO

Fernando Martin¹, Gustavo Kimura Montanha²

1 Aluno do curso superior em Informática para Negócios, FATEC, Botucatu, São Paulo, e-mail

f.martin.fer@hotmail.com

2 Docente da Faculdade de Tecnologia de Botucatu

1 INTRODUÇÃO

Os processos na área agrícola estão passando por uma fase de requisições de informações, relatórios e rastreabilidade cada vez maiores por parte dos consumidores e clientes, fornecedores, governo e dos próprios produtores, a fim exatamente de rastrear e acompanhar suas produções e colheitas e acompanhar o trabalho em tempo real, utilizando a tecnologia anteriormente empregada apenas para balizamento eletrônico.

Neste estudo, será abordado o balizamento eletrônico, que no Brasil entrou em operação em meados de 1994, substituto do balizamento terrestre feito por bandeiras. Este balizamento terrestre exigia um grande efetivo em solo, qual necessitava de muito treinamento e cuidado. Mesmo com esses cuidados existiam muitos riscos a saúde dos balizadores causados pela inalação de produtos químicos aplicados, erros de posicionamento, desatenção e acidentes diversos, devido a periculosidade de diversos fatores que causavam danos muitas vezes fatais. O balizamento eletrônico guia o piloto através uma barra de luzes. O equipamento capta o sinal através de uma antena instalada na parte mais alta da aeronave, o sinal é interpretado pela placa de recepção GPS na central do equipamento, e reemitido para a barra de luzes que acende na medida que a aeronave se afasta do alinhamento determinado. O posicionamento também é visto através de uma tela touch-screen na cabine, onde o piloto pode definir inúmeras funções e comandos do GPS, antes, durante e após o voo.

Existem diversos equipamentos disponíveis no mercado e dentre eles, foi decidido analisar o DGPS Bantam, que utiliza o software IntelliTrac da empresa Satloc. A palavra DGPS referencia-se ao sinal utilizado pelos equipamentos, que são uma evolução do GPS e provem uma melhoria significativa na precisão da localização - DGPS - Differential Global Positioning System. A razão de utilização de tal software é em função do mesmo fazer parte do cotidiano do autor e ser o líder mundial em posicionamento e rastreamento

(2)

global agrícola. Para Raimondi (2012), “objetivando chegar ao caminho da produção que alia sustentabilidade e produtividade é que a agricultura de precisão foi planejada, quando através de um sistema de produção com tecnologia avançada, como o GPS (do inglês traduzido como Global Positioning System) e tecnologias de sensoriamento remoto é possível gerenciar as informações do solo otimizando as aplicações necessárias”.

De acordo com Haerter (citado por RAIMONDI, 2012), “Outra razão da importância desta área é por estar chamando os jovens, pois se for ver a agricultura hoje no Brasil está se tornando uma atividade de média idade e a Agricultura de Precisão está atentando para isso, pois os jovens adoram a área de informática e uma consequência será ajudar a diminuir o êxodo rural da juventude”.

O trabalho justifica-se por ser um tema que visa melhorar a produtividade e a otimização dos recursos disponíveis em campo, utilizando de maneira correta as tecnologias que hoje temos à disposição. Os resultados previstos para este trabalho permitiram avaliar o excelente aproveitamento em campo oriundo da utilização do equipamento, aumentando produtividade, rendimento, economia, padronizações, incorporando maior segurança, precisão e pontualidade as aplicações aéreas. Os resultados aqui obtidos também auxiliam no entendimento das tecnologias disponíveis e na apreciação de novas tecnologias que estão sendo disponibilizadas.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Para a realização deste estudo foram utilizadas: planilhas eletrônicas Excel, DGPS Bantam (Figura 1), software IntelliTrac (Figura 2), software Google Earth, software Mapstar (Figura 3), Notebook, passagens aéreas, veículo e telefonia em geral.

O objetivo deste trabalho é demonstrado pelo uso do DGPS por meio do software IntelliTrac, no mercado determinado do estado do Mato Grosso. Para tal acompanhamento, o histórico da empresa e experiências em campo foram utilizadas, onde podemos dizer que temos uma base de conhecimento de aproximadamente 2 anos e meio. Os dados não puderam ser disponibilizados pela empresa.

(3)

Figura 1. DGPS Bantam

Figura 2. Software Intellitrac

(4)

Este levantamento teve como base o estado do Mato Grosso, maior estado produtor no Brasil, onde existe a predominância de multicultura na plantação de soja, milho e algodão. Diversas marcas e modelos de aeronaves fizeram parte deste levantamento, bem como diversos modelos de DGPS do mesmo fabricante. Inúmeros fatores foram levados em consideração na resolução dos problemas apresentados, como experiência dos pilotos, usabilidade do software, conhecimento em informática, comunicação interna, % de aproveitamento de utilização do software e outros.

Observamos que há um grande desconhecimento por parte dos operadores que já utilizavam essa tecnologia no passado ou que trocaram de marca de equipamento, mas que não deram à devida atenção a evolução do software e aos novos recursos por ele disponibilizados, que visam facilitar o dia-a-dia dos operadores. Não podemos afirmar que 100% dos problemas detectados eram operacionais, porém muitos problemas físicos detectados, por vezes eram decorrentes de mau uso ou má interpretação das informações apresentadas pelo DGPS.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

O mercado aeroagrícola hoje é o meio mais prático e que causa menos impacto e perdas ao produtor, frente às soluções existentes. Temos como base inúmeros estudos, disponíveis por órgãos respeitados no meio agrícola que demonstram que 4% da produção é perdida em campo devido ao amassamento causado pelos pulverizadores terrestres no controle de pragas ou correções de solo. Levando-se em consideração que o custo da pulverização aérea envolve maiores gastos na aquisição de aeronave, ainda assim as vantagens são inúmeras frente à pulverização terrestre. Podemos citar problemas como a disseminação de pragas ou contaminação entre culturas e áreas, compactação de solo, lentidão na aplicação de um trator (32km/h) frente a agilidade de uma aeronave (280 km/h). Por esses motivos o balizamento eletrônico é um dos pilares que auxiliam a disseminação da pulverização aérea, qual se norteia única e exclusivamente no uso dos DGPS para o balizamento eletrônico.

(5)

4 CONCLUSÕES

Atualmente, devido ao programa de certificação aeroagrícola sustentável (CAS), cujo objetivo é incentivar a capacitação e a qualificação de empresas de aviação agrícola, podemos veementemente afirmar que os sistemas aéreos de GPS não tem apenas a finalidade inicial proposta para aplicação e balizamento eletrônico, mas para todos os benefícios e finalidades apresentados neste estudo.

Novos recursos estão sendo incorporados aos DGPS como envio e recebimento de dados remoto, comunicação visual e verbal e acompanhamento da frota em tempo real.

O software tem se tornado tão importante quanto a própria aeronave em si, devido as vantagens disponíveis e as promessas para mercado futuro.

5 REFERÊNCIAS

MOLIN, José Paulo. Orientação de aeronave agrícola por DGPS comparada com sistema

convencional por bandeiras. Disponível em: <http://www.leb.esalq.usp.br/molin/orientacao.pdf>. Acesso

em: 05 mar. 2015.

ARAÚJO, Eduardo Cordeiro de. Histórico do DGPS no Brasil: DGPS – Uma revolução tecnológica na

Aviação Agrícola Brasileira - completará 15 anos. 2012. Disponível em:

<http://www.agronautas.com/artigos-tecnicos/geral/historico-do-dgps-no-brasil.html>. Acesso em: 12 mar. 2015.

RAIMONDI, Mariana. Precisão que gera maior produtividade. 2012. Disponível em: <http://www.agrolink.com.br/noticias/precisao-que-gera-maior-produtividade_153565.html>. Acesso em: 12 mar. 2015.

AGJUNCTION INC. (2013). AirTrac Guia do Usuário - PN 875-8105-001 Rev. A1. 2013. Disponível em: <http://www.satloc.com/portals/0/Documents/Bantam/875-8105-001_A1 (MNL,UG AIRTRAC PORT) web.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2015.

PENNO, M. G.; WHITEHEAD, W. F. Satloc Wide Area Differential GPS System. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.125.6167&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 05 mar. 2015.

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

A constatação de que a leptina também é um forte modulador dos níveis endocanabinóides no hipotálamo foi um marco importante na identificação do sistema endocanabinóide