• Nenhum resultado encontrado

123 FORMAÇÃO E DISCIPULADO Docente: Dra. Débora Junker

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "123 FORMAÇÃO E DISCIPULADO Docente: Dra. Débora Junker"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESCOLA DO CURSO DE ESTUDO Seminário Teológico Garrett-Evangelical

2121 Sheridan Road Evanston, IL 60201 847-866-3942 PRIMERO ANO Junho, 2017 123 – FORMAÇÃO E DISCIPULADO Docente: Dra. Débora Junker

debora.junker@garrett.edu Descrição

Nesta classe, vamos explorar as práticas e teorias da educação cristã que visam formar, renovar e transformar as pessoas e as comunidades. Considerando que as pessoas e as comunidades existem dentro de um contexto cultural mais amplo, a atenção se concentrará na interação entre fé e cultura nas congregações.

Objetivos

Ao completar este curso, espera-se que cada aluno/a possa: Cognitivos

1. Entender os aspectos teórico e prático do processo de ensino-aprendizagem em relação a práxis educativa nas congregações;

2. Identificar os pressupostos educacionais e teológicos implícitos nas práticas de ensino-aprendizagem;

3. Aprofundar sua reflexão teológica para desenvolver uma perspectiva de discipulado à luz da quadrilátero Metodista-Wesleyano.

Operacionais

1. Ser capaz de organizar e selecionar os métodos e estratégias de ensino de acordo com as necessidades e características da comunidade;

2. Explorar os diferentes modelos de estratégias de ensino e aprendizagem e refletir sobre a sua eficácia para os diferentes grupos etários nas igrejas; 3. Desenvolver uma base teológica com ênfase Wesleyana sobre as disciplinas

espirituais e praticá-las como meios de graça. Comportamental

1. Ser capaz de articular-se como um facilitador e organizador do processo ensino-aprendizagem no contexto em que se desenvolve sua vocação pastoral;

2. Tornar-se um/uma facilitador/a e organizador/a de recursos congregacionais na área de formação cristã.

3. Ser capaz de incorporar práticas espirituais em sua vida devocional para servir como modelo para a sua congregação.

(2)

A. Livros

ALVES, Rubem. O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender (Book em PDF no Moodle). CARVALHO, Antonio Vieira de. Teologia da Educação Cristã. São Paulo: Editora Eclesia, 2000. (Capítulos em PDF no Moodle).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. (Livro em PDF no Moodle).

GOMES, Daniela Almeida. Fundamentos Pedagógicos da Educação Cristã de Crianças na Pós-Modernidade. 2016. Kindle Edition ($2,00).

LAZIER, Josué Adam. A Educação na Bíblia. Série Cristianismo Prático. São Bernardo do Campo: EDITEO, 2010. Textos necessários ... ... ... B. Tarefas Online

Este ano, o curso será oferecido em formato híbrido (10 horas online e 10 horas presenciais). As tarefas online devem ser administradas de acordo com o próprio tempo do/a aluno/a. O/a estudante é responsável por apresentar suas tarefas online o mais rapidamente possível através da plataforma Moodle. Cada estudante deverá seguir as orientações dadas nas diferentes unidades do curso e completar as tarefas antes de seguir para a próxima unidade. Instruções de acesso serão enviadas pelo departamento de registro/matrícula.

1) Tarefa 1

Ver todo o filme: A Sociedade dos Poetas Mortos (The Dead Poets Club) por DVD ou YouTube https://www.youtube.com/watch?v=EXw77BkVqyA&t=29s ou de outra fonte, e depois ir para cada segmento indicado abaixo e responda às seguintes perguntas correspondentes a cada segmento:

Segmento 1 - Quatro princípios ou pilares: Quais são os princípios fundamentais que orientam a escola? Está de acordo? Por quê?

Segmento 2 - Diferentes modelos de educação: Que pontos diferentes sobre a educação são retratados no filme? Descreva as características de cada

modelo.

Segmento 3 Fontes de poesia 3: O que você destacaria neste segmento sobre a relação entre aluno e professor? Que características de cada um se

evidenciam?

(3)

2) Tarefa 2

Entrevista com pessoas de sua congregação

Selecione 3 pessoas em sua congregação com quem você pode falar em entrevistas individuais. Preferentemente, escolha pessoas de diferentes idades (adultos, idosos, jovens ou crianças). Utilize as perguntas abaixo como

inspiração e adicione outras de acordo com o seu contexto. Depois de concluir sua entrevista escreva um trabalho (3 páginas em espaço duplo) e descreva que descobriu sobre as expectativas e necessidades das pessoas em sua

congregação. Baseado em suas descobertas, inclua as implicações que você vê para o ministério educativo em sua congregação.

Alguns dos tópicos ou perguntas que você pode considerar para sua entrevista: a. Como entendem Deus e a importância de Jesus para a fé cristã?

b. Como entendem a importância da igreja para suas vidas e das outras pessoas?

c. O ensino-aprendizagem é relevante para a vida da comunidade? d. Você tem participado de grupos de discipulado em sua igreja?

e. Em sua opinião, o que é necessário mudar no contexto da educação cristã e formação espiritual em sua igreja?

3) Tarefa 3

Esta tarefa contém três partes 1. Entrevista em sua igreja local

2. Entrevista em uma denominação diferente

3. Com base nos dados coletados, faça uma comparação entre as duas igrejas indicando a compreensão e prioridade que ambas atribuem ao ministério educacional da igreja. Que elementos positivos você pode observar e que áreas precisa melhorar? (3-4 páginas, espaço duplo).

Para conduzir esta entrevista você deverá procurar pela pessoa responsável pela Educação Cristã da igreja. Se a igreja não tem essa pessoa, fale com o/a Pastor/a). Use as seguintes perguntas como referência:

a. Como você descreve o ministério da educação cristã no contexto de sua igreja?

b. Qual é o propósito da educação cristã na igreja?

c. Quais são os métodos, conteúdos, materiais (currículo) usado em sua Igreja?

4) Tarefa 4

Leia o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire e descreva em suas

palavras as características imprescindíveis para o/a educador/a de acordo com o autor. Em sua opinião, estas características devem ser cultivadas no contexto da educação cristã e afirmadas na igreja local? Justifique sua resposta. (2 páginas) C. Tarefas Escritas (Entregar em 15 de junho)

Além das tarefas online, você é responsável por entregar as tarefas escritas na data designada acima (15 de junho). Antes de responder às perguntas e preparar suas

(4)

tarefas, faça as leituras designadas para cada tarefa. Depois de ler as perguntas e ler os textos, responda às seguintes perguntas:

1. Leia o capítulo 1 do livro A Educação na Bíblia do autor Josué Adam Lazier, e descreva três (3) métodos de educação e formação religiosa usada no Antigo Testamento. (1 página)

2. Com base na leitura dos capítulos 3 e 5 do livro Teologia da Educação Cristã de Antônio V. Carvalho, descreva em suas palavras como a Igreja Primitiva pode fornecer parâmetros para a prática pedagógica da educação cristã hoje. (1 página)

3. Além de escola dominical, que outras oportunidades sua igreja local oferece para promover a educação cristã? Descrever essas oportunidades, e o que você pensa sobre as mesmas. (2 páginas, espaço duplo)

4. Freire afirma que "compreender o evangelho significa realmente experimentá-lo". Que implicações tem esta afirmação desde uma perspectiva educacional? Como a educação cristã pode ajudar as pessoas a compreender e viver autenticamente o evangelho em nossos dias? (2 páginas)

5. A Teologia Wesleyana é uma teologia da vida. Ela nos oferece oportunidades de vivenciarmos o discipulado cristão no contexto em que vivemos através de ações concretas. De acordo com Wesley respondemos ao amor e graça de Deus através das obras de piedade e obras de misericórdia. Descreva como você compreende a importância destas duas dimensões para sua vida pessoal e também como elas devem orientar a prática pedagógica dos/as educadores/as cristãos/ãs. (2 páginas)

6. As parábolas foram usadas por Jesus para facilitar sua comunicação com as pessoas em geral, e com os discípulos em particular. Selecione uma parábola da qual possa extrair princípios norteadores para a prática de educação cristã. Sua resposta deverá incluir:

a. Audiência (quem são “os/as alunos/as”)

b. Definição do conceito-chave da parábola (ex. Semeador/Semear= significado; Fermento=significado; Pastor/Ovelha=significado, etc.)

c. Objetivo da “lição”

d. Identificação do ensinamento central da parábola e. A prática pedagógica de Jesus revelada na parábola

f. Como você identifica a dimensão profética da pedagogia de Jesus nesta parábola? (3 páginas)

D. Instruções para as tarefas escritas

1) Leia todas as leituras indicadas, tomando notas para completar as tarefas, e respondê-las completamente usando suas próprias palavras. Use frases

(5)

completas (a menos que solicitado de outra forma). Não cite grandes porções dos textos lidos. Internalizar as ideias e informações e, em seguida, colocá-los em suas próprias palavras.

2) Padrões de formatação:

• As tarefas de cada classe serão entregues como um único documento eletronicamente. Ao entregar o documento eletronicamente, use o programa Word e o formato para nomear o documento: Prefixo PCOS e o número da disciplina, seu nome completo, ano. Exemplo: PCOS-123 – Formação e Discipulado – 2017. Use folhas brancas 8 ½ x 11, espaço duplo. Deixar uma margem de uma polegada em todos os quatro lados da folha. Também usar um tamanho de fonte 12, "Times New Roman" ou "Arial". Não use letras maiúsculas ou compactadas apenas. Cada página inteira deve ser de aproximadamente 250 palavras. Documentos manuscritos não são aceitos. • Para cada matéria incluir uma página de rosto com os seguintes dados: tarefa

para cada classe que você escrever: (1) Nome do Seminário (Garrett...); (2) Escola do Curso de Estudo; (3) o título da classe; (4) o seu nome; (5) o nome do/a instrutor/a; (6) a data do curso.

• Exceto na página de rosto, incluir um cabeçalho em cada página de uma única linha com o seu nome, o número que identifica a classe e o número da página. • Comece cada tarefa em uma nova página, digite o número da questão no

início da resposta.

• Cada uma das suas respostas deve conter o número de páginas que são indicados neste guia de estudo.

3) Uso de citações:

Se você citar textualmente um livro ou artigo, você tem que usar aspas ( "___") e especificar a fonte da citação (incluindo páginas). Se você usar frases ou ideias originais de um/a autor/a, apesar de não citar textualmente o documento, você também deve especificar a origem da frase ou ideia. Neste caso, é importante articular ideias e informações em suas próprias palavras, sem repetir as palavras dos/as autores/as que você leu. Especificar a fonte da citação ou frase ou uma ideia entre parêntesis no final do mesmo. No caso dos textos indicados na bibliografia, você pode abreviar os títulos destes, usando a primeira letra de cada palavra no título. Por exemplo, se você utiliza o Dicionário da Bíblia, você pode escrever: (DB, pp 34-35.). Note-se que o título acrónimo são escritos em itálico. Se você citar livros que não estão na lista de livros da bibliografia do

(6)

curso, você tem que dar informação bibliográfica completa (título, autor, local, editora, ano e páginas). Veja abaixo orientações e regras sobre o plágio. 4) Linguagem inclusiva:

O corpo docente da Escola do Curso de Estudo participa de um acordo sobre o uso da linguagem inclusiva. Espera-se que estudantes usem linguagem inclusiva em seus trabalhos, sejam eles por escrito ou numa apresentação oral.

5) Entrega de tarefas:

Para entregar os documentos (um por cada matéria), favor entregá-los como documentos electrónicos enviados como um anexo a uma mensagem de e-mail endereçados a coshomework@garrett.edu na data indicada. Você deve enviar ao escritório da Escola do Curso de Estudo todo o trabalho escrito na data indicada, antes de vir para a escola. Você pode enviar seu trabalho mais tarde somente com autorização prévia por escrito do diretor da escola.

6) Traga uma cópia do seu trabalho com você para a sessão presencial para uso em sala de aula.

ADVERTÊNCIA:

Utilizar materiais escritos por outros sem dar o devido crédito, seja de livros, revistas, artigos, sermões, internet, ou outras respostas de estudantes, é um comportamento inaceitável. Tal comportamento é conhecido como "plágio" ou "fraude" e geralmente é penalizado com a perda da matéria com notificação aos oficiais do distrito e da junta de ministério ordenado da

Conferência. Os/as professores/as vão denunciar atos de plágio para a direção da Escola do Curso de Estudo. O responsável vai se reunir com ambos (professor(a) e estudante), e o/a estudante terá a oportunidade de explicar a sua situação. Em consulta com o/a professor/a da disciplina, a direção da escola deve tomar uma decisão apropriada para um primeiro caso de plágio. Tal decisão pode incluir determinação de que os trabalhos tenham que ser re-escritos ou a suspensão da classe em que a fraude foi cometida. A direção irá preparar um resumo da reunião que será arquivado nos registros do/a aluno/a, que permanecerá até que a pessoa termine o programa de curso de estudo. Se um segundo caso de plágio ocorrer, a pessoa será suspensa do curso e a direção determinará novas medidas.

E. Sistema de Qualificação

O Seminário Teológico Garrett-Evangelical usa o seguinte sistema de qualificação: A, A-, B+, B, B-, C+, C, C-, e F.

A qualificação desta classe estará baseada na qualidade do seu trabalho escrito (respostas às perguntas escritas – 40%), suas tarefas online (tarefas pela plataforma Moodle – 35%), sua assistência e participação nas sessões presenciais, e trabalhos em classe – 25%).

F. Data para entregar as tarefas escritas

15 de junho de 2017

Por favor, envie o seu trabalho via e-mail para COShomework@garrett.edu com antecedência ou na data indicada. Tarefas recebidas após a data receberão uma nota rebaixada por ser

(7)

submetida tarde. Nenhuma tarefa será recebida após o dia de registro final sem aprovação, por escrito, do diretor do curso.

Atenção: Você precisa certificar-se que está fazendo o seu trabalho com o programa de curso mais recente, correspondendo ao ano que vai comparecer à classe. Trabalho escrito com base em programa de curso de anos anteriores não será aceito.

Referências

Documentos relacionados

A Pró - Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE, por meio da Diretoria de Desenvolvimento do Estudantil – DIDES, através da Coordenação de Acompanhamento e Apoio

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

O presente trabalho de doutorado tem como objetivo principal analisar de forma sistemática a influência do tempo de vazamento até 45 min, após o tratamento de inoculação

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça